Prova UEM 2020 (Etapa 2) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 2) com Gabarito
Prova UEM 2020 (Etapa 2) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 2) com Gabarito

ETAPA 02

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 01
UEM 2020: Sobre a arte no Renascimento, assinale o que for correto.

01) Filippo Brunelleschi foi um importante arquiteto que desenvolveu a noção de profundidade em suporte bidimensional. 

02) O estudo da anatomia foi um dos métodos empregados pelos artistas para que a representação artística se aproximasse da realidade do corpo humano. 

04) Michelangelo Buonarroti é um dos artistas mais conhecidos. Entre suas obras estão a Pietà e o teto da Capela Sistina, no Vaticano. 

08) Os artistas buscavam retratar a exaltação dos sentimentos e a dramaticidade nas esculturas e na arquitetura, com o uso de diversos elementos decorativos aplicados, de ondulações e da assimetria nos edifícios. 

16) As igrejas mineiras estabelecidas no período da exploração do ouro no Brasil são consideradas exemplos da arquitetura renascentista italiana.


QUESTÃO 02
“Uma floresta virgem é o produto de todos os milhões de anos que se passaram desde o início da vida em nosso planeta. Se ela for derrubada, outra floresta pode crescer em seu lugar, mas a continuidade terá sido interrompida. O rompimento dos ciclos naturais da vida das plantas e dos animais significa que a floresta jamais será como teria sido se não tivesse sido derrubada. [...] No entanto, uma vez a floresta derrubada ou inundada, a sua ligação com o passado estará perdida para sempre. Esse é um custo com o qual terão de arcar todas as gerações que nos sucederem neste planeta.” 
(SINGER, P. Ética prática. Trad. J. L. Carmargo. 
São Paulo: Martins Fontes, 1993, p. 284 e 285). 

UEM 2020: A partir desse fragmento e considerando a ética aplicada, especialmente sobre discussões envolvendo bioética, e sobre ética ambiental, assinale o que for correto.

01) A preservação das florestas nativas, cada vez mais raras, é algo importante, mesmo em termos de uma ética centrada no próprio ser humano.

02) A preservação de florestas nativas envolve o reconhecimento de valores de longo prazo, como a defesa do bem-estar das futuras gerações.

04) A preservação de florestas nativas otimiza a atividade econômica ao modernizar as técnicas produtivas a fim de se ganhar produtividade sem prejudicar o meio ambiente.

08) A preservação das florestas nativas diminui a produtividade da agricultura, da pecuária e da mineração, setores estratégicos para a economia mundial.

16) A preservação das florestas nativas ajuda a enfrentar o progressivo desequilíbrio ambiental, um desafio urgente no contexto da mudança climática atual.


QUESTÃO 03
UEM 2020: As palavras “ética” e “moral” vêm do grego ethikos e do latim moralis, respectivamente, e designam “modo de ser”, “comportamento” e, especificamente, concepções diferentes de ética e moral adotadas pelas sociedades ao longo da história, tanto para organizar a vida social quanto para compreender os dilemas do gênero humano na busca do bem. 

Sobre as concepções de ética e de moral na Idade Moderna, assinale o que for correto.

01) Hegel distinguiu “moral” e “ética”, mas essa distinção não se impôs de maneira definitiva no campo da reflexão filosófica, de modo que os termos podem ser empregados como sinônimos.

02) Os filósofos iluministas defenderam a ideia de que a moral devia ser fundamentada em valores religiosos, e não mais em valores da natureza humana.

04) O humanismo moderno tornou possível uma nova concepção de moral caracterizada pela valorização da liberdade e da autonomia do indivíduo.

08) No Tratado da natureza humana Hume desenvolveu uma moral do sentimento, na qual são as paixões que determinam as escolhas das pessoas, e não a razão.

16) Immanuel Kant formulou a concepção de natureza humana como sensível e ao mesmo tempo como inteligível, superando com essa concepção o conflito entre liberdade e dever moral.


QUESTÃO 04
UEM 2020: Os Estados Unidos declararam independência em 1776. No século XIX, vários eventos ocorreram em seus territórios e se caracterizaram por expansões territoriais, guerra civil e industrialização. Sobre esses fenômenos históricos relacionados à formação socioeconômica e espacial estadunidenses, assinale o que for correto.

01) A expansão territorial ocorrida nos Estados Unidos no século XIX dirigiu-se à região sul do país e foi coordenada por ações que evitaram o enfrentamento direto com os povos indígenas, respeitando as suas terras e a sua cultura.

02) No sul do país havia a presença de uma forte aristocracia rural, cujo poder se sustentava no latifúndio, na monocultura de exportação e no trabalho escravo.

04) A expansão territorial e o desenvolvimento econômico ocorridos nos Estados Unidos aumentaram a rivalidade econômica, social e política entre os estados do norte, em sua maioria industriais, e os do sul, cuja principal atividade era a agrícola. Essas rivalidades culminaram na Guerra da Secessão, ocorrida entre 1861 e 1865.

08) No século XIX, os Estados Unidos adquiriram dimensões continentais devido à anexação de terras mexicanas e à incorporação de territórios por meio da compra de áreas coloniais que pertenciam à Rússia e a países europeus, como França e Espanha.

16) A Doutrina Monroe, formulada na primeira metade do século XIX, pregava a realização de ações conjuntas entre os Estados Unidos e os países europeus, com o objetivo de solucionar problemas políticos internos do continente americano.


QUESTÃO 05
UEM 2020: O espaço rural pode ser compreendido como uma área socialmente modificada que, ao longo da história, sofreu a ação de decisões governamentais e do modelo de desenvolvimento agrícola adotado, que provoca transformações e impactos ambientais.

Sobre aspectos da historicidade do espaço rural brasileiro e problemas ambientais que o afetam, assinale o que for correto.

01) A realização de atividades agrícolas incompatíveis com o solo explorado pode provocar erosão, uma vez que cada tipo de solo possui suas especificidades e exige o uso de técnicas de manejo apropriadas.

02) Em 1850 foi aprovada a Lei de Terras, que democratizou o acesso à terra para a maioria dos brasileiros e para os imigrantes, que puderam adquiri-la por um baixo valor monetário.

04) A utilização intensa e indiscriminada de produtos químicos no campo, como fertilizantes, inseticidas e herbicidas, provoca poluição ambiental que contamina as águas, o solo e os animais.

08) Na segunda metade do século XIX o espaço rural da província de São Paulo se tornou o principal centro produtor de café do Brasil, em função da crescente demanda do produto no mercado internacional, da utilização da mão de obra escravizada e dos imigrantes e das boas condições do solo.

16) Na monocultura, a disseminação das pragas pode afetar lentamente o desenvolvimento da lavoura. Em decorrência dessa proliferação controlada, o uso de agrotóxicos é reduzido.


QUESTÃO 06
UEM 2020: Os movimentos migratórios envolvem as mais variadas classes sociais e culturas que, devido a motivações específicas, saem de um local em direção a outro. Sobre as características dos movimentos migratórios, suas motivações e suas manifestações no espaço geográfico do Paraná no século XIX, e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) Uma das classificações atribuídas aos movimentos populacionais pode ser a de caráter controlado, quando o estado impõe um sistema de controle sobre a entrada e a saída de migrantes.

02) Os movimentos migratórios pouco contribuem para o enriquecimento cultural da sociedade, uma vez que as trocas culturais e as influências em relação à religião, à culinária e às artes, em geral, são inexpressivas entre os grupos sociais que passam a conviver em um mesmo espaço.

04) No século XIX a região de Ponta Grossa, caracterizada pelo clima tropical super úmido, sem estação seca e isento de geadas, atraiu uma grande leva de imigrantes asiáticos em busca de melhores condições de vida.

08) A colônia de Assungui foi fundada na segunda metade do século XIX, ao norte de Curitiba, na região do vale do Ribeira, área de terras férteis. Como era uma região de difícil acesso e carente de infraestrutura adequada para o escoamento da produção agrícola, essa colônia não prosperou.

16) No século XIX, imigrantes franceses fundaram a colônia Tereza Cristina às margens do rio Ivaí, um dos principais rios do Paraná. Os moradores foram organizados a partir de princípios do socialismo utópico.


QUESTÃO 07
UEM 2020: Sobre os tipos climáticos tropicais existentes no Brasil, assinale o que for correto.

01) O clima tropical litorâneo predomina na região Norte do país, onde a pluviosidade anual é inferior a 1000mm e a amplitude térmica média anual é alta (superior a 8ºC).

02) O clima tropical semiárido caracteriza-se pela regularidade anual das chuvas e irregularidade anual das temperaturas.

04) O clima tropical ou tropical típico é controlado pela massa de ar polar; possui verão seco e inverno chuvoso.

08) O clima tropical de altitude abrange as terras mais elevadas e serranas da região Sudeste; diferencia-se do clima tropical pela maior pluviosidade anual, pelos verões amenos e pelos invernos mais frios.

16) O clima tropical semiárido abrange as áreas desérticas do Brasil; possui ação regular da massa tropical atlântica (mTa).


QUESTÃO 08
UEM 2020: Sobre o conceito de poder, segundo a perspectiva sociológica, assinale o que for correto.

01) O poder se refere à possibilidade de um indivíduo ou grupo impor a própria vontade em uma relação social.

02) As relações familiares são exemplo de relações sociais carregadas de poder.

04) O controle social, o exercício da autoridade, as leis e as normas são exemplos de poder exercido na esfera pública.

08) A mobilização de recursos econômicos, de bens materiais para influenciar a conduta de pessoas, da sociedade e de instituições, é exemplo do exercício do poder ideológico.

16) O poder político baseia-se na produção de consenso acerca dos instrumentos que imporão uma determinada vontade a uma coletividade.


QUESTÃO 09
UEM 2020: Nas árvores que compõem a vegetação das florestas tropicais vivem muitos seres vivos, como diversas espécies de orquídeas, bromélias, formigas, aranhas, pererecas, lagartos e macacos. 

Considerando as características dessas espécies e os diferentes grupos taxonômicos, assinale o que for correto.

01) Orquídeas e bromélias são plantas vasculares que produzem flores; pertencem ao filo Anthophyta.

02) Formigas e aranhas são animais invertebrados que apresentam quatro pares de pernas; pertencem à classe Insecta do filo Arthropoda.

04) Pererecas, lagartos e macacos são animais que, além do crânio, apresentam vértebras constituindo o endoesqueleto ósseo.

08) Pererecas e lagartos apresentam o desenvolvimento direto devido ao surgimento do ovo amniótico, que permitiu sua independência da água para a reprodução.

16) Macacos são animais que, além das glândulas mamárias, apresentam outras estruturas epidérmicas como as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas.


QUESTÃO 10
UEM 2020: Sobre o sistema circulatório dos animais, assinale o que for correto.

01) Basicamente o sistema circulatório atua transportando O2 do local de troca gasosa até as células; e nutrientes do local de digestão até as células; transporta também resíduos do metabolismo celular para o local de eliminação do organismo.

02) Nos animais celomados o sistema circulatório pode ser de dois tipos: aberto e fechado.

04) Anfíbios, répteis, aves e mamíferos possuem dupla circulação: a pulmonar e a sistêmica, ou seja, o sangue passa duas vezes pelo coração em uma volta completa pelo corpo.

08) Anfíbios, répteis, aves e mamíferos possuem dois átrios no coração. O número de ventrículos pode variar de um a dois nesses grupos.

16) O bombeamento de sangue ocorre somente no sistema circulatório fechado.


QUESTÃO 11
UEM 2020: Com relação à visão, aos defeitos da visão, à estrutura e composição do olho humano, assinale o que for correto.

01) Na retina, que contém células bastonetes e cones, é formada uma imagem invertida do objeto observado.

02) Os bastonetes são células fotorreceptoras menos sensíveis à luz visível do que os cones, e têm a capacidade de discriminar diferentes comprimentos de onda.

04) Na hipermetropia, que pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes, o globo ocular é mais curto que o normal, fazendo que a imagem seja formada depois da retina.

08) A incapacidade de distinguir tons de vermelho e verde (daltonismo) está associada a defeitos genéticos que afetam os cones da retina.

16) A lente, ou cristalino, é uma estrutura proteica que se assemelha a uma lente biconvexa que pode ser modificada pela ação de músculos ciliares, de modo a focalizar a imagem corretamente no fundo do bulbo do olho.


QUESTÃO 12
UEM 2020: Sobre a agricultura no Brasil e os problemas relacionados às pragas, assinale o que for correto.

01) O fungo causador da vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau levou o Brasil à queda da produção desse fruto no início da década de 1990, afetando os seus mercados interno e externo.

02) Atualmente, a vassoura-de-bruxa não é mais um problema para os agricultores e pesquisadores do fungo, pois eles encontraram formas de dizimar a praga das plantações de cacau.

04) A dificuldade de controlar a broca-do-café com produtos químicos levou a tentativas de controle biológico utilizando-se fungos parasitos. O controle biológico é uma das características da agricultura orgânica, que vem crescendo no país e no mundo.

08) As ferrugens que afetam as folhas dos pés de café são exemplos de espécies de fungos do grupo dos basidiomicetos. Ao parasitar vegetais, esses fungos causam prejuízos à produção agrícola.

16) O uso dos fungos como bioinseticidas no combate às pragas agrícolas tem a desvantagem de causar a morte de insetos polinizadores. Os agrotóxicos são mais específicos, por isso, quando utilizados, evitam a morte de outros insetos.


QUESTÃO 13
UEM 2020: Sabe-se que uma das vantagens da vacinação é a produção de anticorpos contra antígenos específicos, habilitando o organismo a reagir a infecções causadas por vírus.

Considere a função f (t) = sen (t) + 1 como um modelo matemático que representa a concentração de anticorpos específicos para um determinado antígeno no organismo, após a introdução de uma vacina.

Assumindo que 0 ≤ t ≤ UEM medido em radianos, indica aproximadamente os meses para o período considerado, assinale o que for correto.

01) O modelo matemático apresentado indica que o pico da concentração de anticorpos no organismo ocorre imediatamente após a introdução da vacina.

02) Os soros, assim como as vacinas, estimulam a produção de anticorpos contra antígenos específicos no organismo.

04) Segundo o modelo matemático, a concentração de anticorpos é maior após um mês da introdução da vacina, se comparada à concentração de anticorpos imediatamente após a sua introdução.

08) O modelo matemático apresentado é o mesmo da função f (t) = sen (t) + 1 em que 0 ≤ t ≤ UEM  .

16) O modelo matemático indica que a concentração de anticorpos no organismo com a introdução da vacina diminui após determinado tempo, daí a necessidade de tomar outra dose.


QUESTÃO 14
UEM 2020: Quando bebemos muita água, forma-se mais urina e o excesso de água é eliminado. Se ingerirmos um pouco mais de sal, o seu excesso também é eliminado pela urina. 

Sobre esse tema e os conceitos de química e biologia envolvidos, assinale o que for correto.

01) A capacidade que o organismo tem de manter a concentração de sais e a pressão osmótica diferentes das do ambiente chama-se osmorregulação.

02) Os rins são responsáveis por eliminar a ureia produzida no fígado e regular a concentração de sais e água no corpo.

04) A baixa ingestão de água faz aumentar a concentração de sais na urina e favorece a formação de cálculos renais.

08) A urina é uma solução não eletrolítica.

16) Uma das propriedades coligativas, a osmose, é utilizada como fundamento na aplicação terapêutica da hemodiálise para pacientes com insuficiência renal.


QUESTÃO 15
UEM 2020: Sobre O2 e CO2 e suas relações com animais e plantas, assinale o que for correto.

01) A frase “Amazônia: o pulmão do mundo” baseia-se na presença de animais e vegetais na Amazônia, local em que respiram, retirando O2 e liberando CO2 na atmosfera.

02) Nos humanos, a hiperventilação pulmonar acarreta aumento da concentração de CO2 e, consequentemente, diminuição do pH sanguíneo ou acidose.

04) Nas angiospermas esses gases são circulados pelo xilema e pelo floema e trocados com o meio ambiente via estômatos.

08) Pela gasometria pode-se avaliar o pH do sangue.

16) No sangue humano todo o CO2 se combina com a H2O, formando H2CO3 , um composto orgânico.


QUESTÃO 16
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Quando um corpo é mergulhado em um líquido, esse líquido exerce pressão em todos os pontos desse corpo.

02) A densidade ou massa específica de um corpo é dada pela razão entre a massa e o volume desse corpo.

04) A pressão que uma força exerce sobre uma área é diretamente proporcional a essa área.

08) O módulo do empuxo exercido sobre um corpo mergulhado em um líquido é igual ao volume do líquido deslocado por esse corpo.

16) A variação da pressão entre dois pontos no interior de um líquido é proporcional ao produto da densidade do líquido pela aceleração gravitacional e pela diferença de profundidade entre esses dois pontos.


QUESTÃO 17
UEM 2020: Espontaneamente, o calor pode se propagar de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura.

Em um regime estacionário, o fluxo de calor (por condução) que atravessa uma barra homogênea, isolada termicamente em sua superfície lateral e de seção transversal uniforme, é dado pela lei de Fourier:

UEM 2020

onde k é uma constante que depende da natureza do material, A é a área da seção transversal, θ1 e θ2 são as temperaturas nos extremos da barra (que são mantidas constantes) e l é o comprimento dessa barra. 

Sobre o exposto, assinale o que for correto.

01) A condução térmica é o único processo de propagação de calor.

02) Pela fórmula dada no enunciado, temos que Φ e A são grandezas diretamente proporcionais.

04) Na condução térmica, a propagação de energia térmica se dá por meio do transporte de matéria.

08) O fluxo de calor aumenta sempre na mesma proporção que θ2.

16) Sob as mesmas condições do enunciado de comando, o fluxo de calor através de uma certa barra de 24cm é de 10cal s⁻¹. Se somente o comprimento da barra for alterado, para que o fluxo seja de  12cal⋅s⁻¹, é necessário que o novo comprimento seja de 20cm.


QUESTÃO 18
UEM 2020: Um raio de luz monocromático, propagando-se no ar, incide sobre um bloco de vidro transparente, fazendo um ângulo θ AI com a Normal do plano do vidro. Parte desse raio é refletido fazendo um ângulo θ AR com a Normal e a parte que passa para o vidro é refratada, fazendo um ângulo θ V com a Normal. 

Considerando os conceitos de óptica, assinale o que for correto.

01) O raio de luz incidente e o raio de luz refratado se propagam no mesmo plano geométrico.

02) A razão UEMé dependente do ângulo de incidência θAI e é independente do comprimento de onda do raio de luz monocromático incidente.

04) θ AI e θ AR são sempre iguais e não dependem do comprimento de onda do raio de luz monocromático incidente.

08) O fenômeno de refração ocorre devido a diferentes velocidades de propagação do raio de luz em meios diferentes.

16) O índice de refração absoluto de um meio é definido pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio.


QUESTÃO 19
UEM 2020: Assinale o que for correto utilizando os conceitos físicoquímicos aplicados à atmosfera.

01) A atmosfera constitui um fluido gasoso que exerce pressão sobre a superfície da Terra.

02) A pressão atmosférica ao nível do mar corresponde a 760mmHg.

04) A atmosfera é composta majoritariamente por gás oxigênio (O2).

08) Qualquer substância presente na atmosfera que ultrapasse a concentração de O2 em uma determinada região é considerada um poluente atmosférico.

16) Os poluentes atmosféricos migram de um lugar para outro por meio do processo de efusão.


QUESTÃO 20
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Em um processo termodinâmico, a variação da energia interna de um sistema físico é dada pela diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado.

02) A energia média de ligação de uma molécula é igual à variação de entalpia observada na formação dessa molécula, no estado gasoso.

04) Em uma transformação isotérmica de um gás ideal o calor trocado entre esse gás e o meio exterior é igual à entalpia dessa transformação.

08) Quando uma substância muda de estado físico em uma fusão, que ocorre à pressão e temperatura constantes, o calor latente de fusão é igual à entropia de fusão.

16) A vaporização da água é caracterizada como uma mudança de estado físico em que tanto a entropia quanto a entalpia do sistema sofrem alteração.


QUESTÃO 21
UEM 2020: Sobre os conceitos de cinética química, assinale o que for correto.

01) As velocidades das reações químicas não dependem da concentração dos reagentes.

02) Em um meio reacional qualquer colisão entre as moléculas de reagentes gera produtos.

04) Quanto maior for a energia de ativação, mais lenta será a reação.

08) Para reagentes que estão em diferentes fases, a superfície de contato é fator determinante na velocidade das reações químicas.

16) O efeito observado pela presença de um catalisador nas reações químicas se deve ao aumento da energia de ativação causado por ele.


QUESTÃO 22
UEM 2020: Os alimentos são processados pelo organismo e liberam a energia que utilizamos para as mais variadas atividades.

A quantidade de energia liberada é característica para cada alimento. Analise a seguir a tabela de valor energético de alguns alimentos e assinale o que for correto. (Dado: 1 kcal ≈ 4,2kJ).

UEM 2020

01) A energia fornecida por 100g de sorvete é a mesma de 1,1kg de vegetais verdes.

02) 100g de arroz fornecem energia de aproximadamente 35,7kcal.

04) A diferença entre as energias liberadas por cada classe de alimentos está relacionada com a energia contida nas ligações químicas das substâncias que a compõem.

08) Quando os alimentos são processados pelo organismo se estabelece um processo endotérmico.

16) O frango grelhado fornece apenas 25% das calorias quando comparado à mesma quantidade em massa de batata frita.


QUESTÃO 23
UEM 2020: Sobre trigonometria, assinale o que for correto.

01) A equação 2sen(2x) − cos(4x) = 3 possui somente uma solução para 0 ≤ x < 2π.

02) sen(x+π) ⋅ cos UEM 0 ≤ para todo número real x.

04) O período da função sen UEM é UEM.

08) Nenhum número ímpar está no domínio da função y = tg UEM.

16) A equação  3sen² x + cos² x = 4 admite solução real.


QUESTÃO 24
UEM 2020: Seja S um sistema linear definido no conjunto dos números reais e descrito pela equação matricial A ⋅ X = B, em que A = (aij)mxm , B = (bi)mxl e X = (Xi)mxl , com 1 ≤ i, j ≤ m, m ∊ N. Assinale o que for correto.

01) Se A é a matriz definida por  aij =UEM então S não admite solução.

02) Se UEM, então o ponto P de coordenadas (1,0) é a interseção das retas determinadas pelas equações de S

04) Se A for uma matriz tal que det  A = 0, então S é um sistema homogêneo.

08) Se m = 3 e a2j = 0 para todo j, então S é um sistema possível e determinado.

16) Se m = 3 e A for a matriz diagonal em que aij = 3j para i = j e B = , então (1,1,1)  é uma solução para S.


QUESTÃO 25
UEM 2020: Em uma padaria há um cesto com 3 pães de 45g cada, 4 pães de 50g cada e 2 pães de 55g cada. São os únicos pães disponíveis para a venda em um determinado dia. 

Considere que, uma vez retirado um pão desse cesto, ele não pode ser devolvido a esse cesto. Assinale o que for correto.

01) Comprando 3 pães aleatoriamente, a probabilidade de que o conjunto pese exatamente 150g é UEM.

02) Comprando 8 pães aleatoriamente, a probabilidade de que o conjunto pese exatamente 400g é UEM.

04) Retirando 2 pães do cesto, a probabilidade de que o segundo pese 55g é  UEM.

08) Comprando 2 pães aleatoriamente, a probabilidade de que pelo menos um deles pese exatamente 50g é UEM.

16) Se no final do dia restou um único desses pães sem ser vendido, a probabilidade de que ele pese 55g é UEM.


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

TEXTO

Um terço dos brasileiros desconfia da ciência
(Mariana Varella)

Karl Popper, nascido em 1902, na Áustria, foi um
dos maiores filósofos da ciência do século 20. Ficou
muito conhecido por questionar os preceitos
positivistas da época, que viam na observação o
caminho para se chegar ao conhecimento científico.
Para Popper, a pura observação dos fenômenos não era
suficiente para garantir que determinada situação se
repetiria sempre.

Em um de seus exemplos mais célebres, o filósofo
afirmou que, mesmo observando milhares de cisnes
brancos, era impossível assegurar que todos os cisnes
são brancos, pois bastaria surgir um único cisne negro
para derrubar o preceito. Assim, observações
particulares não poderiam ser generalizadas, e a
simples observação de um fenômeno não provaria sua
verdade absoluta. Era preciso primeiro formar uma
hipótese baseada, também, na intuição, para depois
comprovar sua consistência por meio do método
científico.

O mundo mudou muito desde a época do filósofo.
Hoje, basta uma pessoa relatar um fenômeno nas redes
sociais para que ele seja considerado fato. Estabelecer
relações de causa e efeito com base em histórias
pessoais não é novidade, mas a velocidade com que
elas se espalham atualmente é surpreendente.

Se antes apenas os conhecidos da tia do vizinho
ficavam sabendo que a senhora supostamente teria se
curado de câncer de estômago com um chá, agora a
história pode atingir milhares de pessoas em pouco
tempo. E fazer um tremendo estrago, gerando não
apenas curiosidade acerca do “medicamento”, mas
dando origem a toda sorte de boatos e
questionamentos. [...]

A pesquisa Wellcome Global Monitor 2018, feita
pelo Instituto Gallup e divulgada no primeiro semestre
de 2019, representa o maior estudo mundial sobre a
forma como as pessoas pensam a ciência e os
principais desafios da área da saúde. Os pesquisadores
entrevistaram 140 mil pessoas, entre elas mil brasileiros
com mais de 15 anos. No ranking dos 144 países
participantes, o Brasil ocupa apenas a 111.ª posição
entre os que mais confiam na ciência.

Para 35% dos brasileiros, a ciência não merece
confiança, e 1 em cada 4 pessoas acha que a produção
científica não contribui para o país.

Para a matemática, filósofa e professora Tatiana
Roque, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as
pessoas não veem o resultado da contribuição científica
em sua vida cotidiana, já que muitos cientistas
costumam se isolar e têm dificuldade de comunicação.
“Ultimamente, há um nítido aumento da preocupação
dos cientistas em se comunicar melhor com a
sociedade, mas ainda é um movimento incipiente”,
afirma Roque. Sem conhecer os resultados das
pesquisas científicas e com pouco ou quase nenhum
contato com quem a produz, a população não
vislumbra seus benefícios e tampouco desenvolve uma
relação de confiança com a ciência.

Por outro lado, a necessidade de mostrar resultados
pode comprometer a autonomia, essencial para que a
ciência prospere. Foi a liberdade em relação ao Estado
e à indústria que permitiu o desenvolvimento de
pesquisas e das próprias ciências. Se houvesse apenas
ciências aplicáveis, o que seriam das Humanas ou de
pesquisas que não pudessem ser diretamente aplicadas?
[...]

Religião

Se cientistas e aqueles que propagam o pensamento
científico falham em comunicar a importância da
ciência, a religião, por sua vez, estabelece uma relação
de proximidade com seus seguidores. A Wellcome
Global Monitor mostrou que 75% dos brasileiros
escolhem sua religião quando esta discorda da ciência.
Considerando que apenas 4% dos entrevistados
disseram não ter religião, é possível afirmar que a
maioria dos brasileiros confia mais na religião do que
na ciência quando há discordância entre ambas.

“O papel das igrejas amplia-se no vácuo deixado
pelas políticas sociais, que vêm abandonando, desde os
anos 1990, a ideia de proteção, de seguridade coletiva,
de direitos do cidadão. Se não podem acreditar nos
valores sociais, só lhes restam os valores individuais,
apoiados pela família tradicional e pela igreja
conservadora. Não acho que a religião seja um
empecilho [para acreditar na ciência]. O que ocorre
hoje é que há um modo de praticar a religião que
estende sua influência a domínios que não costumavam
ser da religião, e sim da política”, conclui Roque.

Portanto, não basta ensinar ciência nas escolas,
embora isso seja muito importante. É necessário que as
pessoas percebam sua importância, que sintam seus
benefícios no dia a dia, aprendam a desenvolver o
pensamento científico e a confiar nele.

Isso não implica, obviamente, refutar outros
saberes e formas de conhecimento; ao contrário, o
excesso de autoconfiança por parte daqueles que
estudam e fazem ciência pode afastar ainda mais as
pessoas que não dominam o conhecimento científico.
Em um momento em que a desinformação e os boatos
ganham as redes sociais e a internet ganha em velocidade
galopante, a ciência pode e deve ser vista como aliada
na luta contra a desinformação.
(Texto adaptado de: https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-2/um-tercodos-brasileiros-desconfia-da-ciencia-coluna/. Acesso em: 07 dez 2020.) 

QUESTÃO 26
UEM 2020: Assinale o que for correto a respeito do texto.

01) Segundo o filósofo Popper, a pura observação dos fenômenos já é suficiente para garantir que dada situação sempre se repita.

02) De acordo com Popper, não se podem generalizar as observações particulares, e a simples observação de determinado fenômeno não prova sua verdade absoluta.

04) No texto, critica-se a tendência contemporânea de que basta apenas uma pessoa relatar um fenômeno nas redes sociais para que ele seja considerado fato.

08) O autor do texto critica a velocidade surpreendente da internet, que faz as histórias pessoais se espalharem rapidamente.

16) O autor do texto é contra o ensino das ciências nas escolas e mostra-se favorável ao ensino da religião, que tem ocupado o papel da política.


QUESTÃO 27
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) As expressões sublinhadas em “observação dos fenômenos” (linha 6) e “luta contra a desinformação” (linha 105) formam locuções adjetivas.

02) As expressões “Assim” (linha 13) e “Portanto” (linha 92) introduzem uma conclusão.

04) As expressões sublinhadas em “preceitos positivistas” (linhas 3 e 4), “conhecimento científico” (linha 5), “cisnes brancos” (linhas 10 e 11) e “cisne negro” (linha 12) funcionam como adjetivos.

08) As expressões “antes” (linha 26) e “agora” (linha 28) contrapõem dois momentos temporais.

16) Em “Ficou muito conhecido por questionar os preceitos positivistas da época” (linhas 2-4), o sujeito é oculto.


QUESTÃO 28
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Os itens “um” (linhas 9, 12 e 15) e “uma” (linhas 16 e 21) são classificados como numerais.

02) Os itens “ele” (linha 22), “elas” (linha 25), “seus” (linha 58), “esta” (linha 76) e “Isso” (linha 97) são pronomes.

04) As expressões “observando” (linha 10) e “abandonando” (linha 82) são classificadas como verbos no particípio.

08) A forma verbal “propagam” (linha 71) pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por aproximam.

16) Em “Portanto, não basta ensinar ciência” (linha 92), a forma verbal sublinhada está na forma infinitiva.


QUESTÃO 29
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) Na estrutura da palavra “caminho” (linha 5), temos o morfema de grau diminutivo -inho.

02) Em “a pura observação dos fenômenos não era suficiente” (linhas 6 e 7), pode ocorrer o apagamento do item lexical “não” se, diante da expressão “suficiente”, for colocado o prefixo in-.

04) Em “Se antes apenas os conhecidos da tia do vizinho” (linha 26), o advérbio “apenas” continuaria modificando a expressão “os conhecidos da tia do vizinho” mesmo se estivesse imediatamente após a conjunção “se”.

08) Em “a necessidade de mostrar resultados pode comprometer a autonomia” (linhas 60 e 61), o ponto de vista da autora não é expresso de modo categórico por conta do emprego da forma verbal “pode”.

16) Na expressão “ainda mais” (linha 100), se invertêssemos a ordem dos elementos, continuaríamos tendo uma expressão adverbial com valor semântico de intensidade.


QUESTÃO 30
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) O sintagma nominal “o filósofo” (linha 9) tem em sua composição um artigo definido, e não um indefinido, pois se trata de uma estrutura que retoma uma referência já apresentada no texto.

02) O vocábulo “a”, em “com quem a produz” (linha 57), pode ser substituído por lhe sem prejuízo sintático-semântico.

04) Em “o que seriam das Humanas” (linha 65), pressupõe-se o termo ciências antes do vocábulo “Humanas”, ainda que não presente textualmente.

08) O vocábulo “ambas” (linha 80) é empregado no gênero feminino e no número plural, pois sua referência aponta para duas entidades do gênero gramatical feminino, a saber: “religião” (linha 79) e “ciência” (linha 80).

16) Em “É necessário que as pessoas percebam sua importância” (linhas 93 e 94), o possessivo “sua” faz referência a “pessoas”, o que permite a seguinte paráfrase: É necessário que as pessoas percebam a importância de si mesmas.


QUESTÃO 31
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) Em termos sintáticos, as orações “Os pesquisadores entrevistaram 140 mil pessoas” (linhas 38 e 39) e “a população não vislumbra seus benefícios” (linhas 57 e 58) apresentam a mesma ordem estrutural, com a sequência sujeito-verbo-objeto.

02) Em “O papel das igrejas amplia-se no vácuo deixado pelas políticas sociais” (linhas 81 e 82), a forma “amplia-se”, embora no presente do indicativo, indica um evento com início em momento anterior ao ato de fala.

04) Em “as pessoas não veem o resultado da contribuição científica” (linhas 48 e 49), a forma verbal “veem” é uma variedade morfológica de “vêm”, e ambas são formas conjugadas do verbo ver.

08) A preposição “por” (linha 3) introduz o elemento agente da oração passiva “Ficou muito conhecido” (linhas 2 e 3).

16) Em “preocupação dos cientistas em se comunicar melhor” (linhas 52 e 53), o vocábulo “se” é um pronome reflexivo que aponta para “cientistas”.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) O exemplo dado no quarto parágrafo do texto deixa implícita a ideia de que não haveria espaço para boatos se houvesse na vida cotidiana das pessoas uma presença mais consistente da iniciativa privada (por exemplo, a indústria farmacêutica).

02) O fato de 1 em cada 4 brasileiros achar que a ciência não traz contribuições para o país é, de acordo com o texto, um reflexo da baixa qualidade da produção científica no Brasil.

04) Para a autora, ao mesmo tempo em que a ciência deve mostrar seus resultados, é importante que haja autonomia em relação ao Estado e à indústria.

08) Segundo a pesquisa da Wellcome Global Monitor, os brasileiros confiam mais na religião do que na ciência, porque esta é realizada por uma maioria de pessoas que não professa religião alguma.

16) De acordo com o texto, o combate à desinformação e aos boatos depende, exclusivamente, de uma recusa a todo saber e conhecimento que estejam fora da esfera científica.


QUESTÃO 33
Namoro a cavalo

Eu moro em Catumbi. Mas a desgraça
Que rege minha vida malfadada,
Pôs lá no fim da rua do Catete
A minha Dulcinéia namorada.

Alugo (três mil réis) por uma tarde
Um cavalo de trote (que esparrela!)
Só para erguer meus olhos suspirando
À minha namorada na janela...

Todo o meu ordenado vai-se em flores
E em lindas folhas de papel bordado,
Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
Algum verso bonito... mas furtado.

Morro pela menina, junto dela
Nem ouso suspirar de acanhamento...
Se ela quisesse eu acabava a história
Como toda a Comédia –– em casamento...

Ontem tinha chovido... Que desgraça!
Eu ia a trote inglês ardendo em chama,
Mas lá vai senão quando uma carroça
Minhas roupas tafuis encheu de lama...

Eu não desanimei. Se Dom Quixote
No Rossinante erguendo a larga espada
Nunca voltou de medo, eu, mais valente,
Fui mesmo sujo ver a namorada...

Mas eis que no passar pelo sobrado,
Onde habita nas lojas minha bela,
Por ver-me tão lodoso ela irritada
Bateu-me sobre as ventas a janela...

O cavalo ignorante de namoros
Entre dentes tomou a bofetada,
Arrepia-se, pula, e dá-me um tombo
Com pernas para o ar, sobre a calçada...

Dei ao diabo os namoros. Escovado
Meu chapéu que sofrera no pagode,
Dei de pernas corrido e cabisbaixo
E berrando de raiva como um bode.

Circunstância agravante. A calça inglesa
Rasgou-se no cair de meio a meio,
O sangue pelas ventas me corria
Em paga do amoroso devaneio!...
(AZEVEDO, A. de. Melhores poemas. Seleção Antonio Candido. São
Paulo: Global, p. 79-81.)

UEM 2020: Com base no texto abaixo e na produção poética de Álvares de Azevedo, assinale o que for correto.

01) O poema apresenta características recorrentes na geração ultrarromântica, da qual o poeta Álvares de Azevedo é um dos mais importantes. A idealização do amor e o anseio pela relação amorosa, que mais cedo ou mais tarde sempre se concretizam, são algumas dessas marcas.

02) Seguindo o padrão da poesia romântica, o eu lírico possui diversas virtudes que remetem ao perfil dos cavaleiros medievais, admirados por seus feitos ousados e sempre cobiçados pelas donzelas. O verso “Todo o meu ordenado vai-se em flores” reitera a imagem do galã que não mede esforços para cativar seu amor, motivo pelo qual logo colherá seus frutos.

04) O poema afasta-se das características recorrentes na poesia da segunda geração romântica, uma vez que rompe com a imagem do amor idealizado. A tentativa frustrada do galanteio amoroso, bem como as caracterizações do eu lírico fogem ao padrão romântico convencional, mais afetado, sentimental.

08) O poema é composto por dez estrofes com a presença de rimas entre o segundo e o quarto versos de cada estrofe. As estrofes são compostas por versos brancos e versos rimados, de forma alternada.

16) Álvares de Azevedo, poeta inserido na segunda geração da poesia romântica brasileira, é considerado o precursor da poesia simbolista no país ao trabalhar com versos brancos – que se definem pela ausência de regularidade métrica. O poema em questão, composto com versos eneassílabos, decassílabos e endecassílabos, é fecundo exemplo disso.


QUESTÃO 34
UEM 2020: Sobre o romance Lucíola, de José de Alencar, assinale o que for correto.

01) Paulo, natural do Rio de Janeiro e recém-chegado a Olinda, é convidado pelo Sr. Rocha para participar de uma festa religiosa. Na ocasião, é apresentado, por Sá, a Lúcia, moça ingênua, inocente e virtuosa, pela qual o narrador logo se apaixona.

02) Trata-se de romance epistolar. Nele, Paulo, o narrador, envia cartas à Sra. G.M., nas quais confidencia pormenores do seu relacionamento com Lúcia, que, por necessidades financeiras, acaba por entrar nos caminhos da prostituição.

04) Apesar de conhecer a história de vida de Lúcia e de testemunhar a sua volúpia de mulher sensual, Paulo a vê como heroína. Nesse romance urbano, essa perspectiva evidencia traços de idealização da mulher, característica recorrente na estética romântica.

08) O romance é considerado um exemplar do empenho em criar uma literatura nacional, uma vez que consiste em uma representação da realidade brasileira de meados do século XIX, registrando, por meio de uma perspectiva crítica, costumes, valores e fatos históricos, como a epidemia de febre amarela.

16) Lúcia, personagem plana, cujo nome verdadeiro é Ana da Glória, é atormentada pelo sentimento de culpa por ter se tornado cortesã, ainda que por força das circunstâncias. Não podendo oferecer um filho a Paulo, é abandonada por ele e só encontra alívio na morte (desfecho comum no Romantismo).


QUESTÃO 35
Para as Estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados,
De nuvens brancas a amplidão vestindo
Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo...
Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de Visões levanta...
E as ânsias e desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
De Eternidade que nos astros canta...
(SOUSA, J. da C. Poesias completas: broquéis, faróis, últimos sonetos.
Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997. p. 26-27).

UEM

UEM 2020: Sobre o poema “Siderações”, de Cruz e Sousa, assinale o que for correto.

01) A musicalidade, concretizada nas figuras sonoras como aliteração (“cortejo de cânticos”) e assonância (“Para as Estrelas”), somada às figuras de linguagem como a sinestesia (“Claro incenso aromal, límpido e leve”), contribui para sugerir um ritmo harmonioso e uma atmosfera vaga, fluida, sideral e abstrata.

02) A alusão a determinadas marcas da primeira geração do Romantismo brasileiro, especialmente àquelas que se referem ao nativismo, ao nacionalismo, à ufania e à busca da cor local, evidencia o parentesco entre o ideário romântico e a estética simbolista.

04) O soneto é escrito em versos decassílabos (também denominados de alexandrinos) e apresenta rimas internas. As “ânsias e os desejos” tentam subir na direção do espaço sideral, mas são reprimidos e impedidos pelas “Ondas nevoentas” de alcançar a eternidade.

08) O culto do panteísmo e o rigor formal, aliados a expressões como “as cítaras ferindo”, “Dos etéreos” e “cânticos alados”, revelam um retorno aos ideais clássicos e certa similaridade com a estética parnasiana, especialmente no que se refere às características de impassibilidade e de racionalidade.

16) Os efeitos cromáticos, evidenciados principalmente nas cores azul e branca, e a utilização de vocabulário religioso, recorrente na estética simbolista (“cortejo”, “turíbulos”, “arcanjos”), acentuam o clima nebuloso, de mistério e de transcendência do poema.


ESPANHOL

TEXTO

Con la persiana levantada

Carla Ordinas Kumerz

Gestiono una carnicería charcutería, y en estos
días convulsos somos de los pocos privilegiados o
desafortunados, según se mire y según el día, que nos
exponemos al riesgo para poder estar al lado de
nuestros clientes y de lo que pueden necesitar. Nuestra
pequeña gran comunidad.

Es la historia de Cris, de Sandra, de Eli, que cada
mañana levantan persiana, elaboran y atienden con la
misma sonrisa de hace un mes. Que siguen haciendo el
camino desde casa, desde la Barceloneta, Gracia y
Meridiana, para ir a Sant Gervasi, pero con menos
frecuencia de transporte público y con muchísima más
precaución. Pues en casa la familia espera, y antes del
abrazo toca la nueva rutina, desinfección.

Todo este sacrificio por poder atender, e incluso
acercar a domicilio, los pedidos de los clientes más
mayores y de los que ya no pueden ir a la tienda
porque no deben salir. Asumiendo riesgos porque eres
del gremio de los que les toca estar.

Y todo ese esfuerzo te parece que cae en saco
roto cuando entra un cliente a pedir una pechuga de
pollo, y al día siguiente otra, y así toda la semana. Bien
sabe que podría hacer una compra semanal, hasta hace
un mes así lo hacía. Pero aflora el egoísmo por aquello
de bajar a que le toque el aire. El esfuerzo de unos, el
egoísmo de otros.
(Texto adaptado de La Vanguardia, número 49.758, p. 23, sábado, 21
de marzo de 2020, www.lavanguardia.com.)

QUESTÃO 36
UEM 2020: Tras la lectura detenida del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) El texto relata la historia de profesionales que cuidan de negocios de géneros alimenticios esenciales para la población.

02) El relato menciona la nueva rutina de los trabajadores desde su casa hasta la tienda donde trabajan.

04) Los personajes del texto utilizan coches para desplazarse de su casa hasta sus trabajos.

08) El texto con el título “Con la persiana levantada” muestra que aunque los tiempos sean difíciles, algunos comerciantes siguen atendiendo a los clientes.

16) Según el texto, los comerciantes se sienten agobiados y asustados con el precio de los productos. 


QUESTÃO 37
UEM 2020: De acuerdo con el contenido del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) Los comerciantes de la carnicería charcutería no han cerrado las puertas a sus clientes.

02) Los negocios atienden a las personas y acercan los productos hacia aquellas personas que están en la cárcel.

04) En el primer párrafo el autor del texto se cuestiona sobre la venta de carnes y jamones para algunos privilegiados.

08) Las personas que frecuentan los negocios son los ancianos que salen todos los días.

16) El texto hace referencia al caso de un cliente que antes comparecía una vez por semana a comprar y ahora lo hace todos los días.


QUESTÃO 38
UEM 2020: De acuerdo con la gramática española, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “según” (línea 3) y “para” (línea 4) se clasifican como preposiciones.

02) En la expresión “de lo que pueden necesitar.” (línea 5) el artículo subrayado puede ser reemplazado por aquello sin pérdida de sentido.

04) “levantan”, “elaboran” y “atienden” (línea 8) son verbos que tienen su referencia en los personajes del texto.

08) “desde” (línea 10) es una palabra que significa el inicio de una acción y “pero” (línea 11) es una conjunción adversativa.

16) “semanal” (línea 23) es adverbio de tiempo y “más” (línea 16) es una conjunción adversativa.


QUESTÃO 39
UEM 2020: De acuerdo con el vocabulario del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “carnicería” (línea 1) es un local donde se desechan los restos orgánicos de una feria.

02) “precaución” (línea 13) tiene el mismo sentido que predisposición, según el texto.

04) “saco roto” (líneas 20 y 21) en sentido figurado significa, según el texto en español, abrigo estropeado.

08) “pechuga” (línea 21) se refiere a la parte del pecho del pollo.

16) “otra” (línea 22) hace referencia a un trozo de un ave, según el texto.
 

QUESTÃO 40
UEM 2020: Según la gramática española, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “nuestros” (línea 5) es un pronombre demostrativo que acompaña un sustantivo.

02) “eres” (línea 18) es un verbo que se refiere al pronombre tú.

04) “aquello” (línea 24) tiene la función de un pronombre demostrativo neutro.

08) “riesgo” (línea 4) es un verbo en presente cuyo infinitivo es regar.

16) “acercar” (línea 16) es un adverbio cuyo sentido es distanciar o alejar.


FRANCÊS

TEXTE

L’Océan Indien et la Francophonie

Géographie

Cette partie du monde francophone rassemble
plusieurs îles de l’océan Indien. Cet ensemble va du
continent africain à l’ouest, aux pays asiatiques au
nord, et à l’Australie à l’est.

Le relief de ces îles volcaniques est en général
assez accidenté. Leurs volcans sont peu en activité, à
l’exception notable du Piton de la Fournaise, à la
Réunion, qui culmine à 2.631 mètres.

Son climat est chaud et humide, très influencé par
la mer. Les températures varient autour de 22ºC et ne
dépasse jamais les 30ºC. Des pluies parfois abondantes
arrosent pendant toute l’année l’ensemble de ce
territoire qui, à certaines périodes de l’année, se
trouvent aussi très exposées aux ciclones.

Histoire

Selon les historiens, le peuplement de ce territoire
a débuté aux alentours du Ve siècle après Jésus-Christ.
Les premiers habitants étaient des Africains d’origine
bantoue. Sont venus par la suite des arabo-shirazi du
golf Persique (de l’Iran principalement) et, plus tard,
des Malais, des Indiens, des Chinois, ainsi que des
Européens et des esclaves Africains entre le XVIe et le
XVIIIe siècles. Pendant plusieurs années ces sociétés
ont été organisées sur les mêmes modèles que celles du
continent africain, cet-à-dire un système féodale assis
sur des chefferies très puissantes. Elles verront très tôt
s’installer les Occidentaux, ce qui aura pour
conséquence de démanteler ce système. La plupart des
territoires seront administrés comme des colonies dès
l’abolition de l’esclavage à partir de 1848. Certains
d’entre eux obtiendront leur indépendance à partir de
1960, dans les mêmes conditions que le reste de
l’Afrique.
(Adapté de L’Océan Indien. In: NJIKÉ, J. N. Civilisation progressive
de la francophonie. CLE International: Paris, 2003, p. 70.) 

QUESTÃO 36
UEM 2020: D’après les lignes 3 à 16 du texte, cochez le(s) choix correct(s).

01) Plusieurs îles de l’Océan indien font partie de la Francophonie.

02) Le Piton de la Fournaise est le volcan le plus actif de la Réunion.

04) La mer n’influence pas le climat de la région.

08) L’ensemble de ce territoire est rarement arrosé par la pluie.

16) Les températures dépassent fréquemment les 30º C.


QUESTÃO 37
UEM 2020: D’après les lignes 20 à 37 du texte, cochez le(s) choix correct(s).

01) Avant Jésus-Christ le territoire était déjà habité.

02) Le modèle de société était initialement organisé comme celui du continent africain.

04) Le système occidental a maintenu le féodalisme africain.

08) Après l’abolition de l’esclavage les territoires ont été administrés comme des colonies.

16) L’indépendance de certaines de ces colonnies n’a été conquise qu’à partir des années 1960.


QUESTÃO 38
UEM 2020: Cochez le(s) choix où le mot souligné est un adjectif possessif.

01) “Leurs volcans sont peu en activité” (ligne 8)

02) “et ne dépasse jamais les 30o C.” (lignes 12 et 13)

04) “Son climat est chaud et humide” (ligne 11)

08) “Selon les historiens, le peuplement de ce territoire” (ligne 20)

16) “Certains d’entre eux obtiendront leur indépendance” (lignes 34 et 35)


QUESTÃO 39
UEM 2020: Cochez le(s) choix où le mot souligné est un verbe.

01) “Les températures varient autour de 22ºC” (ligne 12)

02) “Des pluies parfois abondantes arrosent” (lignes 13 et 14)

04) “Selon les historiens, le peuplement de ce territoire” (ligne 20)

08) “Pendant plusieurs années ces sociétés” (ligne 27)

16) “La plupart des territoires seront administrés” (lignes 32 et 33)


QUESTÃO 40
UEM 2020: Cochez le(s) choix où le mot souligné est un article defini.

01) “Le relief de ces îles volcaniques” (ligne 7)

02) “à l’exception notable du Piton” (lignes 8 et 9)

04) “Les températures varient autour de” (ligne 12)

08) “La plupart des territoires seront” (lignes 32 et 33)

16) “Pendant plusieurs années ces sociétés” (ligne 27)


INGLÊS

TEXT

The 15 best young adult books you literally won’t be able to
put down this year

No matter how old you are, there’s no better way to
relax than with a glass of wine and a good young adult
(YA) novel. If you feel like you’ve had fun with every
YA title out there already, think again! Several
precious books are out this year for you to get
completely lost in. From novels that explore racism in
America, to modern romantic books, to life-or-death-
games, you literally won’t be able to stop reading
them.

This is my America, by Kim Johnson
In this novel that explores racism in the American
justice system, seventeen-year-old Tracy’s dad is an
innocent black man on death row and her brother, a
promising athlete, are accused of killing a white girl.
She attempts to save both of them while their Texas
town’s racist history goes against her.

A song below water, by Bethany C. Morrow
Bethany C. Morrow’s story goes underwater about two
young black mermaids – one who is forced to hide her
singing powers and the other who fights literal demons
from her past. It mixtures fantasy with modern issues
relating to racism and sexism.

They wish they were us, by Jessica Goodman
What if you found out the person who you thought
killed your best friend didn’t actually do it? That’s
what Jill – who goes to an apparently perfect school on
Long Island – finds out in this thriller. She has to get to
the end of it, even if it means risking it all. Here the
glamour of Gossip Girl meets the murder mystery of
Pretty Little Liars with the friendship complications,
secrets, and lies of both.

You should see me in a crown, by Leah Johnson
When her financial help finishes, Liz has to find
another way to go to her dream school, play in its
orchestra, and become a doctor. Unfortunately, her
next best option is the school’s prom king and queen
scholarship. She fears the spotlight, but has to do what
is necessary. When she enters the competition, winning
the crown might become complicated because of the
new girl in school.
(Adapted from https://www.cosmopolitan.com/ entertainment/ books/
g31216333/ best-young-adult-books-2020/. Access on 23 jun 2020.)

QUESTÃO 36
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) The books that are out this year approach the same theme.
02) Two books are about being black in a white society.
04) These books are not interesting for all ages.
08) Just one story does not happen at school.
16) All books present young protagonists. 


QUESTÃO 37
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) You have to be persistent to finish the recommended books.

02) In This is my America, Tracy is accused of killing a girl.

04) A song below the water puts imagination and serious discussions together.

08) In They wish they were us the protagonist suspects of the wrong person.

16) You should see me in a crown discusses problems on paying for education.


QUESTÃO 38
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) The word “better” (line 1) is an example of comparative.

02) The “’s” in “Tracy’s” (line 13) is the short form of the verb has.

04) The pronoun “who” (line 21) refers to the author, Bethany C. Morrow.

08) The words “means” (line 31), “meets” (line 32) and “secrets” (line 34) are all plural forms.

16) The verb “might” (line 43) indicates a possibility.


QUESTÃO 39
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Todos os livros têm como tema o racismo na América e em outro continente.

02) No livro This is my America, Tracy luta contra o racismo de sua cidade na tentativa de salvar seu pai e seu irmão.

04) Jessica Goodman se baseia nos livros Gossip Girl e Pretty Little Liars para escrever seu romance They wish they were us.

08) Liz, no livro You should see me in a crown, procura outros recursos e meios para continuar estudando.

16) No livro You should see me in a crown, Liz vence a competição da sua escola e ganha a coroa.


QUESTÃO 40
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) “you’ve had fun” (linha 3) é um exemplo de Passado Perfeito.

02) “are accused of killing” (linha 15) é um exemplo de voz passiva.

04) A expressão “What if” (linha 27) é usada para perguntar o que você deveria fazer perante algo inusitado ou desagradável.

08) Os verbos “killing” (linha 15) e “winning” (linha 42) seguem a mesma regra para o acréscimo do gerúndio -ing.

16) Os pronomes “them” (linha 9) e “its” (linha 38) referem-se a “books” (linha 7) e “school” (linha 38), respectivamente.


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computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão 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direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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Prova UEM 2020 (Etapa 2) com Gabarito
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