(UPE 2020) Com respeito ao assunto contemplado no texto, deduz-se que o desenvolvimento dos países

Analise o texto a seguir:

“Nos últimos cinco séculos de desenvolvimento e expansão geográfica do capitalismo, a concorrência se estabelece como regra. Agora, a competitividade toma o lugar da competição.

A concorrência atual não é mais a velha concorrência, sobretudo porque chega eliminando toda forma de compaixão. A competitividade tem a guerra como norma. Há, a todo custo, que vencer o outro, esmagando-o para tomar seu lugar.

Os últimos anos do século XX foram emblemáticos, porque neles se realizaram grandes concentrações, grandes fusões, tanto na órbita da produção como na das finanças e da informação.

Esse movimento marca um ápice do sistema capitalista, mas é também indicador do seu paroxismo, já que a identidade dos atores, até então mais ou menos visível, agora finalmente aparece aos olhos de todos”.
SANTOS, Milton. Por outra globalização:
do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record. S/d.

(UPE 2020) Com respeito ao assunto contemplado no texto, deduz-se que o desenvolvimento dos países, orientado para o capitalismo no seu ápice, volta-se sobretudo para alguns aspectos. Sobre estes, analise os itens a seguir:

1. Mercado livre
2. Acumulação de riqueza
3. Automação
4. Substituição de trabalhadores
5. Competitividade

Estão CORRETOS

a) 1 e 2, apenas.
b) 3 e 5, apenas.
c) 1, 2 e 3, apenas.
d) 2, 4 e 5, apenas.
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) A Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 objetiva promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

GABARITO:
e) 1, 2, 3, 4 e 5.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) O gráfico trata de commodities na América Latina. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (3ª fase, 1º e 2º dia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários