(UEL 2020) A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais

(UEL 2020) A mumificação pode ocorrer por processos artificiais ou naturais. No primeiro caso, são retiradas as vísceras e o corpo é embebido em substâncias que podem preservá-lo ao longo do tempo.

No segundo, por exemplo, por motivos climáticos, a decomposição do cadáver ocorre parcial ou lentamente, de modo que, nas partes decompostas, ocorre transferência de energia pela ação de agentes decompositores.

Com base nos conhecimentos sobre transferência de energia entre diferentes níveis tróficos, assinale a alternativa correta.

a) Os primeiros componentes da cadeia alimentar são os consumidores, que, por possuírem muita energia armazenada, transferem a biomassa necessária para os demais seres vivos do próximo nível trófico.

b) A luminosidade do sol é convertida em energia e entra na biosfera por meio dos seres decompositores, os quais, durante os processos de decomposição, reciclam moléculas orgânicas em compostos inorgânicos (H2O, O2 e CO2).

c) Quanto mais níveis tróficos uma cadeia alimentar possuir, menor será a sua dissipação energética, uma vez que as menores perdas de energia ocorrem quando a matéria orgânica é transferida de um nível trófico para outro.

d) A porcentagem de energia efetivamente transferida de um nível trófico para o nível seguinte varia de acordo com os organismos envolvidos na cadeia, situando-se entre 5% e 20%.

e) No nível dos consumidores terciários, exemplificado por um herbívoro, considera-se a produtividade primária líquida como a quantidade total de biomassa que esse animal, efetivamente, absorve dos alimentos que ingere.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Passados t anos após a morte deste ser humano, suponha que a massa m(t) de seu cadáver, medida em quilogramas, seja dada por m(t) = 40e⁻ᶜ˙ᵗ, onde e > 1 é uma constante e C é um parâmetro relacionado às características morfoclimáticas da região onde originalmente se encontrava.

Conteúdo programático:
Ecologia: fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. Os primeiros componentes da cadeia alimentar são os produtores, seres autotróficos ou quimiossintetizantes, que produzem, a partir de substâncias inorgânicas, a biomassa que alimenta os demais componentes da cadeia.

b) Incorreta. A energia entra na biosfera por meio de seres autotróficos. A maioria dos seres autotróficos é fotossintetizante, produzindo moléculas orgânicas de compostos inorgânicos (H2O e CO2) e energia luminosa do sol.

c) Incorreta. Quanto menos níveis tróficos uma cadeia alimentar tem, menor é a dissipação energética que ocorre nela, uma vez que as maiores perdas de energia ocorrem quando a matéria orgânica é transferida de um nível trófico para outro.

d) Correta. A porcentagem de energia efetivamente transferida de um nível trófico ao nível seguinte varia de acordo com os organismos envolvidos na cadeia trófica, situando-se de 5% a 20%. Isso quer dizer que entre 95% e 80% da energia potencialmente presente em um nível trófico não é transferida para o nível seguinte.

e) Incorreta. No nível dos consumidores, fala-se em produtividade secundária bruta como a quantidade total de biomassa que um herbívoro efetivamente consegue absorver dos alimentos ingeridos, pois um animal elimina, nas fezes, muito material orgânico potencialmente energético, porém não aproveitável para ele. Além disso, os herbívoros são consumidores primários, pois considerando uma cadeia alimentar, eles são os primeiros a consumirem os seres vivos considerados como produtores.

GABARITO:
d) A porcentagem de energia efetivamente transferida de um nível trófico para o nível seguinte varia de acordo com os organismos envolvidos na cadeia, situando-se entre 5% e 20%.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria kantiana do dever, assinale a alternativa correta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.