Prova Tecnologia em Gestão de Qualidade ENADE 2022 com Gabarito

Prova  Tecnologia em Gestão de Qualidade  ENADE 2022 com Gabarito OBS:  as  questões de 01 a 08  são de Formação Geral, portanto, cobradas e...
ENADE - Indagação

Prova Tecnologia em Gestão de Qualidade ENADE 2022 com Gabarito

OBS: as questões de 01 a 08 são de Formação Geral, portanto, cobradas em todas as provas. Para conferir elas, basta acessar essa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 09
ENADE 2022: Na figura a seguir, estão representados dois processos de melhoria contínua, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) e o ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

Na figura a seguir, estão representados dois processos de melhoria contínua, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) e o ciclo DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

Acerca dos ciclos de melhoria contínua, avalie as afirmações a seguir.

I. O ciclo PDCA começa com o estágio P (planejar), que envolve coletar e analisar dados de modo a se formular um plano de ação que vise à melhoria no desempenho.

II. O ciclo DMAIC inicia-se com a definição do problema, para se entender o escopo do que é necessário fazer, além de estabelecer as exigências de melhoria de produtos, serviços e processos.

III. Os ciclos PDCA e DMAIC visam a melhoria contínua de produtos, serviços e processos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 10
ENADE 2022: Ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos de uma empresa.

Sua utilização pode representar, entre outros aspectos, um ponto de partida para a melhoria no ambiente de trabalho e a redução de custos, auxiliando as pessoas na solução de problemas.

Assim, algumas ferramentas da qualidade estão representadas e definidas a seguir.

W: símbolos padronizados de textos articulados utilizados para se mostrar a sequência lógica de execução dos passos de um processo ou suas atividades.

X: gráfico cuja finalidade é auxiliar no levantamento de possíveis causas de um problema prioritário.

Y: gráfico de barras verticais, que representa a frequência de dados subdivididos em classes.

Z: gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

A partir das definições de W, X, Y e Z, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre o símbolo ou gráfico e a designação de cada uma das ferramentas da qualidade.

A) W = Diagrama de Ishikawa; X = Fluxograma; Y = Histograma; Z= Diagrama de Pareto.

B) W = Fluxograma; X = Diagrama de Ishikawa; Y = Diagrama de Pareto; Z = Histograma.

C) W = Fluxograma; X = Diagrama de Ishikawa; Y = Histograma; Z = Diagrama de Pareto.

D) W = Diagrama de Pareto; X = Diagrama de Ishikawa; Y = Histograma; Z = Fluxograma.

E) W = Fluxograma; X = Histograma; Y = Diagrama de Ishikawa; Z = Diagrama de Pareto.


QUESTÃO 11
ENADE 2022: Nas organizações, a qualidade teve grande alavancagem a partir da Segunda Guerra Mundial, quando as principais ferramentas gerenciais nas metodologias de gestão foram estruturadas e organizadas com base em conceitos e práticas já existentes.

O Gráfico de Pareto esclarece que 80% dos efeitos são derivados de 20% das causas, sendo essa regra conhecida como princípio dos 80/20.

O gráfico apresenta um estudo realizado em uma loja de departamentos, no qual se buscou, após pesquisa com clientes, levantar as causas principais das baixas nas vendas no primeiro semestre de 2022.

Principais Causas do Decréscimo de Vendas

Principais Causas do Decréscimo de Vendas

Com base no gráfico apresentado, assinale a opção correta.

A) As vendas baixaram em 20%, devido ao aumento no valor dos produtos.

B) O mau atendimento foi o maior responsável pelas quedas nas vendas, apresentando 50% de insatisfação.

C) O maior índice de insatisfação foi a baixa qualidade dos produtos vendidos, citada por 100% dos entrevistados.

D) A queda nas vendas deve-se, em maior proporção, à baixa variedade de produtos e ao mau atendimento, que acumularam em torno de 80% de insatisfação.

E) A baixa qualidade dos produtos e o aumento do seu valor são os maiores responsáveis pela queda nas vendas, sendo os fatores mais citados pelos clientes entrevistados.


QUESTÃO 12
ENADE 2022: Um dos fatores de sucesso de qualquer negócio é a capacidade da empresa em atender aos requisitos de seus clientes, de forma melhor ou igual à da concorrência e, ao mesmo tempo, gerar resultados financeiros satisfatórios.

Entre os requisitos estabelecidos pela ISO 9001:2015 está a definição da política da qualidade e seus objetivos e, para isso é importante desdobrar, para o nível de gestão das operações de produção, as decisões estratégicas que objetivem melhorar a capacidade da empresa de atender esses requisitos e avaliar os resultados obtidos, visando à melhoria de produtos e processos, além do atendimento satisfatório aos clientes.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas.
3. ed. São Paulo: Atlas, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A avaliação de riscos baseia-se na filosofia de antecipação e prevenção, indicando que processos devem ser elaborados e documentados na organização.

PORQUE

II. A organização deve assegurar que riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumento da satisfação do cliente sejam determinados e abordados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas


QUESTÃO 13
ENADE 2022: Com a evolução dos conceitos de gestão, houve necessidade de se utilizar um tipo especial de documentação conhecido como documentos normativos, um termo genérico que se usa para as especificações, os regulamentos, os relatórios e as normas técnicas.
PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática.
4. ed. São Paulo: Atlas, 2019 (adaptado).

Com relação ao tema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou para seus resultados.

II. A normatização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas a situações de excepcionalidade com o intuito de se obter um grau comum de ordem em determinado contexto.

III. Um dos objetivos da normatização é proporcionar maneiras mais eficientes de trocas de informações entre cliente e fabricante.

IV. Os motivos para uma empresa adotar a normatização são a melhoria de produtos e serviços e a redução da competitividade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
ENADE 2022: O gerenciamento de projetos pode ser visualizado como um conjunto de operações conduzidas, em certa sequência, para atingir determinados objetivos. As operações que participam em um projeto, consumindo tempo e recursos, são chamadas de atividades.

Para representar essas atividades e a ordem em que são efetuadas, utiliza-se o chamado Diagrama de Rede. Para obter a duração de cada atividade, determinar o caminho crítico, calcular a duração do projeto e a folga de cada atividade em particular são utilizadas as técnicas Program Review and Evaluation Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM).
MOREIRA, D. A. Administração de Produção e Operações. 
2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O CPM é empregado em projetos cujas atividades têm uma certa imprecisão na duração, convencionalmente com três estimativas de tempo: otimista, mais provável e pessimista.

II. O PERT é utilizado em projetos em que se pode ter estimativas bem acuradas de tempo, tendo cada atividade apenas uma medida de tempo.

III. O caminho crítico de um projeto é definido por meio da técnica PERT.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 15
ENADE 2022: Uma vez identificados os requisitos dos clientes, cabe a uma organização fazer a análise crítica da sua capacidade em atendê-los. Uma ocorrência bastante comum, na fase de comercialização de um produto ou serviço, é a aceitação de um pedido sem a prévia avaliação da real capacidade da organização em disponibilizá-lo. Sobre isso, a ISO 9001:2015 determina que se faça a análise crítica antes de se comprometer com o fornecimento de produtos e serviços.
CARPINETTI, L. C. R.; GEROLAMO, M. C. Gestão da Qualidade 
ISO 9001:2015: Requisitos e integração com a ISO 14001:2015.
São Paulo: Atlas, 2016 (adaptado).

Considerando que a comunicação com o cliente é um dos primeiros passos para o atendimento de suas demandas nas operações de produção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para assegurar que a análise crítica seja feita, a ISO 9001:2015 estabelece que sejam mantidos registros dos resultados dessa análise e das ações propostas, como forma de deixar claros os requisitos do cliente.

PORQUE

II. Faz parte do gerenciamento estratégico de uma organização direcionar esforços para a melhoria e mudança de aspectos que causem grande impacto na manutenção, no crescimento da clientela e no faturamento da empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 16
ENADE 2022: Suponha que um departamento de materiais de construção de determinada rede de varejo reveja periodicamente suas metas.

Durante o andamento das atividades desse departamento, os gestores analisam suas estratégias atuais e determinam as metas que deverão ser atingidas pela equipe a fim de alinhar os resultados ao orçamento dessa área do departamento e, além disso, decidem sobre as ações específicas a serem realizadas para alcançar essas metas.

Nessa situação hipotética, as atividades descritas estão enquadradas na atuação dos gestores em relação ao processo de

A) planejamento.
B) padronização.
C) organização.
D) verificação.
E) execução.


QUESTÃO 17
Texto 1
A estrutura de produtos mostra quais e quantos itens são necessários para fabricar ou montar outros itens muito importantes para o planejamento de recursos de uma empresa.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração
da produção. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).

Texto 2
Uma empresa produz dois tipos de móveis: X e Y. As árvores da estrutura desses produtos estão representadas a seguir (os números entre parênteses referem-se à quantidade de itens utilizada na produção).

GRÁFICO

ENADE 2022: Considerando que há um estoque de 10 unidades do item B e 200 unidades do item E, as quantidades dos itens C e D que devem ser fabricados, respectivamente, para a produção de 100 móveis X e 200 móveis Y correspondem a

A) 300 e 800.
B) 590 e 1380.
C) 590 e 1400.
D) 600 e 1420.
E) 600 e 1600.


QUESTÃO 18
ENADE 2022: As empresas devem realizar planejamento e controle em todos os níveis hierárquicos. Planejamento e controle dizem respeito à conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. No setor industrial, a função Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) é importante para a produção de bens e serviços, alocando-se recursos materiais, humanos e operacionais.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção.
8. ed. São Paulo: Atlas, 2018 (adaptado).

A partir do texto, suponha que, na indústria XYZ, a função PPCP seja totalmente manual e não exista integração entre as áreas da empresa. Para solucionar esses entraves, a empresa contratou uma consultoria, que está analisando a implantação de novas técnicas, sistemas e filosofias de produção, para aumentar a vantagem competitiva da mencionada empresa.

Acerca da implantação de técnicas, sistemas e filosofias de produção, avalie as afirmações a seguir.

I. A empresa pode diminuir seus problemas, contribuindo para a redução de custos e eliminação de perdas, se utilizar ferramentas da qualidade, como, por exemplo, Diagrama de Ishikawa e Gráficos de Controle.

II. O sistema Enterprise Resource Planning (ERP) poderá facilitar a integração dos setores da empresa, fornecendo subsídios para tomadas de decisão.

III. A implantação da filosofia Just in Time possibilitará maior controle da produção da empresa e a redução dos níveis de estoque.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 19
ENADE 2022: No ambiente organizacional, a percepção é entendida como o processo pelo qual o receptor recebe, organiza e interpreta as informações advindas do ambiente, emitidas pelo emissor. A comunicação organizacional é entendida como o processo específico por meio do qual a informação se move e é trocada entre as pessoas/organizações nos ambientes de que fazem parte ou as envolvem.
SILVA, R. O. Teorias da administração. 2. ed.
São Paulo: Pearson Universidades, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A percepção do receptor funciona como filtro de informação capaz de influenciar o verdadeiro conteúdo da mensagem emitida originalmente e, dependendo de valores individuais, necessidades, antecedentes culturais e outras circunstâncias do momento, pode promover distorções de entendimento.

PORQUE

II. O emissor, ao expressar um conteúdo, codifica a mensagem na forma, por exemplo, de palavras e gestos que estejam de acordo com a percepção cultural de seu receptor, utilizando-se desse recurso para o convencimento de alguém em relação a determinado argumento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 20
ENADE 2022: Suponha que um setor de usinagem faça operações de retificação em um assento de rolamento cujo valor de referência seja 75 cm. Essa operação é realizada em 4 células de produção distintas (A, B, C e D).

Após o setor de Qualidade detectar lotes com peças fora de especificação, colaboradores das células A e B foram encaminhados para um treinamento. Após esse treinamento, a fim de verificar a eficiência da capacitação feita pelos colaboradores, foram escolhidas, ao acaso, 10 peças produzidas pelas células A, B, C e D.

Após a coleta de dados, o analista da Qualidade elaborou gráficos boxplot a fim de que auxiliassem a sua análise, conforme mostra a imagem a seguir.

Após a coleta de dados, o analista da Qualidade elaborou gráficos boxplot a fim de que auxiliassem a sua análise, conforme mostra a imagem a seguir.

A partir dos dados coletados e da imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A célula D, entre todas as células de produção, é a que produz peças com menor variabilidade.

II. As células A e B produzem peças com maior variabilidade, o que indica que o treinamento foi ineficaz.

III. A célula B é a que produz peças com menor variabilidade, ou seja, as peças amostrais dessa célula estão próximas ao valor de referência de 75 cm.

IV. Os colaboradores da célula D devem ser selecionados para o próximo treinamento, em razão de a mediana das peças selecionadas estar distante do valor de referência, quando comparada à das demais células.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) III e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III, IV.


QUESTÃO 21
ENADE 2022: Suponha que um líder de equipe de uma empresa de assessoria financeira que tenha clientes em todo o território nacional precise constantemente entrar em contato com seus subordinados para obter feedback das avaliações de desempenho.

Considerando que o líder de equipe da mencionada empresa, em sua gestão, recorre à avaliação de desempenho, avalie as afirmações a seguir, acerca dos objetivos dessa metodologia.

I. A avaliação de desempenho possibilita obter informações acerca das competências dos colaboradores.

II. A avaliação de desempenho impede o desenvolvimento dos planos de carreira.

III. A avaliação de desempenho possibilita detectar pontos fracos de profissionais e sugerir possíveis melhorias.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 22
ENADE 2022: Os custos da qualidade em serviços devem ser analisados para se manter a qualidade no atendimento ao cliente, logo são apresentados os resultados da análise dos custos de uma empresa de call center.

Relatório de CDQ (Custos da Qualidade)
Relatório de CDQ (Custos da Qualidade)

Com base no texto e na tabela apresentados, assinale a opção correta.

A) A maior parte do custo total da qualidade concentra-se nos custos de falhas externas, especificamente nas causas judiciais, mau atendimento aos clientes e perda de clientes.

B) O maior custo com qualidade é o de falhas externas, mais especificamente, o custo com casos judiciais, mau atendimento ao cliente e auditoria.

C) Os custos de avaliação são os mais baixos, por isso geram maiores custos de falhas, portanto são mais complexos para se mensurar.

D) Os custos de falhas são quatro vezes maiores que os custos de avaliação e, portanto, devem ser objeto de atenção prioritária.

E) O aumento nos custos de prevenção pode proporcionar uma redução nos custos de falhas internas e externas.


QUESTÃO 23
ENADE 2022: A busca da eficiência e da eficácia de uma organização implica preocupação contínua com a melhoria das condições de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que a compõem.

Assim, essa preocupação deve ser inserida na estratégia empresarial não apenas para o atendimento à legislação, mas também para ser parte da sua cultura. Para tanto, a liderança tem papel fundamental de gerar recursos, disseminar informações, desenvolver a política de SSO e monitorar sua efetividade.

Considerando as especificidades do tema tratado no texto e os requisitos da norma ISO/DIS 45001:2016, avalie as afirmações a seguir.

I. A Política da Qualidade de SSO prescreve que a SSO seja disponibilizada exclusivamente aos funcionários, única parte da organização interessada nessa política e que é também responsável pela elaboração e aprovação de normas internas.

II. A alta direção de uma organização deve ser capaz de demonstrar não só que assumiu a responsabilidade pelos requisitos da SSO, mas também que reconhece a importância da necessária conformidade com os requisitos da SSO, devendo também garantir os resultados pretendidos e impulsionar a melhoria contínua da organização.

III. A Política da Qualidade de SSO deve ser informal e devidamente disponíbilizada, portanto, a alta direção da organização precisa evitar demonstrar que está envolvida na elaboração desse documento, o qual deve ser revisado periodicamente para atender às partes interessadas e à postura estratégica da empresa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II, e III.


QUESTÃO 24
ENADE 2022: A calibração assegura a confiabilidade de um instrumento de medição, utiliza a comparação do valor medido com um padrão rastreado de padrões internacionais ou nacionais, e é fundamental na garantia da qualidade dos produtos.

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que a calibração proporciona maior

A) compatibilidade do valor medido com as medições padrão estabelecidas.

B) possibilidade de não conformidade dos instrumentos utilizados.

C) proporção de erros encontrados na medição de instrumentos.

D) variação das especificações dos instrumentos utilizados.

E) custo da qualidade dos produtos oferecidos.


QUESTÃO 25
ENADE 2022: Na gestão da qualidade, as medidas de dispersão, também conhecidas como medidas de variação, medem o grau de diferença entre as informações quantitativas coletadas, ou seja, o quanto os valores numéricos tendem a dispersar-se em torno da média aritmética.

Nesse sentido, suponha que, no início de implantação de um programa de gestão da qualidade, uma empresa que realiza o empacotamento de arroz, analisou uma amostra com 60 medidas de massa. O menor valor encontrado nessa amostra foi de 5,14 Kg.

Se a amostra mencionada no texto apresentou amplitude de 0,22 Kg, qual é o maior valor encontrado nessa amostra?

A) 4,92.
B) 5,36.
C) 59,78.
D) 60,22.
E) 65,14.


QUESTÃO 26
ENADE 2022: A cultura da qualidade e da produtividade está relacionada à interação interdisciplinar com as áreas e os departamentos da organização, por exemplo, as políticas de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho. Em qualidade, deve-se considerar a necessidade do bem-estar dos colaboradores.

Nessa perspectiva, muitas Normas Regulamentadoras(NRs) impõem às empresas um conjunto de práticas necessárias objetivando melhorar as condições e o meio ambiente do trabalho.

O quadro a seguir descreve algumas das principais NRs presentes no ambiente corporativo.

tabela
MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA. Normas Regulamentadoras.
Disponível em: http:// https://www.gov.br/.
Acesso em: 29 Jun. 2022 (adaptado).

Considerando essas normas, seus objetivos e atribuições, assinale a opção correta.

A) Cabe à direção da organização convocar os membros da Cipa para as reuniões e coordená-las, encaminhando as decisões aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

B) Cabe à própria Cipa proporcionar aos seus membros os meios necessários ao desempenho de suas atribuições, garantindo tempo suficiente para a realização dastarefas constantes no plano de trabalho.

C) Cabe ao Departamento de Recursos Humanos, ouvidos a Cipa e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

D) Cabe à Cipa registrar o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual ao trabalhador, podendo ser adotado, para tanto, livros, fichas ou sistemas eletrônicos.

E) Cabe à Cipa acompanhar o processo de identificação de perigo e avaliação de riscos, bem como a adoção de medidas de prevenção implementadas pela organização.


QUESTÃO 27
ENADE 2022: Suponha que os setores de produção e vendas de uma determinada empresa estão em conflito constante. O gerente de produção reclama que a área de vendas promete prazos de entrega impraticáveis e desconsidera os custos necessários com horas extras no momento de fechar as negociações.

Por outro lado, o gerente de vendas diz que sua área está apenas trabalhando para gerar maiores receitas para a organização e que os prazos prometidos são baseados naqueles oferecidos pelos concorrentes, já que esta é uma condição básica para a realização do negócio.

Considerando a situação hipotética apresentada e tendo em vista uma decisão pautada nos pressupostos do modelo comportamental, o diretor geral dessa empresa deve considerar que

A) a solução ideal é priorizar a área produtiva da empresa, pois ela deve direcionar a estratégia organizacional e o volume de vendas, demonstrando-se hierarquicamente superior à área comercial.

B) a empresa deve priorizar a área de vendas, pois, sem pedidos não há produção, sendo assim os custos extras incorridos para fechar a venda precisam ser absorvidos de forma a gerar lucratividade no longo prazo.

C) a melhor resolução para esse problema, visando o máximo de eficiência e otimização das áreas, pode ser obtida a partir de um planejamento rigoroso e fundamentado em informações consistentes.

D) a resolução do problema demanda coordenação de objetivos conflitantes entre as diferentes áreas da empresa no intuito de alcançar uma resposta satisfatória, sem, no entanto, levar à otimização total dos resultados organizacionais.

E) a empresa está inserida em um ambiente de informação perfeita, por isso uma utilização adequada das informações disponíveis e a disseminação dessas informações para todas as áreas organizacionais levará a uma resolução natural deste conflito.


QUESTÃO 28
ENADE 2022: O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) —conjunto de elementos interligados na organização de uma empresa que têm como função atender às políticas e aos objetivos de qualidade estipulados por ela e que tornam visíveis seus produtos e serviços — permite o controle e o gerenciamento dos processos bem como a verificação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua desses processos.

Um SGQ implementado conforme o que estabelece a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 proporciona às empresas mais capacidade para prover produtos e serviços que atendam às exigências do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, portanto, maior facilidade para aproveitar oportunidades, aumentar a satisfação do cliente e abordar riscos associados ao seu contexto e seus objetivos.
Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/e-sgq/.
Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O SGQ funciona como um instrumento para auxiliar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.

II. O SGQ, forma de documentar a cultura da organização, permite que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

III. A implementação da norma ABNT NBR ISO 9001 garante que uma organização não tenha problema com a qualidade dos produtos e serviços.

IV. A ISO 9001 é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, seja qual for o seu porte.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


QUESTÃO 29
ENADE 2022: O fenômeno da informação vem se desenvolvendo no ritmo do progresso tecnológico, com auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As TICs permitem que o ciclo da gestão de informação ocorra de maneira mais eficaz, com considerável diminuição de tempo nas rotinas de processamento das informações e com praticidade em seu armazenamento e compartilhamento.
BARBOZA, E. L. Gestão da informação nas organizações e a atuação
do profissional da informação.
REBECIN, v.6, n. esp., p.91-101, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A cultura da qualidade organizacional deve envolver pessoas que visem a melhoria contínua dos processos e atividades diárias por meio da sinergia entre elas, na troca de informações atualizadas e no seu processamento e gestão tecnológica, em todos os níveis de atuação, para que a visão do cliente seja impactada e, por conseguinte, isso aumente a lucratividade da organização.

PORQUE

II. A empresa, por meio de informações efetivas e atuais, realiza a tomada de decisão, considerando os resultados e o alinhamento estratégico do negócio, demonstrando, assim, o atendimento aos pré-requisitos culturais de qualidade organizacional mais significativos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


QUESTÃO 30
ENADE 2022: Uma empresa de vendas em varejo que possui um Sistema de Gestão Integrado (SGI) conforme as normas ISO 9001, 14001 e 45001 em seu planejamento.

Ao se realizar a auditoria interna integrada, a empresa objetiva atingir no mínimo 90% de eficiência em seus processos.

Na figura, são apresentados os resultados dos indicadores da empresa, obtidos depois de uma reunião de análise crítica.

Resultado de Auditoria do SGI

Considerando o texto e a figura apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. O Sistema de Gestão Integrado e a Gestão de Recursos tornaram-se, na auditoria, os indicadores com menor eficácia.

II. Um dos objetivos da auditoria de um sistema de gestão está nos requisitos estatutários, regulamentares e contratuais.

III. O SGI atende aos objetivos estratégicos da empresa em todos os processos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


QUESTÃO 31
ENADE 2022: Na metrologia industrial, um dos instrumentos mais utilizados é o paquímetro. Ele é usado para medir as dimensões lineares internas, externas, de profundidade e de ressaltos de uma peça. O paquímetro é especialmente importante para equipes de manutenção, que frequentemente buscam obter as dimensões principais de elementos padronizados para eventuais necessidades de substituições.

O paquímetro é constituído de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre o qual um cursor desliza. A figura a seguir representa um paquímetro, mostrando o Princípio do Nônio ou Vernier. O Nônio divide uma unidade da escala fixa universal em 10, 20 ou 50 divisões.

figura

A próxima figura apresenta uma leitura obtida em um paquímetro que possui escala em milímetros e nônio contendo 20 divisões.

De acordo com a indicação apresentada na última figura, avalie as afirmações a seguir.

I. A leitura fixa do paquímetro será de 67,65 mm.
II. A leitura total do paquímetro será de 73,65 mm.
III. A resolução final será de 0,05 mm + 0,01 mm = 0,06 mm.

É correto apenas o que se afirma em

A) II.
B) III.
C) I e II.
D) I e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 32
TEXTO 1
ENADE 2022: O ecodesign, ferramenta de gestão ambiental centrada na fase de concepção dos produtos e dos respectivos processos de produção, distribuição e utilização, tem a finalidade de promover, nas organizações, a Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

O Ministério do Meio Ambiente define como ecodesign todo processo que contempla aspectos ambientais em que o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que, de alguma maneira, irão reduzir o uso dos recursos não renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental durante seu ciclo de vida.

Esse conceito é aplicado para reduzir a geração de resíduo e os custos de disposição final. Estabelecer diretrizes e meios de produção ou qualquer projeto de ecodesign a partir de um conceito de gestão sustentável torna o trabalho de uma empresa e seu serviço diferenciados, reforçando o conceito de RSA e agregando valor ao negócio.
Disponível em https://www.ecycle.com.br/ecodesign/.
Acesso em: 25 jun. 2022. (adaptado).

TEXTO 2
O gráfico a seguir apresenta o ciclo de vida de um produto.

Kotler, P.; Armstrong, G. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson education do Brasil, 2015 (adaptado).
Kotler, P.; Armstrong, G. Princípios de Marketing. 15 ed.
São Paulo: Pearson education do Brasil, 2015 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas nos textos 1 e 2, avalie as afirmações a seguir.

I. A implementação do ecodesign e a compreensão da importância da RSA em uma organização ocorre a partir do acompanhamento dos impactos ambientais nas etapas de introdução e desenvolvimento de seus produtos.

II. Os impactos ambientais mais significativos de um produto podem ser observados nas etapas de crescimento e maturidade, em que há maiores volumes de venda e, portanto, maior demanda do produto.

III. A norma ISO 14001:2015 cita a necessidade de atuação no planejamento de um produto, visualizando-se e compreendendo-se os aspectos ambientais envolvidos, assim como a de aplicação de técnicas de ecodesign, que também exercem ação sobre os aspectos ambientais em seu ciclo de vida.

IV. A mitigação do volume de resíduos que podem ser gerados em todas as etapas de um produto, considerando-se as técnicas de ecodesign, deve ser definida no planejamento e no desenvolvimento do projeto.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II, III, IV, apenas.
E) I, II, III, IV.


QUESTÃO 33
ENADE 2022: Um inspetor de qualidade utilizou o histograma de frequência para verificar se o processo de torneamento de um eixo com diâmetro nominal de 155 mm e tolerância ± de 1% estava dentro dos padrões estabelecidos pelo controle da qualidade. No final do turno, com uma produção de 300 eixos, ele obteve o seguinte gráfico.

No final do turno, com uma produção de 300 eixos, ele obteve o seguinte gráfico.

Com base no histograma apresentado, assinale a opção correta.

A) O processo deve ser corrigido, pois foram encontradas medidas fora da tolerância especificada.

B) O diâmetro de 65% das peças é menor que a medida nominal ou igual a ela.

C) O histograma de frequência obtido apresenta uma distribuição normal.

D) O diâmetro de 55% das peças é igual à medida nominal ou maior que ela.

E) O gráfico não é apropriado para esse tipo de controle e não fornece dados conclusivos.


QUESTÃO 34
ENADE 2022: Na Metrologia, há propriedades fundamentais que definem um bom sistema de medição, como, por exemplo, a "incerteza de medição de um instrumento". Segundo o manual de referência MSA (Análise dos Sistemas de Medição), a incerteza de medição de um instrumento versa sobre quão fielmente um instrumento de medição pode detectar um valor de referência e indicá-lo de maneira confiável.

O mesmo manual afirma, ainda, que, como regra geral, a incerteza de medição de um instrumento deve ser pelo menos um décimo (1/10) da amplitude do intervalo de tolerância da grandeza a ser medida, ou seja, 1/10 da tolerância aceitável para as dimensões do item mensurado.
AUTOMOTIVE INDUSTRY ACTION GROUP. Measurement
System Analysis (MSA). 4 ed. 2010 (adaptado).

Para decidir sobre o tipo de equipamento de medição, devem ser levadas em consideração:

• as orientações do MSA;
• as dimensões que apresentam tolerâncias decimais, e;
• o custo de aquisição e calibração do equipamento de medição.

metro

Analisando as dimensões do desenho apresentado, qual seria o instrumento de medição ideal para o controle das dimensões do produto?

A) Paquímetro quadrimensional analógico com capacidade de 0-150 mm e resolução de 0,02 mm.

B) Paquímetro quadrimensional digital com capacidade de 0-450 mm e resolução de 0,01 mm.

C) Micrômetro externo com capacidade de 25-50 mm e resolução de 0,005 mm.

D) Micrômetro externo com capacidade de 0-25 mm e resolução de 0,001 mm

E) Escala metálica com capacidade de 150 mm e resolução de 0,5 mm.


QUESTÃO 35
ENADE 2022: Um gestor da qualidade de uma indústria de autopeças verifica a fabricação de peças para atender ao mercado automobilístico. Durante esse processo, ele emitiu uma carta de controle apresentando as variações ocorridas.

Durante esse processo, ele emitiu uma carta de controle apresentando as variações ocorridas.

Considerando a situação hipotética e as informações apresentadas na carta de controle, avalie as afirmações a seguir.

I. A carta de controle não apresenta causas especiais.
II. O processo está sob controle estatístico.
III. A carta de controle demonstra resultados de medição para 25 amostras.
IV. A maioria das amostras encontra-se abaixo do limite de controle central.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


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ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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