Prova Mackenzie 2013.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito

Prova Mackenzie 2013.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito Manhã Língua Portuguesa Textos para as questões de 01 a 05 Texto I Temos uma notíci...
Mackenzie

Prova Mackenzie 2013.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito

Manhã

Língua Portuguesa

Textos para as questões de 01 a 05

Texto I

Temos uma notícia triste: o coração não é o órgão do amor! Ao contrário do que dizem, não é ali que moram os sentimentos. Puxa, para que ele serve, afinal? Calma, não jogue o coração para escanteio, ele é superimportante. “É um órgão vital. É dele a função de bombear sangue para todas as células do nosso corpo”, explica Sérgio Jardim, cardiologista do Hospital do Coração. Ele é um músculo oco, por onde passa o sangue, e tem dois sistemas de bombeamento independentes. Com essas “bombas”, ele recebe o sangue das veias e lança para as artérias. Para isso, contrai e relaxa, diminuindo e aumentando de tamanho. E o que tem a ver com o amor? “Ele realmente bate mais rápido quando uma pessoa está apaixonada. O corpo libera adrenalina, aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial”.
O Estado de S.Paulo, 09/06/2012, caderno suplementar, p. 6

Texto II

Para os egípcios, o coração era o centro do pensamento. Eles acreditavam que o órgão controlava as emoções e as funções nervosas e seria capaz de guardar as lembranças de coisas boas e ruins. Eles até pesavam o coração em uma balança! Se fosse leve, queria dizer que a pessoa era boa e teria um lugar junto aos deuses.

Já os sacerdotes astecas arrancavam o coração do peito do inimigo vivo para oferecê-los aos deuses.
O Estado de S.Paulo, 09/06/2012, caderno suplementar, p. 6

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta sobre o Texto I.

a) Trata-se de texto narrativo, na medida em que apresenta personagens envolvidos em enredo que se encaminha para um clímax final.

b) O leitor depara-se com estrutura tipicamente descritiva, na qual se expõem características e peculiaridades do objeto tratado.

c) Em uma construção expositiva, o objetivo central do texto é transmitir informações a respeito do coração, em uma linguagem informal e não técnica.

d) Observa-se predomínio do jargão técnico na apresentação do assunto do texto, o que se evidencia ainda mais com a referência a opiniões de um especialista no assunto.

e) Partindo de uma tese central, o texto elabora argumentos de natureza hipotético-dedutiva para defender o ponto de vista do veículo que o divulga.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta sobre o Texto II.

a) Expõe justificativas para conteúdos apresentados e defendidos no Texto I.

b) A pontuação de caráter subjetivo, como o ponto de exclamação, indicia que estamos diante de um texto expressivo, de posicionamento pessoal das sensações de seu autor. 

c) Utiliza linguagem irônica que, o tempo todo, procura direcionar o leitor para a tese de que os antigos jamais alcançaram algum tipo de sabedoria.

d) Estabelece diálogo intertextual com o texto I, na medida em que apresenta outras informações sobre um tema em comum, vistos, no entanto, de perspectivas diferentes.

e) Como no texto I, são expostos posicionamentos de caráter científico em tudo coincidentes com visões contemporâneas sobre o funcionamento do corpo humano.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta.

a) No texto I, os dois pontos (linha 01) introduzem uma sequência linguística que se relaciona com a anterior estabelecendo uma relação de oposição.

b) No texto I, a expressão puxa (linha 03) indicia a presença de um tom de informalidade, uma vez que tem valor de interjeição.

c) No texto I, a pergunta E o que tem a ver com o amor? (linhas 10 e 11) é na verdade retórica, prescindindo, assim, de uma resposta de fato, como se evidencia na sequência do texto.

d) No texto II, a partícula até (linha 04) denota a delimitação de um limite temporal relacionado à ideia central do fragmento.

e) No texto II, a expressão Se fosse leve (linha 04) relaciona-se com o fragmento que lhe é posterior, estabelecendo ideia de causalidade.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 04
Considere as seguintes afirmações sobre os textos:

I. Há índices da presença da função expressiva da linguagem e da função conativa, com destaque para o diálogo estabelecido com o leitor.

II. Linguagem figurada, comparações e uso de argumento de autoridade são alguns dos recursos utilizados na construção textual.

III. Os textos apresentam como objetivo principal persuadir o leitor para colaborar em uma campanha implicitamente sugerida.

Assinale:

a) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.

b) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

c) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.

d) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.

e) se as afirmações I, II e III estiverem incorretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 05
Da leitura dos textos infere-se corretamente que:

a) assim como os egípcios e os sacerdotes astecas pensavam, o coração funciona apenas para bombear sangue para outros órgãos do corpo humano, possibilitando a circulação de hormônios como a adrenalina.

b) o peso do coração deve-se ao fato de ele ser um músculo oco e muito leve que, na verdade, apresenta como funções vitais relacionar-se com o cérebro, na articulação do pensamento e da cognição humana.

c) é impossível provar com evidências que o coração relaciona-se com o estado emocional dos indivíduos, sendo sua função primordial o controle de um hormônio chamado de adrenalina.

d) a variação do tamanho do coração deve-se ao fato de que seu peso está relacionado à quantidade de adrenalina que o corpo humano produz, dependendo do estado emocional do indivíduo.

e) ao contrário da imagem poética e dos saberes antigos, a visão contemporânea sobre o coração está predominantemente vinculada a descobertas científicas sobre o funcionamento do corpo humano.


Textos para as questões de 06 a 08

Texto I

Mais claro e fino do que as finas pratas
o som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
como um perfume a tudo perfumava.

Era um som feito luz, eram volatas
em lânguida espiral que iluminava,
brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.
Cruz e Sousa

Observação – volatas: progressão de notas musicais
dolência: sofrimento

Texto II

Antes de tudo, a Música. Preza
Portanto o Ímpar. Só cabe usar
O que é mais vago e solúvel no ar,
Sem nada em si que pousa ou que pesa.
Verlaine (Trad. de Augusto de Campos)

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 06
A leitura do texto I confirma que:

a) o eu lírico expressa sua particular percepção do som inebriante de uma orquestra de vozes harmoniosas, como prova o uso da expressão dolência velada das sonatas (v.3).

b) o poeta expressa subjetivamente a impressão que lhe causava o som da voz do interlocutor, conforme se pode compreender da leitura do verso 2.

c) o autor descreve com metáforas sombrias o cantar melancólico de sua musa, por isso afirma, no verso 8, que Tanta harmonia melancolizava.

d) o eu lírico tem uma visão idealizada da falecida amada; daí o uso do verbo no passado imperfeito (deliciava, perfumava etc.).

e) o autor narra o envolvimento amoroso que marcou sua vida – som da tua voz deliciava…(v.2) – e, ao mesmo tempo, lamenta, no verso 8, a perda da mulher amada.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 07
A proposta estética expressa no texto II realiza-se em I por meio dos seguintes expedientes estilísticos, EXCETO:

a) recorrência de sons vocálicos e consonantais.

b) metáforas que sugerem volatilidade.

c) léxico requintado.

d) sinestesias.

e) rupturas sintáticas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 08
Considerados os seus principais traços estilísticos, o texto I exemplifica:

a) uma tendência estética da primeira metade do século XIX que valoriza a assimetria da forma e a temática espiritualista.

b) aspectos importantes da arte parnasiana: o apuro formal preconizado pelo ideal da arte pela arte e a impassibilidade.

c) o modo pelo qual a literatura do final do século XIX reaproveita, de modo original, uma forma poética da tradição.

d) a estética clássico-renascentista, em que se destaca a regularidade métrica e a contenção emotiva.

e) preceitos estéticos que caracterizaram o Modernismo brasileiro, em especial a musicalidade e a valorização da percepção sensorial.


Texto para as questões de 09 a 11

As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. [...] Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz-de-fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele, caçador de pacas perante o Eterno, e não menos franco, admirou-se de semelhante escolha e disse-lho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. [...]

D. Evarista mentiu às esperanças do Dr. Bacamarte, não lhe deu filhos robustos nem mofinos.
Machado de Assis, trecho inicial do conto “O alienista”

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa correta.

a) A referência às crônicas da vila de Itaguaí (linha 01), como documento de que se extraiu o relato, prova que o conto resultou de um fato verídico.

b) A informação de que D.Evarista não era bonita nem simpática (linhas 05 e 06) corrobora para a hipótese de que estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes (linhas 10 e 11).

c) A frase D. Evarista mentiu às esperanças do Dr.Bacamarte (linha 12) insinua que a mulher, embora sabendo de sua infertilidade, nada revelou ao marido.

d) A razão pela qual o médico intencionava casar-se era a possibilidade de procriar, já que avaliava positivamente o fato de a mulher reunir condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem (linhas 08 e 09).

e) O tio do Dr. Simão posicionou-se contra o casamento, exclusivamente pelo fato de D. Evarista não ter aqueles atributos femininos que tanto apreciava, ou seja, não ser bonita nem simpática (linhas 05 e 06).


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 10
Com base no texto, considere as seguintes afirmações sobre Machado de Assis:

I. Embora pertença ao Realismo, produziu também, na juventude, obras naturalistas, como, por exemplo, “O alienista”, conto em que valoriza o cientificismo da época.

II. Posicionou-se criticamente com relação aos valores de seu tempo, questionando a supremacia da perspectiva científica vigente na segunda metade do século XIX. 

III. A concepção irônica da vida já se revela no fragmento lido, na medida em que se frustra a confiança na avaliação científica do biótipo da mulher.

Assinale:

a) se as afirmações I, II e III estivem corretas.

b) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.

c) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.

d) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

e) se as afirmações I, II e III estiverem incorretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 11
Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em disse-lho (linha 07) temos uma forma arcaica com o mesmo sentido de “disse a ele”.

b) A forma verbal vivera (linha 02) é prova de que o tempo do relato não coincide com o tempo da história.

c) A expressão não bonita nem simpática (linhas 05 e 06) pode ser lida como um eufemismo, assim como em “De fato, ele não gosta muito de trabalhar.”

d) A expressão em tempos remotos (linha 01) pode ser corretamente substituída por “há muito tempo”.

e) A palavra assim (linha 10), elemento de coesão, estabelece relação conclusiva entre as orações a que se refere.


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 and 13.

Will Melinda Gates Change the Game for Women?

She plans to use the Gates Foundation’s billions to revolutionize contraception worldwide.

In the 12 years since Melinda Gates and her husband, Bill, created the Gates Foundation, the world’s largest philanthropic organization, she has done a lot of traveling. A reserved woman who has long been wary of the public glare attached to the Gates name, she comes alive, her associates say, when she’s visiting the foundation’s projects in remote corners of the world. “You get her out in the field with a group of women, sitting on a mat or under a tree or in a hut, she is totally in her element, totally comfortable,” says Gary Darmstadt, director of family health at the foundation’s global health program.

Visiting vaccine programs in sub-Saharan Africa, Gates would often ask women at remote clinics what else they needed. Very often, she says, they would speak urgently about birth control. “Women sitting on a bench, 20 of them, immediately they’ll start speaking out and saying, ‘I wish I had that injection I used to get,’” says Gates. “‘I came to this clinic three months ago, and I got my injection. I came last week, and I couldn’t get it, and I’m here again.’” 

They were talking about Depo-Provera, which is popular in many poor countries because women need to take it only four times a year, and because they can hide it, if necessary, from unsupportive husbands. As Gates discovered, injectable contraceptives, like many other forms of birth control, are frequently out of stock in clinics in the developing world, a result of both funding shortages and supply-chain problems.

Women would tell her that they’d left their farms and walked for hours, sometimes with children in tow, often without the knowledge of their husbands, in their fruitless search for the shot. “I was just stunned by how vociferous women were about what they wanted,” she says.

Because of those women, Gates made a decision that’s likely to change lives all over the world. As she revealed in an exclusive interview with Newsweek, she has decided to make family planning her signature issue and primary public health a priority.
By Michelle Goldberg

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 12
Which question below CANNOT be answered with information from the text?

a) How often do women have to take Depo-Provera as part of a contraceptive treatment?

b) What is Melinda Gates like?

c) How come some women’s husbands are so unsupportive in situations like these?

d) When was the Gates Foundation created?

e) Why are clinics in the developing world out of injectable contraceptives?


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 13
The sentence “Gates would often ask women at remote clinics what else they needed” in the direct speech is

a) Gates will ask to the women at remote clinics “What else have you needed?”

b) “What else did you need?”, Gates asked women at remote clinics.

c) Gates often asked to the women at remote clinics: “What else does she need?”

d) “What else do you need?”, Gates usually asked women at remote clinics.

e) Gates occasionally questioned the women at remote clinics about what they needed.


The following text refers to questions 14 and 15.
___________________________________________________________________________________

BABY IT’S YOU
Hal David & Burt Bacharach
Barney Williams
Recorded 11, 20 February 1963
___________________________________________________________________________________

Lennon ___( I )___ slightly ill-at-ease on his own songs, but with covers, he already had the confidence of a born interpreter. The group’s boyish harmonies didn’t distract him from giving another Shirelles hit a commanding vocal performance that marked him out as The Beatles’ most distinctive voice.

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 14
The verb that properly fills in blank I in the text is

a) would have sounded.

b) would rather have sounded.

c) had better sound.

d) should sound.

e) may have sounded.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 15
According to the song review,

a) Lennon was not self-confident enough while singing his own songs.

b) Lennon gave The Shirelles a hit single called “Baby it’s you”, recorded by Burt Bacharach and Hal David.

c) Lennon’s harmonic voice turned him into a boyish born interpreter.

d) Both The Beatles and The Shirelles reached a remarkable performance while on stage.

e) The Beatles, whose voices sounded really distinctive, covered many of The Shirelles hits confidently. 


The following text refers to questions 16 to 18.

JOIN MY NEW CLUB, “TGIT”

Until now, the business world was primarily made of two clubs. The most popular club, by far, was the “TGIF” club, or “Thank God It’s Friday.” To be a member of this club, your primary focus is on the weekend. Members think about, anticipate, and look forward to Fridays so that they can get away from their work. Most members are highly stressed because only two days of the week are considered “good days.” Even Sunday is considered stressful because the next day they have to go back to work.

The other business club is substantially smaller, yet in some ways the members are more dedicated to the club. This one is called “TGIM,” or “Thank God It’s Monday.” These members are usually workaholics who can’t stand weekends because they are away from work! Members of this club are also highly stressed because while there are generally five days of the week to be preoccupied with work, there is always that darn weekend that gets in the way! The most difficult day of the week is usually Friday, because it often means the member won’t be able to get back to work for a few days. They may try to work on weekends, but the demands of family get in the way. Needless to say, members of both clubs think members of the “other club” are completely nuts!

I invite you to join an alternate club. My hope is that together, we can eventually achieve a 100 percent membership. In fact, I’d love to put the other two clubs out of business altogether! This new club is called “TGIT,” or “Thank God It’s Today.” Members of this club are happy seven days a week because they understand that every day is unique, and each brings with it different gifts. Members of this club are grateful to be alive; they rejoice in their many blessings and expect each day to be full of wonder, surprise, and opportunity.

There are no qualifications necessary to join the “TGIT” club, other than the desire to have a higher quality of life and the desire to appreciate rather than dread each day. Members of this club understand that it’s useless to wish any day were different. They know that Mondays don’t care if you like them or not – they simply go on being Mondays. Likewise, Fridays will come around every seventh day, ___( I )___. It’s up to each of us to make every day as special as it can be. No amount of wishing will make the slightest bit of difference.

Don’t sweat the small stuff
By Richard Carlson

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 16
The sentence that properly fills in blank I in the text is

a) if you don’t wish to be Friday.

b) whether you wish it were Friday or not.

c) if you wish to be Friday or not.

d) whether or not you wish they were Friday.

e) if you are on a Friday or not.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 17
In the sentence, “they rejoice in their many blessings, ...” the verb to rejoice in means

a) to enable something to happen.

b) to relate something funny to something outstanding.

c) to be very happy about something.

d) to make an idea, belief on feeling stronger.

e) to congratulate somebody on something.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 18
The text states that

a) the “TGIF” club is made up of hundreds of people who believe being a workaholic is what lifts their spirits.

b) on the whole, people dread the fact that they will have to be back to work Monday morning and face the “TGIM” club members.

c) the “TGIT” club nowadays has reached a 100 percent membership due to the fact that it accepts members from both “TGIF” and “TGIM”.

d) while some people can’t put up with weekends, others look forward to them.

e) families usually demand that their members be back home early in order to relieve stress although the families know their members make no difference in their lives.


Matemática

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 19
A área de um triângulo regular inscrito em uma circunferência de raio r, em função do apótema a de um hexágono regular inscrito na mesma circunferência é

a) a²

b) √2a²

c) 2√2 a²

d) 1/2√3 a²

e) √3a²


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 20
A função quadrática f, de IR em IR, representada graficamente, com raízes reais xe x2, tais que log 0, 64 = x1 e log , 0 6 = x2 é definida por

mackezine

a) f(x) = 2x² + 6x + 4

b) f(x) = x² − 6x + 4

c) f(x) = 2x² + 6x − 4

d) f(x) = −x² + 6x + 4

e) f(x) = −2x² + 6x − 4


MACKENZIE  2013.1 - QUESTÃO 21
Em C, o conjunto solução da equação mackezine

a) {2 + 2i, 2 − 2i}

b) {− 1 − 4i, − 1 + 4i}

c) {1 + 4i, 1 − 4i}

d) {− 1 + 2i, − 1 − 2i}

e) {2 − 2i, 1 + 2i}


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 22
A partir do triângulo equilátero ABC de lado l1 = 2¹°, obtém-se o 2º triângulo equilátero DEC de lado l2 = l1/2 , e o 3º triângulo equilátero FGC de lado l3 =l2/2 .

mackezine

Continuando nessa progressão geométrica, obtém-se o 10º triângulo equilátero TUC, de lado l10, onde o vértice C é o centro da circunferência de raio R = l10/2 ,conforme a figura.

mackezine



MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 23
A função mackezine tem como domínio o conjunto solução

a) S = {x e IR / -3 < x < -2 ou 1 < x < 3}

b) S = {x e IR / -3 < x < -2 ou 1 < x < 3}

c) S = {x e IR / -3 < x < -2 ou 1 < x < 3}

d) S = {x e IR / -2 < x < -1 ou 1 < x < 3}

e) S = {x e IR / -3 < x < -1 ou 1 < x < 3}


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 24
Se no cubo da figura, FI = 4√6, então a razão entre o volume e a área total desse cubo é
mackezine

a) 10

b) 8

c) 6

d) 4

e) 2


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 25
As raízes reais da equação x³ – 1 = 0, dispostas em ordem crescente, formam, respectivamente, os coeficientes a e b da reta r: ax + by +1 = 0. A equação da reta s, perpendicular à r e que passa pelo ponto P(1,2), será

a) – 2x – y + 3 = 0

b) 2– x + y – 1 = 0

c) – 2x + y – 3 = 0

d) – 2x + y + 1 = 0

e) – 2x – y – 3 = 0


Geografia

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 26

mackezine

Com base na tabela acima, a respeito da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira, a despeito dos avanços sociais dos últimos anos, apresenta ainda um padrão de “explosão demográfica”, com elevado número de filhos por mulher. A taxa de fecundidade elevada se justifica pelos baixos índices de escolaridade, principalmente a feminina.

b) Desde o censo de 1991, nota-se uma tendência de queda da taxa de fecundidade no Brasil. Entretanto nas regiões, em que há maiores índices de pobreza e menores índices de escolaridade, isso não ocorreu.

c) O Brasil tem contrariado o padrão demográfico de países que vivenciaram o processo de urbanização, como os EUA, Canadá e os da Europa Ocidental. Esse fato pode ser confirmado pela taxa elevada de fecundidade em todo o país.

d) A queda das taxas de fecundidade tem se mostrado como uma tendência nacional. De um modo geral, a queda acompanha as transformações socioeconômicas das últimas décadas.

e) Os programas sociais de transferência de renda, como o “Bolsa-família”, têm sido um forte estímulo para o aumento da taxa de natalidade, principalmente nas áreas em que há maiores índices de população rural, como nas regiões Norte e Nordeste.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 27
"É a desintegração das rochas da crosta terrestre pela atuação de processos inteiramente mecânicos. É o processo predominante em regiões áridas, de precipitação anual muito baixa, tais como desertos e zonas glaciais. Nestas regiões de condições climáticas extremas a desagregação das rochas é controlada por variações bruscas de temperatura, insolação, alívio de pressão, crescimento de cristais, congelamento, etc.”
http://www.ebah.com.br/

A definição acima corresponde

a) ao Intemperismo Físico, no Brasil, sua ação é predominante no Sertão Nordestino.

b) ao Intemperismo Químico, muito comum na Amazônia.

c) ao Intemperismo Físico, típico de ambientes, como os Mares de Morros Florestados.

d) à Laterização, processo químico, típico da Região Centro-Oeste do Brasil.

e) ao Intemperismo Químico, muito comum no norte do Canadá, norte da Rússia e Centro da África. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 28
Em relação à dinâmica dos ventos, circulação e forças que atuam sobre eles, assinale a afirmação incorreta.

a) Os ventos são, de forma geral, o ar em movimento devido a ajustes atmosféricos causados pela variação da pressão.

b) Os ventos sopram das áreas de alta pressão para as de baixa pressão.

c) O movimento de rotação da terra altera – para longas distâncias – a direção dos ventos.

d) As regiões equatoriais – receptoras de maior quantidade de energia solar do que as regiões polares – são consideradas de alta pressão e, portanto, dispersoras de ventos.

e) O efeito da força de Coriolis, na zona intertropical, provoca desvios na direção dos ventos, vindos de nordeste para sudoeste, no hemisfério norte, e de sudeste para noroeste, no hemisfério sul.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 29
“A neblina começou a se dissipar, em Porto Alegre, apenas ao meio-dia. A cerração prejudicou as atividades do Aeroporto Internacional Salgado Filho com atrasos e cancelamentos de voos. (...)”. Veja, na ilustração, a temperatura registrada hoje às nove da manhã em diferentes níveis da atmosfera sobre a cidade de Porto Alegre. 

mackezine

De acordo com as informações do texto e da ilustração, está correto afirmar que o fenômeno meteorológico a que se refere é

a) Aquecimento Global

b) El Niño

c) La Niña

d) Inversão Térmica

e) Frente Fria


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 30
Observe os mapas: 

mackezine

Os mapas delimitam espaços geográficos em litígio na atualidade. Sob o ponto de vista geopolítico, podem-se destacar aspectos conflituosos semelhantes, dentre os quais:

a) disputas por recursos minerais, especialmente imensas jazidas carboníferas, como também questões étnico-sociais.

b) questões territoriais e disputas pelos recursos hídricos, já que as duas áreas possuem nascentes de importantes rios.

c) disputas por áreas localizadas principalmente em pontos geográficos estratégicos favoráveis a determinados países, como também a saída para mares e oceanos.

d) a divisão de suas fronteiras com importantes países emergentes, como também questões socioeconômicas milenares.

e) disputas territoriais milenares devido à fertilidade dos solos, como também as formações geológicas estáveis que datam do Pré-cambriano. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 31
Com base no conceito de Domínios Morfoclimáticos, do Geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o domínio morfoclimático descrito no texto abaixo.

“Extensão espacial de segunda ordem, com aproximadamente 650 mil quilômetros quadrados de área, ao longo do Brasil Tropical Atlântico. Distribuição geográfica marcadamente azonal. Área de mamelonização extensiva, afetando todos os níveis da topografia (de 10-20m a 1100- 1300m de altitude no Brasil de Sudeste)[...]. Presença de mais forte decomposição de rochas cristalinas e de processos de convexização em níveis intermontanos[...]. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas, primariamente recobrindo mais de 85 % do espaço total. Enclaves de bosques de araucária em altitude (Campos do Jordão, Bocaina) e de cerrados em diversos compartimentos dos planaltos interiores, onde predominavam chapadões florestados (subdomínios dos chapadões florestados dos planaltos interiores de São Paulo e norte do Paraná.”
Os domínios de natureza no Brasil – Potencialidades Paisagísticas.
Ab’Saber, Aziz Nacib, Ateliê Editorial, São Paulo, 2003

Nota: en.cla.ve sm (fr enclave) 1 Geogr Território ou trato de terra de um país, encerrado no território de outro. Dicionário Michaelis.

a) Cerrado

b) Araucárias

c) Pradarias

d) Amazônico

e) Mares de Morros Florestados


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 32
mackezine

O mapa acima foi retirado de um sítio da internet. A partir dele, alguns cartógrafos discutiam propostas para representar um determinado fenômeno espacial. Assinale a alternativa correta a respeito desse fenômeno.

a) Principais centros da indústria automobilística no mundo, voltadas para os mercados interno e externo.

b) Áreas com produção de matérias-primas para exportação.

c) Maiores centros produtores de petróleo com reduzidos índices de consumo per capita do produto.

d) Regiões com fortes pressões demográficas associadas a elevados índices de natalidade.

e) Regiões que apresentam megalópoles já formadas ou extensas áreas conurbadas.  


Química

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 33
De acordo com as reações abaixo, que se realizam sob condições adequadas, os produtos orgânicos obtidos em I, II e III, são, respectivamente, 

mackezine

a) ácido orto-nitrobenzoico, propan-1-ol e bromo-ciclopropano.

b) ácido meta-nitrobenzoico, propanona e 1,3-dibromo-propano.

c) ácido para-nitro-benzoico, propanona e bromo-ciclopropano.

d) ácido meta-aminobenzoico, propan-2-ol e bromo-ciclopropano.

e) ácido meta-aminobenzoico, propanona e 1,3-dibromo-propano. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 34
Durante os jogos olímpicos de Londres 2012, um atleta albanês da equipe de levantamento de peso, acusou teste positivo para o uso do anabolizante stanozolol. Essa substância é uma droga antiga, relativamente barata, fácil de ser detectada e, como outros esteróides anabolizantes, é utilizada para imitar os efeitos dos hormônios sexuais testosterona e diidrotestosterona. Abaixo são fornecidas as fórmulas estruturais do stanozolol e da testosterona.


mackezine

I. O stanozolol possui a fórmula molecular C21H32N2O.

II. Na testosterona estão presentes as funções orgânicas álcool e cetona.

III. Ambas as estruturas podem formar ligações de hidrogênio intermoleculares.

IV. Somente a testosterona apresenta carbonos assimétricos.

V. O stanozolol é um hidrocarboneto de cadeia carbônica heterogênea e mista.

Estão corretas, somente,

a) I, II e V.

b) II, III e IV.

c) III, IV e V.

d) I, II e III.

e) I, III e V.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 35
Sabendo-se que dois elementos químicos 6x+8 3x+3A e 3x+20 2x+8B são isóbaros, é correto afirmar que o número de nêutrons de A e o número atômico de B são, respectivamente,

a) 15 e 32.

b) 32 e 16.

c) 15 e 17.

d) 20 e 18.

e) 17 e 16.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 36
Abaixo são fornecidas as distribuições eletrônicas das camadas de valência dos átomos neutros X, Y e Z em seus estados fundamentais.

X: 2s² ; 2p Y: 6s¹ Z: 4s² ; 4p

A partir dessas informações, é correto afirmar que

a) o elemento Y é um metal alcalino-terroso.

b) os elementos X e Z pertencem ao mesmo período, todavia X é mais eletronegativo do que Z.

c) o elemento X apresenta maior afinidade eletrônica do que o elemento Y.

d) o elemento Z apresenta maior raio atômico do que Y.

e) X, Y e Z são elementos de transição.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 37
Em um laboratório, são preparadas três soluções A, B e C, contendo todas elas a mesma quantidade de um único solvente e cada uma delas, diferentes quantidades de um único soluto não volátil.

Considerando que as quantidades de soluto, totalmente dissolvidas no solvente, em A, B e C, sejam crescentes, a partir do gráfico abaixo, que mostra a variação da pressão de vapor para cada uma das soluções em função da temperatura, é correto afirmar que, a uma dada temperatura “T”,

mackezine

a) a solução C corresponde à curva I, pois quanto maior a quantidade de soluto não volátil dissolvido em um solvente, menor é a pressão de vapor dessa solução.

b) solução A corresponde à curva III, pois quanto menor a quantidade de soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior é a pressão de vapor dessa solução.

c) as soluções A, B e C correspondem respectivamente às curvas III, II e I, pois quanto maior a quantidade de um soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior a pressão de vapor da solução.

d) as soluções A, B e C correspondem respectivamente às curvas I, II e III, pois quanto menor a quantidade de um soluto não volátil dissolvido em um solvente, maior a pressão de vapor da solução.

e) a solução B é a mais volátil, que é representada pela curva II.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 38
A produção industrial do ácido sulfúrico é realizada a partir do enxofre, extraído de jazidas localizadas normalmente em zonas vulcânicas. O enxofre extraído é queimado ao ar atmosférico produzindo o anidrido sulfuroso (etapa I). Após essa reação, o anidrido sulfuroso é oxidado a anidrido sulfúrico, em alta temperatura e presença de um catalisador adequado (etapa II). Em seguida, o anidrido sulfúrico0 é borbulhado em água, formando o ácido sulfúrico (etapa III). As reações referentes a cada uma das etapas do processo encontram-se abaixo equacionadas:

Etapa I. S(s) + O2(g) → SO2(g)

Etapa II. 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g)

Etapa III. SO3(g) + H2O(l) → H2SO4(l)

Desse modo, ao serem extraídos 200,0 kg de enxofre com 80% de pureza de uma jazida, considerando-se que o rendimento global do processo seja de 90%, a massa máxima de ácido sulfúrico que pode ser produzida será de

a) 612,5 kg.

b) 551,2 kg.

c) 490,0 kg.

d) 441,0 kg.

e) 200,0 kg.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 39
Sob condições adequadas de temperatura e pressão, ocorre a formação do gás amônia. Assim, em um recipiente de capacidade igual a 10 L, foram colocados 5 mol de gás hidrogênio junto com 2 mol de gás nitrogênio. Ao ser atingido o equilíbrio químico, verificou-se que a concentração do gás amônia produzido era de 0,3 mol/L. Dessa forma, o valor da constante de equilíbrio (KC) é igual a

a) 1,80.10-4

b) 3,00.10-²

c) 6,00.10-¹

d) 3,60.10¹

e) 1,44.10


Biologia

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 40
Bactérias combatem causador da malária dentro do mosquito Bactérias que vivem naturalmente no intestino de mosquitos foram modificadas geneticamente para bloquear o desenvolvimento do parasita que causa malária. O parasita tem um complexo ciclo de vida, tanto no mosquito que transmite a doença quanto no organismo humano. Ele ataca o fígado e os glóbulos vermelhos do sangue humano, e parte do seu desenvolvimento se dá no intestino e nas glândulas salivares das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. O Plasmodium convive naturalmente com as bactérias da espécie Pantoea agglomerans. Os cientistas produziram mudanças em proteínas delas que poderiam atacar o parasita. Uma das bactérias modificadas produziu o melhor efeito, reduzindo em 98% a formação de oocistos, os gametas femininos do Plasmodium. Os experimentos envolveram a mais letal espécie de parasita causador da malária em seres humanos, o Plasmodium falciparum.
(FSP-25/07/2012)

Assinale a alternativa correta a respeito de malária.

a) Segundo o texto, o mosquito é o hospedeiro definitivo do Plasmodium.

b) A contaminação se dá quando o mosquito defeca próximo ao local da picada e os parasitas alcançam a corrente sanguínea.

c) O principal sintoma dessa doença é a ocorrência de hemorragias frequentes devido à destruição de glóbulos vermelhos.

d) O Plasmodium é uma bactéria.

e) A única maneira do homem se contaminar pelo Plasmodium é através da picada do mosquito.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 41
Um homem daltônico e normal para a miopia tem uma filha também daltônica, mas míope. Sabendo que a mãe da menina não é míope, assinale a alternativa correta.

a) A mãe é certamente daltônica.

b) A menina é homozigota para ambos os genes.

c) A miopia é condicionada por um gene dominante.

d) Todos os filhos do sexo masculino desse homem serão daltônicos.

e) Essa menina poderá ter filhos de sexo masculino não daltônicos.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 42
Respiração e transpiração são dois processos que ocorrem nas plantas e no ser humano. A respeito disso, considere as afirmações abaixo:

I. A transpiração nesses organismos tem finalidades diferentes.

II. Na transpiração do ser humano, a água é eliminada na forma gasosa, enquanto nas plantas ela é eliminada na forma líquida.

III. A fase aeróbica da respiração no ser humano ocorre nas mitocôndrias, enquanto nas plantas, ela ocorre nos plastos.

IV. Tanto nas plantas quanto no ser humano, a respiração ocorre o tempo todo.

Assinale se estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 43
A atmosfera terrestre é constituída por vários tipos de gases. O oxigênio, o gás carbônico e o nitrogênio são os mais envolvidos no metabolismo dos seres vivos.

Os únicos organismos, capazes de utilizar esses gases diretamente da atmosfera, pertencem ao Reino

a) Metáfita.

b) Metazoa.

c) Fungi.

d) Protista.

e) Monera.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 44
Um ecossistema pode ser representado sob a forma de pirâmides ecológicas de três tipos: de número, de biomassa e de energia. A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações: 

I. Em todas elas, os produtores ocupam a sua base.

II. Em um ecossistema equilibrado, a pirâmide de energia sempre apresenta a base maior do que o topo. 

III. A pirâmide de número nunca se apresenta na forma invertida.

IV. Os decompositores não são mostrados na pirâmide, pois não representam parcela importante no ecossistema.

Assinale se estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 45
O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado, na Inglaterra em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell. Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras.

Esse experimento visou demonstrar

a) o processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin.

b) a seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin.

c) a lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck.

d) ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução.

e) o neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 46
mackezine

A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.

a) A parede interna do órgão B é descamada durante o período de ovulação.

b) Estrógeno e progesterona são hormônios produzidos em A e agem em C.

c) Se em uma cirurgia o órgão B for removido, a mulher não menstruará mais.

d) A laqueadura é uma cirurgia em que é feita a remoção do canal indicado em D.

e) A produção de gametas e a fecundação são eventos que ocorrem em A.


História

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 47
“(...) Consta que a concubina de Péricles, Aspásia, ajudou-o a escrever seus discursos. E a todos surpreendia ver o grande estadista a cada manhã, ao sair de casa, despedir-se de Aspásia com beijos.”
A elevação do espírito: 600 a.C.- 400 a.C. Rio de Janeiro, 1998

O texto acima, referindo-se ao grande líder da cidade-estado de Atenas, Péricles, retrata as contradições sociais existentes, não apenas em Atenas, mas em toda a Grécia. Sobre a sociedade grega da época, podemos afirmar que

a) As condições sociais eram idênticas tanto nas cidades-estados que evoluíram para regimes democráticos, como Atenas, por exemplo, quanto nas póleis oligárquicas, como Esparta.

b) Em toda a Grécia, a sociedade era predominantemente masculina, mas em disputas sucessórias familiares, em alguns casos, o poder era exercido pelas mulheres.

c) A democracia, instituída pelas reformas de Clístenes, era um sistema político que atendia aos interesses de apenas uma minoria da população, estando excluídos os estrangeiros, os escravos e as mulheres.

d) Em Atenas, as mulheres provenientes de ricas famílias possuíam maior autonomia, pois eram consultadas e participavam efetivamente das decisões políticas e assuntos relacionados ao destino da pólis.

e) A estabilidade social, advinda das reformas introduzidas por Clístenes, não foi acompanhada por estabilidade econômica, já que foi a partir da conquista da democracia que os gregos iniciaram seus conflitos com os persas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 48
Com a união das coroas de Portugal e Espanha, ocorreu o início do período chamado de União Ibérica (1580-1640). A Holanda, que enfrentou diversas lutas contra a Espanha, exerceu influência direta na colônia portuguesa na América, pois

a) passou a pilhar e saquear as feitorias na costa africana dominada pelos espanhóis, interessada no comércio de escravos e de marfim, invadindo, também, as cidades de Santos e Salvador, no Brasil.

b) o embargo espanhol representou prejuízos para os interesses holandeses no Brasil, uma vez que participavam do comércio de produtos tropicais nacionais, principalmente do pau-brasil.

c) sofria, na época, perseguições religiosas na Europa e retaliações dos católicos residentes em seu país, por isso, seu desejo foi montar uma colônia protestante no Brasil.  

d) ocupou o nordeste brasileiro para evitar a criação de bases e feitorias espanholas, visando quebrar o monopólio da rota da prata advinda das demais colônias e também minar o prestígio internacional ibérico.

e) apoderou-se do nordeste brasileiro e retomou o controle da lucrativa operação de transporte, refino e distribuição comercial do açúcar brasileiro, perdido a partir da União Ibérica.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 49
(...) a nova política do governo passou a abranger dois planos de atuação; em um, mais imediato, a correção das deformações que se revelavam todas as manifestações do processo de desenvolvimento brasileiro político-militar, econômico, social e externo; em outro, a adoção de uma estratégia para o desencadeamento de um surto de progresso, igualmente naquele sentido integrado, levando em conta a realidade brasileira em seu conjunto. O primeiro passo dessa política de reconstrução constituiu, evidentemente, na restauração da ordem, em todas as áreas, e da autoridade, segundo o princípio constitucional.
Castelo Branco, mensagem ao Congresso Nacional, 1965

Assinale a alternativa que contém a síntese mais completa a respeito do contexto histórico e político do texto acima.

a) A necessidade do atual governo de impor a paz interna, visto que no momento anterior o então presidente João Goulart havia assumido, perante os governos estrangeiros, acordos socialistas que ameaçavam a soberania nacional.

b) O governo Castelo Branco assumiu a preocupação prioritária com a manutenção da ordem interna do país, promovendo forte repressão policial a várias entidades, como sindicatos e a UNE, focos de resistência política ao golpe de 1964.

c) Acreditando que a ordem e o progresso caminhavam juntos para alcançar a reconstrução nacional, todas as medidas econômicas tomadas durante o seu governo contaram com o irrestrito apoio e aprovação popular.

d) A necessidade de se abandonar o nacionalismo reformista implementado durante o mandato de Jânio Quadros e adotar um modelo econômico contando com o apoio dos militares, investidores estrangeiros e grandes empresários nacionais.

e) Foi realizada a primeira revisão na Constituição Nacional a fim de aumentar o poder político do Executivo a fim de conter a ameaça da proliferação dos ideais socialistas ou comunistas em nosso país.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 50
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco cultural e a expressão da busca de um novo Brasil que conseguisse superar suas características arcaicas, refletindo mudanças em todas as áreas de nosso país. Em 1928, Oswald de Andrade publicou o Manifesto Antropofágico, que procurou “traduzir” o espírito da cultura nacional. A respeito do contexto histórico e cultural da época, é correto afirmar que

a) Como proposta de mudança para a Arte do século XX, ao se aceitarem as influências estrangeiras, sem se menosprezar a identidade nacional, e sim reforçando-a, retoma-se a proposta da antropofagia como “ferramenta” na elaboração da verdadeira cultura nacional.

b) Todas as novas correntes artísticas advindas da Europa, no início do século XX, são fundamentais para a elaboração de uma cultura verdadeiramente nacional, pois estavam engajadas na preocupação de favorecer as classes trabalhadoras dentro da nova sociedade moderna mundial.

c) O Modernismo brasileiro surgiu com a intenção de promover uma atualização da arte brasileira, capaz de ajudar na consolidação da identidade nacional de tal forma que tiveram de se desligar da influência cultural externa para a dedicação única da arte, considerada nacional e genuína.

d) Reflete um novo posicionamento em relação à Arte no Brasil, reproduzindo as ideias que, no plano político, eram defendidas pelo movimento VerdeAmarelismo de Plínio Salgado que defendia a presença de estrangeirismos em nossa cultura.

e) Mostra o rompimento de vários artistas nacionais, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, com as influências externas, principalmente com o movimento futurista italiano, profundamente aliado aos ideais fascistas e autoritários.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 51
Há mais de 60 anos, a ONU definiu como crime internacional a tentativa de destruir a totalidade ou parte de um grupo nacional, étnico, racial ou religioso. Impor condições de vida subumanas a um grupo de pessoas semelhantes entre si, com o objetivo de levar à sua destruição física, também se enquadra nessa categoria. É o que ocorre

a) na região basca, defendendo o separatismo em relação à Espanha e a união com Portugal, uma vez que a maior parte de sua população é de origem luso-espanhola.

b) com bantos e sudaneses, etnias que habitam a parte setentrional da África do Sul e que sofreram por décadas a exclusão imposta pelo regime do Apartheid.

c) em Darfur, no Sudão. Este é um dos motivos pela condenação de Omar AlBashir, governante sudanês, pelo Tribunal Penal Internacional.

d) com os exilados cubanos em Miami, uma vez que são vítimas de perseguições promovidas por sociedades secretas racistas, como a Ku Klux Klan.

e) na fronteira entre a Etiópia e a Somália. Este é um dos motivos pela condenação internacional ao massacre promovido.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 52
“Apareceu a 1º do corrente [janeiro de 1888] em Piracicaba o primeiro número de uma folha trisemanal intitulada O Lavrador Paulista, e consagrada aos (...) interesses negreiros das fazendas” [interesses dos grandes proprietários de escravos]
Diário Popular (jornal de São Paulo), 03/01/1888 

“O órgão escravocrata que sob este título [O Lavrador Paulista] apareceu em Piracicaba, deu três números e morreu. O povo não esteve para sustentar folhas de semelhante jaez” [espécie/qualidade/laia]
Diário Popular (jornal de São Paulo), 10/01/1888

Considerando o contexto histórico em que as notícias acima foram divulgadas, assinale a alternativa que apresente uma explicação satisfatória para a falta de apoio popular ao O Lavrador Paulista.

a) No momento em que o jornal foi publicado, a população não tinha aderido ao abolicionismo, portanto a principal causa de sua extinção foi o desinteresse popular pelos destinos reservados aos negros após a Lei Áurea, assinada naquele contexto.

b) Era consenso, naquele momento, que a abolição fosse uma questão de tempo, por isso a população não deu atenção ao jornal que defendia os interesses escravistas da burguesia cafeeira do Oeste paulista e sua indenização, caso a Lei Áurea fosse assinada.

c) O interesse escravista, predominante naquele momento, tentou influenciar as populações rurais de São Paulo a não aderirem ao abolicionismo, daí a necessidade de fundação de um jornal naquele sentido, apesar de sua extinção alguns dias depois.

d) O abolicionismo, predominante na sociedade brasileira da época contava com a adesão de diversos sujeitos sociais – camadas médias urbanas, intelectuais, políticos, jornalistas dentre outros – assim como a ação efetiva dos negros na luta pelo fim da escravidão.

e) É preciso levar em consideração, na análise, a situação financeira do município citado – Piracicaba – uma vez que, afastado dos grandes centros produtores de café, não foi possível aos seus cidadãos o financiamento do jornal citado.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 53
mackezine

“O Estado sou eu”, frase atribuída ao rei francês Luís XIV, traduzia o grau de centralização de poderes típica dos Estados absolutistas europeus. Tal forma de organização política destacava a figura do monarca como bem caracteriza a imagem acima. Assinale a alternativa correta que expressa o papel da monarquia absolutista.

a) O regente, ao aparecer publicamente com trajes suntuosos, exprimia a união entre o poder temporal e o espiritual, apoiado publicamente pelo Papa em cada aparição pública.

b) O monarca, ao se utilizar da pompa e da suntuosidade, sintetizava os anseios da própria nação e dos diversos grupos religiosos existentes no território francês.

c) A exposição pública da figura do monarca enfraquecia a nobreza e as tradições aristocráticas, ao mesmo tempo em que fortalecia os interesses burgueses.

d) O rei, ao simbolizar o próprio Estado francês, consegue articular o anseio do grupo mercantil em ascensão, articulando-os com os interesses da nobreza nacional.

e) Eliminar as revoltas camponesas francesas, recorrendo ao luxo e majestade configurados na imagem do monarca, garantia estabilidade a nação.


Física

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 54
Uma das características meteorológicas da cidade de São Paulo é a grande diferença de temperatura registrada em um mesmo instante entre diversos pontos do município. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada nessa cidade foi – 2 ºC, no dia 2 de agosto de 1955, embora haja algumas indicações, não oficiais, de que, no dia 24 de agosto de 1898, registrou-se a temperatura de – 4 ºC. Em contrapartida, a maior temperatura teria sido 37 ºC, medida em 20 de janeiro de 1999. Considerando-se 100 g de água, sob pressão atmosférica normal, incialmente a – 4 ºC, para chegar a 37 ºC, a quantidade de Energia Térmica que esta massa deverá receber é

a) 11,3 kcal

b) 11,5 kcal

c) 11,7 kcal

d) 11,9 kcal

e) 12,1 kcal


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 55
Em uma experiência de óptica, na sala de aula, coloca-se um objeto real à distância de 6 cm do centro óptico de uma lente biconvexa de distância focal 4 cm. Sendo observadas as condições de Gauss, a distância entre esse objeto e sua imagem será de

a) 6 cm

b) 9 cm

c) 12 cm

d) 15 cm

e) 18 cm


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 56
Certo menino encontra-se sentado sobre u ma prancha plana e desce por u ma rampa inclinada, confor me ilustração ao lado. O coeficiente de atrito cinético entre a prancha e a rampa é mc = 0,25, cos q = 0,8, sen q = 0,6 e |g| =10 m/s². 

Sabe-se que o conjunto, menino e prancha, possui massa de 50 kg e que ao passar pelo ponto A, sua velocidade era 1,0 m/s. A variação de quantidade de movimento sofrida por esse conjunto entre os pontos A e B foi
mackezine


a) 100 N.s

b) 200 N.s

c) 300 N.s

d) 400 N.s

e) 500 N.s


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 57
Em uma experiência de laboratório, um estudante utilizou os dados do gráfico da figura 1, que se referiam à intensidade da força aplicada a uma mola helicoidal, em função de sua deformação (|F| = K.|x|). Com esses dados e uma montagem semelhante à da figura 2, determinou a massa (m) do corpo suspenso. Considerando que as massas da mola e dos fios (inextensíveis) são desprezíveis, que |g|= 10 m/s² e que, na posição de equilíbrio, a mola está deformada de 6,4 cm, a massa (m) do corpo suspenso é

mackezine


a) 12 kg

b) 8,0 kg

c) 4,0 kg

d) 3,2 kg

e) 2,0 kg


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 58
Certo condutor elétrico cilíndrico encontra-se disposto verticalmente em uma região do espaço, percorrido por uma intensidade de corrente elétrica i, conforme mostra a figura ao lado. Próximo a esse condutor, encontra-se a agulha imantada de uma bússola, disposta horizontalmente. Observando-se a situação, acima do plano horizontal da figura, segundo a vertical descendente, assinale qual é o esquema que melhor ilustra a posição correta da agulha.

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine



MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 59
Um professor solicitou a um aluno que calculasse o valor da resistência elétrica do resistor R representado ao lado, de maneira que a potência dissipada pelo resistor de 4 Ω fosse 36 W. O estudante acertou a questão, pois sua resposta foi

macezine

a) 2 Ω

b) 4 Ω

c) 6 Ω

d) 10 Ω

e) 16 Ω


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 60
mackezine

Fixam-se as cargas puntiformes q1 e q2, de mesmo sinal, nos pontos A e B, ilustrados acima. Para que no ponto C o vetor campo elétrico seja nulo, é necessário que


Tarde

Redação

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I 

Milhões de adolescentes foram convocados por uma grande estrela da música internacional a aceitarem seus corpos do jeito que eles são: magros, gordos, pouco importa. “Seja corajoso e celebre seus defeitos perceptíveis condenados pela sociedade”, escreveu ela em seu site e nas redes sociais.
Adaptado da Folha de S.Paulo, 08/10/2012

Texto II

Aos 15 anos, eu comecei a provocar vômitos sempre que achava que tinha comido demais. Mas esses episódios eram raros. Por volta dos 17, eu estava bem acima do peso e fiz uma série de dietas rigorosas. Fiquei viciada em emagrecer, forçava o vômito e me obrigava a comer no máximo 700 calorias por dia. É difícil para uma anoréxica entender que a busca da beleza pela magreza pode torná-la uma pessoa feia, diferente do que ela procura.
Depoimento de estudante para a Folha de S.Paulo

Texto III

A moda, a publicidade, a TV, tudo isso trabalha para que você se enquadre em um determinado padrão. Adolescentes são mais suscetíveis a essa massificação e, quando não se acham adequados a ela, podem terminar em um círculo vicioso e doentio.
Takí Cordás, psiquiatra

Língua Portuguesa

Texto para as questões de 01 a 05

Fernando Sabino disse uma vez que fez muitos cursos, mas ganhava a vida com o curso de datilografia. Posso dizer que ganhei a vida com o curso de datilografia do meu amigo Geraldo Mayrink. Conto.

Primeiro, lembro a todos: naquele tempo, os anos 1960, era perigoso ter amigos. Certos amigos. Você podia ser preso por conhecer pessoas, por permitir que um camarada da vida inteira passasse uma noite na sua casa apenas para descansar. 

Numa noite, agentes que trabalhavam para o governo apanharam a mim e ao Geraldo em nossos locais de trabalho. Fomos levados num daqueles carros que se tornaram sinistros na época, espremidos entre dois agentes, com metralhadoras na mão e pistolas na cintura. Proibidos de falar um com o outro ou com eles.

Depois de interrogados longamente, separadamente, alternadamente, como nossas histórias se casaram, eles disseram que até poderíamos ser dispensados, mas teríamos de ficar até de manhã, esperando a turma que renderia a deles, para datilografar as informações dos nossos depoimentos. Nenhum deles sabia escrever a máquina, como se dizia.

Aí veio a presença de espírito do Geraldo. Ele se propôs, se não se importassem, a datilografar o que havíamos contado. Para surpresa nossa, aceitaram. Geraldo escreveu com aquela rapidez dos bons datilógrafos de dez dedos e dos jornalistas seguros, trocou pormenores com eles, finalizou, eles leram, passando o papel de uns para os outros, acharam o que estava o.k., nos libertaram e fomos embora. Salvos.

Na segunda passada (27/08/2012), fez três anos que o Geraldo morreu, e me lembrei dele, e de tudo isso. O bate-pronto dele e seu curso de datilografia nos salvaram do pior naquela noite.
Adaptado de Ivan Angelo, Revista Veja São Paulo, 05/09/2012, p. 154

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 01
Sobre o trecho Fernando Sabino disse uma vez que fez muitos cursos, mas ganhava a vida com o curso de datilografia (linhas 01 e 02), é correto afirmar que:

a) expõe o tema principal do texto: descrever o primeiro emprego dos jovens jornalistas na época em que eram amigos.

b) apresenta um sentido para a expressão ganhava a vida que será reconstruído ao longo do texto.

c) introduz o tom memorialístico do texto, elaborado em uma linguagem exclusivamente denotativa e objetiva.

d) indicia logo em seu início a personalidade central a respeito da qual o autor discorrerá em seu texto.

e) antecipa o epílogo do texto, pois colabora para a elaboração argumentativa de caráter metalinguístico, aspecto predominante na construção textual.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Em nossas histórias se casaram (linha 15) há emprego de linguagem figurada, conferindo maior expressividade ao trecho. 

b) Em naquele tempo, os anos 1960, era perigoso ter amigos (linhas 05 e 06), a indicação do ano especifica a temporalidade da expressão inicial.

c) Em num daqueles carros que se tornaram sinistros na época (linha 11), a qualificação de carros é feita por meio de uma oração com valor de adjetivo.

d) Em Aí veio a presença de espírito do Geraldo (linha 20), a partícula Aí denota localização específica dos personagens apresentados no texto.

e) Em longamente, separadamente, alternadamente (linhas 14 e 15), a recorrência dos sufixos adverbiais é um recurso de estilo que confere ritmo ao texto.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 03
Sobre o texto é correto afirmar que:

a) trata-se de uma argumentação objetiva, em que se evidenciam os argumentos de natureza dedutiva empregados pelo autor.

b) a estrutura adotada confere à unidade textual caráter expositivo, a partir do momento em que se privilegia a transmissão didática de conteúdos.

c) trata-se de uma crônica de costumes que possibilita a apreensão de elementos da história brasileira a partir de reminiscências pessoais.

d) é predominantemente descritivo, pois o enredo apresenta como única função possibilitar descrição dos personagens e espaços, em seus aspectos físicos.

e) a exposição de aspectos da história do país permite classificar o texto como exemplar do gênero conhecido como romance histórico.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa correta.

a) Frases curtas e recursos de pontuação conferem ao texto ritmo que reflete o ideal do gênero a que pertence, uma vez que o autor parece estar de fato conversando com o leitor.

b) Construções sintáticas como nos libertaram e fomos embora (linhas 25 e 26) evidenciam a presença da norma culta da língua, denotando o caráter conservador do texto no uso da linguagem.

c) Fez três anos que o Geraldo morreu (linhas 27 e 28) exemplifica uma das possibilidades de concordância do verbo “fazer” nesse emprego, pois também é abonada pela norma culta a forma “fizeram três anos”.

d) A expressão bate-pronto (linha 28) refere-se exclusivamente, no texto, ao modo de Geraldo, amigo do autor, datilografar rapidamente.

e) Em eles disseram que até poderíamos ser dispensados (linhas 15 e 16), a partícula até denota temporalidade como em “ficaremos até a manifestação acabar”.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 05
Em termos de coesão, coerência e uso adequado da linguagem, assinale a alternativa que apresenta a paráfrase mais adequada do trecho abaixo.

Fomos levados num daqueles carros que se tornaram sinistros na época, espremidos entre dois agentes, com metralhadoras na mão e pistolas na cintura. Proibidos de falar um com o outro ou com eles.

a) Os sinistros carros e agentes da época, com duas armas na mão e na cintura foram levados espremidos e proibidos de falar um com o outro ou com eles.

b) Sem podermos conversar ou falar algo, fomos levados nos amedrontadores carros da polícia com dois agentes armados, no meio dos quais estávamos espremidos.

c) Dois agentes com metralhadoras e pistolas, espremidos nos sinistros carros da época, estavam proibidos de falar conosco.

d) Com metralhadoras e pistolas na cintura, os dois agentes nos carros sinistros da época foram levados proibidos de falar com eles.

e) Espremidos e com pistolas na cintura, fomos proibidos de falar um com o outro ou com os dois agentes que estavam sinistros naqueles carros da época.


Textos para as questões de 06 a 08

Texto I

‘Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.

‘Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...

[...]

Oh! que doce harmonia traz-me a brisa!
Que música suave ao longe soa!
Meu Deus! como é sublime um canto ardente
Pelas vagas sem fim boiando à toa!
 Castro Alves, “O navio negreiro”

Texto II

E ri-se a orquestra irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
 Faz doudas espirais ...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
 E voam mais e mais...

Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
 E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
 Cantando, geme e ri!
Castro Alves, “O navio negreiro” 

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa INCORRETA acerca do texto I.

a) O eu lírico recria, subjetivamente, aspectos de uma visão panorâmica em que elementos da natureza fundem-se numa unidade trágica e tenebrosa.

b) Predomina no texto o registro da percepção sensorial na construção de um discurso basicamente descritivo.

c) A pontuação da terceira estrofe, bem como a presença de interjeição, apóstrofe e de advérbios de intensidade são índices da emotividade do poeta.

d) Da relação entre as três estrofes, depreende-se corretamente que a ideia presente nas duas primeiras converge para o sentido eufórico da última.

e) Nas duas estrofes iniciais, o poeta recria a visão que tem do oceano e do céu, na qual se destacam imagens que expressam a alegre harmonia da natureza. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 07
Considerado o texto II no contexto geral do poema do autor, assinale a alternativa correta.

a) Os versos 2 e 3 (E da ronda fantástica a serpente / Faz doudas espirais ...) referem-se metaforicamente às ondas do mar que estouram no tombadilho do navio.

b) O sofrimento dos negros está expresso por imagens antitéticas, como as que comparecem, por exemplo, no último verso.

c) A presença de verbos de ação (voam, dança, cambaleia etc.) nessas estrofes, bem como a crítica social implícita comprovam o predomínio de um discurso narrativo/dissertativo. 

d) A presença de versos livres e brancos é índice da liberdade formal, típica do estilo romântico.

e) Os versos 7 e 8 – Presa nos elos de uma só cadeia, / A multidão faminta cambaleia, – fazem referência a toda população do navio, incluindo marinheiros e escravos.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 08
O crítico Alfredo Bosi, ao referir-se ao poeta Castro Alves, afirma: “A palavra do poeta baiano seria, no contexto em que se inseriu, uma palavra aberta.” Todas as alternativas abaixo justificam a expressão usada pelo crítico, EXCETO:

a) diferentemente dos poetas da segunda geração romântica, voltados para o culto do eu, Castro Alves tematizou questões sociais.

b) o poeta produziu poesia altissonante, com forte apelo ao enunciatário, dando destaque à função conativa da linguagem.

c) usou imagens da natureza que expressam o sentido de amplidão, vastos horizontes, adequadas à temática desenvolvida pelo poeta.

d) o tom grandiloquente de seus versos apoia-se em linguagem mais coloquial, com vocabulário de uso corriqueiro, sintaxe simples, em busca de uma comunicação fácil e imediata com os leitores.

e) como representante da terceira geração romântica, a chamada “geração condoreira”, criou um eu poético que representa o porta-voz das multidões, clamando por ideais liberais e abolicionistas.


Texto para as questões de 09 a 11

De acordo com sua paixão dominante, Quaresma estivera muito tempo a meditar qual seria a expressão poético-musical característica da alma nacional. Consultou historiadores, cronistas e filósofos e adquiriu a certeza que era a modinha acompanhada pelo violão. [...]

Ricardo vinha justamente dar-lhe lição mas, antes disso, por convite especial do discípulo, ia compartilhar o seu jantar; e fora por isso que o famoso trovador chegou mais cedo à casa do subsecretário. [...]

E o jantar correu assim, nesse tom. Quaresma exaltando os produtos nacionais: a banha, o toucinho e o arroz; a irmã fazia pequenas objeções e Ricardo dizia: “é, é, não há dúvida” – rolando nas órbitas os olhos pequenos, franzindo a testa diminuta que se sumia no cabelo áspero, forçando muito a sua fisionomia miúda e dura a adquirir uma expressão sincera de delicadeza e satisfação.

Acabado o jantar foram ver o jardim. Era uma maravilha; não tinha nem uma flor. Certamente não se podia tomar por tal míseros beijos- -de-frade, palmas-de-santa-rita, quaresmas lutulentas, manacás melancólicos e outros belos exemplares dos nossos campos e prados. Como em tudo o mais, o major era em jardinagem essencialmente nacional. Nada de rosas, de crisântemos, de magnólias – flores exóticas; as nossas terras tinham outras mais belas, mais expressivas, mais olentes, como aquelas que ele tinha ali.
Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa correta.

a) No período que vai da linha 15 a 17, o narrador onisciente, por meio do discurso indireto livre, expressa a opinião do major Quaresma a respeito do jardim.

b) De acordo com o primeiro parágrafo do texto, a coisa mais importante do mundo para o major era a música, a linguagem universal da arte. 

c) O narrador manifesta, jocosamente, seu juízo de valor a respeito do jardim do major: Era uma maravilha; não tinha nem uma flor (linhas 14 e 15).

d) Nas linhas 20 e 21, tem-se ponto de vista do narrador acerca da flora brasileira: as nossas terras tinham outras mais belas, mais expressivas, mais olentes.

e) A fala de Ricardo – “é, é, não há dúvida” (linha 10) – confirma a intimidade e a afinidade que existiam entre ele e o major. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 10
Considerado o fragmento no contexto da obra do autor, assinale a alternativa correta a respeito desse romance de Lima Barreto. 

a) O nacionalismo do major Quaresma é um dos aspectos que comprovam tratar-se de obra romântica, especificamente da primeira geração.

b) Embora apresente linguagem romântica, trata-se de um texto típico do Realismo brasileiro, em que a crítica aos costumes aristocráticos está ironicamente tematizada.

c) A defesa de valores nacionalistas e populares, como a modinha de viola, comprova tratar-se de um romance experimental do Modernismo brasileiro.

d) Trata-se de obra de cunho regionalista, típica da segunda geração modernista brasileira.

e) A perspectiva crítica com que o ideal nacionalista é tratado corresponde a um dos aspectos que filiam a obra ao chamado Pré-Modernismo brasileiro.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 11
“No dizer arguto de Oliveira Lima, tem Policarpo algo de quixotesco” (Alfredo Bosi).

Considere as seguintes justificativas para o comentário acima:

I. A figura do major Quaresma é, em várias situações do romance, personagem cômica e, em outras, personagem patética. 


II. Devido a seu idealismo exacerbado, Policarpo perde muitas vezes a noção da realidade. 

III. O caráter virtuoso e exemplar de Quaresma aproxima-o de outros heróis da literatura brasileira, como, por exemplo, Macunaíma.

Assinale:

a) se as afirmações I, II e III estiverem corretas.

b) se as afirmações I, II e III estiverem incorretas.

c) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.

e) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 13.

Could This Be The End Of Cancer?

It’s a disease that kills millions a year and a slew of hoped-for miracle treatments have gone nowhere. Now scientists say vaccines could hold the key—not just to a cure but to wiping out cancer forever.

_________________( I )_______________.

In 2005, more than a year after three doctors dismissed a lump under her arm as a harmless cyst, she was diagnosed with stage IV (metastatic) breast cancer, which takes the lives of at least 80 percent of patients within five years; it killed Elizabeth Edwards in 2010. Half of those diagnosed with breast cancer that has spread—in Baker, it had reached her spine—die within 39 months. But the 53-year-old jewelry designer in Scottsdale, Ariz., wasn’t ready to die. “I’ve been a competitive athlete and a body builder, I take care of myself and eat right,” she says. “I was going to fight this.”

Baker began searching for a clinical trial, and through the International Cancer Advocacy Network (ICAN) found an intriguing possibility: a cancer vaccine. In May 2006, she traveled to the University of Washington. The vaccine was injected into her upper arm; she got five more shots over the next five months. Today, with scans detecting no cancer anywhere, Baker seems to have beaten some extremely stiff odds. 

Short of a sci-fi nano-camera to capture what was going on at the cellular level, it’s impossible to know exactly what the vaccine did. But based on studies of lab animals and cells in petri dishes, scientists have a pretty good idea. The vaccine contained fragments of a molecule called her2/neu, which, perched on the surface of tumor cells, fuels the growth and proliferation of some breast cancers. Baker’s immune system treated the flood of injected her2/neu like an invading army and mounted a counterattack. Cells called CD4, acting like biological Paul Reveres, sounded the alarm, rousing white blood cells called T cells. The body’s Minutemen, they invaded Baker’s tumor, summoning reinforcements called cytotoxic (“killer”) T cells, which destroyed the tumor cells in Baker’s breast as well as her spine. Enough of the other 21 women who received the experimental vaccine against metastatic breast cancer are doing so well that its inventor, immunologist Mary (“Nora”) Disis of UW, dares to envision a future in which vaccines “control or even eliminate cancer.”
 By Sharon Begley

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 12
The sentence that properly fills in blank I in the text is

a) By all rights, Shari Baker will have said her final good-byes years ago.

b) By all rights, Shari Baker had said her final good-byes years ago.

c) By all rights, Shari Baker ought to say her final good-byes years ago.

d) By all rights, Shari Baker mustn’t had said her final good-byes years ago.

e) By all rights, Shari Baker should have said her final good-byes years ago.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 13
Which question below CANNOT be answered with information from the text?

a) On average, how long can people infected with metastatic breast cancer live?

b) How many more people took part in the experiment?

c) What kind of camera was used to check the vaccine effectiveness?

d) How harmful was the cancer Shari Baker was diagnosed with?

e) What does Shari Baker do for a living?


The following text refers to questions 14 and 15.
___________________________________________________________________________________
DO YOU WANT TO KNOW A SECRET?
John Lennon & Paul McCartney
Recorded 11 February 1963
___________________________________________________________________________________

Given away simultaneously to fellow Brian Epstein protégé Billy J.Kramer (for a hit single), and to George Harrinson (for this LP), “Do You Want To Know A Secret?” was a Lennon composition – inspired by a line he remembered from a Disney song that his mother used to sing. “I thought it would be a good vehicle for George because it only had three notes and he wasn’t the best singer in the world,” Lennon explained ___( I )___
in later years.

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 14
The word that properly fills in blank I in the text is

a) charitable. 

b) chariting. 

c) charitingly.

d) charitably. 

e) charitily.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 15
According to the song review,

a) “Do You Want To Know A Secret?” came from a Disney song sung by George Harrison in his spare time.

b) “Do You Want To Know A Secret?” was written by John Lennon and recorded by George Harrison, who was an ordinary singer in The Beatles.

c) “Do You Want To Know A Secret?” was recorded by both Brian Epstein and George Harrison.

d) Billy J.Kramer turned “Do You Want To Know A Secret?” into a hit single and then gave it away to George Harrison.

e) John Lennon explained how George Harrison inspired him to write that three-note song.

The following text refers to questions 16 to 18.

STOP ANTICIPATING TIREDNESS

Recently, I was on a flight from San Francisco to Chicago when I overheard one of the silliest conversations imaginable. It demonstrates a critical yet common mistake that many people seem to make on an ongoing basis. The conversation, ____( I )____, centered around how tired each of these two people were going to be – tomorrow and all week!

It was as if each person was trying to convince the other, and perhaps themselves, how many hours and how hard they were working, how few hours of sleep they were going to get, and, most of all, how tired they were going to be. I wasn’t quite sure if they were bragging or complaining, but one thing was certain, they were appearing more and more tired the longer the conversation continued.

They each said things like, “Boy, am I going to be tired tomorrow,” “I don’t know how I’m going to make it through the rest of the week,” and “I’m only going to get three hours of sleep tonight.” They told stories of late nights, lack of sleep, uncomfortable hotel beds, and early morning meetings. They anticipated feeling exhausted, and I’m sure they were going to be correct in their assumption. Their voices were heavy, as if the lack of sleep they were going to get was already affecting them. I actually felt myself getting tired just listening to part of the conversation!

The problem with anticipating tiredness in this way, or in any way, is that it clearly reinforces tiredness. It rivets your attention to the number of hours you are sleeping and how tired you are going to be. Then, when you wake up, you’re likely to do it again by reminding yourself how few hours it has been since your head hit the pillow. Who knows what really happens, but seems it to me that anticipating tiredness must send a message to your brain reminding you to feel and act tired because that is the way you have programmed yourself to respond.
Don’t sweat the small stuff
By Richard Carlson

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 16
The sentence that properly fills in blank I in the text is

a) which must have lasted at least half an hour.

b) that could have lasted at least half an hour.

c) that should have lasted at least half an hour.

d) which should last at least half an hour.

e) which can last at least half an hour.

 
MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 17
In the sentence, “I wasn’t quite sure if they were bragging or complaining, ...” the verb to brag means

a) to ask for help, an opportunity, etc, in a way that shows you want it very much.

b) to ask someone for something in an urgent and sincere way

c) to get help or an advantage from something.

d) to say or think that someone or something is unimportant or not very good.

e) to talk about your achievements or possessions in a proud way that annoys other people.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 18
The text states that

a) anticipating tiredness is unimaginable in today’s lifestyle. Being tired on the following day can trigger mixed emotions among teenagers. 

b) on the whole, anticipating tiredness is currently an ordinary practice.

c) people have to be reminded to feel tired full time, which ends up requiring more sleeping time throughout the day.

d) the message that must be sent to your brain is that tiredness has to be treated on a psychological level.

e) whether you wake up feeling tired or not is simply a matter of convincing the regular citizen of his/her limitations.

Matemática

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 19
Um arame de 63 m de comprimento é cortado em duas partes e com elas constroem-se um triângulo e um hexágono regulares. Se a área do hexágono é 6 vezes maior que a área do triângulo, podemos concluir que o lado desse triângulo mede

a) 5 m

b) 7 m

c) 9 m

d) 11 m

e) 13 m


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 20
mackiezne

Se na figura, AD =3√2 e CF =14√6, então a medida de AB é

a) 8√6

b) 10√6

c) 12√6

d) 28

e) 14√5


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 21
Em uma progressão aritmética o primeiro termo é 2 e a razão é 4. Nessa progressão, a média aritmética ponderada entre o terceiro termo, com peso 2, e 10% da soma dos cincos primeiros termos, com peso 3, é

a) 1

b) 3

c) 5

d) 7

e) 9


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 22
Sejam as funções f e g de IR em IR, definidas por f(x) = x² − 4x + 10 e g(x) = − 5x + 20. O valor de mackezine


mackezine



MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 23
mackezine


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 24
A expressão cos (a² - 2b²) . cos(b²) - sen(a² - 2b²).sen(b²) é igual a

a) cos(a² + b²)

b) sen(b²)

c) cos(a²)

d) sen[(a + b) . (a - b)]

e) cos [(a + b) . (a - b)]


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 25
Uma faculdade possui 11 professores titulares, dos quais 7 são homens e 4, mulheres. O número de bancas distintas de avaliação que podem ser formadas, contendo cada uma apenas 3 homens e 3 mulheres é

a) 4

b) 70

c) 80

d) 140

e) 180


Geografia

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 26
Desde a crise financeira mundial, deflagrada nos EUA em 2008, muitos governos têm adotado medidas para a sua superação. Assinale a alternativa correta sobre o tipo de medidas de política econômica adotadas no Brasil.

a) Liberal clássico, com ampla abertura a importações que visam dinamizar o mercado interno e a competição com empresas nacionais.

b) Neoliberal, em que o Estado amplia a sua participação em setores considerados estratégicos.

c) Socialista, em razão da ideologia esquerdista dos integrantes do governo.

d) Desenvolvimentista, em que o Estado utiliza mecanismos como isenção de impostos, redução de juros e aumento do protecionismo.

e) Globalizada, em que o país se torna aberto a qualquer tipo de movimentação financeira com outros países, sem qualquer restrição legal.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 27
Na segunda metade do século XX, o mundo passou a conviver com a chamada “Terceira Revolução Industrial”, fenômeno decorrente da alteração dos meios de produção, em função dos avanços tecnológicos, resultando uma nova plasticidade da dinâmica capitalista.

A respeito da denominada “Terceira Revolução Industrial”, sua definição, características e implicações nas relações políticas e sociais, analise as afirmações a seguir.

I. Trata-se da consolidação da “Segunda Revolução Industrial”, caracterizada pelo grande investimento e implementação de novas tecnologias, notadamente por fazer cessar o processo de obsolescência de tecnologias verificado no estágio antecedente.

II. As contínuas e expressivas transformações tecnológicas desta nova realidade têm determinado maciços investimentos na área de capacitação de pessoal em um processo de demanda contínua por mão de obra cada vez mais qualificada.

III. Ocorre em substituição ao esgotamento do sistema fordista, conservando, entretanto, o conceito de produção em série, já que é a única maneira possível de atender a um aumento de demanda sempre crescente em função da globalização da economia.

IV. Processo que culminou com expressivos investimentos em pesquisa tecnológica, oferta de incentivos fiscais e de um reordenamento econômico assentado nos ideais de competitividade, redução de custos de produção e distribuição para um mercado cada vez mais global.

V. Determinou a adoção de uma produção mais flexível, visando atender a mercados específicos com bens particularizados e, em consequência, na reorganização do espaço industrial. A instalação de unidades industriais em determinada localidade fica vinculada, além de outros aspectos, à localização de outras indústrias fornecedoras de peças, de eventuais incentivos fiscais, de mão de obra qualificada e potencial mercado consumidor.

Estão corretas, somente,

a) I, II, III e V.

b) I, II e IV.

c) I, IV e V.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 28
Está tramitando na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei n.º 615, de 22/09/2009 (PL 615/09), que acresce item 9.2.5 à Seção 9.2 do Capítulo 9,  Anexo I, da Lei n.º 11.228/92, que possui o seguinte teor:

“9.2.5 Os telhados e coberturas das edificações deverão ser de cor branca.”
Fonte: D.O.M., de 23/09/2009

Em relação à mencionada proposta de alteração legislativa e sua relação com o clima, assinale a alternativa correta.

a) As superfícies brancas contribuem para que a luz solar incidente sobre as edificações seja refletida para o espaço, contribuindo para a diminuição das ilhas de calor.

b) Telhados e coberturas pintados na cor branca irão contribuir para a radiação solar.

c) As superfícies brancas e lisas absorvem melhor a radiação solar, contribuindo com a diminuição do aquecimento global. 

d) Não é possível estabelecer qualquer correlação entre a “cor de telhados e coberturas” e o aquecimento global.

e) Telhados e coberturas na cor branca irão contribuir para a diminuição da taxa de irradiação (albedo), que é a relação entre o total de energia refletida, em função do total de energia incidente. 

 
MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 29
Os aquíferos mais ameaçados do planeta

A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem. 

Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior.

O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados. 
Bruno Calixto
Disponível em: <http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/08/12/os-aquiferosmais-ameacados-do-planeta/>,consultado em 1/09/2012. (texto adaptado) 

I. A “Pegada Hídrica” de um país representa o volume total de água utilizado globalmente para produzir os bens e serviços consumidos pelos seus habitantes.

II. Entre as áreas que apresentam altos índices de escassez hídrica, estão: Oriente Médio, Índia e África. No Oriente Médio, o volume de água utilizado em irrigação no deserto triplicou, e os aquíferos da região podem se esgotar em menos de 50 anos.

III. O Brasil e a Rússia representam áreas do planeta com baixa pressão hídrica.

Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, analise as afirmações acima.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I está correta.

b) Apenas II está correta.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 30
Leia o texto para responder a questão. 

“O uso habitual e generalizado da bicicleta em uma cidade qualquer depende de alguns fatos essenciais. Num lugar prioritário entra a questão das características morfológicas do sítio urbano, onde a cidade estabeleceu sua estrutura de ruas, praças e tentáculos. Cidades nascidas e crescidas em rasas planícies de restingas propiciam o uso mais amplo de bicicletas, engendrando um papel social que raramente tem sido registrado. Por sua vez, cidades implantadas em regiões acidentadas, desenvolvidas espacialmente em encostas de morros, morrotes e colinas, têm grandes limitações para o uso mais amplo de bicicletas. É o caso dos organismos urbanos estendidos por colunas onduladas possuidoras de rampas e ladeiras como alguns dos pontos tradicionais, que perderam a chance da utilização mais intensa dos biciclos. Ainda que pudessem ter ciclovias de uso parcial, limitadas a setores mais planos de seu sítio urbano, como planície e terraços fluviais. No caso, torna-se inoperante a pressão de pessoas simplórias e da mídia na defesa de um sistema urbano de ciclovias. Tendo-se de considerar sempre para as grandes cidades o problema da intensidade do emaranhado de veículos de toda sorte. Não é preciso dizer que estamos pensando no caso da Grande São Paulo. Nessa conjuntura, o uso da bicicleta em redes mais amplas é praticamente impossível.”
Aziz Nacib Ab’Saber, retirado do sítio da Scientific American Brasil
(http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_papel_social_das_bicicletas.html)

I. A cidade de São Paulo apresenta um sítio urbano muito adequado para a construção de ciclovias. As recentes manifestações sociais e políticas em defesa do uso de bicicletas como meio de transporte e, não apenas como esporte ou lazer, têm, na Grande São Paulo, um grande potencial de êxito.

II. Segundo Aziz Ab’Saber, o estudo das condições topográficas é essencial para o planejamento de ciclovias. O uso de bicicletas, a despeito de seus benefícios na saúde e no ambiente, pode ser inviável em cidades com terrenos muito acidentados.

III. O texto resume preocupações básicas no planejamento das vias de circulação em grandes cidades. Além das condições topográficas, devem-se levar em conta também o desenho das vias e a intensidade dos fluxos de veículos.

Desse modo, a grande São Paulo apresenta as melhores condições para a implantação de ciclovias como alternativa ao transporte por meio de veículos particulares.

De acordo com o texto e suas idéias principais, assinale a alternativa que apresente apenas afirmativas corretas.

a) I.

b) II.

c) II e III.

d) I e II.

e) I e III.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 31
mackezine

De acordo com a representação cartográfica acima, está correto afirmar que

a) Trata-se de uma projeção “cilíndrica conforme”, que representa a realidade espacial com extrema fidelidade, graças às novas tecnologias.

b) Corresponde a uma abordagem cartográfica que contraria as tradicionais visões eurocêntricas, com amplo destaque aos países do Sul, subdesenvolvido.

c) Traduz a nova configuração de uma ordem multipolar, em que os países que compõem o BRICS aparecem com amplo destaque, proporcional à sua importância econômica.

d) Exemplifica a projeção de Peters, em que se podem ver os países em relação ao seu peso demográfico

e) Demonstra uma distorção deliberada, chamada anamorfose, em que podemos diferenciar os países de acordo com seus recursos hídricos.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 32
Leia o texto para responder a questão. 

“A seguir, nos Censos de 1900 e 1920, as informações sobre cor ou raça não foram coletadas e, em 1910 e 1930, não foram realizadas operações censitárias no País(...). Os Censos 1950 e 1960 reincorporaram o grupo pardo à categorização de cor, como unidade de coleta e análise, sendo os primeiros levantamentos que orientaram explicitamente nas suas instruções de preenchimento a respeitar a resposta da pessoa recenseada, constituindo a primeira referência explícita ao princípio de autodeclaração. No Censo 1970, mais uma vez a variável foi excluída da pesquisa, sendo que a partir do Censo 1980 o quesito voltou a ser pesquisado, desta vez no questionário da amostra. Em 1991, foi acrescentada a categoria indígena às já mencionadas, após um século de ausência desta identificação, passando a pergunta a ser denominada como de “raça ou cor” e, no Censo 2000, de “cor ou raça”. Em 2010, último censo realizado, repetiram-se as mesmas categorias de classificação da pergunta, que voltou ao questionário básico aplicado à totalidade da população, sendo que, pela primeira vez, as pessoas identificadas como indígenas foram indagadas a respeito de sua etnia e língua falada.”
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/caracteristicas_raciais/

De acordo com o texto e com as características de formação étnica da população brasileira, assinale a alternativa correta.

a) A população brasileira, a despeito de sua composição étnica de origens variadas, apresenta histórica homogeneidade de características, tais como a cor da pele. Esse fato torna discutível a inclusão dos termos “pardos” e “indígenas”, restritos às características físicas e não culturais desses grupos.

b) O recenseamento da população segundo a cor da pele é importante para o estabelecimento de políticas públicas de correção de desigualdades. Contudo, a heterogeneidade da população é um fato de difícil medição, a exemplo da histórica dificuldade da definição de alguns termos como “pardos” e “indígenas”.

c) A população brasileira é um exemplo de “democracia racial”, em que todos os grupos classificados pelo IBGE, segundo a cor da pele, apresentam equilíbrio nos dados de escolaridade, expectativa de vida e rendimentos. A retirada dos termos “pardos” e “indígenas” comprova essa tese.

d) No Brasil, o princípio da “autodeclaração” confere amplos poderes ao Estado para determinar a classificação da população de acordo com a cor da pele. Desse modo, os recenseadores aplicam a metodologia correta, cientificamente aceita e sem distorções, como historicamente podemos comprovar.

e) A homogeneidade da população brasileira segundo a cor da pele pode ser modificada pela mudança dos critérios do IBGE para os diferentes recenseamentos. Desse modo, a afirmação de que o Brasil é heterogêneo, deriva muito mais das mudanças nos critérios de recenseamento do que propriamente das características da população.


Química

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 33
A palavra vinagre vem do latim vinum, “vinho”, e acre, “azedo”. Desde a Antiguidade, a humanidade sabe fabricar vinagre; basta deixar o vinho azedar. Nessa reação, o etanol reage com o oxigênio (O2) e transformase em ácido acético.
Fonte: Química na abordagem do cotidiano. Tito e Canto Vol.3

mackezine

De acordo com a equação da reação química acima, de obtenção do ácido acético (componente do vinagre), foram realizadas as seguintes afirmações:

I. O etanol sofre oxidação.

II. O Nox do carbono carboxílico do ácido acético é igual a -3.

III. O gás oxigênio (O2) atua como agente oxidante.

IV. O Nox do carbono que possui o grupo funcional no etanol é igual a +1.

Estão corretas, somente,

a) I, III e IV.

b) II e IV.

c) I e III.

d) II, III e IV.

e) I e II.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 34
Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H+ em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar essa tendência. Assim, são fornecidas as fórmulas estruturais de algumas substâncias químicas, com os seus respectivos valores de Ka, a 25ºC.

mackezine

A ordem crescente de acidez das substâncias químicas citadas é

a) ácido fosfórico < ácido etanoico < ácido carbônico < ácido fênico.

b) ácido fênico < ácido carbônico < ácido etanoico < ácido fosfórico.

c) ácido fosfórico < ácido carbônico < ácido etanoico < ácido fênico.

d) ácido fênico < ácido etanoico < ácido carbônico < ácido fosfórico.

e) ácido etanoico < ácido carbônico < ácido fênico < ácido fosfórico.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 35
Das substâncias orgânicas apresentadas abaixo, assinale a alternativa que representa uma molécula de caráter anfótero.

mackezine

mackezine

mackezine


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 36
Um aluno, querendo verificar os conceitos de cinética-química discutidos na escola, dirigiu-se a uma drogaria e comprou alguns comprimidos efervescentes, os quais continham, de acordo com o rótulo do produto, massas iguais de bicarbonato de sódio. Ao chegar a sua casa realizou a mistura desses comprimidos com água usando diferentes métodos. Após a observação do fenômeno de liberação gasosa, até que toda a massa de cada comprimido tivesse sido dissolvida em água, o aluno elaborou a seguinte tabela:

mackezine

De acordo com os resultados obtidos e mostrados na tabela acima, o aluno fez as seguintes afirmações:

I. Ao comparar somente os métodos 1 e 2 fica impossível determinar qual dos dois fatores variados (estado do comprimido e temperatura da água), aumentou mais a velocidade da reação.

II. A mudança da condição da água, de fria para quente, faz com que, qualquer que seja o estado do comprimido, a velocidade da reação caia pela metade.

III. A influência da temperatura da água é maior do que a influência do estado do comprimido, no aumento da velocidade da reação.

Das afirmações acima, é correto dizer que o aluno errou

a) apenas na afirmação I.

b) apenas na afirmação II.

c) apenas na afirmação III.

d) apenas nas afirmações II e III.

e) em todas as afirmações.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 37
Observe o gráfico de entalpia abaixo, obtido por meio de experimentos realizados no estado padrão:

mackezine

Com base em seus conhecimentos de termoquímica e nas informações do gráfico acima, a equação termoquímica INCORRETAMENTE representada é

mackezine


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 38
O fluoreto de sódio é um sal inorgânico derivado do fluoreto de hidrogênio, usado na prevenção de cáries, na fabricação de defensivos agrícolas e pastas de dentes. Nessa última aplicação, esse sal inibe a desmineralização dos dentes, prevenindo, por isso, as cáries. Em condições e cuidados adequados para tal, foram realizadas as eletrólises ígnea e aquosa dessa substância, resultando em uma série de informações, as quais constam da tabela a seguir:

mackezine

De acordo com seus conhecimentos eletroquímicos, pode-se afirmar que, na tabela preenchida com informações dos processos eletrolíticos,

a) não há informações incorretas.

b) todas as informações estão incorretas.

c) há apenas uma informação incorreta.

d) há duas informações incorretas.

e) há três informações incorretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 39
O hipoclorito de sódio é um sal utilizado frequentemente em soluções aquosas como desinfetante e/ou agente alvejante. Esse sal pode ser preparado pela absorção do gás cloro em solução de hidróxido de sódio mantida sob resfriamento, de modo a prevenir a formação de clorato de sódio. As soluções comerciais de hipoclorito de sódio sempre contêm quantidade significativa de cloreto de sódio, obtido como subproduto durante a formação do hipoclorito. 

Assim, é correto afirmar que as fórmulas químicas do hipoclorito de sódio, clorato de sódio e cloreto de sódio são, respectivamente,

a) NaClO, NaClO3 e NaCl.

b) NaClO2, NaClOe NaCl.

c) NaClO, NaClOe NaCl.

d) NaClO, NaClO4 e NaClO2.

e) NaClO2, NaClO3 e NaCl.


Biologia 

MACKEZINE 2013.1 - QUESTÃO 40
Com relação a diabetes melito, é correto afirmar que

a) essa condição ocorre devido à produção excessiva de hormônio na medula da supra renal.

b) a glicose permanece no sangue e não é encaminhada para dentro das células.

c) devido aos altos níveis de glicose no sangue, as pessoas afetadas podem fazer grandes intervalos entre as refeições.

d) é causada pelo excesso de insulina.

e) os indivíduos diabéticos, frequentemente, apresentam valores de pressão arterial menores que os normais.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 41
O ozônio (O3) é um gás existente na atmosfera. A respeito dele, considere as seguintes afirmações: 

I. É um dos responsáveis pela ocorrência de chuva ácida.

II. A presença dele em qualquer nível da atmosfera é responsável pelo bloqueio de raios ultravioleta.

III. Grandes quantidades desse gás nas camadas mais baixas da atmosfera são responsáveis pelo aumento do risco de câncer.

Assinale

a) se somente as afirmações II e III estiverem corretas.

b) se somente as afirmações I e II estiverem corretas.

c) se somente a afirmação III estiver correta.

d) se somente a afirmação II estiver correta.

e) se somente as afirmações I e III estiverem corretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 42
mackezne

Os espaços A, B, C e D são preenchidos correta e respectivamente por

a) glicose, tripsina, amilase, fígado.

b) lipídeos, tripsina, lipase, intestino grosso.

c) amido, pepsina, amilase, intestino delgado.

d) maltose, pepsina, tripsina, intestino delgado.

e) amido, protease, tripsina, intestino grosso.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 43
Nestes últimos meses, três notícias importantes a respeito de doenças humanas foram veiculadas pela mídia.

I. Uma família do sul adquiriu escorbuto com consequências fatais, provavelmente, por ingestão de mortadela contaminada.

II. O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina mais eficaz contra a poliomielite.

III. O Instituto Fiocruz do Rio de Janeiro está testando uma vacina contra a esquistossomose.

Essas três doenças são causadas, respectivamente, por

a) vírus, bactéria e um verme platelminto.

b) vírus, protozoário e um verme nemátodo.

c) vírus, bactéria e um protozoário

d) bactéria, vírus e um verme platelminto.

e) bactéria, vírus e um verme nemátodo.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 44
mackezine

A probabilidade do casal 5X6 ter uma criança pertencente ao tipo O, RH– é de

a) 1

b) 1/2

c) 1/4

d) 1/8

e) 1/6


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 45
Existem plantas que apresentam auto-fecundação, mas a maioria tem fecundação cruzada. Considere as afirmações abaixo:

I. Em termos evolutivos, a auto-fecundação é mais vantajosa do que a fecundação cruzada, pois garante a pureza das características.

II. A polinização por insetos é importante na fecundação cruzada.

III. A fecundação cruzada permite maior variabilidade genética.

IV. A fecundação cruzada só acontece em plantas dioicas (de sexos separados).

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) II e IV.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 46
No filo artrópoda, destacam-se três principais grupos: os crustáceos, os aracnídeos e os insetos. As principais características consideradas para essa divisão são: a organização corporal; o número de apêndices locomotores; a presença e o número de antenas, mostradas no quadro abaixo.

mackezine

Os espaços I, II e III devem ser preenchidos, correta e respectivamente, por

a) cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 1 par.

b) cabeça, tórax e abdome; 4 pares; 2 pares.

c) cefalotórax e abdome; 3 pares; ausentes.

d) cefalotórax e abdome; 4 pares; 1 par.

e) cefalotórax e abdome; 4 pares; 2 pares.


História 

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 47
Segundo Wallerstein (1991), o capitalismo “... foi, desde o início, um elemento da economia mundial e não dos estados-nação. O capital nunca permitiu que suas aspirações fossem determinadas por fronteiras nacionais.” Considere as afirmações a respeito do modo de produção capitalista abaixo. 

I. O capitalismo comercial marca o período dos estados absolutos e do intervencionismo estatal na economia, o que denominamos de mercantilismo.

II. O capitalismo financeiro globalizado acelera a concentração de capitais, gerando grandes conglomerados econômicos; mas, em contrapartida ao avanço capitalista mundial, ampliou-se a exclusão social e a marginalização dos países periféricos.

III. Tanto o capitalismo comercial quanto o capitalismo financeiro aplicam as diretrizes do liberalismo econômico, especialmente no que diz respeito ao livre comércio e ao fim dos monopólios comerciais.

É correto assinalar que

a) somente a afirmativa I está correta.

b) somente a afirmativa III está correta.

c) somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) somente as afirmativas I e III estão corretas.

e) somente as afirmativas I e II estão corretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 48
Quando João Batista Figueiredo (1979-1985) iniciou seu governo, o Brasil vivenciava um momento de graves críticas advindas dos diversos setores sociais ao autoritarismo presente durante o regime militar. Durante o governo Figueiredo, no plano econômico, apontam-se como principais problemas que não foram solucionados:

a) A alta taxa de desemprego, consequência da redução do crescimento econômico, e o combate à política monetária de empréstimos junto a bancos estrangeiros.

b) A indexação de preços e salários e o bloqueio dos investimentos ligados ao mercado financeiro internacional.

c) Redução dos investimentos na área tecnológica e dos subsídios à área rural, agravando e acirrando a ocupação de terras por parte do trabalhadores rurais.

d) A transformação dos cruzados novos em cruzeiros e o congelamento de preços de salários dos trabalhadores das indústrias.

e) A questão da dívida externa, em que o governo não conseguia pagar os empréstimos já obtidos, a enorme alta da inflação e o aumento no nível do desemprego.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 49
Em 2012 completam-se 90 anos da Semana de Arte Moderna, marco de renovações artístico-culturais do Brasil. A respeito desse acontecimento, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, suas características básicas. O nacionalismo, em especial, viria como decorrência de afirmação, presente desde a implantação da República em 1889, de uma arte e cultura genuinamente brasileiras.

b) Tal Semana exprimia o anseio de uma nova mentalidade intelectual, insatisfeita com o status quo das artes de então. Por isso, tinha como um dos objetivos centrais a modernização, por meio de um olhar para o social e para o que havia de mais avançado na criação artística.

c) Existia naquele movimento um olhar para o futuro, que trazia um desejo de ruptura, de inovação e de experimentação. Mas, ao mesmo tempo, marcava presença um sentimento de nostalgia, um retomar das raízes culturais que marcaram a formação histórica do país.

d) Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, seus aspectosbásicos. As letras e as artes do período desejavam o rompimento com o século XIX, e seu academicismo, sendo o exterior – em especial a Europa – símbolo desse rompimento.

e) Por partirem de concepções nacionalistas, esses artistas negavam as influências externas na cultura brasileira. Para eles, uma arte genuinamente brasileira somente aconteceria por meio do total afastamento em relação às principais vanguardas europeias.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 50
“A Idade Média não existe. Esse episódio de quase mil anos (...) é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento, amplamente difundidas na sociedade, de geração em geração (...)”.
Christian Amalvi. “Idade Média”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt.
Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2006, p.537.

A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:

I. As representações depreciativas do período remontam às tentativas, principalmente de humanistas italianos desde o século XIV, de retornar às fontes da Antiguidade Clássica.

II. O século XVIII, com sua revalorização do racionalismo e antropocentrismo, assiste ao dualismo “obscurantismo” – representado pela Idade Média – e as “Luzes” – representadas pelo Iluminismo. 

III. A visão de uma Idade Média plena de cultura e da qual se originou a civilização europeia deve-se, em grande parte, ao século XIX, com o Romantismo.

Assinale

a) se apenas I estiver correta.

b) se apenas I e II estiverem corretas.

c) se apenas II e III estiverem corretas.

d) se apenas I e III estiverem corretas.

e) se I, II e III estiverem corretas.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 51
(...) conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.
Mario Sznajder. “Fascismo e Intolerância”. In: Maria Luiza Carneiro e Frederico Croci
(orgs). Tempos de fascismos: Ideologia – Intolerância – Imaginário. São Paulo: EDUSP/
Imprensa Oficial/ Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2010, p.30

O erro citado consiste no fato de que

a) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de ‘inimigo’, ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência.

b) no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes.

c) no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder.

d) tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos.

e) nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 52
mackezine

Sabendo-se que as personagens retradas na charge são dois ex-presidentes do Brasil – o da esquerda, Campos Sales (1898-1902), e o da direita, Ernesto Geisel (1974-1979), e ainda que o primeiro governou durante a vigência da República das Oligarquias (1894-1930) e o segundo durante o Regime Militar (1964-1985), a ironia consiste no (a)

a) fato de que os dois presidentes adotaram práticas autoritárias. Campos Sales foi o responsável pelo início do militarismo na República brasileira. Geisel, por sua vez, iniciou a intervenção do Executivo nas eleições para o Legislativo.

b) percepção de que os dois instituíram práticas antidemocráticas no Brasil. O primeiro, a não diplomação de deputados federais oposicionistas à “Política dos Governadores”. O segundo, a determinação de eleições indiretas para senadores, dentro do chamado “Pacote de Abril”.

c) certeza de que ambos adotaram medidas autoritárias. Porém, é correto afirmar, ao mesmo tempo, que se deve a Geisel a percepção de que medidas autoritárias não seriam mais toleradas no Brasil, por isso o hipotético diálogo com Campos Sales, e a crítica feita às práticas desse.

d) dúvida gerada pelo diálogo. Não fica claro se foi o primeiro o responsável pela criação de medidas antidemocráticas, ou se foi o segundo. Ao mesmo tempo, percebe-se a inclinação democrática do governo Geisel, referindo-se à eleição direta dos “senadores biônicos”.

e) percepção de que os governos de ambos instituíram medidas antidemocráticas. Campos Sales foi o responsável pelo início da “República do Café com Leite”. Já Geisel, o responsável pelo período de maior perseguição aos opositores, legalizada pela criação dos “senadores biônicos”.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 53
mackezine

Os homens que saíram para o Atlântico em 1492 não tinham a certeza de que chegariam às Índias, apesar do incentivo de Colombo nesse sentido. Em 12 de outubro daquele ano, um Novo Mundo se descortinou àqueles homens, extasiados com as diversas possibilidades daquela “descoberta”. A partir daquele momento, civilizações diferentes – em diversos sentidos – entrariam em contato, alterando definitivamente os rumos históricos de ambas as partes (nativos e europeus). 

Nesse sentido, a gravura

a) contém elementos que indicam a visão, entre os séculos XVI e XVII, de uma América exótica e exuberante que ainda povoava o imaginário europeu.

b) demonstra que as guerras entre os povos ameríndios era uma prática combatida pelos europeus e, por isso, extinta do continente.

c) que é encomendada pelas coroas ibéricas, revela a preocupação em demonstrar uma América exótica e perigosa e, assim, evitar ataques piratas ao continente.

d) enfatiza a existência de fauna e flora muito diferentes do continente europeu, representando animais efetivamente encontrados pelos colonizadores.

e) procura desqualificar práticas habituais das ameríndias, como a nudez, ao representar uma mulher sentada sobre um animal exótico. 


Física

MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 54
Um estudante no laboratório de física, por descuido, colocou 200 g de água liquida (calor específico 1 cal/(g.ºC)) a 100 ºC no interior de um calorímetro de capacidade térmica 5 cal/ºC, que contém 100 g de água a 20 ºC. A massa de água líquida a 0 ºC, que esse aluno deverá adicionar no calorímetro, para que a temperatura de equilíbrio térmico volte a ser 20 ºC, é

a) 900 g

b) 800 g

c) 700 g

d) 600 g

e) 500 g


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 55
Um aluno observa em certo instante um bloco com velocidade de 5 m/s sobre uma superfície plana e horizontal. Esse bloco desliza sobre essa superfície e para após percorrer 5 m. Sendo |g| = 10m/s², o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície é

a) 0,75

b) 0,60

c) 0,45

d) 0,37

e) 0,25

 
MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 56
Uma bola de futebol, ao ser chutada por um garoto, sai do solo com velocidade de 30,0 m/s, formando um ângulo de 60º acima da horizontal. Desprezando a resistência do ar, a velocidade da bola no ponto mais alto da trajetória será de

a) 11,1 m/s

b) 15,0 m/s

c) 18,0 m/s

d) 26,1 m/s

e) 30,2 m/s


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 57
Em uma competição de tênis, a raquete do jogador é atingida por uma bola de massa 60 g, com velocidade horizontal de 40 m/s. A bola é rebatida na mesma direção e sentido contrário com velocidade de 30 m/s. Se o tempo de contato da bola com a raquete é de 0,01 s, a intensidade da força aplicada pela raquete à bola é

a) 60 N

b) 120 N

c) 240 N

d) 420 N

e) 640 N


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 58
mackezine

Sabe-se que uma onda eletromagnética, que se propaga em um meio homogêneo, transparente e isótropo, ao incidir sobre a superfície de outro meio, também transparente, homogêneo e isótropo, continua a se propagar nele, porém, com algumas alterações. Se o segundo meio citado for um corpo com a forma de paralelepípedo, pode-se ter uma situação como a ilustrada ao lado, conhecida por Lâmina de Faces Paralelas. Para este exemplo, é válido o modelo utilizado em Óptica Geométrica, em que os raios incidente e emergente indicam a direção orientada de certa radiação eletromagnética na faixa da luz e, nesse caso, é válida a equação:  
mackezine

Com base nessa descrição, e considerando q1 > q2, pode-se afirmar que

a) A velocidade de propagação da luz no meio A é maior que a velocidade de propagação da luz no meio B.

b) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B.

c) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B, se 45º < q1 < 90º.

d) A velocidade de propagação da luz no meio A é menor que a velocidade de propagação da luz no meio B, se 0º < q1 < 45º.

e) A velocidade de propagação da luz no meio A é igual à velocidade de propagação da luz no meio B.


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 59
Em um determinado instante, dois corpos de pequenas dimensões estão eletricamente neutros e localizados no ar. Por certo processo de eletrização, cerca de 5 . 10¹³ elétrons “passaram” de um corpo a outro. Feito isto, ao serem afastados entre si de uma distância de 1,0 cm, haverá entre eles

a) uma repulsão eletrostática mútua, de intensidade 5, 76 kN.

b) uma repulsão eletrostática mútua, de intensidade 7,2 . 105 kN.

c) uma interação eletrostática mútua desprezível, impossível de ser determinada.

d) uma atração eletrostática mútua, de intensidade 7,2 . 105 kN.

e) uma atração eletrostática mútua, de intensidade 5, 76 kN. 


MACKENZIE 2013.1 - QUESTÃO 60
Nesta época de Natal, muitas pessoas utilizam conjuntos de pequenas lâmpadas incandescentes, popularmente conhecidos por pisca-piscas, para adornarem ambientes. Um dos modelos utilizados por certa pessoa possui 4 séries de 25 lâmpadas cada uma, que são associadas em paralelo entre si, conforme esquema abaixo:

mackezine

Considerando-se que os valores nominais do fabricante, da potência total e da tensão elétrica entre os terminais A e B do pisca-pisca, são, respectivamente, 22 W e 220 V, a resistência elétrica de cada lâmpada é

a) 88 W

b) 176 W

c) 352 W

d) 460 W

e) 528 W


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2013.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito
Prova Mackenzie 2013.1 (Manhã e Tarde) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s16000/mackenzie-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s72-c/mackenzie-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-20131-manha-e-tarde-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-20131-manha-e-tarde-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo