(UEL 2020) Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção

(UEL 2020) Em museus como o Louvre, encontram-se objetos produzidos em diversos e determinados modos de produção: utensílios, esculturas, pinturas, entre outras manifestações.

Com base nos conhecimentos sobre modos de produção, no pensamento de Marx, considere as afirmativas a seguir.

I. O primeiro modo de produção existente na história foi baseado na estrutura homens livres e escravos.

II. Modos de produção específicos produzem superestruturas que mantêm íntima ligação com a infraestrutura.

III. O modo de produção capitalista é a última estrutura produtiva de classes antes do processo de constituição da sociedade comunista.

IV. Os modos de produção possuem leis próprias e existem independentemente das vontades individuais dos homens.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Uma criança, que participava de uma oficina de pintura em um museu, atingiu, acidentalmente, com tinta à base de óleo uma tela pintada com tinta à base de água.

Conteúdo programático:
O conhecimento em Ciências Sociais: introdução ao estudo da sociedade - Teoria e método.

RESOLUÇÃO:
I. Incorreta. Para Marx, o ponto de partida da história da humanidade foram as de organizações com bases igualitárias. É com o desenvolvimento das forças produtivas que surgiu a primeira estrutura de classes sociais e as subsequentes, isto é, os modos de produção baseados na escravidão, na servidão e no assalariamento.

II. Correta. Para Marx, cada modo de produção ergue, a partir da infraestrutura da vida social, uma determinada superestrutura política, ideológica, jurídica, assim como formas de Estado específicas.

III. Correta. Para Marx, a destruição da sociedade capitalista seria marcada por um período de transição (o socialismo), base para a constituição das sociedades sem classes, ou seja, o modo de produção comunista.

IV. Correta. Para Marx, todo modo de produção é atravessado por processos e contradições, o que produziu historicamente, por exemplo, a passagem de um modo de produção a outro. Essa dinâmica contraditória não depende da vontade dos indivíduos e sim das relações sociais estabelecidas em cada período histórico. Marx observa também, juntamente com Engels, que cada modo de produção é atravessado por leis próprias e transitórias.

GABARITO:
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.