Ao analisar a prevalência da linguagem verbal na comunicação social, a autora enfatiza que

 Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 05 a 08.


O silêncio é a matéria significante por excelência, um continuum significante. O real da comunicação é o silêncio. E como o nosso objeto de reflexão é o discurso, chegamos a uma outra afirmação que sucede a essa: o silêncio é o real do discurso.

O homem está “condenado” a significar. Com ou sem palavras, diante do mundo, há uma injunção à “interpretação”: tudo tem de fazer sentido (qualquer que ele seja). O homem está irremediavelmente constituído pela sua relação com o simbólico.

Numa certa perspectiva, a dominante nos estudos dos signos, se produz uma sobreposição entre linguagem (verbal e não-verbal) e significação.

Disso decorreu um recobrimento dessas duas noções, resultando uma redução pela qual qualquer matéria significante fala, isto é, é remetida à linguagem (sobretudo verbal) para que lhe seja atribuído sentido.

Nessa mesma direção, coloca-se o “império do verbal” em nossas formas sociais: traduz-se o silêncio em palavras. Vê-se assim o silêncio como linguagem e perde-se sua especificidade, enquanto matéria significante distinta da linguagem.
(Eni Orlandi. As formas do silêncio, 1997.)


UNIFESP 2013 - QUESTÃO 07
Ao analisar a prevalência da linguagem verbal na comunicação social, a autora enfatiza que

(A) a exigência da comunicação implica o fim do silêncio.

(B) a essência do silêncio se perde, quando ele é traduzido pelas palavras.

(C) a verdadeira linguagem prescinde do silêncio e das palavras.

(D) as palavras recuperam satisfatoriamente os sentidos silenciados.

(E) a comunicação pelo silêncio é, de fato, irrealizável.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(B) a essência do silêncio se perde, quando ele é traduzido pelas palavras.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.