Prova UNIFESP 2006 com Gabarito

Prova UNIFESP 2006 com Gabarito

Prova UNIFESP 2006 com Gabarito

Matemática

QUESTÃO 01
UNIFESP: Os segmentos representam, em uma mesma escala, as populações das cidades A, B, C, D e E nos anos indicados, em milhares de habitantes.

unifesp

A cidade que teve o maior aumento percentual na população, no período de 1990 a 2000, foi

(A) A.

(B) B.

(C) C.

(D) D.

(E) E.

GABARITO. (C) C.

QUESTÃO 02
UNIFESP: André aplicou parte de seus R$ 10.000,00 a 1,6% ao mês, e o restante a 2% ao mês. No final de um mês, recebeu um total de R$ 194,00 de juros das duas aplicações. O valor absoluto da diferença entre os valores aplicados a 1,6% e a 2% é

(A) R$ 4.000,00.

(B) R$ 5.000,00.

(C) R$ 6.000,00.

(D) R$ 7.000,00.

(E) R$ 8.000,00.

GABARITO. (D) R$ 7.000,00.

QUESTÃO 03
UNIFESP: Um número inteiro positivo m dividido por 15 dá resto 7. A soma dos restos das divisões de m por 3 e por 5 é

(A) 2.

(B) 3.

(C) 4.

(D) 5.

(E) 6.

GABARITO. (B) 3.

QUESTÃO 04
UNIFESP:  unifesp

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 05
UNIFESP: Se os primeiros quatro termos de uma progressão aritmética são a, b, 5a, d, então o quociente d/b é igual a

(A) 1/4.

(B) 1/3.

(C) 2.

(D) 7/3.

(E) 5.

GABARITO. (D) 7/3.

QUESTÃO 06
UNIFESP: As permutações das letras da palavra PROVA foram listadas em ordem alfabética, como se fossem palavras de cinco letras em um dicionário. A 73ª palavra nessa lista é

(A) PROVA.

(B) VAPOR.

(C) RAPOV.

(D) ROVAP.

(E) RAOPV.

GABARITO. (E) RAOPV.

QUESTÃO 07
UNIFESP: Os números complexos z1, z2 = 2i e z3 = a√3 + ai, onde a é um número real positivo, representam no plano complexo vértices de um triângulo eqüilátero. Dado que | z2 – z1 | = 2, o valor de a é:

(A) 2.

(B) 1.

unifesp

GABARITO. (B) 1.

QUESTÃO 08
UNIFESP: A parábola y = x² – tx + 2 tem vértice no ponto (x, yt). O lugar geométrico dos vértices da parábola, quando t varia no conjunto dos números reais, é

(A) uma parábola.

(B) uma elipse.

(C) um ramo de uma hipérbole.

(D) uma reta.

(E) duas retas concorrentes.

GABARITO. (A) uma parábola.

QUESTÃO 09
UNIFESP: A expressão sen (x – y) cos y + cos (x – y) sen y é equivalente a

(A) sen (2x + y).

(B) cos (2x).

(C) sen x.

(D) sen (2x).

(E) cos (2x + 2y).

GABARITO. (C) sen x.

QUESTÃO 10
UNIFESP: Se x é a medida de um arco do primeiro quadrante e se sen x = 3 cos x, então sen (2x) é igual a

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 11
UNIFESP: Na figura, o segmento AC é perpendicular à reta r. Sabe-se que o ângulo AÔB, com O sendo um ponto da reta r, será máximo quando O for o ponto onde r tangencia uma circunferência que passa por A e B.

unifesp

Se AB representa uma estátua de 3,6 m sobre um pedestal BC de 6,4 m, a distância OC, para que o ângulo AÔB de visão da estátua seja máximo, é

(A) 10 m.

(B) 8,2 m.

(C) 8 m.

(D) 7,8 m.

(E) 4,6 m.

GABARITO. (C) 8 m.

QUESTÃO 12
UNIFESP: A figura indica algumas das dimensões de um bloco de concreto formado a partir de um cilindro circular oblíquo, com uma base no solo, e de um semicilindro.

unifesp

Dado que o raio da circunferência da base do cilindro oblíquo mede 10 cm, o volume do bloco de concreto, em cm³, é

(A) 11 000 π.

(B) 10 000 π.

(C) 5 500 π.

(D) 5 000 π.

(E) 1 100 π.

GABARITO. (A) 11 000 π.

QUESTÃO 13
UNIFESP: Considere o sistema de equações

unifesp

onde c é uma constante real. Para que a solução do sistema seja um par ordenado no interior do primeiro quadrante (x > 0, y > 0) do sistema de eixos cartesianos ortogonais com origem em (0, 0), é necessário e suficiente que

(A) c ≠ –1.

(B) c < –1.

(C) c < –1 ou c > 3/2.

(D) 3/2 < c.

(E) –1 < c < 3/2.

GABARITO. (E) –1 < c < 3/2.

QUESTÃO 14
UNIFESP: Se P é o ponto de intersecção das retas de equações  unifesp , a área do triângulo de vértices A(0, 3), B(2, 0) e P é

unifesp

GABARITO.  

unifesp

QUESTÃO 15
UNIFESP: Se A é o conjunto dos números reais diferentes de 1, seja f:A→A dada por  unifesp.

Para um inteiro positivo n, f n  (x) é definida por  unifesp


Então, f⁵ (x) é igual a 

unifesp

GABARITO

unifesp

Biologia

QUESTÃO 16
UNIFESP: Numa célula animal, a seqüência temporal da participação das organelas citoplasmáticas, desde a tomada do alimento até a disponibilização da energia, é:

(A) lisossomos → mitocôndrias → plastos.

(B) plastos → peroxissomos → mitocôndrias.

(C) complexo golgiense → lisossomos → mitocôndrias.

(D) mitocôndrias → lisossomos → complexo golgiense.

(E) lisossomos → complexo golgiense → mitocôndrias.

GABARITO. (C) complexo golgiense → lisossomos → mitocôndrias.

QUESTÃO 17
UNIFESP: Cientistas sul-coreanos clonam pela primeira vez um cachorro, utilizando uma célula obtida da orelha do pai genético. Os cientistas tiraram material genético da célula e o colocaram em um óvulo esvaziado do seu núcleo, posteriormente estimulado para que se dividisse e virasse um embrião dentro da mãe adotiva, da raça Labrador. O animal clonado, da raça Afgham, recebeu o nome de Snuppy, e nasceu 60 dias após.
(Folha de S.Paulo, 03.08.2005.)

A partir do texto e do que se conhece sobre clonagem, podemos afirmar corretamente que:

(A) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.

(B) usando o mesmo pai genético, é possível obter um outro clone que seja fêmea.

(C) o clone gerado terá o genótipo Afgham e o fenótipo Labrador e será do sexo masculino.

(D) o núcleo do óvulo inserido em uma célula de orelha anucleada origina uma fêmea Labrador.

(E) o ambiente celular do Labrador alterou a expressão genotípica do núcleo transplantado.

GABARITO. (A) é possível obter células-tronco embrionárias usando-se células diferenciadas de um adulto.

QUESTÃO 18
UNIFESP: Assinale o gráfico que representa corretamente a quantidade de DNA no núcleo de uma célula de mamífero durante as fases da meiose. Considere MI = 1a divisão e MII = 2ª divisão.

unifesp

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 19
UNIFESP: O Brasil é apontado por cientistas de todo o mundo como um dos países de maior biodiversidade do planeta. Sobre essa diversidade de organismos, foram feitas as afirmações seguintes.

I. A diversidade é produto de processos evolutivos mediados por mecanismos de seleção natural.

II. Assim como a especiação, a colonização de novas áreas é um processo que aumenta a biodiversidade.

III. A alta biodiversidade nos trópicos surgiu porque os solos
são muito ricos em nutrientes nessas regiões e, por isso, permitem a instalação de florestas de grande porte.

IV. Existem grupos de organismos em que o número de espécies ainda não é totalmente conhecido no Brasil, como os insetos. Em contrapartida, estima-se que todos os vertebrados de nossa fauna já estejam catalogados.

V. Extinção, perda de habitat e competição com espécies introduzidas (não-nativas) estão entre os fatores que conduzem à perda da biodiversidade.

Estão corretas:

(A) I, II e V.

(B) I, III e IV.

(C) II, III e V.

(D) II, III e IV.

(E) III, IV e V.

GABARITO. (A) I, II e V.

QUESTÃO 20
UNIFESP: Um pesquisador pretende manter uma cultura de células e infectá-las com determinado tipo de vírus, como experimento. Assinale a alternativa que contém a recomendação e a justificativa corretas a serem tomadas como procedimento experimental.

(A) É importante garantir que haja partículas virais (vírus) completas. Uma partícula viral completa origina-se diretamente de outra partícula viral pré-existente.

(B) Deve-se levar em conta a natureza da célula que será infectada pelo vírus: células animais, vegetais ou bactérias. Protistas e fungos não são hospedeiros de vírus.

(C) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.

(D) Na análise dos dados, é preciso atenção para o ácido nucléico em estudo. Um vírus pode conter mais de uma molécula de DNA: a sua própria e a que codifica para a proteína da cápsula.

(E) É necessário escolher células que tenham enzimas capazes de digerir a cápsula protéica do vírus. A partir da digestão dessa cápsula, o ácido nucléico viral é liberado.

GABARITO. (C) Deve-se garantir o aporte de energia para as células da cultura na qual os vírus serão inseridos. Essa energia será usada tanto pelas células quanto pelos vírus, já que estes não produzem ATP.

QUESTÃO 21
UNIFESP: Considere alimentação como o processo pelo qual um organismo obtém energia para sua sobrevivência. Usando esta definição, atente para o fato de que ela vale para todos os organismos, inclusive os vegetais. Entre as plantas, as chamadas “carnívoras” atraem, prendem e digerem pequenos animais em suas folhas. Elas vivem em terrenos pobres e utilizam o nitrogênio dos tecidos desses animais em seu metabolismo. Com esses pressupostos, assinale a alternativa que contém a afirmação correta.

(A) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.

(B) O nitrogênio é importante para a alimentação de vegetais em geral, sendo absorvido pelas raízes ou folhas. Plantas carnívoras que não capturam animais morrerão por falta desse alimento.

(C) Havendo acréscimo de nitrogênio ao solo, as plantas carnívoras são capazes de absorvê-lo pelas raízes. Com esse nitrogênio, produzirão o alimento de que precisam, sem a necessidade de capturas.

(D) O nitrogênio integra a estrutura de proteínas e lipídeos que servirão de alimento para as plantas. Daí a importância de as carnívoras efetivamente capturarem os animais.

(E) O nitrogênio é usado pelas plantas carnívoras e demais plantas como complemento alimentar. Existem outros nutrientes mais importantes, como o fósforo e o potássio, que são essenciais e não podem faltar aos vegetais.

GABARITO. (A) As plantas carnívoras não dependem do nitrogênio dos animais que capturam para se alimentar. Assim, mesmo sem capturar, são capazes de sobreviver havendo temperatura, umidade e luminosidade adequadas.

QUESTÃO 22
UNIFESP: O termo “vermes” é aplicado indistintamente para designar invertebrados alongados e de corpo mole, principalmente do grupo dos anelídeos. Na charge, os “vermes” desenhados provavelmente são larvas de insetos.

unifesp

Sobre esses dois grupos, anelídeos e insetos, podemos afirmar corretamente que

(A) ambos apresentam o corpo segmentado e revestido por um exoesqueleto. Nos anelídeos terrestres esse exoesqueleto é bastante fino e flexível e nos insetos é quitinoso e rígido, conferindo proteção e sustentação.

(B) o padrão vermiforme das larvas de insetos é a principal evidência de que os artrópodes, grupo ao qual os insetos pertencem, surgiram a partir dos anelídeos, pois reproduzem um estágio anterior da evolução.

(C) observamos mais insetos, o que nos dá a falsa impressão de um maior número de espécies desse grupo. Porém, o número de espécies de anelídeos conhecidas é superior, pois inclui muitos grupos marinhos e terrestres.

(D) a segmentação do corpo está presente em ambos e a organização do sistema nervoso é semelhante. Os insetos, porém, possuem exoesqueleto, caráter evolutivo de importância fundamental no grupo.

(E) os anelídeos são terrestres e aquáticos e a maioria das espécies alimenta-se de detritos, estando no final da cadeia alimentar. Já os insetos são aéreos e terrestres e a maioria é herbívora, sendo, portanto, consumidores primários.

GABARITO. (D) a segmentação do corpo está presente em ambos e a organização do sistema nervoso é semelhante. Os insetos, porém, possuem exoesqueleto, caráter evolutivo de importância fundamental no grupo.

QUESTÃO 23
UNIFESP: Ave brasileira conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal Folha de S.Paulo (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se confirme, podemos afirmar corretamente que

(A) essa descoberta revoluciona o conhecimento sobre a evolução dos vertebrados. Até agora, admitia-se que as aves surgiram a partir dos dinossauros e, portanto, não poderiam ter convivido com eles.

(B) a descoberta é revolucionária por derrubar a teoria de que as aves descendem dos répteis. Como ambos conviveram num mesmo período, passa-se então a postular que aves tenham descendido diretamente de um grupo mais antigo, possivelmente dos peixes pulmonados.

(C) essa convivência derruba a informação mais aceita atualmente de que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que não há indícios da presença de dinossauros no passado. Até o momento, não foi localizado fóssil algum desses répteis em nosso território.

(D) existe certa inadequação na manchete. O fato de os fósseis serem tão antigos quanto os dinossauros não prova que houve convivência entre aves e esses répteis, principalmente porque as evidências de dinossauros em nosso território são ainda fracas.

(E) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum.

GABARITO. (E) a informação é interessante por se tratar de ave brasileira; porém, não é novidade que as aves conviveram com alguns dinossauros. Várias teorias apontam para o fato de que possivelmente aves e algum grupo de dinossauros tenham tido um ancestral comum. 

QUESTÃO 24
UNIFESP: Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vírus HIV depois de receber transfusão de sangue (...). 
A contaminação da mulher pode ter ocorrido em razão da chamada “janela imunológica”.
(Folha de S.Paulo, 06.08.2005.)

Janela imunológica é o nome dado ao período compreendido entre a infecção do organismo e o início da formação de anticorpos contra o agente infeccioso. Considerando tais informações e o que se conhece sobre a infecção por HIV, podemos afirmar corretamente que

(A) essa fatalidade poderia ter sido evitada se o sangue do doador tivesse passado, antes, por testes sorológicos para a detecção de HIV.

(B) a ação do HIV no organismo é justamente destruir o sistema imune. Por isso, são feitos testes para detecção do vírus e não de anticorpos.

(C) a mulher já estava com o sistema imune fragilizado, o que facilitou ainda mais a entrada e a instalação de agentes infecciosos, aqui, no caso, do HIV.

(D) o doador era portador do HIV e os testes não detectaram a infecção. Ter feito o teste recentemente não garante total segurança, devendo-se, portanto, evitar a exposição a situações de risco.

(E) transfusões de sangue hoje são um dos principais meios de transmissão do HIV. Isso demonstra a necessidade de campanhas para alertar doadores e receptores de sangue sobre os cuidados a serem tomados.

GABARITO. (D) o doador era portador do HIV e os testes não detectaram a infecção. Ter feito o teste recentemente não garante total segurança, devendo-se, portanto, evitar a exposição a situações de risco.

QUESTÃO 25
UNIFESP: Os gráficos I e II representam a freqüência de plantas com flores de diferentes cores em uma plantação de cravos (I) e rosas (II)

unifesp

Os padrões de distribuição fenotípica são devidos a:

(A) I: 1 gene com dominância;
II: 1 gene com dominância incompleta.

(B) I: 1 gene com dominância incompleta;
II: vários genes com interação.

(C) I: 1 gene com dominância incompleta;
II: 1 gene com alelos múltiplos.

(D) I: 3 genes com dominância incompleta;
II: vários genes com interação.

(E) I: 2 genes com interação;
II: 2 genes com dominância incompleta.

GABARITO. (B) I: 1 gene com dominância incompleta;
II: vários genes com interação.

QUESTÃO 26
UNIFESP: Segundo as idéias de Darwin, uma espécie selvagem transmite ao longo das gerações as características que lhe favorecem a sobrevivência em determinado ambiente.
(Veja, 10.08.2005.)

Para que a afirmação seja verdadeira, é necessário que essas características sejam

(A) constantes na população, dominantes, e estejam correlacionadas à sobrevivência do indivíduo.

(B) afetadas pela seleção natural, genéticas e de maior freqüência na população.

(C) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade.

(D) transmissíveis à descendência, inalteráveis pelo ambiente e estáveis nas gerações.

(E) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo.

GABARITO. (E) variáveis na população, herdáveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo.

QUESTÃO 27
UNIFESP: O gráfico mostra o espectro de absorção de raios ultravioleta (U.V.) por uma proteína e por um ácido nucléico.

unifesp

Considerando a ação desses raios na célula, o comprimento de onda em que será obtida maior taxa de mutação é

(A) 2.400 Å.

(B) 2.500 Å.

(C) 2.600 Å.

(D) 2.700 Å.

(E) 2.800 Å.

GABARITO. (C) 2.600 Å.

QUESTÃO 28
UNIFESP: Os gatos possuem 38 cromossomos, com o sistema XX/XY de determinação sexual. No desenvolvimento embrionário de fêmeas, um dos cromossomos X é inativado aleatoriamente em todas as células do organismo. Em gatos domésticos, a pelagem de cor preta (dominante) e amarela (recessiva) são determinadas por alelos de um gene localizado no cromossomo X. Fêmeas heterozigóticas para cor da pelagem são manchadas de amarelo e preto. Um geneticista colocou um anúncio oferecendo recompensa por gatos machos manchados de amarelo e preto. A constituição cromossômica desses gatos é

(A) 37, Y0.

(B) 37, X0.

(C) 38, XX.

(D) 39, XXY.

(E) 39, XXX.

GABARITO. (D) 39, XXY.

QUESTÃO 29
UNIFESP: A figura esquematiza o fluxo de energia através de um ecossistema. Esse fluxo é mediado por processos fisiológicos nos organismos.

unifesp

Os retângulos representam grupos de organismos e as flechas, o fluxo de energia. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os fluxos aos processos ocorrentes nos organismos e representados por X, Y e Z.

(A) X: excreção; Y: respiração; Z: digestão.

(B) X: respiração; Y: digestão; Z: excreção.

(C) X: respiração; Y: excreção; Z: digestão.

(D) X: excreção; Y: digestão; Z: respiração.

(E) X: digestão; Y: respiração; Z: excreção.

GABARITO. (B) X: respiração; Y: digestão; Z: excreção.

QUESTÃO 30
UNIFESP: Observe o gráfico e assinale a alternativa que contém legendas que explicam corretamente as diferenças observadas.

unifesp

unifesp
 
GABARITO

unifesp


Geografia

QUESTÃO 31
UNIFESP: O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveu

(A) uma divisão territorial do trabalho baseada na troca desigual de commodities.

(B) a reunião de líderes de países pobres contra o capital internacional.

(C) uma articulação produtiva entre núcleos de países centrais e de países pobres.

(D) a atuação decisiva de países periféricos no Conselho de Segurança da ONU.

(E) uma frente de países ricos que atuou pela libertação colonial dos povos.

GABARITO. (C) uma articulação produtiva entre núcleos de países centrais e de países pobres.

QUESTÃO 32
UNIFESP: Muitas crises políticas afetaram a América do Sul nos últimos, anos por razões distintas.  
Observe o mapa e responda.

unifesp

Pode-se afirmar que as crises nos países

(A) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.

(B) III e VIII decorreram do ingresso em blocos regionais.

(C) IV e V estão associadas ao tráfico de narcóticos.

(D) VI e X resultaram da eleição de políticos de esquerda.

(E) VII e IX foram causadas pelo não pagamento da dívida externa.

GABARITO. (A) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.

QUESTÃO 33
UNIFESP: Este conceito foi criado na década de 1960 para explicar a formação de uma grande área urbanizada, que se estende por mais de uma metrópole. Trata-se da

(A) urbanização acelerada, verificada em países de passado colonial e agrícola.

(B) favelização, que afetou países com elevada concentração de renda, como a Índia.

(C) periferização, na qual as classes abastadas moram em condomínios fechados.

(D) megalopolização, como ocorreu em países como Estados Unidos e Japão.

(E) desindustrialização, situação encontrada no nordeste da França.

GABARITO. (D) megalopolização, como ocorreu em países como Estados Unidos e Japão.

QUESTÃO 34
UNIFESP: No mapa encontram-se, em destaque, um país e aspectos de seu território que despertam oposição de países ocidentais.

unifesp

Assinale a alternativa que indica corretamente o título adequado ao mapa.

(A) Geórgia - poços de petróleo.

(B) Irã - instalações nucleares.

(C) Afeganistão - bases terroristas.

(D) Paquistão - centros de formação islâmica.

(E) Iraque - focos de insurgência às tropas estrangeiras no país.

GABARITO. (B) Irã - instalações nucleares.

QUESTÃO 35
UNIFESP: Analise os gráficos, a respeito de dias perdidos por doença em algumas regiões do mundo, e assinale a afirmativa correta.

unifesp

(A) As doenças cardiovasculares relacionadas à intensa vida urbana ocorrem em menor número em países de renda elevada.

(B) A ausência de doenças parasitárias na Europa decorre da infra-estrutura urbana que resultou do planejamento.

(C) A elevada ocorrência de AIDS na África é conseqüência da ineficácia de políticas de controle demográfico.

(D) A maior quantidade de doenças neuropsiquiátricas do mundo está na Europa, devido ao elevado desemprego.

(E) O predomínio de doenças infecciosas e parasitárias na África resulta da precariedade de serviços de água.

GABARITO. (E) O predomínio de doenças infecciosas e parasitárias na África resulta da precariedade de serviços de água.

QUESTÃO 36
UNIFESP: O gráfico apresenta a distribuição do Produto Interno Bruto por habitante.

unifesp

Pode-se afirmar que, entre 1960 e 2000, a renda dos vinte países mais ricos

(A) cresceu rapidamente, graças às intervenções militares em países pobres, como as no Vietnã e, mais recentemente, no Afeganistão e no Iraque, que possibilitaram a ampliação de mercado.

(B) desenvolveu-se, independente das economias de países pobres, que não alcançaram níveis de desenvolvimento econômico de excelência, em virtude da presença de governos corruptos e da baixa qualidade de sua mão-de-obra.

(C) teve um crescimento contínuo e duradouro, pela capacidade de investimentos em países pobres, que não souberam manter os lucros em seus territórios, permitindo que a guerra fiscal se instalasse, culminando com a evasão de divisas.

(D) expandiu-se linearmente, graças às facilidades concedidas pelo Conselho de Segurança da ONU, que sempre privilegia os cinco membros permanentes nas decisões econômicas internacionais, em detrimento dos países pobres.

(E) cresceu mais que o dobro, enquanto que a dos mais pobres apresentou crescimento menor, devido ao aumento dos juros da dívida e ao desequilíbrio entre preços de commodities e de produtos industrializados.

GABARITO. (E) cresceu mais que o dobro, enquanto que a dos mais pobres apresentou crescimento menor, devido ao aumento dos juros da dívida e ao desequilíbrio entre preços de commodities e de produtos industrializados.

QUESTÃO 37
UNIFESP: Numa rede mundial de comunicações, a eficiência e a centralidade são essenciais em setores onde se requerem interações pessoais de tomadores de decisões importantes.
(Harvey, 2005:177)

De acordo com o texto, é preciso

(A) capacitar mão-de-obra industrial para o mercado de trabalho globalizado.

(B) democratizar as informações e ampliar a participação popular nas decisões.

(C) propor metas educacionais de médio prazo para formar tomadores de decisão.

(D) investir mais em transporte e em transmissão de dados que na educação superior.

(E) formar intelectuais capazes de instruir executivos de grupos transnacionais.

GABARITO. (C) propor metas educacionais de médio prazo para formar tomadores de decisão.

QUESTÃO 38
UNIFESP: O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:

(A) Estados Unidos, Japão e Paraguai.

(B) União Européia, China e Bolívia.

(C) Reino Unido, Coréia do Sul e Paraguai.

(D) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.

(E) Reino Unido, Japão e Equador.

GABARITO. (A) Estados Unidos, Japão e Paraguai.

QUESTÃO 39
UNIFESP: Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado

(A) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil.

(B) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.

(C) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira.

(D) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina.

(E) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.

GABARITO. (B) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.

QUESTÃO 40
UNIFESP: A partir do gráfico,

unifesp

está correto afirmar que a produção agrícola brasileira, no período de 1975 a 2003,

(A) teve um crescimento vertiginoso, mantendo as áreas de cultivo, que é destinado à exportação.

(B) manteve-se estável, apesar do crescimento da área cultivada, gerando desmatamento elevado.

(C) apresentou crescimento na produção e declínio na área cultivada, sem prejuízo das exportações de alimentos.

(D) cresceu, pelo cultivo de cana-de-açúcar para produzir álcool, triplicando a área cultivada.

(E) aumentou mais que o dobro, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco, indicando uma maior produtividade.

GABARITO. (E) aumentou mais que o dobro, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco, indicando uma maior produtividade.

QUESTÃO 41
UNIFESP: Relacionando os mapas,

unifesp

observa-se que no Nordeste brasileiro os piores índices de mortalidade infantil e as mais elevadas taxas de população trabalhadora com menos de 15 anos estão, respectivamente, nos estados de

(A) Sergipe e Ceará.

(B) Bahia e Maranhão.

(C) Paraíba e Rio Grande do Norte.

(D) Alagoas e Piauí.

(E) Pernambuco e Bahia.

GABARITO. (D) Alagoas e Piauí.

QUESTÃO 42
UNIFESP: No Centro-Sul está a maior densidade urbana do Brasil. Identifique corretamente os centros sub-regionais I e II do mapa e a atividade econômica principal que desenvolvem.

unifesp

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 43
UNIFESP: Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em conseqüências sociais também relevantes, como

(A) a contaminação dos rios, que dizimou a população quilombola.

(B) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas.

(C) a extração de petróleo, que expulsa trabalhadores do campo.

(D) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar.

(E) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.

GABARITO. (B) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas.

QUESTÃO 44
UNIFESP: O litoral paulista é dividido em três partes. Assinale a alternativa que associa corretamente a característica predominante em cada uma delas.

 unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 45
UNIFESP: O mapa aponta três grandes unidades do relevo brasileiro.

unifesp

Assinale a alternativa que as identifica corretamente no perfil AB e o processo que predominou na sua formação.

(A) Planaltos, sedimentação; Depressões, dobramentos; Planícies, erosão.

(B) Planícies, dobramentos; Planaltos, sedimentação; Depressões, sedimentação.

(C) Depressões, erosão; Planícies, erosão; Planaltos, dobramentos.

(D) Planícies, sedimentação; Planaltos, erosão; Depressões, erosão.

(E) Planaltos, erosão; Depressões, sedimentação; Planícies, sedimentação.

GABARITO. (D) Planícies, sedimentação; Planaltos, erosão; Depressões, erosão.

Física

QUESTÃO 46
UNIFESP: Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balança, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma força F→  de módulo 5,0 N, na direção e sentido indicados na figura.

unifesp    
unifesp


Com essa prática, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de

(A) 3,0 kg.

(B) 2,4 kg.

(C) 2,1 kg.

(D) 1,8 kg.

(E) 1,7 kg.

GABARITO. (D) 1,8 kg.

QUESTÃO 47
UNIFESP: Pai e filho passeiam de bicicleta e andam lado a lado com a mesma velocidade. Sabe-se que o diâmetro das rodas da bicicleta do pai é o dobro do diâmetro das rodas da bicicleta do filho.

Pode-se afirmar que as rodas da bicicleta do pai giram com

(A) a metade da freqüência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.

(B) a mesma freqüência e velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.

(C) o dobro da freqüência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.

(D) a mesma freqüência das rodas da bicicleta do filho, mas com metade da velocidade angular.

(E) a mesma freqüência das rodas da bicicleta do filho, mas com o dobro da velocidade angular.

GABARITO. (A) a metade da freqüência e da velocidade angular com que giram as rodas da bicicleta do filho.

QUESTÃO 48
UNIFESP: A figura representa um bloco B de massa mB apoiado sobre um plano horizontal e um bloco A de massa mA a ele pendurado. O conjunto não se movimenta por causa do atrito entre o bloco B e o plano, cujo coeficiente de atrito estático é µB.

unifesp

Não leve em conta a massa do fio, considerado inextensível, nem o atrito no eixo da roldana. Sendo g o módulo da aceleração da gravidade local, pode-se afirmar que o módulo da força de atrito estático entre o bloco B e o plano

(A) é igual ao módulo do peso do bloco A.

(B) não tem relação alguma com o módulo do peso do bloco A.

(C) é igual ao produto mB·g·µB, mesmo que esse valor seja maior que o módulo do peso de A.

(D) é igual ao produto mB·g·µB, desde que esse valor seja menor que o módulo do peso de A.

(E) é igual ao módulo do peso do bloco B.

GABARITO. (A) é igual ao módulo do peso do bloco A.

QUESTÃO 49
UNIFESP: Henry Cavendish, físico inglês, realizou em 1797 uma das mais importantes experiências da história da física com o objetivo, segundo ele, de determinar o peso da Terra. Para isso construiu uma balança de torção, instrumento extraordinariamente sensível e com o qual pôde medir a força de atração gravitacional entre dois pares de esferas de chumbo a partir do ângulo de torção que essa força causou em um fio. A figura mostra esquematicamente a idéia básica dessa experiência.

unifesp

Ao final de seu experimento, Cavendish determinou a densidade média da Terra em relação à densidade da água, a partir da expressão matemática da Lei da Gravitação Universal,  unifesp  , mas a experiência celebrizou-se pela determinação de G, constante gravitacional universal. Sendo F o módulo da força medido por meio de sua balança, conhecendo M, massa da esfera maior, e m, massa da esfera menor, Cavendish pôde determinar G pela seguinte expressão:

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 50
UNIFESP: A figura representa o gráfico do módulo F de uma força que atua sobre um corpo em função do seu deslocamento x. Sabese que a força atua sempre na mesma direção e sentido do deslocamento.

unifesp

Pode-se afirmar que o trabalho dessa força no trecho representado pelo gráfico é, em joules,

(A) 0.

(B) 2,5.

(C) 5,0.

(D) 7,5.

(E) 10.

GABARITO. (C) 5,0.

QUESTÃO 51
UNIFESP: Após algumas informações sobre o carro, saímos em direção ao trecho off-road. Na primeira acelerada já deu para perceber a força do modelo. De acordo com números do fabricante, são 299 cavalos de potência [...] e os 100 km/h iniciais são conquistados em satisfatórios 7,5 segundos, graças à boa relação peso-potência, já que o carro vem com vários componentes de alumínio.
(http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/aval_050404discovery.shtml#5)

O texto descreve um teste de avaliação de um veículo importado, lançado neste ano no mercado brasileiro. Sabendo que a massa desse carro é de 2 400 kg, e admitindo 1 cv = 740 W e 100 km/h = 28 m/s, pode-se afirmar que, para atingir os 100 km/h iniciais, a potência útil média desenvolvida durante o teste, em relação à potência total do carro, foi, aproximadamente de

(Sugestão: efetue os cálculos utilizando apenas dois algarismos significativos.)

(A) 90%.

(B) 75%.

(C) 60%.

(D) 45%.

(E) 30%.

GABARITO. (C) 60%.

QUESTÃO 52
UNIFESP: O SI (Sistema Internacional de unidades) adota como unidade de calor o joule, pois calor é energia. No entanto, só tem sentido falar em calor como energia em trânsito, ou seja, energia que se transfere de um corpo a outro em decorrência da diferença de temperatura entre eles. Assinale a afirmação em que o conceito de calor está empregado corretamente.

(A) A temperatura de um corpo diminui quando ele perde parte do calor que nele estava armazenado.

(B) A temperatura de um corpo aumenta quando ele acumula calor.

(C) A temperatura de um corpo diminui quando ele cede calor para o meio ambiente.

(D) O aumento da temperatura de um corpo é um indicador de que esse corpo armazenou calor.

(E) Um corpo só pode atingir o zero absoluto se for esvaziado de todo o calor nele contido.

GABARITO. (C) A temperatura de um corpo diminui quando ele cede calor para o meio ambiente.

QUESTÃO 53
UNIFESP: A figura reproduz uma gravura do termoscópio de Galileu, um termômetro primitivo por ele construído no início do século XVI.

uifesp

No termoscópio, o ar é aprisionado no bulbo superior, ligado por um tubo a um recipiente aberto contendo um líquido colorido. Assim, pode-se concluir que, se a temperatura ambiente subir, a altura da coluna de líquido colorido

(A) aumenta, pois aumentam o volume e a pressão do ar contido no bulbo.

(B) diminui, pois aumentam o volume e a pressão do ar contido no bulbo.

(C) aumenta, em decorrência da dilatação do líquido contido no recipiente.

(D) diminui, em decorrência da dilatação do líquido contido no recipiente.

(E) pode aumentar ou diminuir, dependendo do líquido contido no recipiente.

GABARITO. (B) diminui, pois aumentam o volume e a pressão do ar contido no bulbo.

QUESTÃO 54
UNIFESP: Qualquer dos seus leitores que tenha a ventura de residir em meio ao romântico cenário do País de Gales ou da Escócia poderia, não tenho dúvida, confirmar meus experimentos medindo a temperatura no topo e na base de uma cascata. Se minhas observações estão corretas, uma queda de 817 pés deve gerar um grau de calor, e a temperatura do rio Niágara deve subir cerca de um quinto de grau por causa de sua queda de 160 pés.

Esse trecho foi publicado em 1845 por James P. Joule na seção de cartas da revista inglesa Philosophical Magazine e ilustra os resultados por ele obtidos em suas experiências para a determinação do equivalente mecânico do calor.

Sendo cágua = 4 200 J/(kgºC) o calor específico da água, adotando g = 10 m/s², 817 pés = 250 m e 160 pés = 50 m, podese afirmar que, ao se referir a “um grau de calor” e a “um quinto de grau”, Joule está exprimindo valores de temperatura que, em graus Celsius, valem aproximadamente

(A) 5,0 e 1,0.

(B) 1,0 e 0,20.

(C) 0,60 e 0,12.

(D) 0,30 e 0,060.

(E) 0,10 e 0,020.

GABARITO. (C) 0,60 e 0,12.

QUESTÃO 55
UNIFESP: Suponha que você é estagiário de uma estação de televisão e deve providenciar um espelho que amplie a imagem do rosto dos artistas para que eles próprios possam retocar a maquilagem. O toucador limita a aproximação do rosto do artista ao espelho a, no máximo, 15 cm. Dos espelhos a seguir, o único indicado para essa finalidade seria um espelho esférico

(A) côncavo, de raio de curvatura 5,0 cm.

(B) convexo, de raio de curvatura 10 cm.

(C) convexo, de raio de curvatura 15 cm.

(D) convexo, de raio de curvatura 20 cm.

(E) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.

GABARITO. (E) côncavo, de raio de curvatura 40 cm.

QUESTÃO 56
UNIFESP: Eu peguei outro prisma igual ao primeiro e o coloquei de maneira que a luz fosse refratada de modos opostos ao passar através de ambos e, assim, ao final, voltaria a ser como era antes do primeiro prisma tê-la dispersado.

Assim Newton descreve a proposta do experimento que lhe permitiu descartar a influência do vidro do prisma como causa da dispersão da luz branca. Considerando que a fonte de luz era o orifício O da janela do quarto de Newton, assinale a alternativa que esquematiza corretamente a montagem sugerida por ele para essa experiência.

unifesp

GABARITO

unifesp

QUESTÃO 57
UNIFESP: Para testar o seu equipamento de som, um artista dá um toque no microfone ligado a uma caixa de som localizada a 330 m de distância, em um local em que a velocidade do som é 330 m/s. Pode-se afirmar que o intervalo de tempo entre o toque do artista no microfone e o instante em que o artista ouve o barulho do toque reproduzido pela caixa é, aproximadamente, de

(A) 1,0 s, independentemente de o microfone ter ou não fio.

(B) 1,5 s, independentemente de o microfone ter ou não fio.

(C) 2,0 s, independentemente de o microfone ter ou não fio.

(D) 2,0 s com microfone sem fio e 1,0 s com microfone com fio.

(E) 2,0 s com microfone sem fio e um valor entre 1,0 s e 2,0 s com microfone com fio.

GABARITO. (A) 1,0 s, independentemente de o microfone ter ou não fio.

QUESTÃO 58
UNIFESP: Duas partículas de cargas elétricas q1 = 4,0 × 10–¹⁶ C e q2 = 6,0 × 10–¹⁶ C estão separadas no vácuo por uma distância de 3,0 × 10–⁹ m.

Sendo k = 9,0 × 10⁹ N·m²/C², a intensidade da força de interação entre elas, em newtons, é de

(A) 1,2 × 10–⁵.

(B) 1,8 × 10–⁴.

(C) 2,0 × 10–⁴.

(D) 2,4 × 10–⁴.

(E) 3,0 × 10–³.

GABARITO. (D) 2,4 × 10–⁴.

QUESTÃO 59
UNIFESP: Na figura, as linhas tracejadas representam superfícies equipotenciais de um campo elétrico; as linhas cheias I, II, III, IV e V representam cinco possíveis trajetórias de uma partícula de carga q, positiva, realizadas entre dois pontos dessas superfícies, por um agente externo que realiza trabalho mínimo.

unifesp

A trajetória em que esse trabalho é maior, em módulo, é:

(A) I.

(B) II.

(C) III.

(D) IV.

(E) V.

GABARITO. (E) V.

QUESTÃO 60
UNIFESP: Atualmente, a maioria dos aparelhos eletrônicos, mesmo quando desligados, mantêm-se em standby, palavra inglesa que nesse caso significa “pronto para usar”. Manter o equipamento nesse modo de operação reduz o tempo necessário para que volte a operar e evita o desgaste provocado nos circuitos internos devido a picos de tensão que aparecem no instante em que é ligado. Em outras palavras, um aparelho nessa condição está sempre parcialmente ligado e, por isso, consome energia. Suponha que uma televisão mantida em standby dissipe uma potência de 12 watts e que o custo do quilowatt-hora é R$ 0,50. Se ela for mantida em standby durante um ano (adote 1 ano = 8 800 horas), o seu consumo de energia será, aproximadamente, de

(A) R$ 1,00.

(B) R$ 10,00.

(C) R$ 25,00.

(D) R$ 50,00.

(E) R$ 200,00.

GABARITO. (D) R$ 50,00.

História

QUESTÃO 61
UNIFESP: Fomos em busca dos homens fugidos de nosso povoado e descobrimos que cinco deles e suas famílias estavam nas terras de Eulogio, mas os homens deste senhor impediramnos com violência de nos aproximar da entrada do domínio.
(Egito romano, em 332 d.C.)

... os colonos não têm liberdade para abandonar o campo ao qual estão atados por sua condição e seu nascimento. Se dele se afastam em busca de outra casa, devem ser devolvidos, acorrentados e castigados.
(Valentiniano, em 371 d.C.)

Os textos mostram a

(A) capacidade do Império romano de controlar a situação no campo, ao levar a cabo a política de transformar os escravos em colonos presos à terra.

(B) luta de classes, entre camponeses e grandes proprietários, pela posse das terras que o Estado romano, depois dacrise do século III, é incapaz de controlar.

(C) transformação, dirigida pelo governo do Baixo Império, das grandes unidades de produção escravistas em unidades menores e com trabalho servil.

(D) permanência de uma política agrária, mesmo depois da crise do século III, no sentido de assegurar um número mínimo de camponeses soldados.

(E) impotência do governo romano do Baixo Império em controlar a política agrária, por ele mesmo adotada, de fixar os pobres livres no campo.

GABARITO. (E) impotência do governo romano do Baixo Império em controlar a política agrária, por ele mesmo adotada, de fixar os pobres livres no campo.

QUESTÃO 62
UNIFESP: Na Baixa Idade Média, mais precisamente entre os séculos XII e XIII, o centro-norte da Itália formava um viveiro de prósperas cidades que expressavam o vigor da retomada econômica do Ocidente naqueles séculos. Muitas dessas cidades, em termos político-administrativos, eram

(A) autônomas, organizadas como repúblicas, e internamente divididas em simpatizantes do papa (guelfos) e simpatizantes do imperador (gibelinos).

(B) repúblicas, internamente coesas, e aliadas umas às outras na luta contra os poderes universais do papa e do imperador.

(C) organizadas internamente como democracias, e externamente como uma federação, para tratar com o papa e o imperador.

(D) governadas por condottieri, que garantiam sua independência frente aos inimigos externos, constituídos pelo papa e pelo imperador.

(E) soberanas que, para escapar à dominação bizantina e sarracena, financiavam o Império e o Papado.

GABARITO. (B) repúblicas, internamente coesas, e aliadas umas às outras na luta contra os poderes universais do papa e do imperador.

QUESTÃO 63
UNIFESP: Relatório de um magistrado sobre o alegado suicídio de Richard Hun, na prisão da Torre de Londres, em 1515:
Todos nós os do inquérito encontramos o corpo do dito Hun suspenso dum gancho de ferro por uma faixa de seda, de expressão calma, cabelo bem penteado, e o boné enfiado na cabeça, com os olhos e a boca simplesmente cerrados, sem qualquer pasmo, esgar ou contração... Pelo que nos pareceu absolutamente a todos nós que o pescoço de Hun já estaria partido e grande quantidade de sangue vertido antes de ele ser enforcado. Pelo que todos nós achamos por Deus e em nossas consciências que Richard Hun fora assassinado.

O documento revela a

(A) independência do poder judiciário no Renascimento.

(B) emergência e difusão do raciocínio dedutivo no Renascimento.

(C) retomada do tratamento prisional romano no Renascimento.

(D) consolidação do pensamento realista aristotélicoescolástico no Renascimento.

(E) permanência da visão de mundo medieval no Renascimento.

GABARITO. (B) emergência e difusão do raciocínio dedutivo no Renascimento.

QUESTÃO 64
UNIFESP: Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos... de semear continuamente os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja possível.
(Cardeal Roberto Bellarmino, 1614.)

Tendo em vista o contexto da época, pode-se inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram, principalmente, os

(A) jansenistas e os muçulmanos.

(B) cátaros e os letrados.

(C) hussitas e os feiticeiros.

(D) anabatistas e os judeus.

(E) protestantes e os cientistas.

GABARITO. (E) protestantes e os cientistas.

QUESTÃO 65
UNIFESP: Sobre o trabalho compulsório (seja servil, seja escravo) em toda a América, no período colonial, pode-se afirmar que

(A) restringiu-se às áreas econômicas de exportação.

(B) atingiu apenas os indígenas e os negros.

(C) impôs-se sem maiores resistências.

(D) incluiu até mesmo os brancos.

(E) inexistiu nas terras voltadas para o Pacífico.

GABARITO. (D) incluiu até mesmo os brancos.

QUESTÃO 66
UNIFESP: Pastores metodistas e batistas do sul dos Estados Unidos apoiaram, nas décadas de 1770 e 1780, a causa antiescravista, mas deixaram de fazê-lo nos dez anos transcorridos entre 1795-1805.

Essa mudança de atitude foi devida

(A) a uma reorientação doutrinária dessas duas denominações religiosas.

(B) a uma competição entre as denominações religiosas atuantes no sul.

(C) ao boom do algodão e à revolta antiescravista em São Domingos/Haiti.

(D) ao fim do tráfico negreiro e à pressão inglesa contra a escravidão.

(E) à rejeição por parte dos negros em aceitar aquelas doutrinas religiosas.

GABARITO. (C) ao boom do algodão e à revolta antiescravista em São Domingos/Haiti.

QUESTÃO 67
UNIFESP: Signos infalíveis anunciam que, dentro de poucos anos, as questões das nacionalidades, combinadas com as questões sociais, dominarão sobre todas as demais no continente europeu.
(Henri Martin, 1847.)

Tendo em vista o que ocorreu século e meio depois dessa declaração, pode-se afirmar que o autor

(A) estava desinformado, pois naquele momento tais questões já apareciam como parcialmente resolvidas em grande parte da Europa.

(B) soube identificar, nas linhas de força da história européia, a articulação entre intelectuais e nacionalismo.

(C) foi incapaz de perceber que as forças do antigo regime eram suficientemente flexíveis para incorporar e anular tais questões.

(D) demonstrou sensibilidade ao perceber que aquelas duas questões estavam na ordem do dia e como tal iriam por muito tempo ficar.

(E) exemplificou a impossibilidade de se preverem as tendências da história, tendo em vista que uma das questões foi logo resolvida.

GABARITO. (D) demonstrou sensibilidade ao perceber que aquelas duas questões estavam na ordem do dia e como tal iriam por muito tempo ficar.

QUESTÃO 68
UNIFESP: Para o historiador Arno J. Mayer, as duas guerras mundiais, a de 1914-1918 e a de 1939-1945, devem ser vistas como constituindo um único conflito, uma segunda Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo fato

(A) de as duas guerras mundiais terem envolvido todos ospaíses da Europa, além de suas colônias de ultramar.

(B) de prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter inicio a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618.

(C) de, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.

(D) de terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640.

(E) de, em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.

GABARITO. (C) de, apesar da paz do período entre guerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919.

QUESTÃO 69
UNIFESP: Convém ter muita advertência nas prisões que fizer nas pessoas que hão de sair ao auto público, que se faça tudo com muita justificação pelo muito que importa à reputação e crédito do Santo Ofício e a honra e fazenda das ditas pessoas, as quais depois de presas e sentenciadas não se lhes pode restituir o dano que se lhes der.
(Do Inquisidor–Geral ao primeiro Visitador na colônia, em 1591.)

Essa afirmação indica que, na Colônia, a Inquisição

(A) testou métodos de tortura que depois passou a utilizar na Metrópole.

(B) cuidou de não se entregar aos excessos repressivos a que se habituara na Metrópole.

(C) relaxou seu controle, conformando-se ao “não existe pecado abaixo do equador”.

(D) utilizou procedimentos que pouco diferiam dos empregados na Metrópole.

(E) trabalhou em conjunto com a sua congênere espanhola, visando maior eficácia.

GABARITO. (D) utilizou procedimentos que pouco diferiam dos empregados na Metrópole.

QUESTÃO 70
UNIFESP: Para um homem ter o pão da terra, há de ter roça; para comer carne, há de ter caçador; para comer peixe, pescador; para vestir roupa lavada, lavadeira; ... e os que não podem alcançar a tanto número de escravos, ou passam miséria, realmente, ou vendo-se no espelho dos demais lhes parece que é miserável a sua vida.
(Padre Vieira, 1608-1697.)

O texto mostra que, para se viver bem na Colônia, seria preciso ter, sobretudo,

(A) escravos.

(B) terras.

(C) animais.

(D) cultura.

(E) habilidades.

GABARITO. (A) escravos.

QUESTÃO 71
UNIFESP: Estima-se que entre 1700 e 1760 aportaram em nosso litoral, vindas de Portugal e das ilhas do Atlântico, cerca de 600 mil pessoas, em média anual de 8 a 10 mil. Sobre essa corrente imigratória, é correto afirmar que

(A) continuava a despejar, como nos dois séculos anteriores, pessoas das classes subalternas, interessadas em fazer fortuna na América portuguesa.

(B) era constituída, em sua maioria, e pela primeira vez, de negros trazidos para alimentar a voracidade por mãode-obra escrava nas mais variadas atividades.

(C) tratava-se de gente da mais variada condição social, atraída principalmente pela possibilidade de enriquecer na região das Minas.

(D) representava uma ruptura com a fase anterior, pelo fato de agora ser atraída visando satisfazer a retomada do ciclo açucareiro e o início do algodoeiro.

(E) caracterizava-se pelo grande número de cristãos-novos e pequenos proprietários rurais, atraídos pelas lucrativas atividades de abastecer o mercado interno.

GABARITO. (C) tratava-se de gente da mais variada condição social, atraída principalmente pela possibilidade de enriquecer na região das Minas.

QUESTÃO 72
UNIFESP: ... dê o governo a essas duas classes [ligadas ao grande comércio e à grande agricultura] toda a consideração, vinculeas por todos os modos à ordem estabelecida, identifique-as com as instituições do país, e o futuro estará em máxima parte consolidado.
(Justiniano José da Rocha, 1843.)

A frase expressa, no contexto da época, uma posição política

(A) liberal.

(B) republicana.

(C) conservadora.

(D) reacionária.

(E) democrática.

GABARITO. (C) conservadora.

QUESTÃO 73
UNIFESP: Estamos atravessando um período em que a economia dirigida vem sendo vitoriosamente adotada como a maneira mais prática e mais eficiente de serem atendidos os interesses econômicos, que não podem e não devem ficar sujeitos às vicissitudes e percalços de situações possivelmente graves, afetando de forma indesejável os verdadeiros e superiores interesses do país.
(Circular da FIESP, março de 1937.)

O texto mostra o empresariado paulista

(A) desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.

(B) aferrado, como sempre, aos princípios do mais puro liberalismo, na sua relação com o governo, de um lado, e os trabalhadores, de outro.

(C) descompassado, naquela conjuntura, com a política econômica keynesiana, vigente na maioria dos países capitalistas.

(D) afinado, como sempre, com a política econômica norteamericana, de acordo com o lema “o que é bom para os EUA é bom para o Brasil”.

(E) apoiando, como sempre fizera antes e continuaria a fazer depois, a política econômica nacionalista de Getúlio Vargas.

GABARITO. (A) desacreditando, naquela conjuntura, do automatismo do mercado, a fim de garantir o crescimento da economia e, conseqüentemente, de seus lucros.

QUESTÃO 74
UNIFESP: De Juscelino Kubitschek, como presidente, em mensagem ao Congresso Nacional (15.03.1956):

… dificilmente se consolidará a revolução industrial, sem uma sólida base agrícola e sem um mercado interno em expansão…; e, como ex-presidente, no jornal Correio da Manhã (21.04.1963): Todo país que fez a Reforma Agrária despreparado industrialmente fracassou (...) Estamos preparados para pôr em prática um programa de tal natureza, pois já existe no Brasil uma indústria de base...

As duas citações permitem sustentar que Kubitschek

(A) sugere, numa espécie de autocrítica, que sua política de industrialização poderia ter sido realizada em combinação com a reforma agrária.

(B) reconhece ter falhado na implementação da reforma agrária, ao contrário do que ocorreu com a industrialização.

(C) passa a defender, depois de ter deixado o poder, a necessidade da reforma agrária, para poder se justificar perante a história.

(D) critica, depois de ter deixado o poder, os políticos que continuam defendendo a tese da prioridade da reforma agrária sobre a industrialização.

(E) inverte sua argumentação sobre a prioridade de uma com relação à outra, por ter acelerado a industrialização, deixando de lado a reforma agrária.

GABARITO. (E) inverte sua argumentação sobre a prioridade de uma com relação à outra, por ter acelerado a industrialização, deixando de lado a reforma agrária.

QUESTÃO 75
UNIFESP: Benedito Valadares, em suas Memórias (Tempos Idos e Vividos, 1966), assim descreve os fundadores de um dos partidos políticos que surge no fim do Estado Novo:

... os que não aceitaram a Revolução de 30; os que a fizeram e se sentiram traídos...; os que a fizeram e se desentenderam com o presidente...; os que assinaram o “Manifesto dos Mineiros”; todos aqueles que por questões políticas e/ou pessoais não aceitavam a organização ditatorial montada sob a Constituição de 37.

O partido em questão chama-se

(A) Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

(B) Partido Comunista Brasileiro (PCB).

(C) Partido Social Democrático (PSD).

(D) União Democrática Nacional (UDN).

(E) Partido Socialista Brasileiro (PSB).

GABARITO. (D) União Democrática Nacional (UDN).

Química

QUESTÃO 76
UNIFESP: 60 anos após as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, oito nações, pelo menos, possuem armas nucleares. Esse fato, associado a ações terroristas, representa uma ameaça ao mundo. Na cidade de Hiroshima foi lançada uma bomba de urânio-235 e em Nagasaki uma de plutônio-239, resultando em mais de cem mil mortes imediatas e outras milhares como conseqüência da radioatividade. As possíveis reações nucleares que ocorreram nas explosões de cada bomba são representadas nas equações:

unifesp

Nas equações, Z, X, A e o tipo de reação nuclear são, respectivamente,

(A) 52, Te, 140 e fissão nuclear.

(B) 54, Xe, 140 e fissão nuclear.

(C) 56, Ba, 140 e fusão nuclear.

(D) 56, Ba, 138 e fissão nuclear.

(E) 56, Ba, 138 e fusão nuclear.

GABARITO. (D) 56, Ba, 138 e fissão nuclear.

QUESTÃO 77
UNIFESP: A bateria primária de lítio-iodo surgiu em 1967, nos Estados Unidos, revolucionando a história do marca-passo cardíaco. Ela pesa menos que 20 g e apresenta longa duração, cerca de cinco a oito anos, evitando que o paciente tenha que se submeter a freqüentes cirurgias para trocar o marca-passo. O esquema dessa bateria é representado na figura. 

unifesp

Para esta pilha, são dadas as semi-reações de redução:

Li+ + e– → Li Eº = –3,05 V

I2 + 2 e– → 2 I– Eº = +0,54 V

São feitas as seguintes afirmações sobre esta pilha:

I. No ânodo ocorre a redução do íon Li+.

II. A ddp da pilha é + 2,51 V.

III. O cátodo é o polímero/iodo.

IV. O agente oxidante é o I2.

São corretas as afirmações contidas apenas em

(A) I, II e III.

(B) I, II e IV.

(C) I e III.

(D) II e III.

(E) III e IV.

GABARITO. (E) III e IV.

QUESTÃO 78
UNIFESP: Medicamentos obtidos da natureza são utilizados pelo homem há muito tempo. Produtos naturais e seus derivados são muito empregados na fabricação de medicamentos pelas indústrias farmacêuticas modernas. A maioria das pessoas, em algum momento, já fez uso de alguns desses compostos. O ácido acetilsalicílico, estrutura representada na figura, que compõe o conhecido medicamento de nome comercial aspirina, é obtido a partir do ácido salicílico que ocorre na casca da árvore do salgueiro branco, Salix alba.

unifesp

Na hidrólise da aspirina é formada uma substância que está presente no vinagre e também o ácido salicílico, que tem fórmula molecular

(A) C7H2O3.

(B) C7H4O2.

(C) C7H6O3.

(D) C8H8O3.

(E) C9H8O4.

GABARITO. (C) C7H6O3.

QUESTÃO 79
UNIFESP: Em intervenções cirúrgicas, é comum aplicar uma tintura de iodo na região do corpo onde será feita a incisão. A utilização desse produto deve-se à sua ação anti-séptica e bactericida. Para 5 litros de etanol, densidade 0,8 g/mL, a massa de iodo sólido, em gramas, que deverá ser utilizada para obter uma solução que contém 0,50 mol de I2  para cada quilograma de álcool, será de

(A) 635.

(B) 508.

(C) 381.

(D) 254.

(E) 127.

GABARITO. (B) 508.

QUESTÃO 80
UNIFESP: Solubilidade, densidade, ponto de ebulição (P.E.) e ponto de fusão (P.F.) são propriedades importantes na caracterização de compostos orgânicos. O composto 1,2-dicloroeteno apresenta-se na forma de dois isômeros, um com P.E. 60ºC e outro com P.E. 48ºC. Em relação a esses isômeros, é correto afirmar que o isômero

(A) cis apresenta P.E. 60ºC.

(B) cis é o mais solúvel em solvente não-polar.

(C) trans tem maior polaridade.

(D) cis apresenta fórmula molecular C2H4Cl2.

(E) trans apresenta forças intermoleculares mais intensas.

GABARITO. (A) cis apresenta P.E. 60ºC.

QUESTÃO 81
UNIFESP: No laboratório de química, um grupo de alunos realizou o experimento esquematizado na figura, que simula a fabricação do bicarbonato de sódio, um produto químico de grande importância industrial.

unifesp

O frasco II, imerso em um banho de água e gelo, contém solução aquosa com carbonato de amônio e 23,4 g de cloreto de sódio. O frasco I, gerador de gás carbônico, contém “gelo seco”, que quando borbulhado na solução do frasco II causa uma reação, produzindo como único produto sólido o bicarbonato de sódio. Decorrido o tempo necessário de reação, os cristais foram separados e secados, obtendo-se 25,2 g de NaHCO3. Considerando que reagente limitante é NaCl, o rendimento percentual desse processo, corretamente calculado pelo grupo de alunos, foi igual a

(A) 85%.

(B) 80%.

(C) 75%.

(D) 70%.

(E) 39%.

GABARITO. (C) 75%.

QUESTÃO 82
UNIFESP: Reações de óxido-redução são aquelas que ocorrem com transferência de elétrons. Essas reações nos acompanham a todo o momento, fazendo parte de muitos mecanismos do nosso organismo e até quando deixamos exposta ao ar uma fruta cortada. Para compreender melhor esse fenômeno, um aluno misturou etanol e soluções aquosas de dicromato de potássio e ácido sulfúrico em um tubo de ensaio. Com os dados coletados do experimento e após consulta a livros de química, o aluno montou a seguinte tabela:

unifesp

A soma dos índices estequiométricos da equação da reação devidamente balanceada e a classificação desta reação quanto ao calor envolvido são, respectivamente,

(A) 29 e endotérmica.

(B) 31 e endotérmica.

(C) 29 e exotérmica.

(D) 31 e exotérmica.

(E) 33 e exotérmica.

GABARITO. (D) 31 e exotérmica.

QUESTÃO 83
UNIFESP: A “violeta genciana” é empregada, desde 1890, como fármaco para uso tópico, devido a sua ação bactericida, fungicida e secativa. Sua estrutura é representada por:

unifesp

Em relação à violeta genciana, afirma-se:

I. Apresenta grupos funcionais amina e radicais metila.

II. Apresenta carbono quiral.

III. Forma ligação de hidrogênio intermolecular.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I.

(B) I e II.

(C) I e III.

(D) II e III.

(E) III.

GABARITO

QUESTÃO 84
UNIFESP: A geometria molecular e a polaridade das moléculas são conceitos importantes para predizer o tipo de força de interação entre elas. Dentre os compostos moleculares nitrogênio, dióxido de enxofre, amônia, sulfeto de hidrogênio e água, aqueles que apresentam o menor e o maior ponto de ebulição são, respectivamente,

(A) SO2 e H2S.

(B) N2 e H2O.

(C) NH3 e H2O.

(D) N2 e H2S.

(E) SO2 e NH3.

GABARITO. (B) N2 e H2O.

QUESTÃO 85
UNIFESP: Poluentes como óxidos de enxofre e de nitrogênio presentes na atmosfera formam ácidos fortes, aumentando a acidez da água da chuva. A chuva ácida pode causar muitos problemas para as plantas, animais, solo, água, e também às pessoas. O dióxido de nitrogênio, gás castanho, em um recipiente fechado, apresenta-se em equilíbrio químico com um gás incolor, segundo a equação:

2 NO2 (g) →← N2O4 (g)

Quando esse recipiente é colocado em um banho de água e gelo, o gás torna-se incolor. Em relação a esse sistema, são feitas as seguintes afirmações:

I. A reação no sentido da formação do gás incolor é exotérmica.

II. Com o aumento da pressão do sistema, a cor castanha é atenuada.

III. Quando o sistema absorve calor, a cor castanha é acentuada.

Dentre as afirmações, as corretas são:

(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

GABARITO. (E) I, II e III.

QUESTÃO 86
UNIFESP: A nanotecnologia é a tecnologia em escala nanométrica (1 nm = 10–⁹ m). A aplicação da nanotecnologia é bastante vasta: medicamentos programados para atingir um determinado alvo, janelas autolimpantes que dispensam o uso de produtos de limpeza, tecidos com capacidade de suportar condições extremas de temperatura e impacto, são alguns exemplos de projetos de pesquisas que recebem vultuosos investimentos no mundo inteiro.Vidro autolimpante é aquele que recebe uma camada ultrafina de dióxido de titânio. Essa camada é aplicada no vidro na última etapa de sua fabricação.

A espessura de uma camada ultrafina constituída somente por TiO2 uniformemente distribuído, massa molar 80 g/mol e densidade 4,0 g/cm3, depositada em uma janela com dimensões de 50 × 100 cm, que contém 6 × 10²° átomos de titânio (constante de Avogadro = 6 × 10²³ mol–¹) é igual a

(A) 4 nm.

(B) 10 nm.

(C) 40 nm.

(D) 80 nm.

(E) 100 nm.

GABARITO. (C) 40 nm.

QUESTÃO 87
UNIFESP: A tabela apresenta algumas propriedades medidas, sob condições experimentais adequadas, dos compostos X, Y e Z.

unifesp

A partir desses resultados, pode-se classificar os compostos X, Y e Z, respectivamente, como sólidos

(A) molecular, covalente e metálico.

(B) molecular, covalente e iônico.

(C) covalente, molecular e iônico.

(D) covalente, metálico e iônico.

(E) iônico, covalente e molecular.

GABARITO. (B) molecular, covalente e iônico.

QUESTÃO 88
UNIFESP: Compostos orgânicos com enxofre, chamados tióis, ou mercaptanas, compõem uma classe de compostos químicos que possuem odores altamente desagradáveis. Eles podem ser percebidos mesmo quando se encontram em concentrações de até uma parte de tiol em 400 milhões de partes de ar. A síntese de um tiol pode ser feita de acordo com a reação:

unifesp

O ângulo de ligação C–C–C em I e o produto da oxidação com permanganato de potássio do álcool análogo a II são, respectivamente,

(A) 120º e cetona.

(B) 120º e aldeído.

(C) 120º e ácido carboxílico.

(D) 109,5º e ácido carboxílico.

(E) 109,5º e cetona.

GABARITO. (A) 120º e cetona.

QUESTÃO 89
UNIFESP: Na figura são apresentadas duas curvas que expressam a relação entre a pressão de vapor de dois líquidos, A e B, e a temperatura. Um deles é uma solução aquosa de sacarose 1,0 mol/L e o outro, água destilada.

unifesp

Considerando-se o comportamento da pressão de vapor em relação à temperatura de um terceiro líquido, C, uma solução aquosa de nitrato de alumínio, Al(NO3)3, 0,5 mol/L e das curvas A e B, são feitas as seguintes afirmações:

I. A curva da solução C deve se posicionar à esquerda da curva A.

II. A temperatura de ebulição do líquido A é menor que a temperatura de ebulição do líquido B.

III. A solução C dever apresentar maior pressão de vapor que o líquido B.

IV. O líquido A é água destilada.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e III.

(B) III e IV.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) I e IV.

GABARITO. (D) II e IV.

QUESTÃO 90
UNIFESP: O sabor e o aroma (buquê) que o vinho apresenta dependem da uva empregada, de alguns fatores climáticos e do seu processo de produção. Os principais compostos responsáveis pelo buquê são aldeídos e ésteres, sendo que no vinho existem ainda açúcares, ácidos e o principal produto da fermentação da glicose, o etanol. A intensificação do aroma do vinho no seu envelhecimento deve-se à formação de ésteres no interior da garrafa. Estes compostos se formam no envelhecimento do vinho através da

(A) oxidação do álcool.

(B) reação do álcool com ácido carboxílico.

(C) oxidação do aldeído.

(D) reação do álcool com aldeído.

(E) oxidação do ácido carboxílico.

GABARITO. (B) reação do álcool com ácido carboxílico.

COMENTÁRIOS

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administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33514,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências 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infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,45,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,25,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,146,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,670,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,20,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,19,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,242,psicologia,17,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,453,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1168,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,824,questão de história,1425,questão de informática,127,questão de inglês,994,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2110,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2895,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,108,questão de vestibular,14924,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2838,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,29651,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,123,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,684,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
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