Avalie as afirmações a seguir a partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios

Texto para as questões 38 e 39.

Atenção com extremos do clima em
países em desenvolvimento
ONU News

A Organização das Nações Unidas marca 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres, desde 1989.

Neste ano, o tema da celebração global é “Cooperação internacional para países em desenvolvimento para reduzir o risco e as perdas por desastres”. Esse tópico é o penúltimo dos sete alvos definidos no Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres para o período entre 2015 e 2030. A ONU justifica o foco na questão, porque considera 2021 como “um ano determinante para cumprir a agenda política” que foi acordada em 2015.

De acordo com a organização, “sem uma ação real sobre o clima, nos próximos 10 anos os eventos climáticos extremos serão arrasadores, especialmente para os países em desenvolvimento”. A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades, quando estas abalam países de rendas baixa e média. Maior destaque vai especialmente para questões como mortalidade, número de feridos, deslocados e desabrigados, além de perdas econômicas refletidas na baixa do Produto Interno Bruto e nos danos causados à infraestrutura essencial.

O investimento para reduzir o risco de calamidades condiciona o sucesso da eliminação da pobreza e da fome. Por isso a ONU incentiva a cooperação internacional em favor de países em desenvolvimento por meio da Ajuda Oficial ao Desenvolvimento e da capacitação para reforçar a recuperação desse tipo de desastre.

Ações nas redes sociais realçam o movimento global para reduzir a exposição de pessoas e comunidades a esses incidentes e aumentam a consciência sobre a importância de conter os riscos com as hashtags #DRRDay e #OnlyTogether. A data é marcada desde 1989, depois de ter sido proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas “para promover uma cultura global de consciência de risco e redução de desastres”. 
https://www.terra.com.br/noticias, 13/10/2021 (Adaptado)


UNITINS 2022.1 - QUESTÃO 39
Avalie as afirmações a seguir a partir do texto e de conhecimentos pessoais prévios.

I. No trecho “A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades”, a palavra sublinhada refere-se à ONU e o predicado do período é verbal, evidenciando o poder de ação desse organismo internacional. 

II. A afirmação “sem uma ação real sobre o clima, nos próximos 10 anos os eventos climáticos extremos serão arrasadores, especialmente para os países em desenvolvimento”, parece uma sentença profética pela escolha do léxico utilizado. Mas a fala é fundamentada em discursos de especialistas que acompanham as mudanças climáticas no mundo. 

III. Esse texto da ONU News é narrativo cuja intenção do autor é relatar calamidades provocadas por desastres climáticos, envolvendo pessoas do mundo inteiro. 

Está correto o que se afirma em:

A) I e II, apenas.
B) I, apenas
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
A) I e II, apenas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.