Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Suponha que uma dieta elaborada para coelhos em crescimento tenha apresentado a seguinte composição química.

• proteína bruta = 16,00%

• energia digestível = 2.500 kcal/kg

• cálcio = 0,80%

• fósforo total = 0,40%

• fibra bruta = 6,00%

Suponha também que a ingestão dessa dieta tenha acarretado um quadro de enterite, uma das mais sérias e frequentes causas de mortalidade em coelhos jovens criados em condições intensivas. Nessa situação, que característica da dieta pode ter provocado o referido distúrbio?

A) Baixo teor de proteína bruta.

B) Alto teor de cálcio.

C) Baixo teor de fósforo total.

D) Baixo teor de material fibroso.

E) Baixa concentração energética.


QUESTÃO 12
ENADE: Na dieta de cavalos adultos, a relação recomendada entre alimentos volumosos e alimentos concentrados varia de 100:0 a 80:20. Essa recomendação se deve ao fato de o cavalo adulto conseguir aproveitar parte dos nutrientes presentes no capim de boa qualidade. Que característica fisiológica e(ou) anatômica possibilita a esse animal aproveitar os nutrientes de forrageiras?

A Produção das enzimas celulase e hemicelulase pelo estômago.

B) Produção das enzimas tripsina, quimiotripsina, e carboxipeptidase pelo cólon proximal.

C) Existência de rúmen, retículo, omaso e abomaso.

D) Maior capacidade volumétrica do intestino grosso em comparação a outros animais monogástricos, como os suínos.

E) Produção das enzimas amilase, quitinase e lipase pelo cólon distal.


QUESTÃO 13
ENADE: Em cruzamento animal, a heterose, definida como a superioridade média dos descendentes em relação à média dos pais, é considerada um importante objetivo a ser alcançado. A heterose (H) de determinado parâmetro zootécnico pode ser calculada pela fórmula

enade

em que enade representa a média dos filhos e enade , a média dos pais. Com base nessas informações, considere um acasalamento entre duas raças de suínos A e B (pais) que tenha resultado em filhos AB. Considere também que, na avaliação do número de leitões desmamados, tenham sido contados 10 leitões desmamados da raça A, 6 leitões desmamados da raça B e 9 leitões desmamados dos animais AB. Nessa situação, qual foi o efeito do cruzamento no valor da heterose e no número médio de leitões desmamados?

enade


QUESTÃO 14

enade

ENADE: Considerando a figura acima, que representa a curva de desenvolvimento dos tecidos corporais de animais ruminantes, em que a ordenada corresponde à velocidade de crescimento dos tecidos corporais, julgue os itens a seguir.

I. A velocidade de crescimento até a maturidade pode variar entre as raças, o que pode fazer que elas tenham diferentes idades ideais para o abate.

II. O grande desenvolvimento muscular durante a puberdade, associado a um bom grau de acabamento da carcaça, indica que essa é a melhor idade para o abate.

III. Animais abatidos com idade avançada apresentam melhor relação econômica custo versus benefício.

IV. No caso de ovinos, o acúmulo de gordura após a maturidade melhora o grau de acabamento da carcaça e a qualidade da carne.

V. Animais precoces ou superprecoces apresentam crescimento rápido de tecido adiposo e crescimento moderado de tecido muscular.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e V.

D) III e IV.

E) III e V.


QUESTÃO 15
ENADE: Considere que um zootecnista tenha sido contratado poruma empresa de grande porte que exporta carne bovina, especialmente para os mercados dos Estados Unidos da América e países da antiga União Soviética. Considere, ainda, que essa empresa, que pretende instalar uma nova planta frigorífica em alguma região do Brasil, tenha solicitado a esse zootecnista um estudo comparativo das regiões brasileiras para a instalação da referida planta. Com base nessa situação, julgue as seguintes informações, apresentadas no referido estudo.

I. A incorporação de novas áreas para a bovinocultura de corte na região Sul aumentou significativamente o tamanho do rebanho nessa região na última década, o que reduziu o preço da carne.

II. A região Sudeste possui grandes extensões de áreas disponíveis para a implantação de pastagens em sistema extensivo de produção.

III. A região Nordeste apresenta grande disponibilidade de mão-de-obra qualificada para dar suporte à expansão da bovinocultura de corte em curto prazo.

IV. A adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária tende a aumentar a disponibilidade e a produtividade de pastagens na região Centro-Oeste.

V. A região Norte apresenta condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento do gado zebuíno, base da produção nacional.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e V.

C) II e III.

D) III e IV.

E) IV e V.


QUESTÃO 16
ENADE: A tecnologia de reprodução artificial de peixes vem sendo aprimorada a cada dia, impulsionada pela crescente demanda por alevinos de qualidade para recria em cativeiro. Os métodos de propagação artificial de peixes constituem a maneira mais eficiente e prática de obtenção de alevinos em quantidade e qualidade que garantam a segurança dessa fase do empreendimento. Com referência à reprodução de peixes, julgue os itens subseqüentes.

I. De acordo com sua biologia de reprodução, os peixes de águas interiores (ou de água doce) podem ser corretamente classificados em dois grupos: peixes lóticos e peixes reofílicos.

II. Os peixes lóticos, característicos de águas paradas, não precisam realizar longas migrações para desovar. Algumas espécies desse grupo, como a tilápia, o acará, a traíra e o tucunaré, podem desovar mais de uma vez por ano, mas sempre com pequenas quantidades de ovos.

III. No Brasil, a reprodução dos peixes de clima tropical concentra-se nos meses de novembro a janeiro, quando os dias são mais longos e a temperatura da água é mais elevada.

IV. A reprodução induzida viabiliza a produção de maior número de alevinos por reprodutor bem como o desenvolvimento de programas de melhoramento genético, a antecipação de desovas e a produção, em escala industrial, de larvas, pós-larvas e alevinos.

V. A propagação artificial envolve o uso de hormônio, que é injetado nos peixes adequadamente maduros para estimular a ovulação e a espermeação. Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 17
ENADE: O desaparecimento de abelhas está ocorrendo em várias partes do mundo e as razões para esse fenômeno não estão completamente elucidadas. As possíveis causas desse desaparecimento incluem

I. a utilização sistemática de agrotóxicos nas diferentes culturas.

II. a expansão do uso de tecnologias eletrônicas, como o da telefonia móvel, cujas ondas eletromagnéticas podem interferir na orientação das abelhas.

III. o aumento da agressividade das abelhas em decorrência de cruzamentos interespecíficos entre abelhas de diferentes origens.

IV. o aquecimento global e outras mudanças climáticas, que estariam comprometendo a reprodução das abelhas.

V. o aumento da produção de mel mediante a intensificação de sistemas artificiais de criação.

Estão certos apenas os itens

A I, II e IV.

B I, II e V.

C I, III e IV.

D II, III e V.

E III, IV e V.


QUESTÃO 18
ENADE: Segundo a FAO, cerca de 50% do peixe consumido em todo o mundo são oriundos de criação em cativeiro. Esse percentual equivale a 45,5 milhões de toneladas de peixes anualmente, o que representa cerca de US$ 63 bilhões. Em 1980, apenas 9% do pescado consumido eram originados da aqüicultura.

No Brasil, a aqüicultura contribuiu, em 2004, com 26,5% da produção total de pescado (marinho e de água doce), o que equivale a 269.697,5 toneladas, com destaque para a expansão da tilapicultura nas regiões Sudeste e Nordeste. No período de 1990 a 2003, a taxa anual média de crescimento da aqüicultura no Brasil foi de 23,3%, bastante superior à de outros importantes setores alimentícios, como o de aves (10%), bovinos (4%), suínos (7,9%), soja (8,6%), milho (7,6%), trigo (13,4%) e arroz (3,4%). No aspecto econômico, a aqüicultura já representa 5% da produção animal nacional.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

I. Os fatores que contribuíram para o crescimento da produção de pescado no Brasil incluem incentivos governamentais, desenvolvimento de novas tecnologias para produção e industrialização e oferta de produtos diferenciados para o consumidor.

II. No Brasil, o sistema de cultivo predominante na produção de pescado é o extensivo, mediante o uso de espécies nativas.

III. A produção de tilápia, espécie originária do Brasil, tem crescido bastante em razão do incremento do uso de linhagens puras em criações comerciais.

IV. Em um projeto piscícola, deve ser incluída pesquisa acerca dos canais de comercialização e os produtos devem ser direcionados para a satisfação do mercado consumidor no que se refere a aspectos quantitativos e qualitativos.

V. Em parte, o aumento do consumo de peixes pode ser atribuído a mudanças nos hábitos alimentares da população, em decorrência da conscientização do consumidor e a conseqüente demanda por alimentos mais benéficos para a saúde humana.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 19
ENADE: Cruzamento industrial é uma ferramenta utilizada para o aumento da produtividade em bovinos de corte e que visa, entre outros aspectos, explorar as vantagens da heterose. Para essa finalidade, em geral, utilizam-se, no Brasil, fêmeas nelores ou aneloradas como raça materna e touros ou sêmens de raças européias. Isso se deve

I. à boa adaptação das fêmeas nelores ou aneloradas nas regiões tropicais e subtropicais.

II. ao menor custo, no Brasil, das fêmeas nelores ou aneloradas em comparação ao de fêmeas de outras raças importadas.

III. à boa fertilidade das fêmeas nelores ou aneloradas nas condições tropicais e subtropicais.

IV. ao baixo custo dos touros europeus nas condições de produção de gado de corte no Brasil.

V. à alta resistência dos touros europeus às condições climáticas das regiões tropicais e subtropicais.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.


QUESTÃO 20
ENADE: A exploração de animais silvestres vem crescendo no Brasil, em decorrência do aumento de demanda por produtos diferenciados para mercados específicos, incluindo-se a exploração de jacarés (Cayman yacare). Apesar disso, nos últimos anos, a população desses répteis aumentou de forma desordenada no pantanal mato-grossense. A que fator se deve esse aumento populacional?

A) À conscientização dos caçadores de jacaré, por meio de campanhas organizadas por organismos de proteção ambiental.

B) Ao aumento da disponibilidade de alimentos no pantanal, decorrente das constantes enchentes.

C) Ao aumento da fertilidade dos jacarés, provavelmente em função do aquecimento global.

D) À diminuição do interesse pela comercialização da pele do jacaré por parte dos países importadores.

E) Às campanhas de desestímulo ao consumo de carne de jacaré divulgadas pelo governo federal brasileiro.


QUESTÃO 21

enade

ENADE: O gráfico acima representa o ciclo de produção de 12 meses para cabras leiteiras, no qual é possível identificar quatro fases produtivas distintas, em que diversos fatores relacionados à produção de leite, à condição corporal e ao aporte de nutrientes estão inter-relacionados. O conhecimento dessas características é importante para se adequar o manejo de modo a alcançar bons índices produtivos e reprodutivos. Com base nessas informações e no gráfico apresentado, assinale a opção correta.

A) Nas fases 1 e 4, a inclusão de dietas com altos níveis de fibra em detergente neutro (FDN) pode elevar a ingestão de matéria seca.

B) As fases 2 e 3 são as mais críticas do ponto de vista nutricional, já que nelas a ingestão de matéria seca é limitada.

C) Nas fases 1 e 4 é importante elevar a concentração energética do concentrado com óleos e ingredientes amiláceos, a fim de minimizar o efeito da baixa capacidade de ingestão e atender às exigências nutricionais.

D) Na fase 2, que apresenta a maior produção de leite, ocorre grande mobilização das reservas corporais e isso indica que o animal se apresenta em balanço energético negativo.

E) Nas fases 2 e 3 é necessário elevar o nível de FDN da dieta para que haja redução da produção de leite e aumento das reservas corporais.


QUESTÃO 22
ENADE: A produção de carne bovina no Brasil é sustentada basicamente pela terminação dos animais em sistemas de pastagens. Todavia, o confinamento é praticado em algumas situações e suas vantagens incluem

I. o menor custo de produção por arroba produzida.

II. o uso de animais não-castrados e de baixo potencial genético.

III. o uso exclusivo de animais oriundos de cruzamentos industriais.

IV. o rápido retorno do capital investido (em média, 100 dias).

V. a desocupação de pastagens para bovinos de outras categorias.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) III e V.

E) IV e V.


QUESTÃO 23
ENADE: Normalmente, vacas de raças leiteiras perdem peso nos primeiros 45 dias após o parto, mesmo que seja administrada uma dieta balanceada e à vontade. Essa redução de peso é um fenômeno fisiológico causado pelo(a)

A) excesso de gordura no leite.

B) alta produção de leite nos primeiros 7 dias após o parto.

C) amamentação do bezerro logo após o parto.

D) metabolismo negativo que ocorre logo após o parto.

E) redução do consumo de água logo após o parto.


QUESTÃO 24
ENADE: Nas melhores bacias leiteiras do Brasil, é comum o uso de silagem de grãos de milho úmidos, descartando-se folhas e colmos, para aumentar a produção de leite, sobretudo no período de escassez de alimentos. Em relação à silagem da planta inteira, a silagem de grãos de milho úmidos

A) aumenta a massa ensilada por hectare.

B) aumenta o teor de fibra bruta da massa ensilada.

C) aumenta o valor nutritivo da massa ensilada.

D) reduz o custo de produção da massa ensilada.

E) reduz a concentração energética da massa ensilada.


QUESTÃO 25
ENADE: A produção de leite é determinada, entre outros fatores, pela raça e pela alimentação do animal. Entre as raças leiteiras conhecidas, a holandesa destaca-se como a de maior produção. No entanto, a maior parte do rebanho leiteiro do Brasil é constituída essencialmente por animais cruzados, de baixa produção. As razões para a maior utilização de animais mestiços no Brasil incluem o fato de que esses animais apresentam, em relação às vacas holandesas,

I. menor custo de produção de leite.

II. maior resistência ao meio ambiente e aos parasitas.

III. maior facilidade de manejo.

IV. maior adaptabilidade à estabulação e ao arraçoamento em comedouros.

V. maior peso.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


QUESTÃO 26
ENADE: O plantel de bubalinos no Brasil é pequeno em relação ao de bovinos. Todavia, existem regiões que exploram a bubalinocultura para a produção de leite. Qual das opções abaixo apresenta uma vantagem da bubalinocultura em relação à bovinocultura no Brasil?

A) A coloração mais esbranquiçada do leite de búfala, que facilita sua comercialização.

B) A produtividade superior de leite por animal.

C) O maior valor agregado do leite de búfala, em razão de ser transformado em queijos de alta demanda no mercado.

D) A melhor qualidade nutricional do leite de búfala em relação ao de vaca, decorrente de seu menor teor de gordura.

E) A maior demanda de carne de búfalo, subproduto da exploração de leite, em relação à carne bovina.


QUESTÃO 27
ENADE: Uma granja de suínos vende os animais para um frigorífico que remunera os produtores com base no percentual de carne magra da carcaça. Inicialmente, o peso vivo médio dos animais era de 20 kg e eles recebiam 2,6 kg de ração por dia, durante 90 dias, apresentando um ganho diário médio de peso de 800 g, e a espessura de toucinho era de 19 mm.

Com o objetivo de se reduzir a espessura de toucinho, a quantidade diária de ração fornecida foi reduzida de 2,6 kg para 2,4 kg. Com essa redução, os animais passaram a permanecer 100 dias na unidade de crescimento e terminação da granja, tendo apresentado um ganho diário médio de peso de 720 g. A espessura de toucinho foi reduzida para 18 mm.

Com relação à situação hipotética descrita acima, é correto afirmar que a redução da quantidade de ração fornecida provocou

A) aumento do peso vivo médio dos animais vendidos para o frigorífico.

B) aumento do valor de conversão alimentar.

C) aumento da eficiência alimentar.

D) aumento do número de suínos produzidos anualmente.

E) redução da quantidade de ração necessária para o suíno atingir o peso de abate.


QUESTÃO 28
ENADE: Uma granja de suínos possui 100 matrizes em produção, com intervalo de 152 dias entre partos. O rebanho apresenta uma média de 11 leitões desmamados, por matriz, por parto, índice de mortalidade de 4% durante o período pós-desmama até o abate e peso vivo médio de 100 kg ao abate.

Os animais abatidos apresentam um rendimento médio de carcaça de 75%.

No que se refere a essa situação hipotética, é correto concluir que a granja tem uma produção média anual de carcaça, em toneladas,

A) inferior a 195.

B) superior a 195 e inferior a 205.

C) superior a 205 e inferior a 215.

D) superior a 215 e inferior a 225.

E) superior a 225.


QUESTÃO 29
ENADE: Galinhas poedeiras não conseguem digerir, ou digerem de forma incompleta, os polissacarídeos não-amiláceos (PNA) presentes em alimentos utilizados na dieta, como farelos de soja, de trigo, de arroz, de girassol, entre outros.

No intestino dessas aves, alguns PNAsprovocam aumento da viscosidade do quimo, o que prejudica a ação das enzimas endógenas e pode interferir no transporte dos nutrientes e na velocidade de passagem. Com o intuito de melhorar a digestibilidade de alguns PNAs, é correto adicionar à dieta de poedeiras as enzimas

A) celulase, fitase e glucanase.

B) celulase, glucanase e xilanase.

C) celulase, fitase e xilanase.

D) amilase, glucanase e xilanase.

E) amilase, hemicelulase e fitase.


QUESTÃO 30
ENADE: Para realizar a muda forçada ou a muda induzida em poedeiras comerciais, o proprietário de uma granja interrompeu o fornecimento de luz artificial e deixou as aves em jejum alimentar durante 17 dias. Ao final desse período, as aves estavam pesando 42% menos em relação ao peso vivo inicial. A mortalidade entre o período de jejum e o período de retorno à alimentação foi de 10%. O proprietário forneceu uma fonte de cálcio para coletar os ovos que estavam em formação nos três primeiros dias de jejum.

Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o(a)

A) proprietário da granja deveria continuar fornecendo luz artificial para as poedeiras, para coletar mais ovos nos primeiros dias do período de jejum.

B) período de jejum foi superior ao recomendado, o que acarretou uma excessiva redução do peso vivo e uma mortalidade acima da esperada.

C) ciclo de produção, após a muda forçada, deve ser idêntico ao primeiro, devendo apresentar os mesmos parâmetros produtivos.

D) fornecimento de fonte de cálcio nos primeiros dias do período de jejum aumenta o número de dias necessários para que a postura chegue a zero, o que força um período maior de jejum.

E) metodologia utilizada é a mais adequada para o caso, e o peso médio de ovo durante o segundo ciclo de postura pode atingir 90% do peso médio de ovo observado no primeiro ciclo.


QUESTÃO 31
ENADE: Para estimar a exigência de energia metabolizável (EM) para galinhas poedeiras leves, em kcal / ave / dia, existem várias equações, como, por exemplo,enade em que P representa o peso corporal médio das aves, em kg, G, o ganho de peso médio das aves, em g / ave / dia, ovo, o peso médio dos ovos, em g / ave / dia, e T, a temperatura ambiente média, em ºC.

ROSTAGNO, H. S. Tabelas brasileiras para aves e suínos. 2005.

Com base na equação acima, assinale a opção correta.

A) Na estimativa da exigência de energia metabolizável de galinhas poedeiras, o peso do ovo tem maior influência que o ganho de peso vivo.

B) A temperatura ambiente acima de 21 ºC afeta de forma inversa a energia metabolizável de galinhas poedeiras, ou seja, com o aumento da temperatura, a exigência de energia metabolizável diminui.

C) Uma linhagem de galinha poedeira que apresenta tamanho e peso dos ovos maiores que a de outra linhagem tem menor exigência de energia metabolizável.

D) Com o avanço da idade, a concentração da energia metabolizável da dieta deve aumentar, em função do aumento do ganho de peso.

E) A temperatura ambiente de 21 ºC provoca estresse térmico na galinha poedeira, além de aumentar a exigência de energia metabolizável.


QUESTÃO 32

enade

ENADE: Uma empresa avícola apresenta problemas na linha de abate e processamento de frango de corte, principalmente na etapa de evisceração automática, em decorrência da desuniformidade entre os animais. O gerente do abatedouro observou que o formato da curva de freqüência de distribuição de peso vivo dos animais, mostrada na figura acima, é o principal fator que compromete a eficiência da evisceração automática e aumenta a incidência de cortes  nos intestinos, com a conseqüente contaminação da carcaça.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

A) O peso vivo dos pintinhos de um dia pode variar em até 13 g sem interferir na uniformidade de peso dos frangos no abate.

B) A quantidade de comedouros e bebedouros, que devem ser distribuídos uniformemente dentro do círculo de proteção, deve ser proporcional ao número de pintinhos.

C) Frangos oriundos de lotes de diferentes matrizes ou de diferentes linhagens são uniformes quanto ao peso desde que apresentem a mesma idade no abate.

D) Machos e fêmeas criados no mesmo galpão apresentam o mesmo peso médio no abate.

E) Nos primeiros dias de vida, variações na temperatura de aquecimento de pintinhos podem acarretar aumento de taxa de mortalidade destes, porém não interferem na uniformidade dos frangos no abate.


QUESTÃO 33
ENADE: Um zootecnista foi contratado para melhorar o desempenho produtivo de uma empresa que administra uma granja de frango de corte. Em sua análise técnica, o profissional verificou que os frangos são criados até atingir a média de 2,0 kg de peso vivo; que a temperatura dentro dos galpões, construídos no sentido norte-sul, oscila entre 31 ºC e 32 ºC; que o produtor aloja 24 mil pintinhos em uma área de 1.200 m2 de galpão; que os animais estão ofegantes e apresentam baixo ganho de peso; e que a cama de frango está úmida.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

I. A densidade de aves nos galpões está tecnicamente correta.

II. A elevada umidade da cama de frango pode ser consequência do alto consumo de água pelas aves em razão das condições ambientais.

III. A orientação dos galpões está correta, visto que proporciona bom controle de ambiência interna.

IV. Os animais estão em estresse térmico e podem desenvolver um quadro de alcalose respiratória.

V. A tendência, nessa situação, é de que o consumo de ração diminua, o que pode reduzir o ganho de peso das aves.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.


QUESTÃO 34
ENADE: Para manter e conquistar novos mercados consumidores, o Brasil deve ser capaz de criar e executar leis, normas e regulamentos a fim de garantir a produção e a comercialização de produtos com a qualidade e as exigências impostas por esses mercados.

Considerando os órgãos nacionais e internacionais e os programas e os procedimentos relacionados às ações de gestão nas várias etapas da cadeia produtiva de frango de corte, é correto afirmar que

A) um Programa de Boas Práticas de Fabricação, implantado em um abatedouro avícola, visa minimizar os custos de produção para melhorar a competitividade do setor.

B) o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, implantado em um abatedouro avícola, controla apenas os processos de abate e evisceração das carcaças.

C) o Programa Nacional de Sanidade Avícola tem o objetivo de garantir, para os mercados interno e externo, produtos avícolas de qualidade por meio da orientação dos manejos sanitário e nutricional adotados nas granjas avícolas.

D) o Codex Alimentarius é um organismo internacional que tem o objetivo de elaborar princípios, códigos e diretrizes para garantir a segurança do produto e proteger a saúde dos consumidores.

E) o Programa de Procedimentos-Padrão de Higiene Operacional garante a formulação de dietas balanceadas com o mínimo custo, o que possibilita o máximo desempenho produtivo.


QUESTÃO 35
ENADE: A seleção é um método de melhoramento genético que consiste na identificação e na escolha de indivíduos superiores, segundo objetivos e critérios previamente definidos. Com referência a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

I. O efeito da seleção aplicada aos animais depende da variação genética existente entre os indivíduos da população, da herdabilidade da característica a ser melhorada e da intensidade de seleção praticada na população.

II. A seleção praticada em uma população não provoca a criação de novos genes, mas acarreta aumento do número de descendentes de indivíduos portadores de determinados genes ou combinações genéticas favoráveis.

III. A seleção de características de baixa herdabilidade resulta na variação das freqüências de genes na população em menor espaço de tempo, em relação à seleção de características de elevada herdabilidade.

IV. A seleção acarreta a combinação de méritos genéticos de diferentes raças ou linhagens em um único indivíduo.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 36
ENADE: A produção de ovinos de corte tem crescido em algumas regiões do Brasil, o que demonstra ser estauma atividade economicamente rentável, com grande demanda no mercado interno de carnes.

Nos últimos anos, a região Nordeste passou a ter o maior rebanho efetivo de ovinos de corte do Brasil, enquanto, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, esse tipo de rebanho aumentou consideravelmente e, na região Sul do país, houve redução do rebanho ovino. Tais alterações ocorreram principalmente em função do(a)

A) aumento da exportação de carnes de ovinos para países do Oriente Médio e para a China.

B) aumento da importação de carne ovina por países do MERCOSUL, principalmente Uruguai e Argentina.

C) aumento no consumo de carne ovina, em decorrência do menor preço dessa carne em relação à de bovinos e de aves.

D) importação de raças exóticas com elevado potencial genético para a produção de carne, que passaram a constituir a maior parte do rebanho nacional.

E) aumento no consumo nacional de carne de ovino, além do crescimento mundial da produção de fibras sintéticas e da consequente queda do valor de mercado da lã.


QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Zootecnia ENADE 2007 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-zootecnia-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-zootecnia-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo