Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Oncologia Clínica) com Gabarito

FUNSAÚDE-CE

Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Oncologia Clínica) com Gabarito

As questões de 01 à 40 referentes a Português, Raciocínio Lógico, Atualidades e Legislação estão disponíveis nesse link. Essas questões são comuns a todas as provas de Nível Superior do concurso FUNSAÚDE-CE 2021.

Concurso: FUNSAÚDE - CE - 2021 - Edital nº 03
Órgão/Instituição: Fundação Regional de Saúde - CE
Banca/Organizadora: Fundação Getúlio Vargas
Cargo: Médico (Oncologia Clínica)
Escolaridade: Superior

Médico (Oncologia Clínica)
Conhecimentos Específicos

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 41
O paciente B.F.C., sexo masculino, com 57 anos de idade e performance status (PS ECOG) 1, procurou atendimento oncológico com diagnóstico de adenocarciona de corpo gástrico moderadamente diferenciado. 

Após a realização de tomografias computadorizadas, foi constatado invasão de pâncreas, sendo o estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. T4b N0 M0. O caso foi discutido em sessão multidisciplinar, que definiu como tratamento ideal a quimioterapia neoadjuvante com o protocolo FLOT (com as drogas 5-fluorouracil, oxaliplatina e docetaxel), seguido de cirurgia. 

O paciente apresentava também doença cardiovascular prévia, com histórico de três infartos agudos do miocárdio, embora estivesse assintomático e o seu ecocardiograma tenha mostrado função ventricular preservada. 

Em relação ao risco de toxicidade cardiovascular decorrente do tratamento com protocolo de quimioterapia FLOT, assinale a afirmativa correta. 

(A) O mecanismo pelo qual o 5-fluorouracil pode desencadear cardiotoxicidade está bem estabelecido, sendo que a endotelina-1 possui papel fundamental em sua fisiopatogênese. 

(B) Recomenda-se que o ecocardiograma seja repetido em 24 semanas após o início do tratamento com o docetaxel. 

(C) A oxaliplatina e o antagonista de 5HT3 (utilizado para controle de êmese) devem ser descontinuados caso seja constatado, no ECG de controle, aumento do QTc maior que 60 ms em relação ao valor pré-tratamento. 

(D) O diagnóstico prévio de doença arterial coronariana ou de outros fatores de risco como tabagismo, dislipidemia e diabetes não tem influência no risco de toxicidade cardiovascular relacionado ao 5-fluorouracil. 

(E) Angina, arritmias atriais e ventriculares, infarto do miocárdio e choque cardiogênico são exemplos de toxicidades cardiovasculares relacionadas ao 5-fluorouracil.

GABARITO. (E) Angina, arritmias atriais e ventriculares, infarto do miocárdio e choque cardiogênico são exemplos de toxicidades cardiovasculares relacionadas ao 5-fluorouracil.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 42
Paciente de 66 anos, masculino, com cardiopatia isquêmica (último infarto agudo do miocárdio há 1 ano), recebeu diagnóstico de carcinoma epidermoide de canal anal estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. cT3 cN1 M0. 

O mesmo foi submetido ao tratamento com radioterapia concomitante à quimioterapia com mitomicina C e capecitabina. O re-estadiamento, com inspeção visual, toque retal, anuscopia e palpação de linfonodos inguinais, foi realizado 8 semanas após o término da radioterapia e mostrou doença persistente. 

Em relação à condução do caso clínico desse paciente, assinale a afirmativa correta. 

(A) Não está indicada a cirurgia, uma vez que se trata de paciente com história relevante de cardiopatia isquêmica. 

(B) O tratamento pode ser considerado subótimo, uma vez que, atualmente, a cisplatina é indicada no lugar da mitomicina C. 

(C) Recomenda-se que a cirurgia seja realizada, idealmente, entre 8 a 12 semanas após o término da radioterapia com quimioterapia. 

(D) O re-estadiamento foi realizado de forma incompleta, uma vez que deveriam ter sido realizados também ressonância magnética da pelve e biópsia do tumor residual. 

(E) Uma vez que o tumor pode apresentar regressão gradual mesmo com 26 semanas após o início do tratamento, a conduta correta é reavaliar o paciente em 4 semanas.

GABARITO. (E) Uma vez que o tumor pode apresentar regressão gradual mesmo com 26 semanas após o início do tratamento, a conduta correta é reavaliar o paciente em 4 semanas.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
Uma médica mastologista deseja saber a respeito das possibilidades de tratamentos de uma paciente com um tumor de mama recém diagnosticado e que, atualmente, é passível de tratamento com cirurgia conservadora. 

Trata-se de uma mulher de 48 anos, pré-menopausa, com diagnóstico de câncer de mama esquerda, estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. cT2 cN1 M0. A biópsia da lesão mamária mostrou carcinoma lobular grau 2, receptor de estrogênio e receptor de progesterona positivos, HER2 negativo, com Ki-67 de 20%. 

Em relação às possibilidades de tratamentos neoadjuvante e adjuvante para essa paciente e suas possíveis implicações, vantagens e desvantagens, analise as afirmativas a seguir. 

I. A presença de doença residual após a quimioterapia neoadjuvante implica maior risco de recidiva. Caso isso ocorra, a paciente deverá receber, como tratamento adjuvante, além da hormonioterapia e da radioterapia, a quimioterapia com capecitabina, se disponível. 

II. A mudança do estadiamento linfonodal, após a quimioterapia neoadjuvante, para cN0 poderá permitir uma cirurgia menos invasiva e a redução dos campos de radioterapia. 

III. Para evitar o risco de tratar a paciente com quimioterapia neoadjuvante desnecessariamente, o ideal seria fazer a confirmação do estadiamento linfonodal mediante punção aspirativa. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) II e III, apenas. 
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) II e III, apenas.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
Uma avaliação clínica cuidadosa, realizada ao diagnóstico do adenocarcinoma de reto, é de grande importância, uma vez que, além de permitir avaliar fatores prognósticos, permite à equipe determinar qual a melhor conduta inicial.

Os pacientes acometidos por essa neoplasia apresentam não apenas um risco de recidiva à distância, como também a possibilidade de recorrência locorregional, que pode implicar em sintomas de difícil controle. Caso o tumor esteja localizado no reto inferior, é fundamental considerar não somente as chances de cura com o tratamento, como também a qualidade de vida após o término do mesmo. 

Em relação à avaliação clínica inicial e aos fatores prognósticos de pacientes com câncer de reto não metastático, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) O estadiamento locorregional deve incluir anamnese, exame clínico, colonoscopia com biopsia(s) e ressonância magnética de pelve com protocolo para câncer de reto. O ultrassom endoscópico apresenta melhor acurácia para a definição do estadiamento “N” do que para o estadiamento “T” (TNM/AJCC), sendo assim uma opção para os tumores iniciais e para pacientes que não podem realizar ressonância magnética. 

( ) A margem de ressecção circunferencial pode ser avaliada no pré-operatório pela ressonância magnética, sendo considerada livre quando está a mais de 1 mm da fáscia mesorretal e dos músculos elevadores e não invade o plano interesfincteriano. A mesma possui correlação com a possibilidade de recorrência locorregional e com a sobrevida livre de progressão, mas não com a sobrevida global. 

( ) A invasão venosa extramural pode ser avaliada pela ressonância magnética. A presença da mesma está associada à maior incidência de metástases à distância e pode, por si só, fazer com que o paciente seja elegível para tratamento com a terapia neoadjuvante total. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) F – V – F. 
(B) F – V – V. 
(C) V – F – F. 
(D) V – V – F. 
(E) F – F – V.

GABARITO. (E) F – F – V.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 45
Estima-se que até 60% dos pacientes com câncer colorretal irão apresentar metástases. Em cerca de 25% dos casos, as mesmas estão evidentes no momento do diagnóstico inicial. Muitas vezes o fígado é o único sítio de doença à distância, sendo a cirurgia um tratamento com possibilidade curativa.

Alguns pacientes com doença hepática considerada inicialmente irressecável podem ser submetidos à ressecção cirúrgica radical, caso tenham uma boa resposta à quimioterapia.

Por isso, é muito importante uma avaliação criteriosa, por equipe multidisciplinar, a fim de definir a melhor estratégia de tratamento. 

Em relação à avaliação e ao tratamento de pacientes com câncer colorretal e com metástases hepáticas, assinale a afirmativa correta. 

(A) Uma vez que a sobrevida de pacientes com doença metastática é ainda limitada, é recomendado sempre tentar a cirurgia, associada ou não a outros tratamentos locais, mesmo que seja possível apenas um debulking tumoral, com doença residual mínima. 

(B) As evidências de estudos retrospectivos sugerem que pacientes com metástases hepáticas sincrônicas possuem prognóstico melhor, quando comparados àqueles com metástases metacrônicas. 

(C) Alguns estudos associam os seguintes fatores a um prognóstico pior: tumor primário com linfonodo positivo, diagnóstico de metástase em outro sítio além do fígado, presença de mais de 3 lesões hepáticas, lesão hepática maior que 5 cm, intervalo livre de doença menor que 12 meses, aumento de CEA, mutação no gene KRAS e mutação V600E no gene BRAF.

(D) Em pacientes com metástases hepáticas ressecáveis e sem mutação em KRAS, NRAS ou BRAF, o tratamento pré-operatório com quimioterapia associada ao cetuximabe é uma opção preferencial, apesar do aumento da sobrevida livre de progressão não ter atingido significância estatística no estudo New EPOC. 

(E) A duração da quimioterapia pré-operatória em pacientes com metástases hepáticas classificadas como borderline ou como inicialmente irressecáveis deve ser até a resposta máxima, que geralmente ocorre após 3 a 4 meses de tratamento.

GABARITO. (C) Alguns estudos associam os seguintes fatores a um prognóstico pior: tumor primário com linfonodo positivo, diagnóstico de metástase em outro sítio além do fígado, presença de mais de 3 lesões hepáticas, lesão hepática maior que 5 cm, intervalo livre de doença menor que 12 meses, aumento de CEA, mutação no gene KRAS e mutação V600E no gene BRAF.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 46
Relacione as técnicas utilizadas na radioterapia, listadas a seguir, às suas respectivas definições. 

1. Radioterapia por intensidade modulada (IMRT) 
2. Tratamento conformacional 
3. Radioterapia guiada por imagem (IGRT) 

( ) Utiliza um método de imagem associado a um sistema de coordenadas espaciais para a verificação de posicionamento, associado a um sistema de imobilização próprio, não rígido, propiciando, assim, a precisão da localização da estrutura profunda a ser tratada e permitindo às estruturas normais adjacentes repararem o dano sublateral. O regime de prescrição de dose é feito de forma hipofracionada. 

( ) Modalidade de radioterapia que permite administrar altas doses de radiação aos volumes-alvos, quer seja tumores grosseiros principais, visíveis em exames de imagem (GTV), quer seja em regiões de alta probabilidade de dispersão celular (CTV). Possui como vantagens o aumento da conformação e a queda rápida da dose fora do volume de planejamento do alvo (PTV). 

( ) Uso de exames de imagem integrado a um sistema de planejamento para cálculo da dose nos volumes de tecido irradiado e nos órgãos circunjacentes. Principais vantagens: redução do volume irradiado, aumento da precisão, redução da radiação em tecidos vizinhos, radioproteção, reduz toxicidades, escalonamento de dose e maior informação sobre os tratamentos. 

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

(A) 3, 1 e 2. 
(B) 2, 3 e 1. 
(C) 1, 2 e 3.
(D) 2, 1 e 3. 
(E) 1, 3 e 2.

GABARITO. (C) 1, 2 e 3.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
Estima-se que até 10% dos pacientes com câncer irão apresentar metástases sintomáticas no sistema nervoso central (SNC). No passado, este diagnóstico esteve associado, quase que invariavelmente, à piora da qualidade de vida e da sobrevida.

Porém, vários avanços foram obtidos em relação aos métodos de imagem, às técnicas de neurocirurgia e de radioterapia e ao suporte clínico paliativo. Mesmo os tratamentos sistêmicos, atualmente, contribuem para um melhor desfecho clínico destes pacientes. 

Em relação ao tratamento sistêmico para o controle das metástases em SNC, assinale a afirmativa correta. 

(A) Em pacientes com câncer de mama HER2 positivo, os seguintes tratamentos mostraram eficácia em estudos fase II ou fase III: capecitabina com lapatinibe, capecitabine com neratinib e capecitabina com trastuzumabe e tucatinib.

(B) Os inibidores de tirosina quinase geftinibe e erlotinibe são opções para pacientes com câncer de pulmão não pequenas células com mutação sensibilizante de EFGR, sendo que o primeiro é capaz de atingir, proporcionalmente, maiores concentrações no líquido cérebro-espinhal, quando utilizado na dosagem aprovada em bula. 

(C) No estudo fase III FLAURA, os pacientes tratados com osimertinibe obtiveram um grande aumento da sobrevida livre de progressão em SNC, com significância estatística, apesar de terem apresentado uma resposta objetiva discreta nas metástases em SNC, abaixo de 20%. 

(D) Em pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células, a imunoterapia com os inibidores de check-point ainda não apresentou desfecho positivo em estudos fase II ou fase III, muito provavelmente devido à baixa penetração dessa classe de drogas no SNC. 

(E) Apesar de os inibidores de BRAF vemurafenibe e dabrafenibe, em monoterapia, não terem demonstrado benefício em estudos clínicos fase II ou fase III, a associação destas drogas com os inibidores de MEK é capaz de produzir respostas prolongadas em metástase de melanoma em SNC.

GABARITO. (A) Em pacientes com câncer de mama HER2 positivo, os seguintes tratamentos mostraram eficácia em estudos fase II ou fase III: capecitabina com lapatinibe, capecitabine com neratinib e capecitabina com trastuzumabe e tucatinib.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
Os medicamentos moduladores da resposta imunológica representaram um grande avanço no tratamento das neoplasias malignas.

As drogas anti-CTLA-4, anti-PD-1 e anti-PD-L1 estão aprovadas para uso em vários tumores sólidos e hematológicos, seja em combinação, seja associadas à quimioterapia, ou em monoterapia.

Uma vez que o mecanismo de ação desses medicamentos contrasta com o dos quimioterápicos, foi desenvolvido um guideline específico para a avaliação de resposta ao tratamento, chamado de iRECIST, a ser utilizado como uma alternativa ao RECIST versão 1.1. 

A respeito dos critérios de avaliação das lesões tumorais em pacientes tratados com imunoterapia, assinale a afirmativa correta. 

(A) Ao contrário do que ocorre no RECIST 1.1, no iRECIST o PET-CT deve ser utilizado para a confirmação de progressão tumoral. 

(B) No iRECIST foi incorporado o status clínico, sendo que a estabilidade clínica é considerada, a fim de decidir se um tratamento deve ser continuado após a progressão não confirmada (iUPD).

(C) Da mesma forma que no RECIST 1.1, no iRECIST o surgimento de nova lesão é considerado progressão de doença e essa nova lesão precisa ser registrada, mas não mensurada. 

(D) Uma das maiores diferenças em relação à evolução da carga tumoral em tratamento com imunoterapia é que, ao contrário do que ocorre com a terapia citotóxica, a resposta ao tratamento ocorre mais precocemente. Por isso, a presença de doença estável com imunoterapia é classificada como progressão não confirmada (iUPD). 

(E) Uma vez que os pacientes em tratamento com imunoterapia podem apresentar a chamada “pseudoprogressão” e também desenvolver efeitos adversos imunomediados, a progressão de doença não deve ser mais considerada na avaliação de desfecho em estudos clínicos com pacientes tratados exclusivamente com imunoterapia.

GABARITO. (B) No iRECIST foi incorporado o status clínico, sendo que a estabilidade clínica é considerada, a fim de decidir se um tratamento deve ser continuado após a progressão não confirmada (iUPD).

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 49
A maior parte dos pacientes com câncer de próstata localizado podem ser curados apenas com a prostatectomia radical, mas ainda assim há risco de recidiva tumoral, sobretudo para aqueles que apresentam fatores de risco. 

Em alguns estudos, como o SWOG 8794 e o EORTC 22911, os pacientes foram randomizados para, após a prostatectomia radical, receber radioterapia adjuvante ou seguir em controle. Em outros, ao invés de apenas controle, os pacientes deveriam receber radioterapia precocemente, em caso de recidiva bioquímica. 

Em relação à avaliação e aos tratamentos adjuvantes para pacientes com câncer de próstata localizado, submetidos à prostatectomia radical e na ausência de acometimento linfonodal ou de recorrência bioquímica, analise as afirmativas a segur e assinale (V) para a verdedeira e (F) para a falsa. 

( ) São considerados fatores prognósticos adversos, com maior risco de recidiva: margem cirúrgica positiva, invasão de vesícula seminal e extensão extracapsular. 

( ) A observação não é considerada conduta adequada para pacientes com um ou mais fatores de risco, pois estudos mais recentes e com maior tempo de seguimento mostraram menor sobrevida livre de recorrência bioquímica, menor sobrevida global e piora da qualidade de vida. 

( ) Caso seja optado por radioterapia adjuvante, devido à presença de algum fator de risco, o campo de tratamento deve incluir toda a pelve e os pacientes devem receber pelo menos 6 meses de terapia de deprivação androgênica. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) V – F – V. 
(B) F – F – V. 
(C) V – V – F. 
(D) F – V – F. 
(E) V – F – F.

GABARITO. (E) V – F – F.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 50
Paciente de 65 anos, diabético e hipertenso, foi recém diagnosticado com adenocarcinoma de próstata. O valor do PSA é de 108 ng/mL e os exames de estadiamento mostraram metástases ósseas em coluna lombar, coluna torácica, pelve à esquerda e fêmur bilateral. Possui performance status (PS ECOG) 1. 

Em relação ao tratamento inicial para esse paciente, assinale a afirmativa correta. 

(A) A terapia de deprivação androgênica deve ser o tratamento inicial, sendo opções consideradas igualmente eficazes: orquiectomia bilateral, análogo de LHRH ou bicalutamida na dosagem de 150 mg/dia. 

(B) Há evidências de estudos randomizados fase III de que esse paciente pode ser tratado com análogo de LHRH associado a um dos seguintes medicamentos: abiraterona, enzalutamida e apalutamida. 

(C) Em razão das comorbidades desse paciente e do risco de toxicidade cardíaca relacionada ao tratamento, deve-se dar preferência, como associação ao análogo de LHRH, ao uso da abiraterona, ao invés da enzalutamida. 

(D) Uma vez que esse paciente não apresenta alto volume de doença, conforme os critérios do estudo CHAARTED, o mesmo não deve receber tratamento com docetaxel associado ao análogo de LHRH. 

(E) É controverso o tratamento com docetaxel associado ao análogo de LHRH, uma vez que, apesar das toxicidades associadas à quimioterapia, o estudo CHAARTED foi o único a mostrar aumento da sobrevida global.

GABARITO. (B) Há evidências de estudos randomizados fase III de que esse paciente pode ser tratado com análogo de LHRH associado a um dos seguintes medicamentos: abiraterona, enzalutamida e apalutamida. 

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 51
Paciente de 68 anos, com hipertensão arterial sistêmica em uso irregular de losartana, há 1 ano apalpou massa em testículo direito. 

Foi submetido à orquiectomia radical via inguinal há 1 mês, com achado histopatológico de seminoma puro em tumoração de 7,1 cm, sem invasão de túnica vaginal e sem invasão vascular ou linfática. 

As tomografias de tórax, abdômen e pelve realizadas para estadiamento não mostraram evidência de disseminação neoplásica e os marcadores tumorais (LDH, beta-HCG e alfa fetoproteína) estavam em níveis normais. 

Em relação à avaliação prognóstica e terapêutica deste paciente, assinale a afirmativa correta. 

(A) A ausência de invasão de rede testis e de marcadores tumorais normais elevados são fatores que podem classificar esse paciente como de baixo risco, sendo assim a conduta preferencial apenas o acompanhamento de acordo com protocolo específico, sem a realização de tratamento adjuvante. 

(B) Se esse paciente não receber tratamento adjuvante e ficar em acompanhamento de acordo com protocolo específico, estima-se que seu risco de recorrência seja de 15 a 25%, mas com uma sobrevida doença-específica de, praticamente, 100%.

(C) Devido à idade do paciente, deve ser considerada a realização de algum tipo de tratamento adjuvante, já que, em caso de recorrência, o mesmo provavelmente não terá condições de receber tratamento com quimioterapia de altas doses seguida de transplante autólogo de medula óssea 

(D) Caso seja optado por tratamento com radioterapia adjuvante, a dose total não deve ultrapassar 35 Gy em 15 frações, sendo limitada ao campo para-aórtico e às cadeias nodais de hilo renal ipsilateral e ilíaca ipsilateral, a fim de evitar as toxicidades relatadas nos estudos clínicos mais antigos 

(E) Embora não existam dados de seguimento de longo prazo, caso seja optado por tratamento adjuvante com quimioterapia, deve-se dar optar pela realização de apenas um ciclo de carboplatina, uma vez que foi demonstrada a não-inferioridade em relação à realização de dois ciclos, além de menor toxicidade.

GABARITO. (B) Se esse paciente não receber tratamento adjuvante e ficar em acompanhamento de acordo com protocolo específico, estima-se que seu risco de recorrência seja de 15 a 25%, mas com uma sobrevida doença-específica de, praticamente, 100%.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 52
Com relação à radiocirurgia estereotáxica (SRS) para o tratamento de pacientes com metástases em sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir. 

( ) A SRS é considerada um tratamento eficaz para todos os tipos de tumores, sendo possível atingir um bom controle local mesmo em tumores considerados resistentes à radioterapia, como melanoma e carcinoma de células renais. 

( ) Quando comparada à radioterapia de crânio total, a SRS foi associada, em alguns estudos, à maior incidência de necrose relacionada ao tratamento e a uma maior preservação da capacidade cognitiva. 

( ) A SRS pode ser indicada mesmo em pacientes que já receberam radioterapia em crânio total, que sejam idosos ou que apresentem de 5 a 10 lesões metastáticas. 

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III. 

GABARITO. (E) I, II e III.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 53
Uma paciente de 73 anos, sexo feminino recebeu diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal positivo de transição anorretal. A ressonância magnética mostrou lesão de 3 x 2,5 x 2,3 cm, com acometimento de camada muscular e extensão à gordura adjacente. 

Foi avaliada por cirurgião oncológico, que considerou que a cirurgia teria risco de perda de continência fecal ou de colostomia definitiva. 

Em relação à possibilidade de tratamento pré-operatório para essa paciente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) É recomendável solicitar a pesquisa de mutações em KIT e PDGFRA, uma vez que a presença de mutações específicas está associadas ao grau de resposta ou à resistência primária ao tratamento com imatinibe 

( ) A realização de um novo PET-CT, com 2 a 4 semanas após o início do tratamento com imatinibe, pode ser um indicativo da sensibilidade do tumor ao tratamento 

( ) A cirurgia pode ser programada para 3 a 4 meses após o início do imatinibe, que é quando costuma ocorrer a resposta máxima ao tratamento. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) F – V – F. 
(B) F – V – V. 
(C) V – F – F. 
(D) V – V – F. 
(E) F – F – V.

GABARITO. (D) V – V – F.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
O carcinoma de nasofaringe é uma doença considerada endêmica em algumas regiões, como o sul da China, o sudeste da Ásia e o norte da África. Em lugares como Hong-Kong, Singapura e Taiwan, houve uma redução da incidência e da mortalidade, que tem sido atribuída a fatores alimentares e socioeconômicos, além de melhorias no tratamento. 

A respeito do carcinoma de nasofaringe, assinale a afirmativa correta. 

(A) Trata-se de uma neoplasia em que, apesar da baixa propensão à disseminação à distância, possui altas as taxas de recidiva locorregional. 

(B) O subtipo carcinoma escamoso queratinizado representa mais de 95% dos casos em regiões endêmicas e está relacionado ao vírus Epstein-Barr (EBV) em praticamente todos os pacientes. 

(C) A detecção e a quantificação do DNA do EBV no plasma têm sido estudadas como método de rastreamento, de estratificação de risco antes do início do tratamento e de avaliação de resposta à terapia.

(D) No tratamento da doença localmente avançada, não metastática, estudos randomizados mostraram benefício de sobrevida livre de recorrência e de sobrevida global para a quimiorradioterapia seguida de quimioterapia adjuvante com cisplatina e fluorouracil, quando comparada à quimiorradioterapia isolada ou à quimioterapia de indução seguida de quimiorradioterapia. 

(E) Apesar dos resultados promissores, ainda não foi demonstrado, em estudo randomizado fase III, o benefício de associar a imunoterapia à quimioterapia no tratamento paliativo de primeira linha.

GABARITO. (C) A detecção e a quantificação do DNA do EBV no plasma têm sido estudadas como método de rastreamento, de estratificação de risco antes do início do tratamento e de avaliação de resposta à terapia.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 55
A respeito da vacinação no paciente oncológico, leia o texto a seguir.

Não há evidências de que pacientes com câncer e que estejam recebendo tratamento imunossupressor e/ou com a doença oncológica não controlada possam ter efeitos adversos adicionais com a vacinação, exceto para as__________. As três vacinas para Covid-19 disponíveis no Brasil (até agosto de 2021) são consideradas como __________, por isso não apresentam contraindicação formal para a aplicação em pessoas com imunossupressão. Mesmo as __________, como é o caso da Covishield (Oxford/Astrazeneca - Fiocruz), podem ser administradas durante tratamentos imunodepressores. 

Assinale a opção cujos itens completam, corretamente, as lacunas do texto acima. 

(A) vacinas inativadas - vacinas de vetor viral não replicante - vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados. 

(B) vacinas de vetor viral não replicante - vacinas inativadas - vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados. 

(C) vacinas de vetor viral não replicante - vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados - vacinas inativadas. 

(D) vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados - vacinas inativadas - vacinas de vetor viral não replicante. 

(E) vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados - vacinas de vetor viral não replicante - vacinas inativadas.

GABARITO. (D) vacinas de bactéria ou vírus vivos atenuados - vacinas inativadas - vacinas de vetor viral não replicante.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 56
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais importante, para o oncologista clínico, o conhecimento a respeito da medicina genômica. 

A respeito da sua aplicação em pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC), assinale a afirmativa correta. 

(A) Considerando os medicamentos aprovados para uso no Brasil, os pacientes com CPNPC, com qualquer componente histológico não escamoso, com tumor estágio IV ou recorrente e candidatos a tratamento sistêmico, devem ser avaliadas, no mínimo, para a presença de alterações somáticas nos genes EGFR, ALK, ROS1, BRAF e NTRK1-3. 

(B) Em pacientes com tumor estágio IV ou recorrente, um teste de painel somático deve ser solicitado somente para aqueles que apresentem histologia não escamosa e que sejam candidatos a tratamento sistêmico. 

(C) A pesquisa de mutação no gene EGFR em pacientes com CPCNP estágio II ou III tratados com ressecção cirúrgica curativa deve ser solicitada apenas com o objetivo de avaliar o tratamento paliativo em caso de recidiva, uma vez que não há tratamento adjuvante aprovado para uso no Brasil, no caso de deleção do éxon 19 ou de substituição no éxon 21 (L88R). 

(D) A avaliação de genes individuais, de maneira sequencial, iniciando-se pelo gene EGFR, é recomendada como método preferencial, uma vez que os painéis de sequenciamento contendo múltiplos genes ainda apresentam custo elevado e utilizam maior quantidade de tecido tumoral para a sua realização. 

(E) A avaliação de alterações somáticas em DNA circulante tumoral (biópsia líquida para genotipagem), além da dificuldade técnica e do risco de resultados falso-negativos, apresenta baixa concordância e nenhuma vantagem em relação à biópsia do tumor sólido, sendo por isso utilizada atualmente em duas situações apenas: para fins de pesquisa (com resultados bastante promissores) ou para pacientes com performance status (PS ECOG) 4, sem condições de serem submetidos à uma biópsia da lesão primária ou metastática.

GABARITO. (A) Considerando os medicamentos aprovados para uso no Brasil, os pacientes com CPNPC, com qualquer componente histológico não escamoso, com tumor estágio IV ou recorrente e candidatos a tratamento sistêmico, devem ser avaliadas, no mínimo, para a presença de alterações somáticas nos genes EGFR, ALK, ROS1, BRAF e NTRK1-3. 

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 57
Em relação ao tratamento adjuvante de pacientes com adenocarcinoma de pâncreas submetidos à ressecção cirúrgica, assinale a afirmativa correta. 

(A) Há controvérsias em relação aos pacientes com níveis aumentados de CA19.9 após a cirurgia, uma vez que os mesmos apresentam prognóstico pior e não foram incluídos nos estudos de quimioterapia adjuvante. 

(B) A gencitabina é considerada uma opção de tratamento para pacientes sem condições de receber outros protocolos de quimioterapia com maior toxicidade, uma vez que no estudo ESPAC-3 a sobrevida global foi maior, quando comparada ao tratamento com fluoruracila. 

(C) O protocolo de gencitabina com capecitabina, utilizado no estudo ESPAC-4, apesar de ter sido superior em termos de sobrevida global, não foi adotado como padrão devido à inclusão, neste estudo, de participantes submetidos à cirurgia R1 (margens de ressecção positivas, que estavam presentes em 60% dos pacientes) e às toxicidades graves relacionadas ao tratamento, em especial neutropenia, diarreia e síndrome mão-pé. 

(D) No estudo PRODIGE-24, apesar da modificação do protocolo FOLFIRINOX, mediante redução da dosagem do irinotecano, destaca-se a alta incidência de toxicidades grau 3 e grau 4 nos pacientes randomizados para este braço de tratamento.

(E) Após os resultados do estudo randomizado fase III APACT, o protocolo gencitabina com nab-paclitaxel passou a ser considerado um dos padrões de tratamento adjuvante, devido ao aumento da sobrevida livre de doença e da sobrevida global, além da menor toxicidade, em comparação com o FOLFIRINOX utilizado no estudo PRODIGE-24.

GABARITO. (D) No estudo PRODIGE-24, apesar da modificação do protocolo FOLFIRINOX, mediante redução da dosagem do irinotecano, destaca-se a alta incidência de toxicidades grau 3 e grau 4 nos pacientes randomizados para este braço de tratamento.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 58
A respeito das estratégias para controle do câncer, leia o trecho a seguir, 

O(A) __________ constitui-se de duas estratégias. A primeira é chamada de __________, que tem por objetivo encontrar o câncer pré-clínico ou as lesões pré-cancerígenas, por meio de exames de rotina em uma população-alvo sem sinais e sintomas sugestivos do câncer rastreado. A segunda denomina-se __________, que busca identificar o câncer em estágio inicial em pessoas que apresentam sinais e sintomas suspeitos da doença…” 
(Fonte: Instituto Nacional de Câncer. José Alencar Gomes da Silva. Rio de Janeiro: INCA, 2021).

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do trecho acima. 

(A) diagnóstico precoce - rastreamento - detecção precoce 

(B) detecção precoce - diagnóstico precoce - rastreamento 

(C) detecção precoce - rastreamento - diagnóstico precoce

(D) rastreamento - detecção precoce - diagnóstico precoce 

(E) diagnóstico precoce - detecção precoce - rastreamento

GABARITO. (C) detecção precoce - rastreamento - diagnóstico precoce

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 59
O rastreamento é uma das estratégias para o controle do câncer, sendo realizado mediante a aplicação de testes em indivíduos assintomáticos pertencentes a uma população-alvo definida. Por conseguinte, permite identificar pessoas a serem submetidas a outros exames, a fim de confirmar ou não o diagnóstico e oferecer, quando indicado, um tratamento específico, reduzindo assim a morbimortalidade por essa doença 
(Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
Detecção precoce do câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2021). 

A respeito dos conceitos relacionados ao rastreamento do câncer, assinale a afirmativa correta. 

(A) Por sobrediagnóstico entende-se um resultado positivo de um teste de rastreamento, em um indivíduo que não possui a doença, acarretando a necessidade de realizar outros exames, até que seja descartado o diagnóstico. 

(B) Para ser considerada passível de rastreamento, a doença deve ser um problema relevante de saúde pública e, mesmo que não apresente uma fase de detecção pré-clínica (antes do início dos sintomas), deve ser caracterizada por uma história natural suficientemente longa e bem conhecida e um tratamento capaz de reduzir a morbimortalidade. 

(C) Em um programa de rastreamento, o estadiamento no momento do diagnóstico deve ser utilizado como uma das principais medidas para aferir o sucesso do mesmo. 

(D) Em programas de rastreamento, a redução da incidência do câncer somente pode ocorrer em neoplasias em que é possível a identificação e o tratamento de lesões prémalignas, como é o caso do câncer de colo uterino e do câncer colorretal.

(E) O viés de tempo de duração, também chamado de viés de tempo ganho, refere-se ao aumento artificial da sobrevida em razão apenas da antecipação do diagnóstico em virtude do rastreamento. Nesta situação, os tratamentos realizados após a identificação da doença, em sua fase pré-clínica, não são capazes de alterar a história natural e de prolongar o tempo de vida do paciente.

GABARITO. (D) Em programas de rastreamento, a redução da incidência do câncer somente pode ocorrer em neoplasias em que é possível a identificação e o tratamento de lesões prémalignas, como é o caso do câncer de colo uterino e do câncer colorretal.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 60
Em relação ao câncer de colo do útero, assinale a afirmativa correta. 

(A) Entre as mulheres que já apresentam lesões precursoras, praticamente 100% das mesmas irão desenvolver o câncer de colo do útero, caso as lesões não sejam tratadas. 

(B) Apesar da infecção pelo HPV ser considerada o principal fator de risco, o tabagismo favorece o processo de carcinogênese, aumentando o risco de desenvolver o câncer de colo do útero.

(C) De acordo com as recomendações para detecção precoce do câncer do INCA/MS, as mulheres que realizaram histerectomia total por outras razões que não o câncer do colo do útero, ou que nunca tiveram relação sexual, ou que completaram o esquema de vacinação para o HPV antes do pico de infecção, que ocorre entre os 15 e 20 anos de idade, estão dispensadas da realização do exame citopatológico para rastreamento. (D) Mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou imunodeprimidas devem iniciar o rastreamento com exame citopatológico a partir dos 20 anos de idade, segundo as recomendações para detecção precoce do câncer do INCA/MS. 

(E) O tratamento de lesões precursoras no colo do útero de adolescentes e mulheres jovens, com menos de 25 anos, idade em que prevalecem as infecções por HPV e as lesões de baixo grau, é o que apresenta maior custo-benefício, uma vez que, além de poder ser realizado com maior facilidade e com menor risco de sequelas, consegue interferir precocemente na história natural do câncer. 

GABARITO. (B) Apesar da infecção pelo HPV ser considerada o principal fator de risco, o tabagismo favorece o processo de carcinogênese, aumentando o risco de desenvolver o câncer de colo do útero.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 61
Paciente do sexo masculino, de 49 anos, foi admitido no hospital com queixa de hematoquiezia e submetido à hemicolectomia direita por adenocarcinoma de cólon, com presença de infiltrado linfoplasmocitário peritumoral, estadiamento AJCC/TNM pT3 pN1.

A colonoscopia mostrou o restante do cólon sem anormalidades e, nas tomografias de tórax, abdômen e pelve, não havia sinais de disseminação tumoral. A mãe do paciente faleceu por câncer ginecológico diagnosticado aos 42 anos. O mesmo possui duas filhas, de 15 e 19 anos. 

Em relação à avaliação do risco de câncer hereditário desse paciente, analise as afirmativas a seguir. 

I. A presença de infiltrado linfoplasmocitário peritumoral e a história familiar desse paciente aumentam a chance do diagnóstico de Síndrome de Lynch. 

II. Pode-se iniciar a investigação desse paciente com a pesquisa de deficiência de genes de reparo, mediante análise de imuno-histoquímica ou pela pesquisa de instabilidade de microssatélites com exame de reação por cadeia de polimerase (PCR). 

III. Em caso de perda de expressão de MLH1 e de PMS2 na imuno-histoquímica ou da detecção de alta frequência de instabilidade de microssatélites no exame de PCR, a detecção de mutação somática V600E no gene BRAF indica o diagnóstico de síndrome de Lynch. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) I e II, apenas.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 62
Paciente do sexo masculino, de 65 anos de idade, ex-tabagista (parou de fumar há 35 anos) notou crescimento de tumor cervical à direita, nível III, há cerca de 3 meses. Realizou biopsia, com achado de carcinoma de células escamosas. 

Foi avaliado por exame físico realizado por médico otorrinolaringologista e por tomografia computadorizada de pescoço e de tórax, que foram normais, exceto pela tumoração cervical correspondente à lesão encontrada no exame físico. 

Em relação ao diagnóstico, ao estadiamento e ao tratamento desse paciente, assinale a afirmativa correta. 

(A) Caso a biopsia tenha sido realizado por meio de punção por agulha fina, deve-se fazer uma biopsia “core-needle” ou excisional antes do diagnóstico definitivo e da definição de conduta. 

(B) Devido à localização do tumor, deve-se realizar primeiramente exame para pesquisa de vírus Epstein-barr. Caso esse exame seja negativo, deve-se prosseguir com teste para o vírus HPV 

(C) Caso a tumoração seja positiva para teste de HPV, o sítio tumoral primário será provavelmente a orofaringe, especificamente tonsila palatina ou base de língua, sendo que deve ser considerada a realização de tonsilectomia.

(D) A realização do exame de PET-CT, embora contribua para a identificação do sítio primário, não altera a conduta terapêutica, sendo que ainda não foi demonstrado ganho de sobrevida global em pacientes que realizaram esse exame. 

(E) A fim de evitar toxicidades tardias, a radioterapia cervical bilateral somente deverá ser realizada neste paciente caso o mesmo tivesse tumor negativo para HPV ou então doença clínica no pescoço contralateral.

GABARITO. (C) Caso a tumoração seja positiva para teste de HPV, o sítio tumoral primário será provavelmente a orofaringe, especificamente tonsila palatina ou base de língua, sendo que deve ser considerada a realização de tonsilectomia.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 63
Em relação às drogas inibidoras de CDK 4/6 para o tratamento do câncer de mama metastático, assinale a afirmativa correta. 

(A) Pacientes tratadas com palbociclibe devem realizar, no primeiro mês de tratamento, avaliação com hemograma, aminotransaminases e eletrocardiograma. 

(B) O tratamento com fulvestranto associado ao palbociclibe, utilizado no estudo PALOMA-3, foi associado a uma alta taxa de neutropenia, em geral de graus 1 e 2, embora tenha sido muito rara a ocorrência de neutropenia febril. 

(C) Apesar de os estudos fase 3 com essas drogas terem incluído apenas mulheres na pós-menopausa, as principais diretrizes recomendam também o tratamento de mulheres com câncer de mama com receptor hormonal positivo e HER2 negativo na pré ou perimenopausa, desde que recebem também ablação ou supressão ovariana. 

(D) Embora o tratamento com abemaciclibe associado a inibidor de aromatase (anastrozol ou letrozol) não tenha sido associado à ocorrência de neutropenia, a diarreia ocorreu em grande parte das pacientes, sendo algumas vezes grau 3. 

(E) Foi demonstrado, em estudo fase 3, aumento de sobrevida global para o tratamento de primeira linha com ribociclibe associado ao letrozol, em mulheres com tumores receptor hormonal positivo e HER2 negativo.

GABARITO. (E) Foi demonstrado, em estudo fase 3, aumento de sobrevida global para o tratamento de primeira linha com ribociclibe associado ao letrozol, em mulheres com tumores receptor hormonal positivo e HER2 negativo.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 64
A melhor compreensão da biologia molecular tumoral tem implicação direta no desenvolvimento de novas drogas. Com isso, tem sido cada vez mais frequente o uso de metodologias alternativas nos ensaios clínicos em oncologia.

Recentemente, dois novos medicamentos, o larotrectinibe e o entrectinibe, foram avaliados para o tratamento de pacientes com tumores sólidos localmente avançados ou metastáticos positivos para a fusão do gene NTRK. 

A respeito do desenho dos estudos clínicos que levaram à aprovação do larotrectinive e do entrectinibe por agências regulatórias, assinale a afirmativa correta. 

(A) A escolha pela metodologia de ensaio clínico randomizado, ainda que fase 2, provavelmente teve impacto positivo na avaliação e aprovação por agências regulatórias. 

(B) Por se tratar de terapias agnósticas, para vários tipos de tumores, e por questões éticas, o braço comparador permitiu a utilização de diferentes tipos de tratamento. 

(C) A utilização de um estudo clínico do tipo “umbrella” foi fundamental para a inclusão de pacientes com diferentes tipos de tumores. 

(D) A opção por um protocolo do tipo “basket” permitiu a inclusão de pacientes com a mesma alteração molecular, independentemente do local de origem e da histologia.

(E) O desenho clínico “platform trial”, também chamado de “multi-arm, multi-stage”, foi utilizado por permitir a realização de vários sub-estudos em paralelo.

GABARITO. (D) A opção por um protocolo do tipo “basket” permitiu a inclusão de pacientes com a mesma alteração molecular, independentemente do local de origem e da histologia.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 65
Com os avanços dos conhecimentos da biologia molecular tumoral, há uma demanda cada vez maior pela chamada “medicina de precisão”, com impacto no desenho dos protocolos de pesquisa. 

A respeito da inclusão, nos ensaios clínicos, de uma biopsia de tecido tumoral, adicional, a ser utilizada apenas para fins de pesquisa, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para averdeira e (F) para a falsa. 

( ) A biopsia adicional para fins de pesquisa pode ser utilizada para avaliar o efeito da terapia ou para fazer associação entre biomarcadores (ou alterações em alguns deles) de acordo com algum tratamento específico ou com o desfecho clínico. 

( ) A biopsia adicional para fins de pesquisa é, na maioria das vezes, fundamental para a avaliação do objetivo primário em estudos com novas drogas. 

( ) Uma vez que a biopsia adicional, para fins de pesquisa, não oferece benefícios para os participantes, é importante que sejam minimizados os riscos para os mesmos. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) V – F – V. 
(B) F – F – V. 
(C) V – V – F. 
(D) F – V – F. 
(E) V – F – F.

GABARITO. (A) V – F – V. 

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 66
Nos pacientes com câncer colorretal com metástases hepáticas, recomenda-se que a ressecção cirúrgica seja considerada como a primeira opção de tratamento local. Porém, muitas vezes, outras formas de terapias ablativas devem ser consideradas. 

A respeito das terapias locais para o tratamento das metástases hepáticas do câncer de cólon e de reto, assinale a afirmativa correta. 

(A) Apesar de a radioterapia estereotática fracionada corpórea (SBRT) ser um tratamento bem tolerado, ainda há uma série de limitações, como a ausência de estudo fase III e a impossibilidade técnica de tratar mais de uma lesão de forma simultânea. 

(B) A ablação térmica é classicamente recomendada em situações como lesões de até 5 cm de diâmetro, em pacientes comorbidades, baixa reserva hepática, tumor irressecável devido à sua distribuição ou por recusa do paciente ao tratamento cirúrgico. 

(C) A ablação térmica ou por microfrequência são consideradas igualmente eficazes, embora a última seja associada ao risco de toxicidade para os vasos sanguíneos de maior calibre. 

(D) Embora tenha sido demostrada em estudo randomizado fase III a eficácia da quimioembolização transarterial associada à quimioterapia com FOLFOX no controle das metástases hepáticas, este tratamento não é recomendado como primeira linha devido à piora da sobrevida livre de progressão e a maior toxicidade. 

(E) A radioembolização transarterial como primeira linha de tratamento, avaliada em estudos randomizados fase III, não mostrou benefício de aumento de sobrevida global, apesar do possível desfecho positivo para pacientes com tumor primário no cólon direito.

GABARITO. (E) A radioembolização transarterial como primeira linha de tratamento, avaliada em estudos randomizados fase III, não mostrou benefício de aumento de sobrevida global, apesar do possível desfecho positivo para pacientes com tumor primário no cólon direito.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
Cada vez mais tem sido estudada a relação entre obesidade, hábitos alimentares e atividade física ao câncer de mama, em todas suas etapas de desenvolvimento e evolução. 

A respeito da relação entre os hábitos de vida e a neoplasia maligna de mama, analise as afirmativas a seguir. 

I. A obesidade tem sido associada a um maior risco de câncer de mama na pós-menopausa, à maior taxa de complicações por cirurgia ou radioterapia, a uma possível redução da eficácia da quimioterapia e da hormonioterapia e a uma redução da sobrevida relacionada ao câncer. 

II. A associação entre atividade física e câncer de mama é bastante complexa, sendo ainda necessários estudos epidemiológicos extensos, que possam ter poder estatístico para fazer recomendações específicas. Por isso, as recomendações de exercício físico como forma de prevenção ou pós tratamento seguem aquelas para a população geral. 

III. Há evidências de que intervenções que promovem hábitos saudáveis de vida possuem impacto no risco de desenvolver câncer de mama e na mortalidade pela neoplasia. Apesar disso, as evidências ainda são consideradas inconclusivas. 

Está correto o que se afirma em 

(A) II, apenas. 
(B) I e III, apenas.
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas. 
(E) I, II e III. 

GABARITO. (B) I e III, apenas.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 68
Os desfechos medidos pelos pacientes (PRO - patient reported outcome) são medidas que tem sido cada vez mais utilizadas em estudos clínicos, a fim de avaliar as condições de saúde dos pacientes. 

A respeito da utilização dos desfechos medidos pelos pacientes em ensaios clínicos em oncologia, assinale a afirmativa correta. 

(A) A qualidade de vida relacionada à saúde é uma avaliação objetiva do impacto da doença e do tratamento no bem-estar dos pacientes, cuja importância já foi reconhecida pela Food and Drug Administration (FDA). 

(B) A coleta dos dados deve ser feita por profissional de saúde devidamente treinado, a fim de evitar vieses relacionados às diferenças de alfabetização e capacidade cognitiva dos pacientes. 

(C) Há estudos que sugerem que os PRO podem predizer, de forma independente, a sobrevida global.

(D) É importante que cada estudo clínico faça as adaptações necessárias nas ferramentas de coleta de dados de PRO, de acordo com o medicamento em estudo e a população específica, a fim de facilitar a aplicação das mesmas. 

(E) Uma vez que as ferramentas de avaliação dos PRO são adaptadas a cada estudo clínico, a metodologia para sua análise estatística é considerada flexível, ao contrário dos outros desfechos avaliados, como sobrevida global.

GABARITO. (C) Há estudos que sugerem que os PRO podem predizer, de forma independente, a sobrevida global.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 69
A hipercalcemia relacionada ao câncer em geral ocorre em pacientes com doença mais avançada e com pior prognóstico. Em relação aos mecanismos, à investigação laboratorial e ao tratamento da hipercalcemia relacionada ao câncer, assinale a afirmativa correta. 

(A) Uma vez que a hipercalcemia ocasiona um aumento da taxa de filtração glomerular devido ao efeito natriurético ocasionado pelos altos níveis de cálcio sérico, o tratamento deve ser iniciado por uma hidratação venosa vigorosa com solução salina a 0,9%. 

(B) Os mecanismos mais frequentes são osteólise local devido à alta carga tumoral óssea e a hipercalcemia absortiva relacionada ao excesso de ativação da vitamina D pela neoplasia. 

(C) A osteólise local como mecanismo de hipercalcemia é mais frequente em pacientes com diagnóstico de mieloma múltiplo. 

(D) Na investigação laboratorial, é importante fazer a correção para o nível sérico de cálcio ou então dosar o cálcio ionizado, sendo que os níveis de PTH estão em geral reduzidos.

(E) O tratamento com anticorpo monoclonal que se liga ao RANKL, embora seja mais eficaz que os bisfosfonados, possui contraindicação parcial em pacientes com insuficiência renal.

GABARITO. (D) Na investigação laboratorial, é importante fazer a correção para o nível sérico de cálcio ou então dosar o cálcio ionizado, sendo que os níveis de PTH estão em geral reduzidos.

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 70
A síndrome de lise tumoral é uma emergência oncológica relativamente frequente em pacientes com tumores hematológicos, como linfoma não-Hodgkin e leucemia aguda. 

A este respeito, analise as afirmativas a seguir. 

I. A síndrome de lise tumoral ocorre quando há a liberação de potássio, cálcio, ácidos nucleicos e citocinas acima da capacidade de metabolizar e de manter a homeostase. 

II. Apesar de o tratamento com alopurinol promover a redução dos níveis séricos de xantina e de ácido úrico, a demora de cerca de 2 dias para que isso ocorra pode levar ao desenvolvimento de nefropatia. 

III. Comparado com o alopurinol, a rasburicase é capaz de impedir o aumento dos níveis de fósforo e de reduzir de forma mais eficaz os níveis de ácido úrico e de creatinina. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, somente. 
(B) II, somente. 
(C) III, somente.
(D) I e II, somente. 
(E) I, II e III.

GABARITO. (C) III, somente.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,40925,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,amrigs,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,275,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,163,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,83,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,343,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,250,enare,1,encceja,44,enem,85,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,922,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,249,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,30,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,319,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1452,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1131,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1702,questão de informática,134,questão de inglês,1178,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,19974,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4696,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2535,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38284,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,151,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,16,unicamp,17,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,799,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Oncologia Clínica) com Gabarito
Prova concurso FUNSAÚDE-CE 2021 Médico (Oncologia Clínica) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgZBeGfv-041RuYEgeQeWV5Y78USyqY3-jW1ceaHzqgDauTQf4bNyYXuyNIA94qNnMCfE-iC1YQEiQcL_sSanKPpIrSE2hNdoQ-Sps8OYLGjBB6Zaz2L3C1xOGYr5jQ701opsZG0Iz8kjB5Afgx-NvgOeK0R5-8phyWgqnMzjmFqc5SuX8oUB_a92ft=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgZBeGfv-041RuYEgeQeWV5Y78USyqY3-jW1ceaHzqgDauTQf4bNyYXuyNIA94qNnMCfE-iC1YQEiQcL_sSanKPpIrSE2hNdoQ-Sps8OYLGjBB6Zaz2L3C1xOGYr5jQ701opsZG0Iz8kjB5Afgx-NvgOeK0R5-8phyWgqnMzjmFqc5SuX8oUB_a92ft=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/11/prova-concurso-funsaude-ce-2021-medico-oncologia-clinica-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/11/prova-concurso-funsaude-ce-2021-medico-oncologia-clinica-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo