Prova CEFET-MG 2006.2 (Técnico Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2006.2 (Técnico Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2006.2 (Técnico Concomitância) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Instrução: As questões de (01) a (03) referem-se à interpretação do texto seguinte.

Ensaio de interpretação do Orkut

Para meus irmãos Diego e Carolina

E lá estão meus friends no Orkut...

Todos olham para mim agora – e gosto de pensar que me definem de algum modo. Tudo bem, é apenas um programa de computador... mas essas pessoas habitam cantos da minha memória. São afeições que se perderam. São encontros de 5 minutos numa vida de 24 horas. São parte do barro que ajudou a me moldar. Muitas não são nada mais. Têm sim uma importância histórica; mas têm tanta relevância no meu dia-a-dia quanto meus antepassados mortos. Algumas catracas da existência atravessamos juntos. Uns me puxaram para trás. Mas não posso apagá-los do meu software agora; como não posso eliminá-los da minha lista no Orkut...

Outro dia, fui almoçar com um amigo dos primeiros anos da faculdade que não vira nunca mais. Ele havia abandonado o curso e nós havíamos perdido contato. Navegando não sei em que lista, não sei de que pessoa, ele me apareceu sorridente de novo, proclamando que “viver!” (assim, com exclamação) era seu hobby principal. Fomos nos reencontrar, no real world, e por uma mágica mental (Steven Pinker: “nossa natureza humana nunca muda”), foi como se a conversa houvesse parado no mesmo ponto... de 10 anos atrás.

Os mesmos gestos, os mesmos olhares, os mesmos gostos. Éramos amigos de novo.

Daqui para frente, é provável que cada vez haja menos tempo para uma convivência diária. Teremos de nos contentar com uma frase mal escrita num e-mail instantâneo.

Com um telefonema mensal de meia-hora, no qual se evoca no máximo aquele dia, aquela semana, enquanto se manipula objetos ao redor – ou se trabalha; ou se dirige o carro, no meio do trânsito. As reações são pontuais e vêm em bloco – concentradas num “feliz aniversário!”, num “parabéns!”, num “quanto tempo!”. E perdemos as nuances dos sentimentos nutridos por nós, de parte daqueles que simplesmente encontrávamos mais. Talvez o problema seja geográfico: acabaram-se os pontos de encontro. E eu não vou atravessar a cidade para ver um amigo por 10 minutos. Ou vou? Atravessar o Brasil? Atravessar o mundo? Ainda outro dia perdi uma chave e, tateando o chão em busca dela, topei com outro ex-colega. Esse fora do Orkut.

“E aí?”; “E aí, quanto tempo?” – foi o que conseguimos pronunciar, antes de retomar minha busca (pela chave) e ele recolher seus pertences, pois estava louco-para-chegar-em casa. Uma semana antes, encontrei outro. Ele me reconheceu à distância, apontou, movimentou os músculos da face, demonstrando surpresa, e continuou em minha direção. Começou a contar do trabalho, e já ia me fornecer explicações pormenorizadas, quando minha namorada chegou e – desta vez – eu tive de ir embora. Por força de um “ponto de encontro”, retomei a convivência com os dois. Mas as relações se mantêm tão superficiais quanto nesses (re)encontros. Compartilhamos o mesmo espaço por algumas horas, mas estamos tão ocupados com nossos afazeres que mal nos olhamos na cara. E não é culpa do Orkut.

Orkut obviamente não será uma solução para nossa existência fragmentada, onde se tem de fazer um juízo de valor de uma pessoa, por exemplo, em 15 minutos. (E apostar suas fichas nela; e se arrepender, ou então apostar de novo.) Estamos apenas meio perdidos entre aquelas pessoas que avistávamos diariamente (de antes, e que agora ressurgem) e essas outras que aprendemos a apreciar na brevidade do e-mail, na dispersão da era da Internet, no tempo da hipercomunicação superficial (celulares, palmtops, webcams...).

Orkut de algum jeito amarra esses dois mundos: o lento, da infância e da juventude; e o supersônico, do trabalho e da idade adulta. Um amigo, esse de verdade (antes e depois do Orkut), me disse que vai ser mais fácil para os que estão nascendo agora, e que vão crescer entre essas tecnologias todas. Será? Por enquanto, fico pensando em como administrar algumas dezenas de amigos súbitos – sendo que perdi a convivência com vários e que a técnica mais avançada, sozinha, já não me basta.

BORGES, Julio Daio. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com.br>
Acesso em: 2 mar. 2006. (texto adaptado)

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 01
Em relação ao mundo real e ao Orkut, pode-se afirmar que o texto

a) associa as duas realidades, pois apresenta ambas as experiências.

b) opõe “real” e “virtual”, já que valoriza os encontros pessoais do primeiro.

c) distingue “real” de “virtual, porque prioriza as relações humanas do segundo.

d) confunde as duas realidades, uma vez que mostra a indefinição de seus limites.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 02
A conclusão do texto mostra-se parcialmente negativa, porque o Orkut

a) contribui para relações humanas superficiais.

b) funciona como um banco de memória afetiva.

c) estabelece ligações entre a infância e a vida adulta.

d) é insuficiente para a complexa convivência humana.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 03
“Compartilhamos o mesmo espaço por algumas horas, mas estamos tão ocupados com nossos afazeres que mal nos olhamos na cara. E não é culpa do Orkut.” (linha 51)

Pode-se inferir desse trecho que

a) o Orkut é responsável por reaproximar as pessoas.

b) o amigo é menos necessário que nossos afazeres diários.

c) a velocidade do mundo moderno torna as relações interpessoais frágeis.

d) a hostilidade caracteriza as relações humanas, no tempo da hipercomunicação superficial.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 04
Há o registro formal da língua escrita em:

a) “Tudo bem, é apenas um programa de computador...” (linha 3)

b) “... e, tateando o chão em busca dela, topei com outro ex-colega.” (linha 38)

c) “Talvez o problema seja geográfico: acabaram-se os pontos de encontro.” (linha 34)

d) “... foi como se a conversa houvesse parado no mesmo ponto... de 10 anos atrás.” (linha 20)


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 05
NÃO foi utilizada metáfora em:

a) “ São parte do barro que ajudou a me moldar.” (linha 6)

b) “Algumas catracas da existência atravessamos juntos.” (linha 9)

c) “Mas não posso apagá-los do meu software agora;...” (linha 11)

d) “... mas têm tanta relevância no meu dia-a-dia quanto meus antepassados mortos.” (linha 8)


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 06
Reportando-se ao texto, a função predominante da linguagem foi identificada, corretamente, em:

a) “E perdemos as nuances dos sentimentos nutridos por nós, de parte daqueles que simplesmente encontrávamos mais.” (linha 32) (EXPRESSIVA)

b) “E eu não vou atravessar a cidade para ver um amigo por 10 minutos. Ou vou? Atravessar o Brasil? Atravessar o mundo?” (linha 35) (FÁTICA)

c) “E aí?’; ‘E aí, quanto tempo?” – foi o que conseguimos pronunciar, antes de retomar minha busca (pela chave) e ele recolher seus pertences,...” (linha 40) (APELATIVA)

d) “...e essas outras que aprendemos a apreciar na brevidade do e-mail, na dispersão da era da Internet, no tempo da hipercomunicação superficial (celulares, palmtops, webcams...).” (linha 60)  (REFERENCIAL)


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 07
“Fomos nos reencontrar, no real world, e por uma mágica mental (Steven Pinker: “nossa natureza humana nunca muda”), foi como se a conversa houvesse parado no mesmo ponto... de 10 anos atrás.” (linha 18 )

O recurso intertextual apresentado entre parênteses denomina-se

a) alusão.

b) citação.

c) epígrafe.

d) paráfrase.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 08
Ao substituir o articulador sublinhado por outro entre parênteses, houve alteração de sentido em:

a) “Por enquanto, fico pensando em como administrar algumas dezenas de amigos súbitos.” (POR ORA)

b) “Mas não posso apagá-los do meu software agora; como não posso eliminá-los da minha lista no Orkut..” (PORQUE)

c) “O Orkut obviamente não será uma solução para nossa existência fragmentada, onde se tem de fazer um juízo de valor de uma pessoa, por exemplo, em 15 minutos.” (EM QUE)

d) “Com um telefonema mensal de meia-hora, no qual se evoca no máximo aquele dia, aquela semana, enquanto se manipula objetos ao redor – ou se trabalha; ou se dirige o carro, no meio do trânsito.” (À MEDIDA QUE)


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 09
Os termos destacados especificam o antecedente em:

a) “As reações são pontuais e vêm em bloco – concentradas num “feliz aniversário!”, num “parabéns!”, num “quanto tempo!”

b) “..., fico pensando em como administrar algumas dezenas de amigos súbitos – sendo que perdi a convivência com vários...”

c) “E perdemos as nuances dos sentimentos nutridos por nós, de parte daqueles que simplesmente não encontrávamos mais.”

d) “O Orkut de algum jeito amarra os dois mundos: o lento, da infância e da juventude; e o supersônico, do trabalho e da idade adulta.”


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 10
“Daqui para frente, é provável que cada vez haja menos tempo para uma convivência diária. Teremos de nos contentar com uma frase mal escrita num e-mail instantâneo. Com um telefonema mensal de meia-hora, no qual se evoca no máximo aquele dia, aquela semana, enquanto se manipula objetos ao redor – ou se trabalha; ou se dirige o carro, no meio do trânsito. As reações são pontuais e vêm em bloco – concentradas num “feliz aniversário!”, num “parabéns!”, num “quanto tempo!” (linha 24)

Quanto à concordância dos verbos sublinhados, houve desvio da norma padrão culta em:

a) “...enquanto se manipula objetos ao redor – ...”

b) “As reações são pontuais e vêm em bloco – ...”

c) “Teremos de nos contentar com uma frase mal escrita num e-mail instantâneo.”

d) “Com um telefonema mensal de meia-hora, no qual se evoca no máximo aquele dia, aquela semana,...”


As questões de (11) a (13) referem-se à poesia seguinte:

Soneto IV

Aos caramurus da Bahia

Um calção de pindoba, a meia zorra,
Camisa de urucu, mantéu de arara,
Em lugar de cotó, arco e taquara,
Penacho de guarás, em vez de gorra.

Furado o beiço, sem temer que morra
O pai, que lho envasou cuma titara,
Sendo a mãe que a pedra lhe aplicara
Por reprimir-lhe o sangue que não corra.

Alarve sem ração, burro sem fé,
Sem mais leis que as do gosto, quando erra,
De Paiaá tornou-se em Abaité.

Não sei como acabou, nem em que guerra:
Só sei que deste Adão de Massapé,
Procedem os fidalgos desta terra.

(Gregório de Matos. In: MOISÉS, Massaud. A literatura através dos textos. São
Paulo: Cultrix, 1996. p.43)

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 11
Nesse soneto, a intertextualidade manifesta-se pela referência aos elementos abaixo, EXCETO à

a) dedicatória aos colonos.

b) descrição dos hábitos fidalgos.

c) ênfase aos costumes indígenas.

d) citação da tradição cristã ocidental.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 12
O poema classifica-se como soneto devido à (ao)

a) número de versos por estrofes.

b) métrica utilizada em seus versos.

c) disposição e à organização rítmica dos versos.

d) formato típico dos poemas barrocos e neoclássicos.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 13
NÃO é característica barroca presente no soneto de Gregório de Matos a(o)

a) universo místico-religioso.

b) jogo típico dos raciocínios conceptistas.

c) conciliação de elementos opostos, paradoxais.

d) vertente materialista contraposta à sua poesia sacra.


As questões (14) e (15) referem-se ao poema de Alvarenga Peixoto.

Bárbara, bela
do Norte estrela,
que o meu destino sabes guiar,
de ti ausente,
triste, somente
as horas passo
a suspirar.

Isto é castigo
que Amor me dá.

Por entre as penhas
de incultas brenhas
cansa-me a vista de te buscar;
porém não vejo
mais que o desejo,
sem esperança
de te encontrar.

Isto é castigo
que Amor me dá.

Eu bem queria
a noite e o dia
sempre contigo
poder passar;
mas orgulhosa
sorte invejosa
desta fortuna
me quer privar.

Isto é castigo
que Amor me dá. [...]

(In: MOISÉS, Massaud. A literatura através dos textos. São Paulo: Cultrix, 1966. p.90-1)

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 14
Há linguagem figurada nos versos abaixo, EXCETO em:

a) as horas passo/ a suspirar.

b) Bárbara bela/ do Norte estrela.

c) Isto é castigo/ que amor me dá.

d) Por entre as penhas/ de incultas brenhas.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 15
O traço do Arcadismo presente no poema é:

a) convenção pastoril.

b) sentimento nativista.

c) tendência ao inutilia truncat.

d) confessionalismo amoroso.


MATEMÁTICA

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 16
Os lados de um triângulo medem 2 cm, 9 cm e 10 cm. A medida, em centímetros, que, adicionada aos três lados, transforma-o em um triângulo retângulo é

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 17
Na figura, o triângulo ABC é retângulo em Â, e M, o ponto médio da hipotenusa BC. Se AM = 15, BM = 3x e CM = cefet então, x + y vale

cefet

a) 40

b) 45

c) 50

d) 55


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 18
O valor de x, na expressão – 3 + log5 (3x – 4) = –2 , é

a) 1,5

b) 2

c) 2,5

d) 3


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 19
A questão (19) refere-se às circunferências de centros C1 e C2 , cujos raios medem, respectivamente, 5 cm e 12 cm, conforme mostra a figura.

cefet

Se a tangente externa T, comum a essas circunferências, mede 24 cm, então, a distância d entre os centros das mesmas, em cm, vale

a) 13

b) 20

c) 25

d) 28


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 20
Na figura, os pontos P e Q são as interseções dos gráficos das funções f(x) = –2x + 8  e cefet

cefet

O valor de g(-4) é igual a

a) –20

b) –16

c) 16

d) 20


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 21
Se uma farmácia vende seus produtos com 20% de prejuízo sobre o preço de custo, então, seu prejuízo sobre o preço de venda é de

a) 20%

b) 25%

c) 30%

d) 35%


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 22
A maior distância, em cm, entre dois pontos de um retângulo, onde a base mede 12 cm e altura 9 cm, é igual a

a) 12

b) 13

c) 14

d) 15


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 23
Sobre a função definida em cefet é correto afirmar que

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 24
A condição de existência para x, em cefet, é expressa por

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 25
A questão (25) refere-se aos triângulos isósceles ABC de base AC e ao ADC de base AD.

cefet

Sendo x a medida do ângulo ADC e y a do ângulo BAD, o valor da soma x + y é

a) 59º

b) 62º

c) 64º

d) 68º


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 26
Sabendo-se que  cefet o valor da expressão  cefet

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 27
Se no quadrado ABCD, AB = 4, AH = CI = 1 e HG = 2, então, HI mede

cefet

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 28
No Pantanal Matogrossense, metade dos jacarés são do papo amarelo e a outra metade do papo branco. A população da espécie amarelo aumenta em 40% ao ano e a do branco, em 80% ao ano. A porcentagem aproximada de jacarés do papo amarelo, nos próximos dois anos, será de

a) 19%

b) 26%

c) 32%

d) 38%


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 29
Sendo m > 1, cefet então, o valor de cefet

a) 1

b) 2

c) m

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 30
A solução, em cefet da inequação cefet é

a) –2 < x < 3

b) x < –2 ou x > 3

c) x < 3

d) x < 13


FÍSICA

Instrução geral

Consulte os dados abaixo, para resolver as questões, quando for necessário.

cefet

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 31
Dois automóveis A e B partem, no mesmo instante, das cidades X e Y que distam entre si 21 km. Eles seguem uma trajetória retilínea rumo à cidade Z, conforme ilustração abaixo.

cefet

Considerando-se que os veículos A e B desenvolvem velocidades constantes de módulos, respectivamente iguais a v e v/4, percorrem, em média, 10 quilômetros por litro de gasolina e chegam juntos ao destino, é correto afirmar que o total de combustível consumido pelos dois automóveis, em litros, foi igual a

a) 2,5.

b) 3,5.

c) 4,7.

d) 6,0.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 32
Dois blocos idênticos A e B são arrastados, com velocidades constantes VA > VB, sobre uma superfície horizontal com atrito, pelas forças FA e FB , também horizontais. Se F1  e F2 são forças de atrito, respectivamente em A e B, é correto afirmar que

a) |FA| = |FB|, |FB| = |F2|, |FA| = |F1|.

b) |FA| > |FB|, |FB| > |F2|, |FA| > |F1|.

c) |FA| = |FB|, |FB| = |F2|, |FA| > |F1|.

d) |FA| > |FB|, |FB| > |F2|, |FA| = |F1|.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 33
A velocidade de um objeto, de massa 4,0 kg, varia de 20 m/s para 60 m/s, em 2,0 segundos, quando submetido a um par de forças constantes e paralelas com valores, em N, iguais a

a) 10 e 90.

b) 20 e 80.

c) 20 e 70.

d) 40 e 50.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 34
O manual do proprietário de um automóvel, de massa igual a 800 kg, informa que o carro atinge 108 km/h em 10 segundos, partindo do repouso. Nessa velocidade, a energia cinética do veículo, em joules, será

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 35
Um carro desce uma ladeira em Ouro Preto com velocidade constante. Nessa situação, é correto afirmar que a sua energia

a) mecânica é constante.

b) cinética está diminuindo.

c) potencial está diminuindo.

d) mecânica está aumentando.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 36
Um tronco de árvore, com volume igual a 800 litros, flutuando na água com metade do seu volume submerso, está sujeito a um empuxo, em newtons, igual a

a) 80.

b) 400.

c) 800.

d) 4 000.


QUÍMICA

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 37
O gráfico representa a variação de temperatura, ao se aquecer uma substância sólida X durante cerca de 80 minutos.

cefet

NÃO se pode afirmar sobre a substância X que

a) é um gás a 45 ºC.

b) é um sólido a 15 ºC.

c) se encontra totalmente na forma líquida, entre 20 e 40 minutos de aquecimento.

d) se encontra nas formas líquida e gasosa, entre 40 e 60 minutos de aquecimento.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 38
Para separar uma amostra contendo óleo e água salgada, um estudante utilizou o seguinte fluxograma:

cefet

Os processos de separação I e II utilizados são, respectivamente,

a) filtração e destilação.

b) decantação e filtração.

c) decantação e destilação.

d) destilação e decantação.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 39
Um balão de gás, semelhante àqueles comprados em parques de diversão, flutua no ar, porque contém gás hélio menos denso que o ar. Supondo-se que o balão estoure, é correto afirmar que o gás hélio

a) se mistura com o ar atmosférico.

b) deixa de existir, perdendo toda a sua massa.

c) continua ocupando o mesmo volume anterior.

d) forma um sistema heterogêneo com o ar atmosférico.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 40
A ordem crescente dos raios atômicos dos íons  cefet cefet

cefet


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 41
Considere dois elementos A e B com números atômicos iguais a 20 e 35 respectivamente.

A ligação formada denomina-se _______________ e a fórmula do composto entre A e B é _______________ .

As lacunas se completam, corretamente, por

a) iônica, A2B.

b) iônica, AB2.

c) metálica, A2B.

d) covalente, AB2


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 42
Associe as substâncias químicas às suas possíveis aplicações.

SUBSTÂNCIAS APLICAÇÕES

1- CaCO3
 
2- H2O2

3- HCl

4- NaOH

5- NaCl

6- Mg(OH)2

( ) antiácido estomacal

( ) correção da acidez do solo

( ) descolorante de cabelos

( ) conservante de alimentos

( ) produção de sabões

A seqüência correta encontrada é

a) 3, 5, 2, 1, 4

b) 4, 1, 5, 6, 2

c) 4, 3, 1, 5, 2

d) 6, 1, 2, 5, 4


BIOLOGIA

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 43
Os protozoários de água doce, hipertônicos em relação ao meio, absorvem água através da membrana, eliminando o excesso pelos vacúolos.

cefet

Esse processo de absorção se denomina

a) osmose.

b) transporte ativo.

c) difusão facilitada.

d) bomba de sódio e potássio.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 44
Cada polipeptídeo tem uma sequência específica de aminoácidos determinada pelo DNA. Uma proteína formada por três aminoácidos cujo código de trincas no DNA é CAA – TAA – GGC tem, como anticódon, a sequência

a) GTT - ATT - CCG.

b) CAA - UAA - GGC.

c) GUU - AUU - CCG.

d) ACC - GCC - TTA.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 45
A fotossíntese realiza-se em duas etapas: fase clara ou fotoquímica e fase escura ou química. Na fotoquímica, ocorre a formação dos produtos

a) O2 e ATP.

b) CO2 e H2O.

c) ATP e NADPH2.

d) NADPH2 e CO2 .


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 46
Na meiose, um tipo de divisão celular, o número de cromossomos da célula é reduzido à metade, tornando a haplóide com a separação dos homólogos. Esses cromossomos podem trocar pedaços entre si num fenômeno denominado permuta ou crossing-over que ocorre na

a) anáfase I.

b) telófase I.

c) prófase I.

d) metáfase I .


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 47
O tecido epitelial exerce inúmeras funções no organismo humano. NÃO constitui uma função desse tecido a(o)

a) reserva energética.

b) revestimento de órgãos.

c) secreção de substâncias.

d) proteção contra microorganismos.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 48
Associe os tipos celulares do tecido conjuntivo às suas respectivas funções.

TIPOS CELULARES

 1 - fibroblastos

 2 - macrófagos

 3 - osteócitos

 4 - plasmócitos

 5 - condrócitos intracelular

6 - adipócitos

FUNÇÕES

( ) reserva de gorduras

( ) fabricação de anticorpos

( ) defesa do organismo

( ) produção de material

A sequência correta encontrada é

a) 6, 2, 4, 5

b) 6, 4, 3, 5

c) 6, 2, 3, 1

d) 6, 4, 2, 1


GEOGRAFIA

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 49
A questão (49) refere-se ao mapa abaixo.

cefet

Sobre as coordenadas geográficas assinaladas, é correto afirmar que

a) 1 se localiza no hemisfério oriental a 30º S e 150º E, apresentando 10 horas adiantadas em relação a Greenwich.

b) 3 se localiza a 30º N e 90º W, tendo horários atrasados de 5 horas em relação a Greenwich e 4 horas em relação ao fuso de Brasília.

c) 4 se encontra mais próximo do Meridiano Internacional de  Mudança de Data, sendo o de hora mais atrasada dentre os demais pontos.

d) 2 se encontra nos hemisférios boreal e oriental, possuindo diferença de 12 horas adiantadas em relação ao Brasil e de 16 horas atrasadas no que tange a Greenwich.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 50
O texto abaixo refere-se à questão (50).

Essa é uma região situada entre os mares Negro e Cáspio, área de atritos políticos, religiosos e econômicos, com presença de petróleo, oleodutos e movimentos separatistas enfrentados pela Rússia.

cefet

A área assinalada no mapa é denominada Repúblicas do(s)

a) Bálcãs.

b) Báltico.

c) Cárpatos.

d) Cáucaso.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 51
A questão (51) refere-se ao mapa do Sudeste Brasileiro.

cefet

Sobre as regiões assinaladas, é correto afirmar que

a) 6 e 7 são as mais industrializadas, onde se localizam o ABC Paulista e a Via Dutra.

b) 1 é conhecida como Vale do Aço, com relevância para as cidades de Acesita e Ipatinga.

c) 2 e 5 se sobressaem pela agropecuária comercial, onde predomina elevado índice de mecanização da bacia leiteira.

d) 3 corresponde à Região Metropolitana de Belo Horizonte, caracterizada por indústrias têxteis, químicas e alimentícias.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 52
NÃO caracteriza a atual população brasileira a(o)

a) concentração da parte produtiva no setor terciário da economia.

b) predominância da PEA com rendimento per capita inferior a três salários mínimos.

c) aumento da expectativa de vida em decorrência da elevação dos indicadores sociais.

d) superação do número de mulheres ativas sobre os homens em todas as regiões brasileiras.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 53
A ameaça da internacionalização da Amazônia pode ser exemplificada pela

a) disputa de territórios ricos em minerais não-metálicos e em outros bens do bioma amazônico.

b) instalação de sistemas de vigilância norte-americanos na base aérea de Alcântara, no Maranhão.

c) perspectiva de um projeto de balcanização das grandes reservas indígenas, detentoras de importantes recursos minerais.

d) “Operação Colômbia” das tropas norte-americanas através da Venezuela, trazendo preocupação aos políticos e militares brasileiros.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 54
Um dos fatores que atraem investimentos para o Nordeste brasileiro é a

a) especialização da mão-de-obra em grande escala, gerando novas fontes de renda.

b) proximidade dos mercados europeu e norte-americano, aliada a uma moderna infra-estrutura portuária.

c) vocação natural do Meio-Norte para atividades econômicas de tecnologia de ponta ecoturísticas e extrativistas.

d) adequação do Agreste às atividades agrícolas mecanizadas, com empréstimos subsidiados pelo Banco do Brasil


HISTÓRIA

CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 55
O movimento operário brasileiro, formado ao longo do processo de imigração estrangeira para o Brasil, promoveu a

a) formação de células comunistas e anarquistas entre os trabalhadores e camponeses brasileiros.

b) criação de associações de ajuda mútua, para prestar auxílio aos trabalhadores em situações de emergência.

c) implantação de partidos políticos orientados, para assegurar ganhos decorrentes das reivindicações trabalhistas.

d) organização de greves com o objetivo de pressionar os industriais e fazendeiros a reconhecerem seus direitos sociais.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 56
O processo de industrialização, iniciado no período de vigência da República Velha, significou a

a) educação política dos trabalhadores estrangeiros treinados e qualificados pela Revolução Industrial européia.

b) expansão do trabalho livre e assalariado, liberando capitais para investimentos na infra-estrutura industrial do País.

c) exportação acentuada de bens primários devido à Primeira Guerra Mundial, consolidando o nascente parque produtivo brasileiro.

d) formação do setor secundário da economia no Brasil, decorrente do acúmulo de capitais originário do intensivo  comércio cafeeiro.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 57
A Revolução de 1930, no Brasil, foi um movimento

a) caracterizado pelo apoio dos líderes sindicais dos trabalhadores, apesar de seu caráter reformista.

b) defendido pela Coluna Prestes, visando à transformação radical das estruturas sociais e econômicas.

c) organizado para moralizar o sistema representativo, criando a Justiça Eleitoral, a fim de impedir as fraudes.

d) apoiado por diferentes setores sociais que pretendiam a centralização política e econômica, diferenciando-se da República Velha.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 58
A política econômica do governo Dutra (1946-1950) opunha-se à do Estado Novo, na medida em que

a) adotava uma política liberal com facilidades alfandegárias, esgotando as reservas acumuladas no governo anterior.

b) defendia uma severa legislação contra imigrantes, visando a proteger o mercado de trabalho formado pelos brasileiros natos.

c) anulava parte da legislação trabalhista, facilitando o fortalecimento das leis de mercado, através do fim da estabilidade do emprego.

d) impunha uma política rígida de impostos sobre as atividades econômicas, reunindo capital suficiente para instalar indústrias de base no País.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 59
NÃO foi (foram) característica(s) política(s) do Governo Médici (1969-1974) a(o)

a) presença de organizações de guerrilha no interior do País, lideradas pela esquerda brasileira.

b) perda de mandatos e a suspensão, por dez anos, de direitos civis de expressivos líderes da vida pública.

c) ampliação e a consolidação da autonomia do poder político regional, como forma de controlar as oposições ao novo regime.

d) fortalecimento do Legislativo, criando novos partidos políticos com base nas diretrizes estabelecidas em decreto governamental.


CEFET-MG 2006.2 - QUESTÃO 60
A Nova República, denominação do período político brasileiro surgido após o fim da ditadura militar, foi marcado pela

a) transformação do Colégio Eleitoral, que elegera Tancredo Neves à presidência da República em Congresso Nacional.

b) desvinculação com o Fundo Monetário Internacional (FMI), apontando para uma política independente das pressões externas.

c) adoção de planos econômicos heterodoxos, dentre eles o Plano Cruzado, utilizando-se o congelamento de preços e salários com a substituição da moeda.

d) rapidez do controle do deficit público através da política de privatização de empresas estatais, gerando um eficiente enxugamento das contas do governo.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40731,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,293,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,74,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,175,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,118,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,154,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,842,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,111,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,311,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,577,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,732,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1133,questão de biomedicina,164,questão de ciências,700,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4434,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2738,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,523,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1405,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,119,questão de geografia,1097,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,54,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1673,questão de informática,134,questão de inglês,1110,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2579,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3395,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1248,questão de raciocínio lógico,140,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,19109,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,344,questão do enade,4559,questão do encceja,900,questão do enem,2440,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,36874,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,147,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,787,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2006.2 (Técnico Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2006.2 (Técnico Concomitância) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-20062-tecnico-concomitancia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-20062-tecnico-concomitancia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo