Prova Mackenzie 2011.1 (1° e 2° dias) com Gabarito

Prova Mackenzie 2011.1 (1° e 2° dias) com Gabarito 1° Dia Língua Portuguesa Textos para as questões de 01 a 03 Texto I Enredado pelas e...
Mackenzie

Prova Mackenzie 2011.1 (1° e 2° dias) com Gabarito

1° Dia

Língua Portuguesa

Textos para as questões de 01 a 03

Texto I

Enredado pelas evidências 

Novos indícios da morte de Eglê Castroal, trazidos à luz na semana passada, reforçam a suspeita da polícia: o padeiro Brenos Faria, dono de uma das maiores padarias do país, hoje preso, não foi apenas o artífice do crime, mas participou de toda a trama do assassinato da jovem de 25 anos, que o coagia a reconhecer um filho que dizia ser dele.
Adaptado da Revista Veja

Texto II

Por que os homens nos matam?

A esta altura, matam-se no Brasil cerca de dez a doze mulheres por dia. Não morte por assalto ou acidente de carro: assassinato na mão do parceiro. Em certos lugares a explicação para os maus-tratos é simplória. Para haver um opressor, dizemos, é preciso haver um oprimido. A mulher-vítima é quem dá coragem ao truculento. O jogo sadomasoquista funciona quando há pelo menos dois parceiros. O que leva uma jovenzinha a aceitar, no começo ou no meio de uma relação, a brutalidade masculina, numa frequência absurda?
Adaptado de Lya Luft

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta.

a) Nos dois textos, há utilização, de formas distintas, de linguagem referencial e denotativa, possibilitando ao leitor uma apreensão objetiva dos sentidos.

b) Nos dois textos, há linguagem predominantemente metafórica, considerando que o objetivo principal é provocar efeitos de sentido de ambiguidade.

c) A relação entre os textos se dá apenas no nível da forma, pois os temas apresentados são divergentes e exigem do leitor conhecimentos de mundo diversos.

d) Os títulos dos textos funcionam apenas como estratégia retórica, já que dificilmente conduziriam o leitor para o conteúdo tratado por seus autores.

e) A semelhança entre os textos se deve ao tom reflexivo e polêmico adotado pelos enunciadores nas respectivas sequências narrativas. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa INCORRETA.

a) O possessivo dele (texto I, linha 06) retoma anaforicamente a figura do padeiro.

b) O pronome que (texto I, linha 05) retoma expressão anterior.

c) Os dois pontos (texto II, linha 02) servem para introduzir esclarecimento de algo que foi afirmado anteriormente.

d) A forma passiva matam-se (texto II, linha 01) está flexionada em concordância com seu sujeito.

e) A presença de crase é facultativa antes do demonstrativo esta (texto II, linha 01).


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta.

a) A palavra artífice (texto I, linha 04) pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original, pela expressão “bode expiatório”.

b) Na palavra composta mulher-vítima (texto II, linha 05), o segundo elemento atua como generalizador, ampliando o sentido do primeiro elemento.

c) As palavras brutalidade e truculento (texto II, linhas 08 e 05, respectivamente) pertencem a campos de sentido divergentes, uma vez que se referem a formas diversas de violência.

d) O verbo coagia (texto I, linha 05) denota sentido equivalente ao expresso pela forma verbal “pressionava”.

e) A palavra altura (texto II, linha 01) está empregada em sentido equivalente ao que se nota em “Mergulhar na piscina desta altura pode ser perigoso”.


Texto para as questões 04 e 05

Fala-se muito a respeito da importância do estado de ânimo e da personalidade do professor na facilitação do processo de aprendizagem na sala de aula. Além do salário, o reconhecimento da pessoa do mestre por parte da comunidade é muito importante. Se ele sair da sombra, se for conhecido, isso alavancará a sua autoestima, sem a qual o entusiasmo inexiste. Professor é a profissão na qual o entusiasmo é indispensável. A fé na importância da tarefa que ele desempenha depende de reconhecimento e de certa notoriedade, talvez mais do que entre outros profissionais.
Adaptado de Anna Veronica Mautner

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 04
Depreende-se corretamente do texto que:

a) a profissão de professor prescinde do salário, uma vez que a grande motivação para os jovens buscarem a profissão está ligada à possibilidade de notoriedade no meio social.

b) há unanimidade entre os governantes a respeito da importância de entusiasmar os professores e especialmente os alunos na sala de aula, pois estimular a escolha profissional é indispensável.

c) é necessário que se estimule positivamente a imagem do educador na comunidade e que se ofereçam boas condições salariais.

d) ser professor é essencialmente um ato de fé, uma vez que só a vocação pode determinar as bases de um bom profissional.

e) a eficácia do processo de ensino-aprendizagem depende da motivação do professor e, principalmente, dos conteúdos apresentados em sala de aula. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa correta a respeito da construção textual.

a) O texto é construído essencialmente de parágrafo de natureza descritiva, uma vez que há enumeração de pormenores a respeito de um objeto de observação.

b) Em linguagem informal, o texto explora, em parágrafo de natureza narrativa, possíveis causas para um problema do cotidiano brasileiro.

c) O parágrafo apresenta claramente circunstâncias em torno de um enredo desenvolvido com o objetivo de apresentar diversas situações dramáticas.

d) O assunto é apresentado no primeiro período, a partir do qual se acrescentam aspectos que ampliam a reflexão sobre o tema.

e) O início do parágrafo utiliza, como estratégia discursiva, uma declaração dubitativa, problematizando, assim, o assunto que será abordado de um ponto de vista polêmico.


Texto para as questões de 06 a 08

Já rompe, Nise, a matutina Aurora
O negro manto, com que a noite escura,
Sufocando do Sol a face pura,
Tinha escondido a chama brilhadora.
Cláudio Manuel da Costa

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 06
Nessa estrofe, o poeta

a) dirige-se a Nise, com intuito de expressar tristeza pelo fato de o manto negro da noite corromper a beleza do dia, representada pela deusa Aurora.

b) dirige-se à amada para lamentar o fim de uma noite de amor pela chegada de novo dia, fato comprovado pelo uso das expressões a matutina Aurora e chama brilhadora.

c) dirige-se a Nise e lhe descreve um quadro da natureza por meio de metáforas como, por exemplo, negro manto e Sufocando do Sol a face pura.

d) declara seu amor a Nise com uma linguagem emotiva (rompe, negro manto etc), estabelecendo uma analogia entre a natureza grandiosa e a beleza da amada.

e) declara seu amor à Musa e lamenta o fato de não ser correspondido, já que a face pura do Sol foi apagada pelo negro manto da noite escura.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 07
Considerando suas imagens e sua forma, é correto dizer que o texto se vincula à

a) tradição clássica, que orientou a produção literária no Brasil colonial.

b) estética romântica, que caracterizou a literatura brasileira pós-independência política.

c) tradição literária medieval, recuperada pelos poetas brasileiros do século XIX.

d) estética simbolista, que explorou a musicalidade da palavra, em detrimento do conteúdo.

e) estética parnasiana, acentuadamente subjetiva e idealizadora.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 08
Assinale a alternativa correta.

a) A forma verbal tinha escondido (verso 4) é da voz passiva e corresponde, na voz ativa, a “escondeu”.

b) O uso de maiúsculas em Aurora e Sol reforça a sugestão de personificação potencializada por essas palavras na estrofe .

c) O texto compõe-se de um único período, com orações subordinadas e coordenadas e obedece à ordem linear de colocação de termos.

d) De acordo com a norma culta da língua escrita, o uso da preposição com (verso 2) é, nesse contexto, facultativo.

e) Os adjetivos pura (verso 3) e escura (verso 2) convergem tanto na forma (sonoridade) como no sentido.


Texto para as questões de 09 a 11

Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho.

Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais.

 [...]

O resultado foi um desastre. Quinze dias depois do nosso primeiro encontro, o redator do Cruzeiro apresentou-me dois capítulos datilografados, tão cheios de besteiras que me zanguei:

— Vá para o inferno, Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico, está safado, está idiota. Há lá ninguém que fale dessa forma!

Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala.

— Não pode? Perguntei com assombro. E por quê? Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode.

— Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia.
Graciliano Ramos, S.Bernardo

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 09
Considerado o excerto em questão no contexto da obra do escritor Graciliano Ramos, afirma-se que:

I. O narrador Paulo Honório expõe seu espírito pragmático de homem de negócios ao decidir escrever o livro pela divisão do trabalho (linhas 01 e 02).

II. O narrador Paulo Honório apresenta um comportamento rústico e mostra-se refratário a uma linguagem literária mais elaborada.

III. Na avaliação de Paulo Honório acerca da redação do Gondim, insinua-se ponto de vista do autor Graciliano Ramos sobre a questão do estilo literário.

Das afirmações acima,

a) está correta apenas a I.

b) está correta apenas a III.

c) estão corretas apenas a II e a III.

d) estão corretas apenas a I e a II.

e) todas estão corretas. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 10
Considerando que a fala de Gondim baseia-se no pressuposto de que, por tradição, a literatura brasileira esteve associada a uma linguagem acadêmica, rebuscada, de preciosismo vocabular e sintático, assinale a alternativa que, apresentando verso parnasiano, exemplifica essa tradição.

a) Quando Ismália enlouqueceu,/ Pôs-se na torre a sonhar.../ Viu uma lua no céu. / Viu outra lua no mar.

b) Eu canto porque o instante existe / e a minha vida está completa. / Não sou alegre nem sou triste: / sou poeta.

c) Que alegre, que suave, que sonora, / Aquela fontezinha aqui murmura!/E nestes campos cheios de verdura /Que avultado o prazer tanto melhora?

d) Olho-te fixamente para que permaneças em mim./ Toda esta ternura é feita de elementos opostos / Que eu concilio na síntese da poesia.

e) Esta de áureos relevos trabalhada / De divas mãos, brilhante copa, um dia, / Já de aos deuses servir como cansada, / Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 11
Uma das características da linguagem literária é a expressividade, que pode resultar, por exemplo, do uso metafórico de imagens concretas para a representação de aspectos abstratos da realidade. É o que se verifica em:

a) Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho (linhas 01 e 02).

b) Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade (linhas 12 e 13).

c) Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais (linhas 03 e 04).

d) Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode (linha 16).

e) — Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo (linhas 17 e 18).


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 14.

Why I Hate 3-D (And You Should Too)
By Roger Ebert

Avatar director James Cameron is reflected in an audience member’s 3-D glasses during a panel discussion in San Diego.

3-D is a waste of a perfectly good dimension. Hollywood’s current crazy stampede toward it is suicidal. It adds nothing essential to the moviegoing experience. For some, it is an annoying distraction. For others, it creates nausea and headaches. It is driven largely to sell expensive projection equipment and add a $5 to $7.50 surcharge on already expensive movie tickets. Its image is noticeably darker than standard 2-D. It is unsuitable for grown-up films of any seriousness. It limits the freedom of directors to make films as they choose. For moviegoers in the PG-13 and R ranges, it only rarely provides an experience worth paying a premium for.

That’s my position. I know it’s heresy to the biz side of show business. After all, 3-D has not only given Hollywood its biggest payday ($2.7 billion and counting for Avatar), but a slew of other hits. The year’s top three films—Alice in Wonderland, How to Train Your Dragon, and Clash of the Titans—were all projected in 3-D, and they’re only the beginning. The very notion of Jackass in 3-D may induce a wave of hysterical blindness, to avoid seeing Steve-O’s you-know-what in that way. But many directors, editors, and cinematographers agree with me about the shortcomings of 3-D. So do many movie lovers—even executives who feel stampeded by another Hollywood infatuation with a technology that was already pointless when their grandfathers played with stereoscopes.
www.newsweek.com

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 12
Roger Ebert believes that

a) Avatar has just been a hit due to the fact that it was made with 3-D technology.

b) making 3-D movies is an unwise decision.

c) show business has spent large amounts of cash in the production of recently released 3-D movies, such as Alice in Wonderland and Clash of the Titans.

d) moviegoers usually choose to watch 3-D movies for the convenience of purchasing tickets online.

e) prizes should be given to some 3-D movie directors involved with Hollywood’s current craze.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 13
Mark the alternative which defines the word stampede in the text.

a) People who have a lot of experience in a particular field or activity.

b) Point of view or attitude regarding a particular issue.

c) Sudden wild rush by a large number of people.

d) Something similar to real life that you can believe it’s real.

e) A way of communicating news or information through the media.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 14
The text DOES NOT state that

a) Avatar has been overrated.

b) other movies have been produced using 3-D technology.

c) movie tickets are kind of costly.

d) many people in the movie industry consider 3-D projections faulty.

e) watching 3-D movies can be an unhealthy experience.


The following text refers to questions 15 and 16.

Questions to help you explore in more detail… and _( I )_ some solutions:

1. Am I devoting enough time to my high priorities? If not, how can I do so?

2. Am I spending too much time on my low priorities? If so, how can I reduce this?

3. Is there something I’m not doing that I really should be doing? How canI _( II )_?

4. Is there anything I’m doing that I shouldn’t be doing at all? How canI _( III )_?

5. How much time do I devote to planning? Is it enough? If not, how can devote more?

6. What things are ‘wasting’ my time? How can I minimise them?

7. What things interrupt my flow? What can I do about them?

8. Do I have to do everything myself? If not, what activities could I safely delegate? Is there anything stopping me from delegating them?

9. What kinds of things do I have a tendency to _( IV )_ ? Are they high or low priority? If high, how can I help myself to _( V )_ them sooner?

10.In what ways do I waste other people’s time? How can I behave differently?
Success Over Stress by Jane Revell

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 15
In her book, Success Over Stress, Jane Revell suggests that we ask ourselves some timely questions whose answers will measure how well (or not) we manage our time. The text above, which is an excerpt from her book, has to be completed with the phrasal verbs present in the alternatives given. Choose the right alternative.

a) I – come up with II – fit it in III – cut it out IV – put off V – get on with

b) I – bring about II – do it without III – get it out IV – turn on V – put out with

c) I – go along II – keep it up III – move it on IV – put up with V – set off

d) I – send out II – stand it up III – take it away  IV – try on V – move up

e) I – work on II – trade it in III – stick it on  IV – see through V – refer to


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 16
Which of the questions below WOU LD NOT make sense in the text above?

a) Do I meet the deadlines I set myself? If not, why not? How can I ensure that I do?

b) Would it help me to change the sequence in which I do things?

c) Am I allowing sufficient spare time to deal with the unexpected in my planning? How can I make provision for it?

d) How able are you to share your concerns with others?

e) Are there times of day when I accomplish nothing very much? Could I insert alternative activities in those times, for example going to the gym or for a walk?


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 17
mackezine

Choose the alternative that has the most logical continuation to the quotation below.

“Kind words do not cost much. ____________________.”
(Blaise Pascal)

a) So that they accomplish much.

b) Accordingly, they accomplish much.

c) Despite they accomplish much.

d) Therefore, they accomplish much.

e) Yet they accomplish much.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 18
Which adjectives could be used to fill in the blanks in the quote below most appropriately?

“They’ll come out
__( I )__ and __( II )__, but
__( III )__ and __( IV ).”

Chilean President
SEBASTIÁN PIÑERA,
after rescue workers made contact
with 33 miners still trapped, but alive
and well, in a mine in northern Chile.

a) I – nasty II – dumb III – smiley IV – smelly

b) I – chubby II – full III – bold IV – bald

c) I – doubtful II – determined III – choosy IV – deaf

d) I – pale II – clear III – smart IV – dependable

e) I – thin II – dirty III – whole IV – strong

Matemática

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 19
Dadas as funções reais definidas por f(x) = |x| x²− 4| e g(x) = |x² - 4x| , considere I, II, III e IV abaixo.

I) Ambas as funções possuem gráficos simétricos em relação ao eixo das ordenadas.

II) O número de soluções reais da equação f(x) = g(x) é 3.

III) A soma de todas as raizes das funções dadas é 4.

IV) Não existe x real tal que f(x) < g(x).

O número de afirmações corretas é

a) 0

b) 1

c) 2

d) 3

e) 4


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 20
O lado, a altura e a área de um triângulo equilátero inscrito em um crírculo formam, nesta ordem, uma progressão geométrica. A área do círculo é igual a

a) 2π

b) 3√3π

c) π

d) 3π

e) 3√xπ


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 21
mackezine
a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 22
A área do quadrado assinalado na figura é igual a

mackezine

a) 15

b) 20

c) 12

d) 18

e) 16


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 23
Uma circunferência de centro (4,y), com y∈Z , é tangente às retas x + y – 2 = 0 e x – 7y + 2 = 0. O raio dessa circunferência é

a) 4

b) 5

c) 4√2

d) 5√2

e) 6√2


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 24
I) sen 2 < 0

II) Se a probabilidade de um casal ter um filho do sexo masculino é 1/4, então a probabilidade de o casal ter dois filhos de sexos diferentes é 3/8.

III) O raio de um cilindro reto é aumentado de 25%; para que o volume do cilindro permaneça o mesmo, a sua altura deve ser diminuída de 36%.

Considerando I, II e III acima,

a) somente I está correta.

b) somente I e III estão corretas.

c) somente II e III estão corretas.

d) somente III está correta.

e) somente II está correta.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 25
Relativas ao sistema  mackezine k ∈ IR , considere as afirmações I, II e III abaixo.

I) Apresenta solução única para, exatamente, dois valores distintos de k.

II) Apresenta mais de 1 solução para um único valor de k.

III) É impossível para um único valor de k.

Dessa forma,

a) somente I está correta.

b) somente II e III estão corretas.

c) somente I e III estão corretas.

d) somente III está correta.

e) I, II e III estão corretas.


Geografia

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 26
O Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes – dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009

mackezine

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão-de-obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é

a) VVV.

b) FVV.

c) VVF.

d) FVF.

e) VFV.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 27

mackezine

“Todo mundo é contra todos - Alguém tem que ser para eles” 

Esse é o slogan de uma campanha realizada pela Organização Anistia Internacional. O mapa faz referência a conflitos mundiais do passado e do presente nas respectivas localidades.

Tomando como ponto de reflexão o mapa, considere as afirmações I, II, III e IV. 

I. Nesse país, além dos conflitos raciais entre hutus e tutsis, há uma sangrenta disputa pelas riquezas minerais da região.  

II. Área de disputas entre Índia e Paquistão, cuja rivalidade já provocou conflitos armados importantes, lembrando, o problema maior, de os dois países possuirem armas atômicas.

III. No nordeste da Espanha e sudoeste da França, encontramos um território ocupado por um povo, que, há mais de 40 anos, luta por sua autonomia política. No final da década de 1950, surgiu um grupo centrado nas táticas de guerrilha (ETA), visando à libertação da região por meio da luta armada.

IV. País de difícil topografia e adversidades de um clima desértico, fez com que as tropas soviéticas voltassem para casa depois de 10 anos de ocupação. Em 1995 a milícia islâmica fundamentalista Talibã conseguiu avançar, ocupando cerca de 70% do território em 1996 e 90% em 1998. Somente em 2002 os Talibãs foram destituídos por um governo de coalizão multiétnico.

Assinale a alternativa que identifica de forma correta os conflitos descritos.

a) I - Sudão, II - Sri Lanka, III - Bascos, IV - Irã

b) I - República Democrática do Congo, II - Caxemira, III - Bascos, IV - Afeganistão

c) I - Somália, II - Indonésia, III - Ulster, IV - Paquistão

d) I - Sudão, II - Laos, III - Bascos, IV - Iraque

e) I - República Democrática do Congo, II - Caxemira, III - Ulster, IV - Afeganistão


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 28

mackezine

Considerando o mapa, é correto afirmar que se trata

a) das áreas beneficiadas pelo PAC, projeto do governo federal que busca construir diversas pequenas hidrelétricas, a fim de promover a infraestrutura industrial necessária à região.

b) dos projetos do IBGE para a abertura de poços artesianos, objetivando atender às áreas do Sertão seco.

c) dos projetos desenvolvidos pela SUDENE desde a década de 1970, visando a irrigar as áreas da Zona da Mata Nordestina.

d) das subregiões Eixo Norte e Eixo Sul, onde há um reordenamento energético, visando à crescente infraestrutura industrial local.

e) da polêmica Transposição do Rio São Francisco, projeto iniciado em 2007, que prevê a construção de 720 quilômetros de canais, para abastecer as áreas mais castigadas pela seca.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 29
A distribuição desigual de equipamentos públicos e serviços essenciais no espaço urbano cria áreas privilegiadas e áreas de escassez desses recursos. Nesta última situação, verifica-se, para o território, a condição de pobreza. A reportagem “Metrópole para poucos” é farta em exemplos paulistanos, como o bairro do Tatuapé no primeiro caso e o bairro do Jardim Pantanal no segundo. O professor Milton Santos enfatiza que pessoas dotadas de condições físicas, intelectuais e até salariais equivalentes não dispõem das mesmas possibilidades, caso vivam em diferentes pontos do território. Moradores de áreas privilegiadas pela distribuição de equipamentos de saúde, de educação, de cultura, etc. têm suas potencialidades sociais e econômicas aumentadas, uma vez que têm o acesso facilitado a esses serviços. Já aqueles que vivem em áreas de escassez ou inexistência de tais recursos tendem a se empobrecer a cada dia, à medida que necessitam de mais recursos próprios para usufruir tais serviços. Tais dificuldades comprometem ainda mais sua condição social e sua formação cultural.

mackezine

A partir do texto e observando o mapa, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. O problema apresentado no texto é comum em cidades industrializadas como Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas também pode ser verificável em outras cidades brasileiras, como Fortaleza e Santos, com menores índices de industrialização.

II. O traçado e a abrangência das linhas de metrô em São Paulo não confirmam as desigualdades apontadas no texto.

III. Os casos de homicídios dolosos afetam muito mais a população das áreas mais ricas, mais vulnerável aos assaltos, principal causa desse tipo de violência.

IV. As desigualdades da relação centro-periferia podem ser observadas tanto na distribuição espacial dos equipamentos urbanos quanto nas representações de fenômenos sociais, como no caso da violência.

Assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas.

a) I e II

b) II e III

c) II e IV

d) I e IV

e) I e III


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 30

mackezine

A marinha de Guerra dos EUA tem a distribuição de suas frotas em diferentes lugares do mundo. A esse respeito, é correto afirmar que

a) a 7ª Frota atende aos interesses estratégicos nas relações de comércio com a China e a sua presença não considera nenhuma outra potência nuclear na região do pacífico.

b) a 4ª frota demonstra a histórica preocupação do país em manter a sua hegemonia na América Latina. Recentemente aumentou a sua importância tanto em razão da existência de governos mais críticos à liderança dos EUA, quanto à presença de riquezas naturais recém-descobertas no Atlântico Sul.

c) a 6ª frota tem importância secundária na história militar dos EUA e nas suas relações com outras potências mundiais.

d) a 5ª Frota tem a sua ação restrita às operações militares de combate ao terrorismo e não dispõe de maiores preocupações estratégicas na região em que atua.

e) a 2ª e a 6ª Frotas tendem a ser desativadas, pois a Rússia já não representa nenhum risco à segurança dos interesses dos EUA. A entrada dessa antiga potência rival na Otan e a estabilidade de posições territoriais na região do Ártico tornam essa presença militar cada vez menos importante.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 31

mackezine

No mapa, estão destacadas, regiões

a) onde há a ocorrência de climas muito úmidos, com influências das “monções”.

b) de grandes concentrações populacionais.

c) com as principais áreas de vegetação adaptada a ambientes secos.

d) das mais importantes áreas de criação de bovinos no mundo.

e) onde se localizam as maiores jazidas de ferro e de manganês no mundo.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 32

mackezine

Observando o mapa, considere I, II, III e IV abaixo.

I. Os municípios São Félix do Xingu e Marabá tiveram o crescimento da pecuária bovina favorecida pela expansão rodoviária que se intensificou no país a partir da década de 1950.

II. Entre Cáceres e Corumbá, a pecuária bovina tem, como principais fatores favoráveis, a existência de pastagens naturais sobre planaltos aplainados e o clima subtropical.

III. A distribuição das áreas de criação está associada ao chamado “arco do desmatamento”, que envolve o leste e o sul do Pará, o norte do Mato Grosso, o Sul do Amazonas e boa parte de Rondônia.

IV. A expansão das áreas de criação explica o desmatamento que já se apresenta mais intenso na Amazônia Ocidental, sobretudo, no Alto Rio Negro.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) III e IV.


Química

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 33
Um técnico químico preparou um litro de uma solução, utilizando 0,2 g de uma base X, cujo metal está no terceiro período do grupo 1 da tabela periódica. Após o preparo dessa solução o técnico fez as seguintes afirmações:

I. A base utilizada é uma base forte.

II. A solução preparada possui uma concentração de 5∙10–³mol∙L–¹ de OH–.

III. O pH da solução final é igual a 2,3.

IV. O metal que está presente na base utilizada é um alcalino-terroso.

V. O número atômico do metal que compõe a base utilizada é 11.

Das afirmações acima, estão corretas, somente,

a) I, IV e V.

b) II, III e IV.

c) I, II, III e IV.

d) I, III e V.

e) I, II e V.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 34
O gás propano é um dos integrantes do GLP (gás liquefeito de petróleo) e, desta forma, é um gás altamente inflamável.

Abaixo está representada a equação química NÃO BALANCEADA de combustão completa do gás propano.

mackezine

Assim, a variação de entalpia da reação de combustão de um mol de gás propano será igual a

a) – 1670 kJ.

b) – 6490 kJ.

c) + 1670 kJ.

d) – 4160 kJ.

e) + 4160 kJ.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 35
Em 2010 uma cápsula de um isótopo radioativo X foi encontrada por um perito da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) durante a varredura de um galpão abandonado. Ao analisar essa cápsula, o perito observou que a mesma havia sido lacrada em 1990 com 80 g do referido isótopo. Em seguida, a cápsula foi encaminhada a um laboratório especializado e, após análises realizadas, verificou-se que ainda restavam 2,5 g do isótopo radioativo no interior da mesma. Assim, o perito concluiu que se tratava de um isótopo com a meia-vida de aproximadamente

a) 2 anos.

b) 4 anos.

c) 6 anos.

d) 8 anos.

e) 10 anos.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 36
O aspartame é um dipeptídeo cristalino, inodoro, de baixa caloria e com uma doçura de 180 a 200 vezes à da sacarose, que é um dissacarídeo formado por glicose e frutose. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais da sacarose e do aspartame.

mackezina

A respeito dessas moléculas,considere as afirmações I, II, III, IV e V abaixo.

I. O aspartame possui os grupos funcionais ácido carboxílico, amina, cetona e éster.

II. A sacarose possui uma ligação peptídica unindo a glicose e a frutose.

III. Na molécula do aspartame, existe somente um átomo de carbono terciário.

IV. A sacarose é um hidrocarboneto de fórmula molecular C12H22O11.

V. A molécula do aspartame possui atividade óptica.

Estão corretas, somente,

a) I, III e V.

b) I, IV e V.

c) III e V.

d) II, III e IV.

e) I, II e III.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 37
Dois hidrocarbonetos A e B apresentam as características assinaladas na tabela abaixo.

mackezine

Analisando as informações da tabela, os hidrocarbonetos A e B são, respectivamente,

a) hexa-1,4-dieno e ciclopropano.

b) buta-1,3-dieno e benzeno.

c) butano e ciclopenteno.

d) buta-1,3-dieno e ciclo-hexano.

e) buta-1,2-dieno e ciclopropano.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 38
Em um laboratório de Química, existem 4 frascos A, B, C e D contendo soluções de um mesmo soluto, conforme mostrado na tabela.

mackezine

Utilizando as soluções contidas em cada frasco, foram preparadas as seguintes misturas, exatamente na ordem apresentada abaixo.

I. Conteúdo total do frasco A com metade do conteúdo do frasco B e mais 200 mL do conteúdo do frasco C.

II. Conteúdo restante do frasco B com 200 mL do conteúdo do frasco C e mais 100 mL do conteúdo do frasco D.

III. Conteúdo restante do frasco C com 400 mL do frasco D.

Em relação às misturas I, II e III, é correto afirmar que a concentração molar

a) da mistura I é maior do que as concentrações molares das misturas II e III.

b) da mistura II é maior do que as concentrações molares das misturas I e III.

c) da mistura III é maior do que as concentrações molares das misturas I e II.

d) da mistura II é menor do que a concentração molar da mistura I.

e) da mistura II é maior do que a concentração molar da mistura III.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 39
O gráfico mostra a variação da concentração molar, em função do tempo e a uma dada temperatura, para um determinado processo reversível representado pela equação genérica 3 A2(g) 2 A3(g).

mackezine

Dessa forma, segundo o gráfico, é INCORRETO afirmar que

a) o sistema entrou em equilíbrio entre 30 e 45 minutos.

b) a curva I representa a variação da concentração molar da substância A2(g).

c) esse processo tem valor de KC = 0,064.

d) até atingir o equilíbrio, a velocidade média de consumo do reagente é de 0,04 mol∙L–¹∙min–¹.

e) até atingir o equilíbrio, a velocidade média de formação do produto é de 0,08 mol∙L–¹∙min–¹.


Biologia

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 40
Um estudo publicado recentemente revelou que as amostras de alimentos preparados em domicílios apresentavam teores de ferro abaixo do recomendado, mas quantidade excessiva de sódio. O estudo mostrou, também, quantidades insuficientes de lipídios nesses alimentos, alertando para a necessidade desse nutriente na maturação do sistema nervoso. A respeito desses fatos, considere as afirmativas abaixo.

I. As crianças que recebem esses alimentos podem apresentar quadros de atraso de desenvolvimento devido à falta de oxigenação dos tecidos.

II. O sódio é necessário para o funcionamento dos neurônios mas, em excesso, pode prejudicar o funcionamento dos rins.

III. No processo de maturação do sistema nervoso, há produção de mielina, um lipídio responsável por acelerar a condução do impulso.

IV. A falta de lipídios pode também acarretar doenças provocadas pela falta de vitaminas, uma vez que algumas delas são lipossolúveis e somente são absorvidas se dissolvidas em lipídios.

Assinale

a) se todas estiverem corretas.

b) se somente II e III estiverem corretas.

c) se somente I, II e IV estiverem corretas.

d) se somente II e IV estiverem corretas.

e) se somente I e III estiverem corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 41
A fibrose cística e a miopia são causadas por genes autossômicos recessivos.
Uma mulher míope e normal para fibrose cística casa-se com um homem normal para ambas as características, filho de pai míope. A primeira criança nascida foi uma menina de visão normal, mas com fibrose. A probabilidade de o casal ter outra menina normal para ambas as características é de

a) 3/8.

b) 1/4.

c) 3/16.

d) 3/4.

e) 1/8.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 42
Três em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratório (transgênicos).
Jornal da Tarde, 28/08/2010

A respeito dos transgênicos, são feitas as afirmações abaixo.

I. São sempre indivíduos incapazes de se reproduzir.

II. Aumentam a produtividade dos alimentos.

III. São organismos tanto vegetais quanto animais, produzidos pela Engenharia Genética, que contêm genes de outra(s) espécie(s).

IV. São vegetais produzidos por radiação que se tornam resistentes a predadores.

Assinale

a) se somente I e II estiverem corretas.

b) se somente II e III estiverem corretas.

c) se somente I e III estiverem corretas.

d) se somente II e IV estiverem corretas.

e) se somente III e IV estiverem corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 43
Assinale a alternativa correta a respeito do ciclo de vida das plantas criptógamas (briófitas e pteridófitas) e fanerógamas (gimnospermas e angiospermas).

a) Apresentam alternância de gerações, sendo que a fase esporofítica predomina sobre a gametofítica.

b) Somente as angiospermas formam tubo polínico a partir do grão-de-pólen.

c) Nas angiospermas, ocorre dupla fecundação, originando um embrião 2n e endosperma 3n.

d) Nas fanerógamas, o óvulo dá origem à semente e o ovário dá origem ao fruto.

e) Nas angiospermas, as flores são sempre monoclinas (de sexos separados).


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 44
Um grupo de substâncias conhecidas como polissacarídeos sulfatados estão envolvidos em diversos processos como adesão, proliferação e diferenciação celular. Além disso, apresentam propriedades farmacológicas, podendo agir como anticoagulantes, anti-inflamatórios e antitumorais. Essas substâncias vêm sendo pesquisadas em animais, como ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e ascídias.

Um dos mecanismos pesquisados está relacionado com o fato de que um espermatozoide de ouriço só fecunda um óvulo da mesma espécie. Em outro estudo, foi descoberto em ascídias, uma substância semelhante à heparina, utilizada no tratamento de trombose.
Agência FAPESP, 10/09/2010

Assinale a alternativa correta.

a) Ouriços apresentam fecundação interna, exigindo um mecanismo de identificação dos gametas.

b) Mecanismos de identificação dos gametas tem como objetivo garantir a variabilidade genética.

c) A utilização de heparina no tratamento da trombose se deve ao fato de que essa substância impede a formação de fibrina.

d) Ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e ascídias pertencem ao mesmo filo.

e) Os animais citados no texto são celomados e protostômios, como os demais invertebrados.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 45
No Brasil, morre-se de dengue por atendimento inadequado

Levantamento do Ministério da Saúde traz 4 péssimas notícias sobre a presença da dengue no Brasil. A primeira delas é que este ano foi registrada, no Brasil, a pior epidemia da doença em todos os tempos.

[...] segundo as autoridades sanitárias federais, 19 estados apresentam risco muito alto ou alto de enfrentar uma epidemia de dengue ainda maior que a registrada de janeiro para cá.

A OMS garante que mortes provocadas pelo mosquito Aedes aegypti são facilmente evitáveis.

De acordo com o levantamento, neste ano, quase 70% dos pacientes que morreram de dengue no país, não foram tratados como deveriam ser.

[...] segundo o estudo, metade das mortes ocorreu em municípios com baixa cobertura do Programa Saúde da Família.
Jornal da Tarde, 14/09/2010

A respeito da dengue, considere as afirmações abaixo.

I. A melhor forma de combate à doença é o combate ao mosquito transmissor, esteja ele na fase adulta ou no estágio larval.

II. Pessoas com a doença não podem tomar medicamentos à base de ácido salicílico, que pode provocar quadro hemorrágico.

III. Tanto o mosquito macho quanto a fêmea são transmissores do vírus causador da doença.

IV. Todos os mosquitos dessa espécie são capazes de provocar a doença.

Assinale

a) se somente I e II estiverem corretas.

b) se somente I e III estiverem corretas.

c) se somente I e IV estiverem corretas.

d) se somente II e III estiverem corretas.

e) se somente II e IV estiverem corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 46
O aquecimento global pode ser o responsável pela extinção de várias espécies de répteis. Esses animais não possuem mecanismos de controle de temperatura corporal, sendo dependentes da temperatura do ambiente para desempenhar suas atividades. Essa incapacidade de controle da temperatura está relacionada com

a) a presença de glândulas sudoríparas na pele.

b) a existência de um septo separando completamente os dois ventrículos no coração.

c) uma grande extensão de trocas gasosas nos pulmões.

d) a presença de um sistema circulatório incompleto, permitindo a mistura de sangue arterial e venoso

e) um sistema nervoso ventral e ganglionar.


História

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 47
A linha de força que conduziu os diversos estudos sobre a história do São Paulo oitocentista foi o desejo de explicar o notável crescimento do seu núcleo urbano. Como se sabe, na segunda metade do século XIX, a capital da província passou de 11ª maior aglomeração urbana do Brasil, em 1872, para a segunda em 1920, perdendo apenas para a capital do país. A grande questão era entender como e por que a cidade atingiu tão rapidamente tal posição.
Maria Luiza Ferreira de Oliveira, Uma senhora na rua do Imperador:
população e transformações urbanas na cidade de São Paulo

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma resposta satisfatória à indagação do texto.

a) Apesar de sofrer investimentos advindos dos cafezais, São Paulo se beneficiou, principalmente, da produção açucareira.

b) Desde sua fundação, no século XVI, São Paulo despontou como centro econômico do Brasil.

c) A cidade de São Paulo se beneficiou de investimentos realizados por diversos segmentos, dentre eles, o setor cafeeiro.

d) A cidade só iria se desenvolver realmente com a industrialização, na segunda metade do século XX.

e) Diversos fatores explicam as transformações vividas por São Paulo, tais como a cafeicultura, a industrialização e a exploração das drogas do sertão.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 48
Observe as reportagens abaixo.

NEM TÃO NÔMADES

Descoberta no sítio arqueológico de Star Carr, no Reino Unido, uma área circular, com 3,50 m de diâmetro, foi anunciada por pesquisadores das universidades de Manchester e de York como a casa mais antiga do país. A “construção”, de cerca de 11 mil anos, teria sido feita com troncos colocados, verticalmente, em torno de um buraco, forrado por restos de material orgânico, semelhantes à palha. A existência da pequena casa reforça teses que defendem que o homem do período Mesolítico, classificado ainda como nômade, já tivesse tido pequenos períodos de sedentarismo.

ARCO E FLECHA

Pontas de pedras, que provavelmente eram utilizadas com setas, foram desenterradas da caverna Sibudu, na África do Sul, e anunciadas por cientistas como as amostras mais antigas de flechas feitas pelo homem. Com cerca de 64 mil anos, as pedras têm vestígios de sangue e osso, dando pistas de que foram confeccionadas para caçar. Acreditava-se, anteriormente, que o desenvolvimento de armas como arco e flecha tivesse ocorrido cerca de 20 mil anos mais tarde. Segundo os pesquisadores, se o homem dessa região conseguia montar esse tipo de ferramenta para caçar, é sinal de que ele já possuía habilidades cognitivas, diferentemente de humanos primitivos de outras áreas.
Revista Aventuras na História

As notícias demonstram que

a) ideias e conceitos até então estabelecidos a respeito da chamada Pré-História serão revistos, uma vez que pesquisas e descobertas recentes apontam para conclusões diferentes das elaboradas anteriormente.

b) uma vez estabelecidos os argumentos a respeito da Pré-História, não é possível alterá-los, já que as recentes descobertas arqueológicas não apontam erros nas conclusões até então elaboradas sobre o período.

c) descobertas recentes sobre a Pré-História colocam em xeque as conclusões elaboradas anteriormente sobre o período, e apontam para a necessidade, urgente, de revisão de toda a historiografia pertinente ao assunto.

d) conclusões elaboradas sobre a Pré-História poderão sofrer um processo de revisão, mas não serão alteradas com tanta facilidade, uma vez que precisase de mais argumentos e achados para demonstrar suas inconsistências.

e) analisar processos históricos é uma tarefa difícil, uma vez que argumentações consideradas verdadeiras são facilmente contestadas, como nos demonstram os achados arqueológicos citados nos textos.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 49
No conturbado período após a Segunda Grande Guerra, a causa imediata que levou à invasão anglo-francesa no Egito, em 1956, foi

a) a nacionalização do Canal de Suez, pelo governo egípcio, contrariando aos interesses ingleses e franceses para a região.

b) o embargo realizado pelo governo egípcio, impedindo a passagem de petroleiros franceses, ingleses e norte-americanos pelo Canal de Suez.

c) a deposição do Rei Farouk e a subida ao poder de uma junta militar ligados à ala radical do movimento islâmico.

d) o auxílio militar egípcio dado aos movimentos de libertação da Argélia e do Marrocos.

e) a nacionalização de companhias de comércio estrangeiras localizadas em território egípcio.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 50
O dissidente chinês Liu Xiaobo obteve, nesta sexta-feira, o Prêmio Nobel da Paz 2010, devido ao uso da não-violência na defesa dos direitos humanos, no seu país natal. A China reagiu duramente, qualificando a decisão de uma “blasfêmia” ao próprio prêmio.
Folha de S. Paulo, 08/10/2010

A conquista do Prêmio Nobel pelo ativista chinês, que participou das manifestações ocorridas na Praça da Paz Celestial, em Pequim, e duramente reprimidas pelo governo em 1989, deixam claras as contradições com as quais a China se depara no início do século XXI, porque,

I. a abertura econômica, a partir de 1978, acabou com o coletivismo dos tempos maoístas e foi responsável pelo crescimento do PIB chinês, favorecido pelos investimentos estrangeiros no país.

II. ao assumir o governo, Deng Xiaoping combinou abertura econômica com totalitarismo político e, mesmo constatando o crescimento desigual no interior da China, tem resolvido os impasses políticos por meio de negociações pacíficas.

III. o paradoxo entre o totalitarismo político e adoção de liberdade de mercado na China tem desgastado as instituições de poder, que recorrem ao exercício da força para conservar o poder diante de um país influenciado pela economia de mercado.

É correto afirmar que

a) somente I está correta.

b) somente II está correta.

c) somente I e II estão corretas.

d) somente I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 51
Caía a tarde feito um viaduto
E o bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua, tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel
E nuvens, lá no mata borrão do céu,
Chupavam manchas torturadas, que sufoco
Louco, o bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil pra noite do Brasil, meu Brasil
Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu num rabo-de foguete...
João Bosco e Aldir Blanc, “O bêbado e a equilibrista”, 1979

A canção destaca a figura do sociólogo Betinho, irmão do famoso cartunista Henfil, premiado com o Global 500, da ONU, por sua contribuição em favor da ecologia na Campanha pela Reforma Agrária. A letra da música retrata, na história recente do Brasil, o perfil dos

a) estudantes secundaristas, os “caras-pintadas”, exigindo medidas éticas contra o governo de Fernando Collor de Melo.

b) anistiados políticos, vítimas do regime repressivo durante a ditadura militar e a volta deles do exílio.

c) manifestantes que participaram da Campanha contra a Fome, liderados por Betinho contra a miséria social.

d) refugiados políticos, sendo a maioria integrantes do Partido Comunista Brasileiro, cassados durante o Estado Novo.

e) integrantes das campanhas “Diretas Já”, que nas capitais do país, se manifestaram a favor do retorno ao voto direto para presidência da República.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 52

mackezine

A charge se refere à

a) promulgação do Ato Adicional de 1834, quando D. Pedro I estabeleceu a criação do Poder Moderador, de uso exclusivo do imperador.

b) promulgação da Constituição de 1824 por D. Pedro I, estabelecendo o Poder Moderador, de uso tanto do imperador quanto do Conselho de Ministros.

c) outorga da Constituição de 1824, por D. Pedro II, estabelecendo o Poder Moderador, de uso tanto do imperador quanto do Conselho de Ministros.

d) outorga da Constituição de 1824 por D. Pedro I, estabelecendo o Poder Moderador, de uso exclusivo do imperador.

e) promulgação da Constituição de 1891 pelo Mal. Deodoro da Fonseca, estabelecendo o Poder Moderador, de uso exclusivo do presidente.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 53
A esperta burguesia, para que os jovens operários não despertem contra tanta infâmia, espalha por todos os bairros, clubes de futebol, “dancings”, etc... para distraí-los, para envenenar-lhes a consciência. 
Jornal O Trabalhador Gráfico, 1907 

Durante a República Velha, a respeito do movimento operário brasileiro e suas reivindicações, é correto afirmar que

a) a constante divulgação, no meio sindical nacional, pelo Partido Comunista Brasileiro, dos ideais marxistas, capacitou a classe operária, no início do período republicano, a se tornar mais consciente de suas reivindicações políticas.

b) a fundação de Associações Mutualistas e de Grêmios de Trabalhadores consistiam, na época, no único espaço de reunião e de discussão sindical, onde os operários se organizavam a fim de obter melhorias em suas condições de vida e de trabalho.

c) no meio do movimento operário brasileiro, nas duas primeiras décadas da República, ainda era fraca a penetração dos ideais anarquistas, devido ao repúdio das lideranças nacionais frente à penetração de ideologias estrangeiras, presentes no movimento dos trabalhadores europeus.

d) para atingir seus objetivos e buscar suprimir o poder do Estado, os sindicatos nacionais se utilizaram do recurso de decretar greves e paralisações no setor industrial, estatizando empresas estrangeiras, ocasionando prejuízos de ordem econômica e financeira ao país.

e) o crescimento do movimento operário brasileiro, nesse período, decorreu da intensa imigração europeia ocorrida desde o final do século XIX, sendo o nosso operariado composto, de forma expressiva, por trabalhadores de origem europeia que sofreram forte influência do anarcossindicalismo.


Física

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 54
Com relação à rampa de apoio, os corpos C1 e C2 estão em repouso e na iminência de movimento. Ao abandonar-se o conjunto, o corpo C1 sobe a rampa, com a qual existe atrito cinético de coeficiente µ = 0,2. Considerando-se os dados da tabela abaixo e fios e polias ideais, o ganho de energia cinética do corpo C2, durante o deslocamento do corpo C1, do ponto A ao ponto B, é de 

mackezine

a) 20 J

b) 2,0 J

c) 1,6 J

d) 0,80 J

e) 0,60 J


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 55
No interior do tubo em forma de U, com extremidades abertas, ilustrado ao lado, existe água, de densidade 1,0 g/cm³. Em certo instante, despeja-se, no ramo da direita, uma quantidade de óleo, de densidade 0,80 g/cm³. Dentre as alternativas, a figura que melhor representa o estado de equilíbrio desses dois líquidos não miscíveis é


mackezine

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 56

mackezine

Durante a realização de certo experimento, um pesquisador necessitou de água líquida a 0ºC. Para obtê-la, pegou um recipiente contendo 400 cm³ de água, que estava no interior de um refrigerador, à temperatura de 5ºC. Em seguida, dispondo de “pedrinhas” de gelo (água sólida) a – 20ºC, com 5,0 g de massa cada uma, misturou algumas delas à água do recipiente e atingiu o seu objetivo.

Desprezando-se as possíveis trocas de calor com o meio ambiente e considerando os dados da tabela acima, conclui-se que o número mínimo de “pedrinhas” de gelo misturadas à água do recipiente foi

a) 4

b) 5

c) 15

d) 36

e) 45


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 57
Um estudante observa que um raio luminoso, propagando-se no ar (índice de refração = 1), ao atingir a superfície de separação de um meio transparente, sob o ângulo de incidência i, tem o seu raio refletido perpendicular ao seu respectivo raio refratado. Após algumas considerações, esse estudante concluiu, corretamente, que o índice de refração desse meio é igual a

a) i

b) tg i

c) sen i

d) cos i

e) sec i


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 58
Um corpo de 0,50 kg oscila, periodicamente, sobre uma reta em torno de um ponto, com sua posição x em função do tempo, na reta, dada em relação a esse ponto, pela função x = 0,30 cos π.t. A posição x é medida em metros, π em rad/s e t em segundos. Dentre as alternativas, o valor mais próximo da força resultante que age sobre esse corpo, no instante 1/3 s, é

a) 0,74 N

b) 0,82 N

c) 0,96 N

d) 1,20 N

e) 1,48 N


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 59
Em uma experiência no laboratório de eletricidade, um aluno verificou, no circuito abaixo, que a intensidade de corrente no resistor de 3 Ω é 0,4 A. Sabendo que a fem do gerador é 4,5 V, esse aluno pode, corretamente, afirmar que a resistência interna desse gerador é

mackezine

a) 0,5 Ω

b) 0,4 Ω

c) 0,3 Ω

d) 0,2 Ω

e) 0,1 Ω


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 60
A intensidade do vetor campo elétrico, em pontos externos, próximos a uma placa condutora eletrizada, no vácuo, é dada por. Nessa equação, σ é a densidade superficial de carga e , a constante de permissividade elétrica no vácuo. Uma pequena esfera, de massa 1,0 g, eletrizada com carga q = + 1,0 µC, suspensa por um fio isolante, inextensível e de massa desprezível, mantém- -se em equilíbrio na posição indicada. Considerando-se que o módulo do vetor campo gravitacional local é g = 10 m/s², neste caso, a relação , referente à placa, é

mackezine

mackezine


2° Dia 

Redação

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Há, nas sociedades contemporâneas em geral, um abandono das formas de boa convivência. É como se a gentileza tivesse sido banida dos arranjos sociais. Basta observar as pessoas no trânsito: é uma guerra constante entre motoristas, pedestres, autoridades fiscalizadoras. Nas trocas comerciais, é semelhante: quando é que somos bem tratados? E em repartições públicas? Parece que toda vez temos que implorar por bom atendimento. Isso é um reflexo da perda de algo fundamental para o bom andamento de uma sociedade: a necessidade da gentileza, do cuidado e da atenção com o outro.
Tiago Boldariniy

Texto II

Texto verbo-visual do artista Profeta Gentileza (1917-1996)

mackezine


Texto III

O que é ser Gentil pra você? Qual a importância da gentileza na sociedade? A gentileza ainda existe? Como?
Pergunta postada no YahooBrasil-Respostas, acesso em 09/2010

Creio que ser gentil é, primeiro, reconhecer que o outro existe e importarse com ele ou ela, depois buscar compreender esse outro, e fazê-lo (fazê-la) sentir-se bem. Acho que a gentileza continua a existir, moro no interior de SP, e presencio gentileza todos os dias. Mas parece que quanto mais acelerado o ritmo da vida, e quanto mais acirrada a competição do ambiente, menos espaço há para a gentileza. Para saber se ainda existe gentileza, entre no Metrô de São Paulo entre 6 e 7 da manhã ou entre 18 e 20 horas da noite. Você vai ver a gentileza sendo colocada em prática!

Acho que gentileza existe somente entre os que se conhecem ou tem alguma afinidade! Mas gentileza mesmo acredito que não existe mais. Se existe, eu não vejo muito não.
Respostas postadas no YahooBrasil-Respostas, acesso em 09/2010

Língua Portuguesa

Textos para as questões de 01 a 05

Proibir caminhões é bom para São Paulo?

Texto I 

Sim. A Prefeitura acertou ao proibir caminhões em vias como a Marginal e a Bandeirantes. É inadmissível que grandes caminhões ainda precisem entrar nas regiões centrais para realizar as entregas. A logística das empresas precisa ser bem pensada e organizada, para que a carga chegue a um armazém nas rodovias e depois seja levada até a cidade em veículos menores. O trânsito pesado e a poluição crescente agradecem.

Texto II

Não. A Prefeitura esquece que nem todos os caminhões seguem para os portos do litoral. Muitos deles são responsáveis pelo abastecimento da cidade. O setor concorda que as entregas nas regiões centrais precisam ser feitas por veículos de tamanho menor, mas a Marginal e a Bandeirantes, que estão entre as vias interditadas a caminhões, concentram algumas indústrias pesadas. E a carga que as abastece é de grande peso e volume. Problemas mais complexos não podem ser imputados apenas a um tipo de veículo e seu tráfego.
Adaptado de O Estado de S.Paulo

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa correta sobre o Texto I:

a) em A Prefeitura acertou ao proibir caminhões (linha 01), a partícula ao apresenta valor temporal e pode ser substituída, sem prejuízo para a construção textual, por “enquanto”.

b) inadmissível (linha 02) é uma palavra que aceita, segundo a norma culta da língua escrita, duas representações ortográficas possíveis: “inadmissível” e “inadimissível”.

c) a palavra logística (linha 04) pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original do texto, pela palavra “lógica”.

d) para que (linhas 04 e 05) é uma construção que estabelece nexo entre sentenças do texto conferindo, no contexto, sentido de finalidade.

e) a forma verbal precisem (linha 03) pode ser substituída pela forma “precisam”, sem que haja modificação nos sentidos, uma vez que ambas as formas verbais estão no modo indicativo. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta sobre o Texto II:

a) a partícula que (linha 01) apresenta a mesma função presente em “Todos compraram o brinquedo que ficou muito mais caro”.

b) a conjunção mas (linha 04) pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido original do texto, por “embora”, uma vez que esta conjunção apresenta mesmo sentido adversativo.

c) a palavra interditadas (linha 05) pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do texto, por “fechadas”. No entanto, a troca passaria a exigir a presença de crase antes de caminhões.

d) a partícula as (linha 06) é elemento de coesão textual e faz referência a indústrias pesadas, que se localiza no período imediatamente anterior.

e) imputados (linha 08) equivale à noção semântica de “multados”, palavra que poderia figurar no trecho, sem que isso provocasse alteração de sentidos.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 03
Os dois textos

a) revelam orientação crítica, no sentido de que ambos defendem posicionamentos semelhantes com relação ao tema.

b) expõem argumentos plausíveis para a defesa dos respectivos posicionamentos.

c) são narrativas breves, pois apresentam desenvolvimento sucinto de enredos.

d) desenvolvem-se narrativamente a partir de um conflito temático entre protagonista e antagonista.

e) são constituídos de fatos e dados objetivos que buscam legitimar, a partir de uma perspectiva quantitativa, as respectivas opiniões.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 04
Depreende-se corretamente da leitura dos textos que

a) a proibição de caminhões em vias públicas atende exclusivamente a um pedido dos ecologistas, tendo em vista a questão ambiental.

b) a circulação restrita de caminhões ou veículos pesados é um primeiro passo em direção a uma atitude mais agressiva: a aplicação de multas.

c) trânsito e poluição são questões complexas que suscitam posicionamentos vinculados a interesses de natureza diversa.

d) as grandes cidades devem evitar, sempre que possível, a construção de complexos industriais, uma vez que eles são os responsáveis pela poluição e pelo trânsito.

e) veículos de grande porte, ao contrário do que muitos pensam, colaboram para que o tráfego se torne mais leve, uma vez que ocupam o espaço tomado por vários outros veículos menores.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa correta sobre o título que introduz os dois textos: Proibir caminhões é bom para São Paulo?

a) A troca do verbo proibir por um substantivo resultaria, de acordo com a norma culta, na seguinte redação: “ A proibição de caminhões é bom para São Paulo?”.

b) A correção gramatical seria preservada caso a redação fosse “Proibir caminhões é bom para São Paulo, por quê?”.

c) A partícula para pode ser substituída, de acordo com a norma culta, pelo artigo feminino craseado “à”.

d) A presença de uma vírgula após bom conferiria ao título um tom mais formal, provocando distanciamento do leitor.

e) O fato de o título ser uma interrogação orienta o leitor para o posicionamento negativo em relação à pergunta, o que deveria ser evitado em textos jornalísticos.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 06
É o princípio do outono... Quantas flores
Já vi murchar, e quantos verdes frutos
Não vi, depois, na terra apodrecendo,
Derrubados dos galhos pelos ventos!

[...]

Pelas minhas janelas dentro em pouco
Verei chegar a doce luz do outono.
E minh’alma estará, enfim, madura.
Augusto Frederico Schmidt

Nas duas estrofes acima, a linguagem descritiva

a) cria um espaço poético de idealização, caracterizado como locus amoenus, onde o poeta, assumindo-se como um pastor, consagra o mundo natural.

b) constrói um cenário idílico, coerente com a expressão do amor romântico revelada pelo eu lírico.

c) formaliza poeticamente uma imagem do mundo natural que reflete o estado de alma do poeta.

d) tem como função estabelecer um contraponto antitético entre o mundo natural e o mundo interior do poeta.

e) vincula-se a uma tradição poética cujo ideal expressivo valoriza prioritariamente o pitoresco e a cor local. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 07
Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecuniário. [...] Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda.
Aluísio Azevedo, O cortiço

No excerto acima, a percepção do narrador traz marcas do estilo naturalista, pelo fato de

a) caracterizar o modo de ser da personagem como uma patologia.

b) trazer ao leitor, com objetividade e parcimônia, o lado cômico do comportamento humano.

c) criar analogia entre homem e animal, imagem resultante da projeção subjetiva do observador sobre o observado.

d) criticar explicitamente a ambição desmesurada da alta burguesia.

e) apresentar sintaxe e léxico inovadores e temática cientificista. 


Textos para as questões 08 e 09

Texto I

Torce, aprimora, alteia, lima
 A frase; enfim,
No verso de ouro engasta a rima,
 Como um rubim.
 Olavo Bilac

Texto II

Lava, escorre, agita
a areia. E enfim, na bateia,
Fica uma pepita.
 “O haicai”, Guilherme de Almeida

Observação

Haicai : forma de poesia japonesa surgida no século XVI e ainda hoje em voga, composta de três versos: o primeiro e o terceiro com cinco sílabas e o segundo com sete.

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 08
É correto afirmar que o Texto I

a) tematiza o trabalho poético como fruto do esforço artesanal.

b) exemplifica a tendência barroca da poesia brasileira do século XIX.

c) traz índices da estética simbolista, na medida em que não respeita a regularidade métrica e substitui o decassílabo por versos populares.

d) ironiza a delicadeza do poeta, concebido como um escultor de jóias, que trabalha incansavelmente até encontrar a rima preciosa.

e) recupera aspectos formais e temáticos defendidos pelos poetas românticos. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 09
Considere as seguintes afirmações:

I. O Texto II corresponde a uma paródia do Texto I, na medida em que valoriza a concepção de arte como fruto da inspiração e do acaso.

II. O diálogo entre os textos exemplifica o repúdio dos modernistas às estéticas do século XIX.

III. Os dois textos metaforizam o fazer poético e, portanto, configuram discursos metalinguísticos.

Assinale:

a) se apenas I estiver correta.

b) se apenas II estiver correta.

c) se apenas III estiver correta.

d) se apenas II e III estiverem corretas.

e) se todas estiverem corretas.


Texto para as questões 10 e 11

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. [...] Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno.
Machado de Assis, D. Casmurro

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa correta.

a) O narrador onisciente, assumidamente realista, expõe sua dificuldade em descrever os olhos de Capitu (linha 02) dentro de um padrão romântico.

b) Segundo o autor, a alegria dos apaixonados é indiretamente proporcional às dores dos condenados (linha 09).

c) Para o narrador de terceira pessoa, os apaixonados não percebem diferença entre o sofrimento no inferno (linha 07) e as delícias no céu (linhas 08 e 09).

d) A descrença de Machado de Assis com relação ao amor vem explicitada pelo jogo antitético presente no texto: exata e poética (linha 01), felicidades e suplícios (linhas 05 e 06).

e) D.Casmurro deseja reconstituir a percepção que tivera ao ver os olhos de Capitu no tempo de menino, daí a invocação à Retórica dos namorados (linha 01).


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações:

I. No fragmento citado tem-se exemplo de tendência machadiana caracterizada por comentários digressivos do narrador.

II. Uma visão amarga da humanidade está expressa na reflexão acerca da eternidade (linha 04), lugar em que se reproduzem os aspectos negativos da alma humana.

III. A referência ao tempo infinito e breve (linha 04) sugere dupla percepção do tempo: psicológica e cronológica.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa III estiver correta.

b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) se apenas a afirmativa II estiver correta.

d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

e) se todas as afirmativas estiverem corretas.


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 14.

In The Beginning Was the Word … Now Come the Drawings
By Malcolm Jones

For the better part of the Christian era in Western civilization, illustrating scenes from the Bible was not a job for artists. It was the job. As late as the Renaissance, Michelangelo, Leonardo, and their wannabes spent their days illustrating ceilings and altarpieces, painting frescoes, and chiseling images of Moses, David, and Madonna and child out of every scrap of available marble.

But as the church lost some of its hold on the Western imagination, artists felt free to look elsewhere for inspiration. Now and then an artist would undertake a religious theme (Chagall, Rouault), but excepting the English painter Stanley Spencer or outsider artist Howard Finster, it’s hard to think of a major modern artist who’s spent much time on holy ground. It’s even harder to think of an artist who could significantly alter our perceptions of the events, previously illustrated or not, in the Bible. But then, who could have foreseen that R. Crumb would tackle the Book of Genesis? Yes, this is the man a publisher has entrusted with the task of illustrating the first book of the Bible.

Unlikely as it might seem, this was trust well repaid. Without a trace of irony, and certainly no mockery, Crumb delivers a literal—one might even say traditional—rendition of the events in the Judeo-Christian account of Creation and its aftermath. Frame by frame, comic-book fashion, The Book of Genesis shows a white-bearded, patriarchal God creating the heavens and the earth and all that walk upon it. We see Adam and Eve exiled from the Garden of Eden. We observe the first murder, as Cain kills his brother, and then Noah and the Flood, the travails of Abraham—every verse of every chapter carefully rendered, right through to the story of Joseph and the Israelite migration to Egypt.
www.newsweek.com

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 12
According to the text,

a) Michelangelo and Leonardo used to paint church walls and ceilings for a living.

b) most Renaissance artists would rather spend more time on holy ground than on sacred land.

c) the Israelite migration to Egypt has been affected by Cain’s killing of his brother.

d) the first illustrated book of the Bible is really comprehensive.

e) inspiration came to the artists as soon as the church allowed them more time inside temples and mosques.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 13
The word mockery in the text means

a) comments or actions that are intended to make somebody or something seem ridiculous.

b) the ability to understand the true nature of something.

c) a feeling or an opinion, especially one based on emotions.

d) an event, an action or a fact that shows that something exists, is happening or may happen in the future.

e) a feeling of pain or unhappiness which strikes a person who does not trust his/her peers.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 14
In the text, it’s UNCLEAR

a) if illustrating scenes from the Bible was an ordinary job.

b) whether R. Crumb was the one chosen to perform the illustrating job.

c) how much the events in the Bible have been altered.

d) how God is portrayed in the story.

e) when the book was or will be released.


The following quotation refers to questions 15 and 16.

“The little__( I )__acts of __( II )__and love are the __( III )__parts of a person’s life”.
William Wordsworth

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 15
The right form of the words remember, kind and good which appropriately complete blanks I, II and III in the quotation are:

a) remembered, kind and better.

b) remembery, kinding and bestest.

c) unremembered, kindness and best.

d) remembering, kindy and goodest.

e) unremembering, kinds and better.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 16
What does the quotation mean?

a) We often have to be reminded of our good actions.

b) Not all good actions done must be remembered.

c) Good things should always be remembered.

d) Nobody can remember what you have done.

e) A person had better remember all his/her acts.


The following advertisement refers to questions 17 and 18.

mackezine

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 17
The message conveyed by the advertisement states that

a) you are to blame for blindness in the world.

b) millions of blind people can be cured immediately.

c) a different kind of treatment for blindness is being supported now.

d) eyesight treatment is unavailable to some presently.

e) being aware of the problem is enough to make a difference in the world nowadays.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 18
The verb that properly fills in blank I in the advertisement is

a) are meant to be.

b) would rather be.

c) don’t have to be.

d) are supposed to be.

e) will never be.


Matemática

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 19
Em uma sequência numérica, a soma dos n primeiros termos é 3n² + 2, com n natural não nulo. O oitavo termo da sequência é

a) 36

b) 39

c) 41

d) 43

e) 45


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 20
A média aritmética de 20 números em progressão aritmética é 40. Retirados o primeiro e o último termos da progressão, a média aritmética dos restantes será

a) 20

b) 25

c) 30

d) 35

e) 40


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 21
Na figura, temos o gráfico da função real definida por y = x² + mx + (8 – m). O valor de k + p é

mackezine

a) –2

b) 2

c) –1

d) 1

e) 3


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 22
Assinale, dentre os valores abaixo, um possível valor de x tal que log1/4 x > log4 7.

mackezie


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 23
Na figura, ABCDEF é um hexágono regular e a distância do vértice D à diagonal FB é 3. A área do triângulo assinalado é

mackezine

a) 3

b) 2√3

c) 4√3

d) 3

e) 6


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 24
Os pontos (x,y) do plano tais que x² + y² ≤ 36 , com x + y ≥ 6 , definem uma região de área

a) 6(π – 2)

b) 9 – π

c) 9(π – 2)

d) 6 – π

e) 18(π – 2)


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 25
Cada um dos círculos da figura deverá ser pintado com uma cor, escolhida dentre três disponíveis. Sabendo que dois círculos consecutivos nunca serão pintados com a mesma cor, o número de formas de se pintar os círculos é
mackezine

a) 72

b) 68

c) 60

d) 54

e) 48


Geografia

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 26

mackezine

As imagens em destaque evidenciam as condições do espaço geográfico do pós 2ª Guerra Mundial em diversos países. Frente a tantos efeitos nefastos, o mundo assumia o preço da reconstrução da Europa e da Ásia, além de se preocupar em evitar que outra guerra com essas proporções pudesse ocorrer novamente. Neste sentido, surge a ONU (Organização das Nações Unidas), oficializada em 24 de outubro de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações. Mesmo em guerra, o bloco capitalista já desenvolvia planos e projetos de restauração, como ocorreu na Conferência de Bretton Woods que reuniu 44 países aliados em Junho de 1944.

A respeito dos fatos citados no texto, considere as afirmações I, II e III abaixo.

I. A ONU tem como objetivo manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países. Atualmente, discute-se a necessidade de reformas na Organização, que reflita a realidade do pós-guerra e da Guerra Fria, cenários já superados.

II. Pelo acordo de Bretton Woods, foram criadas instituições financeiras como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o World Bank (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento).

III. Decorridos mais de 60 anos do acordo de Bretton Woods, verifica-se que os objetivos e as intenções originais diluíram-se ao longo do tempo. As instabilidades econômicas continuam existindo, principalmente nos países pobres, e os países ricos não precisam mais das condições e dos recursos oferecidos pelo FMI.

Dessa forma,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) apenas II está correta.

d) apenas II e III estão corretas.

e) todas estão corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 27

mackezine

Realidades, como essa da ilustração, sempre foram comuns no Brasil. Os fluxos migratórios internos determinaram a ocupação de grandes extensões de seu território. Nos séculos XVII e XVIII, a procura por metais preciosos levou paulistas e nordestinos a Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Com a expansão do café pelo interior de São Paulo, chegavam levas de mineiros e nordestinos. No século XIX, o ciclo da borracha ajudou a povoar a região Norte por nordestinos. No século XX, as atividades agrícolas e industriais levaram ao Sudeste milhares de brasileiros de todas as partes, principalmente, nordestinos.

A respeito das migrações internas atuais, é INCORRETO afirmar que

a) nos últimos anos, o Centro-Oeste foi a região que mais recebeu migrantes devido à expansão do agronegócio da cana-de-açúcar e aos investimentos destinados à implantação industrial, fruto da descentralização do Sudeste.

b) a Região Sudeste, grande atrativo de migrantes durante anos, já constata declínio migratório em razão do aumento do desemprego. Em 2005, atinge seu ponto mais alto de perdas, 269 mil moradores, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

c) os movimentos migratórios estão mais intensos dentro dos próprios estados, com o desenvolvimento de pólos industriais dentro e fora das grandes capitais.

d) os fluxos migratórios, muitas vezes, desestabilizam famílias que, sem condições de sobrevivência, abandonam suas regiões de origem sem perspectivas imediatas de satisfazê-las em outras áreas do país.

e) a Região Nordeste mantém sua tendência histórica, pois ainda é a principal área de origem dos migrantes no Brasil. 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 28
Foi da junção de duas palavras gregas, Atmós (vapor) e Sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado a estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a Atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem.

No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A Troposfera é a camada mais baixa da atmosfera e, é nela, que os principais fenômenos meteorológicos ocorrem, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na Termosfera. Formada a cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol, nocivos à vida. Porém sabemos que, devido à emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

III. A Mesosfera se estende da Estratosfera a até aproximadamente 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas

a) I e II, apenas. 

b) I, II e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas. 

e) I, II, III e IV.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 29
A maneira como imaginamos o mundo será diferente em 2020. Agrupamentos geográficos tradicionais terão cada vez menos importância nas relações internacionais. Desde o final da Guerra Fria, os estudiosos vêm questionando a utilidade do conceito Oriente versus Ocidente.
O relatório da CIA: como será o mundo em 2020

Diante de tantas análises e questionamentos geopolíticos de um mundo em permanente transformação, a cartografia continua, como há séculos, sendo essencial. Refletindo a respeito, identifique, dentre as alternativas, o tipo de Projeção Cartográfica que melhor evidencia os temas geopolíticos e regionais.

mackezine
mackezine
mackezine
mackezine
mackezine


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 30

mackezne

O mapa faz um referência a um tipo de indústria que já teve uma participação mais forte na economia brasileira, sobretudo, entre as décadas de 1970 e 1980. 

Enfrentou uma crise profunda, com forte redução de suas atividades na década de 1990, entretanto a retomada de encomendas por parte de grandes empresas, como a Petrobrás, contribuiu para que reassumisse uma posição de maior destaque, sobretudo, para a economia dos Estados, onde é mais presente. Estamos nos referindo à indústria

a) bélica. 

b) têxtil. 

c) eletrônica.

d) biotecnologia. 

e) naval.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 31

mackezine

Considerando o mapa dos EUA, assinale a alternativa que corresponde à melhor descrição para a área destacada no mapa. 

a) Trata-se do Cinturão da Ferrugem americano, região dos EUA de economia baseada na indústria pesada e de manufatura, cujo nome é uma ironia referente à degradação da área e ao grande número de galpões industrais abandonados.

b) Refere-se à Cotton belt, especializada no cultivo do algodão, de ocorrência tradicional no sul, por ser uma região mais quente.

c) Trata-se do Vale do Silício, que abrange várias cidades do estado da Califórnia e sul de São Francisco, estendendo-se até os subúrbios de San José.

d) A região é notória pelo cultivo da laranja, mas também se destaca no turismo. Apresenta clima subtropical com temperaturas mais altas do que o padrão nacional. Possui uma sofisticada infraestrutura e um grande número de parques de diversões temáticos que atraem visitantes de todo o país e de outros lugares do mundo.

e) A indústria dessa região tem a peculiaridade de se destacar em setores de altíssima tecnologia, sobretudo, aerospacial e de computação. Está muito próxima ao Canadá e tem, como destaque, a cidade de Seatle.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 32

mackezine

mackezine
Observando o mapa, é correto afirmar que o fenômeno apresentado pela foto corresponde

a) ao processo de desmatamento para a expansão da agropecuária, sobretudo soja e criação de bovinos, que ocorre na Amazônia Legal, identificado no mapa pelo número 1.

b) à uma das consequências que se pode notar com o desmatamento da Floresta de Araúcárias para a produção de papel, identificado no mapa pelo número 5.

c) aos deslisamentos ou escorregamentos de solos, decorrentes de formas inadequadas de ocupação, frequentemente observados na região identificada pelo número 4.

d) ao processo de devastação dos Cerrados em função da expansão de cultivos mecanizados de grãos para exportação, verificados na região identificada pelo número 3.

e) ao processo de “arenização”, decorrente do uso inadequado dos solos para pastagens, típicos da áreas identificadas pelos números 2 e 6. 


Química

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 33
2011 – Ano Internacional da Química

A UNESCO, em conjunto com a IUPAC, decidiu instituir, em 2011, o Ano Internacional da Química, tendo, como meta, promover, em âmbito mundial, o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, o ano de 2011 também coincide com o centésimo aniversário do recebimento do prêmio Nobel de Química por Marie Curie, celebrando a contribuição das mulheres à ciência. Marie Curie e seu marido Pierre Curie descobriram, em 1898, o elemento químico radioativo Polônio, de número atômico 84, que foi batizado com esse nome em homenagem a Polônia, pátria de origem de Marie Curie.

O elemento químico polônio tem 25 isótopos conhecidos, com números de massa que variam de 194 a 218. O Po-210 é o isótopo natural mais comum, com um período de meia-vida de 134,8 dias, e sua reação de decaimento produz o chumbo (Pb-206).

O decaimento do Po-210 a Pb-206 é corretamente expresso pela equação 

mackzine


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 34
Os peptídeos são compostos resultantes da união de aminoácidos, por intermédio de uma ligação peptídica. Assim, os aminoácidos se unem por meio do alfa amino, grupo de um aminoácido com o grupo carboxila, de um segundo aminoácido, com a liberação de uma molécula de água. Alguns desses peptídeos são denominados biologicamente ativos, pois atuam diretamente no metabolismo humano, como é o caso da vasopressina e da oxicitocina. De acordo com essas informações, o composto que apresenta uma ligação peptídica em sua estrutura é 

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine

mackezine


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 35
A hidrazina, cuja fórmula química é N2H4, é um composto químico com propriedades similares à amônia, usado entre outras aplicações como combustível para foguetes e propelente para satélites artificiais.

Em determinadas condições de temperatura e pressão, são dadas as equações termoquímicas abaixo.

mackezine

A variação da entalpia e a classificação para o processo de combustão da hidrazina, nas condições de temperatura e pressão das equações termoquímicas fornecidas são, de acordo com a equação N2H4(g) + O2(g) → N2(g) + 2 H2O(g), respectivamente,

a) – 579 kJ/mol; processo exotérmico.

b) + 389 kJ/mol; processo endotérmico.

c) – 389 kJ/mol; processo exotérmico.

d) – 147 kJ/mol; processo exotérmico.

e) + 147 kJ/mol; processo endotérmico.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 36
Envenenamento por chumbo mata 163 pessoas na Nigéria

Pelo menos 163 nigerianos morreram desde março, a maioria crianças, devido ao envenenamento por chumbo, causado por garimpeiros clandestinos. O epidemiologista chefe do Ministério da Saúde da Nigéria, Henry Akpan, disse à Agência Reuters que já foram notificados 355 casos, em seis localidades remotas do Estado de Zamfara, norte do país, e que 111 dos mortos eram crianças, muitas delas menores de cinco anos.

Segundo ele, há uma incidência excepcional de dores abdominais, vômitos, náuseas e, eventualmente, convulsões e que muitas vítimas morreram após entrar em contato com ferramentas, terra ou água com concentrações elevadas de chumbo em torno da área onde estão escavando ouro.

O excesso desse metal no organismo pode afetar vários órgãos, incluindo o sistema nervoso e reprodutivo e os rins, sendo especialmente nocivo para crianças pequenas e para grávidas. Estudos sugerem que uma concentração a partir de 10 microgramas por decilitro de sangue já causa efeitos adversos para o aprendizado e o comportamento, segundo o site da OMS.
Adaptado de Sahabi Yahaya, Reuters/Nigéria

De acordo com o texto e com os seus conhecimentos específicos a respeito do chumbo, é correto afirmar que 

a) o elemento químico chumbo (Pb) é um metal alcalino.

b) os íons Pb2+, contidos em uma solução, não poderiam ser precipitados pela ação de íons cloreto, pois o PbCl 2 é muito solúvel em meio aquoso.

c) o chumbo é um metal que apresenta somente um estado de oxidação.

d) segundo o site da OMS, o chumbo, ao atingir a concentração de 1∙10–4 g/L no sangue, causa efeitos adversos para o aprendizado e para o comportamento.

e) à temperatura ambiente, o metal chumbo encontra-se no estado líquido.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 37
Os trabalhadores do Friboi, em Pedra Preta (MT), passaram por um susto na manhã de 07.02.2010 quando um duto de gás amônia estourou dentro do frigorífico, próximo das caldeiras. Pelo menos 11 pessoas, que tiveram contato com o produto, passaram mal, sendo encaminhadas pela própria empresa ao Hospital Municipal de Pedra Preta, com sintomas de intoxicação.

O gás amônia é utilizado para a refrigeração do frigorífico e sua inalação pode causar, desde irritações e queimaduras, até a morte por asfixia.
Adaptado de Ailton Lima, 24horasnews.com.br

Assim, a respeito do gás amônia é INCORRETO afirmar que

a) pode ser produzido por meio do processo Haber-Bosch, de acordo com a equação N2(g) + 3 H2(g) 2 NH3(g).

b) a 25ºC, pode ser solubilizado em água, formando uma solução de hidróxido de amônio segundo a equação NH3(g) + H2O(l) NH4OH(aq).

c) o átomo de nitrogênio, na molécula desse gás, não apresenta par de elétrons livres.

d) sua molécula é polar com geometria piramidal.

e) a 25ºC reage com o cloreto de hidrogênio, formando cristais de cloreto de amônio, de acordo com a equação NH3(g) + HCl(g) NH4Cl(s).


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 38
Uma das atividades de destaque da Mineradora Vale, a segunda maior empresa em seu setor no mundo, é a produção do alumínio, metal presente em nosso cotidiano em inúmeros artigos, como latas de bebidas e alimentos, utensílios domésticos e embalagens diversas. O alumínio pode ser obtido industrialmente a partir da bauxita, cujo percentual de alumina (Al2O3) é de cerca de 50%.

Basicamente, a reação que ocorre nesse processo é 2 Al2O3 → 4 Al + 3 O2.

Considerando as condições de obtenção industrial do alumínio, informadas no texto, a quantidade obtida desse metal, a partir de 2,04 toneladas de bauxita, é de cerca de 

a) 135 kg.

b) 270 kg.

c) 540 kg.

d) 1080 kg.

e) 2160 kg.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 39
A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele. Essa substância age diretamente nos melanócitos, dificultando a reação química de formação da melanina (responsável pela pigmentação da pele), ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que armazenam a melanina dentro das células. O seu efeito é lento, mas bastante eficiente.

A equação química abaixo mostra a conversão da p-quinona em hidroquinona.

mackezine

A partir das informações dadas, e analisando as moléculas orgânicas acima, é INCORRETO afirmar que

a) a hidroquinona também recebe a denominação de 1,4-dihidroxibenzeno.

b) a p-quinona por um processo de redução converte-se na hidroquinona.

c) a hidroquinona é capaz de formar ligações de hidrogênio intermoleculares.

d) a p-quinona pertence ao grupo funcional cetona e a hidroquinona é um álcool.

e) a hidroquinona apresenta característica ácida em solução aquosa.


Biologia

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 40
Vários distúrbios neurológicos são devidos a alterações na ação de neurotransmissores. A respeito dessas substâncias, é correto afirmar que

a) sua ação sempre depende da existência de receptores na membrana.

b) não podem ser reabsorvidas uma vez secretadas, sendo necessária a sua destruição.

c) sempre são capazes de provocar um potencial de ação em um neurônio.

d) são sempre lançadas no espaço entre um axônio e um dendrito.

e) a intensidade da resposta não depende da quantidade dessas substâncias lançadas na sinapse.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 41
A respeito de grupos sanguíneos, é correto afirmar que

a) um indivíduo pertencente ao tipo O não tem aglutininas.

b) um indivíduo com aglutinina do tipo B não pode ser filho de pai tipo O.

c) os indivíduos pertencentes ao tipo AB não podem ter filhos que pertençam ao tipo O.

d) um homem pertencente ao tipo A casado com uma mulher do tipo B não poderá ter filhos do tipo AB.

e) a ausência de aglutinogênios é característica de indivíduos pertencentes ao tipo AB.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 42
O quadro abaixo apresenta algumas doenças provocadas por alterações hormonais. 

mackezine

 Os espaços, A, B, C, D, E e F serão preenchidos correta e respectivamente por

a) glucagon, diminuição, hipófise, GH, paratireoide e calcitonina.

b) T4, aumento, hipotálamo, FSH, medula da supra renal e ocitocina.

c) insulina, diminuição, hipófise, GH, tireoide e tiroxina.

d) glicocorticoide, aumento, paratireoide, adrenalina, tireoide e LH.

e) insulina, diminuição, hipotálamo, ADH, tireoide e ACTH.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 43
A respeito das glândulas anexas do tubo digestório, é correto afirmar que

a) todas produzem enzimas digestivas.

b) o alimento passa pelo interior delas para receber sua secreção.

c) a secreção das glândulas salivares é responsável por iniciar a digestão de proteínas.

d) a secreção do fígado se relaciona à digestão de carboidratos.

e) o pâncreas produz a maior parte das enzimas digestivas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 44
Planta encontrada no sapato de suspeito. Esse foi o título de uma reportagem publicada em um jornal. O texto dizia que o sapato foi levado a um especialista do Instituto de Botânica, que identificou a amostra como sendo uma alga clorofícea (verde).

Atualmente as algas não são consideradas como plantas verdadeiras porque

a) não possuem organelas membranosas em suas células.

b) não possuem os mesmos pigmentos que as plantas.

c) não apresentam tecidos especializados.

d) não usam água como matéria prima para a fotossíntese.

e) não possuem flores.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 45
Nos últimos anos, tem-se falado muito a respeito do aquecimento global, isto é, a alteração da temperatura do planeta de uma maneira geral. A respeito desse aquecimento, considere as afirmações abaixo.

I. Esse aquecimento se deve, com certeza, às atividades do homem, pois o planeta nunca passou por períodos de temperatura elevada.

II. O aquecimento da superfície terrestre é provocado pelo aumento da concentração de certos gases na atmosfera.

III. Esse aquecimento não influi nos seres aquáticos, porque a temperatura da água permanece praticamente a mesma.

IV. Esse aquecimento pode provocar, em determinadas épocas, a inversão térmica.

Assinale

a) se somente I e II estiverem corretas.

b) se somente I e IV estiverem corretas.

c) se somente II e III estiverem corretas.

d) se somente II e IV estiverem corretas.

e) se somente III e IV estiverem corretas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 46
Um professor de Botânica levou os seus alunos a uma região de Mata Atlântica para mostrar alguns representantes dos seguintes grupos de organismos:

I. Fungos

II. Liquens

III. Briófitas

IV. Pteridófitas

V. Gimnospermas

VI. Angiospermas

A respeito desses grupos, é correto afirmar que

a) todos realizam fotossíntese.

b) três deles são considerados como plantas traqueófitas.

c) apenas dois apresentam a fase esporofítica predominando sobre a gametofítica.

d) dois deles são associações mutualísticas.

e) dois deles produzem frutos com sementes.


História

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 47
Nosso povo sacudiu as cadeias que pesavam sobre ele há quase cem anos, para fazer do nosso Vietnã um país livre.
Pronunciamento realizado na proclamação da 
independência do Vietnã, em 1945, por líderes vietnamitas

Após a longa e exaustiva guerra colonial que se travou no Sudoeste Asiático e que ocasionou, em 1954, a derrota francesa, em Dien Bien-Phu, a principal consequência foi

a) uma maior trégua verificada durante esse conflito, contando com o recuo das tropas vietnamitas para a China e dos regimentos franceses para o sul do país.

b) a intervenção, primeiramente de forças chinesas, seguida pelo envio de tropas norte-americanas que acabam por se envolver no conflito vietnamita.

c) a proclamação de um governo com bases democráticas que passou a se chamar de Vietnã do Sul, contando com o apoio político dos EUA.

d) o reconhecimento da independência dos territórios da Cochinchina e do Laos, que passaram a constituir o atual Vietnã.

e) a independência do Camboja, do Laos e do Vietnã, sendo, este último, temporariamente dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 48
Fatos e acontecimentos históricos podem ser analisados de muitas maneiras. Refletir, por exemplo, a respeito da formação da nação brasileira entre as décadas de 1830 e 1870, é tentar compreender seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Nesse sentido, a visão conservadora a respeito da História do Brasil considera esse período sob a ótica da “turbulência” – ou “desordem” – e da “calmaria” – ou “ordem”. Mesmo contestada por novos estudos, essa dicotomia tradicional, no período citado, pode ser encontrada analisando-se, respectivamente,

a) o Período Regencial e o Período Pré-colonial.

b) o Período Regencial e o Segundo Reinado.

c) o Segundo Reinado e o Primeiro Reinado.

d) o Primeiro Reinado e o Período Regencial.

e) o Período Pré-colonial e o Segundo Reinado.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 49
No ano de sua independência, o Brasil tinha [...] tudo para dar errado. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. Era uma população pobre e carente [...]. O medo de uma rebelião dos cativos assombrava a minoria branca. O analfabetismo era geral. [...]. Os ricos eram poucos e, com raras exceções, ignorantes. O isolamento e as rivalidades entre as províncias prenunciavam uma guerra civil [...].
Laurentino Gomes, 1822

É correto afirmar que a independência do Brasil só não confirmou os temores apresentados no trecho,

a) porque ao defender a revolução popular de inspiração camponesa, inspirou legisladores como José Bonifácio e Joaquim Nabuco a defenderem a emancipação completa em relação a Portugal.

b) porque o povo conseguiu entender os anseios de D. Pedro e da elite brasileira, ao pegar em armas e defender até a morte uma independência que parecia condenada em sua própria estrutura.
 
c) porque foi realizada à revelia da população pobre – destacadamente de origem africana e indígena – uma vez que suas simpatias pela Revolução Americana ameaçavam os poderes da elite branca.

d) porque parcelas significativas da elite brasileira se aglutinaram em torno de D. Pedro, a fim de manter as antigas bases de um Brasil colonial na estrutura do novo país que nascia em 1822.

e) porque foi inspirada pela Revolução Francesa e pelas ideias iluministas, no contexto da crise do Antigo Sistema Colonial, sendo liderada pela elite burguesa contra a tirania representada por D. Pedro.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 50
mackexine

Rui Barbosa, quando assumiu a função de ministro da Fazenda durante o governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891), pretendeu garantir a independência econômica do Brasil frente ao capitalismo europeu. Para ele, a República somente se consolidaria ... sobre alicerces seguros quando suas funções se firmarem na democracia do trabalho industrial. Sua política financeira, contudo, não foi bem sucedida, como mostra a charge dada, devido à

a) emissão de papel-moeda em larga escala para incentivar o crédito para investidores do setor industrial, o que gerou uma política inflacionária, visto que o aumento do meio circulante não foi acompanhado pela elevação da produção interna.

b) restrição de crédito para financiamento de novas empresas, além de cortes no gasto público e aumento dos impostos, o que gerou diversas manifestações, principalmente no meio do operariado nacional, prejudicado pelo aumento no custo de vida.

c) adoção de tarifas alfandegárias protecionistas e estímulo às indústrias nacionais visando a aumentar a produção nacional, porém congelou os salários dos trabalhadores e aumentou os gastos na construção de obras públicas.

d) realização de uma política financeira anti-inflacionária que buscou equilibrar nossa economia frente aos prejuízos herdados do período monárquico, graças aos vultosos empréstimos externos, realizados para sanar o déficit orçamentário.

e) especulação financeira graças à facilidade de créditos concedidos pelo governo, que ao invés de contribuir para a instalação de novas indústrias no país, foram utilizados para saldar as dívidas dos cafeicultores perante os banqueiros estrangeiros.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 51
De qualquer maneira, há, variável segundo as indústrias, um limite à concentração absoluta. Se, por exemplo, o mesmo truste de sabão [...] é levado não só a lançar concorrentemente sobre o mercado várias marcas de detergente [...], mas ainda a dotar cada marca de uma certa autonomia [...], é porque a máxima eficiência comercial se encontra nessa forma estranha, mas relativamente descentralizadora de autoconcorrência.
Edgar Morin, Cultura de Massas no século XX: neurose

De acordo com o texto, a predominância de uma política neoliberalista pelos países capitalistas, determinou um tipo de comportamento social, cada vez mais frequente no mundo pós-moderno, como demonstram as práticas publicitárias. É possível verificar que os indivíduos, nas sociedades atuais, são orientados

a) por uma postura social mais direcionada para as questões de sustentabilidade do planeta.

b) pela adoção de práticas efetivas, voltadas à inserção das minorias em nossas sociedades.

c) por atitudes que comprovam o retorno de um espírito cooperativista nas sociedades capitalistas.

d) pela orientação e busca de instituições ou partidos que permitam uma participação maior da sociedade civil.

e) pelo individualismo e pela indiferença frente às propostas políticas e ideológicas em tais sociedades.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 52
Quando se percorre a história das repúblicas, vê-se que todas elas foram ingratas com seus concidadãos: mas há menos exemplos disto em Roma do que em Atenas, ou em qualquer outra cidade de governo popular. Se se quiser conhecer a razão, creio que ela está em que os romanos tinham menos motivos do que os atenienses para temer a ambição dos concidadãos.
Nicolau Maquiavel, Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio

Podemos considerar as conclusões de Maquiavel verdadeiras se levarmos em conta que,

a) em Roma, passou-se por um grande período de estabilidade, sem lutas pelo poder entre os cidadãos, que foi do fim da Monarquia à ascensão de Mário e Sila, na República; já em Atenas, a desconfiança em relação aos cidadãos remontava à época da tirania, e, ao eliminarem-na, os atenienses criaram a instituição do ostracismo, para punir os cidadãos que ameaçassem a nascente democracia.

b) em Roma, o período de instabilidade remontava à época da Monarquia, quando os reis usurparam as liberdades individuais em prol da coletividade, em uma clara divisão entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo poder entre cidadãos remontava à época da República, uma vez que os tiranos exerciam o poder em nome dos aristocratas, mas atraíam o apoio das massas com medidas populares.

c) em Roma, não houve disputas pelo poder, uma vez que a República permitia livre acesso à política, por meio das magistraturas e das Assembleias, permitindo a participação política no conjunto da sociedade; já em Atenas, a democracia era restrita a quem fosse considerado cidadão e, por isso, gerava constantes conflitos entre a ampla camada de não-cidadãos e a elite aristocrática.

d) em Roma, apesar de ampliar a prática da cidadania, esta era controlada pela elite patrícia e alijava do poder a camada de plebeus, a maioria na cidade; já em Atenas, apesar de excluir mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, a democracia era exercida por todos aqueles considerados cidadãos, sem distinção censitária e com amplos poderes de decisão perante as instituições políticas da cidade.

e) em Roma, não havia motivo algum para temer as lutas pelo poder, pois as instituições republicanas só foram consolidadas no final da República, época em que a cidade já era invadida pelos povos denominados bárbaros; em Atenas, as lutas entre os cidadãos remontavam à época da tirania, exercida por Clístenes que, ao cercear as liberdades individuais, sofreu forte oposição dos eupátridas.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 53
Na França de Luís XIV, o Estado dinástico atingiu maturidade e começou a evidenciar algumas de suas características clássicas: burocracia centralizada; proteção real para impor fidelidade; sistema de tributação universal, mas aplicado de maneira injusta; supressão da oposição política pelo uso do protecionismo ou, se necessário, da força e cultivo das artes e ciências como meio de aumentar o poderio e prestígios nacionais. Essas políticas permitiram à monarquia francesa alcançar estabilidade política, implantar um sistema uniforme de leis e canalizar a riqueza e os recursos nacionais a serviço do Estado como um todo.
M. Perry, Civilização Ocidental

O texto apresenta características importantes a respeito do Antigo Regime (XV-XVIII). Dessa forma, é correto afirmar que tal período foi marcado pela tríade

a) Iluminismo-mercantilismo-sociedade estamental.

b) Absolutismo-liberalismo-sociedade estamental.

c) Absolutismo-mercantilismo-sociedade estamental.

d) Iluminismo-mercantilismo-sociedade sectária.

e) Absolutismo-capitalismo monopolista-sociedade estamental.


Física

MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 54
Em um centro de diversões, existe um brinquedo em que dois competidores “dirigem”, cada um, certo carrinho, de pequenas dimensões (Pe P2). O Carrinho P1  é acelerado constantemente, a partir do repouso, no ponto A, e, após 3,0 s, se choca com um obstáculo localizado no ponto B. O carrinho P2 se desloca com velocidade escalar constante e percorre o arco de circunferência CD no mesmo intervalo de tempo em que o carrinho P1  percorreu o segmento de reta AB, paralelo a MN . Sabendo-se que M é ponto médio de AC e que o módulo da aceleração do carrinho P1  é 2,0 m/s², a velocidade angular e o módulo aproximado da velocidade tangencial do carrinho P2 são, respectivamente,

mackezine


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 55
Um estudante de Física observa que, sob a ação de uma força vertical de intensidade constante, um corpo de 2,0 kg sobe 1,5 m, a partir do repouso. O trabalho realizado por essa força, nesse deslocamento, é de 36 J. Considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s², a aceleração, adquirida pelo corpo, tem módulo

a) 1 m/s²

b) 2 m/s²

c) 3 m/s²

d) 4 m/s²

e) 5 m/s²


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 56
Em uma experiência, a barra homogênea, de secção reta constante e peso 100 N, é suspensa pelo seu ponto C, por um fio ideal, e mantida em equilíbrio como mostra a figura. Nas extremidades da barra, são colocados os corpos A e B. Sabe-se que o peso do corpo B é 80 N. A tração no fio que sustenta essa barra tem intensidade

mackezine
a) 650 N

b) 550 N

c) 500 N

d) 420 N

e) 320 N 


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 57
A figura ilustra o esquema, sem escala, de um pequeno objeto real P, situado sobre o eixo principal de uma lente delgada Convergente, com os respectivos Focos Principais, F e F’, e Pontos Antiprincipais, C e C’. A imagem conjugada de P é ________, ________ e de altura ________ que a do objeto.

mackezine

A alternativa que preenche, corretamente, na ordem correta de leitura, as lacunas do texto é

a) virtual, direita, igual ao dobro.

b) virtual, invertida, igual ao triplo.

c) real, direita, igual ao dobro.

d) real, invertida, igual ao triplo.

e) real, invertida, igual ao dobro.


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 58
A 20 °C, o comprimento de uma haste A é 99% do comprimento de outra haste B, à mesma temperatura. Os materiais das hastes A e B têm alto ponto de fusão e coeficientes de dilatação linear respectivamente iguais a αA = 10. 10 ºC–¹ e αB = 9,1. 10 ºC–¹.

A temperatura em que as hastes terão o mesmo comprimento será

a) 970 ºC

b) 1 120 ºC

c) 1 270 ºC

d) 1 770 ºC

e) 1 830 ºC


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 59
Certo estudante dispõe de um voltímetro e de um amperímetro, ambos ideais, de um gerador elétrico (pilha), de resistência interna 4,5 Ω, e de uma lâmpada incandescente com as seguintes inscrições nominais: 1,0 W – 9,0 V. Para que esses dispositivos sejam associados corretamente, proporcionando à lâmpada o maior brilho possível, sem “queimá-la”, o esquema que deverá ser utilizado é o ilustrado na _________ e a força eletromotriz do gerador deverá ser ______.

mackezine

mackezine

As lacunas, do texto acima, são corretamente preenchidas com as afirmações

a) FIGURA 1; 9,5 V

b) FIGURA 2; 9,5 V

c) FIGURA 3; 9,5 V

d) FIGURA 2; 9,0 V

e) FIGURA 3; 9,0 V


MACKENZIE 2011.1 - QUESTÃO 60
Duas cargas elétricas puntiformes, quando separadas pela distância D, se repelem com uma força de intensidade F. Afastando-se essas cargas, de forma a duplicar a distância entre elas, a intensidade da força de repulsão será igual a

mackezine


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2011.1 (1° e 2° dias) com Gabarito
Prova Mackenzie 2011.1 (1° e 2° dias) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s16000/mackenzie-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s72-c/mackenzie-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-2011-1-1-e-2-dias-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-2011-1-1-e-2-dias-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo