Analise a figura 3 a seguir e responda às questões 25 e 26 . QUESTÃO 26 Leia o texto a seguir. A “Querela do luxo” foi um dos mai...
Analise a figura 3 a seguir e responda às questões 25 e 26.
QUESTÃO 26
Leia o texto a seguir.
A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma:
A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar-me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal.
(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.
I. A crítica de Rousseau às ciências e às artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade.
II. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica às ciências, às artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa.
III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana.
IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UEL 2020) Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta.
Conteúdo programático:
1 º. Eixo temático: Problemas políticos e éticos na Filosofia. Problema político: Estado, Sociedade e Poder / A questão da democracia (Rousseau).
RESOLUÇÃO:
I. Correta. A compreensão de que o homem é um ser natural leva Rousseau a dar importância decisiva à necessidade física, compreendendo criticamente as ciências, as artes e o luxo justamente por representarem atividades nas quais opera, não apenas o distanciamento da natureza, mas também o seu encobrimento, ou mesmo, o seu apagamento.
II. Correta. As ciências, as artes e o luxo, não sendo derivadas das necessidades físicas, são vistas por Rousseau como fonte do mal, ou resultado da sua vigência. Tal pressuposto desempenha papel central, tanto nas considerações antropológicas de Rousseau, quanto em sua teoria política.
III. Incorreta. Rousseau reconhece como necessárias apenas as necessidades físicas. Para além delas, “tudo é fonte de mal”. Por essa razão, tanto as ciências quanto as artes e, principalmente, o luxo, expressam o apego da humanidade a aspectos contingentes da vida. Neste aspecto, uma crítica acessória é dirigida ao luxo: trata-se de um modo de vida caracterizado pela mais alta contingência, fonte de degradação, pois o acúmulo de riquezas por parte de poucos só se sustenta graças à miséria de muitos.
IV. Incorreta. A defesa da feliz ignorância na qual nasce cada ser humano não leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.
E isso se deve ao fato de que a “feliz ignorância” supõe a atualização de padrões, procedimentos e “princípios” do Estado Natural do humano, no qual a submissão à coerção e o abandono a um poder arbitrário são recusados como resultado de mero arbítrio pessoal (ou coletivo) e capricho.
GABARITO:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água.
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
- Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução
QUESTÃO 26
Leia o texto a seguir.
A “Querela do luxo” foi um dos mais intensos debates do século XVIII na França e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atacá-lo como signo de decadência. Rousseau, partidário da segunda via, num dos seus textos, afirma:
A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas ciências, também engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissolução e a escravidão foram [...] o castigo dos esforços orgulhosos que fizemos para sair da ignorância feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Crêem embaçar-me terrivelmente perguntando-me até onde se deve limitar o luxo. Minha opinião é que absolutamente não se precisa dele. Para além da necessidade física, tudo é fonte de mal.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes.
Trad. Lourdes Santos Machado, 3ª ed. São Paulo:
Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410.
(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.
I. A crítica de Rousseau às ciências e às artes e, por extensão, ao luxo, resulta da sua compreensão da natureza humana, na qual a necessidade física é o critério decisivo sobre o que é bom para a humanidade.
II. Em sua teoria política, Rousseau dirige a crítica às ciências, às artes e ao luxo, por identificar neles a vigência de um princípio que sacrifica a possibilidade da criação de uma sociedade minimamente justa.
III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, são uma constante da natureza humana, razão pela qual também as ciências e as artes são expressões necessárias da natureza humana.
IV. A defesa da feliz ignorância, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
QUESTÃO ANTERIOR:
- (UEL 2020) Com base na figura 3 e nos conhecimentos sobre o reinado de Luís XIV, na França, assinale a alternativa correta.
Conteúdo programático:
1 º. Eixo temático: Problemas políticos e éticos na Filosofia. Problema político: Estado, Sociedade e Poder / A questão da democracia (Rousseau).
RESOLUÇÃO:
I. Correta. A compreensão de que o homem é um ser natural leva Rousseau a dar importância decisiva à necessidade física, compreendendo criticamente as ciências, as artes e o luxo justamente por representarem atividades nas quais opera, não apenas o distanciamento da natureza, mas também o seu encobrimento, ou mesmo, o seu apagamento.
II. Correta. As ciências, as artes e o luxo, não sendo derivadas das necessidades físicas, são vistas por Rousseau como fonte do mal, ou resultado da sua vigência. Tal pressuposto desempenha papel central, tanto nas considerações antropológicas de Rousseau, quanto em sua teoria política.
III. Incorreta. Rousseau reconhece como necessárias apenas as necessidades físicas. Para além delas, “tudo é fonte de mal”. Por essa razão, tanto as ciências quanto as artes e, principalmente, o luxo, expressam o apego da humanidade a aspectos contingentes da vida. Neste aspecto, uma crítica acessória é dirigida ao luxo: trata-se de um modo de vida caracterizado pela mais alta contingência, fonte de degradação, pois o acúmulo de riquezas por parte de poucos só se sustenta graças à miséria de muitos.
IV. Incorreta. A defesa da feliz ignorância na qual nasce cada ser humano não leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifício da inteligência e da crítica e pela obediência a um poder soberano.
E isso se deve ao fato de que a “feliz ignorância” supõe a atualização de padrões, procedimentos e “princípios” do Estado Natural do humano, no qual a submissão à coerção e o abandono a um poder arbitrário são recusados como resultado de mero arbítrio pessoal (ou coletivo) e capricho.
GABARITO:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água.
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
- Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução
a questão 26 está errada, pois fala que a resposta é a c. Porém na resolução diz que a c está incorreta.
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