(UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu

(UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água.

Como praticamente toda a tela foi manchada com pequenas gotículas de tinta, a restauração da obra exige cautela. Neste caso, pode-se utilizar microvolumes de solventes extratores capazes de dissolver a tinta à base de óleo, mas não a tinta à base de água.

Para a obtenção desses solventes, empregam-se misturas ternárias constituídas de solvente extrator (responsável pela dissolução da tinta à base de óleo), solvente dispersor e água. O solvente dispersor deve ser miscível no solvente extrator e na água, mas a água não deve ser miscível no solvente extrator.

Esse tipo de mistura, quando borrifada sobre a superfície da tela, forma nanogotas do solvente extrator e, por consequência, melhora a eficiência do processo de dissolução da tinta à base de óleo.

Com base nos conceitos de forças intermoleculares e miscibilidade e considerando que a quantidade de água na mistura ternária é incapaz de dissolver a tinta à base de água, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a mistura ternária, solvente extrator/solvente dispersor/água, que pode ser empregada para a remoção das manchas, sem danificar a tela.

a) acetona/metanol/água.
b) clorofórmio/acetona/água.
c) heptano/hexano/água.
d) hexano/heptano/água.
e) metanol/clorofórmio/água.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria política e antropológica de Rousseau e a compreensão do autor acerca das ciências, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir.

Conteúdo programático:
Ligações Químicas.

RESOLUÇÃO:
Conforme mencionado no enunciado, a mistura ternária deve ser constituída de um solvente extrator (responsável pela dissolução da tinta à base de óleo), um solvente dispersor e água.

O solvente dispersor deve ser miscível no solvente extrator e na água, mas a água não deve ser miscível no solvente extrator.

Assim sendo, a mistura clorofórmio/acetona/água atende estes requisitos, pois o clorofórmio (solvente extrator) é miscível em acetona (solvente dispersor), a acetona é miscível em água, mas a água não é miscível em clorofórmio.

GABARITO:
b) clorofórmio/acetona/água.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.