Uma lata medindo 20 cm × 10 cm × 10 cm, sem tampa, é sustentada por um suporte, de modo que uma

Uma lata medindo 20 cm × 10 cm × 10 cm, sem tampa, é sustentada por um suporte, de modo que uma
OBMEP 2021 - QUESTÃO 04
Uma lata medindo 20 cm × 10 cm × 10 cm, sem tampa, é sustentada por um suporte, de modo que uma de suas arestas mais curtas fique apoiada no plano horizontal e as arestas mais longas formem um ângulo de 45° com o plano horizontal, conforme mostra a figura. Suponha que um líquido seja colocado na lata, até a altura h em relação ao plano horizontal, também como indicado na figura.

OBMEP 2021 - QUESTÃO 04

a) Qual é o volume total da lata?

b) Explique por que a altura máxima que o líquido vai atingir é 10√2 cm e calcule o volume de líquido na lata quando essa altura é atingida.

c) Faça o gráfico da função V, que fornece o volume V(h) de líquido na lata, em cm³, quando sua superfície está na altura h, em cm.

OBMEP 2021 - QUESTÃO 04

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Item A
O volume total da lata é igual a 20 × 10 × 10 = 2.000 cm³.

Item B
A altura máxima é atingida pelo líquido quando ele alcança a aresta AB indicada na figura (a partir desse instante, o líquido transborda). Nesse mesmo instante, o líquido atinge o ponto médio da aresta EF.


A altura h atingida pelo líquido é igual ao cateto de um triângulo retângulo isósceles de hipotenusa medindo 20 cm. Logo, h² + h² = 20², o que fornece h = 10√2 cm.

O volume da lata que deixa de ser preenchido quando o líquido atinge essa altura é o volume de um prisma triangular, que é igual à metade do volume de um paralelepípedo retângulo de arestas iguais a 10. Logo, o volume não preenchido é igual a 

e, portanto, o volume de líquido, nesse instante, é igual a 2000 – 500 = 1.500 cm³.

Outra solução:
Quando começa a transbordar, o líquido ocupa um prisma reto. A base desse prisma é um trapézio de bases medindo 10 cm e 20 cm, respectivamente, e altura medindo 10 cm; a altura do prisma mede 10 cm. Logo, seu volume é 

Item C
Até atingir o vértice F (quando h = 5√2), o líquido ocupa um prisma triangular, que corresponde à metade do volume de um paralelepípedo retângulo de arestas h√2, h√2 e 10 cm.

Logo, temos


(função quadrática).


Observe que, quando o vértice F é atingido, o volume de líquido é V × 10 = 500 cm³. A partir desse ponto, o líquido adicional ocupa um prisma cuja base é um retângulo de lados medindo 10 cm e 10√2 cm e cuja altura é (h - 5√2). Logo,


(função linear).

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo