Prova de Publicidade e Propaganda ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Publicidade e Propaganda ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Publicidade e Propaganda ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2012QUESTÃO 09
Entre os principais elementos que compõem o processo comunicativo proposto por Lasswell, é possível identificar: o emissor, o canal, a mensagem e o receptor. Entretanto, com o advento das tecnologias digitais, os elementos constituintes do processo comunicativo inauguram uma nova lógica comunicacional.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo.

I. O processo de comunicação proposto por Lasswell corresponde a uma lógica comunicacional linear, e os elementos que integram esse processo podem ser representados da seguinte forma:

Emissor – Mensagem – Canal – Receptor.

II. A nova lógica comunicacional, com o surgimento das tecnologias digitais, rompe com a perspectiva transmissionista e inaugura o seguinte modelo:

Emissor/Receptor – Mensagem/Canal – Emissor/Receptor 

III. Na nova lógica comunicacional, o emissor adquire a centralidade do processo de comunicação e pode ser representado da seguinte forma:

Receptor

Receptor Emissor Receptor

Receptor

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos.
CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma
outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder.
Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais.

PORQUE

II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede” redefine os processos de comunicação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Agenda-setting significa estabelecer um conjunto de temas que compõem uma agenda, em função da transferência de relevância desses temas. O processo de agenda-setting pode ser entendido como uma permanente concorrência entre proponentes de temas, com o objetivo de ganhar a atenção dos media, do público, e de elites políticas, sendo os media de massa a “arena pública” partilhada, em que diferentes questões ganham e perdem importância ao longo do tempo.
DEARING, J.W.; ROGERS, E. M. Agenda-setting. Communication concepts 6.
Thousand Oak: Sage, 1996 (adaptado).

A partir do texto acima e com relação à teoria do agendasetting, avalie as afirmações abaixo.

I. É possível repensar a validade do conceito de agenda-setting considerando a premissa de que o agendamento pode partir da sociedade para a mídia. Haveria, portanto, mudança do paradigma que permaneceu ao longo de várias décadas, ou seja, agora, a agenda pública pode pautar a agenda midiática.

II. Um dos paradigmas do agenda-setting postula que diferentes grupos da sociedade, sejam eles jornalistas, políticos ou públicos, determinam a posição de um tema na ordem do dia e desconsideram outras questões, devido à limitação de espaço e tempo na agenda dos media e em suas agendas.

III. Os efeitos de agenda-setting não são idênticos em todos os indivíduos nem todo tipo de cobertura influencia os indivíduos de modo semelhante, pois há alguns fatores que intervêm nesse processo.

IV. Os métodos quantitativos empregados para o estudo da correlação entre diversas agendas são teoricamente satisfatórios e contêm todos os elementos necessários à análise de processos de compreensão e interpretação referentes aos temas/atributos mais relevantes acerca das agendas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e IV.

D) II e III.

E) III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural e o controle social.
McQUAIL, D. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I. Os efeitos culturais e ideológicos dos mass media analisados por meio da dinâmica econômica mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria.

II. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência indiferenciável e passiva e consideram o destinatário um sujeito ativo nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos de interpretação com relativa autonomia.

III. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mass media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 13

Texto I

enade


Texto 2

A manipulação do público — perseguida e conseguida pela indústria cultural entendida como forma de domínio das sociedades altamente desenvolvidas — passa assim para o meio televisivo, mediante efeitos que se põem em prática nos níveis latentes das mensagens. Estas fingem dizer uma coisa e dizem outra, fingem ser frívolas mas, ao situaremse para além do conhecimento do público, reforçam o seu estado de servidão. Através do material que observa, o observador é continuamente colocado, sem o saber, na situação de absorver ordens, indicações, proibições.
WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999, p. 91.

Os dois textos apresentados acima evocam uma discussão a respeito dos efeitos negativos da televisão, entendida como meio de comunicação de massa. Nesse sentido, em ambos os textos,

A) evidenciam-se as preocupações acerca dos objetivos alcançados na recepção televisiva, com base nas análises da audiência e dos efeitos que caracterizaram os estudos de viés administrativo-funcional, determinantes na mass communication research.

B) consideram-se os efeitos de manipulação exercidos pelos mass media, especificamente pela televisão, em públicos considerados mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, tese reforçada pela visão da Teoria Hipodérmica (ou Teoria da Bala Mágica).

C) ressaltam-se os danos provocados pela falta de raciocínio crítico imposta pela televisão, ao transformar cultura erudita em cultura de massa, esta compreendida pelos teóricos da Teoria Crítica como sinônimo de indústria cultural.

D) enfatizam-se as intenções dominadoras do meio televisão, desde sua invenção, após o término da Segunda Guerra Mundial, que foi amplamente utilizado como instrumento político-ideológico que visa atingir a razão dos telespectadores, em detrimento de suas emoções genuínas.

E) identificam-se as marcas da indústria cultural, termo que, cunhado pelos teóricos frankfurtianos Adorno e Horkheimer, se refere à produção industrial dos bens culturais e, assim, transformados em mercadorias a serviço da alienação e dominação operadas pelos mass media.


ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Quando as capacidades de memória e de transmissão aumentam, quando são inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o conteúdo das antigas mídias para o ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem ser reavaliadas sempre.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de conteúdos e a construção de informações no ciberespaço.

PORQUE

II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informações, nota-se crescente centralização da produção e do consumo de conteúdos na Internet.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld.

A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão “aldeia global” para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma — o da comunicação dialógica — postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 16
marketing, na perspectiva de função empresarial, integra o conjunto de funções desempenhadas em uma empresa. Portanto, a função de marketing engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de recursos, como qualquer função empresarial.
DIAS, S. R. (coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003 (adaptado).

Com relação ao tema, avalie as afirmações a seguir.

I. Em geral, o gerente de marketing toma decisões relacionadas às variáveis produto, preço, promoção e [ponto de] distribuição. 

II. A área de marketing tem a função de gerar recursos e resultados que agreguem valor ao processo empresarial como um todo.

III. O conjunto de funções de marketing integra produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos e pesquisa tecnológica.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 17
A publicidade transmite informação persuasiva a um público-alvo com a intenção de atuar sobre as suas atitudes, para induzi-lo a um comportamento favorável ao anunciante.

Portanto, os objetivos publicitários são objetivos situados no âmbito da comunicação e não devem ser confundidos com os objetivos comerciais ou de marketing.

À publicidade não se pode atribuir objetivos em termos de cifras ou volumes de vendas, participação de mercado ou nível de benefícios. Esses são o resultado de toda a ação comercial, produtiva e financeira da empresa.
GARCÍA UCEDA, M. Las claves de la publicidad.
Madrid: ESIC, 2001 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A publicidade busca persuadir o público-alvo para que assuma comportamento favorável ao anunciante.

PORQUE

II. O volume de vendas de uma empresa depende das suas ações organizacionais nas áreas comercial, produtiva e financeira.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Um briefing pressupõe um levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente fornece à agência de publicidade para orientar seu trabalho de planejamento de uma campanha publicitária.

Há uma grande polêmica no mercado quando à definição dos componentes de um briefing. Os professores e acadêmicos da área de comunicação insistem no briefing clássico completo. Esse tipo de briefing é apenas um instrumento de conhecimento do publicitário.

Contém informações que todo publicitário deve conhecer. Seria recomendável que o anunciante também conhecesse. Os empresários, de um modo geral, não têm a obrigação de saber as técnicas necessárias para a criação de estratégias publicitárias. Devem, no entanto, conhecer a importância de certas informações para a realização de uma boa campanha.
LUPETTI, M. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.

Com base no texto acima, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Profissionais, estudantes e empresários divergem sobre a necessidade do briefing para a realização de uma boa campanha publicitária.

PORQUE

II. Em geral, os anunciantes desconhecem a importância de determinados dados para o planejamento de uma campanha publicitária.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas


ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Como se avalia um plano de mídia? Ele deve ser avaliado com base na adequação às regras e aos princípios dos planejamentos de mídia, conforme a opinião dos maiores especialistas de mídia? Esta é, certamente, uma opção. Mas o plano de mídia também pode ser avaliado com base na eficácia.

A eficácia é o diferencial pelo qual a mídia contribui para a otimização do sucesso dos objetivos de publicidade e de marketing. Pode haver outros métodos de avaliação de planos de mídia, mas esses dois são os mais habitualmente usados. O conceito que agrada a muitos profissionais de mídia é o de encontrar uma forma de aferir a contribuição ótima da mídia nas vendas, o que representa a forma ideal de avaliação.
GOODRICH, W. B.; SISSORS, J. Z. Praticando o planejamento de mídia: 36
exercícios. São Paulo: Nobel, 2001 (adaptado).

A partir do texto apresentado, infere-se que o desafio de avaliar um plano de mídia se deve à

A) existência de métodos conflitantes para a análise da eficácia da publicidade nas vendas.

B) diversidade de alternativas de meios para a veiculação dos anúncios publicitários na atualidade.

C) diferença de opinião dos especialistas a respeito da contribuição dos veículos para o marketing.

D) escassez de estudos sobre a eficácia da mídia na otimização dos objetivos comerciais do anunciante.

E) dificuldade de medir com segurança a participação da mídia no resultado das campanhas de publicidade.


ENADE 2012 - QUESTÃO 20
A promoção de vendas faz parte do mix promocional e se faz presente por meio de várias técnicas/atividades, como concursos, sorteios, bonus pack, sampling/trial, gift pack, preço × quantidade, banded pack. Seu objetivo principal é aumentar a participação de mercado de uma marca e gerar um alto volume de vendas.
TAVARES, F. Gestão da marca: estratégia e marketing. Rio de Janeiro:
e-papers Serv. Ed. Ltda., 2003, p.145 (adaptado).

A partir do contexto apresentado e considerando que a promoção opera com a decisão de compra do cliente no ponto de venda, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Definir a duração de uma ação promocional objetivando a gestão de uma marca é etapa que pode contribuir para o aumento da participação do produto no mercado.

PORQUE

II. Só quando usada constantemente e com excesso, a promoção pode favorecer a gestão da marca e, inclusive, indicar o valor agregado ao produto.

Acerca dessa asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 21
A realização de comerciais audiovisuais para TV, vídeo, cinema e novas mídias segue etapas de produção que se assemelham aos processos de produção de vídeos e filmes de curta e média metragens. Essas etapas se dividem em pré-produção, produção e pós-produção. Cada uma delas abrange diversas fases de trabalho.

Considerando as etapas de trabalho referidas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Durante a etapa da pré-produção, devem ser realizadas a pesquisa, as locações, as contratações de elenco, quando houver, a edição e a captação de áudio e vídeo em externas e(ou) em estúdio. 

II. Durante a etapa de produção, devem ser captados áudio e vídeo, além de se iniciar a edição, com os tratamentos sonoros e visuais necessários. 

III. Durante a etapa de pós-produção, devem ser realizados desmontagens, devolução de equipamentos, pagamentos e outras ações de desprodução.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II, III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 22
À medida que os custos de honorários em emissoras de televisão sobem vertiginosamente e o tamanho das audiências diminui, muitos anunciantes estão buscando novas formas de atingir o consumidor.

A mudança de ênfase para os micromercados, concentrada mais especificamente em grupos específicos de consumo, também aumentou a procura por mídias alternativas.

Os anunciantes estão transferindo grandes porções de seus orçamentos para mídias que custam menos e são mais eficientes em atingir o consumidor.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. Rio de Janeiro:
Prentice-Hall, 1993. p. 310 (adaptado).

Considerando as ideias apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As mídias alternativas representam uma oportunidade dos anunciantes falarem com segmentos específicos de consumidores.

PORQUE

II. A diversidade social dos consumidores, em especial após a ascensão das classes C e D, explica os elevados custos das emissoras de televisão para atingi-los.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Considerando que parte significativa do texto publicitário contemporâneo no Brasil é construída por meio de relações associativas ou redes semânticas, avalie as afirmações abaixo.

I. Relações associativas ou redes semânticas são formadas por palavras e(ou) expressões que guardam similitude entre seus significados.

II. Na elaboração de texto publicitário, usa-se o recurso de rede semântica para tornar o texto mais atraente e mais facilmente memorizável.

III. Na publicidade, a rede semântica pode ser considerada recurso retórico eficaz para levar o destinatário à percepção positiva do produto anunciado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 24
No âmbito de uma campanha eleitoral, uma das etapas é o desenvolvimento da ideia de que o candidato é um “produto”. Nessa etapa, define-se um conceito que permita o posicionamento do candidato diante dos eleitores.

Nesse contexto, avalie as seguintes afirmações. 

I. A definição de um produto-candidato influi decisivamente em seu posicionamento junto ao eleitor, pois traduz seus atributos e suas ideias.

II. A propaganda política define o conceito do produto-candidato a partir das expectativas dos eleitores e dos partidos políticos, independentemente das convicções ideológicas do candidato.

III. A credibilidade de um produto-candidato depende de clara estratégia de posicioná-lo como líder nas pesquisas eleitorais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 25

enade

Considerando a figura apresentada acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Essa mensagem publicitária deve ser considerada adequada e criativa quanto ao recurso utilizado.

PORQUE

II. Na publicidade, a ambiguidade é bem-vinda como recurso retórico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira , e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 26
A ideia de meios de comunicação estanques foi erodida pelas tecnologias de comunicação e suas apropriações. Na cultura da convergência, velhas e novas mídias colidem, mídia corporativa e mídia alternativa se cruzam, o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisíveis.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (adaptado).

Considerando o comentário apresentado acima, qual das seguintes situações seria adequada como orientadora da publicidade de uma pequena padaria em um bairro de classe média emergente de uma grande cidade brasileira?

A) A publicidade para a padaria é secundária; importando a qualidade do produto e a do serviço e, portanto, é suficiente a propaganda boca-a-boca.

B) A publicidade deve reforçar a marca da padaria em relação às demais e considerar as práticas de comunicação dos clientes.

C) Essa publicidade deve contar com um programa de televisão que, veiculado por um canal comunitário, seja retransmitido, posteriormente, na Internet.

D) Essa publicidade deve envolver redes sociais digitais, mensagens de texto para celulares e planos de fidelização.

E) Como se trata de publicidade de uma commodity, devem ser enfatizados o preço e a proximidade entre o local de venda e o consumidor


ENADE 2012 - QUESTÃO 27
O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso, isto é, a decisão da compra e da marca no ponto de venda. O impulso de compra (ou compra por impulso) é uma atitude comportamental adotada por qualquer indivíduo diante de determinados produtos, no momento de decidir pela compra. As ações realizadas no ponto de venda, por fim, estimularão esse impulso final de compra, induzindo o consumidor a preferir a marca que estiver melhor exposta e que o tenha estimulado mais.
COSTA, A. R.; CRESCITELLI, E. Marketing promocional para mercados competitivos:
planejamento, implementação, controle. São Paulo: Atlas, 2003 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A atitude comportamental de compra por impulso vem aumentando devido unicamente ao pouco tempo de que dispõem as pessoas para realizar suas compras.

II. A proliferação de mensagens comerciais e o grande número de marcas e produtos potencializam as compras por impulso.

III. As compras por impulso justificam a ênfase que as marcas atribuem à exposição dos seus produtos no ponto de venda.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 28
As organizações têm investido em estratégias para manter a fidelidade dos consumidores. Exemplo disso são os programas de milhagem das companhias aéreas. Em geral, esses programas possibilitam o acúmulo de pontos e(ou) milhas a cada trecho de voo comprado pelo cliente. Tais pontos podem ser convertidos em passagens gratuitas ou outros benefícios. 

Acerca desse tema, considere que uma ação de marketing voltada para os clientes participantes do programa de relacionamento de uma companhia aérea apresente a seguinte chamada: “Quanto tempo falta para suas férias? Emita seu bilhete com antecedência e economize milhas.”

Com relação a essa situação, avalie as afirmações a seguir.

I. A ação da companhia aérea é voltada para a captação de novos consumidores, permitindo que esses programem suas férias com antecedência, economizando milhas.

II. A companhia aérea reforça sua estratégia de assumir a liderança no mercado nacional, por meio do aumento nas vendas antecipadas de bilhetes aéreos.

III. A companhia aérea pretende oferecer vantagens na utilização das milhas já acumuladas por seus clientes integrantes do programa de relacionamento, a fim de promover sua fidelização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 29
O avanço da era digital desobrigou o consumidor de frequentar o ponto de venda. Esse fato traz uma responsabilidade adicional ao varejo: a de tornar o ponto de venda uma fonte de prazer para o consumidor. Adiciona uma obrigação ao varejo tradicional. A presença do consumidor final deve ser não só uma fonte de aquisição do produto, mas de lazer, prazer, informação e especialização.
RODRIGUES, V. Varejo na era digital: seu negócio está mudando. Você já sabe
o que fazer? São Paulo: Globo, 2006, p. 209. (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Com o avanço da era digital, o autosserviço tende a desaparecer, porque o ponto de venda torna-se um lugar agradável para o cliente, como ocorria no varejo tradicional.

II. A utilização dos meios eletrônicos na comercialização de produtos mudou o conceito de varejo.

III. A Internet permitiu ao cliente adquirir produtos de uma forma rápida e confortável.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) I e II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 30
A publicidade no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem integrar-se ao fluir programático, para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária.

A publicidade radiofônica tenta aproveitar a facilidade que tem, por sua essência, para se fundir com o discurso jornalístico e, assim, beneficiar-se de maior grau de credibilidade.
RODRIGUEZ, K. B. El sonido de la persuasión: relatos publicitarios en la radio.
Moncada: Fundación Universitaria San Pablo, 2002 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O termo formato refere-se às diferentes formas e estruturas dos anúncios publicitários veiculados no rádio.

PORQUE

II. Ao empregar diferentes formatos, a publicidade radiofônica incrementa a credibilidade do jornalismo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 31
Na fase pré-eleitoral, as pesquisas têm a finalidade de aferir os comportamentos sociais, as demandas, as expectativas e as reivindicações. Servem para embasar o discurso do candidato, para aferir as primeiras intenções de voto. É a fotografia inicial. A pesquisa, portanto, age como um termômetro, que, a cada ciclo da campanha, deve ser acionado para medir a posição do candidato.
REGO, F. G. T. Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo:
Pioneira Thomson Learning, 2004 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As pesquisas de intenção de voto devem ser realizadas em três fases de uma campanha política: pré-candidatura, pós-inscrição e véspera de eleição.

PORQUE

II. Ao longo da disputa eleitoral, ocorrem mudanças no comportamento do eleitor, sendo necessário acompanhá-las por meio de pesquisas relativas às intenções de voto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Ao longo da sua trajetória histórica, a publicidade incorporou teorias e modelos, fazendo com que, hoje, produtos e serviços sejam lançados no mercado com a máxima previsão de sucesso e, assim, a publicidade alcance os seus objetivos com mais eficácia.
GOMES, N. D. Publicidade: Comunicação persuasiva.
Porto Alegre: Sulina, 2008 (adaptado).

Considerando o contexto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A utilização do modelo DAGMAR (Defining Advertising Goals for Measured Advertising Results) permite que, finalizada a campanha publicitária, sejam medidos os resultados alcançados com as ações da publicidade.

PORQUE

II. A publicidade conduz o público-alvo nas distintas etapas de conhecimento do produto, até a decisão de se realizar ou não a compra.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 33
No planejamento de mídia, o termo frequência média designa o número médio de vezes que as pessoas foram expostas a determinada peça publicitária ou o número médio de vezes de exposição que se espera atingir.

Afinal, quando a peça publicitária é veiculada determinada quantidade de vezes, algumas pessoas são expostas a ela uma vez; outras, duas vezes; outras, três vezes etc. Dessa forma, o quadro abaixo apresenta o resultado a frequência média é obtida por meio da média aritmética do número de vezes que o público foi exposto à peça.
TAMANAHA, P. Planejamento de mídia: Teoria e experiência. São Paulo:
Prentice Hall, 2006 (adaptado).

O quadro abaixo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com alguns estudantes de uma escola durante uma campanha publicitária.

enade

No quadro acima, a frequência média de exposição ao referido comercial é igual a

A) 30.

B) 27.

C) 25.

D) 20.

E) 9.


ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Os primeiros comerciais exibidos pela televisão brasileira, no início dos anos 50, eram realizados ao vivo, em programas de entretenimento que contavam com patrocinadores exclusivos. Desde então, os publicitários se depararam com profundas mudanças nos processos de produção dos audiovisuais e, atualmente, parece necessária nova adaptação devido à chegada da televisão digital.

De acordo com essa perspectiva, avalie as afirmações a seguir. 

I. Um novo modelo de negócios, com a introdução da tecnologia digital, exige, entre outras adaptações, a adequação do processo de produção de comerciais audiovisuais.

II. O sistema escolhido para transmissão do sinal digital requer a produção de peças comerciais em diferentes formatos, para serem atendidas as especificidades de cada plataforma de visualização, como tablets, celulares inteligentes e telas de TV HD e 3D.

III. A interatividade pode impossibilitar a visualização de comerciais em algumas plataformas, porque permite ao usuário escolher a hora de pausar, adiantar e atrasar a programação.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II, III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 35
O Brasil já ocupa a segunda posição do ranking de vendas de cosméticos para homens, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, sua participação no mercado mundial foi de 9%, o que representou 50% do faturamento total da América Latina, que foi de US$ 4,7 bilhões, conforme dados do Euromonitor

 Mundialmente, o mercado de cosméticos para homens movimentou cerca de US$ 26,7 bilhões em 2009. A projeção para 2012 é chegar a US$ 28,6 bilhões. Estudos preveem ainda um crescimento superior a 10% ao ano na produção mundial desses produtos. De olho no potencial do segmento, muitas empresas passaram a investir pesado na criação de cosméticos masculinos.
Revista Supermercado Moderno. Disponível em: <http://www.sm.com.br>.
Acesso em: 15 jul. 2012.

Considerando o texto acima, percebe-se que o mercado de cosméticos tem investido em produtos para o público masculino, criando uma segmentação bem definida, cuja base é

A) demográfica.

B) psicográfica.

C) geográfica.

D) socioeconômica.

E) comportamental.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,277,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,164,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,350,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,156,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,338,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,310,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,28,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,20,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,93,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,196,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,11,pronatec,3,prouni,5,provas,983,provas access,1,provas albert einstein,6,provas amrigs,3,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,168,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,3,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,10,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,1,provas nível médio,15,provas nível superior,96,provas oab,197,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,24,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas uniceub,2,provas unichristus,4,provas unifenas,5,provas unifesp,19,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,350,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,25,questão da albert einstein,397,questão da aocp,50,questão da avança sp,55,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1037,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,709,questão da fmabc,120,questão da fuvest,842,questão da oab,3138,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unichristus,307,questão da unifenas,298,questão da unifesp,785,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,124,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,15,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1189,questão de biomedicina,164,questão de ciências,748,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4534,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,235,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,181,questão de direito constitucional,230,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,131,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,179,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,168,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,197,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,577,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1510,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1249,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1807,questão de informática,139,questão de inglês,1275,questão de jornalismo,158,questão de legislação,226,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,2893,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de português,3745,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1377,questão de raciocínio lógico,155,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,21434,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1164,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,40507,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,157,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,13,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,38,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,10,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,835,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
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INDAGAÇÃO: Prova de Publicidade e Propaganda ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Publicidade e Propaganda ENADE 2012 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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