Prova UNIFENAS 2022.2 com Gabarito

Prova UNIFENAS 2022.2 com Gabarito PROVA TIPO - A Para resolver as questões de 1 a 4, leia o texto I com atenção . Texto I SERVIÇOS D...
UNIFENAS

Prova UNIFENAS 2022.2 com Gabarito

PROVA TIPO - A

Para resolver as questões de 1 a 4, leia o texto I com atenção.

Texto I

SERVIÇOS DE SAÚDE E COMPRAS NA INTERNET CRESCEM NA PANDEMIA
Publicado: 14:47:00 - 05/04/2022Atualizado: 14:47:04 - 05/04/2022

Levantamento divulgado nesta terça-feira (4) confirmou o aumento do uso da rede para atividades diversas durante a pandemia de covid-19. A busca por serviços de saúde e as transações financeiras foram as duas práticas mais populares entre os internautas no Brasil, como divulgado por uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI.Br).

SERVIÇOS DE SAÚDE E COMPRAS NA INTERNET CRESCEM NA PANDEMIA

O estudo “Painel TIC Covid-19 - 4ª edição” mostrou que 77% dos entrevistados relataram ter buscado informações sobre consultas, procedimentos e outros serviços de saúde.

Em pesquisa semelhante realizada pelo CGI antes da pandemia, a TIC Domicílios 2019, o índice foi de 51%. As medidas de restrição e distanciamento social e a preocupação com a prevenção e o combate à pandemia contribuíram para o cenário.

Conforme o levantamento, 53% dos consultados afirmaram ter feito algum tipo de procedimento pela internet em serviços de saúde pública, como marcação de consultas e outros serviços do Sistema Único de Saúde.

A telessaúde cresceu. As práticas mais comuns foram acesso a resultados de exames (33%), agendamento de consultas médicas (30%) e de exames (24%).

Essas práticas, no entanto, são diferentes entre pessoas de maior e menor poder aquisitivo. Enquanto nas classes A e B, o acesso remoto a exames foi feito por 59% dos ouvidos, nas classes D e E o índice cai para quase um terço, com 21%. Seguindo a mesma tendência, o agendamento de consultas foi relatado por 51% das pessoas das classes A e B, mas somente por 19% das classes D e E.

Entre os entrevistados, 26% relataram ter feito consultas online. Nesse caso também há desigualdades, ocorrendo em 40% das classes A e B e em 20% das classes D e E. Os aplicativos de mensagens foram o principal canal das teleconsultas, utilizados por 59% dos entrevistados.

Transações
Entre as pessoas ouvidas, 71% disseram ter feito consultas, pagamentos e outras transações financeiras. Na pesquisa TIC Domicílio 2019, antes da pandemia, a taxa foi de 37%, quase metade.

O índice dos que compraram produtos pela internet chegou a mais da metade, 51%.

Cursos
Os cursos a distância também foram impulsionados no cenário de pandemia e medidas de distanciamento: 33% dos participantes do levantamento disseram ter recorrido a essa alternativa, contra 13% na pesquisa TIC Domicílios 2019.

Entre os usuários de internet, 63% tiveram aulas totalmente remotas, enquanto 19% informaram que suas instituições de ensino adotaram sistemas híbridos, com parte das atividades na forma presencial.

Também na educação, as desigualdades foram mostradas pelo levantamento. Enquanto 80% dos alunos da rede privada disseram ter acompanhado aulas por sites, redes sociais ou plataformas de videoconferência, nas instituições públicas o índice foi de 65%.

Nas classes D e E, 64% usaram, em geral, telefones celulares para acompanhar as aulas. Já nas classes A e B, o índice foi de 46%.

Teletrabalho e produtos culturais
A pesquisa também avaliou a situação do trabalho na pandemia. Do total de participantes da pesquisa, 38% disseram ter entrado em home office. Assim como em outros indicadores, a disparidade foi acentuada: a prática se deu em 66% das classes A e B e 16% das classes D e E.

Das pessoas que trabalharam por aplicativos, 60% relataram ter começado durante a pandemia, evidenciando o impacto da emergência sanitária nessa migração. No caso dos motoristas e entregadores, 60% disseram ter tido problema de conexão e 45% passaram por situações de esgotamento do pacote de dados do celular.

O consumo de produtos populares online, como músicas, filmes e séries, cresceu ainda mais. Quase todos os entrevistados, 89%, disseram ter visto filmes e séries, enquanto 86% informaram ter ouvido música na internet.

Pesquisa
A pesquisa entrevistou 5.552 pessoas em julho de 2021 sobre formas de uso da internet, como telessaúde, comércio eletrônico, ensino remoto, serviços públicos online, teletrabalho e cultura.
Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/servia-os-de-saa
ode-e-compras-na-internet-crescem-na-pandemia/535693> Acesso em: 09/04/2022.

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 01
Pode-se afirmar que o texto apresenta como objetivo central

a) alertar a respeito do aumento de compras na internet e dos serviços da saúde.

b) discutir a respeito das causas do aumento do uso da internet durante a pandemia.

c) apresentar informações sobre o aumento das compras e dos serviços de saúde na internet.

d) descrever o aumento do fluxo de serviços no ambiente virtual.

e) narrar as mudanças ocorridas no ambiente virtual durante o período pandêmico


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 02
As funções da linguagem são muito comuns nos textos, independente da tipologia e dos gêneros extuais em que eles estão organizados. Pode-se afirmar que no texto há a predominância da função

a) emotiva.
b) fática.
c) metalinguística.
d) poética.
e) referencial.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 03
Conforme o levantamento, 53% dos consultados afirmaram ter feito algum tipo de procedimento pela internet em serviços de saúde pública (...).” O termo destacado no excerto tem o mesmo valor semântico da palavra “como”, usada no seguinte trecho:

a) “A busca por serviços de saúde e as transações financeiras foram as duas práticas mais populares entre os internautas no Brasil, como divulgado por uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI.Br).”

b) “(...) 53% dos consultados afirmaram ter feito algum tipo de procedimento pela internet em serviços de saúde pública, como marcação de consultas e outros serviços do Sistema Único de Saúde.”

c) “Assim como em outros indicadores, a disparidade foi acentuada: a prática se deu em 66% das classes A e B e 16% das classes D e E.”

d) ”O consumo de produtos populares online, como músicas, filmes e séries, cresceu ainda mais.”

e) “A pesquisa entrevistou 5.552 pessoas em julho de 2021 sobre formas de uso da internet, como elessaúde, comércio eletrônico, ensino remoto, serviços públicos online, teletrabalho e cultura.”


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 04
“Os cursos a distância também foram impulsionados no cenário de pandemia e medidas de distanciamento: 33% dos participantes do levantamento disseram ter recorrido a essa alternativa, contra 13% na pesquisa TIC Domicílios 2019.”

Sobre os termos destacados no trecho, é correto afirmar que 

a) ambos são classificados, morfologicamente, como artigos, por isso não recebem o acento grave.

b) há desvio de norma-padrão apenas no segundo caso, já que se recorre a algo e “alternativa” é uma palavra feminina.

c) há desvio de norma-padrão nos dois casos, pois ambos deveriam receber o acento grave por motivos distintos.

d) não há desvio de norma-padrão, pois a tradição gramatical determina que a locução “a distância” só recebe acento grave quando vem especificada.

e) o primeiro “a” é classificado morfologicamente como preposição e o segundo, como artigo, por isso não há acento grave em nenhum dos dois casos.

GABARITO

Para resolver a questão 5, leia o texto II com atenção.

Texto II

Pesquisa revela impactos da pandemia para a saúde mental de estudantes em SP

Em mapeamento da rede estadual, 70% dos estudantes avaliados relataram sintomas de depressão e ansiedade.

Pesquisa revela impactos da pandemia para a saúde mental de estudantes em SP
Atividades escolares durante a pandemia de Covid-19 na cidade de Jundiaí (SP)
Pedro Amora / Prefeitura de Jundiaí
Lucas Rocha da CNN em São Paulo, 01/04/2022 às 17h26

Dois de cada três estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio da rede estadual de São Paulo apresentam sintomas de depressão e ansiedade. 

Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, que contou com a participação de 642 mil alunos no âmbito do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Do grupo avaliado, um em cada três afirmou ter dificuldades para conseguir se concentrar nas atividades em sala de aula. Outros 18,8% relataram sentimentos de esgotamento e pressão, enquanto 18,1% disseram perder totalmente o sono por conta das preocupações. Do grupo pesquisado, 13,6% afirmaram a perda de confiança em si.

No estudo, foram analisados impactos da pandemia para a evolução do desenvolvimento de competências socioemocionais, que são habilidades individuais envolvidas nas formas de sentir, pensar e agir no relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas.

Prejuízos no desenvolvimento dessas competências podem impactar diversos resultados ao longo da vida dos estudantes. O estudo revelou que características como autogestão, que inclui foco, determinação, organização, persistência e responsabilidade, e amabilidade, que reúne empatia, respeito e confiança, foram afetadas durante a pandemia.

“São duas competências fundamentais à aprendizagem e ao clima escolar, pois estão relacionadas à capacidade do estudante em ser persistente, determinado e também mais propenso a um convívio social harmonioso”, afirma Rossieli Soares, secretário da Educação de São Paulo, em comunicado.

A dificuldade de concentração está diretamente associada a níveis baixos de foco, que se faz essencial para o aprendizado.

“A avaliação ainda demonstrou que, quanto menores os índices de saúde mental do estudante, mais ele pode ter desafios de aprendizagem. Em contrapartida, avanços no fortalecimento da sua saúde mental podem significar até 8 meses letivos a mais no aprendizado em Matemática prejudicado nesses últimos 2 anos, por exemplo”, explica Tatiana Filgueiras, vice-presidente de Educação, Inovação e Estratégia do Instituto Ayrton Senna.

Violência
Na pesquisa, 5,7% dos estudantes relataram presenciar violência psicológica com muita frequência. Outros 3,8% afirmaram presenciar violência física em casa com muita frequência. Segundo o levantamento, os estudantes mais afetados foram os do 5º ano do ensino fundamental.

Cerca de 67% dos estudantes relatam dificuldades para controlar e lidar com a raiva e a irritação diante de situações adversas.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/pesquisa-revela-impactos
-da-pandemia-para-a-saude-mental-de-estudantes-em-sp/ Acesso em: 09/04/202.

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa que apresenta adequadamente o sinônimo do termo em destaque entre parênteses:

a) “Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, que contou com a participação de 642 mil alunos no âmbito do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).” (alteamento)

b) “Do grupo avaliado, um em cada três afirmou ter dificuldades para conseguir se concentrar nas atividades em sala de aula.” (descentrar)

c) “No estudo, foram analisados impactos da pandemia para a evolução do desenvolvimento de competências socioemocionais, que são habilidades individuais envolvidas nas formas de sentir, pensar e agir no relacionamento consigo mesmo e com outras pessoas.” (sequelas)

d) “Prejuízos no desenvolvimento dessas competências podem impactar diversos resultados ao longo da vida dos estudantes.” (possibilidades)

e) “Cerca de 67% dos estudantes relatam dificuldades para controlar e lidar com a raiva e a irritação diante de situações adversas.” (prestrezas)


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 06
Leia:

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 06

Átila Iamarino, que previu mais de um milhão de mortos por covid-19 no Brasil no final de agosto, agora faz propaganda contra fake news para o TSE.
Foto: Divulgação/TSE / tse, átila iamarino, propaganda, fake news, covid-19

As funções da linguagem são utilizadas de acordo com intenções comunicativas e recursos linguísticos que se destacam em uma situação comunicativa. A função que predomina nesse texto é a conativa, uma vez que ele 

a) tem como foco o interlocutor, já que procura persuadi-lo a realizar uma ação de maneira consciente.

b) coloca o canal de comunicação em evidência, como pode ser percebido pelo uso da expressão “não transmita”.

c) destaca o referente, uma vez que privilegia o texto verbal, de base informativa, em detrimento do texto não verbal.

d) tem uma preocupação estética, já que usa a imagem como único recurso para interagir com o público-alvo.

e) evidencia o enunciador ao usar a fala de um biólogo, doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro, notório por seu trabalho de divulgação científica.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 07
Leia o trecho que se refere à fala de Maíra Cardi, personalidade da internet.

"Eu fiz modulação epigenética antes de engravidar da Sophia. Como nem todo mundo sabe o que é, deixa eu fazer uma explicação breve. É quando você e seu marido mudam a alimentação antes da gravidez para zerar a genética de doenças. Câncer, diabetes, qualquer doença genética vem zerada. Aí o seu filho nasce sem nenhum gene ruim de doenças."

O comentário de Maíra gerou muitas repercussões, especialmente no meio científico. Sobre a epigenética e outros assuntos relacionados ao material genético, é correto afirmar que a(s)
 
a) modulações epigenéticas são capazes de provocar alterações na sequência de bases nitrogenadas.

b) nutrição e outros fatores ambientais teriam a capacidade de promover metilações no DNA, alterando a expressão de genes.

c) mutações cromossômicas são as principais formas de alteração epigenética nas células humanas.

d) radiação provoca mudanças pontuais na estrutura de polinucleotídeos, podendo ser corrigidas por modulações epigenéticas.

e) epigenética tem como principal fundamento que fatores externos modificam as manifestações gênicas para que os seres se adaptem melhor aos ambientes.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 08
A dopamina é um neurotransmissor encontrado no cérebro da maior parte dos animais. Pertence a uma família de moléculas chamadas catecolaminas, compostos derivados do aminoácido natural tirosina.

Sua síntese se dá em neurônios através da conversão do aminoácido tirosina em L-DOPA e essa última, transformada, dá origem ao referido neurotransmissor. Para tais transformações duas enzimas são necessárias, segundo o esquema a seguir.

Analise-o.

A dopamina é um neurotransmissor encontrado no cérebro da maior parte dos animais. Pertence a uma família de moléculas chamadas catecolaminas, compostos derivados do aminoácido natural tirosina.

A dopamina está envolvida com a memória, regulação do sono, motivação e o sistema de recompensa, circuito ativado toda vez que o indivíduo faz sexo, foge de algo perigoso, sobrevive a um susto ou come  algo apetitoso ao paladar.

Nessas horas é como se nosso cérebro nos desse um prêmio e declarasse: “Parabéns, isso foi bom! 
Faça de novo! Inclusive vou ajudá-lo a se lembrar dessa sua atitude para repetir a dose em breve”.

Pacientes com menor produção de dopamina geralmente são mais propensos a vícios de várias ordens, pois quando utilizam drogas, por exemplo, têm grandes picos de liberação de dopamina, porém com  pouca duração. 

Com relação à dopamina e seus efeitos, é correto afirmar que a (o)

a) enzima A produz o gene A, assim como ocorre com a enzima B.

b) falta da enzima B fará com que uma pessoa seja viciada em drogas.

c) manutenção da dopamina favorece a homeostase do sistema de recompensa.

d) aminoácido tirosina deve necessariamente ser obtido por meio da alimentação.

e) dopamina em alta concentração e momentânea é ideal para o equilíbrio corporal.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 09
Leia o extrato.

Nem muito nem pouco: o papel da vitamina D 

A vitamina D é uma substância encontrada na natureza sob as formas de D2 e D3. Ambas podem ser adquiridas a partir da dieta. No entanto, são poucos os alimentos que contêm quantidades expressivas. 
Assim, as fontes alimentares respondem por apenas 10 a 20% da vitamina necessária para os seres humanos. O restante é obtido via exposição solar e/ ou com o uso de suplementos. 

Com relação ao tratamento da deficiência de vitamina D, verificamos que, para manter a concentração  de 20ng/mL, muitas vezes são prescritas altas doses de suplementos. Só que, na tentativa de corrigir  a carência, não raro pode-se provocar uma situação de toxicidade – sim, vitamina D demais chega a  ser tóxica ao organismo. 
Disponível em: https://saude.abril.com.br/coluna/alimente-se-com-ciencia/nem-muito-
nem-pouco-o-papel-da-vitaminad/. Acesso 26/03/2022 (Adaptação)

Com base nessas e em outras informações sobre a vitamina D, é correto afirmar que 

a) promove redução na retenção de íons Ca+2 nos ossos.

b) é adquirida em maior quantidade por meio dos alimentos.

c) tende a ser rapidamente eliminada na urina quando está em excesso.

d) se acumula com maior facilidade por ser uma substância lipossolúvel.

e) auxilia na promoção de fraturas ósseas quando em grande quantidade.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 10
Leia o texto com atenção.

Sabe aquele olhar fofo que os cachorros fazem? A ciência explica o motivo. Cães também têm músculos miméticos, capazes de criar expressões rapidamente. Você não consegue resistir à expressão fofinha do seu cachorro quando ele implora por um petisco? Não é culpa sua.

Segundo uma pesquisa publicada pela Universidade Pittsburgh, nos Estados Unidos, a expressão facial dos cães parece ter evoluído exatamente para que pudessem se comunicar melhor com humanos.

"Os cães são os únicos mamíferos que trocam olhares com os humanos, algo que não observamos em outros animais domesticados, como cavalos ou gato. 

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, relaciona as transformações faciais dos cachorros com seu processo de domesticação ao longo de centenas de anos. Os cientistas fizeram uma comparação entre cães e lobos. Embora o momento exato não seja claro, os pesquisadores estimam que as duas espécies divergiram geneticamente há cerca de 33 mil anos, quando os humanos começaram a criar lobos seletivamente.

Como a pesquisa foi feita: 

O foco foi na anatomia de pequenos músculos usados para formar expressões faciais, chamados de músculos miméticos. Em humanos, esses músculos são dominados por fibras de miosina que se contraem rapidamente, mas também se cansam logo, o que explica por que conseguimos criar expressões faciais instantaneamente, mas não as manter por muito tempo. Os pesquisadores compararam as fibras de miosina em amostras de músculos faciais de lobos e cães domesticados. Os resultados revelaram que, como os humanos, cães e lobos têm músculos faciais dominados por fibras de contração rápida. Mas os lobos têm uma porcentagem maior de fibras de contração lenta em relação aos cães. "Essas diferenças sugerem que ter fibras musculares mais rápidas contribui para a capacidade do cão de se comunicar efetivamente com as pessoas", disse o cientista Burrows.

"Ao longo do processo de domesticação, os humanos podem ter criado cães seletivamente com base em expressões faciais semelhantes às suas, e com o tempo os músculos dos cães podem ter evoluído para se tornarem 'mais rápidos', beneficiando ainda mais a comunicação", continua o cientista, ‘assim estamos desvendando os olhos de cachorro abandonado'. Em pesquisas anteriores, a equipe descobriu que cães têm um músculo mimético adicional, ausente nos lobos, que contribui para a expressão "olhar de cachorrinho". Os cientistas afirmam que novas pesquisas serão necessárias para confirmar suas novas descobertas com métodos para diferenciar tipos adicionais de fibras de miosina. Isso poderia lançar uma nova luz sobre as diferenças anatômicas entre cães e lobos.
(Disponível em:https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/
2022/04/06/sabia-que-aquele-olhar-fofo-que-os-cachorros-
fazem-explicacao-cientifica.htm?cmpid=, acesso em 08/04/2022)

Com base no texto e em outros conhecimentos sobre os assuntos nele tratados, assinale a única afirmativa que está cientificamente inexata.

a) As fibras de miosina constituem o arranjo de filamentos grossos do sarcômero, unidade contrátil básica muscular.

b) “...com o tempo os músculos dos cães podem ter evoluído para se tornarem mais rápidos” significa que os cães se adaptaram ao processo de domesticação humana.

c) Durante a contração, a hidrólise do ATP converte a miosina em uma forma de alta energia capaz de se ligar à actina.

d) O músculo mimético adicional dos cães em relação aos lobos deve ter se originado por mutação e posterior seleção.

e) Os músculos estriados são comandados por unidades motoras, que são um neurônio motor com várias ramificações, gerando um movimento voluntário.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 11
Leia esse abstract traduzido de uma pesquisa científica publicada na revista Nature Communications.

‘O parasita humano Plasmodium malariae tem parentes que infectam os macacos africanos (Plasmodium rodhaini) e macacos do Novo Mundo (Plasmodium brasilianum), mas suas origens continuam desconhecidas.

Usando uma nova abordagem para caracterizar as sequências relacionadas a P. malariae em macacos africanos na natureza e em cativeiro, descobrimos que este grupo compreende três linhagens distintas, uma das quais representa uma espécie anteriormente desconhecida e altamente divergente que infecta chimpanzés, bonobos e gorilas em toda a África central.

Uma segunda linhagem derivada do macaco está muito mais intimamente relacionada à terceira, a linhagem infecciosa humana P. malariae, mas apresenta poucas evidências de troca com ela, e assim provavelmente representa uma espécie separada.

Além disso, os níveis e a natureza de polimorfismos genéticos em P. malariae indicam que resultou da transmissão zoonótica de um parasita símio africano, reminiscente da origem do P. falciparum. Em contraste, P. brasilianum cai dentro da radiação de P. malária humana, e assim reflete uma recente antroponose.’
(Disponível em https://www.nature.com/articles/s41467-022-29306-4, acesso em 08/04/2022)

Observe com atenção a árvore filogenética feita a partir das divergências entre aminoácidos codificados por 186 genes de uma proteína de Plasmodium.

Observe com atenção a árvore filogenética feita a partir das divergências entre aminoácidos codificados por 186 genes de uma proteína de Plasmodium.

M2-representa uma nova linhagem de P. malariae que infecta macacos na África.
M1 e M1-like- representam espécies de P. malariae e seu parente próximo encontrados em macacos africanos.

Com base nas informações e em outros conhecimentos, é incorreto afirmar que

a) a linhagem M2, apesar de separada, possui homologia com as linhagens M1 e M1-like.

b) a linhagem que dá origem a Laverania foi a primeira a divergir das outras linhagens.

c) os Malariae estão relacionados, na mesma proximidade que os Ovale e os Vinckeia.

d) os P. malariae M1 e M1 like são mais intimamente relacionados ao P. falciparum do que ao P. vivax humano.

e) os Plasmodium malariae são um grupo irmão do grupo que contém as espécies de Plasmodium vivax.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 12
É difícil imaginar o ambiente terrestre sem plantas, contudo por mais de 3 bilhões de anos a superfície terrestre foi predominantemente sem vida.

Há uns 500 milhões de anos a história começou a mudar com o surgimento das pequenas plantas e, finalmente, há 370 milhões de anos surgiam aquelas que mudariam a história deste planeta, as plantas superiores.

A existência das plantas tem possibilitado a sobrevivência de quase todas as formas de vida e sua história evolutiva mostra as transformações que culminaram nas espécies da flora atual.

Observe árvore filogenética que representa essa trajetória.

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 12

Utilize os números I, II, III, IV para indicar onde cada um dos seguintes caracteres derivados surgiu nessa árvore filogenética, sendo

I- Flores
II- Embriões
III- Sementes
IV- Tecido vascular

A sequência correta de números da esquerda para a direita aparece em

a) I, II, III e IV.
b) II, III, IV e I.
c) II, IV, III e I.
d) III, II, IV e I.
e) IV, III, II e I.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 13
O método de preparo de café por meio de filtros de papel é um dos mais comuns no Brasil. A técnica consiste em colocar o pó de café no filtro e, depois, ir despejando água quente para a pré-infusão para iniciar a solubilização dos componentes hidrossolúveis. Depois de 30 segundos, deve ser adicionado o resto do líquido de forma contínua. O coador retém os sólidos pouco solúveis em água.

De acordo com a técnica citada no texto, assinale a alternativa que apresenta os métodos de separação envolvidos no preparo do café:

a) Dissolução fracionada e destilação.

b) Extração e peneiração.

c) Evaporação e filtração.

d) Extração e filtração.

e) Dissolução fracionada e peneiração.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 14
O clonazepam, princípio ativo do medicamento Rivotril®, é utilizado no tratamento de distúrbios epilépticos, transtornos de ansiedade, transtornos do humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas, vertigem e sintomas relacionados à perturbação do equilíbrio.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/rivotril-efeitos-colaterais/.
Acesso em: 15 abril. 2022.

Observe a fórmula estrutural do clonazepam:

Observe a fórmula estrutural do clonazepam

Na estrutura do clonazepam, encontram-se as seguintes funções orgânicas:

a) amina, amida e cetona.

b) amida, haleto e cetona.

c) amina, nitro e nitrila.

d) amida, amina e nitrila.

e) amida, haleto e nitrocomposto.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 15
A síntese do ácido acetilsalicílico, comercialmente conhecido como Aspirina, um analgésico e antitérmico muito conhecido, ocorre por meio de uma reação entre o ácido salicílico (C7H6O3) e o anidrido acético (C4H6O3), sendo formado também o ácido acético (CH3COOH) , de acordo com a seguinte equação química:

A síntese do ácido acetilsalicílico, comercialmente conhecido como Aspirina

Considerando-se que essa reação apresenta 90% de rendimento, calcule a quantidade de matéria de ácido acetilsalicílico produzida pela reação que envolve 690g de ácido salicílico.

Dados das massas molares (g.mol⁻¹): H=1; C=12; O=16.

a) 0,5 mol.
b) 4,0 mol.
c) 4,5 mol.
d) 5,0 mol.
e) 6,0 mol.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 16
Luciferina é a denominação dada a um grupo de substâncias orgânicas responsável pela luminescência em alguns vaga-lumes e certos fungos, entre outras espécies.

Luciferina é a denominação dada a um grupo de substâncias orgânicas responsável pela luminescência em alguns vaga-lumes e certos fungos, entre outras espécies

A luciferina pode ser transformada em oxiluciferina em presença da enzima luciferase, que facilita a descarboxilação da luciferina, formando a oxiluciferina e liberando luz, conforme descrito na equação química abaixo

Nesta reação, a luciferase atua como catalisador provocando

a) diminuição da rapidez da reação

b) formação de um produto isômero ao reagente.

c) diminuição da energia de ativação da reação.

d) aumento da energia do complexo ativado.

e) formação de uma amida instável termodinamicamente.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 17
Leia o texto.

Chile reconhece os Direitos da Natureza

Constituinte chilena é exemplo de avanço na discussão ambiental ao reconhecer que a natureza possui direitos legais

Após uma longa disputa, a Convenção Constituinte do Chile aprovou os Direitos da Natureza. O artigo 9 reconhece que "os indivíduos e os povos são interdependentes com a Natureza e formam um todo inseparável". E, mais especificamente, afirma que "a natureza tem direitos e que o Estado e a sociedade têm o dever de protegê-los e respeitá-los".

Os problemas ambientais globais, como as mudanças climáticas e a acidificação dos oceanos, reforçam essa proteção como um valor essencial para a qualidade de vida de todos os seres no planeta. 

E assim, mais cedo ou mais tarde, a globalização desses direitos seguirá o caminho dos direitos humanos.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/03/chile-
reconhece-os-direitos-da-natureza.shtml?origin=folha – acesso em 26/03/2022 – adaptado.

O principal gás proveniente de queimas de combustíveis fósseis responsável pela acidificação dos oceanos é o

a) O2(g)
b) CO(g)
c) NO2(g)
d) CO2(g)
e) C(s)


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 18
Guerra na Ucrânia: especialistas citam perigo das armas nucleares táticas

Guerra na Ucrânia: especialistas citam perigo das armas nucleares táticas

O mundo acompanhou com apreensão o ataque dos russos à usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior instalação nuclear da Europa. 

O poder de destruição de uma arma nuclear é medido em quilotons: um quiloton equivale à energia da explosão de mil toneladas de dinamite. A bomba de Hiroshima, por exemplo, tinha 15 quilotons.

Já uma arma tática pode ser menor, carregada por caminhões comuns e ter menos de um quiloton. No caso da guerra da Ucrânia, são essas armas menores que mais preocupam.

As armas estratégicas, as grandes bombas da Guerra Fria, eram armas mais políticas, para não serem usadas. Já as armas nucleares táticas são feitas para serem usadas em combate. Só que elas continuam sendo nucleares, têm urânio, plutônio e, portanto, emitem radiação.
Adaptado de: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/06/guerra-na-ucrania-
especialistas-alertam-para-perigo-das-armas-nucleares-taticas.ghtml - acesso em 25 de março de 2022.

As armas estratégicas, as grandes bombas da Guerra Fria, eram armas mais políticas, para não serem usadas
Fonte: https://socientifica.com.br/armas-nucleares-taticas-o-que-sao/ - acesso em 25/03/2022.


O conhecimento das possibilidades de emissões radioativas é necessário e qualifica o debate acerca da energia nuclear.

O conhecimento das possibilidades de emissões radioativas é necessário e qualifica o debate acerca da energia nuclear.

Se considerarmos o decaimento radioativo do isótopo U-238, as espécies que corretamente preencheriam as lacunas, na ordem real do processo descrito no esquema, seriam

a) Th-234, U-234, Bi-214 e Pb-210.

b) Pb-212, U-235, Po-209 e Bi-208.

c) U-235, Pa-231, Pb-212 e Pb-210.

d) Pb-210, Bi-214, U-238 e Po-209.

e) Th-234, Bi-214, Pb-210 e U-234.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 19
Leia:

Na tirinha acima, segundo a teoria da gravitação, de Newton, o menino não consegue voar porque existe uma (um)

Na tirinha acima, segundo a teoria da gravitação, de Newton, o menino não consegue voar porque existe uma (um)

a) velocidade que o impulsiona para baixo, por conta da gravidade.

b) aceleração que o impulsiona para baixo, e ela é proporcional à sua massa.

c) impulso que o impulsiona para baixo, e ele não depende de sua massa.

d) força que o impulsiona para baixo, e ela é proporcional à sua massa.

e) força que dissipa sua energia, fazendo-o perder velocidade.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 20
“A temperatura mínima no estado foi de 14°C, registrada em Monte Verde, no Sul de Minas. Já a máxima é prevista em 29°C, no Norte, onde há previsão de chuva, além da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Norte.

Em Belo Horizonte, a previsão indica céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 18°C em Cercadinho e a máxima prevista é de 29°C, com umidade relativa do ar de 40% à tarde.”
Disponível em: ttps://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/04/10/interna
_gerais,1359003/temperatura-cai-em-mg-e-domingo-de-ramos-tem-previsao-de
-mais-chuva.shtml> Acesso em 11 de abril de 2022

Considerando a diferença entre a máxima e a mínima temperatura no estado de MG, tal valor, em Fahrenheit, é igual a

a) 27.
b) 15.
c) 11.
d) 19.
e) 6,1.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 21
Uma partícula carregada é lançada com velocidade constante numa região de campo magnético uniforme e descreve a trajetória representada a seguir:

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 21

Sobre a velocidade da partícula nos pontos de maior altura, isto é, maior valor da coordenada y, é correto afirmar que ela

a) é paralela ao eixo x.
b) é paralela ao eixo y.
c) é paralela ao eixo z.
d) está contida no plano paralelo ao plano xy.
e) está contida no plano paralelo ao plano xz.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 22
Marcela foi verificar o seu peso em uma balança de molas, porém a balança foi mal ajustada, ficando inclinada em relação à horizontal, como ilustrado na figura.

Marcela foi verificar o seu peso em uma balança de molas, porém a balança foi mal ajustada, ficando inclinada em relação à horizontal, como ilustrado na figura.
Adaptado de: https://guiaesperto.com.br/wp-content/
uploads/2021/03/melhores-balancas-digitais.jpg
(Acessado em 11 de abril de 2022)

O ângulo de inclinação da balança com a horizontal foi de 12º.
Considere sen(12º) = 0,21 e cos(12º) = 0,98.

Nessa situação, a força de atrito entre os pés de Marcela e a superfície da balança é de 105 N. Então, o valor indicado pela balança, em newtons, é um valor mais próximo de

a) 450.
b) 490.
c) 500.
d) 510.
e) 550.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 23
A foto mostrada na figura não foi manipulada por softwares de edição de imagens. Percebe-se que a imagem visualizada na esfera de vidro é invertida em relação à paisagem ao fundo.

A foto mostrada na figura não foi manipulada por softwares de edição de imagens. Percebe-se que a imagem visualizada na esfera de vidro é invertida em relação à paisagem ao fundo.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/06/sem-photoshop-
imagens-incriveis-parecem-montagem-mas-sao-reais.ghtml
(Acessado em 13 de abril de 2022).

Ao observarem a foto, utilizada por um professor para ilustrar uma aula de óptica, três estudantes fizeram os seguintes comentários:

- Júlia: “A esfera de vidro conjuga imagens com as mesmas características das conjugadas por uma lente convergente”.
- Carlos: “A imagem conjugada pela esfera de vidro pode ser projetada sobre uma tela”.
- Gabriela: “A imagem conjugada se localiza entre a esfera de vidro e a câmera que fez o registro”.

Qual(is) estudante(s) fez(fizeram) comentário(s) correto(s)?

a) Todos os três.
b) Apenas Júlia.
c) Apenas Carlos.
d) Apenas Gabriela.
e) Apenas Júlia e Carlos.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 24
A luminária de teto, mostrada na figura, é composta por 8 lâmpadas idênticas, todas de LED e projetadas para funcionar em uma rede elétrica de 127 V.

A luminária de teto, mostrada na figura, é composta por 8 lâmpadas idênticas, todas de LED e projetadas para funcionar em uma rede elétrica de 127 V.

Quando ligada a uma rede de 127 V, todas as lâmpadas brilham normalmente e a corrente elétrica total solicitada à rede elétrica vale 0,80 A.

Suponha que uma das lâmpadas tenha apresentado defeito e foi substituída por uma nova, de mesma potência das demais, porém projetada para funcionar em uma rede elétrica de 220 V.

A luminária, quando ligada a uma rede elétrica de 127 V, com as sete lâmpadas iniciais mais a lâmpada nova, solicitará uma corrente elétrica da rede

a) igual a 0,80 A e a lâmpada nova vai brilhar mais do que o projetado.

b) maior que 0,80 A e a lâmpada nova vai brilhar menos do que o projetado.

c) maior que 0,80 A e a lâmpada nova vai brilhar mais do que o projetado.

d) menor que 0,80 A e a lâmpada nova vai brilhar mais do que o projetado.

e) menor que 0,80 A e a lâmpada nova vai brilhar menos do que o projetado.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 25
Dois ciclistas, A e B, partem de um mesmo ponto em uma pista circular de raio 200 m. O ciclista A pedala com velocidade de 10 m/s no sentido horário, enquanto o ciclista B pedala com velocidade de 15 m/s no sentido anti-horário.

Depois de percorrerem um minuto, cada ciclista se encontra em um ponto na pista circular.

A diferença do arco, em radianos, que separa os dois ciclistas é igual a (use 𝜋=3)

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 25


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 26
A diretoria de uma empresa formada por 5 membros foi convocada para uma reunião extraordinária em uma sala cuja mesa para reuniões tem a forma circular.

O número de maneiras que esses 5 membros poderão se assentar à mesa para a reunião é igual a

a) 4!
b) 5!
c) 5!.4
d) 4!.5
e) (4 .5)!


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 27
As circunferências da figura a seguir com centros nos pontos (0,2) e (0,0) e raios, respectivamente, 2 e 3 têm dois pontos A e B que são as interseções entre elas.

As circunferências da figura a seguir com centros nos pontos (0,2) e (0,0) e raios, respectivamente, 2 e 3 têm dois pontos A e B que são as interseções entre elas.

Os pares ordenados que representam os pontos A e B são respectivamente



UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 28
A Lei 8213/91, também conhecida como lei das cotas, prevê as disposições relativas ao Plano de Benefícios da Previdência Social. Além disso, dispõe sobre outras providências concernentes aos direitos da Pessoa com Deficiência em relação ao trabalho.

Em seu Art. 89, a Lei especifica a habilitação e a reabilitação profissional e social para proporcionar os meios para a (re)educação e (re)adaptação profissional e social para pessoas incapacitadas parcial ou totalmente para o trabalho, e as Pessoas com Deficiência (PcD). Por isto, ela ficou conhecida como Lei de Cotas para deficientes.

A Lei estabelece as cotas para preenchimento de vagas nas empresas de pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS, ou seja, de acordo com a quantidade de funcionários da empresa, é necessário um percentual de funcionários com deficiência, obedecendo à seguinte proporção:

I- De 100 até 200 funcionários – cota de 2%;
II- De 201 a 500 – cota de 3%;
III- De 501 a 1.000 – cota de 4%;
IV- De 1.001 em diante – cota de 5%.

Uma empresa com 2280 funcionários deseja adequar-se à lei. Para isso, será necessário contratar trabalhadores deficientes. Para que ela fique de acordo com a lei, o número (n) de trabalhadores com deficiência que essa empresa terá que contratar pertence ao intervalo 

a) 100 ≤ n < 110.
b) 110 ≤ n < 120.
c) 120 ≤ n < 130.
d) 130 ≤ n < 140.
e) 140 ≤ n < 150.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 29
Escala é a relação matemática utilizada para representar a proporção entre medidas reais e suas representações.

Um desenho, construído em uma escala 1: 500, possui área de 12 cm²; a área real correspondente a esse desenho é igual a 

a) 300 cm².
b) 300 m².
c) 600 cm².
d) 600 m².
e) 750 m².


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 30
Os meios de cultura são importantes nos testes microbiológicos para verificação da forma de crescimento de determinadas bactérias.

Em uma cultura de bactérias, verifica-se que há um aumento de 160% na quantidade de bactérias a cada 20 minutos. A expressão matemática que representa a variação da população de bactérias após um tempo t, em horas, é representada por



UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 31
No segundo semestre de 2021, o Reino Unido passou por um momento de desabastecimento, associado à falta de mão de obra para o trabalho na logística e até mesmo na colheita da produção. 

Além da pandemia, que forçou a parada dos fluxos migratórios sazonais para o país, um outro provável motivo para essa situação seria a (o)

a) saída definitiva da UE (União Europeia), em janeiro de 2021, e a transformação das leis de migrantes.

b) baixa remuneração com o abandono do Euro, que até então era a moeda oficial da Inglaterra.

c) dificuldade de exportação de produtos a partir de uma menor conexão comercial com o restante da Europa.

d) entrada de migrantes com baixa qualificação no país, que não conseguem exercer as atividades para abastecimento.

e) aumento da demanda de mão de obra devido à supersafra nos últimos meses no país.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 32
A Copa do Mundo de Futebol será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022 no Oriente Médio, mais precisamente no Catar. Será a primeira vez que o mundial terá uma disputa no final do ano.

Considerando as Coordenadas Geográficas aproximadas de Doha, capital do Catar (latitude 25°N e Longitude 51°E), uma partida marcada para as 16h (horário local) será transmitida ao vivo em Brasília às

a) 23 horas.
b) 9 horas.
c) 10 horas.
d) 11 horas.
e) 12 horas.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 33
A formação do solo ocorre ao longo do tempo geológico com o desenvolvimento de diferentes horizontes.

Nas regiões com maior índice pluviométrico, esse processo é mais acelerado, devido à intensificação da(o):

Nas regiões com maior índice pluviométrico, esse processo é mais acelerado, devido à intensificação da(o)

a) erosão pluvial.
b) intemperismo químico.
c) termoclastia da rocha mãe.
d) litificação dos sedimentos.
e) percolação inversa da água.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 34
Forças militares russas iniciaram nesta quinta-feira (24/2/2022) uma ampla invasão da Ucrânia. Há relatos de tropas cruzando diversos pontos da fronteira e explosões perto das principais cidades ao redor do país e não apenas na região de Donbas, onde grupos separatistas foram reconhecidos e apoiados recentemente pela Rússia.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60503097/acessado em 23/03

Dentre os motivos para que em 2022 a Rússia de Vladimir Putin atacasse a Ucrânia novamente, podese inferir corretamente que a 

a) aproximação da Ucrânia com a China deixou de lado o acordo entre Putin e Xi Jinping para aumentar substancialmente o fornecimento de gás para a capital Pequim. 

b) expansão da Otan pelo Leste Europeu gerou a possibilidade de adesão da Ucrânia a essa aliança militar, afastando este país da influência russa.

c) expansão do Pacto de Varsóvia em direção ao ocidente não teve o apoio ucraniano de Zelensky a essa importante aliança militar do oriente.

d) saída da Ucrânia da APEC, com a qual existia um acordo firmado de não aproximação com países do leste asiático, fortaleceu os EUA e enfraqueceu a Rússia.

e) retomada da Crimeia tornou-se uma prioridade para os russos devido à não aceitação da Ucrânia ao referendo que foi realizado em 2014 nessa região. 


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 35
É a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no número de empregos, ocupação desordenada de determinadas regiões da cidade e estigmatização de estratos sociais, que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.

Esse conceito urbano se refere a (à)

a) conurbação
b) cidades formais 
c) gentrificação
d) macrocefalia urbana
e) hierarquia urbana


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 36
Os Tigres Asiáticos estão situados nas regiões leste e sudeste da Ásia. Esses países e regiões têm em comum um rápido e expressivo crescimento econômico, principalmente, durante a segunda metade do século XX; inclusive se tornaram referência para outras economias internacionais, por terem dentre outros motivos

a) atraído investimentos estrangeiros, associados ao aprimoramento interno e a modernização da sua atividade industrial, que buscava atender ao mercado externo.

b) modernizado suas economias, sobretudo após a Crise de 1929, o que exigiu uma aceleração na política de substituição de importações.

c) planificado economicamente as suas estruturas produtivas com forte presença do Estado, sobretudo após 1978, com a criação das ZEEs.

d) reconstruído suas bases econômicas, com ajuda financeira somente europeia, aliando essas áreas com a zona do euro.

e) concentrado os seus esforços na exportação de commodities, após um processo de reforma agrária e de nacionalização das terras.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 37
Com orgulho característico de quem passa uma faixa presidencial (mesmo que para um adversário político como Jânio Quadros), Juscelino transmitiu seu cargo em 1961, na recém-inaugurada e monumental Brasília, com as seguintes palavras:

“Tenho como razão de maior orgulho poder entregar a V. Exa. o Governo da República em condições muito diversas daquelas em que o recebi, no tocante à estabilidade do regime. Está consolidada entre nós a democracia, e estabelecida a paz...”.

Não há dúvida de que o governo Kubitschek foi estável e que, do ponto de vista da democracia liberal, permitiu um alto grau de liberdade política e de expressão. Entretanto, os aspectos antidemocráticos do regime vigente não foram alterados na essência durante seu governo.
MARANHÃO, Ricardo. O governo Juscelino Kubitschek. São Paulo: Brasiliense, 1985, p.98.

Um aspecto antidemocrático que permaneceu durante o governo JK foi a

a) estrutura sindical corporativa e atrelada à Igreja. 

b) exclusão da burguesia nos processos decisórios. 

c) proibição da existência legal do Partido Comunista.

d) aplicação de dispositivos de censura aos partidos políticos. 

e) repressão sistemática à imprensa e ao movimento estudantil.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 38
Leia a charge.

vai trabalhar vagabundo

Após mais de três décadas da fixação da idade laboral mínima no Brasil em 14 anos pela Constituição de 1934, a nova carta constitucional de 1967 estabeleceu a redução para 12 anos. A medida contrariava determinação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1919, que proibiu o trabalho realizado por pessoas com menos de 14 anos. A medida instituída no contexto da ditadura militar representou

a) retrocesso social.
b) maior escolarização.
c) avanço da cidadania. 
d) diminuição do desemprego. 
e) desenvolvimento econômico.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 39
Leia o cartaz.

Constituinte, O Brasil pode ser melhor

O cartaz de 1988 foi feito por sindicatos profissionais e conclamava o povo brasileiro a

a) contestar a legitimidade da Assembleia Constituinte. 

b) combater a censura imposta aos meios de comunicação. 

c) reivindicar suas demandas por meio das emendas populares.

d) acatar as deliberações dos sindicatos para a nova Constituição.

e) rejeitar as propostas de direitos trabalhistas do Governo Sarney.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 40
Leia o poema.

Ode ao burguês

Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva o homem nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
É sempre um cauteloso pouco a pouco!

Eu insulto as aristocracias cautelosas!
Os barões lampeões! Os condes Joões! Os duques zurros!
Que vivem dentro de muros sem pulos;
E gemem sangues de alguns mil-réis fracos
Para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
E tocam o “Printemps” com as unhas!
[...]
ANDRADE, M. Poesias completas. 6 ed. Belo Horizonte. Itatiaia, 1980.

O poema de Mario de Andrade esteve entre os de maior destaque durante a Semana da Arte Moderna, evento que ocorreu em 1922 e que buscava

a) afrontar a ordem social dominante, sendo contra os academicismos, a patriotada do centenário da independência e o darwinismo social.

b) alienar a população brasileira durante a comemoração do centenário da independência, reproduzindo o discurso oficial do Sete de Setembro.

c) criticar os valores capitalistas que se consolidavam no Brasil, representados pelos hábitos da burguesia industrial paulistana.

d) ironizar a nova realidade urbano industrial que emergia em São Paulo e colocava a burguesia cafeeira nos centros de poder.

e) resgatar as manifestações modernistas de São Paulo, centro econômico e cultural do Brasil, promovendo o fim das diferenças sociais.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 41
Nesse encontro, decidiram adiantar os planos de insurreição e aproveitando que era domingo, Hidalgo, em lugar da missa, incitou seus fiéis a empreender uma luta contra o governo vigente. A resposta foi imediata: camponeses, trabalhadores, domésticos, mineiros, entre outros se apresentaram com instrumentos e armas de luta.

Hidalgo fazia uma interessante releitura da realidade social da Nova Espanha a partir de algumas ideias ilustradas no início do século XIX. Com apoio financeiro de um grupo político urbano formado por profissionais liberais, conduziu a população indígena camponesa rebelde contra o vice-rei.
OLIVATO, L. Insurgência impressa. Uma análise do periodismo
no primeiro movimento de independência mexicano (1810-1814), 2012.

O processo de independência da Nova Espanha apresenta uma característica peculiar se comparado aos demais processos emancipacionistas das colônias hispânicas, que se sustenta na ideia da

a) associação entre o poder religioso e os grupos coloniais que discordavam da política liberal espanhola.

b) associação entre os princípios ilustrados de liberdade e as necessidades de conquistas sociais.

c) fragilidade da elite espanhola diante das alianças entre os setores urbanos e rurais, que defendiam a democracia.

d) incapacidade da elite política urbana se organizar sozinha para questionar as autoridades metropolitanas.

e) valorização da miscigenação na construção de uma sociedade inspirada nos ideais democráticos do século XIX.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 42
Existem diversas interpretações sobre o significado do panamericanismo, mas podemos resumir a discussão a duas acepções.

Uma, vinculada ao pensamento latino-americano e originada durante os movimentos de independência, e outra, vinculada ao pensamento norte-americano consubstanciado na Doutrina Monroe.

O panamericanismo de acepção latino-americana estaria então baseado no ideal de união e solidariedade continental contra a exploração europeia.

Por outro lado, o panamericanismo norte-americano buscaria garantir o afastamento dos países europeus para que o continente  permanecesse como sua área de influência exclusiva [...].
VARGAS, Mojana. A construção do panamericanismo nas páginas da
América (1949-1969). Revista Crítica de História.
Ano V, n. 9, julho/2014, p. 50.

O projeto panamericano surgiu durante o processo de emancipação política da América Espanhola, mas acabou sendo utilizado para legitimar um outro projeto que visava 

a) defender a América das práticas neocoloniais.

b) desenvolver economicamente os países latino-americanos.

c) garantir os interesses imperialistas estadunidenses.

d) reconhecer a multiplicidade cultural das Américas.

e) unir os países latino-americanos sob um único governo.


Questions 43 to 46 are based on the following text. Read carefully.

What Are Anxiety Disorders?

Anxiety is a normal reaction to stress and can be beneficial in some situations. It can alert us to dangers and help us prepare and pay attention. Anxiety disorders differ from normal feelings of nervousness or anxiousness and involve excessive fear or anxiety. Anxiety disorders are the most common of mental disorders and affect nearly 30% of adults at some point in their lives. But anxiety disorders are treatable, and a number of effective treatments are available. Treatment helps most people lead normal productive lives.

How Common Are Anxiety Disorders?
In any given year the estimated percent of U.S. adults with various anxiety disorders are:

- specific phobia: 8% - 12%
- social anxiety disorder: 7%
- panic disorder: 2% - 3%
- agoraphobia: 1-2.9% in adolescents and adults
- generalized anxiety disorder: 2% 
- separation anxiety disorder: 0.9% - 1.9%

Women are more likely than men to experience anxiety disorders.

Anxiety refers to anticipation of a future concern and is more associated with muscle tension and avoidance behavior.

Fear is an emotional response to an immediate threat and is more associated with a fight or flight reaction – either staying to fight or leaving to escape danger.

Anxiety disorders can cause people to try to avoid situations that trigger or worsen their symptoms. Job performance, schoolwork and personal relationships can be affected. In general, for a person to be diagnosed with an anxiety disorder, the fear or anxiety must:

- Be out of proportion to the situation or age-inappropriate
- Hinder ability to function normally

There are several types of anxiety disorders, including generalized anxiety disorder, panic disorder, specific phobias, agoraphobia, social anxiety disorder and separation anxiety disorder.

Risk Factors
The causes of anxiety disorders are currently unknown but likely involve a combination of factors including genetic, environmental, psychological and developmental. Anxiety disorders can run in families, suggesting that a combination of genes and environmental stresses can produce the disorders.

Diagnosis and Treatment
The first step is to see your doctor to make sure there is no physical problem causing the symptoms. If an anxiety disorder is diagnosed, a mental health professional can work with you on finding the best treatment. Unfortunately, many people with anxiety disorders don’t seek help. They don’t realize that they have an illness for which there are effective treatments.

Although each anxiety disorder has unique characteristics, most respond well to two types of treatment: psychotherapy, or “talk therapy,” and medications. These treatments can be given alone or in combination. Cognitive behavior therapy (CBT), a type of talk therapy, can help a person learn a different way of thinking, reacting and behaving to help feel less anxious. Medications will not cure anxiety disorders but can provide significant relief from symptoms. The most commonly used medications are anti-anxiety medications (generally prescribed only for a short period of time) and antidepressants. Betablockers, used for heart conditions, are sometimes used to control physical symptoms of anxiety.
Adapted. Available at: https://www.psychiatry.org/
patients-families/anxiety-disorders/what-are-anxiety-disorders 
Accessed on: April 14th, 2022.

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 43
“Anxiety is a normal reaction to stress and can be beneficial in some situations. It can alert us to dangers and help us prepare and pay attention.” 

The pronoun It used in this sentence refers to

a) anxiety.
b) dangers.
c) reaction.
d) situations.
e) stress.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 44
We can infer from the text that the word disorder has a similar meaning to

a) disorganization.
b) illness.
c) misunderstanding.
d) phobia.
e) problem.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 45
Judging from the content of the article, it is correct to say that it was written for

a) educators and teachers. 

b) health care professionals.

c) psychologists and psychiatrists.

d) parents of young children.

e) the general public.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 46
The word although, in the sentence, “Although each anxiety disorder has unique characteristics, most respond well to two types of treatment: psychotherapy, or ‘talk therapy,’ and medications.” is used to 

a) contrast two ideas. 
b) draw a conclusion. 
c) give an example. 
d) introduce additional information.
e) paraphrase an idea.


UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 47 | ANULADA.

UNIFENAS 2022 - QUESTÃO 48
Read the Anxiety Toolbox.

The suggestion that is found in the Anxiety Toolbox is

The suggestion that is found in the Anxiety Toolbox is

a) eat a healthy vegan diet.

b) learn how to breathe properly.

c) sleep more than eight hours a day.

d) use mantras on a weekly basis.

e) work out at the gym every day.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UNIFENAS 2022.2 com Gabarito
Prova UNIFENAS 2022.2 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS1fy_dPcEz8lJIon5G9D3KgIc4_v0p_ngy19DnH7y7yiHEI_gIaeVxTKAMIF3lOg-Sn7dSdfzG9QiuLdqRv90ih9ltWmH_NeyQuwqSJJUwXpS-WhOlgubXs7uHRjyko681apG8RFbtJA/s16000/unifenas-indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS1fy_dPcEz8lJIon5G9D3KgIc4_v0p_ngy19DnH7y7yiHEI_gIaeVxTKAMIF3lOg-Sn7dSdfzG9QiuLdqRv90ih9ltWmH_NeyQuwqSJJUwXpS-WhOlgubXs7uHRjyko681apG8RFbtJA/s72-c/unifenas-indaga%25C3%25A7%25C3%25A3o.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-unifenas-20222-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/10/prova-unifenas-20222-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo