Prova ITA 2023 (1ª Fase) com Gabarito

Prova ITA 2023 (1ª Fase) com Gabarito FÍSICA Quando necessário, use os seguintes valores para as constantes: Aceleração local da gravid...
ITA

Prova ITA 2023 (1ª Fase) com Gabarito

FÍSICA

Quando necessário, use os seguintes valores para as constantes:
Aceleração local da gravidade g = 10 m/s². Velocidade da luz no vácuo c = 3,0 x 10⁸ m/s.
Aproximações numéricas: log2 ≈ 0,30, log3 ≈ 0,48 e ln 10 ≈ 2,3.

ITA 2023 - QUESTÃO 01
Uma partícula é lançada horizontalmente de uma determinada altura em relação ao solo em duas situações: uma em vácuo e outra em ar atmosférico estático, mantendo todas as outras características, como altura e velocidade inicial idênticas.

O gráfico do módulo de sua velocidade v em função da distância horizontal x, no caso do lançamento no vácuo, é mostrado na figura pela curva em linha tracejada, juntamente com mais outras quatro curvas.

O ponto no extremo de cada curva indica a posição em que a partícula atingiu o solo.

O ponto no extremo de cada curva indica a posição em que a partícula atingiu o solo

Pode(m) descrever de maneira correta o lançamento em ar atmosférico apenas a(s) curva(s)

a) II.
b) II, III e IV.
c) II e III 
d) II e IV.
e) I e III.


ITA 2023 - QUESTÃO 02
Um disco de raio R com centro em O pode girar livremente em um plano horizontal sem atrito em torno de um eixo fixo que passa por O. Uma mola de comprimento natural L tem uma das suas extremidades articuladas a um ponto fixo na parede.

Este ponto está localizado a uma distância L do ponto O. A outra extremidade está articulada à borda do disco, em uma posição cujo movimento será analisado a seguir. Inicialmente, a mola se encontra em orientação perpendicular à parede e seu comprimento está reduzido a x = L – R, como mostra a figura. Considere que os pontos A e B são pontos fixos do espaço e que R < L. A seguir, são feitas algumas afirmações sobre esse sistema.

1. O sistema tem apenas dois pontos de equilíbrio, A e B, sendo ambos instáveis.

2. Se um pequeno torque impulsivo for aplicado ao disco, este último continuará completando voltas indefinidamente, contanto que não haja nenhuma dissipação de energia.

4. Se um pequeno torque impulsivo for aplicado ao disco, este pode não completar uma volta se a sua massa for muito grande e a constante elástica for muito pequena, mesmo sem haver dissipação de energia.

8. Seja C um ponto fixo no espaço a uma distância R de O. Se |< AOC| < 30°, C nunca será um ponto de equilíbrio estável.

Assinale a alternativa que contém a soma dos números correspondentes às afirmações verdadeiras

Assinale a alternativa que contém a soma dos números correspondentes às afirmações verdadeiras.

a) 2.
b) 3.
c) 5.
d) 8.
e) 10.


ITA 2023 - QUESTÃO 03
Considere um recipiente, sobre uma plataforma, sujeito à pressão atmosférica Patm. Esse recipiente contém um volume inicial Vi de um gás monoatômico ideal em equilíbrio e tem um êmbolo de seção transversal de área A e de massa m.

Para monitorar a aceleração do sistema, a plataforma foi suspensa por um dinamômetro, como ilustrado na figura.

Por causa de uma ação de uma força externa vertical, o êmbolo atinge uma nova posição de equilíbrio. Nessa posição a leitura do dinamômetro indica que a aceleração do sistema é de 1/10 de g para cima.

ITA 2023 - QUESTÃO 03

Determine o módulo do deslocamento Δx do êmbolo, com relação ao fundo do recipiente, considerando que a transformação do gás é isentrópica.



ITA 2023 - QUESTÃO 04
Um corpo de massa m é lançado em um plano horizontal sem atrito, sob ação da gravidade g, e, ao entrar em um tubo, executa uma trajetória circular de raio R. A força exercida no corpo pelo tubo logo após o início do movimento circular tem intensidade F.

Após meia volta, o corpo percorre uma trajetória retílinea em movimento uniforme até certa distância e depois sobe até certa altura h. O corpo sai do tubo em movimento vertical e imediatamente passa a se mover dentro de um fluido viscoso até atingir altura máxima H, conforme mostra a figura.

ITA 2023 - QUESTÃO 04

Considere que o corpo se desloca pelo tubo sem atrito; que o diâmetro do tubo é desprezível em relação a R, h e H; e que o módulo do trabalho realizado pela força de atrito viscoso até a massa atingir H é equivalente a um terço da energia cinética da partícula, quando esta adentra o fluido.

Assinale a alternativa que expressa H em função das variáveis fornecidas.








ITA 2023 - QUESTÃO 05
Considere um recipiente tubular fino, com área transversal constante, que contém dois líquidos imissíveis A e B. As hastes verticais deste recipiente distam 20 cm uma da outra (L = 20 cm).

Quando o recipiente está em repouso, o líquido A atinge uma altura de 80 cm em relação à linha de separação dos líquidos.

Quando o recipiente é colocado em movimento retilíneo uniformemente variado, a altura de A com relação à linha de separação dos líquidos passa a ser H = 76 cm, conforme mostra a figura.

Considere um recipiente tubular fino, com área transversal constante, que contém dois líquidos imissíveis A e B. As hastes verticais deste recipiente distam 20 cm uma da outra (L = 20 cm).

Considerando-se que o sistema parta do repouso, a distância percorrida pelo recipiente após um intervalo de 3,0 s é

a) 2,4m.
b) 4,6m.
c) 9,0m. 
d) 1,3 x 10 m.
e) 1,8 x 10 m.


ITA 2023 - QUESTÃO 06
Considere uma máquina térmica que opera com um ciclo termodinâmico composto de quatro etapas: (i) expansão isotérmica, à temperatura Tq, saindo do volume inicial V0 até o volume final Vf; (ii) resfriamento isocórico de Tq até Tf; (iii) compressão isotérmica, à temperatura Tf, de Vf até V0; e (iv) aquecimento isocórico de Tf até Tq. A máquina é inicialmente preparada para operar com o ar atmosférico como fluido de trabalho. Sobre esse sistema, são feitas as seguintes afirmações:

I. Aumentando-se a razão de expansão, r = V/Vi, é possível aumentar o rendimento da máquina mantendo os demais parâmetros fixos. 

II. Se o fluido de trabalho fosse substituído por um gás nobre, então o rendimento dessa máquina seria aumentado.

III. Considerando os parâmetros r = 10, Tf = 300 K e Tq = 900 K, o valor do rendimento da máquina é superior a 50%.

Sobre as afirmações I, II e III pode-se afirmar que

a) todas estão corretas. 
b) apenas I está incorreta. 
c) apenas II está incorreta. 
d) apenas III está incorreta.
e) apenas I e III estão incorretas.


ITA 2023 - QUESTÃO 07
Em eventos esportivos, é comum que os espectadores realizem a coreografia da “ola”. Os participantes erguem seus braços e os abaixam logo em seguida, em fileiras sucessivas, criando o efeito visual de uma onda. Os espectadores gritam juntos “ola” seguindo a propagação da onda. Assuma que a distância D entre as cadeiras e o tempo τ de deslocamento de braço são constantes.

Assuma que um participante só inicia o movimento da “ola” quando o participante na fileira ao lado o encerra.

A respeito da situação física descrita, são feitas as seguintes afirmações:

I. Se um estádio com 30.000 pessoas gritando resulta em um ruído sonoro de 90 dB, o ruído de 60.000 pessoas gritando é de aproximadamente 93 dB.

II. A onda resultante da coreografia é longitudinal.

III. A velocidade da onda é diretamente proporcional a T e inversamente proporcional a D.

Sobre as afirmações 1, II e III pode-se afirmar que

a) apenas I e II estão corretas. 
b) apenas I está correta.
c) apenas II está correta. 
d) apenas III está correta.
e) as três estão incorretas.


ITA 2023 - QUESTÃO 08
Considere um filtro polarizador linear no plano S, cuja polarização é paralela ao eixo x. Uma onda eletromagnética com polarização linear no eixo z propaga-se na direção do eixo y.

Um pêndulo é colocado na frente do filtro. A ponta do pêndulo contém uma pequena placa circular feita de um filtro de polarização linear.

Quando o pêndulo está em repouso, a polarização é paralela ao eixo x. O pêndulo oscila no plano S’, de –90° a 90°, conforme mostra a figura. Uma chapa fotográfica capaz de absorver a onda eletromagnética é colocada atrás dos filtros de polarização.

Considere um filtro polarizador linear no plano S, cuja polarização é paralela ao eixo x. Uma onda eletromagnética com polarização linear no eixo z propaga-se na direção do eixo y.

Despreze efeitos de difração e interferência. Considere que os planos S e S’ são paralelos ao plano xz.
Assinale a alternativa que melhor representa o que vai ser visto na chapa fotográfica.








ITA 2023 - QUESTÃO 09
Em vários ramos da ciência e da engenharia, sistemas de interesse são modelados por circuitos elétricos a eles equivalentes. Na biologia, por exemplo, a membrana de um neurônio é modelada por elementos de circuitos elétricos. Considere apenas as seguintes características:

I. A membrana neuronal é constituída de duas camadas de lipídeos que separam os meios condutores intra e extracelular por uma fina camada isolante.

II. As proteínas que cruzam a membrana de um neurônio atuam como poros, canais iônicos não seletivos.

exterior da membrana

Com base nessas considerações, o sistema entre o interior e o exterior da membrana pode ser representado pelos seguintes elementos de circuitos elétricos:

a) resistores e fontes de corrente conectados em série.

b) fontes de corrente e capacitores conectados em paralelo.

c) fontes de corrente e capacitores conectados em série.

d) resistores e capacitores conectados em série.

e) resistores e capacitores conectados em paralelo.


ITA 2023 - QUESTÃO 10
Considere um sistema de coordenadas x, y, z com respectivos vetores de base  sendo z a coordenada vertical. Uma partícula de massa m e carga elétrica de módulo q é colocada em movimento no vácuo, com velocidade  em um espaço tridimensional. Nesse espaço, existem um campo magnético uniforme, 
e um campo gravitacional constante, 


O ângulo θ é escolhido de tal forma que a energia cinética da partícula seja conservada.

Dadas essas informações, é possível inferir que a energia cinética da partícula é igual a








ITA 2023 - QUESTÃO 11
Considere um arranjo experimental, representado na figura, em que um ímã pode se movimentar ao longo das retas  ou  sempre com velocidade constante (v ≤ c).

Uma espira retangular de auto-indutância desprezível é posicionada perpendicularmente a   .

Pelo centro da espira, o ponto P, passam as retas    e   .

A corrente elétrica na espira, observada desde a perspectiva de um observador no ponto A, é positiva, por convenção, se estiver no sentido horário. O polo norte do ímã sempre aponta ou para A ou para A’.

A corrente elétrica na espira, observada desde a perspectiva de um observador no ponto A, é positiva, por convenção, se estiver no sentido horário. O polo norte do ímã sempre aponta ou para A ou para A’.

A respeito da situação física descrita, são feitas as seguintes afirmações:

I. Quando o ímã se desloca de A para P, a corrente na espira é negativa.

II. No momento em que o centro do ímã passa pelo ponto P, a corrente na espira é zero.

III. Durante a passagem do ímã de A para B, haverá dois picos de corrente medidos.

IV. Quando o ímã passa por    a corrente máxima na espira é maior do que a corrente máxima quando o ímã passa por   .

Das afirmações I a IV, acima destacadas, estão corretas

a) apenas I, III
b) apenas II, III.
c) todas. 
d) apenas III.
e) apenas I.


ITA 2023 - QUESTÃO 12
A todo instante, raios cósmicos atingem a atmosfera terrestre e colidem com núcleos atômicos. Dessas interações, é formada uma cascata de partículas que permeia nossa atmosfera. Muitas dessas partículas são instáveis, o que significa que, após determinado intervalo de tempo (tempo de vida), elas decaem. Seja um múon criado a uma altitude de 100 km e que se movimenta com uma velocidade vertical em direção ao solo de 0,9999c.

Sabendo que seu tempo de vida, em repouso, é de 2,2  s, a mínima altitude que essa partícula atinge, aproximadamente, é de

a) 0 km.
b) 0,66km.
c) 46km. 
d) 53km.
e) 99km.



PORTUGUÊS

ITA 2023 - QUESTÃO 13
A respeito de Adelaide, uma das personagens femininas de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que

a) ela é frágil e ingênua, características que agradam ao protagonista, pois alimentam seu amor por ela.

b) ela é financeiramente independente do marido e protagonista do romance.

c) sua fraqueza e ingenuidade servem para que o protagonista justifique seus próprios fracassos.

d) ela se sente inferiorizada diante de outras mulheres presentes no romance.

e) Adelaide não exige do marido luxos que ele não conseguiria entregar, apenas o suficiente para alimentar a família.


ITA 2023 - QUESTÃO 14
Em relação à linguagem de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que ela

a) respeita completamente a norma culta, como no seguinte exemplo: “Passando um mercadinho — é um pequeno escritório: uma porta e uma janela. Ao lado da porta, uma placa quadrada, de ferro esmaltado. Eles entram. — Me chame o seu Fernandes — diz o Duque para um menino que se acha sentado à escrivaninha.” (p. 86).

b) é ágil e rápida, adequada ao ritmo intenso da narrativa, como no seguinte exemplo: “Entrando pouco a pouco na calma outra vez. Raciocinante. É conveniente comprar fichas. Com quinze mil réis em fichas já tem margem pra muito jogo. Encaminha-se para o guichê. Volta com uma pilha de rodelas na mão.” (p. 63).

c) desrespeita a norma culta e ainda é lenta e entediante, como no seguinte exemplo: “Ouve-se um baque, lá fora. Eles levantam a cabeça, atentos. — É o portãozinho. — Deixa que eu vou fechar — e Naziazeno se ergue vivamente. — Bota o casaco. — Não precisa. — E sai.” (p. 113).

d) embora apresente elementos de oralidade, não é totalmente coloquial, distinguindo a palavra do narrador e das personagens, como no seguinte exemplo: “Não enxerga o Duque nos lugares habituais... E, entretanto, é a ‘hora dele’.” (p. 30).

e) jamais apresenta uso de discurso direto. Por exemplo: “Ele se senta. Dirige-lhes duas ou três palavras. — O Naziazeno tem um grande aperto hoje — informa-lhe Alcides.”


ITA 2023 - QUESTÃO 15
Leia atentamente os versos destacados de “Canto ao homem do povo Charlie Chaplin”, de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, assinale a alternativa correta.

E falam as flores que tanto amas quando pisadas,
falam os tocos de vela, que comes na extrema penúria,
falam a mesa, os botões,
os instrumentos do ofício e as mil coisas 
aparentemente fechadas, 
cada troço, cada objeto do sótão, quanto mais  
obscuros mais falam.

a) a linguagem é pouco elaborada, pois visa a descrever materialmente a realidade, desprovida de qualidades estéticas.

b) são versos livres, de ritmo fluido, nos quais a elaboração da linguagem busca tirar os objetos cotidianos da banalidade.

c) a dimensão estética do cotidiano é apagada pela fama da pessoa a quem o poema é dedicado, elogiada nos versos.

d) a métrica desses versos é rígida, para imitar a forma geométrica dos objetos descritos.

e) o uso das rimas raras e do ritmo afastado da linguagem comum transfigura a realidade material em uma dimensão estética rebuscada, de difícil acesso para o leitor.


ITA 2023 - QUESTÃO 16
Leia o trecho destacado do conto “Tempo de camisolinha”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.

“Estavam uns pescadores ali mesmo na esquina, conversando, e me meti no meio deles, sempre era uma proteção. E todos eles eram casados, tinham filhos, não se amolavam proletariamente com os filhos, mas proletariamente davam muita importância pra o filhinho de ‘seu dotô’ meu pai, que nem era doutor, graças a Deus.” (p. 106).

a) os pescadores “não se amolavam proletariamente” com os próprios filhos porque a sua obrigação proletária era apenas garantir o sustento das próprias famílias.

b) o uso de “seu dotô” é justificado para expressar a fala supostamente informal dos pescadores para atribuir prestígio ao pai do narrador.

c) o trecho destacado sugere uma posição específica do narrador, distante tanto dos “proletários” quanto dos “doutores” retratados.

d) os pescadores davam muita importância ao “filho do dotô” porque o consideravam mais vulnerável do que os seus próprios filhos.

e) não há, no uso da expressão “seu dotô”, nenhuma menção à diferença de classes sociais


ITA 2023 - QUESTÃO 17
Leia atentamente as declarações de I a III, que tratam da poesia de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O poeta transita entre a construção gramatical normativa e o experimentalismo modernista com a linguagem, o que pode ser verificado nos seguintesversos: “camabel camabel o vale ecoa/ sobre o vazio de ondalit/ a noite asfáltica/ plkx” (“Os materiais da vida”).

II. A linguagem, na poesia de Drummond, vale-se quase sempre de coloquialismos e desvios gramaticais, subvertendo a norma culta por completo, o que pode ser verificado nos seguintes versos: “Lutar com palavras/ é a luta mais vã./ Entanto lutamos mal rompe a manhã.” (“O lutador”).

III. Drummond segue à risca a gramática normativa, da qual rigorosamente nunca diverge, o que pode ser verificado nos seguintes versos: “No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho/ tinha uma pedra/ no meio do caminho tinha uma pedra.”

a) I é correta.
b) II é correta. 
c) III é correta. 
d) Todas são corretas.
e) Nenhuma é correta.


ITA 2023 - QUESTÃO 18
Leia o trecho destacado do conto “O peru de Natal”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.

“Bem que sabiam, era loucura sim, mas todos se faziam imaginar que eu sozinho é que estava desejando muito aquilo e havia jeito fácil de empurrarem pra cima de mim a... culpa de seus desejos enormes.” (p. 72).

a) embora não tivessem coragem de admitir, todos os familiares de Juca desejavam aquela comemoração, a despeito da situação constrangedora em que se encontravam.

b) Juca era considerado louco pela família, por isso todos sentiam pena dele.

c) Juca era considerado louco pela família, por isso todos tinham medo dele.

d) Juca era considerado louco pela família, mas não era devidamente tratado por profissionais.

e) a falta que o pai fazia na família foi motivo para negar o pedido de Juca.


ITA 2023 - QUESTÃO 19
Assinale a alternativa correta acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado.

a) a narrativa respeita a ordem cronológica dos acontecimentos, característica que facilita a compreensão do enredo.

b) a narrativa fragmentária apresenta idas e vindas no tempo, o que provoca certa inquietação no leitor e dificuldade de estabelecimento da ordem dos acontecimentos.

c) embora a narrativa não respeite a ordem cronológica dos fatos, esse recurso não apresenta efeito algum sobre o leitor.

d) todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico estão completamente desvincu - ladas do enredo.

e) todas as informações contidas no texto que não seguem o tempo cronológico representam apenas um devaneio do narrador em relação à matéria narrada.


ITA 2023 - QUESTÃO 20
Leia o trecho destacado do conto “Atrás da catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“E lhes enfiou na mão um níquel pra cada um, pagou!
Pagou a ‘bonne compagnie’. Subiu as escadas correndo, foi chorar.” (p. 56).

a) Mademoiselle pagou um níquel a cada um dos homens, pois eles a acompanharam até a pensão.

b) Mademoiselle subiu correndo e chorou porque os dois homens a xingaram grosseiramente.

c) Mademoiselle subiu correndo e chorou porque havia sido atacada pelos dois homens.

d) a tristeza e a urgência de Mademoiselle devem-se ao fato de ela ter tomado consciência de sua vida solitária depois de fantasiar uma perseguição.

e) a fantasia de haver sido perseguida por dois homens trouxe alívio e calma a Mademoiselle e, por isso, ela pagou um níquel a cada um dos homens.


ITA 2023 - QUESTÃO 21
Leia atentamente os versos destacados de “Cantiga de enganar”, de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, assinale a alternativa correta.

Meu bem, assim acordados,
assim lúcidos, severos,
ou assim abandonados,
deixando-nos à deriva
levar na palma do tempo
— mas o tempo não existe —,
sejamos como se fôramos
num mundo que fosse: o Mundo.

a) os versos confirmam, sem sombra de dúvidas, que a lucidez não só é impossível neste mundo, como também a realidade é enlouquecedora.

b) lidos em conjunto com o título do poema, os versos exprimem certa ironia em relação à condição humana na realidade do mundo.

c) os versos são típicos da indiferença do eu lírico, característica da poética de Drummond frente à inevitabilidade da morte em um mundo sombrio e apocalíptico.

d) no contexto do poema, os versos exprimem a negação da condição de abandono do ser humano.

e) no contexto da obra, os versos exemplificam o tema da busca da riqueza material, segundo o preceito do carpe diem.


ITA 2023 - QUESTÃO 22
Acerca de Os ratos, de Dyonélio Machado, é correto afirmar que

a) a linguagem do romance permite identificar uma separação conceitual rígida entre o humano e o animal, como ilustra o seguinte exemplo: “Duque volta-se inteiramente para o lado de Naziazeno. Avança-lhe um focinho sereno e atento.” (p. 81).

b) a intertextualidade não é um elemento da narrativa, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.” (p. 38).

c) há elementos na linguagem que permitem identificar a santificação das personagens, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno conserva-se silencioso. Ele não pensa na ‘empresa’ propriamente: pensa no Andrade; vê a sua figura robusta, azafamada, decidida de patrão.” (p. 44).

d) no romance, os ratos são uma alegoria do retorno à natureza e da reconciliação do ser humano com a sua melhor índole, o estado de Natureza, como ilustra o seguinte exemplo: “mas na mesma ocasião o seu ar de pobreza, aquele focinho quieto e manso que vem ali a seu lado, tiram-lhe qualquer ilusão. Um frio e um amargo sobem-lhe pelas vísceras acima...” (p. 85).

e) há elementos na linguagem que indicam animalização ou rebaixamento do humano, como ilustra o seguinte exemplo: “Naziazeno ‘vê-se’ no meio da sala, atônito, sozinho, olhando para os lados, pra todos aqueles fugitivos, que se esgueiram, que se somem com pés de ratos.” (p. 36).


ITA 2023 - QUESTÃO 23
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta acerca de Contos novos, de Mário de Andrade.

a) Contos novos é um livro que aborda criticamente assuntos controversos, como relações exploratórias de trabalho, homossexualidade e sexualidade feminina.

b) último livro de Mário de Andrade, Contos novos não traz nenhuma perspectiva crítica acerca das relações humanas de amor, de trabalho, de família, de amizade e de sexo.

c) Mário de Andrade, em seu último livro, buscou elaborar uma perspectiva ingênua e sentimental sobre temas bucólicos, fugindo do ambiente urbano.

d) Contos novos é um livro escrito em prosa poética altamente elaborada, repleta de registros formais estritamente ligados à norma culta, raras inversões sintáticas, bem como estrangeirismos e cacofonias.

e) o discurso marioandradiano, neste seu último livro, não incorpora coloquialismos nem quaisquer elementos de oralidade e sintaxe tipicamente brasileiras.


ITA 2023 - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa que complementa corretamente a seguinte afirmação: “Os poemas da seção ‘NA PRAÇA DE CONVITES’, da Antologia Poética, de Carlos Drummond de Andrade, tematizam o cotidiano...

a) com um leve e alegre tom simpático e pitoresco, como nos versos: “Imenso trabalho nos custa a flor./ Por menos de oito contos vendê-la? Nunca.” (“Anúncio da rosa”).

b) com ênfase na crença em relação ao progresso social do mundo moderno, como nos versos: “Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota/ e adiar para outro século a felicidade coletiva.” (“Elegia 1938”).

c) de forma a fugir do registro banal ou meramente anedótico, procurando captar a realidade a partir das inquietações e, por vezes, do inconformismo do eu lírico: ‘Calo-me, espero, decifro./ As coisas talvez melhorem./ São tão fortes as coisas!/ Mas eu não sou as coisas e me revolto.” (“Nosso tempo”).

d) propondo a análise dos problemas do Brasil segundo os princípios da literatura naturalista, isto é, de maneira objetiva e científica, como ilustram os versos: “Eis meu pobre elefante/ pronto para sair/ à procura de amigos/ num mundo enfastiado/ que já não crê nos bichos/ e duvida das coisas.” (“O elefante”).

e) da perspectiva da literatura prosélita, que defendia um nacionalismo ingênuo e panfletário, como atestam os versos: “O mar batia em meu peito, já não batia no cais./ A rua acabou, quede as árvores? a cidade sou eu/ a cidade sou eu/ sou eu a cidade/ meu amor.” (“Coração numeroso”).


INGLÊS

Leia atentaniente o texto a seguir para responder às questões de 25 a 30.

Since the early l990s, an interesting phenomenon has emerged in Eastern Europe and the Caucasus — some states that, despite having their own government and state apparatus, lack international recognition. Even today, the struggle of these unrecognised states remains widely unknown. While these states have been the focus of much academic study, their very existence is often neglected by both the international community and societies in the West. In parallel, there exist in Eastern Europe and the Caucasus distinct peoples who have neither acquired recognised statehood nor any significant representation within their own countries — they are the so-called unrepresented peoples.

Today, the territory of the former Soviet Union in Eastern Europe and the Caucasus is somewhat unique for its relatively high concentration of unrecognised states and unrepresented peoples. Each of them has varying degrees of independence and autonomy. Some have de facto statehood, whereas others are distinct peoples with little to no representation or territorial autonomy. Although different, these peoples seem to have one common goal — self-determination.

The benefits of recognised statehood are numerous and often taken for granted — countries have access to various forms of international funding, for example from the World Bank and the International Monetary Fund (IMP); their citizens can travel, assured that their passports will be accepted in another country; and they have a voice at international forums like the United Nations (UN), which can be an opportunity to influence international outcomes in their favour. Unrecognised states, on the other hand, are isolated internationally and can be forced to rely upon a patron state which offers them all kinds of help in exchange for their allegiance. This dependency on a patron-client relationship can lead to the client state being used as a political tool by its patron.

One key issue facing most unrecognised states is the restriction on movement imposed on their people. Because their de facto nationality is not recognised internationally, their locally-issued passports or travel documents are not considered valid for travel or entry into another country. The only way for them to travel abroad is to receive a passport from a neighbouring country, or to travel to the few countries that do recognise them. It happens that some people living in de facto states are entitled to other citizenships.

In addition to unrecognised states, there also exists a number of unrepresented peoples — that is, distinct ethnic and linguistic groups that enjoy little or no representation both internationally and domestically. These peoples struggle even more for self-determination since they do not have their own autonomous territory. They find themselves even more vulnerable and are often at best ignored, or worse persecuted.
Fonte: What does it mean to be unrecognised and unrepresented?
https://unpo.org/article/2l947. Adaptado. Data de acesso: 07/08/2022.

ITA 2023 - QUESTÃO 25
De acordo com o texto, e correto afirmar que

a) ao ser reconhecido, os benefícios de um Estado são numerosos e tidos como certos.

b) ao ser reconhecido, urn Estado adquire vantagens que, embora reduzidas, são essenciais.

c) além de participar da Organização das Nações Unidas, a representação de um Estado reconhecido e limitada.

d) um Estado reconhecido tem crédito irrestrito junto a bancos internacionais.

e) a luta travada por Estados não reconhecidos e hoje amplamente divulgada.


ITA 2023 - QUESTÃO 26
A respeito des populações de Estados não reconhecidos, não é correto afirmar que

a) suas nacionalidades de facto não são internacionalmente reconhecidas.

b) só podem viajar se puderem obter passaporte emitido por um país vizinho.

c) muitas vezes acabam adquirindo outra cidadania também.

d) seus passaportes emitidos localmente são válidos para entrada em qualquer país.

e) só conseguem viajar para os poucos países que reconhecem sua cidadania.


ITA 2023 - QUESTÃO 27
O termo “Although”, destacado em itálico sublinhado no excerto do segundo parágrafo:

Although different, these peoples seem to have one common goal” expressa ideia de

a) dessemelhança. 
b) alternancia. 
c) similaridade.
d) contraste.
e) decorrencia.


ITA 2023 - QUESTÃO 28
O termo “whereas”, destacado em itálico sublinhado no excerto do segundo parágrafo: “whereas others are distinct peoples” pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

a) meanwhile. 
b) while.
c) wheresoever.
d) thereby.
e) henceforth.


ITA 2023 - QUESTÃO 29
O termo “allegiance”, destacado em itálico sublinhado no excerto do terceiro parágrafo: “in exchange for their allegiance”. pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

a) allegation. 
b) loyalty. 
c) alienation.
d) unfaithfulness.
e) animosity.


ITA 2023 - QUESTÃO 30
O termo “do”, destacado em itálico sublinhado no excerto do quarto parágrafo: “the few countries that do recognise them” expressa

a) dúvida. 
b) equivalência. 
c) detalhamento.
d) exemplificação.
e) ênfase.


Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 31 a 33.

Conquistadores. By Fernando Cervantes. Viking; 512 pages; $35. Penguin, £12.99. A balanced retelling of the Spanish conquest of the Caribbean, Mexico and Peru, which draws heavily on the letters and diaries of those involved. The author chronicles the brutality of the invaders but seeks to judge them by the values of their own times. The behaviour of Hernán Cortés and the rest was nurtured by a late-medieval religious culture, not purely by the lure of gold and still less by modern notions of statehood, he argues.

News of a Kidnapping. By Gabriel García Márquez. Translated by Edith Grossman. Vintage; 304 pages; $17. Penguin; £8.99. An unsurpassed journalistic account by Colombia’s most famous novelist of the horror inflicted by Pablo Escobar, the murderous drug-trafficker from Medellin, in the late 1980s and early 1990s. It focuses on the kidnapping of Diana Turbay, a journalist and daughter of a former president, tracing the agonising choices of officials torn between national interest and personal ties.

The Feast of the Coat. By Mario Vargas Llosa. Translated by Edith Grossman. Picador; 416 pages; $20. Faber & Faber; £8.99. Peru’s Nobel-prizewinning novelist is at his psychologically probing best in this fictionalised account of the moral corruption and political repression of the dictatorship of Rafael Leônidas Trujillo, the self-styled Generalissimo who ruled the Dominican Republic from 1930 until his assassination in1961.

Beef, Bible and Bullets. By Richard Lapper. Manchester University Press; 272 pages; $29.95 and £11.99. A readable account of how Jair Bolsonaro won Brazil’s presidency in the election of 2018 through a culture war that forged an ad hoc coalition of farmers, evangelical Protestants and the security forces.
Fonte: Our correspondents recommend the best books on their beats — Latin
America. In: www.economist.com/culture/2022/07/14/our-correspondents-
recommend-the-best-books-on-their_beats. Adaptado. Data de acesso: 14/07/2022.

ITA 2023 - QUESTÃO 31
De acordo com o texto, dentre as obras recomendadas sobre a Arnerica Latina, assinale a alternativa que apresenta os títulos cujos enredos ocorreram no século XX.

a) Beef, Bible and Bullets e Conquistadores.

b) Conquistadores e News of a Kidnapping.

c) Beef, Bible and Bullets e The Feast of the Goat.

d) The Feast of the Coat e News of a Kidnapping.

e) Conquistadores e The Feast of the Goat.


ITA 2023 - QUESTÃO 32
According to the text, Fernando Cervantes, the author of Conquistadores,

a) recreated the novel in the form of diaries and letters from the invaders.

b) tells that religious culture of the time was the main motivation to invade parts of the Americas.

c) depicts the astonishment of the conquistadores with the riches they easily found.

d) excuses the invaders on the grounds that they were expanding the Spanish crown domains.

e) concentrates on Hernán Cortés, who civilized the Caribbean, Mexico and Peru.


ITA 2023 - QUESTÃO 33
In the excerpt from the text “the dictatorship of Rafael Leônidas Trujillo, the self-styled Generalissimo who ruled the Dominican Republic”, the underlined expression means that he

a) was not proud of his military attire.

b) gave himself the specific title.

c) managed to be among the best Latin American generals.

d) was chosen to represent the military power across Latin America.

e) was a self-centred dictator.


Leia atentamente o texto a seguir para responder às questões de 34 a 36.

A hundred years ago this weekend, a group of young artists and writers organised what they called the Modern Art Week in the new and grandiose municipal theatre in São Paulo. In fact, it lasted only for three evenings. Itincluded a show of modernist painting, lectures, poetry recitals and music by Heitor Villa-Lobos, who was to become Brazil’s best-known composer. It has since come to be seen as the founding moment of modern Brazilian artistic culture. Its centenary has brought both commemoration and some criticism.

The event took place in São Paulo, then a fast-industrialising frontier city that was starting to rival Rio de Janeiro, the capital at the time, where the staid cultural establishment was based. The Brazilian modernists had their contradictions. The would-be revolutionaries were also dandies, the scions of the coffee-growing aristocracy, and they were close to the political oligarchy that ran São Paulo and Brazil. Even so, they were disrupters.

The week “was a declaration of cultural independence, that we are not simply a clumsy copy of something else”, says Eduardo Giannetti, a Brazilian philosopher. The modernists’ aims were later formalised in a Manifesto Antropôfago (Cannibal Manifesto), written by one of the poets, Oswald de Andrade. This sought to address the dilemma of how to be a Brazilian modern artist when modernism was a European import. The answer: “Absorption of the sacred enemy. To transform him into a totem.” In other words, Brazilians would not simply reproduce other models but digest them and turn them into something that was their own. The group embraced a national identity that, at least in theory, included black and indigenous Brazilians and their beliefs, and tropical fauna and flora.

It was cultural nationalism, but of an open-minded, cosmopolitan and non-xenophobic kind. That was important. Across Latin America, modernist writers and artists were forging new national identities. As the innovative 1920s degenerated into the ideological conflicts of the 1930s, some would embrace communism and others creole fascism in its many variants. The Brazilian modernists would radicalise politically and be co-opted, too, by Getúlio Vargas, Brazil’s nation-builder, who ruled for much of 1930 to 1954, by turns an autocrat and a democrat.
Fonte: How the “Cannibal Manifesto” changed Brazil (Updated Feb 2O~
2022). In: www.economist.com/the-americas/2022/02/12/how-the-cannibalmanifesto-changed-brazil. Adaptado. Data de acesso: 20/08/2022.

ITA 2023 - QUESTÃO 34
In the second paragraph, the sentence “Even so, they were disrupters” means that they were disrupters although

a) the Modern Art Week took place in São Paulo instead of Rio de Janeiro.

b) they belonged to the established and affluent aristocracy.

c) the focus in São Paulo was industrialization.

d) they were revolutionaries on account of their social backgrounds.

e) they wished to interfere in local politics.


ITA 2023 - QUESTÃO 35
The third paragraph of the text

a) names the main participants of the movement, like Eduardo Giannetti and Oswald de Andrade.

b) highlights the black and indigenous artists that contributed to innovative perspectives of modern art.

c) makes clear that the Brazilian modernist artists could not break free from European modernism.

d) explains the main idea of the Manifesto Antropôfago, that is, to digest foreign influences and produce something else.

e) points out that cultural independence somehow leads to political dependence.


ITA 2023 - QUESTÃO 36
No trecho do quarto parágrafo “That was important”, o termo “that” destacado em itálico sublinhado refere-se a

a) “The modernists’ aims were later formalised in a Manifesto Antropôfago (Cannibal Manifesto), written by one of the poets, Oswald de Andrade.”

b) “The answer: “Absorption of the sacred enemy. To transform him into a totem.’”’

c) “It was cultural nationalism, but of an open-minded, cosmopolitan and non-xenophobic kind.”

d) “As the innovative 1920s degenerated into theideological conflicts of the 1930s, some would embrace communism and others creole fascism in its many variants.”

e) “The Brazilian modernists would radicalise politically and be co-opted, too, by Getúlio Vargas, Brazil’s nation-builder, who ruled for much of 1930 to 1954,by turns an autocrat and a democrat.”



MATEMÁTICA

ITA 2023 - QUESTÃO 37
Considere A ∈ M3(R) tal que existe um único número real x que satisfaz a equação det   + det(x A³) = det A².

Então, x + det A é

a) –5.
b) – 4.
c) –3.
d) –2.
e) –1


ITA 2023 - QUESTÃO 38
Sejam z ∈ C e f(z) = z² + i. Para cada n ∈ R, definimos  

Então,  é

a) 1 – i.
b) i – 1.
c) –i –i. 
d) i.
e) –i.


ITA 2023 - QUESTÃO 39
Considere as afirmações:

I. Se P é um polígono convexo de n lados iguais, então P é um polígono regular.

II. Seja P um polígono convexo de 6 lados. Se seus ângulos internos, listados em ordem crescente, formam uma progressão aritmética, então a soma do menor e do maior ângulo interno de P é 240°.

III. Existe um polígono convexo de 100 lados cujos ângulos internos, listados em ordem crescente, formam uma progressão aritmética de razão r = 1°.

É (são) sempre verdadeira(s):

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) nenhuma.


ITA 2023 - QUESTÃO 40
A média harmônica de n números reais positivos a1, a2, ..., an é


Sabendo que o polinômio p(x) = 30x³ – 113x² + 108x – 30 possui três raízes reais positivas, a média harmônica das raízes de p(x) é





d) 1.

e) 3.


ITA 2023 - QUESTÃO 41
Sejam f e g funções reais definidas da seguinte forma:
f(x) = 3²ˣ e g(x) = 3ˣ – 2ˣ. Considere as afirmações:

I. g(x) ≥ 0, para todo x ∈ R.
II. f(x) ≥ g(x), para todo x ∈ R.
III. f(x) + g(x) ≥ 0, para todo x ∈ R.

É (são) sempre verdadeira(s):

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III. 
d) todas.
e) nenhuma.


ITA 2023 - QUESTÃO 42
Seja ABC um triângulo retângulo tal que BÂC = 30° Considere D um ponto na hipotenusa  e retas r e s passando por D, paralelas aos lados   e   respectivamente. Se E = r ∩  F = s ∩   o menor valor possível para  é








ITA 2023 - QUESTÃO 43
Dado z = 5 – 5i ∈ C, definimos   para cada n ∈ N. A soma de f(n) para n de 1 até 20 é

a) 250(50²¹ – 1)/49.
b) 500√2 (50²⁰ – 1)/49.
c) 1000(50²¹ – 1)/49.
d) 500(50²⁰ – 1)/49.
e) nenhuma das alternativas anteriores.


ITA 2023 - QUESTÃO 44
Considere a hipérbole H de equação 

Seja T um triângulo de vértices P, F1, F2, onde F1 e F2 são os focos de H e F um ponto em H. Sabendo que o perímetro de T é 5√5, o produto da medida dos lados de T é








ITA 2023 - QUESTÃO 45
Um conjunto de moedas é lançado sucessivas vezes. Em cada lançamento, todas as moedas que resultam em coroa, e apenas estas, são retiradas. As demais moedas permanecem para o próximo lançamento.

O jogo termina quando todas as moedas tiverem sido retiradas. A probabilidade de o jogo durar mais do que três rodadas, se for iniciado com quatro moedas, é

a) 1341/4096.
b) 1695/4096.
c) 2049/4096.
d) 2401/4096.
e) 2755/4096.


ITA 2023 - QUESTÃO 46
A medida da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual a 10 em. O volume do sólido gerado pela rotação deste triângulo em torno de um eixo que contém a hipotenusa é 30π em³.

O perímetro desse triângulo é, em cm, igual a

a) 10 + 4√7.
b) 10 + 5√7.
c) 10 + 2√10.
d) 10 + 3√10.
e) 10 + 4√10.


ITA 2023 - QUESTÃO 47
Considere a função real
definida no intervalo I = ]4π, 4π[. Sobre a equação f(x) = 0, podemos afirmar que

a) não admite soluções em I.

b) admite uma única solução em I.

c) admite exatamente duas soluções em I.

d) admite exatamente três soluções em I.

e) admite exatamente quatro soluções em I.


ITA 2023 - QUESTÃO 48
Na expansão de [1 + x² – x³ + x⁴]¹⁰, a soma de todos os coeficientes das potências múltiplas de 3 é

a) 114.
b) 228.
c) 342.
d) 456.
e) 570.



QUÍMICA

ITA 2023 - QUESTÃO 49
Em uma titulação, 100 mL de uma solução de um ácido monoprótico fraco, cuja constante de ionização é igual a 10⁻⁹, são neutralizados com 25 mL de uma solução 0,5 mol L⁻¹ de hidróxido de sódio.

Assinale a opção que apresenta o pH no ponto de equivalência da titulação.

a) 9,0.
b) 9,5.
c) 10,0.
d) 10,5.
e) 11,0.


ITA 2023 - QUESTÃO 50
Sabe-se que a constante de velocidade (k) de uma reação é função da temperatura (T) conforme a Lei de Arrhenius:


em que A é o fator de frequência e Ea é a energia de ativação. Em um estudo cinético, observou-se que a velocidade de uma determinada reação aumenta 1000 vezes quando a temperatura do meio reacional aumenta de 400 K para 500 K, permanecendo constantes todos os demais parâmetros iniciais.

Assinale a opção que apresenta a energia de ativação desta reação, em kcal mol⁻¹, considerando que A e Ea não dependem da temperatura.

a) 7,3.
b) 17,3.
c) 27,3.
d) 37,3.
e) 47,3.


ITA 2023 - QUESTÃO 51
Considere as seguintes afirmações relacionadas a átomos e íons atômicos no estado gasoso:

I. A afinidade eletrônica do átomo de oxigênio é maior do que a do ânion O–.

II. A energia de ionização do átomo de oxigênio é maior do que a do ânion O²⁻.

III. O raio atômico do átomo de oxigênio é maior do que o do ânion O⁻.

IV. O átomo de oxigênio tem maior afinidade eletrônica e menor energia de ionização do que o átomo de nitrogênio.

Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS

a) apenas I e II.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas I e III.
d) apenas II, III e IV.
e) apenas III e IV.


ITA 2023 - QUESTÃO 52
Considere que as curvas (I) e (II) representam uma mesma reação química em fase gasosa, mas em diferentes condições.


Sabendo que Ea é a energia de ativação, é CORRETO afirmar que

a) em (II) a reação ocorre na presença de um catalisador.

b) a reação é endotérmica.

c) a reação é de primeira ordem.

d) a temperatura em (I) é menor do que em (II).

e) a constante de velocidade da reação em (I) é maior do que em (II).


ITA 2023 - QUESTÃO 53
Considere os seguintes compostos:

Considere os seguintes compostos

Qual(is) dos compostos acima forma(m) comumente polímeros de condensação?

a) Apenas I e II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas IV.


ITA 2023 - QUESTÃO 54
Um eletrólito genérico BA2 ioniza em solução aquosa, de acordo com a equação química:

BA2 ⇆ B²⁺ + 2A⁻

Considere duas soluções aquosas, preparadas com as mesmas quantidades desse eletrólito, nas seguintes condições de equilíbrio:

Solução 1: Volume V1, temperatura T1 e grau de ionização do eletrólito α1.

Solução 2: Volume V2 = 2V1, temperatura T2 e grau de ionização do eletrólito α2 = α1.

Com base nessas informações, assinale a opção que relaciona corretamente a constante de equilíbrio da ionização do eletrólito na solução 2, K2, com a constante de equilíbrio na solução 1, K1.

a) K2 = 0,25K1.
b) K2 = 0,5K1.
c) K2 = K1.
d) K2 = 2K1.
e) K2 = 4K1.


ITA 2023 - QUESTÃO 55
Um sistema contendo oxigênio atômico (na forma do isótopo estável mais abundante) e hidrogênio atômico (na forma dos dois isótopos mais estáveis) é colocado a reagir em duas condições diferentes, levando à formação de produtos únicos e distintos, X e Y, respectivamente.

Considere que X e Y correspondem a moléculas neutras, estáveis e que obedecem à regra do octeto, e que a massa molar média de X é menor do que a de Y.

Assinale a opção que relaciona corretamente as possíveis razões entre as massas de hidrogênio e de oxigênio nas moléculas que constituem X e Y.

a) X: 1/8, 3/16 e 1/4, 
Y: 1/16, 3/32 e 1/8.

b) X: 1/8, 3/16 e 1/4,
Y: 1/24, 1/16 e 1/12.

c) X: 1/16, 3/32 e 1/8,
Y: 1/8, 3/16 e 1/4.

d) X: 1/16, 1/8 e 1/4,
Y: 1/32, 1/16 e 1/8.

e) X: 1/24, 1/16 e 1/12,
Y: 1/8, 3/16 e 1/4.


ITA 2023 - QUESTÃO 56
Em uma determinada temperatura, uma mistura gasosa contendo as substâncias X2, Y2 e XY é adicionada a um recipiente de 1 L, nas concentrações, em mol L⁻¹, de 0,4, 0,4 e 0,8, respectivamente.

A equação química que representa a reação, cuja constante de equilíbrio é igual a 16, é dada por

X2 + Y2 ⇆ 2XY.

Assinale a opção que contém a concentração aproximada, em mol L⁻¹, do produto XY, após a reação atingir o equilíbrio.

a) 0,5.
b) 0,8.
c) 1,1.
d) 2,2.
e) 2,7.


ITA 2023 - QUESTÃO 57
Considere que valores maiores de energia de hidratação são observados para íons com menor tamanho e maior carga. Com base nessa informação, são feitas as seguintes comparações entre a energia de hidratação dos pares de íons abaixo.

I. Li⁺ > K⁺.
II. B³⁺ > Al³⁺.
III. Sr²⁺ < Ca²⁺.
IV. Ga³⁺ > Ca²⁺.
V. S²⁻ > Se²⁻.

Das comparações I a V, acima destacadas, são CORRETAS

a) apenas I e II.
b) apenas I, II e IV.
c) apenas II, III e V.
d) apenas III, IV e V.
e) todas.


ITA 2023 - QUESTÃO 58
Considere as seguintes afirmações sobre características de óleos e gorduras.

I. Em temperatura ambiente, óleos são líquidos e gorduras são sólidas.

II. Óleos são ricos em ésteres de ácidos graxos insaturados, ao passo que gorduras possuem predominância de ésteres de ácidos graxos saturados.

III. A reação entre óleos ou gorduras com hidróxido de sódio (NaOH) ou hidróxido de potássio (KOH) produz sabão.

IV. Quanto maior é o índice de saponificação, maior a massa molar média do triglicerídeo do óleo ou da gordura. Por índice de saponificação, entenda-se a massa de KOH, em mg, necessária para saponificar 1 g de óleo ou de gordura.

Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS

a) apenas I e II.
b) apenas I, II e III.
c) apenas III e IV.
d) apenas I e IV.
e) todas.


ITA 2023 - QUESTÃO 59
Considere as seguintes afirmações relativas a ácidos.

I. O ácido fosfórico possui hidrogênios que podem ser substituídos por grupos orgânicos para a formação de ésteres.

II. O ácido fosfórico pode produzir três cátions do tipo hidroxônio em água.

III. A ionização do ácido clorídrico aumenta a condutividade elétrica de soluções aquosas.

IV. O grau de ionização de ácidos é a relação entre o número de moléculas dissolvidas e o número total de moléculas.

Das afirmações I a IV, acima destacadas, são CORRETAS

a) apenas I, II e III.
b) apenas II e III.
c) apenas II e lV.
d) apenas III e IV.
e) todas.


ITA 2023 - QUESTÃO 60
Os seguintes diagramas representam diferentes estados de equilíbrio de uma reação exotérmica do tipo A2(g) + B2(g) ⇆ 2AB(g).

Os seguintes diagramas representam diferentes estados de equilíbrio de uma reação exotérmica do tipo A2(g) + B2(g) ⇆ 2AB(g).

Assinale a opção que contém a afirmação CORRETA.

a) Se a constante de equilíbrio da reação, KC, em uma determinada temperatura, é igual a 3, apenas o diagrama (I) representa o sistema no equilíbrio.

b) Os diagramas (II) e (IV) podem representar a situação da reação em equilíbrio em duas temperaturas diferentes, com TII > TIV.

c) Se todos os diagramas representam a reação em equilíbrio, o diagrama (III) representa a reação com a menor constante de equilíbrio.

d) Se a pressão for reduzida à metade pela duplicação do volume, em temperatura constante, os diagramas (II) e (III) representam a reação em equilíbrio para estado inicial e final, respectivamente, desse processo, com VII = 2VIII.

e) Se cada símbolo que representa uma molécula nos diagramas equivale a 0,20 mol e se o volume do recipiente é 1,0 L, a constante de equilíbrio da reação representada pelo diagrama (I) é 0,5.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova ITA 2023 (1ª Fase) com Gabarito
Prova ITA 2023 (1ª Fase) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpQM6MkfNKkhYH1ZQqcV7PqQCfJ09sKfcGmgGZL9DvtdfsmqNQj6hNp1LAQhiGpd9cjeH4daEVXtS9_yKVx33OGU1D3JFwcUHlAO0V6W-35UQ7qCH5ahEu2MdSIuTuRnBo7R0PwFWDOBg/s16000/ita-2021.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpQM6MkfNKkhYH1ZQqcV7PqQCfJ09sKfcGmgGZL9DvtdfsmqNQj6hNp1LAQhiGpd9cjeH4daEVXtS9_yKVx33OGU1D3JFwcUHlAO0V6W-35UQ7qCH5ahEu2MdSIuTuRnBo7R0PwFWDOBg/s72-c/ita-2021.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-ita-2023-1-fase-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-ita-2023-1-fase-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo