O que é o Coronavírus (COVID-19)

o-que-e-o-coronavirus-covid-19
O que é o Coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus é uma família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais, chegando a levá-los a óbito.

Os vírus da família Coronavírus costumam circular entre os animais, em geral, morcegos ou roedores. O nosso contato com esses animais (infectados) é o que faz com que os vírus sofram mutações espontâneas e aleatórias e acabem nos infectando.

Vale aqui salientar que o vírus para adentar no corpo humano precisa sofrer mutação, ou seja, ele não é idêntico ao que acomete os animais, logo, não podemos usar as mesmas medicações que são usadas para animais, pois elas não têm efeito algum contra esses vírus em humanos.

A família Coronavírus é conhecida desde 1960. Outras doenças provocadas por este tipo de vírus são a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A doença causada pelo novo Coronavírus recebeu o nome de COVID-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro de 2020.

Em 2002 e 2003, o Coronavírus da Sars, Síndrome da Deficiência Respiratória Aguda Grave, infectou pessoas em 26 países do mundo. A suspeita é que a transmissão da doença começou por morcegos.

Em 2012, um outro Coronavírus, o Mers, foi descoberto. Por circular principalmente no Oriente Médio, especialistas suspeitam que, depois de uma mutação, ele passou dos dromedários para as pessoas.

Além deles, há o Alpha Coronavírus 229E e NL63 e o Beta Coronavírus OC43 e HKU1.

Fontes: Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC);
American Society for Microbiology.
(www.g1.globo.com, 22.03.2020. Adaptado.).

PRÓXIMA QUESTÃO:
Por que o nome é COVID-19?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários