(UEL 2020) Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi

(UEL 2020) Em novembro de 2007, foi anunciada a existência de extensos campos de petróleo na camada pré-sal brasileira, como o de Tupi.

Atualmente, estima-se que, em toda a sua extensão, a camada pré-sal abrigue um total de 100 bilhões de barris de petróleo em reservas, o que coloca o país no grupo dos maiores produtores mundiais.

Sobre o pré-sal, assinale a alternativa correta.

a) A produção petrolífera no Brasil é insuficiente para o consumo interno e, mesmo com a descoberta do pré-sal, o país depende da importação de petróleo pesado.

b) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

c) As formações do pré-sal no Brasil datam do período Quaternário da Era Mesozoica, mesmo período em que surgem os peixes e a vegetação nos continentes.

d) A extração de petróleo do pré-sal tem se mostrado ineficiente, sendo pequeno o volume extraído, em função das limitações técnicas e do elevado custo de exploração.

e) A profundidade em que se encontram as reservas do pré-sal impossibilita o risco de vazamentos e desastres ambientais, evitando prejuízos à biodiversidade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Um estudante decide pôr à prova a frase “vida é código e combinação”.

Conteúdo programático:
Produção de conhecimentos, transformações tecnológicas e seus desdobramentos no mundo do trabalho; Dinâmica espacial das atividades econômicas: agropecuária, extrativismo, pesca, indústria, comércio e serviços.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. Com o pré-sal, o Brasil se tornou autossuficiente em produção de petróleo no que se refere à quantidade, ou seja, a produção é praticamente equivalente ao consumo. No entanto, a quase totalidade dessa produção é de petróleo pesado, o que leva o país a depender de importações de grande quantidade de petróleo leve.

b) Correta. O petróleo do pré-sal brasileiro engloba três bacias sedimentares: a do Espírito Santos, a de Campos, no Rio de Janeiro, e a de Santos, em São Paulo. Nessas bacias, aloja-se o petróleo em profundidade entre 5 e 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada rochosa de sal.

c) Incorreta. As formações do pré-sal no Brasil datam de 20 a 30 milhões de anos atrás, na Era Cenozoica, Período Terciário, quando surgem mamíferos e fanerógamas.

d) Incorreta. A extração de petróleo do pré-sal utilizou tecnologias avançadas e tem se mostrado viável e eficiente, sendo que, em 2015, por exemplo, a marca diária chegou a 800 mil barris.

e) Incorreta. Mesmo em grandes profundidades, há sim o risco de vazamentos de petróleo e/ou explosões nas plataformas, o que pode gerar grandes desastres ambientais, como já vistos no Brasil, gerando inúmeros prejuízos à biodiversidade.

GABARITO:
b) O petróleo encontrado no pré-sal localiza-se em bacias sedimentares, sendo as três principais a do Espírito Santo (ES), a de Campos (RJ) e a de Santos (SP).

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Platão, assinale a alternativa correta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.