(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura, considere as afirmativas a seguir

Leia o texto a seguir.

Um dos atos fundadores da sociologia da arte, no início dos anos 1960, terá consistido em aplicar à frequentação aos museus de Belas-Artes os métodos de pesquisa estatística elaborados nos Estados Unidos, no período entre guerras, por Paul Lazarsfeld.

Essas sondagens de opinião, até então reservadas ao marketing comercial ou político, revelaram-se instrumentos preciosos para mensurar a diferenciação das condutas em função das estratificações sociodemográficas – idade, sexo, origem geográfica, meio social, nível de estudos e financeiro – e, eventualmente, explicar as primeiras pelas segundas.
HEINICH, N. A sociologia da Arte, São Paulo: EDUSC, 2001, p.72.

(UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre cultura, considere as afirmativas a seguir.

I. Para Pierre Bourdieu, visitar museus indica gostos socialmente criados e incorporados pelos indivíduos ou grupos de indivíduos sob a forma de disposições duráveis denominadas habitus.

II. Enquanto nas Belas Artes o olhar volta-se para as regras formais estéticas e técnicas, na Arte Moderna passa a ser mais do que expressão e rompe com o academicismo.

III. Ao conferir um valor de mercado à obra de arte, a “indústria cultural” cria obstáculos para a contemplação, pois sua singularidade é despontenciada na forma mercadoria do objeto artístico.

IV. O Museu Nacional tem origem no Brasil com a fundação da Primeira República e expressou, na época de sua criação, a preocupação com pesquisas baseadas no modelo popular.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Comparando duas tragédias que ocorreram recentemente com patrimônios nacionais de dois países – o Brasil com o incêndio do Museu Nacional, e a França, com o incêndio na Catedral de Notre Dame...

Conteúdo programático:
Cultura e diversidade cultural. A indústria cultural e a ideologia.
Artes: manifestações artísticas até o séc XIX

RESOLUÇÃO:
I. Correta. Pierre Bourdieu analisa os mecanismos de dominação social existentes nos microespaços sociais. Observa que nestes microespaços não apenas se exercita a violência simbólica como também são construídos determinados habitus ou disposições duráveis que indivíduos ou grupos de indivíduos podem trazer à tona "em situação". No espaço social, são construídos também, nos grupos diversos, "gostos", dentre os quais, o de cultivo das artes, música erudita e frequentação de museus. Neste sentido, a posse de capitais culturais, socialmente criados, criariam uma maior predisposição de frequentação aos bens culturais do que a ausência dos referidos capitais.

II. Correta. As escolas de Belas Artes primavam pelas regras formais que marcaram as artes acadêmicas. A arte moderna rompe com o academicismo do passado, incorporando novos conceitos e técnicas para expressar a vida.

III. Correta. A substituição de uma relação direta e orgânica, poder-se-ia dizer vital, com a obra de arte, implicada na transformação da obra em mercadoria, cria obstáculos para a apreensão do verdadeiro sentido, tanto da obra, quanto da arte, ainda mais, da obra de arte. Tal transformação obstaculiza a compreensão e a contemplação da obra, pois estas supõem que ainda não se saiba exatamente, ou de modo algum, o que seja uma obra de arte, o que se encontra em jogo nela. Ao se tomar a obra de arte como mera mercadoria, o elemento de surpresa, de suspensão e de mistério, de desconhecido, que lhe é constitutivo, é recusado desde o início, e, com isso, recusa-se a própria obra de arte em sua singularidade constitutiva.

IV. Incorreta. O Museu Nacional foi criado em 1818 e as pesquisas foram baseadas no modelo de elite.

GABARITO:
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Passados t anos após a morte deste ser humano, suponha que a massa m(t) de seu cadáver, medida em quilogramas, seja dada por m(t) = 40e⁻ᶜ˙ᵗ, onde e > 1 é uma constante e C é um parâmetro relacionado às características morfoclimáticas da região onde originalmente se encontrava.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.