Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disp...
Prova de Formação Geral ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
Os profissionais de educação física são frequentemente convocados a intervir na estética corporal dos indivíduos, que são influenciados, conscientemente ou não, pela cultura da sociedade em que vivem. Pode-se afirmar que a sociedade brasileira está altamente impactada pelas leis do consumo, o que contribui para as representações atuais do que vem a ser um corpo belo e saudável. Na maioria das vezes, esses profissionais privilegiam os conhecimentos da dimensão biológica do ser humano para atender a tais demandas, em detrimento de outros conhecimentos como o sociológico, o histórico e o antropológico. Estudos têm revelado que aquilo que em determinada época foi considerado belo e saudável, pode ser, em outro contexto, considerado feio e doente, conforme os valores sociais e culturais de cada época.

O grande desafio é tornar o culto à própria identidade em uma cultura coletiva e ética, na qual floresça um tipo de afeto por si mesmo que, quanto mais se volte para o próprio corpo, mais se dedique, ao mesmo tempo, aos cuidados com os demais corpos.
SANT’ANNA, D. B. Identidade Corporal. In: Corpo, Prazer e
Movimento. São Paulo. SESC, 2002. p 24-31 (adaptado).

O texto sugere que os profissionais de educação física intervenham de forma a 

A) acolher as demandas de pessoas que querem ficar mais fortes ou magras, com vistas a criar um movimento cultural de culto ao corpo. 

B) acolher as demandas, porém introduzindo uma intervenção que questione os padrões midiáticos, com vistas a criar um movimento cultural de respeito às identidades.

C) acolher as demandas, porém introduzindo a noção de que não existem corpos feios ou belos, mas, sim, corpos saudáveis ou não saudáveis, com vistas a criar um movimento cultural de culto ao corpo saudável.

D) rejeitar as demandas, criticando os indivíduos que procuram as academias para ações pontuais, impactadas por modismos midiáticos, criando, assim, um movimento cultural de recusa às identidades.

E) rejeitar as demandas, porém introduzindo uma reflexão sobre as representações diferenciadas do que vem a ser belo e saudável, criando, assim, um movimento cultural de busca pelo corpo belo e saudável.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de esportes coletivos, avalie as afirmações a seguir.

I. O método por partes pode ser caracterizado pelo ensino de cada uma das partes de uma habilidade.

II. O método pelo todo consiste na utilização de toda a habilidade a ser aprendida. 

III. O método situacional é caracterizado pela prática de situações de jogo nas quais comportamentos individuais e coletivos são extraídos do jogo propriamente dito.

IV. A escolha entre o método por partes ou o método pelo todo deve levar em consideração o nível de complexidade e a organização da habilidade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II e IV, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
Considerando que os princípios físicos da água interferem na prescrição do treinamento em atividades aquaticas, é correto afirmar que

A) os elementos físicos da flutuação e da pressão hidrostática da água promovem instabilidade do corpo na água, uma vez que o centro de gravidade e o centro de flutuação agem de maneira inversamente proporcional.

B) a pressão hidrostática, que pode ser sentida quando o indivíduo entra na piscina, atua de forma igual em todas as partes imersas do corpo e, portanto, não é mais evidente em algum dos segmentos corporais; por sua vez, a flutuação é sentida pelo indivíduo que se exercita na água a partir do seu grau de imersão.

C) o deslocamento de qualquer segmento corporal na água produz mudanças na postura do corpo; a flutuação, por sua vez, promove diminuição do peso corporal e interfere de forma positiva na economia de movimento do indivíduo que se exercita na água.

D) a flutuação pode ser usada para auxiliar o movimento quando um membro é movido no sentido da superfície da água e para resistir ao movimento, quando o membro é movido desde a superfície da água para a posição vertical; por sua vez, a pressão hidrostática age como uma resistência multidirecional que influencia a expansão torácica.

E) a prescrição do exercício na água deve obedecer às mesmas recomendações prescritas para exercícios em solo, pois os princípios físicos não interferem no desenvolvimento das capacidades físicas do indivíduo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
A violência no futebol está presente em todas as regiões brasileiras e é um aspecto preocupante para as autoridades, pois essa prática esportiva reúne um contingente muito grande de pessoas, devido à sua inserção na cultura da sociedade brasileira. Essa violência, no Brasil, está relacionada a muitos fatores, diretos e indiretos.

Entre os diretos, estão: efeito da despersonalização, diminuição do controle social, ilusão de universalidade, fatores desencadeantes de violência, mecanismos de imitação, presença emocional, condições da vítima. Entre os fatores indiretos, destacam-se os problemas sociais, tais como alto índice de desemprego, analfabetismo funcional, baixa escolaridade, falta de opções de lazer gratuito. Tudo isso induz a um uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas, que, por sua vez, desencadeiam atitudes de violência no futebol.
REIS, H. H. B. Futebol e Violência. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006 (adaptado).

A violência no futebol é situação complexa e, portanto, não se resolve de forma imediata, exigindo planos de curto, médio e longo prazo. Entre os fatores que podem contribuir para a redução dessa violência está a intervenção do profissional de educação física. 

Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O profissional de educação física é um elemento direto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele orienta, treina e sensibiliza seus jogadores para jogarem limpo, sem apelos à violência e às ações antijogo. 

II. O profissional de educação física é um elemento direto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele intervém se opondo a ações violentas dos atletas que orienta. 

III. O profissional de educação física é um elemento indireto para reduzir os acontecimentos de violência no futebol quando ele desconstrói a figura do atleta herói, diminuindo o fanatismo dos torcedores.

IV. O profissional de educação física é um elemento indireto para reduzir os acontecimentos de violência no esporte quando ele orienta e treina seus jogadores para aceitarem com respeito qualquer tipo de resultado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III, IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13

enade

Servílio, 1º medalhista brasileiro no boxe, dirige o neto de 12 anos e 44 kg.

Na foto acima, orientando o pugilista infantil, um corner de luxo: seu avô, único medalhista olímpico brasileiro no boxe entre 1968 e 2012, e seu pai, ex-treinador de um campeão mundial de pugilismo. “Quando o seu adversário vier para cima, bing, bing, bing’”, instruía ao neto Servílio de Oliveira, 65 anos, gesticulando como quem dispara jabs [golpes preparatórios de esquerda]. “Toca os jabs para afastá-lo. Toca com jabs”.
OHATA, E. Folha de São Paulo, 23/07/2013

Considerando a notícia acima, avalie as asserções a seguir.

I. A especialização precoce de crianças no esporte não é recomendada, mesmo levando em consideração que a cultura e o histórico familiar podem levar à participação em competições com idades menores.

PORQUE

II. A especialização precoce promove estresse físico e psicológico, o que pode contribuir para o abandono da prática e reduz as possibilidades da criança de vivências e experimentações variadas necessárias à construção de seu repertório motor e de sua cultura corporal.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu o doping como “a administração ou o uso por um competidor de qualquer substância exógena ou endógena ingerida em quantidade anormal ou por uma via anormal de entrada no corpo, com a intenção de melhorar de forma artificial e desleal o seu desempenho em uma competição”. Essas substâncias estão listadas como proibidas pelo COI, de acordo com as regras antidoping.

Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. É de total interesse do esporte a adoção de procedimentos eficientes para a detecção de drogas e de políticas que excluam das competições os atletas que não sigam essas regras.

II. A atitude de “vencer a qualquer custo” que se difundiu na sociedade coloca o atleta em uma situação de risco. 

III. O uso dos esteroides anabolizantes por atletas é contrário aos princípios éticos da competição desportiva e, dessa forma, não é bem visto pela sociedade.

IV. Os esteroides anabolizantes têm sido associados com efeitos desejáveis em estudos laboratoriais e terapêuticos. Os efeitos mais relevantes são aqueles que ocorrem no fígado, no sistema cardiovascular, no aparelho reprodutor e no estado psicológico dos indivíduos que utilizam essas substâncias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) II e IV.

D) III e IV.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
O empreendedorismo pode ser considerado uma iniciativa própria de alguém que realiza um conjunto de ações podendo idealizar novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou qualquer atividade de organização e administração. Especificamente como profissional de Educação Física, o personal trainer exerce atividades que requerem alto grau de empreendedorismo. Os recursos para se investir nessa atividade envolvem duas formas: equipamentos/espaços ou tempo. O profissional pode investir em espaços e equipamentos e, também, em sua formação acadêmica, o que requer tempo de dedicação aos estudos.

Diante do exposto, conclui-se que o personal trainer deveria

I. manter-se sempre atualizado em relação aos métodos de treinamento e atividades físicas, pois lhe possibilitaria apresentar novidades aos seus alunos.

II. gerenciar sua carteira de modo eficaz para manter sempre contato com os alunos ativos, evitando  perder tempo em tentar reconquistar os ex-alunos.

III. decidir com clareza qual tipo de público deseja atender e, assim, demonstrar excelência nesse atendimento, respeitando as características individuais de cada aluno. 

IV. organizar-se como se fosse uma empresa, conseguindo administrar o próprio tempo de trabalho com o tempo de lazer.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Alterações quantitativas em inúmeras habilidades motoras têm sido objeto de estudo nas últimas décadas. Dessa forma, existe abundância de informações sobre as capacidades de desempenho de homens e de mulheres, da infância à idade adulta.

O gráfico a seguir representa o desempenho na habilidade motora de salto horizontal, tendo como base de análise o salto em distância, comparando o desempenho de crianças e adolescentes do sexo masculino e  feminino, na faixa etária entre 5 e 17 anos de idade.

enade

Com base nos dados de desempenho apresentados no gráfico, avalie as afirmações a seguir.

I. A dinâmica do desempenho de ambos os sexos apresenta similaridade até os 12 anos de idade.

II. O desempenho na faixa etária de 16 a 17 anos de idade apresenta ascensão nas marcas masculinas e queda nas marcas femininas.

III. O desempenho feminino apresenta uma nítida alteração, coincidente com a fase de puberdade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
A frequência cardíaca máxima (FCM) é o valor mais elevado da frequência cardíaca que um indivíduo pode atingir em um esforço máximo até o ponto de exaustão e constitui variável fisiológica relevante para quantificar o esforço máximo durante um teste ergométrico. A FCM é um importante marcador biológico para a prescrição e o monitoramento do exercício físico, com indicações que podem variar entre 60% e 85% da FCM para o desenvolvimento da resistência e da potência cardiorrespiratória, respectivamente.

Questiona-se se o emprego de equações que predizem a FCM, como (220 – idade) de Karvonen ou (208 – [0,7 x idade]) de Tanaka, não induziria ao erro na prescrição da intensidade de treinamento cardiorrespiratório por superestimarem a FCM de indivíduos jovens (< de 40 anos) e subestimarem a FCM de indivíduos idosos (> de 60 anos). Para testar essa hipótese, Camarda e cols. (2008) realizaram um estudo comparativo entre a FCM medida em teste ergoespirométrico e as equações propostas por Karvonen e Tanaka. Para tanto foram avaliados 2 047 indivíduos (1 091 homens e 956 mulheres) com média ± desvio-padrão de idade igual a 37,1 ± 11,4. Estimou-se, portanto, o coeficiente de correlação de Pearson e o valor de p foi menor que 0,05, em ambos os casos. Os resultados estão representados nos gráficos 1 e 2.

enade

Considerando o texto e os gráficos apresentados, pode-se notar que

A) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam moderada correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é arriscado prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações.

B) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações.

C) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam forte correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. No entanto, a prescrição da intensidade de esforço depende de outros fatores como nível de aptidão física e volume da sessão de treinamento.

D) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Porém, a prescrição da intensidade de esforço pode depender de outros fatores como nível de aptidão física e frequência das sessões de treinamento.

E) as equações de Karvonen e de Tanaka, apresentam fraca correlação com a FCM medida em teste de esforço máximo. Isso significa que é seguro prescrever a intensidade do esforço físico de um exercício utilizando essas equações.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
O nado crawl caracteriza-se como o mais rápido dos estilos competitivos. Erros presentes em sua execução têm influência direta no rendimento do nado. Com relação à técnica mais adequada dos movimentos no nado crawl, assinale a alternativa correta.

A) Na ação das pernas, os movimentos se iniciam no joelho, gerando uma propulsão suficiente para manter o quadril na linha d’água.

B) Na ação dos braços, a mão deve ser tracionada junto ao corpo, diminuindo o braço da alavanca e levando a um ganho de potência.

C) Na fase de tração, as mãos e os cotovelos atingem a água ao nível do ombro, produzindo sobre a água uma pressão propulsora.

D) Na respiração, o atleta deve promover a elevação da cabeça abaixando o quadril e, consequentemente, aumentando a propulsão.

E) Na coordenação dos movimentos, um dos braços deve efetuar a recuperação antes que o outro inicie a tração, conseguindo, assim, economia de energia.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a seguir.

I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP principalmente por glicólise anaeróbica.

II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantidades de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.

III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas enquanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Síndrome metabólica é o termo empregado para designar um conjunto de fatores de risco de origem metabólica que estão associados à mortalidade por diversas causas. Embora a síndrome metabólica seja caracterizada por grande variedade de fatores, há consenso na literatura sobre os seguintes componentes: intolerância à glicose, hipertensão arterial, deslipidemia e obesidade central. Esses problemas de saúde, por sua vez, estão relacionados diretamente a distúrbios alimentares e sedentarismo. Programas de exercícios físicos associados a mudanças de hábitos alimentares têm apresentado resultados satisfatórios no tratamento da síndrome metabólica. O esquema a seguir apresenta o conjunto de alterações decorrentes da prática de  exercícios físicos.

enade

O tipo de treinamento que promove as adaptações descritas acima e a sequência na qual estas adaptações ocorrem são, respectivamente,

A) aeróbio de intensidade moderada combinado com resistido; aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à insulina e diminuição da hipertensão arterial.

B) aeróbio de intensidade leve; melhora da sensibilidade à insulina, aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra e diminuição da hipertensão arterial.

C) aeróbio de alta intensidade combinado com resistido; redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial, aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL.

D) resistido de intensidade moderada; redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial, aumento do VO2 máximo, redução do colesterol LDL e aumento do HDL.

E) resistido de alta intensidade; melhora da sensibilidade à insulina, diminuição da hipertensão arterial,aumento do VO2 máximo, redução da gordura corporal, baixa perda de massa magra, redução do colesterol LDL e aumento do HDL.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Os estudos relacionados à liderança no ambiente esportivo buscam verificar o papel do técnico e a influência de suas ações na gestão da equipe comandada, sendo que o Modelo Multidimensional de Liderança, proposto por Chelladurai (1978), é um dos mais utilizados na literatura.

enade

Considerando o Modelo de Liderança, que pode ser utilizado pelo treinador na gestão de uma equipe, avalie as afirmações que se seguem. 

I. O treinador é avaliado por meio de três comportamentos: o exigido, o preferido e o real.

II. O rendimento e a satisfação do grupo são atingidos quando os comportamentos exigidos, reais e preferidos do líder são similares ou próximos.

III. O treinador deve ter clareza sobre as características da situação, as dos membros da equipe e as suas próprias características.

IV. As características do líder interferem diretamente no seu comportamento real.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) II, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
O ato de exercitar o corpo fundamenta-se no princípio das alavancas, em que a ação muscular sobre o esqueleto gera o movimento humano. Uma alavanca é uma haste rígida que gira ao redor de um eixo ou fulcro. Alavancas são constituídas basicamente por cinco elementos. São eles: fulcro ou eixo (E), força (P), braço de força (bP), resistência (R) e braço de resistência (bR). Partindo desse princípio, analise o seguinte questionamento apresentado por um aluno de musculação ao seu professor: “Se adotei a mesma regra de treinamento para todos os grupos musculares (80% de 1-RM), por que o desenvolvimento de hipertrofia nas panturrilhas (tríceps sural) não ocorreu na mesma proporção que nos músculos dos braços?”

enade

Considerando os tipos de alavancas, a figura apresentada e o questionamento feito pelo aluno, avalie as afirmações que se seguem.

I. A alavanca em A é de terceira classe. O que justifica a facilidade com que se desenvolve a musculatura do braço em detrimento da musculatura das pernas.

II. Na alavanca em A, o braço de potência é maior que o braço de resistência. Sendo assim, existe uma vantagem mecânica na qual a força aplicada será menor do que a resistência a ser vencida.

III. A alavanca em B é de segunda classe. Assim exige-se que a carga a ser empregada seja bastante elevada, a fim que se atinja maior recrutamento de unidades motoras, propiciando bom estímulo para a hipertrofia.

IV. Na alavanca em B, a desvantagem mecânica observada no exemplo exige dos músculos envolvidos um esforço mais vigoroso.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) III.

C) I e III.

D) II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
O fenômeno das corridas de rua cresce a cada ano. O último levantamento da Federação Paulista de Atletismo (FPA) registrou evolução de 15% no número de corredores em 2012, comparado com o ano anterior. Participaram das 311 provas oficiais realizadas no estado de São Paulo 533 mil corredores, contra 464 mil em 2011. Os números são ainda mais significativos se forem consideradas também as corridas de rua não oficiais, que não recebem autorização e apoio da Federação Paulista. Além das 311 corridas oficiais, foram realizadas outras 182 competições.
Disponível em: <http://www.atletismofpa.org.br > Acesso em: 2 abr. 2013 (adaptado).

Considerando a notícia acima e a tendência nacional no aumento de participação da população em corridas de rua, avalie as afirmações a seguir.

I. Os programas de atividades físicas mantidos pelos órgãos públicos devem prever assistência a parte da população que espontaneamente adere às corridas de rua, por meio de avaliação física e orientações sobre a prática correta e segura do exercício.

II. As secretarias municipais de esporte, ou órgãos públicos correspondentes, devem priorizar as parcerias com as federações estaduais de atletismo no sentido de promover regularmente corridas de rua e, assim, detectar possíveis talentos esportivos na população.

III. Professores de educação física podem criar grupos de corrida e, dessa forma, atender a um grande número de pessoas, uma vez que não há restrições para a prática e os espaços utilizados são as vias públicas.

IV. Os espaços públicos utilizados pela população para a prática de caminhadas e corridas devem ser valorizados com melhorias de sinalização, condições gerais de piso e calçamento, bem como de segurança.

V. A realização de eventos de corrida de rua só deve ser estimulada pelos órgãos municipais quando garantida a possibilidade da caminhada e não apenas corrida, pois, dessa forma, garante-se a prática sem riscos à saúde e atende-se a um número maior de participantes.

Está correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) I e IV.

C) III e V.

D) IV e V.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Existem diferentes razões para a interrupção do exercício físico em gestantes, com indicação para que procurem orientação médica durante a gravidez. Cabe ao profissional de educação física conhecer os sintomas e sinais que indiquem possíveis problemas na gravidez e demandem interrupção das atividades com consequente encaminhamento para averiguações médicas.
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE-ACSM. Diretrizes do ACSM
para os testes de esforço e sua prescrição. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2003.

ENADE: São motivos para interrupção do exercício físico e indicação de orientação médica durante a gravidez:

I. liberação de “jato” de líquido proveniente da vagina.

II. tumefação (edema) súbita dos tornozelos, das mãos ou da face.

III. tumefação (edema), dor e vermelhidão na panturrilha de uma única perna.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Uma empresa de grande porte da área de produtos alimentícios instalada em uma pequena cidade de interior é responsável por parte da economia local, empregando um número expressivo de habitantes da cidade, nos setores de produção, embalagem, estoque e distribuição. Consciente de sua responsabilidade social, a empresa decide criar um programa de qualidade de vida para seus empregados. Para tanto, contrata diferentes profissionais, pois entende que há necessidades específicas em cada setor. Um profissional de educação física é convidado a integrar a equipe multidisciplinar e desenvolver o projeto pretendido.

Nesta situação, são ações que um profissional de educação física pode desenvolver de forma a contribuir efetivamente na melhoria da qualidade de vida dos empregados da empresa:

I. identificar grupos de interesse em diferentes práticas corporais e, a partir de então, estabelecer as ofertas de atividades físicas coletivas, para que, dessa forma, ocorra maior aderência dos empregados às práticas.

II. propor sessões semanais de ginástica laboral, utilizando série padronizada de alongamento para que os empregados de todos os setores possam realizá-la de forma correta.

III. organizar campeonatos esportivos exigindo índices de rendimento compatíveis com competições da região onde vivem os empregados, para que aqueles que representam a empresa em eventos esportivos possam ser treinados.

IV. criar estratégias de comunicação variadas, como palestras ou divulgação em cartazes e folhetos, para disseminar orientações regulares sobre a postura corporal correta a ser adotada por cada empregado em suas diferentes funções.

V. promover eventos de recreação e lazer, buscando integrar os empregados e seus familiares, levando em consideração a cultura corporal local na escolha das atividades propostas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e V.

E) II, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
Um casal de professores de educação física é dono de uma academia de ginástica em uma cidade do interior do país. A academia é organizada, possui sala de musculação e oferece dois tipos diferentes de aulas de ginástica localizada, aula de dança e alongamento, com horários em algumas manhãs e em todas as noites. Os proprietários gerenciam a secretaria da academia e são responsáveis por todas as aulas. Apesar de completar dois anos de funcionamento e estar instalada em imóvel próprio, a academia não tem conseguido se manter financeiramente, ainda que tenha alcançado picos de 200 alunos matriculados.

Considerando a situação descrita acima e levando em consideração conceitos de gestão e empreendedorismo, avalie as afirmações que se seguem.

I. As pessoas tendem a se matricular em academias por motivos de saúde, mas a aderência à prática está relacionada a questões sociais e afetivas; portanto, os proprietários da academia devem adotar estratégias que favoreçam o relacionamento interpessoal de seus alunos, como oferecer serviço de treinamento personalizado.

II. A academia terá maiores chances de sobrevivência se houver o reinvestimento dos lucros obtidos no próprio empreendimento, ainda que haja lucro somente por períodos curtos. Isso deveria estar previsto pelos proprietários no planejamento estratégico, tático e operacional.

III. A gestão da academia deve estar focada nas questões relacionadas à promoção da saúde dos alunos. Assim, aulas embasadas em modismos ou tendências de mercado que não contribuam de forma comprovada cientificamente a esse propósito devem ser descartadas pelos proprietários.

IV. A concorrência deve ser sempre analisada para que seus pontos fortes sejam conhecidos. Desse modo, os gestores da academia poderão estabelecer estratégias que busquem alcançar também esses pontos.

Está correto apenas o que se afirma em

A) II.

B) IV.

C) I e III.

D) I e IV.

E) II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Um grupo de 10 maratonistas brasileiros partiu no mês de março em viagem para a Rússia para participar de uma prova de maratona em Moscou. Naquele período, a temperatura média foi de -1° C. Todos sabiam sobre o frio que os aguardava, mas ninguém no grupo tinha experiência de corrida em condições climáticas tão desfavoráveis. Quando lá chegaram, foram conhecer o circuito da prova para estabelecer os postos de hidratação. A equipe contava com um médico do esporte, um fisiologista do exercício, um fisioterapeuta e uma nutricionista. Na véspera da prova, a equipe técnica conversou com treinadores locais e obteve a informação de que a previsão meteorológica para o momento da prova seria de chuva fina, com ventos de até 40 km/h, o que produziria uma sensação térmica de -16°C.

Os treinadores locais sugeriram que os isotônicos fossem substituídos por hidratantes com uma composição hipertônica. Diante da situação, a equipe técnica discutiu a sugestão com os atletas. Cinco atletas concordaram com a utilização de hipertônicos e os outros cinco não concordaram. Sendo assim, a equipe preparou os dois kits de hidratantes (isotônico e hipertônico) a fim de atender a ambos os grupos. No dia seguinte, a prova foi realizada e a previsão meteorológica se confirmou. Ao final da prova, apenas cinco atletas brasileiros concluíram a distância. Os outros cinco atletas abandonaram no meio do percurso por razões diversas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O grupo que conseguiu concluir a prova deve ter sido o que utilizou hidratante isotônico, pois em temperaturas extremamente baixas, o corpo desidrata mais rapidamente e tem perda significativa de eletrólitos. 

II. Hidratantes isotônicos foram desenvolvidos para repor líquidos e minerais perdidos durante a transpiração, quando se praticam atividades físicas por períodos prolongados.

III. Em condições climáticas tão desfavoráveis, há acentuada queda dos estoques de glicogênio muscular, decorrente da necessidade de se manter a temperatura corporal central, assim, o atleta experimenta o surgimento de sucessivas contraturas musculares pela falta de energia.

IV. Uma solução hipertônica pode ser definida como aquela que contém concentração de eletrólitos e glicose abaixo da encontra no plasma sanguíneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) III.

C) I e IV.

D) II e III.

E) II e IV


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Indivíduo do sexo masculino, 22 anos de idade, sedentário, procurou uma academia onde submeteuse a avaliações com o objetivo de iniciar um programa de atividade física. Na avaliação clínica, não foram encontrados quadros que impedissem a prática de exercícios. Na avaliação física, alguns testes realizados forneceram os seguintes resultados:

Índice de massa corporal: 16 Kg/m².

Porcentagem de gordura corporal: 7,8 %.

Consumo máximo de oxigênio (VO2máx): 35,5 mL/kg/min-¹

enade

Analisando os resultados obtidos nos testes e as tabelas apresentadas, constata-se que o programa que melhor se adapta à melhoria e à manutenção das condições gerais de saúde do indivíduo avaliado deverá apresentar

A) exercícios aeróbios e anaeróbios combinados que utilizem carboidratos como fonte energética, com frequência semanal diária, e dieta que supra as necessidades diárias de calorias.

B atividade aeróbia de duração que leve à utilização de lipídeos como fonte energética, com frequência mínima de três vezes por semana, e dieta balanceada e hipocalórica.

C) atividade anaeróbia de longa duração, buscando a formação de lactato para a produção de energia, com frequêcia mínima de quatro vezes por semana, e dieta balanceada e hipercalórica.

D) exercícios de musculação combinados com atividades aeróbias, trabalhando grupos musculares em dias alternados, e dieta hipercalórica com alta taxa de proteínas e carboidratos.

E) atividades de longa duração e alta intensidade que leve à depleção dos estoques de glicogênio, em dias alternados, e dieta rica em proteínas e carboidratos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29

enade

Dick e Rick Hoyt são uma equipe de pai e filho de Massachusetts que, juntos, competem continuamente em maratonas por todo o país. Quando não estão em uma maratona, estão em um triatlo - combinação quase sobre-humana de 42 km de corrida, 180 km de bicicleta e 3,8 km de natação. Juntos escalaram montanhas e já caminharam 6 010 km cruzando os Estados Unidos. É um grande recorde de esforço, ainda mais se consideramos que Rick não pode caminhar nem falar. Ao longo dos últimos 20 anos, Dick, de 65 anos de idade, empurrou e carregou seu filho por todo o país. Quando Dick corre, Rick está em uma cadeira de rodas que Dick vai empurrando. Quando Dick pedala, seu filho está em um assento especial à frente da bicicleta. Quando Dick nada, Rick está em uma pequena e pesada boia, estabilizada firmemente, que é puxada pelo pai.
Disponível em: <http://www.mdig.com.br> Acesso em: 2 set. 2013 (adaptado).

Diversos pesquisadores da psicologia do esporte acreditam que a motivação é uma variável imprescindível para o sucesso esportivo, principalmente em uma prova de grande exigência física, como as realizadas pela equipe Hoyt.

Em relação à motivação da equipe Hoyt para a prática esportiva em provas de grande exigência física, avalie as afirmações que se seguem.

I. A motivação intrínseca da equipe Hoyt pode estar relacionada às recompensas financeiras que a equipe recebe.

II. A motivação pode ser uma das principais explicações para que Dick Hoyt termine provas de grande exigência física empurrando e carregando seu filho.

III. A motivação está relacionada à busca diária pelo empenho necessário durante o processo de treinamento para provas como as praticadas pela equipe Hoyt.

IV. No caso da equipe Hoyt, a motivação extrínseca da equipe está relacionada à alegria proporcionada pela prática esportiva.

É correto o que se afirma em

A) IV, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O desenvolvimento motor é um contínuo de alterações no nível funcional para o controle do movimento ao longo da vida, o que pode ser visto pelo aumento do nível de complexidade nas tarefas motoras. As interações com o meio em que vive o indivíduo, suas características biológicas pessoais e a tarefa influenciam o desempenho motor, conforme esquema a seguir.

enade

Aproximadamente 50% dos pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam déficits motores associados.
PITCHER, T.M., PIEK, J.P., HAY, D.A. Fine and gross motor ability in males with ADHD. Developmental Medicine & Child Neurology, Londres, v. 45, nº 8, p. 525-535, 2003 (adaptado).

Com base nas informações acima e reconhecendo o papel do profissional de educação física na intervenção motora, avalie as afirmações que se seguem.

I. As atividades que proporcionam aquisições motoras devem ter um ambiente apropriado para o seu desenvolvimento.

II. As intervenções motoras devem ser realizadas levando em consideração as diferenças individuais.

III. O entendimento dos conceitos de desenvolvimento motor pode ser essencial para o profissional de educação física que busca intervir em sujeitos que apresentam TDAH.

IV. A tarefa tem um papel preponderante para o desempenho motor.

V. A avaliação da coordenação motora fina e grossa proporciona ao profissional de educação física elementos para atuar de forma específica nas necessidades de pacientes com TDAH.

É correto apenas o que se afirma em

A) III e IV.

B) I, II e V.

C) I, III e IV.

D) II, IV e V.

E) I, II, III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam, engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente, normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e liberdade constituindo-se como sujeitos sociais.
GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do
Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem tomadas pelos profissionais de educação física.

I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às necessidades naturais e culturais de cada gênero.

II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.

III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física, seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se sintam confortáveis.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32

enade

Em relação ao treinamento das equipes representadas na fotografia acima, foi elaborado um programa visando ao aumento do rendimento das equipes. Examinando o programa, constatou-se uma discordância entre a ação proposta e o objetivo pretendido. Essa discordância torna-se evidente quando se

A) propõe exercícios de extensão de cotovelo com sobrecarga, com o objetivo de desenvolvimento de força no tríceps braquial para melhoria do arremesso.

B) propõe treinamento aeróbio, objetivando maior oferta de oxigênio necessária para a manutenção de atividades de longa duração e baixa intensidade.

C) promove a hipertrofia dos músculos tríceps braquial, ancôneo, deltoide e peitoral maior, que são os mais solicitados no movimento de retorno à cadeira após queda.

D) estimula o desenvolvimento de força da musculatura reto abdominal, que é necessária para a recuperação da postura ereta na cadeira de rodas após a flexão do tronco.

E) prescreve exercícios de fortalecimento para os músculos glúteo máximo e glúteo médio, quadrado lombar e piriforme para atletas com controle ativo da região pélvica.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
O processo de desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor. Podemos observar diferenças desse tipo de desenvolvimento provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiências oportunizadas aos sujeitos) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Isso ocorre pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Dessa forma, um meio primário pelo qual o processo de desenvolvimento motor pode ser observado é o estudo das alterações no comportamento motor no decorrer do ciclo da vida. Assim, o comportamento motor observável real de um indivíduo fornece uma “janela” para o seu processo de desenvolvimento motor, ou seja, permite o exame da progressão sequencial de habilidades motoras ao longo da vida. Nessa perspectiva, uma forma de esquematizar esse processo de desenvolvimento em fases e estágios de desenvolvimento de cada fase é a apresentada por Gallahue e Ozmun (2001), na figura 1.

enade

Considerando o texto acima e a figura 1, avalie as seguintes asserções em relação ao padrão de movimento da criança retratada na figura 2 abaixo.

enade

I. É frequente que meninas aos oito anos de idade apresentem padrão de arremesso em um estágio de desenvolvimento motor elementar, similar ao ilustrado na figura 2, e que é inferior ao atingido por meninos nessa mesma etapa cronológica.

PORQUE

II. Os fatores biológicos são elementos preponderantes para explicar as diferenças no desenvolvimento das habilidades motoras entre meninos e meninas na faixa etária de oito anos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a obesidade é a epidemia global do século XXI. Muitos são os fatores que contribuem para a obesidade em crianças na idade escolar. Esses fatores incluem excesso de horas na utilização de computadores e jogos eletrônicos, ausência de espaços próximos da residência ou seguros para a prática de atividades físicas e dietas hipercalóricas e desbalanceadas.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O aumento da pressão arterial, as dislipidemias e a resistência à insulina são algumas das possíveis consequências resultantes da obesidade infantil.

II. Associada à prática regular de atividade física, o profissional de educação física também pode prescrever a restrição do consumo de alimentos com alto teor calórico.

III. Espera-se que a intervenção do profissional de educação física contribua para que o indivíduo reconheça a si próprio e sua relação com o ambiente, conheça os padrões de saúde e adote hábitos saudáveis.

IV. O professor de educação física, ciente da sua responsabilidade educacional com a saúde de seus alunos, deve elaborar atividades físicas a serem executadas diariamente com o objetivo de aumentar a massa muscular, mesmo que causem desconforto aos alunos.

V. A compreensão dos benefícios provocados pelos exercícios físicos poderá motivar as crianças em idade escolar a realizarem atividades com maior frequência, pois é nessa faixa etária que o ser humano perpetua seus hábitos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I, III e V.

C) II, IV e V.

D) III, IV e V.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
O salto foi a modalidade da ginástica artística que sofreu mudanças mais significativas na morfologia no decorrer dos anos. Inúmeros estudos biomecânicos e o avanço da tecnologia motivaram a Federação Internacional de Ginástica a adotar a transformação total do aparelho utilizado para as provas de salto. A segurança dos ginastas foi um ponto decisivo para essa mudança.
OLIVEIRA, M.S.; BORTOLETO, M.A.C. Apontamentos sobre a evolução
histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística
masculina. Revista da Educação Física. Maringá, v. 22, n. 2, p. 283-
295, 2011.

Nesse contexto, assinale a opção que descreve corretamente as funcionalidades de aparelhos utilizados nas provas de salto ou as mudanças ocorridas.

A) O antigo aparelho, no qual se realizavam as provas de salto, era o mesmo para as modalidades masculina e feminina, sendo utilizado da mesma maneira na forma ou direção do salto.

B) O antigo aparelho utilizado nas provas de salto permitia adaptação para a modalidade masculina em duas provas, sendo suficiente colocar ou remover as alças.

C) O trampolim, utilizado para impulsionar os  ginastas no salto, também sofreu modificações em sua forma quando houve a mudança do aparelho cavalo para a mesa.

D) O salto, tanto na modalidade masculina quanto na feminina, teve a altura de seus aparelhos modificada, com o objetivo de aumentar a segurança dos atletas na ginástica artística.

E) O fato de ter ocorrido primeiro a mudança no salto feminino fez com que houvesse uma evolução técnica mais rápida dos saltos nessa modalidade do que na masculina.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Educação Física ENADE 2013 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-educacao-fisica-enade-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-educacao-fisica-enade-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo