ENADE: Em decorrência do quadro apresentado no texto III, Pedro foi encaminhado ao serviço municipal de estimulação precoce

Texto III – questões 11 e 12

Pedro nasceu a termo, sem nenhuma intercorrência no período pré e perinatal. Seu desenvolvimento motor e cognitivo apresentou-se sempre em atraso: foi tardio o controle cervical e também o controle de tronco.

É filho único, seu pai abandonou a casa a casa antes de ele ter nascido, e, a partir então, a mãe passou a morar com os pais dela. Pedro não engatilhou e, com 1 ano de idade, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Após avaliação, verificou-se que Pedro senta-se de forma instável, não se mantem em pé, apresenta de fensividade tátil e seu comportamento lúdico é pobre.

QUESTÃO 11
ENADE: Em decorrência do quadro apresentado no texto III, Pedro foi encaminhado ao serviço municipal de estimulação precoce.

Na qualidade de terapeuta ocupacional de Pedro e visando à dessensibilização tátil, julgue as condutas apresentadas nos itens a seguir, considerando como VERDADEIRAS (V) as que são adequadas e como FALSAS (F) as que não são.

1 (   ) Posicionar Pedro sentado sobre um rolo terapêutico, colocar à sua frente uma bacia cheia de trigo, contendo 5 argolas. Sentar à frente de Pedro e solicitar que ele pegue as argolas e coloque-as na vareta de suporte para montar um palhaço.

2 (   ) Posicionar Pedro em uma piscina de bolinhas e estimulá-lo para que ele se movimente globalmente (rolando, arrastando-se). Acomodar Pedro para que ele se posicione sentado e auxiliá-lo a pegar as bolas da piscina e colocá-las dentro de uma bacia plástica que estará ao lado dele.

3 (   ) Apresentar a Pedro um ambiente terapêutico em que haja diversas almofadas encapadas com cetim e veludo, toalha felpuda, bichos de pelúcias e bolas de diferentes texturas, possibilitando-lhe a exploração livre desses objetos.

4 (   ) Colocar sobre uma mesa um pote cheio de miçangas, sentar Pedro sobre o seu colo de frente para as miçangas e solicitar que ele coloque a mão dominante dentro do pote, retire uma miçanga e passe-a por um barbante com a ponta envolta em fita adesiva.

5 (   ) Estimular Pedro a rasgar papel crepom de diferentes cores e solicitar que ele faça bolinhas para, depois, colá-las em um papel fixo à mesa à sua frente.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
F, V, V, F, F

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.