Quais são os sintomas da COVID-19

quais-sao-os-sintomas-da-covid-19
Quais são os sintomas da COVID-19?

A COVID-19, doença causada pelo novo Coronavírus, apresenta sintomas variados. Os mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o Dr. Celso Granato, professor de infectologia da UNIFESP, em vídeo feito ao G1: “a febre acima de 38° ou 38,5° são muito frequentes”. A tosse seca é frequente por que, segundo ele: “o vírus gosta de ficar na região do pulmão e traqueia”. Ou seja, sintomas bem parecidos com aqueles que se observa normalmente em uma gripe.

Alguns indivíduos também têm coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sentem dificuldade para respirar.

- Febre que não passa com remédio
- Tosse seca ou com catarro
- Dificuldade para respirar

Confira abaixo o pint de um gráfico elaborado pela CNN Brasil e exibido em seu telejornal em março 2020 mostrando quais os sintomas e a sua frequência segundo a OMS.


Nos casos mais graves, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. Pacientes que tenham outras doenças, principalmente cardiovasculares, têm mais probabilidade de ter a versão mais crítica da COVID-19.

No geral, os sintomas costumam durar de 7 a 10 dias. Normalmente a doença tem acometido mais os idosos; em quanto crianças e adolescentes parecem ter mais resistência ao COVID-19 (Coronavírus) o que não muda o fato de que todos precisamos evitar o contagio da doença e que você não está imune por ser jovem.

Sintomas da COVID-19
Fonte: Rosana Rochtmann e Wladimir Queiroz do Instituto Emílio Ribas,
OMS e Ministério da Saúde. (www.g1.globo.com, 22.03.2020. Adaptado.)

QUESTÃO ANTERIOR:
Por que o nome é COVID-19?

PRÓXIMA QUESTÃO:
Como é a transmissão do COVID-19?

PÁGINA COMPLETA:
Coronavírus (COVID-19)

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários