(UEL 2020) Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”

(UEL 2020) Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”. Um dos elementos que compõem a obra e que são captados pelo olhar são as cores. A palavra “cor” vem do latim color e significa cobrir, ocultando asuperfície e definindo a forma.

Sobre as manifestações artísticas, no que se refere ao elemento visual “cor”, assinale a alternativa correta.

a) A arte egípcia antiga possui como principais características as paisagens de fundo, as figuras humanas e o uso de cores próximas da realidade, por meio da tinta a óleo, a centralização das imagens e a ilusão de profundidade.

b) A arte contemporânea surgiu na França e nela a cor reflete a qualidade e a intensidade da luz, sem a utilização do contorno-linha. As sombras são luminosas e coloridas e as misturas, feitas diretamente na pintura.

c) A arte medieval foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas são plenas em luminosidade e em cores puras, além do ouro, da prata e do branco.

d) A arte impressionista surgiu no pós-primeira guerra e, neste contexto, a cor remete as expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, priorizando acima do objeto artístico a ideia e o conceito.

e) A arte renascentista caracterizava-se pelo racionalismo na qual a maior parte das suas esculturas e pinturas eram coloridas e presentes no interior dos templos. Nela as cores apresentavam não apenas uma função decorativa, mas eram carregadas de simbolismo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) A presença de nanomateriais é bem perceptível no cálice de Lycurgus que muda sua coloração, passando de verde para vermelha, quando exposto à luz branca.

Conteúdo programático:
Mundo Antigo, Idade Média, Manifestações artísticas até o sec IX e Arte Contemporânea.

RESOLUÇÃO:
a) Incorreta. A arte egípcia movimento das antigas civilizações traz o racionalismo, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos e utilizava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos era profusamente colorido. A passagem do tempo fez com que se perdessem as cores originais que cobriam as superfícies dos objetos e das estruturas. As cores não cumpriam apenas a sua função primária decorativa, mas encontravam-se carregadas de simbolismo. Os homens e mulheres eram retratados com cores diferentes para demonstrar o significado das divisões tanto das tarefas como o trânsito em espaços públicos e privados.

b) Incorreta. A arte contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, por isso é denominada de arte do pós-guerra. Propõe expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras e prioriza principalmente, a ideia, o conceito, a atitude acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo em que reflete sobre ela, e a cor faz parte deste contexto.

c) Correta. A arte medieval teve uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas eram simbólicas, buscava-se a perspectiva, a figura com símbolos religiosos e as cores traziam a luminosidade em cores puras. Usavam as cores primárias além do ouro, da prata e do branco.

d) Incorreta. A arte impressionista surgiu na França, no século XIX, e trouxe um novo conceito de natureza. A cor está em constante mudança e reflete a qualidade e intensidade da luz, não existe contorno- linha, as sombras não são pretas nem escuras são luminosas e coloridas. As misturas são feitas diretamente na pintura. Cor como forma e sugere emoções.

e) Incorreta. A Arte Renascentista foi um período na história do mundo ocidental e começou a se desenvolver por volta do século XIII, tendo como principais características a ilusão de profundidade, utilizando o uso de cores próximas da realidade na centralização das principais imagens, as paisagens de fundo e as figuras humanas. A utilização da tinta a óleo, acentuando sensivelmente a cor, devido à refração da luz em sua superfície, repercutindo nas diversas camadas de pigmentos.

GABARITO:
c) A arte medieval foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas são plenas em luminosidade e em cores puras, além do ouro, da prata e do branco.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Quanto ao destino de Filomeninha, assinale a alternativa correta.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.