Por que o nome é COVID-19

por-que-o-nome-e-covid-19
Por que o nome é COVID-19?

O novo coronavírus que começou a circular na China no ano passado ganhou o nome temporário de 2019 n-Cov e depois o nome oficial de SARS-CoV-2, uma sigla para o nome completo em inglês "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2" (Em tradução livre: Síndrome Respiratória Aguda Gravem, Coronavírus 2". Entretanto, esse nome (científico) também pode ser alterado para o nome mais prático: COVID-19.

Então, o que significa COVID-19?
"Co" significa corona, "vi" vem de vírus, e "d" representa "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição, 2019.

O nome 2019-nCoV foi substituído após o surgimento da doença respiratória. Já o uso de SARS-CoV-2 foi alterado também, nesse caso para COVID-19, por esse último ser fácil de pronunciar e não ter referência estigmatizante a um país ou a uma população em particular.

Para você ter uma ideia da importância de não estigmatizar ou criar uma relação direta da doença com um país, podemos citar dois casos aqui de como isso é negativo.

Em quanto a crise pandêmica acontece no mundo, Presidentes (com o americano Donald Trump) e Políticos (como Deputado Federal, do PSL, Eduardo Bolsonaro) atacam a China, culpando-a por criar (o que é um absurdo) e propagar a doença ao redor do mundo por, supostamente, esconder das autoridades mundiais o surgimento de um novo coronavírus.

Na Casa Branca, segundo o site da Revista Época, alguns se referem a doença como o “vírus de Wuhan” (cidade Chinesa onde surgiu a doença) ou o “vírus chinês” (referência direta ao país), termo repetido pelo presidente Donald Trump em algumas declarações à imprensa.

No Brasil, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL, provocou uma crise diplomática entre o Brasil e a China. Ele escreveu, na noite de quarta-feira, 18 de março de 2020, em seu Twitter:

“Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. [...] +1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. [...] A culpa é da China e liberdade seria a solução”.

Não existem provas de que a China criou um vírus e de acordo com todas as informações até hoje coletadas, a China agiu rápido no combate ao vírus e comunicou às autoridades mundiais sobre o surgimento deste.

QUESTÃO ANTERIOR:
O que é o Coronavírus (COVID-19)?

PRÓXIMA QUESTÃO:
Quais são os sintomas da COVID-19?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários