ENADE: Em visita domiciliar, o terapeuta ocupacional verificou que Pedro — criança do caso descrito no texto III

Texto III – questões 11 e 12

Pedro nasceu a termo, sem nenhuma intercorrência no período pré e perinatal. Seu desenvolvimento motor e cognitivo apresentou-se sempre em atraso: foi tardio o controle cervical e também o controle de tronco.

É filho único, seu pai abandonou a casa a casa antes de ele ter nascido, e, a partir então, a mãe passou a morar com os pais dela. Pedro não engatilhou e, com 1 ano de idade, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Após avaliação, verificou-se que Pedro senta-se de forma instável, não se mantem em pé, apresenta de fensividade tátil e seu comportamento lúdico é pobre.

QUESTÃO 12
ENADE: Em visita domiciliar, o terapeuta ocupacional verificou que Pedro — criança do caso descrito no texto III — mora com sua mãe e seus avós em casa de madeira com quatro cômodos, quarto, sala, cozinha e banheiro. A partir dessa observação ambiental, julgue como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) as orientações que poderiam ser dadas à mãe de Pedro.

1 (   ) Durante o banho, utilizar uma esponja/bucha vegetal, deslizando-a pelas partes do corpo de Pedro, nomeando-as, possibilitando, assim, a estimulação do esquema corporal e a dessensibilização tátil.

2 (   ) Levar Pedro para passear em uma praça em seu bairro para ampliar seu universo ambiental, possibilitando-lhe, além da interação com outras crianças, o contato com grama, areia e solos diferentes. 

3 (   ) Colocar Pedro no chão e oferecer-lhe um brinquedo construído com garrafas PET (2 L) contendo grãos para que estas, ao rolarem, estimulem-no a pegá-las.

4 (   ) Oferecer um brinquedo construído com uma garrafa PET (2 L) com vários orifícios pelos quais são passados palitos de churrasco coloridos, para que Pedro se mantenha sentado, estimulando-se, assim, seu equilíbrio de tronco.

5 (   ) Utilizar uma calça de adulto ou de adolescente, preenchida com espuma ou tecido e decorada com retalhos de tecido de texturas diferentes, para que Pedro possa sentar-se apoiado nela e, assim, poder explorar outros brinquedos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
V, V, V, ,F, V

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.