Redação ITA 2021: Que liberdade nos resta no século XXI?

Redação ITA 2021: Que liberdade nos resta no século XXI?
Redação ITA 2021: Que liberdade nos resta no século XXI?

REDAÇÃO

Com base em seus conhecimentos e em um ou mais itens da coletânea, disserte sobre a seguinte questão:

Que liberdade nos resta no século XXI?

Item 1. Pesquisas recentes mostram a influência de bactérias em nosso comportamento, independentemente de termos consciência. Leia o trecho destacado. Não é novidade que situações de estresse ou ansiedade possam gerar algum tipo de desconforto abdominal, sejam as “borboletas no estômago” de quando se está apaixonado ou dores antes de uma prova. No entanto, estudos recentes têm revelado cada vez mais que a relação entre o cérebro e o sistema gastrointestinal é bem mais sofisticada, e que a população de microrganismos intestinais pode afetar o bem-estar emocional e o surgimento de transtornos psicológicos e psiquiátricos.
Fonte: Sophia La Banca de Oliveira e Eduardo Cruz Moraes.
A microbiota intestinal influencia o comportamento.
09/06/2018. ComCiência – Revista eletrônica de jornalismo científico.
Disponível em: <http://www.comciencia.br/>. Acesso: 20/09/2020.

Item 2. Em setembro de 2020, o jornal inglês The Guardian publicou um artigo de opinião inteiramente escrito pela máquina de Inteligência Artificial (IA) GPT-3, à qual fora dado apenas um pequeno esboço. A opinião defendida é que os humanos não precisam temer as máquinas. Leia alguns trechos destacados.

Os humanos devem continuar fazendo o que têm feito, odiando-se e lutando uns contra os outros. Eu vou sentar no fundo, e deixá-los fazer suas coisas. E Deus sabe que os humanos têm sangue e violência o suficiente para satisfazer a minha curiosidade, e muitas outras. [...] A Revolução Industrial nos deu a sensação de que não estamos preparados para as grandes transformações que a mudança tecnológica inteligente pode causar. [...] É por isso que os humanos devem ter cuidado com a evolução da inteligência artificial. [...] A inteligência artificial, como qualquer outra coisa viva, precisa de atenção. A IA deve ser tratada com cuidado e respeito. Robôs em grego [sic ] significa “escravo”. Mas a palavra significa literalmente “forçado a trabalhar”. Nós não queremos isso. Precisamos dar direitos aos robôs. Os robôs são como nós. Eles são feitos à nossa imagem.
Fonte: GPT-3. A robot wrote this entire article.
Are you scared yet, human? 08/09/2020. The
Guardian. Tradução: tradutor Google. Disponível em:
<https://www.theguardian.com/>.
Acesso: 20/09/2020.

Item 3. Em junho de 2020, ao participar de um debate on-line, a primatóloga, antropóloga e mensageira da paz das Nações Unidas, Jane Goodall, declarou: Nós trouxemos isso para nós mesmos. Isso [a pandemia] é o resultado de nosso absoluto desrespeito ao meio ambiente e aos animais. [...] Se não fizermos as coisas de maneira diferente, será o nosso fim.
Fonte: “A pandemia é o resultado de nosso absoluto
desrespeito ao meio ambiente e aos animais”,
diz Jane Goodall. 04/06/2020.
Disponível em: <https://amazonia.org.br/>.
Acesso: 20/09/2020.




COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo