UEM 2020: As palavras “ética” e “moral” vêm do grego ethikos e do latim moralis, respectivamente, e designam “modo de ser”, “comportamento”

UEM 2020: As palavras “ética” e “moral” vêm do grego ethikos e do latim moralis, respectivamente, e designam “modo de ser”, “comportamento” e, especificamente, concepções diferentes de ética e moral adotadas pelas sociedades ao longo da história, tanto para organizar a vida social quanto para compreender os dilemas do gênero humano na busca do bem. 

Sobre as concepções de ética e de moral na Idade Moderna, assinale o que for correto.

01) Hegel distinguiu “moral” e “ética”, mas essa distinção não se impôs de maneira definitiva no campo da reflexão filosófica, de modo que os termos podem ser empregados como sinônimos.

02) Os filósofos iluministas defenderam a ideia de que a moral devia ser fundamentada em valores religiosos, e não mais em valores da natureza humana.

04) O humanismo moderno tornou possível uma nova concepção de moral caracterizada pela valorização da liberdade e da autonomia do indivíduo.

08) No Tratado da natureza humana Hume desenvolveu uma moral do sentimento, na qual são as paixões que determinam as escolhas das pessoas, e não a razão.

16) Immanuel Kant formulou a concepção de natureza humana como sensível e ao mesmo tempo como inteligível, superando com essa concepção o conflito entre liberdade e dever moral.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
01-04-08-16 = 29

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.