ITA 2021: O polietileno é um polímero largamente utilizado devido às suas características estruturais e às suas propriedades

ITA 2021: O polietileno é um polímero largamente utilizado devido às suas características estruturais e às suas propriedades.

Dependendo das condições reacionais e do sistema catalítico empregado na polimerização, diferentes tipos de polietileno podem ser produzidos. Dois dos principais tipos de polietileno são: polietileno de baixa densidade (PEBD) e polietileno de alta densidade (PEAD), ilustrados abaixo:


a) Escreva a fórmula estrutural do monômero do polietileno e também do produto de polimerização com três unidades repetitivas do monômero. Qual é o nome dessa reação de polimerização?

b) Como a linearidade da cadeia do polímero afeta sua rigidez? Pelo critério de linearidade, qual dos dois polímeros (PEBD ou PEAD) seria mais rígido?

c) Como a cristalinidade de um polímero afeta sua transparência/opacidade? Pelo critério da cristalinidade, qual dos dois polímeros (PEBD ou PEAD) teria maior transparência?

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a)
ITA 2021

Polimerização por adição

b) O polietileno de maior linearidade é o de maior densidade (maior força de atração entre cadeias poliméricas), portanto, apresenta maior rigidez (resistência à deformação).
PEAD (alta densidade) é o mais rígido.

c) O polietileno de alta densidade (PEAD) é o mais cristalino (95%), com índice de refração 1,54.
É pouco transparente.
O polietileno de baixa densidade (PEBD) é menos cristalino (45%), com índice de refração 1,51.
Logo, apresenta maior transparência.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

REDAÇÃO:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.