(UEL 2020) Crime no Museu! Uma estatueta em bronze, constituída por 90% de cobre e 10% de alumínio, foi roubada

(UEL 2020) Crime no Museu! Uma estatueta em bronze, constituída por 90% de cobre e 10% de alumínio, foi roubada.

Depois de alguns dias, uma estatueta, com características semelhantes foi encontrada, aos pedaços, em uma lixeira. Foi realizada uma análise para confirmar sua autenticidade, pois a composição desta estatueta poderia ser de latão, constituída de 90% de cobre e 10% de zinco.

Primeiramente, massas de 0,50 g retiradas dos pedaços encontrados foram dissolvidas em HNO3 5,0 mol L⁻¹, formando íons em solução. Em seguida, alíquotas dessa solução ácida foram alcalinizadas com solução de NaOH para a formação de precipitados azul e branco visualmente distinguíveis e, na sequência, foram adicionadas soluções aquosas de NH4Cl.

As equações químicas das reações que podem ocorrer com a adição dos reagentes são apresentadas a seguir:

Equações químicas

Com base no texto e nas equações químicas, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o resultado experimental que comprova que a estatueta encontrada na lixeira é de bronze.

a) Presença de precipitado branco após a adição de solução de NaOH.

b) Ausência de dissolução do precipitado azul após a adição de solução de NH4Cl.

c) Presença de precipitado azul após a adição de solução NaOH.

d) Dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl.

e) Ausência de dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.

Conteúdo programático:
Reações Químicas.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. Somente a formação do precipitado branco após adição de solução de NaOH não comprova que a estatueta é de bronze. Isso porque, se ela for de latão também, haverá formação de precipitado branco nesta mesma condição.

b) Incorreta. Tanto a dissolução como a ausência de dissolução do precipitado azul não comprovam que a estatueta encontrada é de Bronze. Isso porque, este precipitado indica somente a presença de cobre, elemento este que está presente em ambas às ligas metálicas citadas na questão (bronze e latão). O que irá diferenciá-las é a ausência de dissolução do precipitado branco após adição de solução de NH4Cl indicando a presença de alumínio na composição da estatueta encontrada, comprovando assim que a estatueta encontrada é de bronze.

c) Incorreta. O precipitado azul formado indica que há, na composição do material, o elemento cobre. Entretanto, em ambas as ligas metálicas citadas na questão (bronze e latão), possuem 90% de cobre. Sendo assim, a formação de precipitado azul não comprova que a estatueta é de Bronze.

d) Incorreta. A dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl indica que há, na composição da estatueta encontrada, a presença de zinco, sendo esta então de latão. Logo, não comprova que a estatueta é de bronze.

e) Correta. A ausência de dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl indica a presença de alumínio na composição da estatueta encontrada, comprovando, neste caso, que a estatueta é de bronze.

GABARITO:
e) Ausência de dissolução do precipitado branco após a adição de solução de NH4Cl.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Comparando duas tragédias que ocorreram recentemente com patrimônios nacionais de dois países – o Brasil com o incêndio do Museu Nacional, e a França, com o incêndio na Catedral de Notre Dame –, constatam-se atitudes distintas entre a população e as elites desses dois países, no que diz respeito ao volume de doações para a recuperação de seus respectivos patrimônios nacionais.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.