(UEL 2020) No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas

(UEL 2020) No Museu do Louvre, estão exibidos objetos metálicos usados por sociedades antigas.

No passado, alguns desses metais eram encontrados praticamente em seu estado puro. Com o advento da metalurgia, puderam ser obtidos a partir de minerais submetidos a reações químicas.

Em relação aos processos de obtenção de metais a partir de minerais, e com base nos conhecimentos sobre reações de oxidorredução, considere as afirmativas a seguir.

I.pode ser obtido a partir de bauxita (Al2O3.H2O) por meio de um método eletrolítico, o qual é baseado num processo não espontâneo onde Al³⁺ é reduzido a.
II.pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação Cu2S(s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), onde o número de oxidação do cobre muda de (1+) para (0).

III.pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas: Fe2O3(s) → FeO2(s) →.

IV.pode ser obtido a partir da reação MnO2(s)+ C(s) → Mn(s) + CO2(g) em que o átomo de oxigênio em MnO2(s) é o redutor e o carbono (C) é o oxidante.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Para proteger o seu patrimônio, o museu do Louvre, em Paris, transferiu para locais secretos grande parte de seu acervo mais valioso e representativo durante a Segunda Guerra Mundial.

Conteúdo programático:
Oxidação e redução.

RESOLUÇÃO:
I. Correta.pode ser obtido a partir de bauxita (Al2O3.H2O) por meio de um método eletrolítico, o qual é baseado num processo não espontâneo onde Al³⁺ é reduzido a.

II. Correta.pode ser obtido a partir da queima de sulfeto de cobre, conforme reação Cu2S(s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), onde o número de oxidação do cobre muda de (1+) para (0).

III. Incorreta.não pode ser obtido a partir de reações de redução de óxidos de ferro conforme transformações químicas: Fe2O3(s) → FeO2(s) →. Nestas transformações, o número de oxidação do ferro em Fe2O3(s) é alterado de (+3) para (+4) no FeO2(s), não caracterizando, assim, um processo de redução.

IV. Incorreta. Na reação MnO2(s)+ C(s) → Mn(s) + CO2(g), o MnO2(s) é o oxidante e o carbono (C) é oredutor.

GABARITO:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Com base na imagem e nos conhecimentos sobre modernidade e vida social, é correto afirmar que a obra representa

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.