(UEL 2020) A figura a seguir mostra a estrutura de um Relógio de Pêndulo exposto no Museu de Ciências britânico

(UEL 2020) A figura a seguir mostra a estrutura de um Relógio de Pêndulo exposto no Museu de Ciências britânico.

Planejado por Galileo Galilei, seu princípio de funcionamento é baseado na regularidade da oscilação (isocronismo) de um pêndulo.

Pêndulo de Galileu

Supondo que um “relógio” semelhante ao da figura foi construído e calibrado para funcionar em uma temperatura padrão de 18 °C, mas que está exposto numa cidade cuja temperatura média no verão é de 32 °C e no inverno é de 14 °C, é correto afirmar que esse relógio

a) atrasa no inverno devido ao aumento da massa do pêndulo.

b) adianta no verão devido ao aumento da massa do pêndulo.

c) adianta no inverno devido à diminuição da frequência de oscilação.

d) atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

e) funciona pontualmente no inverno e no verão, pois a frequência é invariável.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o período de transição da República para o Império Romano, assinale a alternativa correta.

Conteúdo programático:
Movimento Harmônico Simples (MHS).

RESOLUÇÃO:
O candidato precisa ter conhecimento que o período de oscilação de um pêndulo depende apenas do comprimento do próprio pêndulo, desde que a aceleração da gravidade local não se altere. Esse período é calculado a partir da relação

Uma análise simples da equação permite deduzir que, ao aumentar o comprimento do pêndulo, o período do mesmo aumenta. Esse detalhe acontece no verão, quando ocorre uma dilatação da haste do pêndulo (que pode ser uma barra de ferro).

Quando há um aumento do período do pêndulo, isso significa que o mesmo leva mais tempo para completar a oscilação, consequentemente isso implica um atraso nos ponteiros do relógio.

No inverno acontece o inverso, o comprimento do L do pêndulo se contrai, o período diminui, o que implica um tempo menor para completar uma oscilação, consequentemente o relógio irá adiantar.

Como a frequência do pêndulo está ligada ao período, através da relaçãoe sendo que, no verão, o período de oscilação aumenta, consequentemente a frequência diminui. Por outro lado, no inverno, como o período de oscilação diminui, a frequência aumenta.

a) Incorreta. Adianta no inverno e a massa do pêndulo não altera o seu funcionamento.

b) Incorreta. Atrasa no verão e a massa do pêndulo não altera o seu funcionamento.

c) Incorreta. Adianta no inverno devido ao aumento da frequência de oscilação.

d) Correta. Atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

e) Incorreta. Tanto no inverno quanto no verão terá variação (atraso ou adiantamento), pois a frequência varia devido ao aumento ou à diminuição do comprimento do pêndulo.

GABARITO:
d) atrasa no verão devido à diminuição da frequência de oscilação.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Utilizando duas retas graduadas e perpendiculares, um estudioso caracteriza cada ponto da obra de Johannes Vermeer, como um par ordenado no plano cartesiano, de forma que um ponto no brinco de pérola esteja associado à origem (0,0).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.