(UEL 2020) Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus

(UEL 2020) Um grupo de turistas, saindo de São Paulo, inicia uma viagem para conhecer três grandes museus: Museu do Vaticano (Roma), Museu de História Natural (Nova Iorque) e Museu do Amanhã (Rio de Janeiro).

Sabe-se que a saída ocorreu em São Paulo, na sexta-feira, às 11h da manhã, em direção a Roma, sendo que o tempo de viagem foi de 12 horas. O grupo permaneceu em Roma e, no terceiro dia, embarcou para Nova Iorque, às 11h da manhã, com tempo de viagem de 10 horas.

Os turistas permaneceram em Nova Iorque e, no quarto dia, embarcaram em direção ao Rio de Janeiro às 11 horas da manhã, com tempo de viagem de 9 horas.


Com base nessas informações, no mapa de fusos horários, considerando os horários locais e que a contagem do período de permanência se inicia no dia de chegada ao local, é correto afirmar que os desembarques em Roma, em Nova Iorque e no Rio de Janeiro, ocorreram, respectivamente, às

a) 23h de sexta-feira; 21h de segunda-feira; 20h de quinta-feira.

b) 23h de sexta-feira; 21h de domingo; 23h de quarta-feira.

c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

d) 3h de sábado; 18h de segunda-feira; 20h de quarta-feira.

e) 3h de sábado; 19h de segunda-feira; 1h de sexta-feira.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEL 2020) O climograma é uma forma gráfica de representação do clima que indica a média térmica e a pluviosidade de uma determinada localidade.

Conteúdo programático:
Orientações, localização, coordenadas geográficas e fusos horários.

RESOLUÇÃO:
O grupo chegará em seus destinos às 3h de sábado (Roma); às 15h da segunda-feira (Nova Iorque); 22h de quinta-feira (Rio de Janeiro), respectivamente.

Sabendo que existem 4 fusos entre São Paulo e Roma (localizada a leste de São Paulo) e que cada fuso equivale a uma hora, tem-se 4 horas a mais do horário local de São Paulo.

Somando às 4 horas (diferença de fusos) e às 12 horas de viagem, tem-se como resultado 3h da manhã de sábado.

Sabendo que existem 6 fusos entre Roma e Nova Iorque (localizada a Oeste de Roma) e que cada fuso equivale a uma hora, tem-se 6 horas a menos do horário local de Roma.

Subtraindo às 6 horas (diferença de fusos) e somando as 10 horas de viagem, tem-se como resultado 15h de segunda feira.

Sabendo que existem 2 fusos entre Nova Iorque e Rio de Janeiro (Leste de Nova Iorque) e que cada fuso equivale a uma hora, tem-se 2 horas a mais no Rio de Janeiro em relação à hora local de Nova Iorque.

Somando às 2 horas (diferença de fusos) e as 9 horas de viagem, a chegada ao destino final será às 22h de quinta-feira.

GABARITO:
c) 3h de sábado; 15h de segunda-feira; 22h de quinta-feira.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEL 2020) Na exposição virtual “A Beleza da Matemática”, realizada no Museu do Amanhã, o belo é celebrado como simetria matemática, como exemplificado na imagem a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UEL 2020 (1ª e 2ª Fases) com Gabarito e Resolução

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.