Prova IFSUL 2019.1 (Integrado) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Leia o Texto I , para responder às questões de 1 a 3 . Texto I Parente e Fam...
Prova IFSUL 2019.1 (Integrado) com Gabarito
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
Texto I
Parente e Família
Sempre me emociono quando reparo o quanto filhos adotivos passam a se parecer com os seus responsáveis. Ninguém diz que foram adotados: o mesmo olhar, o mesmo andar, a mesma forma de soletrar ____ respiração. Há um DNA da ternura mais intenso do que o próprio DNA. Os traços mudam conforme o amor a uma voz ou de acordo com o aconchego de um abraço.
Não subestimo a força da convivência. Família é feita de presença mais do que de registro. Há pais ausentes que nunca serão pais, ________ padrastos atentos que sempre serão pais.
Não existem pai e mãe por decreto, representam conquistas sucessivas. Não existem pai e mãe vitalícios. A paternidade e a maternidade significam favoritismo, só que não se ganha uma partida por antecipação. É preciso jogar dia por dia, rodada por rodada. Já perdi os meus filhos por distração, já os reconquistei por insistência e esforço.
Família é uma coisa, ser parente é outra. Identifico uma diferença fundamental. Amigos podem ser mais irmãos do que os irmãos ou mais mães do que as mães.
Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada_____ ver com o meu sobrenome.
Família é chegada, não origem. Família se descobre na velhice, não no berço. Família é afinidade, não determinação biológica. Família é quem ficou ao lado nas dificuldades enquanto a maioria desapareceu. Família é uma turma de sobreviventes, de eleitos, que enfrentam o mundo em nossa trincheira e jamais mudam de lado.
Já parentes são fatalidades, um lance de sorte ou azar. Nascemos tão somente ao lado deles, que têm a chance natural de se tornarem família, mas nem todos aproveitam.
Árvore genealógica é o início do ciclo, jamais o seu apogeu. Importante também pousar, frequentar os galhos, cuidar das folhagens, abastecer as raízes: trabalho feito pelas aves genealógicas de nossas vidas, os nossos verdadeiros familiares e cúmplices de segredos e desafios. Dividir o teto não garante proximidade, o que assegura a afeição é dividir o destino.
Disponível em: <gauchazh.clicrbs.com.br>. Acesso em: 08 de set de 2015.
QUESTÃO 01
(IFSUL 2019) Analise as homônimas abaixo para completar corretamente as lacunas do texto.
a) a, há, a
b) a, há, à
c) à, a, a
d) a, a, a
QUESTÃO 02
QUESTÃO 03
QUESTÃO 04
QUESTÃO 05
QUESTÃO 06
QUESTÃO 07
QUESTÃO 08
(IFSUL 2019) Sobre o texto Parente e Família, de Fabrício Carpinejar, é correto afirmar que
a) ter laço de sangue é tão importantes quanto ter afinidade.
b) são sinônimos os termos família e parente.
c) existem muitas formas de se conceber uma família.
d) ser pais biológicos não pressupõe laços afetivos.
QUESTÃO 03
(IFSUL 2019) Qual a frase abaixo que está no sentido conotativo?
a) Família é feita de presença mais do que de registro.
b) Dividir o teto não garante proximidade.
c) Não subestimo a força da convivência.
d) Família é uma coisa, ser parente é outra.
Leia o Texto II, para responder às questões 4 e 5.
Texto II
Família
Família
Família, família
Papai, mamãe, titia
Família, família
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe não dão nenhum tostão
Família ê
Família a
Família
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão
Família ê
Família a
Família
Família,…
Disponível em:
<www.google.com.br> Acesso em: 02 de set de 2018.
QUESTÃO 04
(IFSUL 2019) Observe as afirmações a seguir:
I. Família recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de história e de farmácia.
II. Nenê recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de também e de dá.
III. Saúde recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de raízes e de faísca.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
QUESTÃO 05
(IFSUL 2019) No verso: Precisa descolar um ganha pão (linha 8) a palavra que MENOS se aproxima do termo destacado é
a) achar.
b) encontrar.
c) conseguir.
d) arrancar.
Leia o Texto III, para responder às questões de 6 a 8.
Texto III
QUESTÃO 06
(IFSUL 2019) O texto se enquadra no gênero
a) charge.
b) animação.
c) propaganda.
d) tirinha.
QUESTÃO 07
(IFSUL 2019) Na frase: Mas, com o tempo, algumas coisas acabaram se invertendo.
Se colocássemos a palavra sublinhada no singular, quantas outras sofreriam alteração?
a) Uma.
b) Duas.
c) Três.
d) Quatro.
QUESTÃO 08
(IFSUL 2019) Observe as afirmações a seguir:
I. Na frase: Meu pai é meu amigo desde que nasci. Há um pleonasmo.
II. No último quadrinho, há três marcas comuns na linguagem coloquial.
III. No último quadrinho, ocorre o discurso indireto.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.
Leia o Texto IV, para responder às questões 9 e 10.
Texto IV
Tempos modernos. Eu adoro estes nossos momentos em família. Disponível em: <filosofiacooperativista.blogspot.com> Acesso em: 02 de set de 2018. |
QUESTÃO 09
QUESTÃO 10
QUESTÃO 11
QUESTÃO 12
QUESTÃO 13
QUESTÃO 14
QUESTÃO 15
QUESTÃO 16
QUESTÃO 17
QUESTÃO 18
QUESTÃO 19
QUESTÃO 20
QUESTÃO 21
QUESTÃO 22
QUESTÃO 23
QUESTÃO 24
QUESTÃO 25
QUESTÃO 26
QUESTÃO 27
QUESTÃO 28
QUESTÃO 29
QUESTÃO 30
QUESTÃO 31
(IFSUL 2019) Qual é a crítica central do texto é
a) A imagem das crianças com os pés no sofá denota desrespeito aos pais.
b) O bebê sofre abandono por parte dos pais.
c) Os momentos em família são de mera presença física.
d) O pai fala sozinho, enquanto os demais não lhe dão atenção.
QUESTÃO 10
(IFSUL 2019) A figura de linguagem que fundamenta o humor do texto é
a) ironia.
b) hipérbole.
c) eufemismo.
d) prosopopeia.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 11
(IFSUL 2019) Pedrinho, ao ler sobre a história de Tales de Mileto e o cálculo da altura da pirâmide utilizando semelhança de triângulos, ficou muito curioso e resolveu testar seus conhecimentos matemáticos medindo a altura do poste de luz que se encontra em frente a sua casa.
Ele se pôs a uma distância de 3 m do poste, conforme representação da figura ao lado onde a projeção da sombra dele se sobrepôs à sombra do poste e ambas tiveram fim no mesmo ponto. A altura de Pedrinho é de 1,30m, e sua sombra, naquele momento, era de 2m.
Considerando esses dados, a altura do poste é de
a) 0,87 m.
b) 1,95 m.
c) 2,60 m.
d) 3,25 m.
QUESTÃO 12
(IFSUL 2019) João está reformando sua casa e chegou a hora de pintá-la. Somando as áreas de todas as paredes a serem repintadas, ele calculou 96 m².
O mercado lhe oferece um galão de 18 litros de tinta que custa R$ 150,00 e cobre uma área de 320 m² por demão ou um galão de 3,6 litros, da mesma tinta, que custa R$ 35,00 e cobre uma área de 60 m². João vai precisar dar duas demãos de tinta na sua casa.
A opção que satisfaz a necessidade de João e que o ajuda a economizar seu dinheiro é
a) um galão de 18 litros.
b) dois galões de 18 litros.
c) três galões de 3,6 litros.
d) quatro galões de 3,6 litros.
QUESTÃO 13
(IFSUL 2019) As raízes reais da equação 2x² + 4x - 30 = 0 são:
a) -10 e 6
b) -6 e 10
c) -5 e 3
d) -3 3 5
QUESTÃO 14
(IFSUL 2019) O piso da sala de Ana é quase todo coberto por um tapete circular. A ilustração ao lado mostra as medidas atuais da sala e do tapete.
Não satisfeita, Ana quer trocar por um novo tapete, retangular, que cubra completamente o piso. Para fins de cálculo, utilize π = 3.
A área do novo tapete excederá a do antigo em
a) 8 m²
b) 12 m²
c) 20 m²
d) 32 m²
QUESTÃO 15
(IFSUL 2019) O valor numérico da expressão é
a) -26
b) -22
c) 20
d) 2
QUESTÃO 16
(IFSUL 2019) Lia saiu a pesquisar preços de roupas e calçados. Quando chegou em casa, viu que esquecera de anotar os valores individuais.
Trazia apenas um bilhete que dizia: se eu comprar um par de calçados e duas camisas de mesmo preço, vou gastar R$ 140,00 e, se forem dois pares do mesmo calçado e uma das camisas, vou gastar R$ 220,00.
Lia então transcreveu seu bilhete para a simbologia matemática e calculou o preço do par de calçados e de uma camisa, que nesta ordem são:
a) R$ 120,00 e R$ 10,00
b) R$ 100,00 e R$ 20,00
c) R$ 70,00 e R$ 35,00
d) R$ 20,00 e R$ 60,00
QUESTÃO 17
(IFSUL 2019) Uma mercadoria que inicialmente custava R$ 100,00 sofreu um acréscimo de 20% em seu valor. Uma semana depois, o vendedor resolveu dar um desconto de 30% sobre seu atual valor.
Após o desconto, a mercadoria ficou custando
a) R$ 84,00
b) R$ 96,00
c) R$ 104,00
d) R$ 110,00
QUESTÃO 18
(IFSUL 2019) Uma criança de 15 kg deve tomar 4 ml de um antibiótico via oral, 3 vezes por dia. Utilizando as mesmas proporções, uma criança de 18 kg deverá tomar quantos ml desse antibiótico 3 vezes por dia?
a) 3,3
b) 4,8
c) 5
d) 6
QUESTÃO 19
(IFSUL 2019) Simplificando ao máximo a fração temos
QUESTÃO 20
(IFSUL 2019) Um terreno fechado, retangular, de 12 metros de fundo por 9 metros de frente, será dividido em sua diagonal por uma cerca com três fios de arame farpado. O metro do fio do arame farpado custa R$ 1,20.
O valor a ser gasto com o arame é de:
a) R$ 54,00
b) R$ 45,00
c) R$ 18,00
d) R$ 15,00
HISTÓRIA
QUESTÃO 21
(IFSUL 2019) A mais conhecida teoria sobre a ocupação humana do continente americano diz que ela teria ocorrido há 11.500 anos, através do Estreito de Bering, numa ligação que se formou entre a Sibéria e o Alasca pela redução do nível do mar.
Contudo, pesquisas arqueológicas, conduzidas pela arqueóloga brasileira Niède Guidon ____________________________, asseguram que esta região já era ocupada por humanos há, pelo menos, 48.000 anos.
O segmento que completa o período adequadamente é
a) em Lagoa Santa, em Minas Gerais.
b) na Ilha de Marajó, no Pará.
c) na Serra da Capivara, no Piauí.
d) na região das Missões, no Rio Grande do Sul.
QUESTÃO 22
(IFSUL 2019) Na revolução do neolítico a autoridade, que, nas comunidades de caçadores-coletores, era atributo do mais habilidoso e, nas de pastores-agricultores, era exercida pelos mais velhos, passa a ser exercida por um grupo de guerreiros, sacerdotes e funcionários que se apropriam do excedente produzido.
O processo histórico, descrito acima, caracteriza a formação da instituição denominada
a) Império.
b) Estado.
c) Religião.
d) Burocracia.
QUESTÃO 23
(IFSUL 2019) Na Europa Ocidental, a formação do chamado feudalismo correspondeu a um processo dividido em etapas cuja consolidação do sistema, com uma sociedade dividida em três ordens, poder político fragmentado entre senhores de terras e forte influência de pensamento da Igreja de Roma, só se deu entre os séculos IX e X.
O grupo étnico decisivo para a realização do processo de consolidação do feudalismo foi o dos
a) anglo-saxões.
b) romanos.
c) magiares.
d) francos.
QUESTÃO 24
(IFSUL 2019) A partir da chegada de Colombo à América (1492) e, depois, com as viagens de navegadores portugueses ao continente americano, os países da península Ibérica dominaram vastas áreas através de projetos de colonização, ou seja, o envio de pessoas de suas próprias populações, para estabelecer um domínio exploratório das terras e das gentes.
Especificamente, com relação ao território da América do Sul, é correto afirmar que, a partir do século XVI, foi alvo de projetos de colonização de
a) Portugal e Espanha, apenas.
b) Portugal, Espanha e Inglaterra.
c) Portugal, Espanha, Inglaterra e França.
d) Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda.
QUESTÃO 25
(IFSUL 2019) Nos séculos XVII e XVIII, a partir da Europa Ocidental, um novo estilo de arte se impôs: o Barroco. Rompendo o sóbrio equilíbrio que caracterizava a arte renascentista, busca comover, deslumbrar e dotar as obras de um caráter de espetáculo. O Barroco tinha uma ligação profunda com o ideário associado
a) à Reforma.
b) à Contrarreforma.
c) ao Humanismo.
d) ao Racionalismo.
QUESTÃO 26
(IFSUL 2019) Na Europa, o período entre 1870 e 1914 ficou conhecido como Belle Époque (bela época, em francês). Foi um tempo em que vários projetos arquitetônicos inovadores – como a Torre Eiffel – incorporavam o desenvolvimento tecnológico gerado pela Revolução Industrial, proporcionando, também, um fenômeno de transformação cultural nas artes e no pensamento da época, identificados com a modernidade.
Analise as afirmativas referentes à Belle Èpoque:
I. É uma época que beneficia uma pequena parcela da população europeia formada por empresários, altos funcionários e profissionais liberais bem-sucedidos.
II. É uma época em que o êxodo rural de populações europeias gera enormes contingentes de mendigos nas grandes cidades, à margem daquela chamada idade de ouro.
III. É uma época em que a enorme competição econômica entre as grandes nações europeias provocava um desejo expansionista, onde as inovações científicas servem à indústria bélica.
Estão corretas as afirmativas
a) I e III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
QUESTÃO 27
Observe os trechos de músicas, referentes a dois momentos da música brasileira:
A.
O que será de mim? ( Ismael Silva,1931)
Se eu precisar algum dia
De ir pro batente
Não sei o que será
Pois vivo na malandragem
E vida melhor não há (...)
Deixa quem quiser falar
O trabalho não é bom
Ninguém pode duvidar
Oi, trabalhar só obrigado
Por gosto ninguém vai lá
B.
O bonde São Januário (versão alterada/ Ataulfo
Alves/Wilson Batista, 1941)
Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês: Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém(...)
(IFSUL 2019) Os trechos das músicas A e B retratam diferentes visões sobre o trabalho, expressadas em dois clássicos do samba.
Observe as seguintes afirmativas referentes à mudança na visão sobre o trabalho, no intervalo de tempo que separa as duas composições.
I. nos dois documentos, retrata o processo de amadurecimento da classe trabalhadora brasileira com relação à importância do trabalho.
II. nos dois documentos, exemplifica os efeitos da política cultural do primeiro governo Vargas, reforçada com a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), sendo parte do ideário do Estado Novo.
III. nos dois documentos representa a crítica à Revolução Industrial e à exploração da classe trabalhadora, feitas pela ideologia socialista, que ocorria em todo o mundo e tinha desdobramentos no Brasil dos anos 30/40.
Está (ão) correta (s) a (s) afirmativa (s):
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I, II, III.
QUESTÃO 28
O território hoje ocupado pela República Sul-Africana (África do Sul) foi alvo de disputas imperialistas entre ingleses e holandeses que levaram à guerra entre 1899 e 1902. Em 1948, naquele país, chegou ao poder o Partido Nacional, representante dos Bôeres – descendentes de holandeses – que oficializou a dominação branca e legalizou o apartheid (do africâner, separação), impondo um regime segregacionista, que prejudicou, principalmente, as diversas etnias negras e durou até 1991.
(IFSUL 2019) Sobre o regime do apartheid, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Somente os brancos gozavam direitos civis como, por exemplo, votar e ser eleito para assembleias políticas ou participar de júri.
II. As relações pessoais – casar-se, estudar, frequentar a mesma escola – entre brancos e não-brancos (negros, mestiços, asiáticos) estavam proibidas.
III. A escravidão negra foi mantida e as populações negras necessitavam de permissões oficiais para se deslocar pelo território sul-africano.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
QUESTÃO 29
(IFSUL 2019) Desde a Roma antiga, a questão da concentração de terras nas mãos de poucos proprietários tem gerado graves problemas sociais.
As reformas agrárias em terras desapropriadas, geralmente improdutivas, foram realizadas em diversos países ao longo da História, ora, num primeiro caso, por processos revolucionários, turbulentos e radicais, sem reconhecer como justo o direito de particulares possuírem vastas propriedades de terra; ora, num segundo caso, de forma institucionalizada, legal, com o pagamento de um determinado preço pelas terras a proprietários particulares.
Correspondem, respectivamente, aos modelos históricos de reforma agrária caracterizados acima:
a) No primeiro caso, o realizado na ex-URSS e, no segundo caso, o que tem se realizado no Brasil.
b) No primeiro caso, o que foi realizado na ex-URSS e tem se realizado no Brasil e, no segundo caso, o realizado nos EUA.
c) No primeiro caso, o que vem se realizando no Brasil e, no segundo caso, o realizado nos EUA e na ex-URSS.
d) No primeiro caso, o que foi realizado nos EUA com a expropriação de terras indígenas e, no segundo caso, o que vem se realizando no Brasil e ocorreu na ex-URSS.
QUESTÃO 30
(IFSUL 2019) Em 15 de junho de 1983, diante do período de crise econômica que o Brasil vivia sob regime militar, a partir de um comício na cidade de Goiânia (GO), teve início a campanha por eleições diretas para a Presidência da República, que ficou conhecida como DIRETA-Já!
Diante de grande mobilização nacional, em grandes comícios realizados em todo o país, no ano seguinte, foi apresentada, ao Congresso Nacional, em janeiro de 1984, pelo deputado Dante de Oliveira (PMDB-MT), uma emenda constitucional, que permitia eleições livres e gerais para presidente.
Especificamente sobre a chamada Emenda Dante de Oliveira, é correto afirmar que
a) teve êxito e possibilitou a eleição direta, para Presidência da República, da chapa Tancredo Neves/José Sarney.
b) foi acolhida pelo Congresso, mas apenas para as eleições de 1989.
c) foi rejeitada pelo Congresso Nacional, apesar da mobilização nacional.
d) não foi sequer examinada pelo Congresso Nacional.
GEOGRAFIA
QUESTÃO 31
“[...] Você é um ser vivo – disse eu. – Neste momento você está em Delfos, uma cidadezinha da Terra, que é um planeta vivo girando ao redor de uma estrela na Via Láctea. E para completar uma órbita ao redor dessa estrela, esse planeta precisa de trezentos e sessenta e cinco dias.”
GAARDER, Jostein. O dia do Curinga. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 219
(IFSUL 2019) A qual movimento do planeta Terra o fragmento de texto faz referência?
a) Rotação.
b) Nutação.
c) Precessão.
d) Translação.
QUESTÃO 32
QUESTÃO 33
QUESTÃO 34
QUESTÃO 35
QUESTÃO 36
QUESTÃO 37
QUESTÃO 38
(IFSUL 2019) Um ciclista partiu de uma cidade hipotética X com destino a uma cidade hipotética Y situada no mesmo fuso horário da primeira. No momento da partida, a hora local em X marcava 20h48min do dia 28/02/18.
Considerando que o percurso foi realizado em 3h13min, em que hora e data ocorreu à chegada do ciclista na cidade hipotética Y?
a) 00h01min do dia 27/02/18
b) 00h01min do dia 29/02/18
c) 00h01min do dia 01/03/18
d) 00h01min do dia 02/03/18
QUESTÃO 33
“[...] ‘corta’ o território brasileiro na proximidade norte da cidade de São Paulo, além de atravessar a porção norte do estado do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul”.
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas (6º ano). São Paulo: Moderna, 2015. p. 34
(IFSUL 2019) A qual paralelo principal o texto faz referência?
a) Linha do Equador.
b) Trópico de Câncer.
c) Círculo Polar Ártico.
d) Trópico de Capricórnio.
QUESTÃO 34
(IFSUL 2019) Observe o esquema que representa parte de um rio.
O número 5 constitui qual parte do referido rio?
a) Efluente.
b) Afluente.
c) Talvegue.
d) Interflúvio.
QUESTÃO 35
“São formas do relevo mais ou menos planas ou suavemente onduladas, em geral de grande extensão e que o processo de deposição de sedimentos supera o de desgaste”.
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições Geográficas (6º ano). São Paulo: Moderna, 2015. p. 109
(IFSUL 2019) O fragmento de texto revela o conceito de
a) ravina.
b) falésia.
c) planície.
d) planalto.
QUESTÃO 36
“Conjunto dos processos complexos de intercâmbio e divulgação que tem o mundo inteiro por escala (gestão, finanças, produções, mercados, ideias, símbolos e valores) [...]. Suas características são a desterritorialização, o desafio aos localismos e a formação de uma sociedade civil mundial”.
DURAND, Marie-Françoise [et al]. Atlas da Mundialização: Compreender
o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p.148
(IFSUL 2019) A citação descreve o processo de
a) Velha DIT.
b) Guerra Fria.
c) Globalização.
d) Mercantilismo.
QUESTÃO 37
“A designação de Tigres [Tigres Asiáticos] foi estabelecida por analogia com os atributos do animal, pela velocidade com que cresceram economicamente, ao se industrializar, e pela agressividade na política de exportações”.
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para viver juntos:
Geografia (9º ano). São Paulo: Edições SM, 2015. p. 164
(IFSUL 2019) Em que região do continente asiático estão localizados os Tigres Asiáticos?
a) Ásia Central.
b) Oriente Médio.
c) Extremo Oriente.
d) Sudeste Asiático.
QUESTÃO 38
“O Conselho de Segurança é composto por representantes de quinze Estados-membros: cinco permanentes, com direito a veto a qualquer decisão [...], e dez rotativos ou temporários [...] Há anos países que não usufruem de uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU reivindicam sua reforma”.
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio.
Expedições Geográficas (9º ano).
São Paulo: Moderna, 2015. p. 34
(IFSUL 2019) O texto faz referência ao Conselho Permanente de Segurança da ONU, que é composto por:
a) China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.
b) Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Turquia.
c) Alemanha, China, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
d) Bélgica, China, Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca.
COMENTÁRIOS