Prova UNIRG 2022.2 (Medicina Gurupi) com Gabarito

UnirG

Prova UNIRG 2022.2 (Medicina Gurupi) com Gabarito

CAMPUS GURUPI
PROVA TIPO 1 - BRANCA

PORTUGUÊS

Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 01 a 06.

Harvard cria fundo milionário para
políticas de reparação da escravidão

A Universidade Harvard anunciou, ontem, a criação de um fundo para financiar projetos de pesquisa, educação e memória sobre o racismo e a escravidão dos séculos 17 ao 19, nos Estados Unidos. O objetivo é "reparar" a memória escravagista no país, após um relatório mostrar que a instituição contribuiu, no passado, para corroborar teses racistas.

O anúncio foi feito em uma carta publicada pelo presidente da Universidade, Lawrence Bacow, dirigida aos estudantes, professores e empregados da instituição, fundada em 1636 em Cambridge, no estado de Massachussetts, nos Estados Unidos.

A iniciativa integra um movimento de reconhecimento e reparação da escravidão no país, que ganhou força no meio universitário nos últimos anos. A escravidão foi oficialmente abolida pela 13ª emenda constitucional, em dezembro de 1865. De acordo com Bacow, "a escravidão e sua herança fazem parte da história americana há mais de 400 anos. O trabalho de reparação de seus efeitos persistentes necessitará de esforços ambiciosos nos próximos anos", declarou.

A decisão foi anunciada após a publicação de um relatório do comitê da Universidade que propôs recomendações para "reparar" financeiramente a exploração de gerações de milhões de pessoas deportadas à força da África e da Europa para a América.

O documento mostra, por exemplo, que até o século 20 os presidentes e professores da Universidade ensinavam e promoviam teorias raciais como o eugenismo, prática que defendeu o "aperfeiçoamento" da raça humana por seleção genética. Em Harvard, nos séculos 17 e 18 vários membros e presidentes escravizaram mais de 70 pessoas, até a prática ser considerada ilegal em Massachussetts, em 1783.

A título de exemplo do que ocorria na instituição, em 2019, Tamara Lanier, uma americana que afirma ser descendente de escravos, processou a Universidade por ter fotografado, em 1850, membros da sua família. As imagens foram utilizadas pelo célebre biólogo Louis Agassiz (1807-1873), conhecido pelo seu trabalho sobre calotas polares, mas também pelas suas teorias racistas, que visavam provar a superioridade das pessoas de cor branca.

De acordo com Tamara Lanier, seus ancestrais, conhecidos como Renty e Delia, teriam sido forçados a posar nus para um projeto de Agassiz. O objetivo do professor, afirma, era provar a inferioridade biológica dos negros. "Harvard aproveitou e, de uma certa maneira, perpetuou práticas profundamente imorais", disse o presidente da instituição. Ele reconheceu que a Universidade tem uma "responsabilidade moral" ao financiar projetos de pesquisa que vão ajudar a amenizar os efeitos sociais e pessoais nocivos desencadeados por tais práticas.
(https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/04/27/harvard-cria-
fundo-milionario-para-restaurar-memoria-e-reparar-teses-racistas-da-epoca-da-escravidao.htm)

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 01
A respeito das ideias do texto, analise as afirmativas a seguir:

I. Apesar de a escravidão ter sido abolida, nos Estados Unidos, em 1865, algumas universidades continuam realizando movimentos eugenistas, como a citada na reportagem, Harvard.

II. A proposta de ação da universidade pretende dar um fim imediato na questão da desigualdade entre negros e brancos, de modo que haja eficácia completa com a criação do fundo de que trata a reportagem.

III. Uma vez que a Universidade Harvard desenvolvia ações que contribuíam para a falsa noção de superioridade da raça branca, ela se sente no dever de promover pesquisas que viessem a reparar os danos provocados pelos próprios professores e reitores.

Assinale

(A) se apenas a afirmativa I estiver correta.

(B) se apenas a afirmativa II estiver correta.

(C) se apenas a afirmativa III estiver correta.

(D) se nenhuma afirmativa estiver correta.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 02
Assinale a opção em que o vocábulo indicado exerça, no texto, papel adjetivo.

(A) ontem (L. 1)

(B) sua (L. 16)

(C) recomendações (L. 21)

(D) fotografado (L. 34)


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 03
Analise o segmento de texto a seguir:

“...que visavam provar a superioridade das pessoas de cor branca”. (L. 38 e 39)

Em relação ao verbo destacado do segmento, assinale a opção em que sua ocorrência esteja de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

(A) Eles visaram ao enriquecimento ilícito naquele cenário.

(B) Ao visar ao cheque, o gerente não observou a divergência de assinatura do cliente.

(C) O medalhista de ouro sempre dava um suspiro antes de visar ao alvo em que tinha de acertar.

(D) Sempre visamos o alcance de bons resultados.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 04
Analise o período a seguir:

“Em Harvard, nos séculos 17 e 18 vários membros e presidentes escravizaram mais de 70 pessoas, até a prática ser considerada ilegal em Massachussetts, em 1783”. (L. 29 a 31)

O termo destacado no período exerce função sintática de

(A) predicativo do sujeito.
(B) predicativo do objeto.
(C) adjunto adnominal.
(D) complemento nominal.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 05
A oração do texto “...que afirma ser descendente de escravos...” (L. 33 e 34) se classifica como

(A) subordinada substantiva.

(B) subordinada adjetiva.

(C) subordinada adverbial.

(D) coordenada sindética.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 06
Na linha 28 do texto, a palavra “aperfeiçoamento” está grafada entre aspas com o objetivo de

(A) indicar que foi retirada de outro texto, ou seja, é uma citação.

(B) marcar seu caráter conotativo, como já usado na intenção original do contexto.

(C) assinalar o aportuguesamento de uma palavra estrangeira.

(D) indicar alteração de sentido, ou seja, não se quer usar o seu sentido denotativo.


LITERATURA

Leia atentamente o texto a seguir e responda às questões de 07 a 10.

Em plena florescência de mocidade e saúde, a extraordinária mulher, que tanto impressionara o francês Paul, encobria os músculos de aço sob as formas esbeltas e graciosas das morenas moças do sertão. Trazia a cabeça sempre velada por um manto de algodãozinho, cujas curelas prendia aos alvos dentes, como se, por um requinte de casquilhice, cuidasse com meticuloso interesse de preservar o rosto dos raios do sol e da poeira corrosiva, a evolar em nuvens espessas do solo adusto, donde ao tênue borrifo de chuvas fecundantes, surgiam, por encanto, alfombras de relva virente e flores odorosas. Pouco expansiva, sempre em tímido recato, vivia só, afastada dos grupos de consortes de infortúnio, e quase não conversava com as companheiras de trabalho, cumprindo, com inalterável calma, a sua tarefa diária, que excedia à vulgar, para fazer jus a dobrada ração. 

– É de uma soberbia desmarcada – diziam as moças da mesma idade, na grande maioria desenvoltas ou deprimidas e infamadas pela miséria. 

– A modos que despreza de falar com a gente, como se fosse uma senhora dona – murmuravam os rapazes remordidos pelo despeito da invencível recusa, impassível às suas insinuações galantes. 

– Aquilo nem parece mulher fêmea – observava uma velha, alcoveta e curandeira de profissão. Reparem que ela tem cabelos nos braços e um buço que parece bigode de homem...

– Qual, tia Catirina! O Lixande que o diga! – mandou uma cabocla roliça e bronzeada, de dentes de piranha, toda adornada de joias de pechisbeque e fios de miçanga, muito besuntada de óleos cheirosos. 

– Não diga isso que é uma blasfêmia – atalhou Teresinha loura, delgada e grácil, de olhar petulante e irônico, toda ela requebrada em movimentos suaves de gata amorosa. 

– Por ela eu puno; meto a mão no fogo... 

– Havia de sair torrada. Isso de mulher, hoje em dia, é mesmo uma desgraceira...

– Mas você não pode negar que ela viva no seu canto sossegada sem se importar com a vida dos outros e fazendo pela sua, como uma moira de trabalho. Vocês, suas invejosas, não a poupam; não tendo para dizer dela um tico assim, vivem a maldar, a inventar intrigas e suspeitas. Nem que ela fosse uma despencada do mundo...
(Domingos Olímpio. Luzia-Homem.)

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 07
O trecho acima, retirado do livro Luzia-Homem, de Domingos Olímpio, ilustra bem as características do seguinte período literário:

(A) Romantismo.
(B) Realismo.
(C) Modernismo.
(D) Naturalismo.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 08
Assinale a opção em que esteja corretamente indicada uma característica marcante do período literário em que se insere a obra.

(A) sentimentalismo e idealização do amor e da mulher

(B) valorização da objetividade e dos fatos

(C) preocupação com o aspecto animalesco do ser humano

(D) predominância do humor, da ironia e da irreverência


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 09
O fragmento lido é exemplo do gênero

(A) lírico.

(B) narrativo.

(C) dramático.

(D) jornalístico.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 10
No texto, a personagem que diz pôr a mão no fogo por outra – no caso, a Luzia-Homem – foi

(A) a cabocla roliça e bronzeada.

(B) a tia Catirina.

(C) a Teresinha loura.

(D) um dos rapazes desprezados.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 11
Diz-se que os períodos literários aparecem em ciclos, alternando-se uns com os outros, até pelo menos o Movimento Modernista. Então, é correto afirmar que, assim como o Arcadismo está para o Barroco, o Simbolismo está para o

(A) Romantismo.

(B) Pré-Modernismo.

(C) Parnasianismo.

(D) Quinhentismo.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 12
Poema essencial para a História da Literatura Brasileira, “O Navio Negreiro”, foi composto por

(A) Gonçalves Dias.

(B) Graciliano Ramos.

(C) Casimiro de Abreu.

(D) Castro Alves.


INGLÊS

Read the text below and answer questions 13 to 16.

On Monday, Russia's foreign minister put a new spin on his country's reasoning for invading Ukraine by claiming the "special military action" is meant to put an end to the United States' quest for "world domination" and the expansion of NATO. Besides he accused the U.S. and other Western nations of violating international law and attempting to impose a global order.

Putin has also used Ukraine's pursuit of NATO membership as justification for invading the country, claiming that it posed a threat to Russian security. However, in response to the war, Zelensky said last month that Ukraine will no longer seek admission to the military alliance.

Russia's invasion has so far been met with fierce resistance by Ukrainian forces. However, Russian troops have been accused of committing grim war crimes by targeting and massacring civilian populations across the country.
(adapted from Russia Says Ukraine War Meant to End U.S. Quest for World 
Domination by Natalie Colarossi, in NEWSWEEK, November 4, 2022)

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 13
According to paragraphs 1 and 2, Russia´s military action in Ukraine aims at

(A) halting the American attempt to control the world.

(B) backing up Ukraine´s pursuit of becoming a NATO´s member.

(C) making a world-wide alliance with Western nations.

(D) fostering the United States´s quest for world domination.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 14
According to paragraph 3,

(A) no civilian casualties have been recorded so far.

(B) Ukrainian forces failed to put up a fight against Russian military forces.

(C) civilians have been spared by Russian military forces.

(D) Ukrainian citizens have been subject to the violence of occupying Russian forces.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 15
In the passage, grim (line 15) means

(A) mild
(B) light
(C) cruel
(D) forgivable


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 16
In paragraph 3, the verbal phrase have been accused of (lines 14 and 15) is a passive construction. All the following alternatives have a passive verb phrase, except

(A) many citizens have been killed.

(B) all of them will be prosecuted.

(C) most casualties were caused by explosive weapons.

(D) Russia has repeatedly attempted to justify its invasion of Ukraine.


Read the comic strip below and answer questions 17 and 18.

Calvin

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 17
This comic strip conveys that

(A) the weak always loses.

(B) neither side wins the war.

(C) the winner takes it all.

(D) the strongest always wins.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 18
The author’s intention in this comic strip is

(A) to provoke a good laughter.

(B) to question war.

(C) to validate war.

(D) to confront social systems.


ESPANHOL

Analiza la siguiente campaña y contesta las preguntas 13 a 18.

Analiza la siguiente campaña y contesta las preguntas 13 a 18

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 13
Tras leer la campaña “NO permitas la violencia de género”, organizada por el Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad de España, es correcto afirmar que el texto se direcciona principalmente a

(A) las víctimas de la violencia de género.

(B) los autores de la violencia de género.

(C) los testigos de la violencia de género.

(D) los responsables por juzgar a los agresores.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 14
“Cuando hay maltrato en una pareja, no son sólo cosas de pareja”.

Tras analizar los elementos verbales y no verbales de la campaña institucional, se puede afirmar que la frase en destaque se explica adecuadamente en la opción:

(A) Ninguna pareja debe basarse en una relación de maltrato.

(B) Todas las víctimas de violencia de género deben denunciar a sus agresores.

(C) Todos somos responsables en denunciar crímenes de la violencia de género.

(D) Los amigos y vecinos deben denunciar a los agresores, responsables por la violencia de género.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 15
“No sólo son cosas de pareja”. ¿Qué se entiende por la palabra pareja en destaque en el fragmento anterior?

(A) Conjunto de dos personas que tienen entre sí alguna relación o semejanza.

(B) Uno de los que forman parte de la unión entre dos personas.

(C) Persona del sexo femenino.

(D) Persona del sexo masculino.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 16
De las siguientes frases que se presentan, apunta la que orienta al lector de la campaña.

(A) Tus amigos y vecinos sienten no haber hecho nada.

(B) Cuando hay maltrato en una pareja, no son sólo cosas de pareja.

(C) (…) no son sólo cosas de pareja.

(D) No permitas la violencia de género.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 17
En la campaña se ve una faja con la siguiente frase: “Tus amigos y vecinos sienten no haber hecho nada”. En el fragmento se emplea el adjetivo posesivo TUS.

¿A quién se relacionan los sustantivos “amigos y vecinos” en la frase en destaque?

(A) A los amigos y vecinos de las víctimas.

(B) A las víctimas de la violencia de género.

(C) A los autores de la violencia de género.

(D) A los testigos de la violencia de género.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 18
La campaña alerta los peligros de la violencia de género. Apunta el elemento que simboliza una de las consecuencias de esos crímenes.

(A) La faja junto a las flores en la puerta de la casa.

(B) La presentación de un QR Code.

(C) La puerta de la casa cerrada.

(D) La presentación de la frase “Cuando hay maltrato en una pareja, no son sólo cosas de pareja”.


CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

BIOLOGIA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 19
O organismo humano é condicionado a reagir em diversas situações de estresse. Uma dessas perturbações em seu funcionamento ocorre quando substâncias em quantidades elevadas são consumidas, como pode ocorrer, por exemplo, com a ingestão de bebida alcóolica.

Nesse sentido, assinale a opção que indique corretamente a organela que desempenha papel preponderante na desintoxicação da célula hepática acometida pelo uso excessivo de álcool.

(A) Ribossomo.

(B) Complexo de Golgi.

(C) Retículo Endoplasmático Liso.

(D) Retículo Endoplasmático Rugoso.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 20
Em matéria publicada em 2019, o assunto abordado era a respeito da invasão de espécies exóticas no Brasil. Nesse sentido, leia o fragmento a seguir, assinado por Patrícia Figueiredo.

“A proliferação do mexilhão-dourado tornou o molusco uma praga nos rios e nos reservatórios de água doce da região Sul do Brasil. Seu principal impacto é econômico: a espécie se fixa em superfícies submersas e forma incrustações que trazem prejuízo financeiro em usinas hidrelétricas. Suas colônias podem atingir densidades de mais de 100 mil indivíduos por metro quadrado.”
(https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/
2019/04/26/proliferacao-de-especie-invasora-de-mexilhao-afeta-hidreletricas.ghtml)

O sucesso das espécies exóticas em colonizar novos ambientes pode ser explicado

(A) pela ausência de predadores, somada a um ambiente com alta concentração de recursos.

(B) por um ambiente com pouca disponibilidade de recurso e com presença moderada de predadores.

(C) por um ambiente desequilibrado e com pouca disponibilidade de recurso.

(D) por apresentar características biológicas semelhantes às espécies nativas da região.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 21
Um corpo d’água equilibrado apresenta nutrientes dissolvidos em equilíbrio. Entretanto, corpos d’água podem ser influenciados por ação antrópica, causando sua eutrofização, que pode levar a mortandade de peixes, como mencionado no fragmento de texto a seguir.

“A redução de oxigênio foi desencadeada pelo desequilíbrio do ecossistema ocasionado por um processo denominado de eutrofização antropogênica, decorrente de poluição por efluentes domésticos (águas residuárias) despejados no lago, que provoca a superproliferação de organismos aquáticos.”
(https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2013/04/laudo-
diz-que-poluicao-causou-morte-de-5-mil-peixes-em-parque-de-se.html)

O processo de eutrofização pode correr em decorrência da combinação de alguns fatores, tais como:

(A) o aumento de nitrogênio e fósforo, decorrente do despejo de efluentes domésticos, que pode levar a proliferação excessiva de microalgas, que ao morrerem, aumentam a decomposição de matéria orgânica e consumo de oxigênio dissolvido, causando a morte de peixes.

(B) o aumento descontrolado da concentração de boro, que tem a capacidade de estimular o crescimento desordenado de plantas aquáticas, diminuindo a oferta de oxigênio da água, ocasionando o aumento da mortandade de peixes.

(C) o aumento do ferro associado ao enxofre, proveniente do despejo irregular de efluentes domésticos, que resulta na proliferação de microalgas, que, uma vez ingeridas pelos peixes, resultam no aumento da sua mortandade.

(D) o aumento do ferro, que pode causar uma rápida proliferação do zooplâncton, que, por sua vez, libera toxinas na água, aumentando a mortandade dos peixes.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 22
Nos últimos dois anos houve uma grande discussão a respeito dos métodos de produção e testagem de vacinas em todo o mundo, dada à pandemia da covid-19. Diversos grupos da sociedade foram conclamados ao debate, entre os quais ganhou destaque, por óbvio, o meio científico, balizando os alicerces da proteção coletiva.

Quanto às características das vacinas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Comparando a vacina atenuada e a vacina inativada, a primeira é caracteristicamente mais estável.

( ) Vacinas atenuadas geram melhor resposta celular e humoral por simular, controladamente, uma infecção natural.

( ) Uma vantagem da vacina viva atenuada é o melhor custobenefício.

( ) Vacinas inativadas possuem menor chance de reações de hipersensibilidade e menor quantidade de doses de reforço quando comparadas às atenuadas.

( ) Vacinas vivas atenuadas são as indicadas para conferir imunidade de mucosa.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) V, F, F, V e F.
(B) V, V, F, V e F.
(C) F, V, V, F e V.
(D) F, F, V, V e F.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 23
Um exemplo de preservação do meio ambiente é o sucesso observado com a espécie de mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), citado no fragmento de texto a seguir:

“A Mata Atlântica é a casa de quatro pequenos primatas nativos e exclusivos do bioma. O mais famoso deles, o mico-leão-dourado, está estampado nas notas de vinte reais e sua imagem circula pelas mãos e olhos de toda população brasileira.”
(https://oeco.org.br/reportagens/quatro-micos-e-um-bioma
-a-luta-pela-conservacao-dos-micos-leoes-da-mata-atlantica/)

A conservação de uma espécie que seja carismática e que tenha apelo popular pode trazer consequências benéficas para outras espécies que vivem no mesmo local de sua ocorrência, o qual é preservado.

A essa espécie popular, alvo da preservação, pode-se dar onome de

(A) guarda-chuva.
(B) alóctone.
(C) facilitadora.
(D) competidora.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 24
Analise o recorte aleatório de um exemplo de RNAm e a tabela do código genético degenerado a seguir.

Analise o recorte aleatório de um exemplo de RNAm e a tabela do código genético degenerado a seguir.

Assinale a opção que indique a sequência correta de aminoácidos formados a partir dos códons informados no RNAm.

(A) Met – Pro – Val – Val – Asp – His.

(B) Fen – Gli – Fen – Tre – Asp – His.

(C) Gli – Fen – Tre – Ala – Lis – Glu.

(D) Val – Lis – Fen – Glu – Met – Ala.


FÍSICA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 25
A cidade de NO LIMITS possui uma avenida reta, com 7 semáforos, separados um do outro por 0,3km, conforme ilustra a figura a seguir:

A cidade de NO LIMITS possui uma avenida reta, com 7 semáforos, separados um do outro por 0,3km, conforme ilustra a figura a seguir

Se todos os semáforos abrirem ao mesmo tempo e permanecerem abertos por 60 segundos, a menor velocidade média (constante) para que um automóvel pegue a “onda verde”, ou seja, todos os sinais abertos, será de

(A) 36km/h.
(B) 72km/h.
(C) 108km/h.
(D) 144km/h.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 26
Em condições normais de temperatura e pressão (CNTP), uma panela de pressão, sem tampa, está com água em ebulição. Se colocarmos a tampa, sem que haja qualquer perda de calor, a água passará a ferver a 120°C.

Nessa situação, o incremento de pressão, em relação à situação inicial foi

(A) 5%.
(B) 10%.
(C) 20%.
(D) 30%.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 27
4 esferas metálicas idênticas A, B, C e D, de cargas +4Q, +8Q, –12Q e –4Q, respectivamente, são postas em contato, conforme ilustra a imagem a seguir:

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 27

Para que C fique com carga +4Q, a carga de E deverá ser de

(A) +3Q.
(B) –6Q.
(C) +9Q.
(D) –12Q.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 28 - ANULADA.

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 29
Um anel de raio 10cm está imerso numa região cujo campo magnético é de 250T e este campo forma, com a normal ao anel, um ângulo de 60°.

Um anel de raio 10cm está imerso numa região cujo campo magnético é de 250T e este campo forma, com a normal ao anel, um ângulo de 60°.

O fluxo magnético dentro do anel em Weber (Wb) é de

Dados: π = 3.

(A) 3,75.
(B) 750.
(C) 375.
(D) 7,5.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 30
Um espelho côncavo, com raio de curvatura de 20cm, tem um objeto de 14cm de altura colocado sobre a reta que passa pelo foco e pelo vértice, conforme ilustra a imagem a seguir:

Um espelho côncavo, com raio de curvatura de 20cm, tem um objeto de 14cm de altura colocado sobre a reta que passa pelo foco e pelo vértice, conforme ilustra a imagem a seguir

Se o objeto está a 14cm do foco, o tamanho da imagem será de

(A) 10 cm.
(B) 16 cm.
(C) 08 cm.
(D) 12 cm.


QUÍMICA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 31 - ANULADA.

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 32
A barrilha (Na2CO3) é um composto químico intensamente empregado na fabricação de vidros e no tratamento de piscinas, com o objetivo de ajustar o pH da água. 

Uma das etapas do principal processo de obtenção desse composto envolve a decomposição térmica do bicarbonato de sódio (NaHCO3) equacionada a seguir:

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 32

Em uma instalação industrial, constatou-se que a decomposição térmica de uma amostra impura de bicarbonato de sódio, de massa igual 52,5kg, gerou 26,5kg de barrilha. 

Considerando que as impurezas permaneceram inertes durante todo o processo e que a conversão de bicarbonato em carbonato foi completa, é correto afirmar que, na etapa citada, foi empregada uma amostra de bicarbonato com o grau de pureza de

(A) 40%.
(B) 63%.
(C) 80%.
(D) 100%.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 33
Considere as seguintes informações a respeito de compostos orgânicos nitrogenados de cadeia carbônica pequena:

- As aminas acíclicas primárias e secundárias apresentam caráter básico superior ao das amidas e aminas aromáticas.
- As aminas acíclicas secundárias apresentam caráter básico superior ao das aminas acíclicas primárias.

As opções a seguir apresentam equações químicas que representam reações de obtenção de alguns compostos com as características citadas. Portanto, assinale a que produz o composto orgânico de caráter básico mais acentuado.



UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 34
A tensão superficial de um líquido é uma espécie de película elástica de superfície que é gerada pela ação de forças intermoleculares resultantes da atração entre átomos com eletronegatividades consideravelmente diferentes presentes em moléculas distintas que se encontram muito próximas.

No caso do ácido acético, a tensão superficial é consequência das forças intermoleculares representadas por linhas pontilhadas na figura a seguir:


Uma das substâncias que, no estado líquido, tem suas moléculas unidas pelo mesmo tipo de interação presente entre as moléculas de ácido acético possui a seguinte fórmula estrutural:



UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 35
Um dos procedimentos mais empregados para produzir simultaneamente os gases hidrogênio e oxigênio em laboratório é eletrolisar uma solução aquosa de um sulfato de metal alcalino.

Considere que um técnico de laboratório que seguiu essa rota de produção constatou, no seu experimento, que, durante certo intervalo de tempo, a massa de água presente na solução caiu de 500 para 410g.

Nesse mesmo intervalo, em que o processo evoluiu com um rendimento de 100%, foi produzida a seguinte massa de gás no ânodo da célula eletrolítica:

(A) 160g.
(B) 80g.
(C) 20g.
(D) 10g.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 36
Antes de ser descartado em um rio, o efluente de um processo industrial foi conduzido por uma tubulação até chegar a um tanque de tratamento.

O quadro a seguir fornece informações a respeito desse efluente:

Antes de ser descartado em um rio, o efluente de um processo industrial foi conduzido por uma tubulação até chegar a um tanque de tratamento.

No tanque de tratamento, os 50L de efluente foram completamente neutralizados pela adição de 1kg de uma monobase forte.

Com base nessas informações e considerando a completa dissociação dos eletrólitos, é correto afirmar que a fórmula da base adicionada é

(A) NaOH.
(B) KOH.
(C) AgOH.
(D) Ca(OH)2.


MATEMÁTICA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 37
Fábio (F), Luciana (L), Bia (B) e Maria (M) moram próximos à Universidade Vale do Sol. Em um plano cartesiano podemos representar a casa desses 4 amigos e a Universidade (U):

F(3,2), L(1,4), B(2,-3), M(-3,-4) e U(0,0)

Pela Geometria Analítica podemos calcular as distâncias entre a casa dos 4 amigos e a Universidade. 

Feitos os cálculos, constata-se que quem mora mais distante da Universidade é

(A) Fábio.
(B) Luciana.
(C) Bia.
(D) Maria.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 38
Marina deseja encher sua máquina de lavar utilizando um pequeno balde em formato cilíndrico conforme especificação de medidas dadas pela imagem a seguir:

Marina deseja encher sua máquina de lavar utilizando um pequeno balde em formato cilíndrico conforme especificação de medidas dadas pela imagem a seguir

Sabe-se que a máquina comporta de 60 a 80 litros.

Para que a máquina fique com volume superior ao mínimo pedido, Marina precisa pôr o seguinte número mínimo de baldes cheios na máquina:

Dados: π = 3

(A) 5.
(B) 7.
(C) 10.
(D) 15.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 39
Luiz, muito interessado por Matemática, optou por criar a senha de desbloqueio do seu celular baseado em operações entre Logaritmos.

Os dígitos são obtidos pelos resultados das operações a seguir:

- 1º dígito: log2 8
- 2 º dígito: log 100
- 3 º dígito: log7 7⁴
- 4 º dígito: log3 9²

Sendo assim, a soma dos dígitos dessa senha será

(A) 10.
(B) 11.
(C) 12.
(D) 13.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 40
Uma senha bancária foi criada com base na configuração de uma Matriz A 2x2 (2 linhas e 2 colunas). Sua regra de formação está representada abaixo:

Uma senha bancária foi criada com base na configuração de uma Matriz A 2x2 (2 linhas e 2 colunas). Sua regra de formação está representada abaixo

A senha possui três dígitos e é formada pelos elementos 𝒂𝒂12𝒂𝒂22𝒂𝒂21, nessa ordem.

Então, a senha procurada é

(A) 165.
(B) 185.
(C) 168.
(D) 651.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 41
Considere a seguinte sequência aleatória de números diversos:

2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 15, 16, 17, 18

O número de termos que devem ser removidos para que essa sequência se torne uma Progressão Geométrica, de razão 2 e termo inicial 4, é

(A) 5.
(B) 6.
(C) 7.
(D) 8.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 42
Matteo chegou atrasado do serviço e não conseguiu ver o jogo de abertura do Campeonato Goiano de Futebol. O jogo era entre Goiás e Iporá. Em sua rápida pesquisa na Internet, Matteo verificou que o resultado do jogo foi 4 a 2 para o Goiás, mas não sabe a ordem em que os gols ocorreram durante a partida.

Diante do exposto, assinale a opção que indique corretamente o total de ordenações para os gols dessa partida.

(A) 15.
(B) 18.
(C) 20.
(D) 26.


CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

GEOGRAFIA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 43
“O estado do Tocantins sempre apresentou forte presença da pecuária bovina extensiva, atividade que, durante muito tempo, teve predomínio e ainda hoje se mostra bastante vigorosa. Contudo, não se pode dissociar a dinâmica do uso e da ocupação de suas terras daquela ocorrida no restante do Cerrado brasileiro, pois uma conjuntura internacional propícia ao mercado de commodities agrícolas tem incentivado o agronegócio brasileiro a aprofundar sua territorialização no Cerrado ao longo das últimas décadas.”
(Souza, L.B., Barros, J.R., 2019. Agronegócio e ambiente no Cerrado tocantinense: 
um panorama dos municípios com base em indicadores. Ateliê Geográfico, v. 13, 
n.1, p. 124-149.)

A concepção apresentada, conforme Souza e Barros (2019), considera a recente expansão do agronegócio sobre o Cerrado tocantinense, a qual tem sido responsável por diferentes tipos de transformações nesse bioma.

Portanto, nesse contexto, a referência abordada indica que

(A) à medida que as inovações tecnológicas e as políticas de Estado propiciaram o crescimento da agricultura no Cerrado, com destaque para o cultivo de grãos, o estado do Tocantins, criado pela Constituição Federal de 1988, passou a atrair, gradativamente, essa atividade, especialmente o plantio de soja.

(B) a porção centro-sul do país, onde se localiza o estado do Tocantins, constitui uma área de expansão recente dessa fronteira agrícola, integrante da área designada como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), configurando, assim, gradualmente uma região produtiva do agronegócio, com esforços divergentes para a consolidação do setor.

(C) modelos induzidos pelo agronegócio acometem o Cerrado, principalmente o recente emprego do modelo extensivo, utilizando terras com finalidades de ganho comunitário e público.

(D) a exploração da natureza para a produção nos moldes vigentes desse setor envolve, em primeiro lugar, modificações de superfície. Portanto, o cultivo da soja exerce influência sobre o reflorestamento do Cerrado, conduzindo ao ganho de áreas para o referido bioma.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 44
“Conforme Santos (1996) o espaço é formado por um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas no quadro único no qual a história se dá.”
(SANTOS, M., 1996. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São 
Paulo: Hucitec.)

A concepção de Santos (1996) destaca a dinâmica da natureza e da sociedade.

Nesse contexto, a referência indica que

(A) o conceito de paisagem natural existe com alterações provocadas pelo homem.

(B) os objetos têm realidade filosófica, portanto nos permitem o pleno conhecimento da sociedade, que são grupos de pessoas que vivem no mesmo lugar, de acordo com suas leis e regras de sobrevivência.

(C) o espaço humanizado é a paisagem que foi modificada naturalmente.

(D) o espaço geográfico engloba elementos da natureza e elementos artificiais, construídos pelo homem.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 45
“Em um dia como este, no ano de 1884, ficou definido, por meio de uma conferência internacional em Washington, nos EUA, que o meridiano com base no Observatório Real de Greenwich, em Londres, seria o meridiano oficial que serve para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de 15 graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Greenwich Mean Time (GMT).”
(Moreira, J.C., Sene, E., 2014. Geografia Geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo: Scipione.)

Com base no fragmento de texto, assinale a afirmativa correta.

(A) Greenwich é estabelecido como o paralelo oficial com referência ao Equador.

(B) A longitude varia de 0° (o meridiano de Greenwich) a 90°, para norte e para sul.

(C) A longitude varia de 0° (o meridiano de Greenwich) a 180°, para leste e para oeste.

(D) A longitude corresponde ao meridiano, os quais são paralelos entre si.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 46
“O estado do Tocantins, criado pela Constituição Federal de 1988, possui porte demográfico que varia em função do crescimento natural e da migração, processo que leva à redistribuição da população sobre o território.”
(Alvim, A.M.M., Amaral, J.B., Ferreira, G.L.L., 2017. Movimentos migratórios 
intermunicipais no estado do Tocantins (Brasil) entre 1991 e 2010. GeoTextos, vol. 
13, n.1, p. 53-74.)

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

(A) O Tocantins tem apresentado elevado crescimento demográfico. Um dos fatores responsáveis por esse fenômeno é o fluxo migratório com destino ao estado, além das próprias migrações dentro do próprio território em direção à capital.

(B) Um aspecto socioambiental positivo e relevante do Tocantins é o serviço de saneamento básico, o qual atende todas as residências.

(C) A distribuição da população no Tocantins é desigual, porém bastante povoado, com elevada densidade demográfica.

(D) O processo de urbanização no estado do Tocantins tem ocorrido de forma acelerada, principalmente às margens da BR-153, resultando no estado mais populoso da região norte brasileira.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 47
A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 e suas atualizações dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, a qual estabelece que “os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA”.

Na estruturação desse sistema, os órgãos executores são

(A) a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República e o Ministério do Meio Ambiente.

(B) o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Instituto Chico Mendes.

(C) o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Conselho Superior do Meio Ambiente (CONSUPMA).

(D) o Conselho de Governo e a Casa Civil.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 48
“O clima é um padrão geral da área de condições atmosféricas em períodos que variam de, no mínimo, três décadas a centenas de anos, ou seja, é a condição meteorológica em média durante longo período de tempo”.
(Miller, G.T., Spoolman, S.E., 2015. Ciência
Ambiental. 14ª ed. São Paulo: Cengage Learning.)

Portanto, os principais fatores que influenciam o clima de uma área na superfície terrestre são

(A) energia solar, rotação da Terra, placas tectônicas, gases na atmosfera e recursos da superfície.

(B) energia solar, rotação da Terra, ondas, movimentos das águas oceânicas e do ar.

(C) energia solar, rotação da Terra, movimentos das águas oceânicas e do ar, camadas da Terra e recursos da superfície.

(D) energia solar, rotação da Terra, movimentos das águas oceânicas e do ar, gases na atmosfera e recursos da superfície.


HISTÓRIA

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 49
O mundo tem vivenciado, nestes últimos meses, um conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que tem, entre outros motivos, a expansão da zona de influência da Otan no Leste Europeu.

A respeito da Otan, analise as afirmativas a seguir.

I. Surgida no período de Guerra Fria, em 1949, foi criada com o objetivo de garantir a segurança de seus países-membros, por meios políticos e/ou militares.

II. Hoje, dezenas de países compõem a Otan; entre eles, Cuba, os Estados Unidos, a China, a Alemanha, a França, a Inglaterra, tendo como uma de suas motivações a contenção da expansão socialista no mundo.

III. Em contrapartida à Otan, a União Soviética, aliada aos países socialistas da Europa Oriental, criou o Pacto de Varsóvia, como uma medida para proteger os regimes socialistas e garantir suas zonas de influência.

Assinale:

(A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(B) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

(C) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

(D) se somente a afirmativa I estiver correta.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 50
“Em 1848, o pensador político Alexis de Tocqueville expressou uma angústia compartilhada por muitos europeus. ‘Nós dormimos sobre um vulcão... Os senhores não perceberam que a terra treme mais uma vez? Sopra o vento das revoluções, a tempestade está no horizonte' 1848 foi a primeira revolução potencialmente global (...) foi a única a afetar tanto as partes desenvolvidas quanto as atrasadas do continente. Foi ao mesmo tempo a mais ampla e a menos sucedida desse tipo de revolução”.
(HOBSBAWM, Eric. A Era do capital: 1848 - 1875.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p.29)

O mundo vivenciava a “Primavera dos Povos”. Nesse contexto, assinale a afirmativa correta.

(A) Nesse ano, é instaurada a Segunda República Francesa, sob o governo de Luís Napoleão Bonaparte, herdeiro político do falecido Napoleão Bonaparte, que poucos anos depois daria um golpe e assumiria como imperador.

(B) Nesse mesmo ano, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o primeiro volume de “O Capital”, a pedido do governo alemão para estimular a produção industrial durante a Segunda Revolução Industrial.

(C) Esses movimentos revolucionários ficaram restritos à Europa, não tendo influenciado o Brasil e nenhum outro país da América Latina.

(D) Os movimentos tiveram ampla participação das camadas médias e elite ilustrada, o que garantiu o seu sucesso e a tomada de poder por esses grupos políticos, após a derrubada definitiva do Antigo Regime. 


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 51
O samba-enredo da Unidos da Tijuca, escola de samba do Grupo Especial carioca, deste ano, trouxe a temática dos povos indígenas para a avenida.

[....]
Floresce imponente o povo do guaraná
E se a cobiça e o fogo chegarem na aldeia
Deixa a força Mawé ressurgir
E sorrir quando o Sol reluzir
Nesse dia eles vão temer
E o amor vai vencer
[...]
(Unidos da Tijuca, 2022)

Desde a chegada dos europeus, os povos originários lutam para serem reconhecidos como indivíduos dignos de direitos; entre eles, a própria vida, e não somente como pessoas sem “fé, lei e rei”, a serem tutelados.

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 51

A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Durante o processo de colonização da América portuguesa, os jesuítas tiveram um papel de destaque na aculturação dos povos indígenas. 

( ) Os “negros da terra” foram as primeiras mãos de obra exploradas durante a dominação portuguesa em sua colônia na América. 

( ) A Confederação dos Tamoios foi um movimento dos portugueses com os povos indígenas para negociarem um acordo sobre as relações de trabalho.

As afirmativas são, respectivamente,

(A) F, F e V.
(B) F, V e V.
(C) V, F e F.
(D) V, V e F.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 52
A Guerrilha do Araguaia ocorreu durante a primeira década do regime militar, em parte dos atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins, próximo às margens do rio Araguaia. A população local era constituída, principalmente, de camponeses, pequenos comerciantes e prestadores de serviços, em grande parte, migrantes nordestinos.

UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 52

“O senhor José Nogueira falou que viu ele com os solados dos pés cortados, com as unhas arrancadas, choques nas orelhas, de todo jeito. O senhor José Nogueira era morador daqui que também foi preso na época e viu ele preso na Base em Xambioá. Ele chorou quando viu ele. Eles cortaram o solado do pé e eles ainda mandavam andar na piçarra com os pés cortados. Eles chamam de piçarra essas pedras com terra, esse gorgulho, nós chamamos de piçarra, essas terras misturadas com pedra, que era a Base de Xambioá [...]”.
(Entrevista concedida por ABREU, João de Deus Nazaro. Entrevista I. [jun. 2018]. 
Entrevistadora: Sônia Maria Alves da Costa. São Geraldo do Araguaia – PA, 2018 IN: 
COSTA, Sônia Maria Alves da. Guerrilha do Araguaia: população local na luta e 
resistência ao regime repressivo no Brasil. 2020. Tese (Doutorado) –Programa de 
Pós-Graduação da Faculdade de Direito, Universidade de Brasília, Brasília. 2020.) 

Acerca desse período histórico, assinale a afirmativa correta.

(A) O golpe militar foi resultado de acordos entre setores militares, como a Escola Superior de Guerra (ESG), e da sociedade civil, como o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES), ligado aos empresários, apoiado pelo Estados Unidos, com a alegação de impedir o avanço da esquerda no país. 

(B) O golpe de 1964 instaurou um regime socialista no Brasil, liderado por João Goulart, tendo Cuba como principal influência. Seu marco inicial foi o “Comício da Central”, em frente à Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em que anunciou a implementação das Reformas de Base e da Reforma Agrária no país. 

(C) O governo civil-militar, instaurado depois de 1964, manteve alguns princípios democráticos, como eleições para todos os cargos, a garantia dos direitos civis e constitucionais, e somente utilizou a repressão em casos esporádicos, com pouco uso dos aparelhos repressivos. 

(D) A luta armada, como a da Guerrilha do Araguaia, surgiu somente no período de maior abertura política, com a crise do “Milagre Econômico”, a partir do final da década de 1970 e início de 1980, tendo como seu grande marco o “Atentado do Riocentro”, em 1981.


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 53
Para o filósofo Aristóteles, o escravo seria “aquele que, por natureza, não pertence a si mesmo, senão a outro, sendo homem, esse é naturalmente escravo; é coisa de outro, aquele homem que, a despeito da sua condição de homem, é uma propriedade e uma propriedade sendo, de outra, apenas instrumento de ação, bem distinto do proprietário.”
(ARISTÓTELES. Política, Livro I, 4, 1253b 22ss Apud: PINSKY, Jaime.
100 Textos de História Antiga. São Paulo: Editora Contexto, 2006.)

Durante a História, observamos a escravidão em vários contextos históricos diferentes.

Dessa forma, é correto afirmar que, na Antiguidade,

(A) como na escravidão moderna, os escravizados eram indivíduos oriundos da África subsaariana, na maioria negros. Eram transportados em grandes navios, em condições insalubres.

(B) em todas as civilizações e períodos, a participação dos escravizados era pequena, frente à demanda de mão de obra. Normalmente eram utilizados para trabalhos domésticos.

(C) a escravidão era presente em várias civilizações, como na Grécia e em Roma. Milhares de pessoas, principalmente prisioneiros de guerra, eram transformados em escravos, tornando-se propriedade de outra pessoa.

(D) somente os hebreus foram escravizados, principalmente na Grécia e em Roma, onde eram utilizados como mão de obra na agricultura, nas obras públicas e nos serviços domésticos. 


UNIRG 2022.2 - QUESTÃO 54
No contexto da Idade Média, principalmente entre os séculos XI e XV, as corporações de ofício mostraram-se como importantes organizações que possuíam destacadas funções econômicas, normativas e sociais, sobretudo nos burgos.

A respeito das características das Corporações de Ofício, assinale a afirmativa correta.

(A) Foram constituídas diretamente das heranças culturais romanas e germânicas. A sua principal característica foi o processo de ruralização da economia e a constituição de relações comerciais com base no escambo de produtos e na produção de bens voltados ao consumo interno do manso senhorial.

(B) Consistiam em entidades laborais formadas com o intuito de influenciar diretamente nos processos de produção de bens, na organização da força de trabalho e na sistematização da concorrência nas cidades medievais.

(C) Eram sociedades clericais voltadas para a expansão do comércio e da fé medieval. Entre suas funções destacava-se a instituição das Cruzadas, com o objetivo de retomar as zonas de comércio existentes nos locais de peregrinação no Oriente Médio, sobretudo a cidade de Jerusalém. 

(D) Foram instituições marcadas pela parceria entre lordes suseranos e vassalos. Aos primeiros, cabia a doação de um feudo e área de exploração comercial, e aos segundos, uma posição de apoio e, principalmente, fidelidade ao seu senhor, o doador do benefício.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39323,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,3,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,170,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,418,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,419,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,45,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,28,direito ambiental,2,direito civil,28,direito constitucional,29,direito do trabalho,26,direito eleitoral,1,direito empresarial,27,direito financeiro,1,direito penal,29,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,27,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,10,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,94,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,205,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1126,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,237,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,10,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,133,provas oab,206,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,15,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,30,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,3,provas unip,1,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unitins,4,provas upe,15,provas usp,39,provas vestibular,395,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,quesdão da oab,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da mpe-go,50,questão da oab,3390,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,1033,questão da ueg,324,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,200,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,164,questão da unip,49,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unitins,209,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1488,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,138,questão de ciências naturais,135,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,7991,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3297,questão de direito administrativo,273,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,223,questão de direito constitucional,270,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,135,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,144,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,222,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,80,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,241,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,242,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,733,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,331,questão de física,1808,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,151,questão de geografia,1584,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2120,questão de informática,204,questão de inglês,1602,questão de jornalismo,168,questão de legislação,290,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,404,questão de literatura brasileira,15,questão de marketing,54,questão de matemática,3620,questão de medicina,2094,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4599,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1683,questão de raciocínio lógico,195,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,209,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,25153,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,650,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,45,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,932,questão urologia,15,questão web design,40,questões,49489,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,49,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,1,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,882,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNIRG 2022.2 (Medicina Gurupi) com Gabarito
Prova UNIRG 2022.2 (Medicina Gurupi) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh_Eolra81zFO-Mz4z6yDpwprl03D0EYfj78tdd7wM7RcjMeSS4ZyPZ4Vlsxi_JCi7mpb93mV_9JKFIXSlEhF-Ex9BxR21Q6q7gJRny_wuboszPFHjoi4JJeW-kTQl1uMNvS8OT-j86P-sKin6ivFdRbiNPXGesAc_oY_WFP5yNlppq_GDVXjIQMlg-=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh_Eolra81zFO-Mz4z6yDpwprl03D0EYfj78tdd7wM7RcjMeSS4ZyPZ4Vlsxi_JCi7mpb93mV_9JKFIXSlEhF-Ex9BxR21Q6q7gJRny_wuboszPFHjoi4JJeW-kTQl1uMNvS8OT-j86P-sKin6ivFdRbiNPXGesAc_oY_WFP5yNlppq_GDVXjIQMlg-=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unirg-2022-2-medicina-gurupi-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/07/prova-unirg-2022-2-medicina-gurupi-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo