Uma médica mastologista deseja saber a respeito das possibilidades de tratamentos de uma paciente com um tumor de mama recém diagnosticado

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 43
Uma médica mastologista deseja saber a respeito das possibilidades de tratamentos de uma paciente com um tumor de mama recém diagnosticado e que, atualmente, é passível de tratamento com cirurgia conservadora. 

Trata-se de uma mulher de 48 anos, pré-menopausa, com diagnóstico de câncer de mama esquerda, estadiamento TNM/AJCC 8a Ed. cT2 cN1 M0. A biópsia da lesão mamária mostrou carcinoma lobular grau 2, receptor de estrogênio e receptor de progesterona positivos, HER2 negativo, com Ki-67 de 20%. 

Em relação às possibilidades de tratamentos neoadjuvante e adjuvante para essa paciente e suas possíveis implicações, vantagens e desvantagens, analise as afirmativas a seguir. 

I. A presença de doença residual após a quimioterapia neoadjuvante implica maior risco de recidiva. Caso isso ocorra, a paciente deverá receber, como tratamento adjuvante, além da hormonioterapia e da radioterapia, a quimioterapia com capecitabina, se disponível. 

II. A mudança do estadiamento linfonodal, após a quimioterapia neoadjuvante, para cN0 poderá permitir uma cirurgia menos invasiva e a redução dos campos de radioterapia. 

III. Para evitar o risco de tratar a paciente com quimioterapia neoadjuvante desnecessariamente, o ideal seria fazer a confirmação do estadiamento linfonodal mediante punção aspirativa. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) II e III, apenas. 
(E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(D) II e III, apenas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.