(UEL 2020) Quanto ao destino de Filomeninha, assinale a alternativa correta

Leia o texto a seguir, que contém o início do conto “A menina do futuro torcido”, incluído em Vozes anoitecidas, de Mia Couto, e responda às questões de 1 a 3.

Joseldo Bastante, mecânico da pequena vila, punha nos ouvidos a solução da sua vida. Viajante que passava, carro que parava, ele aproximava e capturava as conversas. Foi assim que chegou de ouvir um destino para sua filha mais velha, Filomeninha.

Durante toda uma semana, chegavam da cidade notícias de um jovem que fazia sucesso virando e revirando o corpo, igual uma cobra. O rapaz tinha sido contratado por um empresário para exibir suas habilidades, confundir o trás para a frente. Percorria as terras e o povo corria para lhe ver.

Assim, o jovem ganhou dinheiro até encher caixas, malas e panelas. Só devido das dobragens e enrolamentos da espinha e seus anexos. O contorcionista era citado e recitado pelos camionistas e cada um aumentava uma volta nas vantagens elásticas do rapaz.

Chegaram mesmo a dizer que, numa exibição, ele se amarrou no próprio corpo como se fosse um cinto. Foi preciso o empresário ajudar para desatar o nó; não fosse isso, ainda hoje o rapaz estaria cintado.
COUTO, Mia. Vozes anoitecidas. São Paulo:
Companhia das Letras, 2013. p. 127.

QUESTÃO 01
(UEL 2020) Quanto ao destino de Filomeninha, assinale a alternativa correta.

a) Ela treina muito à espera do empresário, mas este, ao chegar à vila, a recusa, já desinteressado pelo contorcionismo.

b) Ela é iludida pelo empresário e abandona a vila com ele, sem corresponder às expectativas do pai.

c) Ela se apaixona pelo contorcionista e abandona a vila, sem dar explicações à família.

d) Ela ingressa no mundo do espetáculo com o contorcionista e garante muito dinheiro à família.

e) Ela é acolhida pelo empresário, mas, no dia da estreia de seu espetáculo, morre devido ao treinamento exaustivo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”.

RESOLUÇÃO:
O empresário chega à vila, mas não ilude Filomeninha que também não sai daquele local. A personagem não entra em contato com o contorcionista nem ingressa no mundo do espetáculo. O empresário não acolhe Filomeninha.

GABARITO:
a) Ela treina muito à espera do empresário, mas este, ao chegar à vila, a recusa, já desinteressado pelo contorcionismo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) O trecho contém uma frase significativa tanto para este conto quanto para outros contos do livro: “O rapaz tinha sido contratado por um empresário para exibir suas habilidades, confundir o trás para a frente.”.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.