Os trechos a seguir se referem ao período histórico que consolidou o capitalismo, entre os séculos XVI

Os trechos a seguir se referem ao período histórico que consolidou o capitalismo, entre os séculos XVI
UFGD 2014 - QUESTÃO 29
Os trechos a seguir se referem ao período histórico que consolidou o capitalismo, entre os séculos XVI e XX. 

Trecho I
“Nada serviu para ‘agrupar’ línguas vulgares correlatas mais do que o capitalismo que, dentro dos limites impostos pelas gramáticas e sintaxes, criou línguas impressas mecanicamente reproduzidas, passíveis de disseminação pelo mercado”. 
(ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989, p. 54).

Trecho II
“Com imenso prazer... começam a fazer compras... e mergulham nisso como quem imerge numa carreira; como classe, falam, pensam e sonham com a posse. (H.G. Wells, 1909”). 
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Impérios (1875 – 1914). 13 ed.
São Paulo: Paz e Terra, 2010, p. 261).

A partir deles, identifica-se na formação das sociedades modernas:

(A) O impulso dado pela imprensa na reprodução de materiais impressos em línguas nacionais contribuiu para a ascensão do nacionalismo e da concepção burguesa baseada nos direitos da propriedade privada e do consumo de bens materiais.

(B) As semelhanças entre o capitalismo clássico e o socialismo científico, respectivamente, baseados na reprodução de ideias voltadas para a ampliação dos mercados consumidores e o direito à propriedade coletiva.

(C) A importância da Revolução Industrial, marcada pela ampliação dos direitos trabalhistas e o uso de políticas públicas para garantir melhores condições sociais e a equidade perante as leis entre trabalhadores e patrões, no desenvolvimento do consumismo e na organização de movimentos sociais.

(D) A reprodução e propagação, por meio da imprensa, dos interesses imperialistas do século XVIII, que resultaram nas revoluções burguesas na Inglaterra e França durante o século XIX.

(E) A expansão do mercado consumidor que contribuiu, em escala mundial, para a ampliação do consumo de alimentos e a diminuição dos índices de desigualdade social entre diferentes nações.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(A) O impulso dado pela imprensa na reprodução de materiais impressos em línguas nacionais contribuiu para a ascensão do nacionalismo e da concepção burguesa baseada nos direitos da propriedade privada e do consumo de bens materiais.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo