A transparência de um material depende da frequência da luz que incide sobre ele

A transparência de um material depende da frequência da luz que incide sobre ele. Na figura, à esquerda, está representada uma fonte que emi...
A transparência de um material depende da frequência da luz que incide sobre ele. Na figura, à esquerda, está representada uma fonte que emite um feixe de luz de intensidade constante e frequência variável. O feixe incide sobre uma placa de vidro e pode ser transmitido para o outro lado da placa chegando a um detector. O gráfico da intensidade luminosa, recebida pelo detector, em função da frequência da luz, está representado no lado direito da figura. Considere a velocidade da luz como sendo c = 3 × 10⁸ m/s.

O gráfico da intensidade luminosa, recebida pelo detector, em função da frequência da luz, está representado no lado direito da figura. Considere a velocidade da luz como sendo c = 3 × 10⁸ m/s.

a) Considerando a linha vertical tracejada no gráfico da intensidade luminosa, a partir de qual comprimento de onda da luz, em metros, a placa de vidro começa a ser opaca? A que região do espectro eletromagnético, representado abaixo, a luz com esse comprimento de onda pertence?

Considerando a linha vertical tracejada no gráfico da intensidade luminosa, a partir de qual comprimento de onda da luz, em metros, a placa de vidro começa a ser opaca? A que região do espectro eletromagnético, representado abaixo, a luz com esse comprimento de onda pertence?

b) Para se ionizar um átomo de argônio no estado fundamental, ou seja, remover um elétron de sua última camada de energia, é necessária uma energia mínima de 2,5 × 10⁻¹⁸ J. Utilizando a relação de Planck-Einstein, Efóton = hf, onde h = 6,6 × 10⁻³⁴ m2 ⋅ kg/s e f é a frequência, se um elétron for removido do átomo de argônio ao absorver um fóton com frequência de 4,0 × 10¹⁵ Hz, qual será sua energia cinética, ou seja, a energia restante, em Joules, após a ionização?

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) A intensidade da luz transmitida se anula para f = 4,6 . 10¹⁵Hz

c = λf ⇒ 3,0 . 10⁸ = λ . 4,6 . 10¹⁵
λ = 0,65 . 10⁻⁷m
λ = 6,5 . 10⁻⁸m

Para λ = 6,5 . 10⁻⁸m, a região do espectro eletromagnético corresponde ao ultravioleta.

b) Ec = hf – τ
Ec = 6,6 . 10⁻³⁴ . 4,0 . 10¹⁵ – 2,5 . 10⁻¹⁸ (J)
Ec = 26,4 . 10⁻¹⁹ – 2,5 . 10⁻¹⁸ (J)
Ec = 2,64 . 10⁻¹⁸ – 2,5 . 10⁻¹⁸ (J)
Ec = 0,14 . 10⁻¹⁸ J
Ec = 1,4 . 10⁻¹⁹ J

GABARITO:

a) λ = 6,5 . 10⁻⁸m; ultravioleta
b) Ec = 1,4 . 10⁻¹⁹ J

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo