Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito

Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito

Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito

TEXTO I

“O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos.”
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10.

QUESTÃO 01
ENADE: De acordo com o texto, pode-se afirmar que

(A) a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.

(B) a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.

(C) a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.

(D) o sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.

(E) o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.


TEXTO II

Millôr e a ética do nosso tempo


QUESTÃO 02
ENADE: A charge de Millôr aponta para

(A) a fragilidade dos princípios morais.

(B) a defesa das convicções políticas.

(C) a persuasão como estratégia de convencimento.

(D) o predomínio do econômico sobre o ético.

(E) o desrespeito às relações profissionais.


QUESTÃO 03
ENADE: A charge de Millôr e o texto de Dom Paulo Evaristo Arns tratam, em comum,

(A) do total desrespeito às tradições religiosas e éticas.

(B) da defesa das convicções morais diante da corrupção.

(C) da ênfase no êxito econômico acima de qualquer coisa.

(D) da perda dos valores éticos nos tempos modernos.

(E) da perda da fé e da esperança num mundo globalizado.


QUESTÃO 04
“Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.

“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

ENADE: Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.

1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?

2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?

3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?

A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:

(A) revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.

(B) revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.

(C) revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos / garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.

(D) revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.

(E) Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender que o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o grau de utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.


QUESTÃO 05
“Crime contra Índio Pataxó comove o país
(...) Em mais um triste “Dia do Índio”, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo “insuspeito” de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: ‘os jovens queriam apenas se divertir’ e ‘pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,’ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte − HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje.”
Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997.

ENADE: A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens.

Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:

(A) manifestar os ideais de diversas classes econômicas.

(B) seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.

(C) fornecer soluções por meio de força e autoridade.

(D) expressar os interesses particulares da juventude.

(E) estabelecer os rumos norteadores de comportamento.


QUESTÃO 06
ENADE: Muitos países enfrentam sérios problemas com seu elevado crescimento populacional.

Em alguns destes países, foi proposta (e por vezes colocada em efeito) a proibição de as famílias terem mais de um filho. Algumas vezes, no entanto, esta política teve conseqüências trágicas (por exemplo, em alguns países houve registros de famílias de camponeses abandonarem suas filhas recém-nascidas para terem uma outra chance de ter um filho do sexo masculino). Por essa razão, outras leis menos restritivas foram consideradas. Uma delas foi: as famílias teriam o direito a um segundo (e último) filho, caso o primeiro fosse do sexo feminino.

Suponha que esta última regra fosse seguida por todas as famílias de um certo país (isto é, sempre que o primeiro filho fosse do sexo feminino, fariam uma segunda e última tentativa para ter um menino). Suponha ainda que, em cada nascimento, sejam iguais as chances de nascer menino ou menina.

Examinando os registros de nascimento, após alguns anos de a política ter sido colocada em prática, seria esperado que:

(A) o número de nascimentos de meninos fosse aproximadamente o dobro do de meninas.

(B) em média, cada família tivesse 1,25 filhos.

(C) aproximadamente 25% das famílias não tivessem filhos do sexo masculino.

(D) aproximadamente 50% dos meninos fossem filhos únicos.

(E) aproximadamente 50% das famílias tivessem um filho de cada sexo.


QUESTÃO 07
ENADE: A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari.

Portinari

De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça
um baú que os pintores desprezaram
mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras
salta João Cândido trajado de arco-íris
saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz
salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias
saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada
saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados
saltam caprichos do nordeste – nosso tempo
(nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho)
salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica
salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo
maginando novas surpresas.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. 
Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381.

Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema.

enade

Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari:

(A) I, II, III e IV.  

(B) I, II, III e V.  

(C) I, II, IV e V.  

(D) I, III, IV e V.  

(E) II, III, IV e V.


QUESTÃO 08
ENADE: Os países em desenvolvimento fazem grandes esforços para promover a inclusão digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidadãos, às tecnologias da era da informação.

Um dos indicadores empregados é o número de hosts, ou seja, número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico abaixo mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina.

Número de hosts


enade

Dos três países, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período 2000-2004 foram:

(A) Brasil e México.

(B) Brasil e Argentina.

(C) Argentina e México.

(D) Argentina e Brasil.

(E) México e Argentina.


COMPONENTE ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE: A figura abaixo mostra a cobertura do solo proporcionada por quatro leguminosas utilizadas como plantas de cobertura viva.

enade

Com base na figura e considerando que os solos descobertos são mais suscetíveis à erosão, pode-se afirmar que, para uma área declivosa, onde a vegetação foi drasticamente removida, deve-se dar preferência ao plantio

(A) da leguminosa "X", porque aos 60 dias após o plantio cobria mais que 75% do solo.

(B) da leguminosa "W", que cobriu 50% do solo.

(C) da leguminosa "Y", que apresentou comportamento intermediário a "X" e "Z".

(D) da leguminosa "Z", que apresentou maior velocidade de cobertura do solo.

(E) de qualquer uma das leguminosas, pois apresentaram a mesma eficiência de cobertura do solo.


As questões de números 10 a 12 devem ser respondidas com base no enunciado abaixo. 

A tabela a seguir mostra os resultados de uma análise química de terra para fins de avaliação da fertilidade do solo de uma determinada gleba agrícola.

enade

QUESTÃO 10
ENADE: A soma de bases (em cmolc dm⁻³) deste solo é 

(A) 2  

(B) 3  

(C) 4  

(D) 5  

(E) 6


QUESTÃO 11
ENADE: A saturação de bases é

(A) 10%  

(B) 20%  

(C) 40%  

(D) 50%  

(E) 80%


QUESTÃO 12
ENADE: Para elevar a saturação de bases deste solo para 70%, a necessidade de calagem por hectare, a 20 cm de profundidade, considerando um calcário com 100% de poder relativo de neutralização total (PRNT), calculada pelo Método da Elevação da Saturação de Bases, será, em toneladas, de

(A) 0,5 

(B) 1,0  

(C) 1,5  

(D) 2,0 

(E) 3,0


QUESTÃO 13
ENADE: A figura abaixo apresenta a água disponível, a quantidade de agregados estáveis em água e as perdas de solo que ocorreram em um latossolo, após 4 anos de cultivo sob sistema de plantio convencional e plantio direto.

enade

Com base nas informações contidas no gráfico, pode-se afirmar que

(A) o plantio direto ofereceu menor proteção contra perdas de solo.

(B) o plantio direto causou maior assoreamento de cursos d’água que o plantio convencional.

(C) o sistema de plantio direto não deve ser preferido, em pequenas propriedades, pois evita as perdas de solo.

(D) o sistema convencional reduziu a estabilidade dos agregados, aumentando as perdas por erosão.

(E) no sistema convencional as plantas estiveram mais protegidas contra deficits hídricos.


As questões de números 14 a 16 devem ser respondidas com base no enunciado abaixo.

Uma cultura de feijão será implantada com espaçamento de 0,5 m entre sulcos de plantio e de 10 cm 
entre plantas dentro da linha de plantio.

QUESTÃO 14
ENADE: A população de plantas por hectare será

(A) 20.000

(B) 100.000

(C) 200.000

(D) 500.000

(E) 1.000.000


QUESTÃO 15
ENADE: Considerando que as sementes do cultivar têm peso de 22,5 g por 100 sementes, com poder germinativo de 90%, a quantidade de sementes necessária para a semeadura de 1 hectare será

(A) 450 g

(B) 500 g

(C) 22,5 kg

(D) 45 kg

(E) 50 kg


QUESTÃO 16
ENADE: Para o preparo convencional desta área, o conjunto de implementos que causará menor prejuízo à estrutura do solo será

(A) arado de discos e grade niveladora.

(B) arado de discos e enxada rotativa.

(C) arado de aiveca e enxada rotativa.

(D) arado de aiveca e grade niveladora.

(E) arado de aiveca e grade aradora.


QUESTÃO 17
ENADE: Frutos partenocárpicos são aqueles em que o ovário se desenvolve na ausência de fertilização. A auxina é o principal hormônio envolvido no estímulo ao desenvolvimento das paredes do ovário, sendo produzida no próprio fruto. Sobre os frutos partenocárpicos, pode-se afirmar que

(A) o caju é um fruto partenocárpico porque seu desenvolvimento depende da presença de auxinas.

(B) a banana é considerada um fruto partenocárpico porque a planta produz auxinas.

(C) a presença de polinizadores é sempre uma necessidade fundamental na produção de frutos.

(D) as sementes são a principal fonte de auxinas para o desenvolvimento dos frutos, portanto, frutos sem sementes são sempre pequenos ou mal formados.

(E) algumas variedades de uvas produzem frutos partenocárpicos e, por isso, sem sementes.


QUESTÃO 18
ENADE: As auxinas são sintetizadas nas plantas em regiões de crescimento ativo, sendo translocadas para diferentes órgãos, onde atuam no mecanismo interno que controla o crescimento. A figura abaixo apresenta a sensibilidade de diferentes órgãos de um vegetal a diferentes concentrações de auxina.

enade


A esse respeito, considere as seguintes afirmativas: I - as raízes são mais sensíveis ao aumento da concentração de auxina que o caule; II - doses muito baixas de auxina são suficientes para estimular o crescimento das raízes, porém são insuficientes para estimular o caule; III - as gemas, para se desenvolver, necessitam de maiores concentrações de auxina do que o caule; IV - concentrações mais altas de auxina promovem maior crescimento das raízes. São corretas apenas as afirmativas 

(A) I e II.  

(B) I e IV. 

(C) II e III.  

(D) II e IV. 

(E) III e IV.


QUESTÃO 19
ENADE: Para implantação de um reflorestamento com fins comerciais, usando espécies florestais nativas ou exóticas, deve ser selecionadas espécies que, entre outras características,

I - apresentem um crescimento rápido;

II - possuam alta dispersão de pólen;

III - tenham sua silvicultura conhecida;

IV - apresentem sementes recalcitrantes.

São corretas apenas as afirmativas

(A) I e II.  

(B) I e III.  

(C) I e IV.  

(D) II e III.  

(E) III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE: Sementes genéticas são aquelas produzidas pelos melhoristas, em pequenas quantidades, ao final dos programas de melhoramento.

Para possibilitar a produção de quantidade adequada de sementes, são produzidas sementes básicas e registradas, a partir das sementes genéticas, mantendo a pureza varietal e a identidade genética.

Já as sementes fiscalizadas podem ser produzidas a partir das básicas, registradas ou certificadas, por produtor credenciado, obedecidas as normas técnicas. A esse respeito, pode-se afirmar que

(A) a assistência de um melhorista é fundamental para produção de sementes certificadas.

(B) a produção de sementes básicas e registradas é desnecessária, pois as sementes certificadas poderiam ser produzidas a partir das sementes genéticas.

(C) as sementes registradas são aquelas que recebem a aplicação de um produto ou são submetidas a um tratamento especial.

(D) as sementes genéticas ou básicas devem ser sempre preferidas para comercialização, por terem maior pureza genética.

(E) as sementes certificadas são as mais apropriadas para a distribuição aos agricultores, pois têm garantia de origem genética e são produzidas em larga escala.


QUESTÃO 21
ENADE: O efeito estufa pode ser definido como a absorção da radiação de ondas longas refletidas pela Terra, por gases da atmosfera como CO2 e CH4. Atividades antrópicas têm contribuído para elevar a concentração desses gases na atmosfera, o que poderá ocasionar um aumento na temperatura média da Terra.

A esse respeito, relacione as atividades agropecuárias apresentadas na coluna da esquerda com 
seu correspondente impacto no efeito estufa indicado na coluna da direita.

Atividade agropecuária

I - Plantio de arroz inundado

II - Desmatamento e queimadas

III - Reflorestamento de novas áreas

IV - Plantio direto

V - Criação de ruminantes

Impacto no efeito estufa

P - fixação de CO2
Q - retenção de C no solo
R - emissão de CH4
S - emissão de CO2

A associação correta é

(A) I - P, II - Q, III - R, IV - S, V - S

(B) I - Q, II - S, III - S, IV - P, V - R

(C) I - R, II - Q, III - S, IV - P, V - P

(D) I - R, II - S, III - P, IV - Q, V - R

(E) I - S, II - R, III - Q, IV - Q, V - P


QUESTÃO 22
ENADE: Quando o Manejo Integrado de Pragas é adotado em um sistema de produção agrícola, a tomada de decisão quanto ao controle químico é determinada pelo nível de controle (ou nível de dano econômico), em conjunto com a avaliação do ecossistema.

Neste caso, pode-se afirmar que algum tipo de controle deve ser adotado quando:

I - a densidade populacional da praga estiver maior ou igual ao nível de controle;

II - as condições climáticas estiverem desfavoráveis à praga;

III - a densidade populacional da praga for maior que zero;

IV - a população dos inimigos naturais estiver abaixo da densidade capaz de controlar a praga.

São corretas apenas as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) III e IV.


QUESTÃO 23
ENADE: A rotação de culturas é uma das práticas importantes no controle de pragas e doenças. Para que seja efetiva, deve observar as peculiaridades de cada patossistema. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I - No período da rotação, a eliminação ou supressão de patógenos que colonizam também os restos culturais não está associada à atividade microbiana no solo, nem à composição dos tecidos vegetais remanescentes da cultura.

II - A rotação de culturas não é eficiente no controle de patógenos que, além de colonizar os restos culturais do hospedeiro, apresentam habilidade de competição saprofítica.

III - Quanto mais restrita for a gama de hospedeiros do patógeno, mais difícil é o estabelecimento de um programa de rotação.

IV - A rotação de culturas não é eficiente no controle das ferrugens.

Somente são corretas as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) II e IV.


QUESTÃO 24
ENADE: O bicho-mineiro (Perileucoptera coffeella) é uma praga importante do cafeeiro, cuja lagarta penetra no limbo foliar formando as “minas”, que podem tomar quase toda a área da folha. Analise as afirmativas abaixo, referentes a essa praga.

I - A população do bicho-mineiro flutua independente das condições climáticas.

II - Os predadores e parasitas do bicho-mineiro ocorrem naturalmente nas lavouras e auxiliam outros métodos de controle.

III - Os parasitas são microimenópteros (vespinhas), cada um capaz de parasitar uma larva ou pupa do bichomineiro.

IV - O controle biológico é o método mais utilizado para combater o bicho-mineiro nas grandes lavouras cafeeiras do Brasil.

São corretas apenas as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 25
ENADE: A tabela abaixo mostra a composição bromatológica de silagens de girassol, sorgo e milho.

enade

Com base nessa tabela, pode-se afirmar que as melhores silagens, em função do teor de proteína e do valor energético desejado para alimentação animal, são obtidas utilizandose quantidades decrescentes, respectivamente, de

(A) girassol, sorgo e milho.

(B) girassol, milho e sorgo.

(C) sorgo, milho e girassol.

(D) sorgo, girassol e milho.

(E) milho, sorgo e girassol.


QUESTÃO 26
ENADE: Ao contrário dos não-ruminantes, os ruminantes podem ser alimentados com fontes de alimentos alternativos como resíduos culturais, forragens grosseiras e nitrogênio não protéico

PORQUE

na digestão dos ruminantes, os alimentos ingeridos estão sujeitos ao ataque de microorganismos no rúmem, sofrendo degradação e nova síntese.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 27
ENADE: Quando o suprimento de um determinado nutriente está abaixo do nível ótimo, o crescimento de um órgão vegetal pode ser retardado até que haja absorção, ou, se for o caso, remobilização a partir dos tecidos mais velhos.

Assim, ocorre, por exemplo, translocação de cálcio para os órgãos mais novos, originando sintomas de deficiência nas folhas mais velhas

PORQUE

o cálcio, em sua maior parte, é um componente estrutural, que estabelece ligações estáveis na parede celular e na membrana plasmática.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 28
ENADE: Para escolha do método de seleção deve-se levar em conta o valor da herdabilidade

PORQUE

a herdabilidade é a proporção de variação fenotípica determinada pelos efeitos de dominância, os quais se manifestarão na descendência.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 29
ENADE: A figura abaixo mostra as respostas fotossintéticas de uma planta de sol e uma de sombra em função da intensidade luminosa.

enade

A figura mostra que existe uma intensidade luminosa na qual a fotossíntese líquida da planta de sombra se iguala à da planta de sol

PORQUE

com baixa intensidade luminosa, a planta de sombra tem maior taxa de fotossíntese líquida que a de sol, enquanto a planta de sol, com alta intensidade luminosa, tem maior taxa de fotossíntese líquida que a de sombra.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 30
ENADE: Na obtenção de cultivares transgênicos pelo uso da técnica do DNA recombinante, é necessário que a espécie doadora do gene seja próxima, do ponto de vista filogenético, à espécie receptora

PORQUE

nem todos os genes se expressam, quando transferidos para outra espécie.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 31
ENADE: A manutenção da biodiversidade é um dos requisitos do desenvolvimento sustentável, visando a garantir as possíveis necessidades das gerações futuras em termos de recursos genéticos. Áreas de floresta tropical apresentam maior diversidade que áreas de floresta temperada

PORQUE

a maioria dos solos das regiões tropicais tem maior disponibilidade de nutrientes que solos de regiões temperadas.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) as duas afirmativas são falsas.

(D) a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

(E) a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.


QUESTÃO 32
ENADE: Os gráficos a seguir representam o balanço hídrico simplificado de duas regiões do Brasil.

enade


Com base nestes dados, pode-se afirmar que

(A) na região X, pastagens sob sequeiro têm menor crescimento durante os meses de maio a setembro.

(B) na região X, plantas xerófitas constituem a vegetação natural predominante.

(C) na região X, um plantio de milho sob sequeiro deve ser efetuado nos meses de abril e maio.

(D) na região Y, cultivos anuais enfrentam deficit hídrico.

(E) na região Y, solos com problemas de salinidade são comuns.


QUESTÃO 33
ENADE: O desenho abaixo representa um levantamento planialtimétrico na escala 1:10.000, onde as cotas estão expressas em metros.

enade


Considerando que nesta planta a distância entre os pontos A e é de 20 cm, a declividade média entre os pontos é

(A) 0,1 %

(B) 1 %

(C) 2 %

(D) 10 %

(E) 20 %


As questões de números 34 a 36 devem ser respondidas com base no enunciado e nos gráficos abaixo.

Um dos fatores que determinam a perda de produtos vegetais considerados perecíveis é a ausência ou utilização inadequada de métodos de conservação, entre eles a refrigeração. As figuras abaixo estão relacionadas ao armazenamento e volume de comercialização de uma hortaliça

As questões de números 34 a 36 devem ser respondidas com base no enunciado e nos gráficos abaixo.

QUESTÃO 34 - ANULADA.

QUESTÃO 35
ENADE: O volume de comercialização da hortaliça

(A) não foi influenciado pelo tempo de armazenamento.

(B) aumentou com o tempo de armazenamento.

(C) aumentou quando a hortaliça foi mantida a 30 °C por 8 horas.

(D) foi sempre máximo, independente da temperatura.

(E) foi reduzido em 50% após 6 horas de manutenção da hortaliça a 30 °C.


QUESTÃO 36
ENADE: Considerando-se a relação entre taxa respiratória e volume de comercialização da hortaliça, pode-se afirmar que

(A) não é possível reduzir as perdas do produto.

(B) as perdas estão relacionadas à respiração, temperatura de armazenamento e ao tempo.

(C) a refrigeração aumenta a respiração do produto e o volume comercializado.

(D) o volume comercializado independe da temperatura de armazenamento.

(E) quanto antes a refrigeração for aplicada, menor o volume a ser comercializado.


As questões de números 37 a 39 devem ser respondidas com base no enunciado e na tabela abaixo.

Com o objetivo de recomendar um cultivar de arroz para certa região, um engenheiro agrônomo realizou um experimento onde comparou quatro cultivares, usando o modelo blocos ao acaso, com 5 repetições, em que cada bloco tinha uma única parcela de cada cultivar. A tabela apresenta os resultados parciais da análise de variância deste experimento.

enade

QUESTÃO 37
ENADE: Os graus de liberdade para blocos, tratamentos, erro e total, respectivamente, são

(A) 2, 3, 7 e 12.

(B) 3, 4, 12 e 19.

(C) 4, 3, 12 e 19.

(D) 4, 3, 13 e 20.

(E) 5, 4, 11 e 20.


QUESTÃO 38
ENADE: De acordo com os resultados da análise, pode-se afirmar que as médias dos tratamentos

(A) diferem significativamente, uma vez que o valor do F calculado foi maior que o do F tabelado.

(B) diferem significativamente, uma vez que o valor do F calculado foi menor que o do F tabelado.

(C) não diferem significativamente, uma vez que o valor do F calculado foi maior que o do F tabelado.

(D) não diferem significativamente, uma vez que o valor do F calculado foi menor que o do F tabelado.

(E) podem diferir significativamente ou não, dependendo do teste de médias.


QUESTÃO 39
ENADE: Tendo em vista o resultado do teste F, a análise deve prosseguir fazendo-se

(A) a análise de regressão.

(B) o cálculo das correlações lineares.

(C) o desdobramento dos graus de liberdade de tratamento.

(D) um teste de comparação de médias.

(E) ensaios complementares para melhorar a precisão.
 

QUESTÃO 40
ENADE: O governo vem implantando programas socioeconômicos, como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF), que financia a agricultura familiar, a reforma agrária para assentar trabalhadores rurais, e o Programa Fome Zero, que visa a aumentar a oferta de alimentos e a segurança alimentar, entre outros. Considerando os objetivos desses programas, como profissional de Agronomia e membro de uma equipe de assessoria, analise as seguintes medidas para reforçar tais programas:

I - aumento no volume de crédito rural, redução dos juros, ampliação do seguro rural e maior diversificação das atividades
agrícolas;

II - incentivo à agricultura de larga escala com monoculturas de produtos de exportação, promovendo maior gasto de fertilizantes e defensivos químicos;

III - aumento das exigências cadastrais para obtenção de crédito agrícola, para melhorar as garantias e diminuir a inadimplência;

IV - promoção de sistemas cooperativos de produção e comercialização, bem como associação para aquisição de máquinas e insumos.

São corretas apenas as medidas

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I e IV.
(D) II e III.
(E) III e IV.


As questões de números 41 a 43 devem ser respondidas com base no enunciado abaixo.

O quadro a seguir apresenta a estimativa de Custo de Produção e de Desempenho Econômico de 1 hectare da cultura da soja (Região de Assis, Estado de São Paulo, Safra 1999/2000; Fonte: Instituto de 
Economia Agrícola - IEA), para uma produtividade de 3.000 kg ha−1 de grãos.

ENADE

QUESTÃO 41
ENADE: A receita líquida (em R$/ha) é

(A) 360,00

(B) 446,00

(C) 540,00

(D) 600,00

(E) 900,00


QUESTÃO 42
ENADE: O ponto de nivelamento entre custo e receita, fornecido pela produção mínima que cobre o custo operacional total, é

(A) 18

(B) 20

(C) 30

(D) 50

(E) 540


QUESTÃO 43
ENADE: Com base nestes dados, é possível afirmar que

(A) a receita líquida mal cobre o custo operacional total, e seria recomendável a troca de cultura sob pena de descapitalização.

(B) o desempenho econômico da cultura pode ser considerado plenamente satisfatório, em função do ponto de nivelamento, o que pode traduzir estímulo para a permanência na atividade.

(C) o ponto de nivelamento entre custo e receita, fornecido pela produção mínima que cobre o custo operacional total, está, neste caso, muito elevado, podendo fazer com que o produtor mude de atividade.

(D) o produtor necessita reduzir os custos, principalmente de defensivos, e aumentar o rendimento para melhorar os resultados econômicos que, neste caso, apresentam uma margem muito estreita.

(E) os custos com defensivos são, proporcionalmente, muito altos, fazendo-se necessário empregar mais mão-deobra.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2004 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/04/prova-de-agronomia-enade-2004-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/04/prova-de-agronomia-enade-2004-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo