Considerado o excerto em questão no contexto da obra do escritor Graciliano Ramos, afirma-se que:

Texto para as questões de 09 a 11

Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho.

Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais.

 [...]

O resultado foi um desastre. Quinze dias depois do nosso primeiro encontro, o redator do Cruzeiro apresentou-me dois capítulos datilografados, tão cheios de besteiras que me zanguei:

— Vá para o inferno, Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico, está safado, está idiota. Há lá ninguém que fale dessa forma!

Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala.

— Não pode? Perguntei com assombro. E por quê? Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode.

— Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.
Graciliano Ramos, S.Bernardo

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 09
Considerado o excerto em questão no contexto da obra do escritor Graciliano Ramos, afirma-se que:

I. O narrador Paulo Honório expõe seu espírito pragmático de homem de negócios ao decidir escrever o livro pela divisão do trabalho (linhas 01 e 02).

II. O narrador Paulo Honório apresenta um comportamento rústico e mostra-se refratário a uma linguagem literária mais elaborada.

III. Na avaliação de Paulo Honório acerca da redação do Gondim, insinua-se ponto de vista do autor Graciliano Ramos sobre a questão do estilo literário.

Das afirmações acima,

a) está correta apenas a I.

b) está correta apenas a III.

c) estão corretas apenas a II e a III.

d) estão corretas apenas a I e a II.

e) todas estão corretas. 

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
e) todas estão corretas. 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.