(UEL 2020) Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar

(UEL 2020) Além da simetria, os tecidos embrionários e a origem das cavidades corporais podem auxiliar na compreensão das principais relações evolutivas existentes entre os diferentes grupos animais.

Com base nos conhecimentos sobre as tendências evolutivas nos grupos animais, assinale a alternativa correta.

a) Uma das principais vantagens da organização segmentada da musculatura, chamada de metameria, é a de conferir aos animais que a possuem uma versatilidade muito grande na movimentação corporal.

b) Na maioria dos animais que compõem o grupo dos poríferos, o celoma, tecido de origem endodérmica, reveste a superfície corporal, conferindo uma adaptação evolutiva em ambientes com pouca disponibilidade de água.

c) Com base na presença e no tipo de cavidade corporal, os animais diblásticos podem ser classificados em protostômios, por possuírem sistema digestório completo, e deuterostômios, nos quais o mesmo sistema é incompleto.

d) As esponjas são animais filtradores que captam partículas alimentares da água por meio das células flageladas que as conduzem para a boca, indicando, em termos evolutivos, que esses animais possuem tecidos corporais e um sistema digestório incompleto.

e) As anêmonas, por serem triblásticos, apresentam na escala evolutiva zoológica um sistema digestório completo, ou seja, uma abertura por onde o alimento entra e outra por onde saem os resíduos da digestão.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Uma característica fundamental do plano corpóreo de um animal é sua forma geral e um aspecto básico dessa forma é a simetria.

Conteúdo programático:
Diversidade dos Seres Vivos: Características morfológicas, fisiológicas e evolutivas. Animalia.

RESOLUÇÃO:
a. Correta. Uma das principais vantagens da metameria, segundo estudos evolutivos, é a de conferir ao animal que a possui uma versatilidade muito grande na movimentação corporal, devido à organização segmentada da musculatura. A metameria consiste em o animal apresentar o corpo organizado em segmentos iguais ou semelhantes, chamados de metâmeros, pelo menos na fase embrionária. Como exemplo, temos os anelídeos, artrópodes e cordados.

b. Incorreta. Na maioria dos animais, a cavidade corporal é totalmente revestida por tecido de origem mesodérmica, sendo denominada de celoma.

c. Incorreta. A presença e os tipos de cavidades corporais dizem respeito à seguinte classificação: acelomados (que não possuem cavidade corporal além da cavidade digestiva); celomados (que apresentam celoma); e pseudocelomados (que possuem pseudoceloma). Os termos protostômios e deuterostômios dizem respeito aos tipos de sistemas digestórios, sendo o primeiro incompleto, por possuir apenas a boca, e o segundo completo, pois apresenta, além da boca, o ânus.

d. Incorreta. As esponjas são animais filtradores que captam partículas alimentares da água por meio das células flageladas. Esses animais não têm sistema digestório e não possuem tecidos corporais. e Incorreta. As anêmonas apresentam dois tecidos embrionários, portanto, são diblásticos. São, de acordo com a escala evolutiva zoológica, os primeiros animais a apresentarem um tipo de sistema digestório, o qual é nominado de incompleto. Isto se dá porque apresentam apenas uma abertura, a boca, por onde o alimento entra e por onde saem os resíduos da digestão.

GABARITO:
a) Uma das principais vantagens da organização segmentada da musculatura, chamada de metameria, é a de conferir aos animais que a possuem uma versatilidade muito grande na movimentação corporal.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Muitas formas presentes na natureza são de difícil representação por entes geométricos tradicionais, como retas, planos e cubos, mas que podem ser aproximadas por meio da aplicação de operações geométricas sucessivas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.