Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA As questões de  (01)  a  (07)  referem-se ...
Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

As questões de (01) a (07) referem-se ao texto I.

TEXTO I

A primeira vez

Fazia um frio ameno quando, durante uma viagem de dois dias a São Paulo, recebi a notícia de que estava confirmada minha atuação como cronista do jornal Estado de Minas e que a primeira crônica seria publicada na terça-feira seguinte. “Todo cronista tem sua primeira vez”, pensei, entre um estado de apreensão próprio de quem recebe um desafio e a excitação inevitável de quem sempre desejou essa tarefa de escrever, à mercê do acaso, textos sucessivos sobre as miudezas e grandezas da vida cotidiana.

A crônica é um gênero interessante, pois exige concisão, leveza e desprendimento, situando-se num espaço indeterminado entre a narrativa, o ensaio, a poesia e a conversa fiada. Não prescinde nunca do improviso, por mais que tenha sido pensada. É um registro precário, mas suficiente, dos dias e das horas que compõem o que chamamos de vida. Pode ser lírica, dramática, ácida, reflexiva, divertida. Leva quem a escreve ao exercício da liberdade de falar sobre qualquer coisa, desde que essa coisa possa trazer algo que instigue o interesse e a imaginação do leitor. Aliás, o leitor é o fundamento de toda crônica, pois ela tem que falar ao ouvido de cada um, convidando-o à conversa, à reflexão e ao devaneio.

Esta é, digamos, a minha primeira crônica. Mas também não é a minha primeira crônica. Explico: profissionalmente, estreio hoje como cronista, embora já tenha exercitado esse gênero quando, ainda adolescente, publicava textos ocasionais nos jornais de minha cidade natal, Patos de Minas. Foi um tempo em que a escrita se apresentava para mim como uma atividade espontânea, liberta dos imperativos da teoria e das demarcações de gênero. Depois, mudei-me para Belo Horizonte, fiz o curso de letras e tornei-me professora de literatura da UFMG, dedicando-me mais à prática do texto acadêmico e, nas horas vagas, a alguma poesia. Nos últimos anos, voltei à narrativa. Agora, com este inesperado (e honroso) convite do Estado de Minas, comemoro meu retorno à crônica e a todos os deleites que ela oferece a quem gosta de escrever.

O melhor de tudo é que agora posso falar de coisas prosaicas, de livros que leio, filmes que vejo, viagens, pequenos incidentes, enfim, da realidade e seus mistérios. E a realidade, neste caso, pode ser tanto aquilo que enxergamos quanto o que se oculta nas dobras e nas margens do visível; tanto os fatos explícitos quanto as mais íntimas surpresas. Na crônica posso, inclusive, fingir que vivo o que realmente vivo. Posso inventar uma história que de fato aconteceu, relatar em detalhes um caso que não houve, contar meus sonhos como se fossem de verdade e falar de verdades como se elas fossem sonhos. Tudo é possível na crônica. E é essa liberdade que me fascina. 

Matéria-prima não falta, mesmo quando achamos que falta assunto. Como já disse Machado de Assis, para começar uma crônica basta comentar o tempo e dizer: que calor! Ou, se quisermos atualizar a frase: que calor em pleno mês de julho! E, daí, é só comentar as mudanças climáticas no planeta, a camada de ozônio, a depredação da natureza, a irresponsabilidade dos humanos, a ganância capitalista. Machado estava certo: o assunto vem mesmo quando falamos do tempo. Que o diga quem se encontra sempre com vizinhos no elevador. A conversa começa com a chuva, o calor, o frio, os vulcões em erupção. O resto vem como desdobramento. Ou a gente inventa.

Mais um detalhe: se este é o primeiro texto que escrevo neste espaço, o próximo também o será. Afinal, em matéria de escrita, toda vez tende a ser sempre a primeira vez.

MACIEL, Maria Esther. Estado de Minas. Belo Horizonte, 5 jul. 2011. Caderno Cultura, p. 10.

QUESTÃO 01
CEFET-MG: Na crônica “A primeira vez”, a autora

a) mescla fatos verídicos e ficcionais para definir um sentimento.

b) relata uma experiência pessoal para promover uma reflexão.

c) narra um caso imaginário para provocar a fruição do leitor.

d) expõe uma informação para defender uma idéia.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: NÃO constitui uma característica do texto o

a) diálogo explícito com o leitor.

b) tom intimista na exposição dos fatos.

c) ponto de vista subjetivo na abordagem do tema.

d) emprego da metalinguagem como recurso expressivo.


QUESTÃO 03
CEFET-MG: No primeiro parágrafo, as aspas foram utilizadas para 

a) imprimir sentido irônico à frase.

b) destacar passagem em discurso direto.

c) indicar a adoção de um registro mais coloquial.

d) assinalar a inadequação da linguagem do trecho.


QUESTÃO 04
CEFET-MG: Tendo em vista os objetivos e o público a que se destina o texto, é correto afirmar que sua linguagem é predominantemente

a) poética.

b) coloquial.

c) denotativa.

d) conotativa.


QUESTÃO 05
CEFET-MG: A palavra sublinhada foi corretamente interpretada em:

a) “O melhor de tudo é que agora posso falar de coisas prosaicas,...” = relevantes

b) “Não prescinde nunca do improviso, por mais que tenha sido pensada.” = necessita

c) “...pensei, entre um estado de apreensão próprio de quem recebe um desafio” = receio

d) “...comemoro meu retorno à crônica e a todos os deleites que ela oferece a quem gosta de escrever.” = desafios


QUESTÃO 06
CEFET-MG: Considerando-se a passagem “Mais um detalhe: se este é o primeiro texto que escrevo neste espaço, o próximo também o será”, a forma pronominal “o” retoma a seguinte parte do texto:

a) “o próximo”.

b) “um detalhe”.

c) “neste espaço”.

d) “primeiro texto”.


QUESTÃO 07
CEFET-MG: “Matéria-prima não falta, mesmo quando achamos que falta assunto. Como já disse Machado de Assis, para começar uma crônica basta comentar o tempo e dizer: que calor! Ou, se quisermos atualizar a frase: que calor em pleno mês de julho!”

Considerando-se o fragmento acima, a relação sintático-semântica das orações subordinadas está corretamente identificada em:

a) “Ou que calor em pleno mês de julho” – condição.

b) “como já disse Machado de Assis” – conformidade.

c) “mesmo quando achamos” – consequência. 

d) “para começar uma crônica” – causalidade.


A questões de (08) a (10) referem-se aos textos I e II.

TEXTO II

Trecho de entrevista de Luis Fernando Veríssimo à revista Língua Portuguesa.

Se você pudesse resumir a técnica da crônica, como seria?

É difícil dar uma receita, pois a crônica é um gênero indefinido, desde sempre. Você pode falar do que quiser e chamar o que escreveu de “crônica”, e o que sair será efetivamente uma crônica. Como sob esse rótulo cabe tudo, há também muito de invenção, muito exercício de estilo. Agora, tirando a grande geração de cronistas, como Rubem Braga, Antonio Maria e Paulo Mendes Campos, não sei se o termo “crônica” caberia ao que se escreve hoje com esse nome. A crônica que eles faziam estava mais perto do lírico, sem ser alienada. Hoje em dia, o que se escreve como “crônica” é muito mais factual do que antes. Paulo Mendes Campos podia fazer crônicas que eram genuínas peças literárias, o próprio Rubem Braga escrevia um tipo de texto com aquele seu jeito despojado, mas ainda assim lírico. Hoje, a ênfase do que se lê por aí é comentar, é testemunhar o momento. 

Com o que você mais se preocupa quando vai escrever uma crônica?

Busco, quando posso, imprimir certa variedade ao material, seja na maneira de escrever ou na abordagem. Mas tudo depende de ter ou não tempo para pensar muito sobre um assunto. Às vezes, há questões obrigatórias no ar. Fora essas, traço o tema que me ocorre. Já houve tempo em que me era indiferente a dificuldade de encontrar o tema de uma crônica ou as observações que dão molho a ela. Mas, ultimamente, tem sido cada vez mais complicado encontrar o tema sobre o qual falarei. Tenho a impressão de que tudo já foi escrito, tudo já foi dito. Tenho, nessas horas, certa hesitação. Sempre. 

VERÍSSIMO, Luiz Fernando. Muito além do gênero. Entrevista a Luiz Costa Pereira Junior. Revista Língua Portuguesa. Disponível em: < http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11769>. Acesso em: 21 set. 2011 (Fragmento)

QUESTÃO 08
CEFET-MG: Comparando-se os textos I e II , é INCORRETO afirmar que, em ambos, os autores

a) lamentam a escassez de temas vigente no contexto atual.

b) fazem referência a relevantes cronistas da tradição literária brasileira.

c) discorrem sobre os diferentes estilos assumidos pelo gênero crônica.

d) consideram a invenção um elemento importante na criação de crônicas.


QUESTÃO 09
CEFET-MG: As vírgulas foram empregadas pela mesma razão sintática, EXCETO em:

a) “Tenho, nessas horas, certa hesitação.”

b) “Busco, quando posso, imprimir certa variedade ao material (...)”

c) “É difícil dar uma receita, pois a crônica é um gênero indefinido, desde sempre.”

d) “Mas, ultimamente, tem sido cada vez mais complicado encontrar o tema sobre o qual falarei.”


QUESTÃO 10
CEFET-MG: O termo em destaque diferencia-se sintaticamente dos demais em:

a) “Tenho a impressão de que tudo já foi escrito, tudo já foi dito” 

b) “Você pode falar do que quiser e chamar o que escreveu de “crônica...”

c) “...não sei se o termo “crônica” caberia ao que se escreve hoje com esse nome.”

d) “Paulo Mendes Campos podia fazer crônicas que eram genuínas peças literárias...”


As questões de (11) a (13) referem-se aos textos III e IV, respectivamente, de Gregório de Matos e Cláudio Manuel da Costa.

TEXTO III

Cresce o desejo, falta o sofrimento,
Sofrendo morro, morro desejando,
Por uma, e outra parte estou penando
Sem poder dar alívio a meu tormento.

Se quero declarar meu pensamento,
Está-me um gesto grave acovardando,
E tenho por melhor morrer calando,
Que fiar-me de um néscio atrevimento.

Quem pretende alcançar, espera, e cala,
Porque quem temerário se abalança,
Muitas vezes o amor o desiguala.

Pois se aquele, que espera sempre alcança,
Quero ter por melhor morrer sem fala,
Que falando, perder toda esperança.

TEXTO IV

Pouco importa, formosa Daliana,
Que fugindo de ouvir-me, o fuso tomes;
Se quanto mais me afliges, e consomes,
Tanto te adoro mais, bela serrana.

Ou já fujas do abrigo da cabana,
Ou sobre os altos montes mais te assomes,
Faremos imortais os nossos nomes,
Eu por ser firme, tu por ser tirana.

Um obséquio, que foi de amor rendido,
Bem pode ser, pastora, desprezado;
Mas nunca se verá desvanecido:

Sim, que para lisonja do cuidado,
Testemunhas serão de meu gemido
Este monte, este vale, aquele prado.

QUESTÃO 11
CEFET-MG:  Ambos os textos podem ser considerados exemplares do gênero lírico, porque neles se faz presente a(o)

a) tema do amor frustrado e platônico.

b) emprego de rimas e estrofes regulares.

c) expressão de sentimentos e emoções pessoais.

d) diálogo entre o sujeito-poético e outros personagens.


QUESTÃO 12
CEFET-MG: Nos textos III e IV, os sujeitos-poéticos manifestam, respectivamente, a(o)

a) capacidade de ser paciente e o desejo de imortalidade.

b) esperança de uma morte silenciosa e a dor pela perda da amada.

c) tormento causado pela paixão e a revolta contra a tirania da mulher.

d) receio de declarar seu amor e a constância dos sentimentos pela amada.


QUESTÃO 13
CEFET-MG: Os textos, como representantes do Barroco e do Arcadismo, são caracterizados, respectivamente pela(o)

a) jogo de contrastes e convenção pastoral.

b) sentimento de culpa cristão e busca do equilíbrio.

c) temática do carpe diem e preceito do fugere urbem.

d) oposição entre claro/escuro e simplicidade da linguagem.


QUESTÃO 14
Sermão II- Maria Rosa Mística (V)

Porque o que não pode fazer a vontade de Deus fazendo, faz sendo feita. E pensamento profundíssimo de S. Bernardo, e o prova com a criação e bem-aventurança dos anjos (…) A vontade de Deus, que, fazendo os anjos, os fez anjos, sendo feita neles, os fez bem aventurados. De sorte que a vontade de Deus, fazendo, pôde fazer anjos; mas, fazê-los bem-aventurados, não o pôde fazer fazendo, senão sendo feita (…) A razão é porque, para uma criatura racional ser, é necessário que a vontade de Deus a faça; mas, para ser bem aventurada, é necessário que ela faça a vontade de Deus. Criou Deus no céu a Lúcifer e criou a Miguel que foram as duas obras da mão divina as mais nobres, as mais excelentes, as mais parecidas com seu próprio Artífice, e as mais enriquecidas de todos os dotes e graças da natureza, que no teatro das jerarquias se extremaram sobre todas. Isto fez a vontade de Deus fazendo. E sendo feita, ou não feita, que fez? Não sendo feita, fez que Lúcifer, que havia de ser bem-aventurado, fosse o maior demônio; e, sendo feita, fez que Miguel, que também pudera ser demônio, fosse o maior bem-aventurado. Por isso pedimos a Deus, não que faça a sua vontade, senão que seja feita.

VIEIRA, Padre Antônio, In Sermão II- Maria Rosa Mística (V). Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 25 set. 2011. (fragmento)

CEFET-MG: Segundo Vieira, a condição para a bem-aventurança do ser humano consiste em 

a) tornar-se anjo.

b) ser criado por Deus.

c) agir de forma racional.

d) seguir a vontade de Deus.


QUESTÃO 15
CEFET-MG: NÃO é correto afirmar que o gênero teatral

a) é escrito para ser encenado.

b) dispensa a presença do narrador.

c) apresenta personagens e enredo.

d) caracteriza-se pela ausência de espaço e tempo.


MATEMÁTICA

QUESTÃO 16
CEFET-MG: O preço de um televisor LED sofreu um acréscimo de 20% e logo em seguida outro de 10%. Esses acréscimos correspondem a um único aumento de

a) 25%.

b) 30%.

c) 32%.

d) 36%.


QUESTÃO 17
CEFET-MG: Na aplicação de uma avaliação com três questões A, B e C, em uma escola, obteve-se os seguintes resultados:

cefet

Com base nesses dados, o número de alunos que acertou a questão C é

a) 30.

b) 36.

c) 51.

d) 54.


QUESTÃO 18
CEFET-MG: Se log3 a = x , então log9 a² vale

cefet


QUESTÃO 19
CEFET-MG: Numa partida de basquetebol, uma equipe entre cestas de três e dois pontos fez 50 cestas totalizando 120 pontos. O número de cestas de três pontos foi de 

a) 18.

b) 20.

c) 22.

d) 24.


QUESTÃO 20
CEFET-MG: A figura abaixo representa uma circunferência trigonométrica em que MN é diâmetro e o ângulo α mede cefet radianos.

cefet

cefet


QUESTÃO 21
CEFET-MG: Sendo cefet definida em A = {x ∈ R / x ≥ –1} e g(x) = x² definida emcefet o gráfico que representa a função cefet (x) é

cefet


QUESTÃO 22
CEFET-MG: O módulo da menor raiz da equação x² – 64 . 10⁻⁸ = 0 é

a) 0,0008.

b) 0,008.

c) 0,08.

d) 0,8.


QUESTÃO 23
CEFET-MG: Ao fatorar a expressão 210xy + 75x²y + 147y, obtém-se

a) 3 (7x+5)².

b) 3y (5x+7)².

c) 3 (5x-7) (5x+7). 

d) 3y (7x-5) (7x+5).


QUESTÃO 24
CEFET-MG: Uma pizzaria cobra 10% do valor consumido como taxa de serviço. Se uma pessoa pagou R$ 71,50 e outra R$ 88,00, então a soma dos valores das despesas dos dois clientes, sem essa taxa, foi de

a) R$ 138,60.

b) R$ 143,55.

c) R$ 145,00.

d) R$ 147,00.


QUESTÃO 25
CEFET-MG: Uma partícula descreve um arco de 1080º sobre uma circunferência de 15 cm de raio. A distância percorrida por essa partícula, em cm, é igual a

a) 90π. 

b) 120π.

c) 140π.

d) 160π.


QUESTÃO 26
CEFET-MG: Se a função cefet representa o lucro de uma indústria em que x é a quantidade de unidades vendida, então o lucro será

a) mínimo para x = 3.

b) positivo para x ≥ 2. 

cefet


QUESTÃO 27
CEFET-MG: Na figura abaixo, tem-se um portão em arco em que o triângulo ABE está inscrito na semicircunferência de diâmetro AB e as medidas dos segmentos AE, BE, e AD são, respectivamente, 40 dm, 3000 mm e 200 cm. Com base nesses dados, a área sombreada, em m², é de

cefet

cefet


QUESTÃO 28
CEFET-MG: As circunferências da figura abaixo são tangentes entre si e tangentes à reta t nos pontos A e B.

cefet

A medida do segmento AB, em cm, é igual a

a) 2√3 .

b) 4√3 .

c) 8√3 .

d) 12√3 .


QUESTÃO 29
CEFET-MG: A solução, em R , da equação 6²ˣ – 4.6ˣ = 0 é

a) 0. 

b) 1. 

c) log₄ 6.

d) log₆ 4.


QUESTÃO 30
CEFET-MG: O conjunto dos números reais que tornam a função f(x) = x² – 4x maior que 5 é

a) ∅.

b) R.

c) {x ∈ R / –1< x < 5}.

d) {x ∈ R / x < – 1 ou x > 5}.


FÍSICA

Constantes Físicas

cefet

QUESTÃO 31
Uma bola de borracha, em queda livre vertical, foi abandonada de uma altura de 45 cm. Ela colide com a superfície plana e horizontal do solo e, em seguida, atinge uma altura máxima de 20 cm.

CEFET-MG: Considerando-se o intervalo de interação da bola com o solo igual a 5,0 x 10⁻³ s, logo, o valor da aceleração média, em m/s², durante a colisão, vale

a) 1,0 x 10³.

b) 1,0 x 10².

c) 1,0 x 10¹.

d) 1,0 x 10⁰.


QUESTÃO 32
CEFET-MG: Uma pessoa de massa m encontra-se dentro de um ônibus, em movimento retilíneo horizontal, com aceleração constante a, em um local onde a aceleração da gravidade é g. A força de atrito para mantê-la de pé, em repouso e sem se apoiar em nada, será proporcional a

a) m.a.

b) m.g.

c) m/(g.a).

d) (m.g)/a.


QUESTÃO 33
Na figura, estão indicadas as forças atuantes em uma caixa de peso P = 60 N que sobe uma rampa áspera com velocidade constante sob a ação de uma força F = 60 N.

cefet

CEFET-MG: Nessas circunstâncias, o coeficiente de atrito cinético entre a rampa e esse bloco vale

a) 0,1.

b) 0,2.

c) 0,3.

d) 0,5.


QUESTÃO 34
CEFET-MG: Um balão esférico, menos denso que a água, de massa 10 g e volume 40 cm³, está completamente submerso e preso no fundo de uma piscina por um fio inextensível, conforme ilustração seguinte.

cefet

A tensão nesse fio, em newtons, vale

a) 0,40.

b) 0,30.

c) 0,20.

d) 0,10.


QUESTÃO 35
Uma bola branca de sinuca, com velocidade de 10 m/s na direção X e sentido positivo, colide elasticamente, na origem do sistema de coordenadas XY, com uma bola preta de mesma massa, inicialmente em repouso.

cefet

CEFET-MG: Após a colisão, as velocidades finais das bolas preta, VFP, e branca, VFB, são, respectivamente, em m/s, iguais a 

a) 3,2 e 7,6.

b) 3,5 e 5,8.

c) 5,0 e 8,7.

d) 6,0 e 4,5.


QUESTÃO 36
Um carrinho é lançado sobre os trilhos de uma montanha russa, no ponto A, com uma velocidade inicial cefet conforme mostra a figura. As alturas h1, h2 e h3 valem, respectivamente, 16,2 m, 3,4 m e 9,8 m.

cefet

CEFET-MG: Para o carrinho atingir o ponto C, desprezando o atrito, o menor valor de V0 , em m/s, deverá ser igual a

a) 10.

b) 14.

c) 18.

d) 20.


QUÍMICA

QUESTÃO 37
Considere os seguintes dados, a 25°C.

cefet

CEFET-MG: Um sistema, a 25°C, formado por 50 g de X, 500 mL de H2O e 200 mL de CCl4 pode ter seus componentes separados por

a) filtração, decantação e destilação.

b) catação, evaporação e dissolução.

c) destilação, centrifugação e cristalização.

d) evaporação, decantação e centrifugação.


QUESTÃO 38
CEFET-MG: Sobre a evolução do modelo atômico, afirma-se:

I- De acordo com os postulados de Bohr, os elétrons emitem energia quando saltam de um estado energético para outro mais interno.

II- Após a descoberta da radioatividade, Rutherford propôs que o átomo é maciço, esférico, descontínuo e formado por um fluido com carga positiva no qual estão dispersos os elétrons.

III- Thomson realizou experimentos com tubos catódicos que permitiram concluir que o átomo é formado por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.

IV- Segundo Dalton, a matéria constitui-se de pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis denominadas átomos.

São corretas apenas as proposições

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: As distribuições eletrônicas de alguns átomos no estado fundamental são descritas a seguir:

cefet

Com base nesses dados afirma-se, corretamente, que 

a) A e B pertencem à mesma família.

b) o raio atômico de B é maior que o de C.

c) B, C e D estão no mesmo período da tabela periódica.

d) o cátion bivalente de D apresenta a configuração 1s²2s²2p⁶3s²3p⁶


QUESTÃO 40
CEFET-MG: A relação entre a molécula, sua geometria e sua polaridade está representada corretamente em:

a) CCl4, tetraédrica e polar.

b) PBr3, piramidal e apolar.

c) BeF2, angular e polar.

d) CO2, linear e apolar.


QUESTÃO 41
CEFET-MG: Tomando-se como referência o estudo das reações químicas, é correto afirmar que a

a) razão constante entre as massas dos reagentes e as dos produtos reflete a lei das proporções de Proust.

b) massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos, em um sistema aberto, conforme Lavoisier.

c) transformação espontânea de gelo seco em gás é uma evidência experimental de um fenômeno químico.

d) decomposição do H2CO3 em água e gás carbônico apresenta os coeficientes estequiométricos 2:1:3, respectivamente.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: Em uma aula prática-demonstrativa uma professora adicionou, em um recipiente, água e gotas de fenolftaleína. Em seguida, acrescentou óxido de cálcio e a mistura, antes incolor, ficou rosa. Logo depois, soprou a solução com auxílio de um tubo de vidro o que levou ao desaparecimento da cor rosa e à formação de um precipitado branco.

Com relação ao experimento, é INCORRETO afirmar que a(o):

a) solução fica incolor apenas em meio neutro ou ácido.

b) gás carbônico soprado reage com o hidróxido de cálcio.

c) óxido de cálcio é um óxido molecular com caráter básico.

d) precipitado é o carbonato de cálcio formado na reação de neutralização.

BIOLOGIA

QUESTÃO 43
CEFET-MG: A ilustração seguinte representa uma cadeia alimentar.

cefet

Fonte:<http://www.supletivounicanto.com.br>. Acesso em: 13 set. 2011.

Nessa cadeia, os insetos classificam-se em 

a) produtores.

b) decompositores.

c) consumidores primários.

d) consumidores secundários.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: As plantas são capazes de realizar a fotossíntese (I) e também a respiração celular (II). Assim, o processo (I) ocorre, principalmente, ______________ e o (II) ______________.

Os termos que preenchem de forma correta as lacunas são, respectivamente, 

a) durante dia, à noite. 

b) à noite, durante o dia. 

c) na presença de luz, com ou sem luz.

d) na ausência de luz, durante a noite.


QUESTÃO 45
CEFET-MG: Na composição química das células, os íons são tão importantes que pequenas variações na sua porcentagem modificam profundamente a dinâmica celular. Associou se corretamente, o íon à sua respectiva função em:

a) potássio → respiração celular.

b) magnésio → condução nervosa.

c) ferro → processo fotossintético.

d) fosfato → transferência de energia.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: A figura seguinte mostra uma secção de pele.

cefet

Essa pele pertence a um

a) mamífero.

b) pássaro.

c) anfíbio.

d) réptil.


QUESTÃO 47
CEFET-MG: A importância da água para os seres vivos relaciona-se às suas propriedades físicas e químicas que permitem o bom funcionamento dos organismos.

NÃO se pode atribuir à água a função de

a) servir como meio para as reações químicas celulares.

b) absorver calor dos organismos, agindo como regulador térmico.

c) evitar variações bruscas de temperatura do corpo dos seres vivos.

d) formar os envoltórios rígidos das células vegetais com a função estrutural.


QUESTÃO 48
CEFET-MG: Sobre a fotossíntese, afirma-se corretamente que é

a) realizada por órgãos subterrâneos.

b) essencial para a cadeia alimentar.

c) bloqueada pela iluminação artificial.

d) inútil para plantas aquáticas submersas.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 49
CEFET-MG: Os chamados Sistemas de Informação Geográficas auxiliam na solução de diversos problemas referentes à análise do espaço geográfico na sociedade contemporânea. Nesse contexto, lista-se:

I- Avaliação de recursos naturais.

II- Medição da fertilidade do solo.

III- Determinação do hipocentro de terremotos.

IV- Planejamento de rota da coleta do lixo urbano.

As atividades que NÃO se aplicam a essa geotecnologia são

a) I e IV.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.


QUESTÃO 50
A questão (50) refere-se ao trecho abaixo.

“As atividades extrativistas que ocupam a maioria da população da região de mata da ilha de Marajó apresentam como fundamental característica a sazonalidade, isto é, dependem da estação do ano em que se tornam economicamente viáveis, seja pelo período de amadurecimento dos frutos da(o) ___________, seja pelas condições climáticas que permitem o acesso mais fácil às zonas de extração da____________ ou que propiciam a produção da(o) ”.

BRASIL, Marília Carvalho. As estratégias de sobrevivência da população ribeirinha da Ilha do
Marajó. In: TORRES, Haroldo. et al (Org.). População e meio ambiente: debates e desafios. São
Paulo: Senac, 2000. p. 113. (Adaptado)

CEFET-MG: Relacionando as condições socioambientais e as atividades econômicas desenvolvidas na região amazônica, a sequência correta que completa as lacunas é

a) açaí, madeira, seringa.

b) mamona, soja, algodão.

c) cacau, canaúba, mineral.

d) babaçu, cana-de açúcar, palmito.


QUESTÃO 51
CEFET-MG: Sobre os ecossistemas do Brasil afirma-se:

I – No bioma da amazônia há uma homogeneidade espacial na distribuição das espécies, apesar de sua vasta biodiversidade. 

II – A rusticidade da vegetação da caatinga, com espécies espinhentas ou com folhas miúdas relaciona-se à semiaridez.

III – As florestas de araucárias devem sua variedade de espécies ao predomínio das planícies inundadas de Santa Catarina e Paraná. 

IV – No domínio dos cerrados, encontra-se vegetação de porte médio com tronco retorcido e florestas-galerias próximas às margens dos rios.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.


QUESTÃO 52
A questão (52) refere-se à tabela abaixo.

Belo Horizonte, RRMBH* e RMBH
População e Taxa geométrica de crescimento (1.940 - 2.000)

cefet

RMBH = Região Metropolitana de Belo Horizonte

Fonte: FERNANDES, Joseane de Souza. A Expansão Urbana de Belo Horizonte e da Região Meropolitana de Belo Horizonte: o caso específico do município de Ribeirão das Neves. Tese de
doutorado. Cedeplar. UFMG, 2008.

CEFET-MG: A partir da evolução do processo de metropolização apresentado, é correto inferir que a

a) variação das taxas de crescimento da RMBH reduziu o quantitativo de habitantes nesse espaço.

b) mudança da metrópole na hierarquia urbana brasileira influenciou no decréscimo das taxas de crescimento demográfico da capital.

c) diminuição nas taxas de crescimento demográfico em Belo Horizonte impactou negativamente no tamanho absoluto de sua população.

d) expansão da mancha urbana em Belo Horizonte interferiu no incremento da participação relativa dos outros municípios no total de habitantes.


QUESTÃO 53
CEFET-MG: A questão (53) refere-se à imagem abaixo.

cefet

Essa imagem representa a(o)

a) crítica à escassa produção de alimentos mundial.

b) diminuição do desemprego estrutural no campo.

c) benefício à saúde pelo emprego dos alimentos transgênicos.

d) substituição do trabalhador no processo de produção agrícola.


QUESTÃO 54
A questão (54) refere-se ao mapa abaixo.

cefet

CEFET-MG: Na perspectiva da Organização Mundial do Comércio-OMC, os espaços em destaque podem ser denominados como

a) terceiro mundo.

b) países emergentes.

c) periferia deprimida.

d) integrantes do G-8.


HISTÓRIA

QUESTÃO 55
“1850 não assinalou no Brasil apenas a metade do século. Foi o ano de várias medidas que tentavam mudar a fisionomia do país, encaminhando-o para o que então se considerava a modernidade.”

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2.ed. São Paulo: EDUSP/FDE, 1995. p.197.)

CEFET-MG: Dentre as medidas adotadas nesse ano, aquelas que contribuíram decisivamente para substituir a mão de obra escrava pela livre foram a (o)

a) Lei de Terras e o Código Comercial.

b) Lei de Terras e a Lei Eusébio de Queiroz.

c) Código Comercial e a centralização da Guarda Nacional.

d) Lei Eusébio de Queiroz e a centralização da Guarda Nacional.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: Sobre o anarco-sindicalismo no Brasil, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Esse movimento político esteve ligado ao Partido Comunista, desde o início do século XX.

( ) Os baixos índices de urbanização do Brasil na Primeira República, praticamente inviabilizaram o crescimento dessa corrente política.

( ) A repressão governamental no período de 1919 a 1921 conseguiu debilitar a liderança desse movimento operário-sindical.

( ) Essa ideologia constituiu a base política dos primeiros sindicatos brasileiros, formados durante a Primeira República sob a influência de imigrantes europeus.

A alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo, é

a) F, F, F, V.

b) V, V, F, F.

c) V, F, V, F.

d) F, F, V, V.


QUESTÃO 57
Observe a charge abaixo, publicada na Revista Careta de fevereiro de 1934.

cefet

CEFET-MG: As duas “fortes ‘correntes’” que sustentavam o governo do presidente do Brasil, Getúlio Vargas, insinuadas na figura eram as(os)

a) Forças Armadas e as oligarquias.

b) sindicatos comunistas e os Tenentes.

c) elites agrárias e a Aliança Nacional Libertadora.

d) Modernistas e o movimento constitucionalista.


QUESTÃO 58
Analise a tabela seguinte.

cefet

CEFET-MG: Sobre os dados acima e a partir dos seus conhecimentos, pode-se inferir que

I- O PTB cresceu obtendo o voto das camadas populares urbanas.

II- O conjunto dos resultados eleitorais indicavam a tendência à concentração do debate político em dois partidos.

III- O PSD constituía as maiores bancadas por ser um partido de esquerda.

IV- A UDN sofreu uma diminuição proporcional do tamanho de sua bancada.

Estão corretos apenas os itens 

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 59
CEFET-MG: O regime militar vigente no país entre 1964 e 1984 fez ampla utilização dos Atos Institucionais, instrumentos jurídicos que 

a) objetivavam corrigir o funcionamento do sistema político partidário brasileiro.

b) promoviam políticas sociais para conter os efeitos da crise econômica do período.

c) reforçavam o caráter autoritário do regime ao restringir os direitos legais instituídos.

d) garantiam os princípios do liberalismo em um país marcado pelas desigualdades sociais.


QUESTÃO 60
Analise o seguinte quadro.

cefet

Todas as eleições desse período transcorreram em clima de normalidade e não houve denúncias de fraude eleitoral. Mesmo o desfecho do movimento pelo impeachment de Fernando Collor deu-se segundo as regras constitucionais previstas.

CEFET-MG: A partir dessa análise e de seus conhecimentos sobre os processos eleitorais recentes, é correto afirmar que

a) o curto intervalo entre as escolhas presidenciais traduz o nível de instabilidade política do país.

b) o processo político brasileiro encontra-se marcado pela corrupção, podendo resultar na permanência de um partido único no poder.

c) a democracia brasileira encontra-se institucionalizada, sendo capaz de resolver os principais conflitos políticos, que tem perdido seu caráter ideológico.
 
d) esses eventos foram garantidos pela fiscalização de organismos internacionais preocupados em impedir a ingerência dos militares na política brasileira.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,211,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,461,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,349,eleicoes,1,enade,388,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1421,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,285,provas da univesp,2,provas enade,387,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9834,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61103,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2012.1 (Concomitância) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEflNyHfW9BdS4IEUG3aMFQGvgGz7AO38qEOPl3No1Xqwba0Y4Sx74TTZU0xFF7ddrSU9ovjr-1b6iVElJ-zQQE4ixP_aEahaYpKJRmQ4Tt2X1wJ1a5qEetKKr2KXQ0mZJZOhbFP-CkuA/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-20121-concomitancia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/06/prova-cefet-mg-20121-concomitancia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo