Em relação à avaliação clínica inicial e aos fatores prognósticos de pacientes com câncer de reto não metastático

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 44
Uma avaliação clínica cuidadosa, realizada ao diagnóstico do adenocarcinoma de reto, é de grande importância, uma vez que, além de permitir avaliar fatores prognósticos, permite à equipe determinar qual a melhor conduta inicial.

Os pacientes acometidos por essa neoplasia apresentam não apenas um risco de recidiva à distância, como também a possibilidade de recorrência locorregional, que pode implicar em sintomas de difícil controle. Caso o tumor esteja localizado no reto inferior, é fundamental considerar não somente as chances de cura com o tratamento, como também a qualidade de vida após o término do mesmo. 

Em relação à avaliação clínica inicial e aos fatores prognósticos de pacientes com câncer de reto não metastático, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa. 

( ) O estadiamento locorregional deve incluir anamnese, exame clínico, colonoscopia com biopsia(s) e ressonância magnética de pelve com protocolo para câncer de reto. O ultrassom endoscópico apresenta melhor acurácia para a definição do estadiamento “N” do que para o estadiamento “T” (TNM/AJCC), sendo assim uma opção para os tumores iniciais e para pacientes que não podem realizar ressonância magnética. 

( ) A margem de ressecção circunferencial pode ser avaliada no pré-operatório pela ressonância magnética, sendo considerada livre quando está a mais de 1 mm da fáscia mesorretal e dos músculos elevadores e não invade o plano interesfincteriano. A mesma possui correlação com a possibilidade de recorrência locorregional e com a sobrevida livre de progressão, mas não com a sobrevida global. 

( ) A invasão venosa extramural pode ser avaliada pela ressonância magnética. A presença da mesma está associada à maior incidência de metástases à distância e pode, por si só, fazer com que o paciente seja elegível para tratamento com a terapia neoadjuvante total. 

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 

(A) F – V – F. 
(B) F – V – V. 
(C) V – F – F. 
(D) V – V – F. 
(E) F – F – V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) F – F – V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.