Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2012QUESTÃO 09
As decisões de design moldam os processos responsáveis pelos produtos que utilizamos, os materiais e a energia necessária para produzi-los, o modo como os operamos no dia a dia e o que acontece com eles quando perdem a utilidade. Podemos não ter previsto tudo isso epodemos lastimar o que aconteceu, mas as situações que enfrentamos hoje foram, de uma forma ou de outra, planejadas por nós no passado.
THACKARA, J. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um
mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 24 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Na elaboração de um produto, o designer deve considerar as questões relacionadas tanto à obsolescência do produto quanto aos fatores de produção.

PORQUE

II. Toda vez que um produto perde uma de suas funções, novos produtos costumam ser projetados para substituí-lo e ele é descartado pelos seus usuários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 10
Com a Revolução Digital do final do século XX, o campo do Design sofreu grandes transformações, expandindo-se do ponto de vista tanto de suas áreas de atuação quanto de seus métodos e procedimentos projetuais.

O fato de um novo produto, processo ou serviço acomodar os propósitos comerciais do mundo globalizado, com tecnologias emergentes, bem como as implicações sociais e ambientais dele decorrentes tornaram os problemas de design mais complexos e desafiadores.

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Aos formatos tradicionais e mais lineares propostos nos primórdios da metodologia projetual vêm sendo acrescidas novas abordagens, tais como o Mind Mapping e as técnicas de Concepção de Cenários.

II. A metodologia projetual em design contempla, além de procedimentos genéricos, o emprego de procedimentos de origem profissional diferenciada e/ou correlata, o que reforça a natureza multidisciplinar do Design.

III. Os novos estudos em metodologia projetual buscam estabelecer um método de design a ser seguido que simplifique e torne o processo mais dinâmico, de modo a proporcionar melhores resultados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Para Paul Klee, Wassily Kandinsky e Johannes Itten, o triângulo (amarelo), o quadrado (vermelho) e o círculo (azul) serviam como uma escrita com a qual a pré-história do visível podia ser analisada, teorizada e representada.

Com a assimilação de seus métodos e formas pelo ensino  moderno de design, a Bauhaus tornou-se ela mesma umponto de origem. Se Klee, Kandinsky e Itten articularam uma linguagem visual por meio de conceito de uma infância da arte, a Bauhaus tornou-se a infância do design.
LUPTON, E. & MILLER, J. A. (orgs.). ABC da Bauhaus: a Bauhaus
e a teoria do design. Tradução: André Stolarski.
São Paulo: Cosac Naify, 2008 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, verifica-se que o ponto em comum entre os três professores-artistas citados era

A) a criação de uma linguagem visual com base na arte concreta e no domínio de base teórica.

B) o emprego das cores complementares e das formas tridimensionais na arte concreta em suas obras.

C) a aproximação, ainda que limitada, entre a capacitação técnica e a formação artística dos alunos.

D) a noção de um retorno às origens do ofício no campo do design, visando diferenciar arte e técnica.

E) a noção de ensino do design, que evidencia elementos básicos da arte abstrata com o emprego de cores primárias.


ENADE 2012 - QUESTÃO 12

enade

Descendente do famoso ready-made Roda de Bicicleta (1913), o banco basculante Stella foi apresentado na mostra na Villa Olmo (1957) como resposta a uma exigência comportamental e espacial precisa. Era um assento pensado para caber no corredor, junto ao telefone (sempre fixo na parede, nos anos 1950), para que a pessoa não precisasse necessariamente permanecer em pé ao conversar pelo aparelho.
VERCELLONI, M. Achille e Pier Giacomo Castiglione. Tradução:
Marcos Matfei.Folha de S. Paulo, Coleção Folha
 Grandes Designers, v. 6, 2012 (adaptado).

Com o auxílio do fragmento de texto acima, infere-se que a criação do banco basculante está relacionada ao movimento artístico conhecido como

A) Dadaísmo.

B) Art Op.

C) Art Pop.

D) Cubismo.

E) Suprematismo.


ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Por volta de 1900, já havia se consolidado o movimento dominante da década, nascido do movimento de artes e ofícios e do movimento estético do século XIX. Seus expoentes estavam muito mais dispostos a aceitar o uso de novos materiais e a produção em massa do que os artistas do movimento de artes e ofícios.

Sua característica dominante é a fluidez orgânica, inspirada pela natureza, sobretudo a vegetal. Há também referências a tradições antigas, como a arte celta e o rococó. Podia ser interpretada tanto de forma naturalística quanto abstrata, e seus princípios podiam ser aplicados a qualquer tipo de design, desde a arquitetura até a joalheria.
TAMBINI, M. O design do século. São Paulo: Ática, 1996 (adaptado).

O contexto exposto acima diz respeito a(ao)

A) Art Déco.

B) Art Nouveau.

C) Futurismo.

D) Fovismo.

E) Cubismo.


ENADE 2012 - QUESTÃO 14
A princípio, não deveria haver diferenças notáveis entre métodos de pesquisa científica e métodos de  desenvolvimento de projeto, salvo maior rigor e densidade desses instrumentos no primeiro caso. Em ambos, o emprego de métodos supõe procedimentos explícitos, sistemáticos e que, sobretudo, promovam a comunicação e o diálogo entre as partes envolvidas no processo de criação e aplicação de conhecimentos.
CIPINIUK, A.; PORTINARI, D. B. Sobre métodos de design.
In: COELHO, L. A. L. (org.). Design método.
Rio de Janeiro/Teresópolis: Ed. PUC-Rio/
Novas Ideias, 2006, p. 27 (adaptado).

De acordo com o fragmento de texto apresentado, a metodologia científica

A) destina-se à construção e à validação de uma pesquisa.

B) inclui a intuição na avaliação de recursos projetuais.

C) encarrega-se da transmissão e do tratamento dos dados em uma pesquisa.

D) coloca-se a serviço da produção dos meios de disseminação da linguagem científica.

E) desenvolve-se como meio de tradução das condições formais em linguagem científica.


ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Indivíduos idosos podem sofrer limitações físicas e cognitivas decorrentes da idade avançada. Acidentes  domésticos, como quedas, são mais frequentes. As quedas geram grande e progressiva insegurança ao indivíduo e, não raro, são o marco a partir do qual se inicia um processo de involução física e redução das atividades diárias decorrente do receio da queda. Cerca de 30% das pessoas idosas apresentam pelo menos 1 queda por ano.
TERRA, N. L.; DORNELLES, B. C. P. Envelhecimento bem-sucedido.
2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Por meio do design se desenvolvem projetos para idosos com a observância dos requisitos ergonômicos, que proporcionam uma relação adequada entre usuário, objeto e tarefa a ser executada.

PORQUE

II. A ergonomia propõe solucionar problemas relacionados a conforto, saúde, eficiência e adequação às limitações dos usuários, por meio da análise do problema, visando facilitar a compreensão da ação que se deve executar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 16

enade

Os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, são um marco para a sinalização em eventos esportivos internacionais. Em 1966, o designer alemão Otl Aicher, a convite do Comitê Organizador das Olimpíadas de Munique, formou uma equipe para gerenciar um extenso programa de design para o evento.

A equipe trabalharia conjuntamente com o comitê organizador dos jogos. São destaque os pictogramas criados, que retrataram os esportes incluídos nos Jogos de Munique.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Otl Aicher criou, para o evento esportivo, um sistema de pictogramas em que a forma humana foi reduzida aos seus componentes mais simples, resultado que permitiu que os pictogramas fossem reduzidos a tamanhos mínimos e, ainda assim, funcionassem bem em grandes aplicações.

PORQUE

II. Os pictogramas transmitiriam informações essenciais sobre o evento esportivo a um grande número de pessoas de nacionalidades diferentes, e a mensagem seria decodificada sem a necessidade de ensinamento prévio.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 17
A construção de protótipo é importante para o desenvolvimento do produto, mas pode tomar um tempo muito grande, em relação ao valor que pode adicionar ao projeto. Muitos designers têm o hábito de construir modelos para cada estágio do projeto, como forma de demonstrar que atingiram esse estágio (como, por exemplo, ao completar o projeto conceitual). Contudo, se esses modelos não forem essenciais, poderá ser um desperdício de tempo e de dinheiro.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design
de novos produtos. 2 ed. rev. São Paulo:
Edgard Blücher, 2000 (adaptado).

O texto retrata a realidade de muitos processos de desenvolvimento de produtos. Para se obter a aprovação do cliente ou para o avanço do próprio processo, são construídas algumas representações do produto, que variam quanto à sua viabilidade e aplicação. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. No projeto de artefatos, os modelos podem ser contruídos com material diferente do original, porque se destinam a estudos formais e, assim, não reproduzem aspectos funcionais.

II. Os mock-ups são representações mais avançadas desenvolvidas com o material previsto para o produto final, desempenham as funções originais e não possuem, necessariamente, as dimensões do projeto final.

III. Os protótipos são as formas de representação mais fidedignas ao original, pois executam asmesmas funções, são construídos na escala real e com os mesmos materiais do produto final.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 18
O brainstorming é realizado em grupos constituídos por um líder e um grupo equilibrado de membros regulares e outros convidados. Os membros regulares servem para dar ritmo ao processo, e os membros convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema a ser resolvido. É importante também a presença de alguns não-especialistas no grupo, de modo a se fugir da visão tradicional.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos
produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998, p. 66 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Nas primeiras fases de um processo de brainstorming, os participantes devem apresentar ideias livres de qualquer censura, sem críticas, por mais que elas possam parecer inviáveis.

PORQUE

II. É necessário permitir, no início do processo, a apresentação de ideias inviáveis, para que, nas próximas etapas, sejam aproveitadas e uma delas se torne viável no final do processo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Uma associação de artesãos produz peças utilizando o sisal com tingimento natural como matéria-prima. Entre as peças produzidas pela associação, há jogos americanos, sous-plats e bolsas.

Após implantar uma metodologia de projeto de design, a associação tornou-se uma empresa com linha de produção, incluindo, em sua produção, critérios de qualidade percebida nos produtos/valor agregado, adequação ao meio ambiente, além de adequação cultural, ergonômica e econômica dos produtos.

Com isso, a associação organizou o trabalho dos artesãos e melhorou a qualidade dos produtos fabricados, o que contribuiu para ganho na geração de renda de seus trabalhadores e ajudou a preservar a tradição cultural do trançado com o sisal da região.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Na metodologia de projeto implantada pela associação de artesões, foram consideradas características do mercado para o desenvolvimento dos produtos, e o requisito essencial foi a busca pela inovação.

PORQUE

II. Na intervenção da metodologia projetual no desenvolvimento dos produtos da associação de artesões, são considerados critérios de dimensão social, econômica e ambiental, com o objetivo de serem propostas adequações em seu processo produtivo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O ambiente atual é o resultado da soma de múltiplos fatores que se estabelecem por meio de processos de planejamento, configuração e produção interdependentes. Essas ações não coordenadas apresentam, em certas ocasiões, efeitos secundários negativos, decorrentes da falta de uma solução global do problema.

Esses aspectos negativos, como poluição ambiental, exploração sem limites das matérias-primas e sobrecarga do meio ambiente com a superprodução, não podem ser eliminados totalmente. Por isso, torna-se essencial compreender que, no futuro, as ações individuais deverão ser sintonizadas umas com as outras, a fim de se evitar um caos ainda maior.
LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos
industriais. Tradução de Freddy Van Camp. São Paulo:
Edgard Blücher, 2001, p. 21-22 (adaptado).

Considerando essa contextualização para projetos de design, avalie as afirmações abaixo.

I. O designer deve questionar as consequências de cada projeto na sociedade e, portanto, avaliar se o resultado do processo de planejamento e de configuração é sensato e se há aspectos negativos a considerar.

II. Para resolver um problema projetual, os designers devem buscar uma solução que atenda às questões econômicas, sociais e ambientais, deixando para o cliente as demais responsabilidades do projeto.

III. Além das preocupações que dizem respeito ao processo de produção e às vantagens econômicas, o designer também deve considerar os possíveis efeitos na comunidade.

IV. As consequências do projeto podem ser medidas pela máxima: os lucros de curto prazo devem ser confrontados com os efeitos sociais e ambientais de médio e longo prazos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 21
De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 50% da população brasileira está acima do peso considerado ideal.

Segundo a pesquisa, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011, e o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8% no mesmo período.

Diante desse panorama nacional e com objetivo de atingir a maior quantidade possível de usuários, é adequado um designer desenvolver produtos

A) que possibilitem ajustes com base no valor médio da tabela antropométrica.

B) que possibilitem ajustes com base nos valores mínimos da tabela antropométrica.

C) específicos para obesos, devido à impossibilidade de adequar um produto aos vários percentis da tabela antropométrica.

D) específicos para os indivíduos que se situam na média antropométrica dos EUA, devido ao grande índice de obesidade registrado naquele país.

E) que possibilitem ajustes para facilitar o uso por todos os indivíduos que se situam nos diversos percentis da tabela antropométrica.


ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Uma grande empresa multinacional, após receber constantes reclamações relacionadas à falta de segurança e de conforto de um de seus artefatos industrializados, decidiu investir no re-design desse artefato, a fim de solucionar os problemas ergonômicos comprovadamente existentes e, assim, evitar a perda de mercado para empresas concorrentes.

Entretanto, as soluções apresentadas pelos designers da empresa, embora resolvessem os problemas de ergonomia, agregavam custo adicional ao novo artefato produzido, gerando impactos negativos quanto ao retorno financeiro dos investidores e, consequentemente, lucros menores.

Com base no contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Os designers da referida empresa deveriam conceituar e desenvolver um artefato com soluções projetuais que atendessem aos requisitos de segurança e conforto e respeitassem as limitações financeiras do projeto.

PORQUE 

II. Os impactos financeiros do projeto são, para a referida empresa, mais importantes do que os impactos gerados pelo nível de satisfação dos usuários de seu artefato.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 23
A aproximação entre designers e artesãos é, sem dúvida, um fenômeno de extrema importância pelo impacto social e econômico que gera e por seu significado cultural. Ela está mudando a feição do objeto artesanal brasileiro e ampliando o seu alcance.

Nessa troca, ambos os lados têm a ganhar. O designer passa, no mínimo, a conhecer uma sabedoria empírica, popular, à qual não teria acesso por outras vias, além de ampliar seu mercado de trabalho. O artesão, por sua vez, tem, ao menos, a possibilidade de interlocução sobre a sua prática e de refletir sobre ela.
BORGES, A. Design + artesanato: o caminho brasileiro.
São Paulo: Terceiro Nome, 2011, p. 137 (adaptado).

A partir do aprendizado oriundo da aproximação entre designers e artesãos, conforme citado no texto, espera-se que os designers atuem na

I. alteração da forma e da cor dos objetos que os artesãos desenvolvem.

II. industrialização dos processos de fabricação. 

III. combinação de processos e materiais já utilizados.

IV. intermediação entre as comunidades e o mercado consumidor.

V. adequação de matéria-prima e racionalização de mão de obra.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) I e II.

C) I e IV.

D) III e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 24
Um designer recém-formado resolveu abrir uma microempresa e fabricar o artefato que desenvolveu em seu projeto de conclusão de curso. Ao procurar os equipamentos necessários à fabricação, verificou que existiam duas alternativas de processo.

No processo X, seu investimento inicial seria de R$ 50 000,00, já no processo Y, o investimento inicial seria de R$ 80 000,00. As duas máquinas têm durabilidade de um ano e, passado esse tempo, terão que ser substituídas por novas, independentemente do uso que tiverem.

O gráfico abaixo representa o custo unitário de fabricação do artefato pelos dois processos em função do número de unidades fabricadas; os demais custos variáveis são idênticos nos dois processos.

enade

Tendo em vista que o artefato terá venda garantida pelo período de um ano, em função do investimento inicial e do custo unitário de fabricação, conclui-se que o melhor processo a ser utilizado é o

A) Y, se houver garantia de venda de 100 unidades mensais.

B) X, se houver garantia de venda de 500 unidades mensais.

C) Y, se houver garantia de venda de 200 unidades mensais.

D) Y, se houver garantia de venda de 1 000 unidades mensais.

E) Y, independentemente da quantidade mensal a ser vendida.


ENADE 2012 - QUESTÃO 25
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode ser definido como um conjunto de funções inter-relacionadas que norteiam o processo produtivo, a fim de coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa.

A necessidade da programação e controle da produção surge quando esta deixa de ser realizada em regime artesanal, ocorrendo a especialização do trabalho e a departamentalização. Normalmente, a produção é um processo que gera bens ou serviços, por meio da transformação de recursos.

Alguns estudiosos do sistema de produção afirmam que as atividades do PCP devem ser executadas seguindo uma ordem: previsão de demanda; planejamento de recursos a longo prazo; planejamento agregado da produção; planejamento mestre da produção; planejamento de materiais; planejamento e controle de capacidade; programação e sequenciamento da produção; controle da produção e de materiais.

Considerando essas referências, verifica-se que o planejamento agregado da produção é a atividade

A) em que se calcula a carga de cada centro de trabalho para cada período futuro, visando prever a capacidade para executar um plano de produção.

B) por meio da qual é empreendido um levantamento sequenciado e completo das necessidades de materiais para a execução do plano de produção.

C) por meio da qual a administração superior da empresa faz a previsão dos recursos necessários ao seu funcionamento, tais como equipamento, mão de obra e capital para investimentos em estoque.

D) em que se determinam os prazos a serem cumpridos nas várias fases das atividades de planejamento da produção.

E) em que se estabelecem níveis de produção, variação de tamanho de equipe de trabalho, tempo extra e tempo ocioso, variação do nível de estoque e utilização da capacidade.


ENADE 2012 - QUESTÃO 26
Uma empresa estabelecida no mercado produz artefatos para o setor da construção civil. No entanto, com o aumento da concorrência de produtos importados a preços mais atrativos, a empresa decidiu se reposicionar no mercado e contratou uma equipe de designers para desenvolver uma nova linha de artefatos para um novo segmento.

Nessa situação, a equipe de designers

I. será responsável pela gestão da criação de uma nova marca.

II. será responsável pela gestão do processo de projetos de artefatos.

III. deverá estudar a viabilidade técnico-econômica da nova linha de projetos de artefatos.

IV. deverá contribuir na criação e implementação de um novo modelo de negócio para a nova linha de projetos de artefatos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 27
A prática de trabalhar em equipe não é difícil se esta é formada por pessoas de ideias contrastantes que ajudem pelo método e pela técnica, com espírito contínuo de criatividade, a estruturar um ambiente empreendedor, maximizando o potencial questionador e criador que cada uma delas poderia ter.

O perfil dessa cultura multiprofissional é formada, como diz o termo, por diferentes profissões e, no caso do design, não necessariamente tem que ser por um designer, mas este precisa ser o elemento catalisador, que aglutine, motive e lute em prol do sucesso da necessidade apresentada como desafio.
KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação. Tradução: Alfonso Celso da
Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).

Considerando esse contexto, conclui-se que uma pessoa com perfil profissional de líder em um ambiente de trabalho deve

I. valorizar a interdisciplinariedade, ser proativa, disposta e capaz de transpor barreiras organizacionais e de levar a equipe a superar o comodismo, a fim de serem atingidos os resultados esperados.

II. atribuir mais valor aos talentos individuais dos colaboradores que à equipe, considerando que a realização do projeto deve seguir métodos definidos e testados na empresa.

III. ter mais experiência profissional que os membros da equipe e ser capaz de treinar o grupo na busca por resultados.

IV. ser carismática na percepção de seus colegas de equipe.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A classificação dos sistemas de produção em função do fluxo do produto é importante para o planejamento e a gestão da produção. Normalmente, os sistemas de produção são agrupados em três grandes categorias: sistemas de produção contínuos ou de fluxo em linha; sistemas de produção por lotes ou por encomenda (fluxo intermitente) e sistemas de produção para grandes projetos sem repetição.

No sistema de produção contínuo, ou de fluxo em linha, verifica-se que

A) os clientes apresentam seus próprios projetos de produto, devendo a empresa fabricá-lo segundo essas especificações.

B) os produtos são padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro em sequência prevista, sendo esse sistema marcado pela alta eficiência e acentuada inflexibilidade dos produtos.

C) as habilidades dos trabalhadores são agrupadas em conjunto, sendo os equipamentos de tipo genérico, que permitem adaptações necessárias ao produto específico.

D) há uma sequência de tarefas, geralmente de longa duração, marcadas por especificidade e pouca repetitividade, o que exige planejamento e controle elaborados.

E) há flexibilidade, conseguida com equipamentos genéricos, mas o volume de produção é reduzido, gerando problemas relativos ao controle de estoque e à qualidade dos produtos.


ENADE 2012 - QUESTÃO 29

enade
A administração da produção consiste em gerenciar o sistema representado na figura acima. Segundo Slack et al, “qualquer operação produz bens ou serviços, ou um misto dos dois, e faz isso por um processo de transformação. Em resumo, a produção envolve um conjunto de recursos de input usado para transformar algo ou para ser transformado em outputs de bens e serviços”.

Segundo esses autores, as entradas dizem respeito aos recursos a serem transformados, tais como materiais, informação e consumidores, e aos recursos de transformação, que agem sobre os primeiros, tais como instalações, equipamentos e funcionários. Já as saídas configuram-se como resultado do processo de transformação das entradas, podendo ser artefatos físicos e/ou serviços.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção.
2 ed. São Paulo: ATLAS, 2002 (adaptado).

Considerando as informações acima, verifica-se que

A) material impresso e projeto gráfico são outputs de uma gráfica rápida.

B) papel, projeto de design, tinta, impressora e leitores são recursos de entrada para a produção de um livro.

C) passageiros, cargas transportadas e avião são outputs de uma empresa área.

D) linha, tecido, máquina de costura, costureira e calça jeans são recursos de entrada para a confecção de uma calça jeans.

E) injetora de plástico, projeto de design, responsável pela injetora e gerente de produção são recursos de entrada de transformação para a produção de garrafa PET.


ENADE 2012 - QUESTÃO 30
O matemático francês Gaspar Monge, no século XVIII, criou uma forma de representação que permite representar, em um plano, figuras tridimensionais. Esse método constitui-se de dois planos perpendiculares entre si, chamados de plano horizontal e plano vertical, os quais se cortam ao meio, formando quatro regiões, chamadas diedros.

O sistema foi denominado de projeções mongeanas e deu origem ao sistema de representação de desenhos técnicos adotado mundialmente. No Brasil, a ABNT é o órgão responsável pela normatização que determina a forma de representação em todos os seus aspectos. As figuras a seguir representam o desenho de um objeto.

enade

Considerando esse contexto e o desenho acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O objeto está representado no 3.º diedro, de acordo com a normatização da ABNT.

PORQUE

II. Estão representadas as vistas: frontal com corte parcial, lateral esquerda e corte AA, em substituição da vista superior.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 31
As figuras I e II abaixo representam, respectivamente, as vistas frontal e superior de um objeto.

enade

Com base nessa informação, avalie a possibilidade de cada uma das seguintes figuras corresponder a uma vista lateral esquerda desse objeto.

enade

É correto apenas o que está ilustrado em

A) I.

B) II.

C) IV.

D) III e IV.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 32
A força do reconhecimento e das conexões dá-se de acordo com as capacidades interpretativas dos signos. Daí a importância do estudo da semiose designer – produto – usuário, com base na teoria semiótica.
ALMEIDA JÚNIOR, L. N.; NOJIMA, V. L. M. S. A comunicação dos
portais da web brasileira entre a semiose e a usabilidade.
In: Estudos em Design. v. 13. n.º 2. Rio de Janeiro: Associação
de Ensino em Design do Brasil, 2005, p. 39 (adaptado).

Considerando esse contexto, verifica-se que, no design,

I. as possibilidades de uso geram significação.

II. a ação do designer está desvinculada da materialização de suas ideias.

III. a manifestação semiótica não confere sentido à construção dos significados.

IV. a teoria semiótica permite que se penetre no próprio movimento interno das mensagens.

V. os processos de significação conflitam com a construção da linguagem dos produtos projetados.

É correto apenas o que se afirma em

A) II. 

B) I e II. 

C) I e IV. 

D) III e V. 

E) III, IV e V.


ENADE 2012 - QUESTÃO 33

enade
Designers de produto não só imaginam o futuro, eles criam o futuro. Os objetos que estão sendo desenhados por designers ao redor do globo, neste momento, podem não ver a luz do dia por alguns anos, após os quais, ficaremos espantados à medida que esses objetos de desejo, até desconhecidos, forem revelados.

Designers estão lutando para criar um mundo melhor, aperfeiçoando e otimizando produtos do cotidiano, bem como imaginando novos usos para a tecnologia de ponta — e tudo começa com um simples esboço no papel.
PIPES, A. Desenho para designers: habilidades de desenho,
esboços de conceito, design auxiliado por computador.
São Paulo: Edgard Blücher, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto e com base na figura apresentada acima, avalie as afirmações a seguir com relação ao desenho na atividade do designer.

I. O desenho é uma linguagem que foi codificada e formalizada, e o modo como foi feito influencia o modo como se vê um objeto.

II. Na figura, o desenho apresentado evidencia que, com os computadores, é possível rapidamente criar imagens não fotográficas visualmente ricas.

III. Atualmente, a aparência das imagens feitas em programas de computador tem tido grande influência dos desenhos feitos a mão.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.
 

ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Um projeto de uma bicicleta de aluguel apresenta também a necessidade de se desenvolver a estação de recebimento, controle e estacionamento do veículo. O público é geral e a interface da estação deve ser autoexplicativa.

Priorizam-se os requisitos de compreensão dos códigos visuais, para alcançar eficiência na interação com usuários de diferentes nacionalidades, pois a estação será instalada na praça de uma cidade de fronteira, onde transitam pessoas de dois países.

Considerando o problema de projeto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto de códigos visuais para esse contexto de projeto requer uma equipe interdisciplinar capaz de fazer análise pragmática do uso de signos no contexto dos usuários.

II. Os resultados da análise da tarefa serão requisitos de projeto para a elaboração da interface.

III. O contexto do projeto apresentado permite uso da técnica de MESCRAI como ferramenta de validação dos códigos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Para melhor cumprirem a sua função, alguns materiais perderam a sua “reconhecibilidade” de serem madeira, metal, plástico ou cerâmica, tal a complexidade de combinações de diferentes materiais e de novos materiais.
MANZINI, E. A matéria da invenção. Lisboa: Porto Editoria, 1993 (adaptado).

De acordo com a observação acima, no briefing de um produto, seria melhor o designer definir as propriedades requeridas do material, em vez de especificar o material a ser utilizado.

Nesse caso, se ele determinar que o material deva ser maleável, então sua principal propriedade é o(a)

A) resiliência.

B) elasticidade.

C) resistência à flexão.

D) cisalhamento.

E) ductilidade.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40858,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,amrigs,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,83,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,343,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,940,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,323,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,197,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1477,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1165,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1736,questão de informática,134,questão de inglês,1203,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,68,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,20064,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4950,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38628,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,152,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,16,unicamp,17,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,9,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,10,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,803,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Design ENADE 2012 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-design-enade-2012-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-design-enade-2012-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo