Em relação à avaliação e aos tratamentos adjuvantes para pacientes com câncer de próstata localizado, submetidos à prostatectomia radical

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
A maior parte dos pacientes com câncer de próstata localizado podem ser curados apenas com a prostatectomia radical, mas ainda assim há risco de recidiva tumoral, sobretudo para aqueles que apresentam fatores de risco. 

Em alguns estudos, como o SWOG 8794 e o EORTC 22911, os pacientes foram randomizados para, após a prostatectomia radical, receber radioterapia adjuvante ou seguir em controle. Em outros, ao invés de apenas controle, os pacientes deveriam receber radioterapia precocemente, em caso de recidiva bioquímica. 

Em relação à avaliação e aos tratamentos adjuvantes para pacientes com câncer de próstata localizado, submetidos à prostatectomia radical e na ausência de acometimento linfonodal ou de recorrência bioquímica, analise as afirmativas a segur e assinale (V) para a verdedeira e (F) para a falsa. 

( ) São considerados fatores prognósticos adversos, com maior risco de recidiva: margem cirúrgica positiva, invasão de vesícula seminal e extensão extracapsular. 

( ) A observação não é considerada conduta adequada para pacientes com um ou mais fatores de risco, pois estudos mais recentes e com maior tempo de seguimento mostraram menor sobrevida livre de recorrência bioquímica, menor sobrevida global e piora da qualidade de vida. 

( ) Caso seja optado por radioterapia adjuvante, devido à presença de algum fator de risco, o campo de tratamento deve incluir toda a pelve e os pacientes devem receber pelo menos 6 meses de terapia de deprivação androgênica. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) V – F – V. 
(B) F – F – V. 
(C) V – V – F. 
(D) F – V – F. 
(E) V – F – F.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) V – F – F.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.