“Passemos, agora, porém, a um ponto bem diferente, de considerável relevância contemporânea

UENP 2022 - QUESTÃO 12 “Passemos, agora, porém, a um ponto bem diferente, de considerável relevância contemporânea. Apelar para o que dizemo...
UENP 2022 - QUESTÃO 12
“Passemos, agora, porém, a um ponto bem diferente, de considerável relevância contemporânea. Apelar para o que dizemos e não dizemos ou para o que podemos e não podemos dizer é algo que encontra, muitas vezes, sólidas resistências por parte dos defensores de uma doutrina específica, sendo, ao mesmo tempo, solidamente defendido pelos que a ela se opõem. A doutrina é aquela segundo a qual as disputas filosóficas podem e devem ser resolvidas mediante a formalização das teses em conflito. Uma teoria é formalizada quando ela é traduzida da linguagem natural (não técnica, técnica ou semitécnica), na qual a teoria foi originalmente concebida, para uma notação construída deliberadamente [...]. Pretende-se que a lógica de uma determinada posição teórica pode ser regularizada quando os seus conceitos não formais são introduzidos entre as constantes lógicas neutras quanto ao tópico (topic-neutral) cuja conduta em inferências é regulada por sulcos fixos. A formalização substituiria, então, as perplexidades lógicas por problemas lógicos redutíveis a procedimentos de cálculo conhecidos e capazes de ser ensinados.”
(RYLE, Gilbert. “Linguagem ordinária”. In Os Pensadores –
Ryle, Strawson, Austin, Quine. São Paulo: Abril Cultural, 1985, p. 50).

Ryle imediatamente se opõe à formalização como solução adequada para os problemas filosóficos, advogando em favor do retorno ao exame das expressões como ordinariamente as utilizamos. A pretensão não é, certamente, vulgarizar a filosofia, mas aproximá-la do mundo vital em que as expressões ganham sentido, mostrando, inclusive, que erros categoriais sabotam os esforços, mesmo dos mais afamados teóricos. Um exemplo é a suposição errônea de que a Universidade é algo em si distinto do modo de funcionamento de seus edifícios, laboratórios, procedimentos técnicos e pedagógicos; com isso, fica-se à procura de uma entidade que correspondesse ao substantivo, quando ele aponta não para um “o que”, mas para um “como”. Com base nisso e em seus conhecimentos sobre a história da filosofia, indique a alternativa CORRETA com relação ao ponto de vista de Ryle:

A. A filosofia de índole dogmática sempre se prendeu ao exame da linguagem ordinária.

B. A formalização não pode sanar os erros categoriais que a linguagem ordinária produz, mesmo os que produz em seus usos técnicos.

C. A filosofia da linguagem procura dizer o que são, categorialmente, as entidades indicadas pelos sujeitos das proposições e delimitadas pelo teor dos predicados.

D. Em última instância, a filosofia depende da formalização da linguagem ordinária para evitar erros categoriais.

E. A filosofia de Gilbert Ryle é, em termos metafísicos, idealismo de índole platônica.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B. A formalização não pode sanar os erros categoriais que a linguagem ordinária produz, mesmo os que produz em seus usos técnicos.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo