UEM 2020: Um químico precisava determinar a presença de alguns elementos tóxicos em um efluente industrial (pH neutro)

UEM 2020: Um químico precisava determinar a presença de alguns elementos tóxicos em um efluente industrial (pH neutro) proveniente de uma indústria metalúrgica. 

Para tal, em um recipiente cilíndrico de 6 cm de diâmetro e 10 cm de altura ele coletou a amostra (até a borda), lacrou e levou para o laboratório. No laboratório a amostra foi dividida em alguns tubos de ensaio para os testes.

UEM2020

De posse de duas soluções (HCl e NaOH, ambas a 1,0mol/L), e de uma tabela de produtos de solubilidade, ele fez alguns testes, cujos resultados estão plotados no quadro a seguir. De acordo com as informações dadas, assinale o que for correto.

01) O volume de solução coletada foi inferior a 300mL.

02) Dentre os sais citados no quadro, o mais insolúvel é o AgCl.

04) Não é possível determinar a presença de Ni, Cd e Cr no  efluente usando HCl como agente precipitante.

08) Apenas pela adição de NaOH às amostras pode-se verificar com certeza a presença de Cd, Ni, Ag e Cr na solução de efluente.

16) O pH da solução de efluente foi alterado pela adição de HCl e NaOH, obtendo-se valores maiores e menores que 7, respectivamente.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
01-02-04 = 07

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.